Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sementes de milho e feijão aguardam beneficiados em Quixaba

Secretário Luciano Trindade

Desde dezembro do ano passado que chegaram ao município de Quixaba sementes de milho e feijão para serem distribuídas, gratuitamente, com os agricultores cadastrados no Seguro Safra 2010/2011. Apesar das chuvas que continuam a cair, com previsões de intensificação nos índices pluviométricos nos próximos dois meses, dos 169 inscritos, apenas 108 procuraram a Secretaria de Agricultura.

O governo do estado repassou à Quixaba um volume de 1.160 Kg de milho e 260 Kg de feijão, sementes melhoradas pela Empasa, de excelente qualidade. Cada agricultor tem direito a 5 Kg de milho e 2 Kg de feijão. O município concluiu o corte de terra em todas as comunidades rurais. “Apesar de muitos não terem vindo buscar suas sementes, a distribuição terá continuidade até elas acabarem”, comentou o engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura do Município, Luciano Trindade.
 
Ele explica que para receber a semente basta apenas que o homem do campo apresente CPF, RG e assine o termo de recebimento. Trindade disse que este ano as previsões são excelentes para uma boa safra. O campo tem se destacado na administração Julio Cesar. O mais importante, segundo o secretário, tem sido a mudança de mentalidade do produtor rural, que hoje está mais preocupado com o empreendedorismo. Houve o resgate da autoestima das famílias rurais, que estão aderindo a vários programas de desenvolvimento agrário e como resultado houve acentuado crescimento de sua renda.

Um desses programas é o do plantio da pimenta. Com uma produção mensal de 600 Kg, essa cultura permite a alguns produtores o engarrafamento de até mil frascos, que são comercializados ao preço de R$ 1,00. O produto está ganhando mercados. Além de Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão estão recebendo a pimenta, rica em vitaminas A e C, vasodilatadora, produzida em Quixaba. 

Os produtores aguardam a liberação de recursos federais, já aprovados, para a construção da Casa da Pimenta, local em que poderão melhorar ainda mais a produção em série e agregar outros valores, como já estão fazendo, com a polpa do fruto e na elaboração de molho inglês.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog