Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de março de 2009

Chapa do PSB pode ter Ricardo e Erundina




ARTICULAÇÃO PARA 2010


Deputada federal por São Paulo, paraibana admite disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2010


O PSB poderá ter uma chapa majoritária encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, como candidato ao Governo do Estado, e a deputada federal paraibana, com atuação política em São Paulo, Luiza Erundina (foto), como candidata ao Senado Federal nas eleições de 2010. As articulações para a construção e concretização da chapa são antigas.
Ontem, a deputada Luiza Erundina (PSB) esteve em João Pessoa participando de evento da Prefeitura no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, e, durante entrevista, não descartou a hipótese de concorrer às eleições na Paraíba como eventual candidata ao Senado numa chapa do partido, encabeçada por Ricardo. "Com certeza, é uma hipótese que me faz pensar, que me atrai", respondeu a parlamentar ao ser indagada sobre convites e articulações para que se lance candidata no Estado ao Senado.
Luiza Erundina deixou claro, no entanto, que uma eventual candidatura sua na chapa majoritária encabeçada pelo PSB tem que acontecer de forma natural, espontânea e por meio de decisão partidária, com o apoio e aval dos dirigentes e a militância. "Mas não pode, de forma nenhuma, ser uma coisa imposta", acrescentou. Ela comentou que já tinha tomado conhecimento de que a legenda na Paraíba estuda e avalia a possibilidade de lançar sua candidatura a um cargo eletivo nas eleições do próximo ano.
Afinidade
Segundo Erundina, uma possível candidatura sua precisará também de uma base sólida e positiva. A parlamentar entende, por outro lado, que o prefeito Ricardo Coutinho, consolidando sua candidatura ao Governo da Paraíba, precisará fechar composições em torno de seu projeto político. "E nesse acordo entra a questão de vagas na majoritária", disse.
A deputada lembrou que na primeira gestão de Ricardo chegou a ser convidada para ocupar um cargo na administração municipal. "Eu e Ricardo temos muita afinidade. Mas achei melhor continuar atuando politicamente onde estou", ressaltou. Erundina destacou que tem praticamente garantida a reeleição para a Câmara de São Paulo e poderia até concorrer ao Senado, no estado onde atua politicamente, com grandes chances também de se eleger. "Estou há 38 anos exercendo atividade política em São Paulo", lembrou.
Luiza Erundina defendeu a candidatura do prefeito Ricardo Coutinho ao Governo do Estado nas eleições de 2010. Ela se colocou, inclusive, a disposição para ajudar na campanha do prefeito. Erundina alertou, porém, que não concorda com uma possível aliança entre o PSB e o PSDB, liderado na Paraíba pelo ex-senador Cícero Lucena e o ex-governador Cássio Cunha Lima.
"O quadro partidário não tem mais identidade. Isso vale para os partidos de esquerda, os ditos socialistas, os de centro e de direita. Essa é uma descaracterização doutrinária, ideológica e política. Não é aquela visão sectária de ideologia. Qual é o projeto político desses partidos? Se faz uma coligação e uma junção de determinadas forças políticas em torno de que idéia, de que projeto e de que proposta? Em nome da tal governabilidade, muitas vezes, os governos são obrigados a construir uma base tão larga, sem muito critério, para sustentar um governo. Isso tem certa importância, mas não pode se sobrepor a importância de uma definição clara do quadro político partidário, ideológico e doutrinário. Se não o cidadão comum não vai fazer diferença em votar num ou noutro. Sequer há um apelo para que ele análise não só o candidato, mas o que é que ele representa no contexto político, eleitoral, social e cultural do pais", observou a deputada.
Prefeito diz que está habilitado para disputar pleito

O prefeito Ricardo Coutinho admitiu, por sua vez, que a administração que realizou em seu primeiro mandato como prefeito de João Pessoa e as ações que foram implantadas nos dois primeiros anos da sua segunda gestão lhe credenciam para disputar o governo estadual nas eleições de 2010. "Credenciam, eu acho que sim. Quem governa uma cidade e da forma como a gente está governando a Capital do Estado é claro que poderia disputar. Mas eu não estou preocupado com isso nesse momento", declarou.
Ele entende que falar em eleição agora poderá prejudicar o trabalho que vem fazendo a frente do governo e as ações que estão sendo executadas em todo o Município. O prefeito disse que existe muita coisa importante acontecendo dentro da cidade. "Do ponto de vista da mudança de mentalidade, da ampliação dos espaços democráticos e do avanço nas políticas públicas. A população quer saber de resultados. E ela percebe que João Pessoa vem tendo resultados. E o que a gente menos tem é discurso", ressaltou.
Ricardo afirmou que o governo municipal tem ações que diferenciam e que hoje a Paraíba toda está querendo. "Você vai no município A, B ou C. Ou os prefeitos chamam ou a população percebe. A nossa política, a nossa gestão é exatamente para as pessoas entenderem que é possível avançar. Eu tenho uma tranquilidade enorme em relação a 2010. Não tenho idéia fixa. Não faço política para disputar um determinado cargo. Agora, uma cidade como João Pessoa tem uma importância muito grande nesse processo. E mais do que a cidade é a qualidade da administração. A diferenciação da gestão, claro, tem um peso grande no xadrez político. Mais isso será visto no próximo ano com os parceiros que por ventura queiram ser parceiros. Os parceiros que o PSB pretende apoiar ou ser apoiado", finalizou.
SAIBA MAIS

Se a chapa realmente for consolidada com Ricardo Coutinho como candidato a governador e Erundina para o Senado, sobrariam apenas duas vagas na chapa, uma para a candidatura a vice-governador e outra para senador, que seriam colocadas para os partidos da base aliada, como o PT, PMDB, PC do B e PTB.


onorte

Centro de Ciências da Saúde da UFPB oferece 8 vagas para professor



A Universidade Federal da Paraíba publicou edital de abertura de concurso público de provas e títulos para preencher vagas de professor Assistente nos níveis I e II, distribuídas em cinco departamentos no Centro de Ciências da Saúde, Campus de João Pessoa.
As vagas estão distribuídas nas seguintes áreas de conhecimento: atividades físicas em academia de ginástica; farmacotécnica; audiologia; motricidade orofacial; linguagem; atividades e recursos terapêuticos; e, anatomia humana.
São oferecidas 8 vagas e as inscrições ficam abertas desta segunda-feira, dia 23 de março a 6 de abril, das 8h às 12 horas, nos departamentos de: Educação Física, Ciências Famacêuticas, Fonoaudiologia,Terapia Ocupacional e de Morfologia.
A taxa de inscrição será cobrada de acordo com a remuneração do cargo. Informações mais detalhadas estão disponíveis no Edital que pode ser consultado via internet ou nos respectivos Departamentos: Outros esclarecimentos pelo telefone (83)3216 7273.
Assessoria

