Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de março de 2008

Viva a mulher brasileira

O Garimpando Palavras parabeniza a todas a mulheres neste tão sublime dia, por toda sua hístória de luta contra o preconceito, violência a que são vítimas, perseverança para a quebra de tabus. Nessa homenagem trazemos a poesia Mulher, de Ilsa Barbosa, que traduz o espírito que move a alma feminina e que merece nosso pleno respeito e admiração. Dedico essa poesia especialmente à minha esposa (Darlânia), grande companheira de todas as horas!


(Ilsa da Luz Barbosa)

Você que busca no dia a dia sua independência,
sua liberdade, sua identidade própria;
Você que luta profissional e emocionalmente,
para ser valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser acompanheira,
a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade semviolências;
Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, defeminista liberal
e que já ocupa um espaço na fábrica,
na escola, na empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade degerar outro ser,
temos também o dever degerar alternativas
para que a nossa ação criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem a liberdade de Ser...

Primeira mulher a votar no Brasil


O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Foi em 1928.
Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.
Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade. Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934.
O episódio tem importância mundial, pois mais de uma centena de países ainda não permitia à mulher o direito de voto. Na própria Inglaterra civilizada o voto, apesar de permitido antes, só foi regulamento após Mossoró inscrever sua primeira eleitoral.
fonte: Prefeitura de Mossoró

... PAZ NA TERRA ÀS MULHERES E HOMENS DE BOA VONTADE


Inácio Andrade Torres*

A literatura universal tem inúmeros pensamentos e conceitos sobre a mulher. Alguns, embora emitidos por homens considerados sábios, para muita gente, não passam de verdadeiras insanidades, recheadas de injustiças e cavilações.
Independente do tempo e local em que foram pronunciados, receberem contestações sábias e delicadas, por isso temos a crença de que seja válido o registro nos dias de hoje, para que sirvam de exemplo e testemunho de que sempre houve e haverá na terra vontade masculina de se promover o respeito à mulher em sua integridade. E isso é algo que – conforme Bosco Aguirre - interessa não somente às mulheres, mas também a todos os homens que queremos viver, de igual para igual, com aquelas que junto a nós, e não contra nós, podem construir um mundo mais humano e mais feliz.
Analisemos algumas dessas investidas. Sócrates disse: no dia em que me julguei igual aos deuses, Xantipa, minha mulher, entornou-me sobre a cabeça um vaso de imundície. Destilou Platão: por isso eu nunca soube se devia incluir a mulher entre os animais racionais ou irracionais. Provocou Shakespeare: se as lágrimas das mulheres pudessem fecundar a terra, de cada lágrima nasceria uma serpente. Inquiriu Luthero: quem é capaz de sustentar que a mulher pertence ao gênero humano? Schopenhauer excitado resmunga: eu disse um dia que as mulheres eram animais de cabelos compridos e de idéias curtas. Sem menor excitação, alfineta Nietzche: O homem descende dos deuses, mas a mulher descende de macaco!
Nessas expressões estão embutidas um pouco do repertório de vida de cada autor. Para quem conhece suas biografias, tais afirmativas certamente não produzam estranheza. Aliás, devemos aceitar o outro como ele é, e como ele pensa, sem necessariamente concordamos o seu pensamento. Agir – como diz Gandhi - não permitindo que a discordância de opiniões seja motivo de ódio.
Pois bem, com muita ponderação, analisemos agora o pensamento avesso aos supracitados, defendidos também por grandes pensadores universais. Iniciemos por Victor Hugo, que com sua poesia intitulada o homem e a mulher, aclamada e censurada desde o século XIX, mas sempre viva, continua vivificando a relevância feminina em todo o planeta e resistindo o olhar vesgo dos estóicos da contemporaneidade. Diz o grande poeta francês: O homem é a mais elevada das criaturas. A mulher é o mais sublime dos ideais. Deus fez para o homem um trono, para a mulher um altar. O trono exalta, o altar santifica. O homem é o cérebro. A mulher o coração. O cérebro produz a luz. O coração o amor. A luz fecunda. O amor ressuscita. O homem é o gênio. A mulher o anjo. O gênio é imensurável. O anjo indefinível. A aspiração do homem é a suprema glória. A aspiração da mulher é a virtude extrema. A glória traduz grandeza. A virtude traduz divindade. O homem tem a supremacia. A mulher a preferência. A supremacia representa a força. A preferência representa o direito. O homem é forte pela razão. A mulher invencível pelas lágrimas. A razão convence. A lágrima comove. O homem é capaz de todos os heroísmos. A mulher de todos os martírios. O heroísmo enobrece. O martírio sublima. O homem é o código. A mulher o evangelho. O código corrige. O evangelho aperfeiçoa. O homem é o templo. A mulher o sacrário. Ante o templo nos descobrimos. Ante o altar ajoelhamo-nos. O homem pensa. A mulher sonha. Pensar é ter um cérebro. Sonhar é ter na fronte uma auréola. O homem é um oceano. A mulher um lago. O oceano tem a pérola que embeleza. O lago tem a poesia que deslumbra. O homem é um águia que voa. A mulher um rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço. Cantar é conquistar a alma. O homem tem um farol, a consciência. A mulher tem uma estrela, a esperança. O farol guia. A esperança salva. Enfim, o homem está colocado onde termina a terra. A mulher onde começa o céu.
Que tal agora saborearmos esse conceito de mulheres escrito por Pablo Neruda!? Elas sorriem quando querem gritar. Elas cantam quando querem chorar. Elas choram quando estão felizes. E riem quando estão nervosas. Elas brigam por aquilo que acreditam. Elas levantam-se para injustiça. Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução. Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los. Elas vão ao médico com uma amiga assustada. Elas amam incondicionalmente. Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prêmios. Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento.
E o que pensar das palavras do Talmud Hebreu?! um livro que contem dentre os ditados dos rabinos, um que diz: “Tome cuidado ao fazer uma mulher chorar, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher saiu da costela do homem. Não dos pés para ser pisoteada. Mas do seu lado para ser igual. Debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada”.
Cremos firmemente que homens e mulheres devem somar forças e vontades. Que as mulheres se unam para defender os homens, e os homens se unam para defender as mulheres. Precisamos caminhar juntos, onde um não sufoque o outro com exigências, vigilâncias, ciúmes. Não torture com palavras, chantagens e simulações. Saiba tolerar e ser tolerado dentro da medida exata. Saiba aceitar as divergências de opiniões. Nunca atropele o sucesso do outro. Saiba falar e calar na hora certa e guardar a privacidade absoluta do casal. Saiba compartilhar afazeres e atividades dentro e fora do lar. Nunca explore um ao outro no trabalho e nas economias. Que sempre prevaleça a verdade de um para com o outro, mesmo que essa verdade seja dolorosa. Que orem a Deus em união de espíritos, pois duas almas têm mais força e mais luz. Que levantem o astral um do outro sempre que necessário. Que admitam a independência e a liberdade de cada um em todos os propósitos de bem estar e felicidade do casal. Que compartilhem alegrias e tristezas, vitórias e insucessos. Que procurem viver decididamente ser ter vergonha de ser natural ao máximo. Esse deve ser o objetivo e o anseio de homens e mulheres que se desejam e se amam. Com respeito isso é possível, não apenas no 8 de março (Dia Internacional das Mulheres) ou no segundo domingo de maio (Dia das Mães) ou no segundo domingo de agosto (Dia dos Pais), mas durante todos os dias do ano.
Encerramos deixando para análise do leitor dois pensamentos de especialistas contemporâneos em questões de gênero: [...] tudo, ou quase tudo que as mulheres pretendiam, já foi alcançado – ao menos no nível legal [...] quando a igualdade está realizada, torna-se impossível pensar na mulher sem levar em conta os homens. Isso retira a razão de ser do feminismo, que era uma reflexão da mulher sobre a mulher, em forte oposição ao homem. Agora ocorre um fenômeno diferente [...] nas relações entre os sexos, o que existe atualmente é o mal-estar masculino (Elizabeth Badinter). Após o feminismo, surge o masculismo, diz Luiz Cuschnir, um movimento que busca conhecer o pensamento, sentimentos, medos, desejos e angustia dos homens [...] ao contrário do que se pensa, o homem tem uma sensibilidade latente, mas não consegue expressá-la [...] é educado para desde pequeno ignorar as emoções e executar tarefas.
O certo é que todos nós (homens e mulheres) ainda guardamos intimamente muitos valores antiquados e obedecemos a muitas normas machistas. Para avançarmos temos de nos interessar em conhecer o outro com quem convivemos, com quem moramos, com quem repartimos nosso cotidiano. Em síntese, sendo o homem a favor da mulher e vice-versa, somente assim conseguiremos paz na terra às mulheres e homens de boa vontade.

