Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de novembro de 2008

Tentativa de homicídio em Aguiar-PB

Por volta das 14h deste sábado, dia 09, segundo informações repassadas pelo III Batalhão de Polícia Militar, o agricultor José Ananias Soares, 31 anos, residente no Sítio Pecado, em Aguiar, efetuou três disparos de arma de fogo, provavelmente um revólver, contra o também agricultor Manoel Messias Alves, 48 anos, residente no Sítio Serra de São Pedro, também em Aguiar. No momento da tentativa de homicídio a vítima consertava uma cerca, juntamente com um cunhado seu, quando o acuso chegou e foi logo atirando.
Os disparos atingiram Messias no abdômen e perna esquerda, sendo socorrido para o Hospital local e em seguida ao Hospital Wenceslau Lopes na cidade de Piancó. A guarnição militar efetuou buscas nos prováveis locais onde o acusado pudesse estar, porém ainda não obteve êxito. O delegado de Aguiar abriu inquérito para apurar mais esse ato de violência no Sertão paraibano.

Informe Publicitário


Intercâmbio cultural na noite do Pirão de Queijo, em Patos

Muita gente, mais uma vez, marcou presença ao Restaurante Pirão de Queijo - Coreto II, não apenas para saborear as delícias culinárias do menu da casa, mas também para prestigiar a apresentação do peruano Victor Pablo, na noite de deste sábado. Com um repertório marcado pela música latina, com destaque para a caribenha, Pablo também passeou por grandes sucessos românticos do México, Argentina, Chile e Brasil. As canções regionais de paises andinos, como Perú, Equador e Venezuela, fizeram parte do repertório. O Pirão de Queijo se tornou um dos raros lugares de Patos em que os artistas têm espaço garantido para mostrar sua arte, seja o forró, MPB, internacional, o repente, pluralidade de estilos que agradam a todos.

Fim de Ano

O Pirão de Queijo - Coreto II, já abriu reservas para as empresas, prefeituras e famílias interessadas em agendar a confraternização de final de ano. A agenda pode ser feita através do telefone: 3421-4430

UEPB deve ter 35 mil candidatos inscritos para as provas do vestibular

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai realizar, este ano, o maior vestibular da sua história. A estimativa é de que mais de 35 mil candidatos se inscreveram para o concurso, cujas provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro próximos. Nesta sexta-feira, dia 7, foram encerradas as inscrições para o exame, as quais foram reiniciadas no último dia 27, por força de determinação judicial. A procura aumentou por conta da determinação judicial, ampliando a isenção de pagamento de taxa de inscrição para todos os alunos de escolas públicas, independentemente do tempo de conclusão e localidade da instituição de ensino.

No primeiro período de inscrição, a UEPB registrou um total de 28.121 candidatos. Com a obrigação do reinício das inscrições, a UEPB registrou até a última quinta-feira, o somatório superior a cinco mil candidatos, elevando para mais de 33 mil o número de concorrentes. Ontem, considerado o dia de maior procura nos campi da instituição de ensino, a estimativa da presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Eliana Maia Vieira, é de que mais de 2 mil pessoas tenham se inscrito para o concurso, elevando o quantitativo para em torno de 35 mil candidatos.
O último vestibular com número maior de candidatos inscritos, segundo Eliana, ocorreu em 2005, quando 29.813 pessoas se inscreveram no concurso. Eliana Maia acredita que o procedimento possa trazer prejuízos de ordem financeira para a instituição de ensino, visto que muitos alunos já entraram com recursos, solicitando da UEPB a devolução dos valores pagos na ocasião das suas inscrições, em primeira etapa. Ela ressaltou também que o procedimento aumentou em muito os custos da realização do vestibular e também o trabalho com a estrutura.
2.600 fiscais

"Eu não sei dizer agora quanto em dinheiro custará a realização de um vestibular como esse, só sei dizer que íamos colocar em campo 2.600 fiscais e teremos de aumentar para mais de três mil pessoas. Vamos ter um maior custo com impressão, transporte, segurança particular, leitura ótica, professores e outras mais. Como vai ser custeado eu não sei, a reitora Marlene Alves deverá encontrar um meio. No mais, estamos prontos e vamos trabalhar e cumprir com a obrigação, o vestibular não vai deixar de ser realizado por causa disso", asseverou Eliana.
O número exato de candidatos só deverá ser anunciado na próxima segunda-feira, segundo comentou Eliana Maia. Ela entende que só após a contagem de todos os dados referentes às inscrições dos candidatos nos sete campi da instituição de ensino, localizados nas cidades de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos, poderá ser identificado o real número de concorrentes.
Isenção

A determinação da Justiça de obrigar a UEPB a abrir o direito de isenção na cota de inclusão para todos os alunos das escolas públicas do país, independentemente do tempo de conclusão, teve como base uma ação impetrada pelo Ministério Público. O MP foi provocado por um interessado em participar do concurso, alegando ter o direito retido por ter cursado um ano do ensino médio fora da Paraíba.
onorte

Homem ingere cachaça e esfaquea esposa e filha


Ao chegar em casa, na noite de ontem, ingerir aguardente em companhia de sua esposa, Heleno Félix de Sousa (foto), 43, acabou discutindo com ela, Maria Lúcia da Silva, 38. Em seguida pegou uma faca-peixeira e desferiu-lhe dois golpes, que a atingiram no tórax e abdômen. A filha do casal, Janaina Félix de Sousa, que estava em casa, tentou defender a mãe, porém foi agredida pelo pai, sendo atingida por três golpes de faca: nas costas, tórax e braço esquerdo.
A violência doméstica aconteceu por volta das 23h30 de ontem na cidade de Tavares. A Polícia soube do ocorrido através de telefonema feito por vizinhos. As vítimas foram socorridas ao Hospital da cidade e em seguida para o Regional de Patos, em estado grave. Já o agressor fugiu e foi encontrado pela PM em um matagal a 500 metros de distância de casa. Com ele foi apreendida a faca de nove polegadas usada para atacar a esposa e filha. Heleno foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Tavares acusado de dupla tentativa de homicídio.
garimpando com 3bpm.blogspot.com

Pente fino no Presídio Feminino de Patos


Atendendo determinação do juiz de Execuções Penais da cidade de Patos, Dr Ramonilson, policiais militares do 3º BPM, juntamente com uma equipe da Polícia Federal, realizou na noite dessa sexta-feira para hoje, sábado, uma grande varredura no Presídio Regional Feminino desta cidade. A intenção da Justiça era apreender todos os objetos e materiais não permitidos no interior do presídio, bem como fazer a conferência das detentas.
A operação teve início às 23h e concluída a 01h30 da madrugada de hoje, sábado. Todo o material apreendido foi listado e entregue à Justiça, que se encarregará de informar à sociedade, bem como as medidas que vão ser tomadas.

garimpandopalavras com III BPM

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Justiça bloqueia contas da prefeitura de Cajazeiras para pagamento de dívida


A Prefeitura de Cajazeiras sofrerá bloqueio de R$ 81 mil para quitar dívidas com a Clínica Psiquiatrica e Psicológica Santa Helena, que atua na cidade. O pedido de bloqueio e seqüestro dos recursos foi determinado pelo juiz da 4ª Vara da Comarca de Cajazeiras, Edivan Rodrigues Alexandre.
O dinheiro será seqüestrado de verba pública do SUS – Sistema Único de Saúde destinada ao Fundo Municipal de Saúde. Há três meses não ocorre repasse a clínica, que pertence ao tio do prefeito eleito Léo Abreu. A Justiça foi acionada através de uma Ação de cobrança que deferiu a antecipação dos efeitos da tutela para determinar o referido seqüestro.
Além disso, a Controladoria Geral da União está sendo oficializada para realizar fiscalização e apurar a responsabilidade pelo atraso do pagamento a prestadora de serviço, já que a verba é oriunda do Governo Federal.
Portal CZN
foto:www.ferias.tur.br