Van da prefeitura de Guarabira capota com time de futebol sub-15; três morrem no local


Um acidente trágico aconteceu bo final da tarde deste sábado 21 na BR 230 na altura da cidade de Café do Vento e já foram confirmadas três mortes e há vários feridos. De acordo com uma das vítimas que teve apenas escoriações leves, a Van transportava um time de futebol da cidade de Guarabira que disputou duas partidas em João Pessoa, uma em Mangabeira e outra em Jaguaribe, pelo campeonato paraibano Sub-15.
De acordo com informações de testemunhas, a Van, que pertence a Prefeitura de Guarabira, de placa MNF 4578, ia de João Pessoa para a cidade brejeira quando o motorista perdeu o controle e capotou várias vezes. As três vitimas fatais são adolescentes que faziam parte da equipe. Pelo menos 14 pessoas estavam no veículo.
Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal foi acionado e já transferiu três pessoas feridas para o Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa. Ainda há outros feridos no local recebendo os primeiros socorros.
Ainda segundo a vítima que sobreviveu, o motorista dirigia em alta velocidade e o local onde o veículo capotou várias vezes é uma descida e para piorar as circunstancias os pneus da Van estavam carecas.
As vítimas fatais são conhecidas como Emerson de Lucas, Lucas de Pilões e Leonardo.
Redação com wscom

Crise financeira ainda não afeta o comércio de Patos


“A crise financeira que começou nos países de primeiro mundo e já afeta também o Brasil, não vem causando efeitos negativos no comércio de Patos”. Foi o que afirmou esta semana o presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos e Região, Everaldo Lima dos Santos, em entrevista as emissoras de rádio da cidade.
De acordo com o levantamento feito esta semana na sede da entidade, até o dia 20 deste mês, foram realizadas 146 rescisões de contrato de trabalho, um quantitativo igual ao registrado no mesmo período de 2008. Para Everaldo Lima, essas demissões acontecem a cada início de ano, como resultado das contratações sazonais provocadas pelo aquecimento de vendas no comércio durante as festas de final de ano.
O sindicalista lembrou ainda que há possibilidade de que tenhamos um saldo positivo no setor, uma vez que muitas contratações foram efetuadas e algumas empresas costumam aproveitar os trabalhadores com melhor desempenho durante o contrato temporário.
Outro ponto abordado por Everaldo foi a abertura de novas empresas desde o último final de ano, quando o país começou a conviver com os efeitos da crise mundial. De lá para cá, mais de dez empresas de pequeno porte abriram as portas, enquanto duas empresas de grande porte estão ampliando a demanda de trabalhadores e serviços.
“A minha grande preocupação é no sentido de termos um prolongamento da crise, uma vez que geraria forte retração nos investimentos e poderia aumentar de modo significativo as demissões no comércio em Patos e região”, finalizou.
Ricardo Coutinho é hoje o fiel da balança na política paraibana
Na política sempre é assim! Um processo eleitoral começa a medida que o outro termina. Então, dessa forma podemos deduzir que a definição do quadro político para 2010 começou a se definir depois do segundo turno das eleições municipais. Nomes, são vários, José Maranhão e Veneziano, pelo PMDB, Efraim Morais ou Cícero Lucena com o apoio do grupo cassista, além do prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho-pelo PSB.
Diante dessa realidade, ninguém pode deixar de considerar que o mandato tampão de José Maranhão, não será tempo suficiente para realizar grandes marcos no estado, uma vez que em pouco mais de um ano, teremos início o processo eleitoral. Mesmo assim, ele tem a primazia para ser o candidato natural do PMDB, embora o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego, fosse até antes da posse de Maranhão como governador, considerado o principal nome do partido para a disputa.
No outro lado da moeda, está o grupo do ex-governador Cássio Cunha Lima, encabeçado por PSDB e DEM, que tem nos senadores Cícero Lucena e Efraim Morais, os nomes mais cotados para a disputa. No entanto, Efraim e Cícero, ainda não desfrutam da simpatia do povo paraibano, mesmo saindo com o apoio do grupo Cunha Lima, fato que para quem está na oposição pesa bastante. Outro fatos determinante da disputa pode ser a migração de prefeitos, de um grupo para outro, em função da transição de governo que ocorreu a partir deste mês. Em outubro do ano passado, o então governador Cássio Cunha Lima, elegeu 145 prefeitos contra 66 do grupo Maranhão.
O PSB de Ricardo Coutinho ficou com 12 municípios. Com a mudança de governo, saberemos quem são os fiéis e traidores de Cássio, uma vez que esses números não chegarão a 2010 da mesma forma. Diante disso, como ficaria a conjuntura das alianças para o próximo ano? Hoje, pelo menos quatro cenários são logicamente possíveis:

1º- De 3 candidaturas: PMBD X PSDB X Ricardo Coutinho-PSB
2º-PBDM + Ricardo X PSDB
3º-PMDB X Ricardo Coutinho, + grupo Cunha Lima.
4º-Ricardo + PMDB, X PSDB

Com apenas doze prefeituras, e uma área de atuação restrita a grande João Pessoa, Ricardo Coutinho não teria sozinho, uma penetração suficiente no interior do estado, para vencer as eleições. Por isso, ele, teria que sair candidato, apoiado por um dos dois grupos maiores. Ninguém se engane que ele é consciente que sem esse apioo é difícil vencer as eleições. A grande pergunta é: Quem cederia a cabeça da chapa para Ricardo? O PMDB tem uma tradição de lançar candidatos ao governo e tem o governador. Além do mais, a relação política entre Ricardo e Maranhão anda arranhada desde as eleições de 2008, fato que torna improvável o apoio do PMDB ao prefeito da capital.
Maranhão por sua vez, teme a união entre Cássio e Ricardo, uma vez que só João Pessoa, onde Ricardo goza de grande prestígio, o colégio eleitoral é de quase 500 mil eleitores. Cássio com certeza, terá dificuldades de justificas as três cassações lançando um candidato próprio, bem como poderá transferir os respingos de “Corrupção” para seus aliados. No entanto, a cenário de três candidaturas quebra a aliança entre PSB e PMDB, que estiveram unidos nas eleições de 2006.
Dessa forma, entendemos que sozinho, Ricardo é o terceiro nome, por estar em um partido pequeno e sem penetração nas macro-regiões paraibanas. Porém, com o apoio de um ou outro grupo, o eleitorado de João Pessoa, se torna um grande diferencial para lhe tornar um forte candidato ao governo do estado em 2010.