*Inácio Andrade Torres – Odontólogo – estomatologista e professor da UFCG/ETSC

sexta-feira, 7 de março de 2008

Jovem é executado em Patos


Dois homens em uma moto efetuaram 3 (três) disparos contra a pessoa de Junior Gomes dos Santos, conhecido por "Teto", de 18 anos de idade, que faleceu no local. Segundo informações da companheira de Teto, cujo nome não foi informado pela Polícia, o jovem havia dito ontem que estava sendo seguido por uma moto, não existem pistas até o momento que levem a autor dos disparos. Segundo sua companheira, a vítima era usuário de drogas, possuia vários inimigos e tinha várias passagens pela polícia desde quando era menor de idade, sendo inclusive autor de um homicídio a cerca de 2 (dois) anos atrás aqui na cidade de Patos.
fonte:3bpm.blogspot.com

Eleitorado de Patos


Por Genival Junior


O Tribunal Superior Eleitoral-TSE, liberou na última no último dia 4 de março, a nova atualização dos dados concernentes ao cadastramento de eleitores para as eleições municipais de outubro. De acordo com o tribunal, a cidade de Patos terminou o mês de fevereiro com 63.494 eleitores inscritos, contra 63.241, número registrado em janeiro, o que representa um acréscimo de 253 novos eleitores.
Pela projeção, a tendência é que em sete de maio, quando será encerrado o prazo para transferência, regularização e cadastramento de novos eleitores, a capital do Sertão tenha quase 64.500 eleitores aptos a votar no dia 5 de outubro, uma vez que aumenta na reta final dos trabalhos, a procura aos cartórios eleitorais da 28ª e 65ª Zonas Eleitorais.
Vale lembrar que entre as eleições municipais de 2000 e 2004, o eleitorado de Patos passou de 57.371-(2000), para 60.885-(2004), o que equivale a um aumento de 6,13%. Se for mantido o mesmo patamar de crescimento, Patos poderá ter esse ano mais de 64.500 eleitores aptos a escolher seus representantes ao palácio Clóvis Sátyro e na casa de Juvenal Lúcio de Sousa.