Meio Ambiente troca baterias por mudas de árvores em Patos


O projeto itinerante “Troque Pilhas e Baterias por Plantas Nativas”, implantado recentemente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Patos, estará funcionando neste sábado a partir das 8h da manhã na Praça Getúlio Vargas, centro da cidade. No local vão ser montadas tendas para apresentação de alguns projetos que acontecem no Município em prol da preservação ambiental.
A população e comércio em geral estão sendo convidados para participar dessa campanha, cujo objetivo principal é recolher ao máximo esses resíduos tóxicos para evitar serem jogados no lixo. “Conscientizar cada cidadão sobre seu papel e importância na preservação do meio ambiente, é algo também que queremos atingir”, explicou Delzimar Dias, secretário.
Na Praça Getúlio Vargas haverá uma exposição de todo o material já recolhido na cidade, pilhas e baterias de celular. As pessoas ao fazerem a entrega desses produtos sem mais utilidade de uso, serão incentivadas a levar para casa uma muda de planta nativa e ajudar a arborizar a cidade. A idéia do projeto de recolhimento de pilhas e baterias surgiu justamente como suporte para a arborização de Patos.
Hoje o Município possui dois viveiros florestais e qualquer cidadão pode solicitar muda de árvore, independente de entregar ou não os produtos que tanto agridem o meio ambiente. “O interessado em fazer plantio de árvores basta nos procurar que receberá as mudas”, comentou Delzimar.
Ele informou que existem quatro pontos de coleta de baterias e pilhas na cidade de Patos, sendo um na Prefeitura, outro no Centro Administrativo, bairro Belo Horizonte, um na UFCG e o quarto na UEPB. Todo o material recolhido será enviado aos seus respectivos fabricantes. Uma instituição bancária é parceira do Município e se encarrega de transportar os produtos.
Assessoria

Trânsito mata 35.155 pessoas no Brasil


A imprudência continua a ser a principal causa das mortes registradas no trânsito brasileiro. Em 2006 os números apontam um total de 35.155 pessoas que faleceram vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT).
O perfil das vítimas é o seguinte: homens (82%), adultos jovens (de 20 a 59 anos), residentes nos municípios de pequeno porte populacional. O risco de morte é mais acentuado para atropelamentos, entre idosos; para ocupantes de veículos, no grupo de 20 a 59 anos; e para motociclistas, no grupo de 20 a 29 anos. As informações são do Departamento de Análise da Situação de Saúde (CGDANT/Dasis).
foto:www.isabelvasconcellos.com.br

Operação Vulcano: PF cumpre quatro mandados em São Bento


A Receita Federal e a Polícia Federal realizam no dia de hoje, sexta-feira, em oito estados, a Operação Vulcano, a fim de desbaratar um grande esquema de lesão ao fisco federal e estadual mediante práticas delituosas relacionadas principalmente ao comércio exterior, envolvendo empresas importadoras ou exportadoras, transportadores, despachantes aduaneiros, empresas concessionárias de serviço público, servidores públicos e outros agentes privados.
Além do Rio de Janeiro, a operação está sendo realizada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Na Paraíba, em São Bento das redes, a PF cumpriu 01 mandado de prisão e três de buscas e apreensões expedidos pela Justiça de Mato Grosso. Segundo o delegado chefe da PF em Patos, Francisco Martins, o detido em São Bento mora em Mato Grosso, mas tem necócios na cidade das redes. Foram apreendidas mercadorias sem notas fiscais, armas, munições, dinheiro e cheques.
Estão sendo cumpridos nos oito estados 240 mandados de busca e apreensão e mais de 50 mandados de prisão temporária. Estima-se que o esquema tenha causado prejuízos na ordem de R$ 600 milhões aos cofres públicos brasileiros. Participam da operação 280 servidores da Receita e 600 da Polícia Federal.
O trabalho de investigação também identificou um esquema de importação fraudulenta de artigos têxteis. Os integrantes do grupo criminoso usavam práticas como ocultação da real origem das mercadorias importadas (artigos têxteis provenientes da China eram mascarados como se fossem originais da Bolívia ou Chile, países com os quais o Brasil possui acordo comercial que possibilita a redução a zero de tributos), bem como a sonegação da real quantidade de mercadorias importadas ou, ainda, pelo subfaturamento do preço.
garimpando com Ascom

1ª Festa do Mel acontece neste sábado em Água Branca


Evento, que será realizado neste sábado no município de Água Branca, mostra os benefícios do mel como alimento e desenvolvimento sustentável


A Associação de Criadores de Abelhas do município de Água Branca (ACAAB), no Sertão paraibano, em parceria com o Sebrae, por meio do projeto Apis no Semi-Árido, vai realizar neste sábado, 8 de novembro, a I Festa do Mel.
O objetivo do evento é mostrar à população do município os benefícios do mel como alimento rico em vitamina C e tentar tirar do imaginário popular que o mel serve somente como remédio.
Além disso, segundo James Júnior, gestor do projeto APIS na região, o evento pretende desmistificar o conceito negativo que as pessoas fazem da abelha, alertando a comunidade para o papel fundamental que ela desempenha na preservação do meio ambiente, tanto como um agente polinizador de plantas quanto no combate ao desmatamento.
“Muitos apicultores deixaram de desmatar e passaram a ser um defensor do meio ambiente”, ressalta James Júnior, “onde tiver abelha, o meio ambiente estará preservado.”
Faz parte da programação da I Festa do Mel, Palestras, Exposição de Produtos e Equipamentos Apícolas, Apresentações Culturais e a Escolha da Garota Mel 2008.
São parceiros da ACAAB na realização do evento, além do Sebrae/PB, a Prefeitura Municipal de Água Branca, a EMATER-PB, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Pastoral da Criança e o Comércio Local.
Sebrae

Homens respondem por quase 60% dos óbitos do país


As doenças isquêmicas do coração, as cerebrovasculares e os homicídios estão no topo do ranking, mostra estudo do Ministério da Saúde

Embora as mulheres sejam maioria na população, são os homens que morrem mais. Dados do Ministério da Saúde, de 2005, mostram que dos 1.003.350 mortes ocorridas naquele ano, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino - 57,8% do total. A principal causa de mortes para os homens foi as Doenças Isquêmicas do Coração, grupo que inclui o infarto agudo do miocárdio. Ao todo, foram 49.128 vidas perdidas por essa causa. As doenças cerebrovasculares foram a segunda causa de morte para os homens, com 45.180 óbitos. Na seqüência, estão os homicídios – 43.665 vidas perdidas.
Os dados integram o Saúde Brasil 2007, publicação que traça o perfil da mortalidade no Brasil. De acordo com as informações publicadas, o padrão de ocorrência de mais mortes de homens do que de mulheres se repete em todas as regiões.
Internações
Em 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 7,7 milhões de internações na faixa de 15 a 59 anos de idade. Excluídas as informações ignoradas, as causas por gravidez, parto e puerpério, o universo masculino representou 52,9% (2,7 milhões) das internações, nesse intervalo de idade As diferentes manifestações de violência e os transtornos mentais foram as principais causas de internação masculina nessa faixa etária.
Agência Saúde

Com raposa grudada no braço, mulher corre até o hospital


Uma corredora de Prescott (Arizona, EUA) decidiu manter a velocidade mesmo enquanto uma raposa mordia seu braço. Sem perder o ritmo, ela correu por cerca de 1,6 km com os dentes do animal cravados em sua pele até entrar no carro e ir para um hospital. Segundo a polícia, a mulher estava se exercitando em uma trilha de Prescott, na segunda-feira (3), quando a raposa mordeu seu pé.
Ela então pegou o animal pelo pescoço, mas não conseguiu se livrar dele, que em seguida mordeu seu braço. A corredora queria identificar se a raposa tinha raiva e, para levá-la ao diagnóstico, não tentou soltar o animal de seu braço. Ela só se livrou do bicho quando chegou ao carro: foi aí que o trancou no porta-malas, antes de seguir para o hospital. Uma autoridade disse que o animal ainda mordeu um funcionário do local onde foi levado para fazer os testes. As duas vítimas da raposa feroz foram vacinadas.