Especialmente para o garimpandopalavras

sexta-feira, 20 de março de 2009

Dia do Down é lembrado em João Pessoa



O dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, não passou em branco em João Pessoa. Na manhã desta sexta-feira (20), a Câmara Municipal realizou uma sessão especial alusiva a data onde grupos de apoio a pessoas com Down e representantes públicos discutiram a ampliação do acesso a educação, saúde, transporte e questões relacionadas à vida das pessoas que vivem com down.
Durante a audiência pais de filhos com síndrome de down reivindicaram a ampliação do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a ampliação da Lei 11 409, que estabelece o passe livre nos transportes coletivos para pessoas soropositivas e deficientes físicos e acompanhantes também para pessoas com down. O vereador Ubiratan Pereira, Bira, que propôs a sessão especial, informou que estará encaminhando um requerimento a Secretaria da Educação solicitando a ampliação dos turnos referentes a educação de jovens e adultos (EJA) de forma a atender mais pessoas com síndrome de down. Bira justificou que atualmente só existem turmas à noite, o que dificulta o acesso desses estudantes à educação.
Ele acrescentou que estará junto com as vereadoras Raissa Lecerda e Eliza Virginia solicitando ao prefeito Ricardo Coutinho a reorganização da Lei 11 409, de forma a ampliar o passe livre nos ônibus para pessoas com down e acompanhantes. “Aproveitamos essa data para marcar um compromisso com a causa da síndrome de down. É preciso discutir com a sociedade a quebra de uma barreira que muitas vezes está dentro da gente como preconceitos e esteriótipos que colocou a margem durante muito tempo as pessoas com deficiência”, ressaltou Bira.
Na ocasião os grupos de pais de filhos com Síndrome de Down explicaram que a data marca os 50 anos da descoberta de que as pessoas com down possuem 47 cromossomos, portanto um a mais que as demais pessoas. “Isso representa a descoberta de que a síndrome é um acidente genético e não uma doença. Por isso a importância que o down receber o apoio da família e da sociedade durante sua vida que representa um longo processo de aprendizado”, explicou Edneide Jesine, mãe de uma criança com down.
De acordo com Edneide, apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de down têm rompido muitas barreiras. “Há várias pessoas com síndrome de down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até concluindo o ensino superior”,explicou. Um desses casos é Djalma Barbosa Júnior, que aos 18 anos estuda, pratica natação e musculação. Ele é filho de Fátima Acioly e leva uma vida normal, tendo inclusive noivado recentemente.
A sessão especial no Dia Internacional da Síndrome de Down contou com as presenças das vereadoras Eliza Virgínia (PPS), Raíssa Lacerda (DEM), Felipe Leitão (PRB), do Pastor Edmilson (PRB), além de pais e diversas pessoas com down. Também integraram à mesa dos trabalhos a representante da FUNAD, Margarete Leão, a coordenadora do Centro de Inclusão do Município, Claudete Gomes, a educadora e representante do Grupo de Pais e Filhos com Síndrome de Down, Edneide Jesine e o presidente da Associação dos Cadeirantes, Genilson Machado.

Assessoria

Agentes de trânsito de Patos têm reajuste de 37%


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, acompanhado da secretária de Finanças, Méricles Medeiros, de Planejamento, Eisenhower Segundo, do superintendente da STTrans, manteve reunião na manhã-tarde de hoje (sexta-feira 20) em seu gabinete, com representantes do Sindicato dos Agentes de Trânsito. Na pauta foram discutidas as reivindicações da categoria, que pedia aumento salarial de 12% sobre o salário base e gratificação de 50% por desempenho de trabalho de campo. Como resultado final os agentes tiveram aumento de 12% e as gratificações ficaram no percentual de 25%.
Com o reajuste, o salário bruto de R$ 501,00 passou para R$ 680,00. Ficou decidido também que durante as principais festas culturais, a exemplo de carnaval, São João, Festa de Setembro, quando apenas dez faziam escala, agora todos poderão ser escalados, com turno de 12 por 14 horas, com direito ao acréscimo de 25% nas gratificações, totalizando 50%.
Para o prefeito Nabor Wanderley foi feito grande esforço da STTrans, que tem dotação própria, e esse aumento não trará prejuízos para as finanças do órgão. “Foi uma reivindicação justa dos agentes. Graças a Deus conseguimos chegar a um acordo em torno das propostas”, comentou o prefeito de Patos.
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Patos e Região (Sinfemp), José Gonçalves, explicou que os agentes precisam de harmonia para desempenhar bem suas funções e o diálogo prevaleceu na reunião. “A categoria conseguiu um grande avanço nessa reunião com Nabor. Está sendo criada uma comissão para permanecer num diálogo permanente com o Poder Municipal e esse canal é muito importante para se evitar atritos desnecessários”, comentou Gonçalves, acrescentando que outra categoria municipal que conseguiu reajuste, 20%, esta semana, foi a dos professores, também na base do diálogo com o prefeito Nabor.
A STTans foi criada em 2005, com a municipalização do trânsito. Hoje são 43 agentes efetivados através de concurso público. A categoria já criou, em julho do ano passado, sua associação, que já conta com 21 associados.
Assessoria

Prefeito Edivan Félix continua detido no Presídio de Patos


O prefeito do Município de Catingueira, José Edivan Félix (PR), foi preso na manhã de hoje(sexta-feira) pela Polícia Federal, que cercou com aproximadamente vinte agentes da Paraíba e Rondônia, o prédio da Prefeitura. Com ele foram detidos também o secretário de administração José Amilton Remígio e o funcionário da referida pasta, Teóclito Gomes. Além das prisões, foram apreendidos, segundo a delegada que comandou a operação, Mariana Cavalcanti de Sousa, documentos e CPUs.
O trio, que já havia prestado depoimentos à PF, foi preso por falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro nacional, nos anos de 2006 e 2007. Os mandados foram expedidos pelo TRF - Tribunal Regional Federal, de Recife-PE. Os três, após exames no Departamento de Medicina Legal de Patos, foram levados para o Presídio Regional Romero Nóbrega, desta cidade, local em que chegaram sem algemas e foram trancados em sala especial.
As investigações tiveram início ano passado pela Divisão de Repressão a Crimes Financeiros, da PF do Distrito Federal, tendo como base empréstimos feitos pelo prefeito em nome de aproximadamente 50 funcionários, que tiveram valores em contracheques falsificados para se conseguir os referidos empréstimos. O rombo aos bancos Matoni (BA) e Morada (RJ) se aproxima a R$ 1 milhão. As instituições financeiras não receberam os valores das parcelas previstas nos contratos e deram entrada inicialmente na Comarca de Piancó.
O esquema de falsidade ideológica funcionava da seguinte maneira: os acusados usavam documentos dos funcionários, falsificam contracheques colocando valores que variavam de R$ 3 mil até R$ 15 mil, como é o caso do próprio prefeito, que é advogado. Para conseguir empréstimo falsificou no extrato de vencimentos o valor de R$ 15 mil.
O ex-secretário de Esportes de Catingueira, Francisco Pereira Lopes, foi um dos que cederam seu nome para o empréstimo. Após conseguir realizar a transação, os valores eram sacados nas agências do Banco do Brasil e Bradesco da cidade de Patos. Já os valores dos empréstimos variaram de R$ 15 mil a R$ 19 mil. Já Edivan conseguiu R$ 49 mil do Banco Matoni. Muitos que emprestaram seus nomes para os empréstimos, ganhando pequeno percentual pela falsidade ideológica, fugiram da cidade por medo de ser detidos pela PF.
De acordo com a delegada Mariana, o prefeito Edivan Félix, juntamente com seus auxiliares, ficam agora sob responsabilidade da Justiça. Ela não soube informar se serão transferidos ou mesmo quanto tempo ficarão sob custódia federal. Essas prisões tiveram ampla repercussão na Paraíba. Na cidade de Catingueira a população acompanhou de perto a operação da PF e tem sido o principal assunto desde ontem.
A administração Edivan Félix tem sido marcada por inúmeras denúncias. Um exemplo é o relatório elaborado em 2007 pela Controladoria Geral da União, que detectou mais de 100 irregularidades em obras e serviços. Mesmo com tantas denúncias conseguiu se reeleger prefeito em outubro passado.
foto:garimpandopalavras