Outros Municípios-Fevereiro/2008

João Pessoa-435.863
Campina Grande-263.488
Santa Terezinha-3.998
São José de Espinharas-3.207
São José do Bonfim-2.894
Cacimba de Areia-2.745
Salgadinho-2.441
Passagem-1931
Areia de Baraúnas-1.684
Quixaba-1.430

Uma tal de Aparecida

Essa história é veridica e seu enredo tem como cenário o Hospital Regional de Patos. O Garimpando Palavras foi fazer uma visita ontem a um paciente e aproveitou para ao mesmo tempo realizar uma espécie de fiscalização nos serviços de saúde oferecidos na referida unidade de saúde. O lugar escolhida dessa vez foi a cozinha, onde são preparadas as refeições dos pacientes. De imediato levamos um grande susto. Primeiro as tubulações de uma pia, à mostras e com vazamento. Depois os exaustores repletos de grude, muita sujeira mesmo. A aglomeração de bactérias sobre as panelas, que no momento estavam destampadas, pode causar ulgum tipo de intoxicação alimentar. Quem quiser ir in loco comprovará o que estamos comentando. Mas na cozinha mora uma hóspede que gosta do calorzinho do forno. De vez em quando ela é pega de surpresa dentro do forno. Trata-se de uma catita, rato mesmo, que uma funcionária resolveu denominá-la de Aparecida. Isso porque certo dia uma equipe da Agevisa fez inspeção de rotina e ao abrir o forno a bichinha da catita (Aparecida) apareceu, pregando um maior susto na funcionária do Estado. Apesar de ter visto a situação dos exaustores a equipe não fez nenhuma recomendação, apenas mandou que fossem retiradas as garrafas peti do freezer que continha água de beber dos funcionários.
O nvo diretor do Janduhy Carneiro deve colocar a cozinha como uma de suas prioridades iniciais para que possa fazer uma gestão à frente do Regional. Torcemos para que dessa vez tenhamos uma administração que valorize realmente os serviços de qualidade e lute por melhorias na estrutura como um todo do nosso velho Hospital.

Guimarães é forte candaditado a subcomando da PM


O Ten. Cel Carlos Oleotério Guimarães (foto com Cássio), que deixou o III Batalhão de Patos para assumir o 2º BPM de Campina Grande, pode vir a assumir o subcomando geral da PM. Como o Cel. Lima Irmão não mais irá para a Chefia do Gabinete Militar, indo para a reserva remunerada (aposentadoria), o cargo de sobcomandante geral poderá ser ocupado pelo ex-comandante de Patos, que tem a simpatia de todos, principalmente do governador Cássio Cunha Lima pelo excelente trabalho realizado no Sertão.
Apesar da assessoria de imprensa do Estado alegar que a não ida de Lima Irmão para o Gabinete Militar ter sido em decorrência da tradição da PM colocar os ex-comandantes da entidade na reserva, uma fonte do Garimpando tem informações que Lima Irmão conversou o que não devia e por isso o governador teria ficada insatisfeito e desisitido de nomeá-lo para o Gabinete Militar. Tanto é que já haviam anunciado seu nome para a função, mesmo sabendo que não há posto mais elevado na corporação que o de coronel.
foto:garimpandopalavras

quinta-feira, 6 de março de 2008

Que Galera legal!

Já circulando na cidade de Patos e região a revista Galera Jovem, comandada pelos amigos Cláudio Paschoal, Raniere Vieira e Jefferson Saldanha, com fotos de Weberson Leitão. O material volta a circular depois de longo período para reestruturação. Mas voltou bem jovem, diagramação leve e material de qualidade. Para quem gosta de ficar por dentro dos babados da cidade, vale a pena lê-la. A novidade desse empreendimento editorial é o site www.galerajovem.net que essa turma tá desenvolvendo e em breve poderá ser acessado pelos patoenses. Sucesso Galera.

Calote engasgado


O calote dado pelo Nacional de Patos no Inter-RS na partida pela Copa do Brasil no José Cavalcati ainda está entalado na garganta dos torcedores que pagaram ingresso e que quase lotaram aquela praça de esportes. A informação dada pelo presidente nacionalino, José Ivan, de que dos mais de cinco mil pessoas que assisitiram à partida, cerca de quatro mil eram apenas convidados, gerou muitos protestos dos torcedores que se sentiram lesados. A falta de transparência da diretoria nacionalina, que havia garantido que divulgaria com lisura os borderôs dos jogos do Verdão este ano, além de provocar a ira da torcida, mancha o nome do clube e da cidade. É preciso profissionalismo. Está na hora de pensar o Nacional como uma empresa, que precisa sim dos recursos para ficar de pé, elevar o futebol de Patos, mas que tem que mostrar o balanço ativo e passivo com clareza para evitar comentários com os divulgados recentemente na mídia. E viva o Verdão Maravilha!
foto: garimpandopalavras

Governadores da PB, PE, CE e RN participam de mobilização pró-transposição em Monteiro


Os governadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima; de Pernambuco, Eduardo Campos; do Ceará, Cid Gomes e a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, participam no dia 13 de março, na cidade de Monteiro, de um ato público em favor do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
A mobilização está sendo organizada pelo Comitê Paraibano Pró-Transposição, com o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Associação de Municípios do Cariri Paraibano (Amcap), Assembléia Legislativa, Governo do Estado, Prefeitura de Monteiro e entidades parceiras, a exemplo da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Paraíba (FETAG), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (CREA), entre outras.O evento acontecerá no dia 13 de março, uma quinta-feira, e contará também, com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
Cruz de latas
Uma alvorada, marcada para as 6h da manhã, convoca os moradores da região para o ato público; às 8h a prefeita Lourdinha Aragão e o arcebispo Dom Aldo Pagotto abrem oficialmente o evento. A cruz de latas, já tradicional nos atos pró-transposição no Estado, será erguida pelo Padre Djacy Brasileiro às 8h30. Logo depois, às 9h, técnicos do Ministério da Integração apresentam dados técnicos sobre o projeto. Depois deles técnicos da Agência de Águas do Estado (AESA) expõem a proposta da distribuição da água do São Francisco na Paraíba.A chegada do ministro na Paraíba está prevista para 08h. Geddel visitará a cidade de Sousa, onde visita o açude São Gonçalo e o Projeto de Irrigação Várzeas de Sousa. A chegada do ministro em Monteiro está programada para as 12h30, onde concederá entrevista à imprensa antes de participar efetivamente da mobilização.
A programação contará ainda com a entrega ao Comitê de uma obra de arte, produzida pelo artista plástico Fábio de Britto. Intitulada Transposições de uma partilha, a peça foi confeccionada com fragmentos de cada estado envolvido na obra, como areia das margens do São Francisco e dos estados receptores.A programação segue até a noite com apresentações artísticas e pronunciamentos de lideranças políticas. Participam da mobilização representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn); da Associação de Municípios do Pernambuco (Aprece) e da Associação de Municípios do Ceará (Aprece).