Da AP
foto: ilustrativa

Garoto de 12 anos é baelado por outro menor em Nova Olinda-PB

Por volta das 14h de ontem (06/11), no Centro de Nova Olinda, o menor F. A. S. de 12 anos, segundo informações colhidas pela Polícia Militar, foi atingido por um tiro de espingarda de soca-soca, que o atingiu no tórax. O garoto foi socorrido ao Hospital de Piancó. As informações são de que o autor do disparo teria sido outro menor, que estava em sua companhia, o qual foragiu após praticar efetuar o disparo. A Polícia não soube informar em que circunstâncias aconteceu esse fato.
Bêbado em moto
Na madrugada de hoje, sexta-feira, a PM flagrou José Valdez Trajano, 25 anos, fotógrafo, pilotando uma moto em completo estado de embriaguês na cidade de Itaporanga. Ele pilotava a motocicleta Honda NXR Bros 125cc de cor vermelha e placa KJN 4558/PE. O acusado ao ser advertido pela guarnição militar continuou com o veículo acelerado ao ponto de provocar estampidos semelhantes a tiros, ainda pondo em risco sua integridade física e de outros. Diante disto a PM o conduziu o acusado até à Delegacia de Polícia Civil local juntamente com o veículo apreendido, onde ouvido pelo delegado local.
garimpando com III BPM

Farmácia Popular atende 8.500 em Patos


Um programa federal, parceria com o Município, implantado na gestão Nabor Wanderley, vem contribuindo para a melhoria da saúde não só da população de Patos, mais também de cidades vizinhas. Criada em 25 de outubro de 2005, na programação de aniversário do município daquele ano, "a Farmácia Popular foi um presente dado à cidade nessa gestão", diz a farmacêutica e coordenadora em Patos do Projeto Farmácia Popular do Brasil, Sheila Maria.
A contribuição se dá na diminuição da procura aos PSFs, pois a população carente tem melhor acesso aos medicamentos. "Hoje a população que não tem condições de pagar caro pelo seu medicamento e por isso muitas vezes interrompe o tratamento, compra com tranqüilidade sua medicação aqui.", enfatizou Sheila.
Os medicamentos encontrados são os que tratam das doenças de maior reincidência no país. A diferença de preços desses em relação aos de farmácias do comercio é de até 90%. Por mês na Farmácia Popular de Patos o atendimento médio gira em torno de 8.500 pessoas.
Há um projeto em andamento para implantação de mais uma unidade da Farmácia Popular em Patos, descentralizando a oferta de medicamentos e facilitando ainda mais o acesso dos habitantes ao programa.
Fernanda Lima (Assessoria)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Farmácias podem fechar em João Pessoa

Edson Veber para o garimpando
Temendo o fechamento de dezenas de farmácias localizadas nos bairros mais carentes de joão pessoa, em face da exigência do CRF-PB de manutenção de um farmacêutico de plantão, durante todo o tempo de abertura dos estabelecimentos, o Sidifarma-JP se reúne, amanhã, sexta-feira, dia 7, a partir das 10h, no segundo andar da Fecomércio-PB, na Rua Souto Maior, Centro, João Pessoa. Do encontro participam representantes das comunidades carentes e vereadores, na tentativa de evitar o fechamento das farmácias de menor porte e, consequentemente, provocar dezenas de desempregos e a falta de assistência à população mais pobre. "As pequenas farmácias não têm como manter dois ou três farmacêuticos de plantão todos os dias. Se a exigência se mantiver será o caos", diz o presidente do Sindifarma, Paulo Navarro.

Cinema Novo vai ao chão


O cinema São Francisco, também denominado de Cinema Novo, de Patos, a exemplo da maioria de salas de exibição de películas cinematográficas Brasil afora, não resistiu às mudanças ao longo das últimas décadas. Primeiro vieram as locadoras de vídeo, com o advento do vídeo cassete. Depois as locadoras de DVD e mais recente, para dar maior incremento às dificuldades dos empresários desse segmento de lazer, a pirataria, tá aí o exemplo do cinema do Guedes agonizando por falta de público.
Pois bem, quem passa pela Rua do Prado presencia os últimos momentos do prédio onde os patoenses tiveram muitas horas de emoção, alegrias, tristezas, suspense e muitas aventuras. O local, vendido a um grupo empresarial, em breve se tornará um empreendimeneto comercial e só as lembranças farão parte daquele endereço. Minha infância que o diga.
foto:garimpandopalavras

Civil faz mais duas apreensões de crack em Patos

Denúncias anônimas contribuiram ontem para que a Polícia Civil conseguisse fazer mais duas apreensões de crack na cidade de Patos, ambas ocorridas próximo das 15h. Jordoel da Silva Gomes, 26 anos, residente na Antônio Félix, bairro São Sebastião, foi detido no Beiral. O mesmo estava de posse de 24 pedras da droga, embaladas e prontas para serem comercializadas.
Outro preso foi José Maurílio de Moura, 22, sapateiro, residente no Monte Castelo. Ele foi preso em casa com uma pedra de crack de aproximadamente 15g. A Polícia recolheu também a quantia de R$ 80,00 deste. Os dois foram autuados pela delegada Nila Toscano e levados para o Presídio de Patos.

Vicente das Bolsas sofre pré-infarto

O empresário Vicente Cavalcante, Vicente das Bolsas, foi vítima de pré-infarto na tarde de ontem, por volta das 15h. Ele foi socorrido ao Hospital São Francisco, onde passou por bateria de exames e se encontra internado, devendo sair somente sábado. Apesar de seu estado de saúde se encontrar regular, os médicos recomendaram repouso.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Assembléia divulga a relação das 7 Maravilhas da Paraíba


Conheça as 7 Maravilhas da Paraíba, eleitas pelos internautas. A idéia da escolha partiu da deputada estadual Socorro Marques (PPS). A votação teve encerramento ontem. Dos 36 pontos turísticos mais votados, a Cruz da Menina de Patos ficou na 14ª posição, com 3.819 indicações. Confira os vencedores:

Lajedo de Pai Mateus(Cabaceiras)
6198
4.74 %

Igreja de São Francisco(João Pessoa)
5841
4.47 %

Ponta do Seixas(João Pessoa)
5707
4.37 %

Cristo Rei(Itaporanga)
5667
4.34 %

Pedra de Ingá e as Inscrições Itaquatiaras(Ingá)
5620
4.3 %

Memorial de Frei Damião(Guarabira)
4983
3.81 %

Vale dos Dinossauros(Sousa)
4.740
3.63%

Prefeito de São João do Rio do Peixe terá que devolver R$ 1,2 milhão aos cofres públicos


O prefeito de São João do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas, terá que devolver a quantia de R$ 1.195.970,26 aos cofres públicos. A determinação é do Tribunal de Contas do Estado ao reprovar as contas do exercício de 2006 por não comprovação de despesas com contratos e aquisições de produtos e serviços na área da educação. O relator do processo é o conselheiro substituto Umberto Porto.
Os demais membros do TC acompanharam o voto do relator. Acompanhando o voto do mesmo relator, o TCE também decidiu pela desaprovação das contas de 2006 da prefeita de Marizópolis Alexiana Vieira Braga, imputando-lhe o débito de R$ 260.306,00 por despesas não comprovadas com recursos do Fundeb. Ela também teria feito gastos irregulares com serviços de limpeza pública e consultorias de projetos. Somados, ambos os débitos superam a cifra de R$ 1,4 milhão.
wscom