Governo e Prefeitura de Pilar irão revitalizar engenho de Zé Lins


O Engenho Corredor, em Pilar, começa a mudar de cenário. O que antes era um imóvel cercado pelo mato e com problemas de instalação, que comprometiam sua integridade física, alavanca, a partir de agora, um longo processo de restauração e revitalização. Técnicos do Iphaep – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – estiveram no local e constataram: os proprietários Alba e Joaquim Soares já iniciaram os serviços emergenciais de limpeza do terreno, onde brincava, quando menino, o escritor José Lins do Rego.
“Vamos refazer a estrada que liga Pilar ao Corredor; refazer o ambiente das cajazeiras, dos jenipapos”, sugeriu o diretor do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti. “Este é um sítio histórico da maior importância. O universo que inspirou José Lins do Rego é conhecido e estudado não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, nas Universidades de Moscou e Sorbone”.
Segundo ele, o poder público estadual quer trabalhar de mãos dadas com a Prefeitura de Pilar e os proprietários do Engenho Corredor, para recuperar e dar vida ao ambiente da casa e seu entorno “Não vamos por qualquer dificuldade para a concretização das obras e a revitalização deste bem de valor inestimável”, garantiu Damião Cavalcanti.
A prefeita de Pilar lembrou que, em novembro, antes mesmo da posse, esteve no Iphaep para conversar com os técnicos sobre o Engenho Corredor e outros imóveis de Pilar. “Eles fazem parte da minha vida; da minha história”, justificou Virgínia Veloso Freire,
Já os proprietários Alba e Joaquim Soares, terceira ponta desta tríade patrimonial, anunciaram o lançamento da ONG “Círculo dos Amigos do Engenho Corredor” e a busca de parcerias com a Fundação Roberto Marinho e a Editora José Olympio, detentora dos direitos autorais da obra de José Lins do Rego. Segundo Joaquim, “até o início de abril, deveremos ter muitas novidades para a área de recuperação do imóvel e também anunciaremos a realização de eventos culturais e educativos, que difundam para o grande público – especialmente os estudantes - o universo descrito nos livros de José Lins do Rego”.
Imóvel é do século XIX e foi tombado em 1998
O processo do Engenho Corredor, instrumentalizado pelos técnicos do Iphaep, propõe uma série de medidas que devem ser tomadas pelos proprietários para que o bem seja recuperado. São atitudes que contemplam as ações a curto, médio e longo prazo. Durante a visita que fizeram esta semana, os arquitetos Raglan Gondim e Cristina Evelise reforçaram os argumentos do laudo, visitando todos os compartimentos do complexo de 3.215 hectares, que compreende a casa grande, casa de purgar, engenho, casa de morador e depósito. Na maioria das salas, o teto está caindo, devido a presença de cupins e outros bichos, e o piso apresenta falhas.
O Engenho Corredor pertenceu ao avô do escritor José Lins do Rego e foi construído no século XIX, estando distante 2 quilômetros da cidade de Pilar. O complexo patrimonial foi tombado pelo Iphaep, através do Decreto nº 20.137, de 02 de dezembro de 1998.
Quando menino, o autor de “Moleque Ricardo”, passava as férias no local. Já adulto, utilizou o cenário como matriz das narrativas de seus romances. Promotor Público, José Lins do Rego estreou no mundo das letras em 1932, ao lançar “Menino de Engenho”, onde trazia à tona as mais remotas reminiscências de sua infância. Ao longo da vida, Zélins publicou dezenas de livros e crônicas e, ainda hoje, sua obra é traduzida nos mais diversos idiomas e publicada em países de todos os continentes.
Instituto tem 38 anos
O Iphaep - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba foi criado em 31 de março de 1971. Sua função é resgatar e preservar a memória da Paraíba, através do cadastramento e tombamento de bens móveis e imóveis que possuam reconhecidos valores históricos, artísticos, culturais, arqueológicos, ecológicos e paisagísticos para a Paraíba. O órgão estadual funciona num sobrado da Av. João Machado, nº 348, em João Pessoa.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o tombamento de um bem cultural ou natural. O Estado pode realizar o tombamento de bens móveis e imóveis, de proprietários públicos ou privados: neste último caso, o direito à propriedade continua inalterado, ou seja, o dono pode alugar ou vender e, ainda, incluir o bem na partilha de uma herança.
O órgão deliberativo do Iphaep é o Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais, formado por representantes de entidades, governamentais e não governamentais, e da comunidade paraibana.
O Instituto dispõe de vários mecanismos para deter a ação dos proprietários que destroem os vestígios do passado: o Auto de Infração e os Termos de Apreensão, de Suspensão, de Embargo, de Advertência, de Liberação e de Notificação. O proprietário também está sujeito ao pagamento de multa.
Mas, por outro lado, também há incentivos aqueles que investem na recuperação do imóvel cadastrado ou tombado pelo Iphaep. Na Lei Orgânica do Município de João Pessoa estão previstas a isenção do IPTU (que pode chegar aos 100% do valor do imóvel) e a diminuição de 50% na taxa do ISS.