Camila Gagliane para o farimpandopalavras
foto:www.ana.gov.br

Prefeitura entrega 35 mil carnês de IPTU

A Prefeitura Municipal de Patos iniciou a entrega de 35.300 carnês de IPTU nos nove setores delimitados pelo setor de Finanças. Até o dia 18 deste mês todos os carnês já terão sido entregues, segundo prevê a secretária dessa pasta, Méricles Medeiros. Os contribuintes que desejarem quitar o débito em cota única, com direito a descontos de 20% podem fazê-lo até 30 deste mês. A cota única sem descontos pode ser paga até 30 de abril.
Há a possibilidade de pagamento da cota parcelada em três vezes, com a primeira para dia 30 deste e as demais nos meses subseqüentes. O prefeito Nabor Wanderley afirmou que o tributo IPTU é crucial para que Patos melhore sua infra-estrutura e passe a oferecer serviços de qualidade à população. Hoje a inadimplência com esse imposto chega a 60%. Se todos pagassem o IPTU teria como o Município arrecadar R$ 1,1 milhão. Porém a arrecadação gira em torno de R$ 400 mil, lembrando que os maiores devedores estão na classe média.
Quem paga com maior regularidade o IPTU tem sido os cidadãos de baixa renda e são justamente estes que mais carecem de ações governamentais por residirem nos bairros periféricos, onde há a necessidade de maiores investimentos em obras como esgotamento sanitário, calçamento, praças, escolas, postos de saúde. A Prefeitura vem facilitando cada vez mais a vida dos contribuintes que querem saldar seus antigos débitos, os quais passaram a ter muitas facilidades de parcelamento.
“O IPTU tem enorme importância nesse nosso projeto de desenvolvimento para Patos, onde buscamos resgatar a cidadania da população com obras de infra-estrutura essenciais para o dia a dia dos habitantes”, disse Nabor, preocupado com a inadimplência alta do imposto.
Assessoria

quarta-feira, 5 de março de 2008

Deu na Itatiunga

A nomeação do médico Gutemberg Medeiros Palmeira, para ocupar o cargo do diretor do Hospital Regional de Patos, fato publicado na edição de hoje (05/03), do Diário Oficial do Estado da Paraíba, pegou de surpresa o então diretor daquele hospital, ginecologista George Abílio.
Em entrevista concedida ao programa Cidade em Debate da rádio 102 FM, na tarde desta quarta-feira, Dr. George, se mostrou bastante chateado, sobretudo pelo fato de ter sido informado de sua exoneração através da imprensa.
Dr. George ainda acusou a ex-direção daquele hospital, de formar segundo suas próprias palavras, um “complô”, com a finalidade de causar a sua demissão. Visivelmente chateado e abatido, o médico recebeu o repórter Jéferson Saldanha (rádio 102 FM), em seu gabinete, e concedeu uma longa entrevista.
Ele fez um balanço do tempo (um ano e oito meses) que ficou à frente da direção daquele hospital, mencionou alguns problemas, que segundo ele, foram solucionados, e disse que administrava tecnicamente.
Segundo Dr. George, o fato de ter administrado de forma técnica e não política, pode ter sido o verdadeiro motivo de sus exoneração. “Meu amigo Dr. José Afonso, um dos poucos que ficou do meu lado, me alertou: Você devia ter administrado politicamente, feito como eu”, declarou na entrevista o ex-diretor.
Sem citar o nome do diretor do hospital de Patos que lhe antecedeu, Dr. George, continuou fazendo duras críticas a ex-gestão daquele hospital. Segundo ele, o médico que lhe antecedeu na direção do HRP, tentou de todas as formas obstacular seu trabalho no comando da direção.
Logo após a entrevista ir ao ar, o médico Ivânes Lacerda (diretor que antecedeu Dr. George), ligou para o programa para rebater as afirmações do mesmo. Segundo Ivânes, as afirmações de Dr. George não são verídicas. Ele requereu um espaço no programa para, segundo ele, esclarecer o caso.
Marcos Oliveira (patosonline)

Acidente no centro de Patos

Há poucos instantes, às 16h10, o comerciário Inácio Loiola Avelino, 51, foi vítima de acidente, ocorrido ao lado da Prefeitura de Patos. Ele atravessava a rua Pedro Firmino quando foi atropelado pelo mototaxista Daniel Gomes, da praça do Mercado Darcílio Wanderley. De acordo com informações passadas por Daniel ao Garimpando, logo que o semáforo que existe em frente à Prefeitura abriu ele deu partida e entrou na Pedro Firmino, momento em que Loiola atravessava a pista. "Ainda tentei desviar, mas ele fez esboço de que iria sair da frente, então não deu para evitar", comentou Daniel. Em dez minutos uma viatura do Samu apareceu para prestar socorro à vítima, o qual estava consciente. Acredita-se que ele teve fratura na perna. Havia sangramento, tanto na perna esquerda como na boca de Loiola. Ele foi levado ao Hospital Regional de Patos, onde está sendo examinado pelo médico plantonista.
foto:garimpandopalavras