Campinense empata com Duque de Caxias no Rio e continua na segunda colocação


O Duque de Caxias não conseguiu manter a vantagem conquistada na primeira etapa da partida contra o Campinense-PB, na tarde desta quarta-feira, em Volta Redonda, e desperdiçou a chance de assumir a segunda colocação da fase final da Série C do Brasileirão, no empate por 2 a 2, válido pela 10ª rodada da competição.
Com o resultado, o Campinense-PB segue na segunda colocação, com 16 pontos, enquanto o Duque de Caxias se mantém em terceiro, com 14. Os cariocas construíram no primeiro tempo uma vitória praticamente certa. Aos 21min, Silva pegou rebote de cabeçada no travessão e só teve o trabalho de tocar para o gol vazio. Aos 35, ele cobrou falta com violência e contou com a ajuda da trave e do goleiro para ampliar.
O panorama mudou completamente na etapa final. Mais ofensivo, o Campinense dominou as ações e chegou ao empate num intervalo de dois minutos, com Marquinhos Marabá, aos 29min, de pênalti, e aos 31min, ao se antecipar à zaga.Na próxima rodada, o Duque de Caxias receberá o líder Atlético Goianiense, domingo, novamente em Volta Redonda. No mesmo dia, o Campinense enfrentará o Confiança, em Campina Grande.
Mais um jogo dá prosseguimento à décima rodada do octogonal nesta quarta-feira: às 20h30, o Brasil de Pelotas encara o Águia, do Pará, no Rio Grande do Sul.

Ficha Técnica:
Duque de Caxias-RJ: Douglas Vieira; Douglas Silva, Tinoco, Edmilson e Alan (Douglas Fernandes); Silva, Dudu, Renatinho e Juninho; Reginaldo (João Rodrigo) e Cléber (Marcelo Cardoso). Técnico: Paulo Sérgio (interino)
Campinense: Pantera, Fábio, Henrique, Ricardo Oliveira e Raí; Charles Vagner, Fabiano Silva, Marquinhos Mossoró (Fábio Júnior) e Washington (Ricardo Maranhão); Paulinho Macaíba (Márcio) e Marquinhos Marabá. Técnico: Freitas Nascimento
Árbitro: Edson Esperidião – ES - Assistentes – Fabiano da Silva Ramires e Gelson Pimentel Rodrigues-ES
Gols – Silva (D), aos 21min e aos 36min do 1º tempo. Marquinhos Marabá (C), aos 30 e 32 minutos do 2º tempo
Cartão amarelo – Henrique, Ricardo Oliveira (C)
fonte. Uol/Globo Esporte

Praça ganha novo visual


Por Airton Alves

O visual da antiga Praça Alcides Carneiros, no Bairro Belo Horizonte, mais conhecida como 'Praça Nossa Senhora de Fátima' está sendo melhorado. A Prefeitura de Patos (PMP) já colocou cerca de 90% da base do novo piso que será pintado para dar mais cores ao local. O mesmo material vai renovar as passarelas do anel interno da Praça, trabalhos em execução pela Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra).
Além da arborização do jardim – que já foi concluída – a Praça Alcides Carneiro vai ganhar um mini-campo de futebol, que servirá também para a prática de vôlei de areia, um anfiteatro, uma área de lazer com bancos e um parque de diversão para ás crianças. Junto com o Sesi a Prefeitura construiu uma biblioteca informatizada, ligada 24h à internet, com dez equipamentos, aberta ao público.
A obra integra o plano de restauração das praças da cidade, onde a administração municipal está investindo recursos próprios. A previsão é que até o próximo mês de dezembro a população já perceba a revitalização da Praça Alcides Carneiros, com espaços amplos para a circulação diária.

Bonifácio afirma que eleições foram as mais enojadas


Por Damião Lucena (Assessoria)

Durante pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de Patos, na sessão de terça-feira, 04/11/2008, o vereador Bonifácio Rocha, classificou a eleição deste ano como “a mais enojada de todos os tempos” e recheou suas declarações se reportando ao relatório do delegado Derly Brasileiro, da Polícia Federal, comparando a referida campanha a um vírus de corrupção que vem se alastrando. Um dos trechos lembrados afirma que a prática de compra de votos vem se aperfeiçoando, através de uma organização que se espalha em rede, infectando milhares de eleitores ainda não imunizados, acrescentando que “além da utilização da máquina administrativa os candidatos contrataram pessoas para atuar neste comércio”.
Na segunda parte do seu discurso, o parlamentar voltou a cobrar os documentos relacionados às receitas e despesas da STTRans, referentes aos meses de julho, agosto e setembro, renovando o pedido feito anteriormente e que só fora atendido em parte, objetivando realizar alguns comparativos para dirimir dúvidas.
O edil também fez referências aos requerimentos apresentados, solicitando redutores de velocidade para a Rua Enaldo Torres Fernandes, entre o Batalhão e o Posto de Saúde Aderban Martins; Votos de Parabéns ao Capitão Saulo pela ascensão ao comando do Corpo de Bombeiros e discriminação dos beneficiários do empenho da Prefeitura, nº 0004303, de 01.04.2008, no valor de 16 mil reais.
Bonifácio Rocha apresentou ainda três projetos de Lei, denominando a Rua José Vicente de Sousa, nas proximidades da Praça Fernando Soares, Rua Antônio José de Medeiros (Antonio Vaqueiro) e Rua José Luciberto Alves de Lucena (Belo Horizonte), ambas no distrito de Santa Gertrudes.
foto:garimpandopalavras

Humor nas tardes de Patos


Há dois meses as tardes de Patos se tornaram mais alegres com o programa Eita Forrozão, na emissora Panati FM. O humor é o prato principal do horário das 16h às 17h, conduzido pelo humorista Hugo Leonardo, mais conhecido por Tatu, seu principal personagem, tão marcante nas noites juninas da Morada do Sol. Aos 26 anos, casado, evangélico, Hugo se diz bastante entusiasmado pelo programa, de uma hora de muita descontração, que vem mobilizando excelente público ouvinte, que interage com Tatu. Na grade do programa, segundo informou ao Garimpando Palavras, o Plantão Eita Forrozão, que aproveita notícias pra lá de bizarras e o telefone aberto ao público, são momentos considerados de maior pique do Eita Forrozão.
Fugido da seca de 1993, como gosta de frizar, Hugo foi com a família para São Paulo, onde permaneceu por oito anos. Ao retornar em 2002 para Patos, cidade em que nasceu, desenvolveu o lado musical e teatral, sendo hoje uma das grandes pedidas em vários eventos culturais e na publicidade de Patos e região.
caricatura: Alex Souto

UFCG: eleição para reitor é suspensa; Thompson tenta recurso no TRF


A eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande agendada para esta quarta-feira, 5, foi suspensa após a impugnação do único candidato, Thompson Mariz (foto), que concorria a reeleição. De acordo com o vice – reitor da UFCG, Edílson Amorim, ontem mesmo foi ajuizado, via fax, um recurso no Tribunal Regional Federal, no Recife.
O fax foi enviado como forma de assegurar prazo para apreciação do recurso, mas na manhã de hoje o reitor Thompson Mariz pegou a estrada para Pernambuco levando a documentação original e acompanhar o processo. “O argumento de que o reitor seria inelegível é frágil”, afirma Amorim.
Os argumentos seriam o fato de Thompson não possuiria título de Doutor, uma multa no Tribunal de Contas da União, além de estar tentando se reeleger para um terceiro mandato. O problema é que após a retirada das candidaturas dos professores Amauri Fragoso e Antônio Berto, não há mais ninguém disputando a vaga para reitor. Mônica Melo
WSCOM Online
foto:garimpandopalavras