Secom
foto:www.revistadehistoria.com.br

Brasil já tem mais de 152 milhões de assinantes de telefones celulares

O Brasil tem atualmente 152,3 milhões de assinantes de celular. Desses, 81,59% têm contas pré-pagas e 18,41% são pós-pagos. Só em fevereiro foram 415,9 mil novas habilitações.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa que lidera a participação no mercado de telefonia móvel é a Vivo, com 29,8%.
Em seguida, aparecem a Claro, com 25,8%, a Tim, com 23,4% e a Oi, com 16,6%. As empresas mantiveram as mesmas posições do mês passado.
O número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes, chamado de teledensidade, cresceu 0,19% em relação ao último mês, e alcançou um índice de 79,9. Comparado a fevereiro de 2008, quando o índice era de 65,09, o crescimento foi de 22,82%.
O Distrito Federal apresenta o maior índice de teledensidade: 143,76 - ou seja, 1,4 telefone para cada habitante. No Rio de Janeiro, a teledensidade é de 97,87 e, em Mato Grosso do Sul, 96,01.
No Amazonas, houve um crescimento de 12,04% neste índice, que passou de 56,84 em janeiro para 63,68 em fevereiro. Em Roraima, o índice passou de 54,63 em janeiro para 60,99 em fevereiro, com crescimento de 11,65%.
Fonte: Agência Brasil

PF cerca Prefeitura de Catingueira

Atendendo determinação do Ministério Público Federal, de Recife-PE, equipes da Polícia Federal estão neste momento (10h20) recolhendo computadores e diversos documentos da Prefeitura de Catingueira. Não se sabe ainda sobre a prisão de alguém. A Delegacia de Patos disse que não poderia passar informações, apenas o MPF.
Sabe-se que o prefeito Edivan Félix possui muitas pendências judiciais, o que pode ter levado a Justiça a investigá-lo mais profundamente. A população de Catingueira está bastante apreensiva com a ação federal. Em breve maiores informações.

Campanha educativa no trânsito de Patos



Ontem (quinta-feira 19) pela manhça, o Pelotão de Policiamento de Trânsito do 3º BPM (PPTran) iniciou uma série de atividades educativas na cidade de Patos, que visam conscientizar os condutores de veículos automotores e os pedestres a respeito das normas de segurança no trânsito.
Trinta alunos da Escola Lions Adjalma Medeiros participaram da Blitz Educativa, onde, em companhia dos policiais que compõem a Divisão de Educação para o Trânsito - DET e dos demais agentes de trânsito do PPTran, abordaram os veículos e fiscalizaram documentos entre outros itens obrigatórios
A Tenente Simone, comandante do PPTran falou da importância de trabalhos dessa natureza, e afirmou que atividades semelhantes estarão sendo realizadas na cidade de Patos ao longo dos próximos dias. "Queremos intensificar e estender o caráter educativo do nosso trabalho, nosso objetivo é instruir para diminuir as vítimas dessa violência silenciosa denominada Trânsito" - Falou a oficial.
Redação com III BPM

Homicida é preso em Patos

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Patos conseguiu prender no final da tarde de ontem (quinta-feira 19) na Rua João Hildebrando, no bairro do Mutirão, Estácio Alves da Silveira, 20 anos, acusado de ter praticado um homicídio na cidade de São José do Bonfim-PB. Após sua prisão, foi levado à 5ª Superintendência de Poícia Civil, em Patos, para as medidas cabíveis.

Menor apreendido com crck em Patos-PB

Ontem (19/03) por volta das 12h, na Rua do Meio na cidade de Patos, durante uma ronda PM, o menor R. L. S; 16 anos, depois de correr em sentido contrário da viatura, foi detido pelos policias, momento em que tentava se desfazer de vinte pedras de crack. O acusado foi conduzido e apresentado a autoridade competente para as medidas cabíveis.
Princesa Isabel
Na noite de ontem (19/03), por volta das 20h15, na farmácia Ideal no centro da cidade de Princesa Isabel, dois indivíduos em uma moto armados de revólver anunciaram o assalto a farmácia, de onde levaram uma quantia desconhecida de dinheiro. Após a ação delituosa, os acusados fugiram em uma moto CG 150 de cor vermelha. Foram realizadas diligências policiais, mas, até o momento sem êxito.
Redação com III BPM

Nacional vence Botafogo no Almeidão após 15 anos

O Nacional de Patos iniciou o segundo turno do Paraibano de Futebol com uma grande vitória, jogando na noite de ontem na Capital contra o Botafogo, pelo placar de 1x0. Havia quinze anos que a equipe de Patos não vencia o Belo no estádio Almeidão, em João Pessoa. O placar mínimo não traduziu o que se viu em campo, já que o Canário do Sertão poderia ter goleado o badalado time pessoense, que fez várias contratações para o returno, inclusive trazendo o técnico Maurício Simões.
O gol nacionalino foi marcado aos 15 minutos do segundo tempo pelo carrasco do Botafogo, Peixinho, camisa 11, ex-atleta daquele clube, depois de receber passe do meia direita Jean Alisson. Nacional continua jogando fora de casa. Neste domingo vai à Sousa encarar o campeão do primeiro turno, o Sousa, que perdeu seu primeiro jogo dessa fase da competição para o Treze, em Campina Grande, por 2x1.

Espaço Sindical


PROFESSORES DE PATOS TERÃO 20% DE AUMENTO SALARIAL RETROATIVO A JANEIRO DE 2009



Em Assembléia Geral realizada nesta quinta-feira, dia 19 de março no Auditório da Associação Comercial de Patos, os professores municipais, incluindo os aposentados, aprovaram a proposta de 20% sobre o salário base, retroativo a janeiro de 2009.
Desde o mês de janeiro que o sindicato vem mobilizando a categoria, com a realização de duas paralisações e negociando o aumento salarial com o Prefeito Nabor Wanderley.
Com esse aumento salarial o menor salário dos professores, que tem apenas o magistério, incluindo a gratificação de docência ficará em R$ 772,00 (setecentos e setenta e dois reais). Além do aumento salarial será implantada a ascensão funcional para todos os profissionais que concluíram especialização ou mestrado no salário do mês de março.
Os professores inativos do Município também serão contemplados com o aumento retroativo a janeiro de 2009.
No mês de março os professores receberão o salário com aumento e mais os valores correspondentes à ascensão funcional. No mês de abril receberão a diferença de janeiro e em maio a do mês de fevereiro.
Para o presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, foi mais uma vitória dos professores no Município, pois com esse aumento a categoria chegou a 102% de aumento salarial nestes últimos 5 anos, superando a inflação e todos os aumentos concedidos ao salário mínimo nacional.
Os professores ainda decidiram continuar lutando pelo rateio do FUNDEB no final do ano, por melhores condições de trabalho, pela realização de eleições diretas para diretores de escolas, pela realização de concurso público, pela manutenção das aulas integrais de educação física no ensino fundamental, com o pagamento dos precatórios de 1996 e 1996 e o apoio à luta das auxiliares de serviços e demais servidores pela redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas.
Sobre a carga horária das auxiliares de serviços da secretaria de educação, foi constituída uma Comissão composta por representantes do sindicato, secretaria de educação e Câmara Municipal, onde está sendo feito um levantamento no sentido de voltar a trabalhar às 6 horas ou seja, um único turno de trabalho.