Gutemberg assume Hospital Regional de Patos


O Hospital Regional de Patos passa a ter novo diretor a partir de hoje. O ginecologista George Abílio deixa o cargo e em seu lugar entra outro médico, Gutemberg Medeiros Palmeira (foto). Sua nomeação saiu hoje no Diário Oficial. Gutemberg deve reunir na tarde de hoje os funcionários para falar sobre os procedimentos que irá adotar. É engraçado como os diretores que passam pelo Regional de Patos saem tão bombardeados. Uma das principais acusações que recaem sobre eles é de nepotismo, além de má administração. Esperamos que com Gutemberg essa história mude um pouco. Lamentamos muito que a direção de um hospital, onde se trabalha com saúde pública, seja um cargo meramente político, onde os interesses das lideranças se sobressaem às necessidades de socorro da população. Garimpando Palavras considera que administrar cabe ao profissional da área, como o exercício da Medicina deve ser praticado pelo médico, o Direito pelo advogado, o Jornalismo pelo jornalista e por aí vai. Cada macaco no seu galho.

Prefeito de Catingueira tem salário equivalente ao do presidente Lula


Para conseguiu empréstimo pessoal junto ao Banco Matone S/A do RS, o prefeito de Catingueira, Edivan Félix (foto), apresentou um contracheque no qual aponta que seus vencimentos são de R$ 15 mil, superando o salário do presidente Lula. Temos informação que ele teria optado pelo salário do TRT-RN, onde é lotado, por ser mais elevado. Envolvido num grande escândalo de fraudes na Prefeitura de Catingueira, Edivan Félix está sendo processado pelo Banco Matone na Comarca de Piancó por não ter pago sequer a primeira parcela do empréstimo de R$ 49 mil. Irmãos seus e secretários de sua administração figuram na lista de contracheches de até R$ 7,5 mil, que também fizeram empréstimos na referida instituição financeira. O Garimpando Palavras teve acesso ao processo que tramita na Comarca de Piancó movido pelo Matone-RS, que quer reaver o dinheiro empresatado. É tanta irregularidade na Prefeitura de Catingueira que faz medo. E não são denúncias infundadas não. Há documentos para quem quiser acessar. No site do governo federal é possível, ni link da Controladoria Geral da União, se verificar todas as fraudes apontadas pelos técnicos.

Passageiros de ônibus de turismo são assaltados no Sertão


É grande o número de policiais em diligências na Região de Catolé do Rocha a procura de quatro homens que assaltaram no início da madrugada desta quarta-feira 5, passageiros de um ônibus da Empresa “Érica Turismo”. O assalto aconteceu por volta de 1h30, na PB323, próximo ao cemitério da cidade de Bonsucesso , no Sertão da Paraíba.
Os quatro assaltantes estavam armados de espingardas calibre 12 e revólveres. Segundo informações da polícia, o ônibus da Empresa “Érica Turismo” saiu da cidade de Alexandria-RN, com destino a cidade de Irecê-BA. Os assaltantes colocaram pedras no leito da via-pública, impelindo o veiculo a parar. Os assaltantes levaram dinheiro, jóias, celulares e até um brinco de ouro de uma adolescente de 16 anos. o ônibus era dirigido por Jackson Costa de Sousa, 36 anos, residente em Alexandria – RN.

Cardoso Filho
WSCOM
foto:
joselauro.tripod.com

Joga pedra na Geni


Um fato pra lá de inusitado marcou o cotidiano da cidade de Princesa Isabel. Cansada de reclamar da falta de água em seu bairró, a agricultora Maria do Amparo Soares de Sousa, 28 anos resolveu fazer um protesto que chamasse atenção da população. Ela passou a atirar pedras no prédio da Cagepa, responsável pelo abastecimento dos domicílios. Para conter a agricultora e evitar a depredação do prédio, a PM foi acionada, detendo-a em flagrante. Amparo, que ficou sem qualquer amparo na hora, foi levada à Delegacia de Polícia Civil pra prestar esclarecimentos. Lá falou ao delegado plantonista as razões dessa sua atitude.
Apesar da forma de protesto não ter sido a ideal, é importante que todos que tenham seu direito ultrajado tomem alguma iniciativa para reivindicar bons serviços. Afinal o valor cobrado pela água enviada por Deus não é nada barato. Lembrando que a água tratada fornecida pela Cagepa ainda não chega a diversos municípios paraibanos.

Afogamento

Aconteceu o primeiro afogamento em Patos no ano de 2008. A vítima foi um homem conhecido por "Ciro Bonzão". De acordo com informações da PM, ele teria se afogado ontem durante uma pescaria com amigos, em um açude do sítio Mucambo. O corpo fi transferido ao IML e a 5ª Superintendência de Polícia Civil está ouvindo o pessoal da pescaria.

terça-feira, 4 de março de 2008

Cassado ou não?

Você acredita que o governador Cássio Cunha Lima deixará o cargo antes de concluir seu mandato?
Esta foi a pergunta da enquete do Garimpando Palavras concluída hoje. Do total de votantes, 27 disseram que ele, que está governando sob liminar, permaneceria no cargo até o final e 23 acharam que Cássio será realmente cassado e obrigado a deixar a cadeira de governador. O governador da Paraíba foi cassado duas vezes pelo TRE-PB e espera julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.