Novo presidente da Câmara não poderá se reeleger ao cargo

Os vereadores da base de apoio ao prefeito de Patos Nabor Wanderley estiveram reunidos na manhã de hoje no Escritório de Contablidade Clair Leitão, para discutir as eleições para a presidência da Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Do encontro ficou decidido que apenas um nome será lançado para ocupar o cargo máximo do Legislativo. Outro ponto acertado é o de que o eleito para presidente, cujo mandato são de dois anos, não poderá concorrer à reelição, abrindo brecha para outro da bancada assumir a vaga. Outra decisão do acordo é que o novo presidente, que será eleito no dia da posse, em primeiro de janeiro, deverá fazer modificações no regimento e estatuto.
A presidência da Casa Juvenal Lúcio de Sousa tem vários interessados. O atual, Marcos Eduardo (PMDB), está sendo um dos mais cotados para o cargo. Ele informou ontem em primeira mão ao Garimpando Palavras que em duas semanas estará anunciando sua chapa, cuja mesa diretora será bastante eclética.
Com relação ao boato surgido de que a secretária de Educação, Márcia Mota iria ocupar a secretaria de Saúde, o vereador José Mota Victor, esposo dela, negou que isso venha a ocorrer.
Duas sessões em uma
As sessões da Câmara Municipal vão acontecer agora somente às terças-feiras, ou seja, duas sessões em uma. Os vereadores decidiram tomar essa iniciativa, que vai até o final do ano, devido o pouco interesse daqueles que não conseguiram a reeleição em participar das sessões. Não conseguiram se manter no cargo os vereadores Orlando Xavier, João Bosco, Bonifácio Rocha e Expedito Simões (Pipi).

PM estoura boca de fumo na zona rural de Itaporanga

Às 15h30 de ontem, terça-feira, a PM da 3ª Cia apreendeu no Sítio Cantinho, município de Itaporanga, a quantia de 325g de maconha pertencentes ao agricultor traficante Damião Oliveira de Lima, conhecido por “Damião Goiaba”, 35 anos, amasiado, residente naquela localidade.
A ação policial aconteceu em virtude da prisão de um homem de nome Dioneres, no centro de Itaporanga, quando este portava certa quantia da droga. Este informou o local em que havia conseguido o alucinógeno.
Ao localizar Damião, esse conduziu os policiais militares até uma pedreira, nas proximidades de sua residência, lugar onde escondia a droga. Lá foram encontradas e acomodadas em uma bolsa camuflada, algumas embalagens plásticas contendo a maconha. Em poder do traficante a guarnição apreendeu também um aparelho celular, 01 estilingue, 02 fitas adesivas (durex), 01 (uma) mini balança ou balança de precisão e a quantia de R$ 30,50.
garimpandopalavras com III PBM

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Lula sanciona lei que obriga cartório a divulgar preços de serviços em placas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) lei que obriga os cartórios a colocarem quadros em locais de “grande visibilidade” mostrando as tarifas praticadas por cada serviço oferecido pelo estabelecimento. A lei segue os moldes daquela que obrigou os postos de gasolina a divulgarem seus preços em letras farrafais.
O projeto de lei é de autoria da deputada Sandra Rosado (PSB-RN) e exige que os cartórios informem claramente também os serviços gratuitos, como a primeira certidão de nascimento ou registros de óbitos. Segundo a lei, os quadros devem ser afixados em locais de fácil acesso do público.
As mudanças já estarão valendo a partir desta quarta-feira (5), quando a sanção será publicada no Diário Oficial da União. O projeto prevê ainda que os cartórios que descumprirem a decisão poderão sofrer sanções que variam de uma simples repreensão, passando por multas e suspensão dos serviços por 90 dias, até perda da delegação para o serviço.
G1
foto:acordabrasil.wordpress.com

Violência fora de controle em todo o Estado

A violência na Paraíba não se restringe apenas ao município de Patos, algo que vem assustando às famílias de bem e até mesmo à Pólicia, basta ouvir o desabafo de diversos militares e civis que não quiseram se identificar. João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Bayeux, dentre tantas outras, o pânico é geral e todos pedem rápida providência por parte da Segurança Pública. Graças a Deus em Patos o Comando da PM recebeu determinação da Capital e vem fazendo o combate preventivo e ostensivo. Se essas ações, com blitze em diversos pontos, usando o fator surpresa, persistirem por longo tempo, a paz com certeza voltará a reinar na Morada do Sol. Assim torcemos.

PM retira mais duas armas de circulação

Durante a realização de mais uma blitz na cidade de Patos-PB, a PM conseguiu aprender na manhã de hoje, por volta das 10h, entre o Restaurante Boi Forte e a Ponte Figueiredo, que dá acesso ao bairro Jatobá, duas armas que estavam em poder de Bernardino de Carvalho Câmara Neto, 25 anos.
Na abordagem ao carro guiado por Bernardino, a PM encontrou no porta-luvas um revólver Taurus cal. 32 nº 45621 e uma pistola Taurus cal. 635 nº H50945 com um carregador contendo 05 (cinco) munições intactas, que estavam guardados em um porta objetos da porta do passageiro. Por não apresentar porte de arma, Bernardino foi conduzido até a 5ª Superintendência de Polícia Civil.
garimpandopalavras com III BPM

Lei da fila será discutida com vereadores


Um problema que se arrasta há anos em Patos, a demora nas filas de bancos e supermercados, pode estar com os dias contados, se depender do Procon Municipal, que está modernizando a legislação com a elaboração de uma nova lei, a qual está sendo repassada ao prefeito Nabor Wanderley para análise. Depois disso Nabor encaminhará para discussão na Câmara Municipal, antes desta ser levada para votação.
O diretor do Procon, Vital Henrique, explicou que antes da lei ser colocada para votação, solicitará aos vereadores uma audiência pública para que a sociedade civil, organizada, além dos bancos possa discutir e tomar conhecimento da nova regulamentação do tempo nas filas, tempo de permanência, bem como será feita a fiscalização e as sanções previstas.
“O problema das filas em Patos tem sido a maior preocupação do prefeito Nabor Wanderley, que desde o ano passado nos cobra uma solução. Como tudo dependia de uma nova lei, tendo em vista que a antiga impossibilita-nos fiscalizar e cobrar das agências, tivemos que elaborar outra que se adequasse com a realidade atual”, comentou Vital.
A nova lei prevê duração máxima de vinte minutos do cliente na fila do banco. As agências também terão que apresentar aos órgãos de defesa do consumidor seu cronograma de atividades no início do ano, explicitando a quantidades de caixas que vão atender o público e quantas pessoas devem receber esse atendimento ao longo do expediente bancário.
Enquanto a antiga lei previa multa aos bancos de 20 a 200 Ufis por seu descumprimento, a nova diz que, caso o tempo de espera na fila não seja respeitado, o valor irá variar de 250 a 2 mil Ufis. Em caso de reincidência, o valor sobe de 2001 a 50 mil Ufis. Se houver uma terceira reincidência, haverá abertura de processo administrativo pelos órgãos do consumidor para que o banco responda sobre suas falhas.
Em última instância pode haver inclusive cassação do alvará de funcionamento, ou seja, o banco poderá ter sua agência fechada na cidade. “O que queremos é que novas agências venham para Patos, mas não poderemos permitir que uma empresa desrespeite os consumidores patoenses”, enfatizou o diretor do Procon Municipal.
Esta lei, que será discutida com a sociedade de Patos, é uma adaptação da implantada em Salvador, que inclusive provocou fechamento de algumas agências por três dias na Capital baiana.
Assessoria
Foto:garimpandopalavras

Governo libera R$ 15 milhões para operação carro-pipa


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), liberou, nesta terça-feira (04/11), R$ 15 milhões para a operação carro-pipa. O montante será repassado ao Ministério da Defesa para dar continuidade ao programa emergencial de distribuição de água em municípios atingidos pela estiagem, que é executado pelo Comando Terrestre do Exército (Coter).
Com esses recursos, a operação carro-pipa abastecerá de 250 municípios nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Minas Gerais, durante os meses de novembro e dezembro. Em 2008, um total de R$ 130 milhões foram investidos nessa operação.
Nos dias 17 e 18 de novembro, a Sedec enviará técnicos ao Rio Grande do Norte para inspeção in loco das atividades da operação carro-pipa, juntamente com o Coter, em um município escolhido aleatoriamente.