José Gonçalves-Presidente.





quinta-feira, 19 de março de 2009

Agentes de Trânsito de Patos podem paralisar atividades



Tendo em vista a falta de acordo entre as partes, os Agentes de Trânsito podem parar suas atividades nesta sexta-feira, dia 20 de março, que também é o Dia Municipal do Agente de Trânsito.
Depois de três reuniões com o Prefeito Nabor Wanderley não se chegou a um acordo com relação ao percentual de gratificação exigido pelos Agentes.
O impasse está na diferenciação entre os Agentes gratificados e os não gratificados. Esse fato tem atrapalhado a relação entre os próprios trabalhadores da STTRANS (Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos)
As reivindicações dos Agentes de Trânsito estão sendo conduzidas pela ALTRANS (Associação de Lutas Trabalhistas dos Agentes Municipais de Trânsito de Patos), que depois de realizar várias assembléias chegaram ao consenso entre a categoria de pedir reajuste de 12% sobre o salário mais 50% de gratificação por desempenho da atividade da função de Agente de Trânsito.
Por parte do prefeito foi proposto o reajuste de 12%, que já atende uma das reivindicações da categoria. O impasse é quanto à gratificação de 50% pelo desempenho da função.
Hoje o Agente de Patos recebe um salário liquido de R$ 441,40. Se a reivindicação da categoria fosse atendida esse salário seria de R$ 741, 56. Mesmo assim, o salário dos Agentes de Patos continuaria sendo o segundo pior salário da Paraíba, ficando abaixo dos salários recebidos pelos Agentes de Trânsito de Sousa e Cajazeiras atualmente.
Assessoria-ALTRANS

Moda em evidência hoje no Sebrae



Acontece hoje, a partir das 19h no auditório do Sebrae Patos, o Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos – Verão 2010. O evento, idealizado pela Assistecial By Brasil com Senai, tem apoio da Apex Brasil, Sebrae, Prefeitura e Associação dos Sapateiros.
O objetivo do evento é antecipar as tendências da moda em componentes de couro e calçados, a exemplo de cores, formas e texturas.
O Fórum acontece duas vezes por ano, percorrendo os principais pólos calçadistas brasileiros e algumas feiras internacionais. Ele é voltado para empresários, profissionais e estudantes do setor coureiro-calçadista.

quarta-feira, 18 de março de 2009

116 municípios paraibanos vão produzir sementes de girassol


O plantio de girassol para fornecer as sementes para o Programa Nacional de Biodiesel, da Petrobrás será cultivado por 116 municípios paraibanos. Inicialmente, este ano, o projeto será desenvolvido em 72 municípios, beneficiando 1.000 agricultores familiares, que poderão fazer o cultivo numa área total de 2 mil hectares.
Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Petrobras, o Governo da Paraíba executará o projeto através da Emater. O biodiesel pode reduzir em 78% as emissões líquidas de gás carbônico, 90% as emissões de fumaça e quase 100% as emissões de ácido de enxofre. A Paraíba, pelas suas condições edofoclimáticas e pela existência do zoneamento de risco climático, dispõe de áreas favoráveis para a produção da biomassa, fonte biodiesel. Dentre os 72 municípios, estão, na região de Itabaiana: Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu.
Na região administrativa da Emater, polarizada por Guarabira: Caiçara, Cuitegi, Lagoa de Dentro, Logradouro, Pilões, Pilõezinhos, Serra da Raiz, Sertãozinho, Jacaraú e Guarabira. Área de Solânea: Bananeiras, Cacimba de Dentro, Solânea, Campo de Santana, Casserengue, Damião, Dona Inês, e Riachão.
De acordo com a Emater, na região de Areia vão produzir sementes de girassol, agricultores familiares de Alagoa Nova, Areia, Areial, Esperança, Montadas, Remígio, Puxinanã, e São José de Lagoa de Roça. Na região administrativa da Emater, polarizada por João Pessoa, estão incluídos Alhandra, Baía da Traíção, Caaporã, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Marcação, Marí, Mataraca, Pitimbu, Santa Rita, Pedras de Fogo e a própria capital.
Por fim, na área de Campina Grande, a cultura do girassol vai ser desenvolvida em Aroeiras, Lagoa Seca, Massaranduba, Natuba e Serra Redonda. Os demais municípios passarão a integrar o Programa Nacional de Biodiesel, a partir de 2010.O objetivo do programa é incrementar a produção de sementes de girassol para produção de óleo combustível a fim de proporcionar a redução de poluentes do diesel, melhorando a qualidade ecológica ambiental das cidades. O projeto vai contribuir com a geração de novos postos de trabalho, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.
O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti afirmou que o Governo do Estado tem o programa de biodiesel como uma de suas prioridades pela viabilidade econômica, social e ambiental.
As fases iniciais do projeto são a distribuição de sementes, a assistência técnica e depois a compra dos grãos produzidos. O financiamento é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na Paraíba a principal cultura será do girassol, mas haverá ainda o cultivo de mamona. O Governo do Estado, a Petrobrás e demais parceiros estão agilizando as etapas do programa por conta do calendário agrícola que já avança.
A produção da Paraíba, a exemplo dos estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Pernambuco, será destinada para a base da Petrobras em Quixadá, no Ceará. A prioridade é assistir pequenos produtores de base familiares inscritos no Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar, localizados principalmente em áreas de assentamentos ou em outras áreas com potencialidade para cultivo do girassol.
A princípio, serão capacitados 25 técnicos com a cultura do girassol e outros dez técnicos estarão diretamente envolvidos na execução do programa. O girassol é uma fonte importante de óleo comestível. A produção mundial hoje é superior a 20 milhões de toneladas anuais de grãos.
Ascom