Jipeiros de prontidão


Patos realiza de 14 a 16 deste mês a 2ª etapa do Campeonato Paraibano de Rally 4x4. O evento, promovido pelo Jeep Clube da Paraíba, acontecerá em frente ao complexo Recanto do Sabor (antigo Rancho), na saída para Pombal. O esporte radical deve atrair bom público para esse raro acontecimento na Morada do Sol.

Mínimo e o pão de cada dia


Não se pode falar em aumento do salário mínimo e os preços de diversos produtos sobem automaticamente em cadeia, muitas vezes sem qualquer motivo provocado pelos índices econômicos. A especulação financeira sempre foi e deverá se manter na cultura do brasileiro. Já estão anunciando o aumento do preço do pãozinho, em 15% na Capital. A alegação é que a farinha de trigo já vinha tendo alguns aumentos não repassados ao pão. Em Patos o quilo do pãozinho varia bastante, de R$ 3,00 a R$ 5,00 e é preciso que o consumidor fique atento, não apenas ao preço, mas tambèm à balança, já que muitos acabam sendo lesados no peso real do produto.

Concurso: UFCG abre 84 vagas

A UFCG lança hoje seu edital para a realização de concurso público que oferecerá 84 vagas para professores e técnicos de nível médio e superior. Os salários varial de R$ 1.193,00 a R$ 5.500,00. As aprovas serão aplicadas em abril e logo que saiam os resultados os aprovados serão chamados. Haverá vagas para Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

segunda-feira, 3 de março de 2008

CDs são apreendidos em Patos

Numa operação, cuja finalidade era apreender animais silvestres, culminou com a detenção de duas pessoas e de cerca de mil CDs e DVDs pirateados. Agentes da Polícia Rodoviária Federal, numa parceria com agentes do Ibama, faziam barreira na PB 110, rodovia que liga Teixeira a Patos, quando, por volta das 5h30 de ontem, na entrada desta cidade, próximo ao Hospital Universitário da UFCG, interceptaram um Celta. Durante a revista encontraram a mercadoria no porta-malas. O condutor do veículo, Emerson Oliveira Queiroz, de 21 anos, residente no município de Teixeira, juntamente com um menor. Na delegacia de Patos Emerson informou à delegada plantonista, Simone Quirino, que o produto pirateado seria comercializado em Patos.
Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Patos e entregues à delegada Simone Quirino. Após essa ação, os fiscais foram à feira livre de Patos e conseguiram aprender cerca de dez animais silvestres.

Denúncias graves em Catingueira

Vereadores tentam encobrir fraudes da administração municipal

Um fato lamentável marcou a história da Câmara Municipal de Catingueira no último sábado, quando esta deveria votar o pedido de investigação de 108 irregularidades cometidas pelo atual prefeito Edvan Félix, fraudes essas comprovadas pela CGU – Controladoria Geral da União. Dentre elas superfaturamento de merenda escolar, obas dadas como entregues, mas que não foram concluídas, falsificação de contracheque, emissão de cheques se fundos, dentre inúmeras.
Nove vereadores fazem parte da atual legislatura. Os vereadores de oposição, com apoio dos habitantes, que se sentem traídos pela malversação do dinheiro público gerenciado pelo prefeito Edvan Félix, tentavam criar uma CPI para investigar esses atos ilícitos denunciados pelo governo federal, mas os vereadores se articularam para evitar que a proposta fosse aprovada. Inexplicavelmente dois vereadores que já haviam se comprometido a aprovar o pedido de CPI faltaram à sessão. Os rumores na cidade são de que houve uma articulação por parte do presidente da Câmara, Emídio Chagas, juntamente com o prefeito de Catingueira, para evitar que o caso fosse devidamente apurado. Os vereadores faltosos à sessão tão aguardada pelos moradores de Catingueira, que lotaram o prédio do Legislativo foram: Humberto Leite Pires e Socorro Bezerra.
Os vereadores Antônio Brunet, líder da oposição, Jailson Leite e Bartolomeu Santos votaram pela investigação das fraudes, enquanto Severino Félix, José Dias e Solange Félix, todos parentes do prefeito, disseram não ao processo de investigação, que poderia cassar Edvan Félix. Como o resultado ficou em 3x3, cabia ao presidente, também parente do prefeito, dar seu voto de Minerva, votando a favor das irregularidades, impedindo assim da população acompanhar a investigação das fraudes.
“Se eu fosse vereador da situação eu estaria envergonhado, não sairia nem de casa por ter cometido tamanha traição à população. Mas o Legislativo não vai impedir que todas essas irregularidades venham à tona. Estamos entrando com ação de investigação junto ao Ministério Público Estadual e Federal, onde entregaremos um dossiê preparado pela própria CGU. São denúncias muito fortes de atos que trouxeram sérios prejuízos para o erário público e conseqüentemente para os habitantes de Catingueira”, disse o presidente do PTB daquela cidade, Petrônio Fausto.
Muitas águas ainda vão rolar. O prefeito Edvan Félix, com o qual não conseguimos falar porque os telefones da Prefeitura estão bloqueados por falta de pagamento, ainda não veio de público explicar as 108 irregularidades detectadas pela CGU na sua administração, uma delas gravíssima, que é a fraude de superfaturamento da merenda escolar. “Acreditamos que a Câmara Municipal deu um péssimo exemplo de democracia e alguns dos vereadores só pensaram em suas vantagens pessoais. Se Edvan acredita que não cometeu irregularidades, porque o receio delas virem a público? Seria uma excelente oportunidade para tentar rebater as acusações oficiais do governo federal”, desabafou o líder do PTB, que vem buscando todos os meios legais para denunciar os pecados graves da atual administração.
Mas as denúncias não param por aí. Uma gravíssima, inclusive já tramita na Justiça, é a de falsificação de contracheque por parte do prefeito de Catingueira que, mesmo optando pelo salário do TRT – Tribunal Regional do Trabalho-RN, onde é lotado, já que este vencimento é superior ao da Prefeitura, contraiu empréstimo declarando receber R$ 15 mil como prefeito. Ele, segundo denúncia já levada à Câmara, a qual foi arquivada pelos vereadores, falsificou o contracheque de R$ 15 mil, equivalente ao do presidente de República e conseguiu sacar R$ 60 mil do Banco Matoni-BA. Só que as parcelas que deveriam ser repassadas a essa instituição financeira, nem sequer a primeira foi quitada. Isso levou o Banco Matoni a entrar com uma ação contra Edvan Félix de falsidade ideológica, não cumprimento de contrato e formação de quadrilha, tendo em vista que o prefeito usou outras pessoas, falsificando diversos contracheques, até de não funcionários da administração municipal, para que tirassem dinheiro emprestado em seu benefício. “Já estamos recorrendo a todos os órgãos possíveis, e se for preciso irei até o presidente Lula para que essa fraudes sejam investigadas”, disse o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ao Garimpando Palavras.