Ascom

www.cmne.eb.mil.br

Vereadores de João Pessoa aumentam salários em 22% e passam a receber R$ 8,7 mil em 2009


Em pelo menos sete das 26 capitais brasileiras, os vereadores eleitos e reeleitos começarão 2009 com um salário mais gordo. Seis propostas já aprovadas e uma a ser votada garantirão aumentos de vencimentos para as Câmaras de Vitória (ES), Salvador (BA), Curitiba (PR), João Pessoa (PE), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Recife (PE). Na capital paraibana, o aumento será de 22% e o novo salário dos parlamentares será de R$ 8,7 mil.
As informações foram levantadas em todas as capitais brasileiras pelo jornal Estado de São Paulo. Dos 21 vereadores que compõem a Câmara Municipal de João Pessoa, as eleições de outubro passado renderam uma renovação de 63% no quadro de parlamentares.
O maior aumento concedido até agora é o de Vitória (ES), onde os vereadores elevaram seus salários de R$ 3 mil para R$ 7,4 mil. O reajuste de 147% foi aprovado no dia 29 de outubro. Dos 12 vereadores presentes à sessão, apenas um foi contrário à proposta. Salvador e Curitiba são as duas capitais com o segundo maior índice de aumento.
Na capital baiana, os atuais vereadores se apressaram em aprovar às vésperas da eleição um aumento de 29% nos salários, que, a partir de 2009, sobem de R$ 7,1 mil para R$ 9,2 mil. Em Curitiba, os 38 parlamentares que assumem seus postos em 2009 iniciarão o ano com um salário 29% superior ao atual, elevando seus vencimentos de R$ 7,1 mil para R$ 9,2 mil.
wscom com Estadão

Marcos Eduardo lança chapa para presidência da Câmara


O vereador Marcos Eduardo (PMDB) vai mesmo tentar reeleição para a presidência da Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, acabando assim com todas as especulações de que havia feito acordo para apoio José Mota Victor, colega de Legislativo. Marcos disse ao Garimpando Palavras que daqui a duas semanas oferecerá um jantar para apresentar sua chapa para a diretoria da Câmara. "Hoje conto com apoio da maioria dos colegas para me reeleger presidente. Respeito os demais vereadores, também candidatos a presidente, mas acredito na minha continuidade na função", comentou Eduardo.
foto: garimpandopalavras

Jornalista tem casa invadida por bandidos


Acostumado a narrar ocorrências policiais em seu programa matinal de rádio, o jornalista Marcelo José (à direita na foto), do Sistema Correio da Paraíba foi personagem nesta terça-feira (4) de um assalto em sua residência, nos Bancários, e acabou contando a própria história de terror no ar. O fato aconteceu logo nas primeiras horas da manhã. Ao levantar logo cedo para pegar o jornal, Marcelo José, apresentador do programa Correio da Manhã, foi rendido por quatro homens armados e encapuzados. Ele foi levado para dentro de casa, onde os homens renderam ainda sua mulher, a empregada e seu filho, uma criança de apenas 4 anos. Os ladrões levaram eletrodomésticos e ainda todo o dinheiro que estava na casa, enquanto Marcelo José e família estava trancados no banheiro. Os bandidos fugiram no carro do jornalista, um Corsa Sedan, que já foi recuperado pela Polícia. Para funcionários e colegas de Marcelo José no Sistema Correio da Paraíba, o roubo também foi motivado como forma de intimidação ao jornalista, que costuma cobrar regularmente segurança mais ostensiva no Estado.

Clickpb
foto:correio

Edleudo diz que vai ampliar debate sobre o desporto


Em entrevista a Sílvio Romero na emissora Morado do Sol FM na manhã de hoje, o vereador eleito Edleudo Lucena (PT) disse que, como há número menor de vereadores (onze) na Câmara Municipal, diferentemente do período de seu primeiro mandato (19), ele vai lutar para ampliar o debate em torno do desenvolvimento do desporto. Edleudo deixou claro que as escolas não vem cumprindo o papel de despertar o interesse pela prática esportiva, pela qual é possível se descobrir muitos valores em diversas modalidades na cidade. "Em Patos a gente não escuta falar no basquete, no vôlei, no atletismo", desabafou o vereador, que também é presidente do Esporte Clube de Patos e que tem grande luta pela frente, que é buscar patrocínios para o Patinho fazer boa campanha no Campeonato Paraibano de Futebol 2009.
foto:garimpandopalavras

Eleição na UFCG acontece nesta quarta-feira


O juiz da 6ª Vara Federal de Campina Grande, Francisco Eduardo Guimarães Farias, revogou na tarde de ontem, segunda-feira (3), a liminar impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior da Universidade Federal de Campina Grande (Sintesufcg), que determinava a anulação da Comissão Especial - responsável pelo processo de escolha de reitor e vice-reitor da instituição - e dos seus atos.
A liminar foi expedida na última sexta-feira, 31 de outubro.Na decisão, o juiz afirma ter sido induzido a equívoco pelo impetrante que "atribuiu um viés de arbitrariedade e ilegalidade no ato, quando, na verdade, tal desvio não ocorreu".
O magistrado, baseando-se exclusivamente nas alegações do Sintesufcg, disse ter entendido que o Colegiado Pleno da UFCG teria recusado a indicação feita pelo "único" sindicato representante da categoria dos servidores técnico-administrativos para composição da Comissão Especial, omitindo propositalmente a existência de outro e maior sindicato, o Sintesp-PB.
As informações consideradas, desta vez, pela Justiça foram elencadas no processo encaminhado pela Procuradoria Federal da UFCG, solicitando reconsideração e conseqüente revogação da liminar expedia.
Com a decisão da Jutiça, as eleições para Reitor e Vice-Reitor da UFCG serão realizadas normalmente nesta quarta-feira, dia 05 de novembro, com urnas em todos os Campi da Instituição.
Ascom da UFCG

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Comissão aprova recurso do FAT para agricultura familiar


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (29), projeto que destina 5% dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ao financiamento da agricultura familiar nos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano igual ou inferior a 0,6.
A proposta foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO) ao Projeto de Lei 3605/08, do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). O substitutivo especifica mais a proposta original e concede prazo de pagamento do financiamento de, no mínimo, 25 anos, sendo pelo menos dois anos de carência. Os encargos não podem superar os 3% ao ano.
BeneficiáriosPodem se beneficiar dos recursos agricultores familiares, cooperativas e associações. Caso a parcela da dívida seja paga sem atraso, o substitutivo concede ao devedor bônus de 25% sobre o valor da prestação, percentual que sobe para 50% se o município estiver na área de atuação da Sudene.
"O produtor rural precisa receber incentivos e subsídios, de modo a equiparar-se aos agricultores de outros países, em que tais benefícios são abundantes", argumentou Vilela. "Eliminando-se a concorrência desleal e outros fatores adversos e obtendo financiamento oportuno, sob condições compatíveis, o agricultor brasileiro seguirá produzindo de forma eficiente e lucrativa e contribuindo para o desenvolvimento nacional", acrescentou.
TramitaçãoO projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Agência Câmara

Nabor vai a São Paulo em busca de novos modelos de educação municipal

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), viaja nesta quinta-feira, 06 de novembro, acompanhado da secretária municipal de Educação, Márcia Mota, ao interior paulista. A viagem, convite do Ministério da Educação, permitirá ao prefeito e secretária conhecer novos modelos implantados em alguns municípios daquele Estado, experiências bem sucedidas que podem vir a ser implantadas em Patos.
“A educação continuará sendo prioridade no meu segundo mandato”, enfatizou Nabor, explicando que novas experiências, principalmente na qualidade de ensino e merenda escolar serão de suma importância para o projeto de desenvolvimento da educação local, iniciado no seu primeiro ano de gestão.