Esporte perde de 2x3 em casa para a Queimadense



A chuva que caiu no início do jogo Esporte de Patos 2X3 Queimadense, no José Cavalcanti, na noite desta quarta-feira 18, parece ter esfriado os ânimos das equipes, que fizeram um primeiro tempo deprimente, de raras emoções para a minúscula torcida que foi ao estádio. A Queimadense, que entrou em campo um pouco mais determinada, conseguiu abrir o placar aos 29 do 1º tempo, através de Igor, camisa 8, aproveitando o rebote do goleiro Tinho.
No início do 2º tempo parecia que a equipe de Patos conseguiria logo o empate, pela disposição demonstrada, mas como conseqüência dos mesmos erros de marcação cometidos na etapa inicial, foi o time visitante que ampliou, aos 8 minutos.
Depois de muitas tentativas o Esporte conseguiu o empate, através de Robertinho, aos 17 minutos e de Anderley aos 25. Quando todos esperavam a virada, foi a Queimadense que sacramentou a derrota do Pato dentro de casa, através do atacante Alex Olinda.
Após o apito final o técnico do Esporte de Patos, Ramiro de Sousa, lamentou o resultado negativo e disse que vai reunir os atletas para pedir que os mesmos não se desesperassem com o tropeço, e que há tempo para recuperação no segundo turno. O lateral direito Dinho também lamentou a falta de competência nas finalizações, mas enfatizou que a equipe deve esquecer o passado e pensar em vencer os próximos jogos para sair do prejuízo.
O Nacional de Patos faz sua estréia amanhã em João Pessoa, contra o Botafogo. Para essa partida dois desfalques são certos: Marcílio, que cumpre suspensão por ter sido expulso na última partida contra o Sousa e o capitão Nilson Paraíba, que está entregue ao departamento médico.

foto:garimpandopalavras

SP: livro didático traz mapa incorreto da América do Sul


Um livro de geografia distribuído pelo governo de São Paulo como material de apoio para os alunos da 6ª série do ensino fundamental da rede pública estadual continha erros no mapa da América do Sul. No mapa incorreto, Bolívia e Paraguai são um país só e existem dois Paraguais - inclusive um deles aparece embaixo do Rio Grande do Sul, onde deveria constar o Uruguai. As informações foram confirmadas ontem, terça-feira 17, pela Secretaria de Estado da Educação.
Outro erro identificado diz respeito aos nossos vizinhos uruguaios, cujo país deveria ser banhado pelas águas do oceano Atlântico e não estar representado no local onde existe o Paraguai.
Em nota, a secretaria informou que determinou a troca dos livros à Fundação Vanzolini, responsável pela elaboração da obra didática. Segundo a pasta, a fundação irá arcar com todos os gastos, incluindo impressão e distribuição.
A correção está à disposição dos professores estaduais pelos endereços eletrônicos http://www.educacao.sp.gov.br/ ou http://www.saopaulofazescola.sp.gov.br/. No comunicado, a secretaria também explicou que as escolas foram alertadas sobre os erros na semana passada, com o objetivo de orientar professores e estudantes. O Caderno do Aluno é um material complementar que não substitui o didático, sendo utilizado em conjunto com os materiais destinados aos professores.

Terra
Foto: ilustrativa

Operação “Camaleão” prende cinco e apreende drogas


Durante todo o dia de ontem, terça-feira 17, polícias Militar, Civil e Ministério Público desenvolveram nos municípios de Coremas e Itaporanga, a operação denominada “Camaleão”, que resultou na prisão de cinco pessoas e apreensão de 50 pedras de ckack e 500g de maconha.
Foram detidos Damião Ferreira da Silva (Damião de Rosinha); Damião Jorge de Paulo Moura (Totinha); Lindon Jonson Martins Lacerda Dantas; Tayllison Nóbrega Pereira (Thallison) e Francisco Soares da Silva (Deycson). A operação foi coordenada pelo delegado Cristiano Jacques, da cidade de Coremas, em parceria com o pelotão da PM de Coremas, através do Ten. Paulo.
As investigações em torno dessa quadrilha ocorrem desde janeiro. Além da droga citada, foi apreendida uma quantia em dinheiro ainda não especificada pela Polícia. Os acusados foram encaminhados à Cadeia Pública da cidade de Coremas, onde foram autuados em flagrante delito nos termos dos Artigos 33 e 35 da Lei n° 11.343/2006 (referente ao tráfico de drogas).

Redação com III BPM

Cultura popular

Um PAC com Dilma

(Miguezim de Princesa)


I
Quando vi Dilma Roussef
Sair na televisão
Com o rosto renovado
Após uma operação,
Senti que o poder transforma:
Avestruz vira pavão.

II
De repente ela virou
Namorada do Brasil:
Os políticos, quando a vêem,
Começam a soltar psiu,
Pensando em 2010
E nos bilhões que ela pariu.

III
A mulher, que era emburrada,
Anda agora sorridente,
Acenando para o povo,
Alegre, mostrando o dente,
E os baba-ovos gritando:
É Dilma pra presidente!

IV
Mas eu sei que o olho grande
É na montanha de bilhões
Que Lula botou no PAC
Pensando nas eleições
E mandou Dilma gastar,
Sobretudo nos grotões.

V
Senadores garanhões,
Sedutores de donzelas,
E deputados gulosos,
Caçadores de gazelas,
Enjoaram das modelos,
Só querem casar com ela.

VI
Eu também quero uma lasquinha
Uma filepa de poder
Quero olhar nos olhos dela
E, ternamente, dizer
Que mais bonita que ela
Mulher nenhuma há de ser.

VII
Eu já vi um deputado
Dizendo no Cariri
Que Dilma é linda e charmosa,
Igual não existe aqui,
E é capaz de ser mais bela
Que Angelina Jolie.

VIII
Dilma pisa devagar
Com seu jeito angelical,
Nunca deu grito em ninguém
Nem fez assédio moral
Ou correu atrás de gente
Com um pedaço de pau.

IX
Dilma superpoderosa:
8 bilhões pra gastar
Do jeito que ela quiser,
Da forma que ela mandar,
Sem contar com o milhão
Do cofre do Adhemar

X
Estou com ela e não abro:
Viro abridor de cancela,
Topo matar jararaca,
Apagar fogo na goela,
Para no ano vindouro
Fazer um PAC com ela.

Enviada pela leitora Thoyama Medeiros

Cintura grande é um peso extra para os pulmões, diz estudo


Pesquisa foi feita por cientistas franceses. Eles analisaram dados de 120 mil indivíduos.


As pessoas que carregam peso demais na região da cintura podem estar colocando um peso em seus pulmões, como mostra um novo estudo. Os pesquisadores que revisaram a saúde de 120 mil indivíduos na França descobriram que as pessoas obesas no abdômen tinham funções pulmonares piores.
Os pesquisadores, em artigo publicado na "The American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine", definiram a obesidade abdominal como uma circunferência de cintura com 35 polegadas ou mais para mulheres, e mais de 40 polegadas para homens. O efeito nos pulmões foi encontrado mesmo depois que o índice de massa corporal – uma medida geral de condição física – foi levado em consideração.O estudo, chefiado por Natalie Leone, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, na França, apontou que funções pulmonares debilitadas poderiam ser um sinal de sérios problemas de saúde no futuro, incluindo doenças cardiovasculares. A obesidade abdominal é apenas uma parte em um conjunto de sintomas que causam a condição conhecida como síndrome metabólica.
Existem diversas explicações sobre por que o peso adicional em volta da cintura pode fazer os pulmões trabalharem menos, diz o estudo.
Pode ser simplesmente que a gordura deixe menos espaço para que os pulmões de expandam. Mas também pode ser que as células de gordura aumentem a inflamação por todo o corpo, inclusive nos pulmões.
New York Times

4ª Cia da PM aprrende dezenas de motos na área de Princesa Isabel-PB


A 4ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Princesa Isabel, vem intensificando a realização de blitze naquela área do Estado, sob comando do Capitão Douglas. Barreiras policiais estão sendo montadas e os resultados aparecendo, com a apreensão de dezenas de motos que estavam trafegando irregularmente.
"A ação vai continuar, nosso intuito é proporcionar aos cidadãos residentes na área de atuação da 4ª Companhia maior segurança e tranquilidade", afirmou o Capitão Douglas.