Carro superlotado capota, deixando uma pessoa morta e seis feridas no Sertão

Um acidente entre as cidades de Catolé do Rocha e Brejo do Cruz deixou uma pessoa morta e seis gravemente feridas, na tarde de ontem. O veículo, um Fiat Uno Mille azul, que tem capacidade para conduzir cinco pessoas, estava com sete passageiros. Segundo a polícia, o carro estava sendo dirigido pelo vendedor ambulante José Celismar Moreira dos Santos, de 22 anos. Ele perdeu o controle do veículo e capotou por várias vezes na rodovia PB 323.
A agricultora Maria Irenilda da Silva Soares, de 47 anos, morreu na hora. Maria do Carmo da Silva Alves e Juscelino Soares de Freitas, de 18 anos, ficaram gravemente feridos e foram transferidos para um dos hospitais de Campina Grande.
O agricultor Francisco Mota Fernandes, de 49 anos, Lucilene Gomes dos Santos de 19, Maria das Neves da Silva Fernandes, de 40 anos, além de o motorista do veículo foram hospitalizados na cidade de Brejo do Cruz. Todas as vítimas residem na cidade de Brejo do Cruz. O veículo foi levado para a delegacia da cidade.
fonte:paraibaonline

domingo, 2 de março de 2008

Finalista do 1º turno

Sai hoje os finalistas do 1º turno do Campeonato Paraibano de Futebol. Treze e Campinense em Campina e Sousa e Queimadense no Marizão, na Cidade Sorriso. Sousa e Campinense jogam com vantem. Campinense com empate vai à final e Sousa pode até perder por diferença de um gol.

Maranhão é acusado de contrabandear emendas no Senado


O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador José Maranhão (PMDB) e os deputados federais Manoel Júnior (PSB), Wilson Santiago (PMDB), Vital do Rego (PMDB), Wilson Braga (PMDB) e Luiz Couto (PT) estão na mira da bancada de oposição no Congresso por integrarem a relação dos 96 parlamentares beneficiados com um anexo de emendas de R$ 534 milhões incluídos no relatório final do orçamento 2008.
Na última sexta-feira o senador Arthur Virgílio (PSDB -AM) pediu a investigação do trabalho da Comissão e afirmou que o seu partido vai manter a obstrução nas votações no plenário se o anexo não for retirado. Em protesto, todos tucanos que integram a CMO entregaram seus cargos, inclusive o senador Cícero Lucena.
O próprio deputado federal Wellington Roberto (PR), da base do governo federal, reclamou que a manobra da Comissão beneficiou apenas parlamentares da bancada paraibana 'mais próximos' do senador José Maranhão (PMDB). Segundo ele, houve um acréscimo no Estado de R$ 66 milhões em emendas que beneficiarão o senador José Maranhão e seus aliados. "Tentei junto com os senadores Cícero Lucena e Efraim Morais que o relator José Pimentel revisse essa distribuição, o que não foi feito", reclamou.
Por outro lado, o deputado Wellington Roberto comemorou o desempenho da bancada do Estado, que conseguiu aprovar emendas na ordem de R$ 367.015.580,00 milhões no orçamento geral da União este ano. Ele também defendeu a manutenção do anexo de emendas incluídos no relatório final do orçamento 2008 e alertou que se for derrubado na votação da próxima quarta-feira trará um prejuízo de mais de R$ 20 milhões para a Paraíba, em emendas já asseguradas como a construção da BR-104, a revitalização do Vale do Jaguaribe e o término da barragem de Acauã. "O anexo das emendas já foi votado dentro do Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Por isso, apesar das reclamações, a oposição não conseguirá derrubar", ressaltou.
Segundo levantamento feito pela reportagem de O NORTE, a verba extra para as emendas no Estado foram divididas entre Wilson Santiago (PMDB), com R$ 20 millhões; Luiz Couto, com R$ 18 milhões; Manoel Júnior, com R$ 10 milhões; José Maranhão, com R$ 6 milhões; Vital do Rego, com R$ 6 milhões e Wilson Braga, (PMDB) com R$ 6 milhões. Enquanto isso, Damião Feliciano (PDT), Walter Brito Neto (PRB), Marcondes Gadelha (PSB), Rômulo Gouveia (PSDB), Armando Abílio (PTB), Cícero Lucena (PSDB), Efraim Morais (DEM) e Wellington Roberto (PR) ficaram de fora da redistribuição.
Fonte: O Norte