Para receber essas novas idéias, o Município vem acelerando a modernização de sua estrutura física, com reforma e ampliação das unidades de ensino, implantação de telecentros, bibliotecas, inclusive de Braille, áreas para práticas esportivas, hortas nas escolas, construção de cozinhas e de equipamentos para o preparo da merenda escolar, além de constante capacitação dos servidores.
Essas iniciativas já permitiram ao Município ganhar prêmios de âmbito nacional, como o de Gestor Eficiente da Merenda Escolar e referências em publicações, a exemplo da revista do Unicef. “Estamos no caminho certo. Alcançamos conquistas que elevaram a qualidade do ensino público municipal. Mas temos um longo caminho pela frente até atingirmos uma educação ideal e que seja inclusiva, abrindo portas para o mercado de trabalho para tantos jovens de nossa cidade”, enfatizou o prefeito de Patos.
Na próxima semana mais uma vez ele estará visitando parlamentares e ministérios em Brasília, em busca de recursos para uma série de projetos, seja para a educação, saúde, infra-estrutura. Nabor já manteve contatos com várias lideranças, que se comprometeram a conseguir verbas via emendas parlamentares e sua ida ao Distrito Federal é justamente para confirmar esses pleitos.

Assessoria

Precatórios: servidores municipais devem parar no dia 5 de dezembro

O Sinfemp - Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região programou para o dia 5 de dezembro deste ano uma paralização dos sevidores para protestar o não pagamento dos precatórios por parte da Prefeitura. O presidente da entidade, José Gonçalves, explicou que esse problema se arrasta há bastante tempo, sem que haja uma solução. A justiça também será alvo do protesto. O Sinfemp armará barracas em frente ao Palácio Clóvis Sátyro. Outra bandeira do Sindicato é a construção do conjunto habitacional para os servidores munipais. Os detalhes do projeto estão sendo discutidos com a administração Nabor Wanderley.

Espetáculo Déjà Vu de João Pessoa se apresenta em Campina Grande


Por Zuila David (Ascom)

Na próxima quinta-feira, dia 06 (seis) de novembro, a partir das 19h30, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, CEDUC II, o Grupo Graxa de Teatro, da capital paraibana, apresenta, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e com o apoio da UEPB, em única sessão, o espetáculo teatral Déjà Vu.
Com direção e adaptação de Antônio Deol, a peça propõe uma encenação baseada em clássicos do teatro mundial. Obras de autores como Sófocles, William Shakespeare e do polêmico Nelson Rodrigues são referências presentes no enredo, que desvenda mistérios da alma humana. A peça desenvolve-se numa trama que mergulha em discussões sobre temas como infância, juventude, vida adulta, maturidade e morte.
A presença da metalinguagem e a repetição de uma estrutura minimalista da cena, que permite o repensar do ofício do fazer artístico e da própria condição de ser social de toda pessoa, é constante em seu enredo. O espetáculo propõe uma disposição cênica em formato de arena, em que o público mantém um contato mais próximo com o elenco, dando um caráter intimista à peça, formada pelos atores Adrieli Daniel, Ana Carolina Guedes, Bertrand Araújo, Cely Farias e Thardelly Lima.
Por se tratar de uma peça que é resultado de uma pesquisa fundamentada na arte da atuação e na literatura ocidental, tem despertado interesse, principalmente do público ligados às instituições de ensino, pois estes percebem a oportunidade de identificar a escrita autoral de diversas épocas; e presenciar a desenvoltura de artistas locais nesse tipo de diálogo cênico.
O grupo Graxa de Teatro, que existe desde 2005 em João Pessoa, este ano vem fazendo uma série de apresentações, em diversos lugares do estado, realizadas pelo programa BNB Cultural e aqui na cidade, farão uma sessão gratuita, voltada para o público de escolas públicas de ensino médio, que acontecerá no CEDUC II, a partir das 15h, e outra aberta ao público em geral, no mesmo local, às 19h30, em que o ingresso terá o valor único de R$ 4,00 (quatro reais).
Maiores informações sobre a venda de ingressos antecipados ou quaisquer outras dúvidas:
Zuila David (produção): (83) 8863 2172

Preso amanhece enforcado no presídio de Patos

O detendo Inaldo Gomes da Silva, 30 anos, acusado de ter matado em 2004 os irmãos gêmeos do Distrito Santa Gertrudes, em Patos, Fábio e Fabiano, crime de ampla repercursão no Estado, amanheceu morto hoje em uma das celas do Presídio Regional Romero Nóbrega. Ele foi encontrado de madrugada enforcado. Um dos colegas de cela foi ao banheiro e, como a lâmpada estava acesa, perguntou se havia alguém. Como não houve resposta, entrou e encontrou a vítima pendurada por por uma corda amarrada às grades da janela, já sem vida.
A delegada Nila Toscano abriu inquérito, mas acredita que Inaldo tenha cometido mesmo suícidio, até pelo quadro depressivo que ele apresentava nos últimos dias, inclusive muito calado. O diretor do Regional, Ten. Olímpio, informou que Inaldo cumpria pena de 39 anos pela morte dos gêmeos do Distrito de Santa Gertrudes, neste município.

Estado realizará nova campanha de doação de órgãos e tecidos


Mais de 90 pessoas foram beneficiadas com a doação de órgãos e tecidos e outras 471 depositam a esperança de suas vidas em uma lista de espera para receber um órgão na Paraíba. E para reforçar a importância da doação e estimular gestos de desprendimentos em prol da vida, a Central de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Paraíba, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, anuncia mais uma iniciativa a ser adotada a partir desse mês de novembro.
Trata-se do lançamento oficial da Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos, que será realizada no período de 6 a 9 deste mês, visa conscientizar a população de que a atitude da doação pode salvar a vida de muitas pessoas. A Campanha de doação de órgãos e tecidos terá o slogan “Ame a Vida, Doe Órgãos”. Uma série de atividades será desenvolvida a começar pelo tradicional passeio ferroviário pela vida – “Trem da vida”.
A 8ª edição da Campanha Estadual de Doação de Órgãos fará uma grande mobilização em um dos shoppings da Capital, oportunidade em que materiais informativos serão distribuídos junto à população. A programação terá início no dia 6 de novembro e se estenderá durante três dias com diversas atividades ligadas ao tema, como palestras e trabalhos de divulgação. A abertura será na quinta-feira, com um evento no auditório do Hospital Unimed, a partir das 20h.
Na sexta-feira, 07, haverá o tradicional passeio ferroviário pela vida. E no sábado, dia 8, distribuição de material informativo em um dos shoppings da Capital. O encerramento será marcado com a caminhada pela Doação de Órgãos e Tecidos, com concentração no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, às 8h. Para ser um doador basta à pessoa apenas expressar o desejo aos seus familiares, sem a necessidade de formular documento escrito.
“A doação é um gesto de amor e solidariedade, e que muita gente depende dele para salvar sua própria vida”, lembra a médica Gianna Lys Montenegro, Coordenadora da Central de Transplantes da Paraíba. Na Paraíba, de janeiro a agosto desse ano, foram realizados 92 transplantes, sendo 80 de córneas, 09 de rim e 03 de fígado.
A lista de espera por um órgão na Paraíba já conta com 471 pessoas, sendo 80 à espera de córneas, 10 de fígado e 381 de rim. No Brasil, os órgãos mais doados são as córneas e os rins. De acordo com a legislação brasileira, são permitidos dois tipos de doação: de doador vivo, em caso de familiar até o quarto grau de parentesco; e doação de órgãos ou tecidos de doador falecido, determinada pela vontade dos familiares até o segundo grau de parentesco e mediante termo de autorização de doação.
onorte
mais-saude.blogspot.com

Paulista-PB: Homem bate em varanda de ponte e morre

Ontem, domingo dia 02, por volta das 18h, na BR 427 Km 02, na altura do sítio Saco do André, município de Paulista – PB, Josenildo A. Garcia trafegava de moto, uma Honda Fan 125, cor preta, ano 2006 e ao passar por uma ponte, perdeu o controle do veículo e acabou se chocando com a varanda da mesma. Ele teve morte instantânea, segundo informações da Poícia Militar, que esteve no local e repassou as informações para a Polícia Rodoviária Federal.

domingo, 2 de novembro de 2008

Assalto em Imaculada rende R$ 5 mil para bandidos

Ontem o casal E.R.L, 54 anos e T.F.L, residente no município de Imaculada procurou a Polícia para fezer queixa de um assalto do qual fora vítima. Segundo eles, seis homens encapuzados, armados de armas de fogo de curto e cano longo, chegaram na casa deles em uma D-20 de cor vinho placas não identificadas e tomaram por assalto 01 aparelho celular, 01 par de alianças, a quantia de R$ 5 mil em espécie, bem como a chave de uma motocicleta na qual fugiram tomando destino ignorado.
O assalto, segundo as vítimas, aconteceu às 19h30 da última sexta-feira, mas só ontem pela manhã elas fizeram a queixa. De posse das características dos acusados fornecidas pelo casal, a Policia tenta localizá-los.
Homem esfaqueado em Patos
Por volta de 1h30 da madrugada deste domingo, Edvaldo Silvestre da Silva, 38 anos, vendedor, recebeu um golpe de faca-peixeira nas costas, fato ocorrido nas proximidades da Palhoça do Mutirão, onde acontecia uma festa. Ele foi socorrido pelo Samu. Para a Polícia Edvaldo não soube informar quem teria o agredido.
garimpando com III BPM

Tassiano e sua moto fazem sucesso na Capital


Por Vicente Campos Filho


O patoense Tassiano Wanderley, juntamente com a sua equipe de colaboradores, chamou a atenção do público presente ao Busto de Tamandaré, em João Pessoa, na noite de ontem (sábado), durante o o evento 10ª Rota do Sol Motofest.
Sua apresentação aconteceu no intervalo do espetáculo de acrobacias realizadas pelos motociclistas, momento em que arrancou aplausos de todos os presentes.
Em sua motocicleta adaptada, o paraplégico, já bastante conhecido na cidade de Patos pelas campanhas que desenvolve em favor dos deficientes físicos, foi aclamado por todos os presentes ao demonstrar de como funciona o seu invento, uma cadeira de rodas adaptada a uma moto, e que se desacopla com facilidade ao estacionar. “Isso é força de vontade. Isso é um incentivo a outras pessoas que têm pernas e não querem trabalhar. Isso, eu agradeço a Deus”, falou Tassiano ao sentir o carinho do público.

Curiosidades sobre expressões populares


Santo do pau oco
A expressão surgiu no século XVIII, em Minas Gerais. Os impostos cobrados pelo rei de Portugal eram elevadíssimos no auge da mineração. Para escapar do tributo, os donos de minas e os grandes senhores de terras da colônia colocavam parte de suas riquezas no interior de imagens ocas de santos, feitas de madeira. Algumas, normalmente as maiores, eram enviadas a parentes de outras províncias e até de Portugal como se fossem presentes.
Vá se queixar ao bispo!
No Brasil do século XVIII ter filhos era muito importante. A mulher precisava mostrar ao homem que era fértil, engravidando antes do casamento. A regra era aprovada pela própria Igreja, desde que depois o casamento se consumasse. Muitas vezes, o noivo ia embora e a mulher grávida ia reclamar com o bispo, que mandava alguém atrás do fujão.
Conto do vigário
Uma imagem de Nossa Senhora dos Passos foi doada pelos espanhóis a Ouro Preto (MG) e começou a ser disputada pelos padres das igrejas Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição. O vigário de Pilar sugeriu, então, que a imagem fosse colocada em cima de um burro que estava no meio do caminho entre as duas. Dependendo do caminho que o animal fizesse, ficaria decidido o dono da imagem. Quando o burro foi solto, rumou direto para a Igreja do Pilar. Mais tarde, soube-se que o burro era de um padre de lá.

Hóstia
A palavra hóstia (do latim hostia) quer dizer vítima. Originariamente, era o animal imolado ao sacrifício. Na Antigüidade, chamava-se de hóstia o que era oferecido às divindades. A Igreja Católica teve a idéia de aplicar o termo hóstia a Jesus, que se deixou imolar para a felicidade dos homens.

Serviço de Inteligência prende mulher acusada de Tráfico e Receptação em Patos


O Serviço de Inteligência do 3° BPM esteve por volta das 20h30min de ontem (01/11) na Rua Venida Gaspar, bairro Alto da Tubiba em Patos, onde de posse de um Mandado de Prisão tentaia capturar o acusado Charles Dean Lopes, foragido da Justiça pernambucana, contudo o acusado conseguiu fugir antes da chegada dos policiais ao local. PMs fizeram então uma busca na residência do mesmo ,onde foram encontradas três pedras de Crack e cerce de 25g de Maconha. Além da droga foi apreendido o seguinte material:
02 - TV´S 20 polegadas cinza
01 - TV Philips 14 polegadas cinza
01 - PS 2 com dois controles preto
01 - DVD Conga
01 - DVD Gradiente
01 - DVD Philips
01 - Microsisten Precision
01 - Microsistem Mallory
02 - Caixas de Som Panasonic
02 - Caixas de Som Gradiente
01 - Massageador Tchline
01 - Bicicleta Zummi Veneza branca e vermelha Infantil
28 - Caixa de Jogo para PS2 vazia
01 - Toner
07 - CD´S
01 - Ferro de Passar Mundial
02 - Jogos para PS2
Na residência a Pm encontrou apenas a companheira do Charles, a Srª Ana Cláudia Cordeiro da Silva, 25 anos. Por esta não apresentar nenhuma nota fiscal referente ao material encontrado, foi conduzida até a presença do delegado de plantão juntamente com a droga e os produtos.
3bpm.blogspot.com

Finados, dia de lembranças e orações


Hoje, Dia de Finados, os cemitérios de Patos recebem milhares de pessoas que buscam reverenciar àqueles que partiram para outra dimensão. Familiares, amigos dos mortos dedicam o dia para visitação de túmulos, orar e pedir a Deus que guarde em bom lugar seus entes queridos. O intenso movimento nos cemitérios, como de costume, atrai grande número de comerciantes de velas, rosas, lanches, imagens de santos, além de outros que preferem falezer um trabalho solidário, oferecendo água, aferindo pressão arterial das pessoas que não se sentem muito bem com o intenso calor de Patos. Misssas também marcam o dia, em igrejas e capelas dos cemitérios.

Dia de Finados

Dia de Finados, comemorado hoje, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. Já no século I os cristãos rezavam pelos mortos. No século IV, eram celebradas missas em memória dessas pessoas. A partir do século V a Igreja passou a dedicar um dia para essa comemoração. E desde o século XIII se comemora Dia de Finados em 2 de novembro. A data foi escolhida porque 1º de novembro é Dia de Todos os Santos.

Fotos:garimpandopalavras

Arquivo do blog