O mínimo do mínimo


O novo sário mínimo de R$ 415,00 que passou a vigora a partir de ontem deve injetar algo em torno de R$ 21 bilhões na economia brasileira nos próximos doze meses. No Brasil cerca de 45 milhões de pessoas sobrevive desse piso. O Dieese diz que o salário ideal para uma família de quatro pessoas se manter, isso em janeiro deste ano, seria de R$ 1.924,59. Sempre que se cogita aumento do mínimo há muita polêmica. A classe patronal, inclusive governos do estado e município, alega dificuldades para pagar a folha. Mas, por outro lado, esquecem que a cada aumento mais dinheiro passa a circular, mais arrecadação com gente comprando. O certo de tudo dessa polêmica em torno do salário mínimo é de que o brasileiro perdeu seu poder de compra há muitos anos. O mínimo brasileiro é um dos piores do mundo, o que, de certa forma, contribui para que a miséria persista e dela várias conseqüências atinjam a sociedade como um todo.

foto:pantec.wordpress.com

Noite de alegria


A grande dica cultural para a população de Patos, próximo sábado, dia 08, será o show de humor de Nairon Barreto, com seu aclamado personagem Zé Lezin. Novas piadas, lançamento de seus segundo DVD. O evento, que promete casa cheia, acontecerá no Patos Tênis Clube, marcado para as 22h. O garimpando Palavras transcreve matéria da repórter Adriana Crisanto, que fala um pouco sobre a trajetória desse grande representante da arte de fazer rir, orgulho para a Paraíba.


Zé Lezin Lança 2º DVD


O humorista paraibano Nairon Barreto, popularmente conhecido por Zé Lezin, lançou mês passado em João Pessoa o seu segundo DVD. Algumas imagens do novo trabalho foram gravadas durante show no Teatro Guararapes em Recife no ano passado. A nova temporada de shows foi aberta em Natal (RN) e só agora chega em João Pessoa, com data ainda não confirmada pelo ator.
Ele é mais conhecido como Zé Lezin ou Zé Paraíba, mas seu verdadeiro nome é Nairon Barreto. Ele tem incorporado em seu personagem todos os trejeitos, sotaques e a malícia do matuto paraibano.
Nairon Barreto vem há cerca de 20 anos divertindo, provocando platéias e conquistando pessoas de norte a sul do país. Não há na Paraíba quem já não tenha escutado uma de suas piadas ou que não o reconheça. Ele era famoso quando entrou para o quadro de artistas Rede Globo de Televisão, mas a popularidade desse paraibano cresceu ainda mais. Hoje ele faz mais shows no sul e sudeste do que no Nordeste e faz parte do programa do Tom Cavalcanti na Rede Record de Televisão.
O seu personagem Zé Lezin surgiu quando participava de um grupo de danças folclóricas no Liceu Paraibano em João Pessoa. Com o passar do tempo as pessoas foram gostando dos causos e piadas e os intervalos das danças foram ganhando importância e cresceu tanto que ele ficou maior que o show de dança. Logo após passou a se apresentar em bares e restaurantes, como a maioria dos artistas, depois partiu para o teatro. Com o tempo foi ganhando dimensão.
Quando foi trabalhar na televisão seu trabalho estava maduro. Trabalhou no programa de humor Escolinha do Professor Raimundo ao lado de artistas como Chico Anísio, Milanni, Orlando Dumont, Lúcio Mário e Rogério Cardoso.
Nairon Lezin Barreto tem agora dois DVD´s gravados. O primeiro se chamou “Show de Zé Lezin com platéia vip” que saiu juntamente com o CD com piadas e causos engraçados sobre o imaginário popular de um nordestino. Gravou ainda o CD do Matuto – Recital da Fuleragem, “Os bruto tomem ama” e o Degenérico.
No teatro Zé Lezin dividiu palco com o ator Jeison Wallace (Cinderela) no espetáculo "Em Briga de Marido e Mulé Ninguém Mete", onde interpretou com Jeison um casal que resolve discutir a relação. Com muita briga, sem nenhuma fleuma e sem limite para a baixaria. No espetáculo os atores faziam intervenção junto ao público que passaram a fazer parte interagindo com os humoristas.
Outra apresentação de destaque de Zé Lezin foi “Na copa e na cozinha com muito humor”, onde seu personagem pessoa contava piadas e causos sobre o futebol mundial, com muito bom humor.

Adriana Crisanto (Jornal O Norte)

Fugitivo de Presídio de Mossoró é morto em troca de tiros com PM


Magdiel Azevedo Borges da Silva, fugitivo do Presídio de Mossoró – RN, o qual tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, formação de quadrilha, extorsão mediante seqüestro e roubo de cargas, foi morto em troca de tiros com policiais da 2ª Seção do III Batalhão de Patos.
Tudo começou quando o Serviço de Inteligência da PM tentava localizar um caminhão Mercedes que havia sido roubado no dia 24 do mês passado no município de Belém do Brejo do Cruz, o qual continha carga de castanha e era conduzido por João Lopes Neto, residente em Patos. A Polícia teve informações que o veículo havia sido localizado entre as cidades de São Bento e Brejo do Cruz. Quando os PMs chegaram os acusados do assalto perceberam e os receberam com tiros. Houve troca de tiros, que durou cerca de cinco minutos, e um sargento foi ferido. Os bandidos fugiram. Os policias ainda fizeram buscas, mas não os encontraram. Ontem o pessoal da 2ª Seção voltou ao local e acabou encontrando o corpo de Magdiel e junto dele uma pistola calibre 380 mm. Mais adiante encontraram também um fuzil Cal. 762. Toda a área foi isolada e acionada a presença do delegado para que desse continuidade às investigações. Até o presente os demais acusados. Segundo o motorista do caminhão eram seis homens.

foto: III BPM

Arquivo do blog