Redação com III BPM

Espaço Sindical


SINFEMP - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PATOS E REGIÃO


AUDIÊNCIA OCORRIDA NO DIA 17 COM O PREFEITO NABOR WANDERLEY

PROPOSTAS APRESENTADAS E QUE SERÃO DISCUTIDAS NA ASSEMBLÉIA GERAL, NESTA QUINTA-FEIRA, ÀS 4 HORAS DA TARDE NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PATOS.

Aumento dos Professores ativos e aposentados de Patos:

Proposta: 20% para os professores ativos e aposentados, retroativo a janeiro de 2009, sendo que a diferença de janeiro será paga no salário de abril e a diferença de fevereiro será paga no salário de maio.

Ascensão dos professores:
Será implantado no contracheque do mês de março de 2009.

Pagamento dos Precatórios:

Formada comissão para levantamento dos valores de 1996 e 1999 e no dia 24 de abril será realizada uma reunião para se discutir o pagamento aos servidores municipais.

Carga Horária dos Servidores da Educação:

Foi formada uma Comissão composta por 5 pessoas, dentre elas: José Gonçalves e Carminha pelo SINFEMP, os Vereadores Edileudo e Sales Júnior pela Câmara Municipal e Ana Estefânia pela Secretaria de Educação.

Objetivo da Comissão: Fazer levantamento em cada local de trabalho, vendo a possibilidade junto aos servidores e a direção das escolas, para o trabalho ser realizado em turno único ou seja 6 horas.

Audiência Pública hoje, dia 18 de março de 2009, as 18:00 horas na Câmara Municipal.

Assembléia Geral do SINFEMP com todos os associados, nesta quinta-feira, às 4 horas da tarde no Auditório da Associação Comercial de Patos.

Todas as propostas apresentadas serão levadas para decisão dos servidores na assembléia da quinta-feira, dia 19 de março de 2009.

José Gonçalves-Presidente

terça-feira, 17 de março de 2009

Segundo turno começa quente:


Genival Junior para o Garimpando


Quatro jogos movimentam a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano, última chance para as equipes que tentam garantir uma vaga na decisão do estadual 2009.
Em Campina Grande, Treze e Sousa farão um jogo com cheiro de revanche para os trezeanos, que perderam por 1x0 no último domingo jogando no Amigão. Por sinal, aquela foi a terceira vitória consecutiva do Sousa contra o Galo da Borborema, que havia perdido em Sousa por 4x0 na estréia, e por 2x1 na primeira partida da decisão, realizada no José Cavalcanti em Patos.
Em João Pessoa, Internacional x Campinense jogam em busca de três pontos para começar bem o turno, mesma situação de Esporte x Queimadense que se enfrentam no José Cavalcanti. Os três jogos começam as 20:30h. Botafogo x Nacional fazem na quinta-feira, o jogo que completa a rodada de abertura da segunda fase no estádio Almeidão, também às 20:30h.

Seis candidatos:

A expectativa é de que pelo menos seis equipes lutem de igual modo pela classificação a fase final do turno. Além de Sousa, Treze, Nacional e Campinense, que ocuparam as quatro primeiras posições da primeira fase, Botafogo e Esporte ganham força para entrar na disputa.
Em termos de elenco, Nacional, Treze e Sousa, serão praticamente a mesma base das equipes que terminaram a fase anterior e tentarão repetir as boas atuações para se classificarem novamente. Campinense, Esporte e Botafogo, chegam na disputa com as suas equipes bastante modificadas, na tentativa de obter a vaga que resta, vencendo o turno e decidir o certame 2009 contra o Sousa. Para isso, o fator entrosamento será um dos grandes adversários das equipes que terão que arrumar a casa dentro da competição.
Certo mesmo é que a conquista do Sousa no primeiro turno deixou o campeonato em aberto, pois temos que considerar o fato de que o Dinossauro foi obrigado a inverter as vantagens que eram de Nacional e Treze, para ficar com o caneco. Portanto, a sorte está lançada, e a tendência é que a taça fique nas mãos de quem conseguir unir os fatores determinação e competência, dentro das quatro linhas.
foto:garimpandopalavras

Estudante agride pai a golpes de lápis

Hoje (terça 17), no início da tarde, o jovem Rogério Bruno Nunes de Holanda, 25 anos, agrediu seu pai, o aposentado Oliveira Luiz de Holanda, 70, na residência da família, na Rua Augusto dos Anjos, Patos-PB. O rapaz, que confessou fazer uso de maconha desde os 11 anos, utilizou uma caneta esferográfica para aplicar dois golpes em seu pai, um na altura do peito e outro na parte posterior do pescoço. Enquanto o idoso era socorrido ao Hospital Regional, Bruno era conduzido para a Delegacia, onde foi ouvido pelo delegado Manoel Martins.
Ao Garimpando o agressor, que estudou até o 4º período de Letras na FIP, segundo nos informou, disse que faz tempo que o clima vivia pesado em sua casa. Comentou que teve uma vida de muitos problemas ligados às drogas e que seu pai sempre o maltratou. Falou que sua mãe os abandonou, trabalha em São Paulo e era ela quem custeava seus estudos.
Uma tia do jovem disse ao delegado Martins que o senhor Oliveira não tem vontade de prestar queixa contra seu filho. Apesar do Sargento que fez o BO apontar como tentativa de homicídio o ato praticado pelo jovem, o delegado disse que se trata de uma lesão corporal, cuja pena varia de dois meses a três anos, podendo a pena ser revertida em trabalhos sociais.

Belos estádios, péssima saúde

Assisti atentamente um debate esportivo numa emissora de TV no último final de semana e refleti tudo o que foi dito. Um dos apresentadores, P. da vida com a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, falava bravamente sobre os investimentos que o governo federal teria que investir em reformas dos estádios para atender as exigências da Fifa. Ele lembrava da saúde pública em nosso País. Dei-lhe total razão a seus argumentos, tendo em vista o caos que toma conta, de muitos anos, na rede pública de saúde. Pessoas morrendo na porta de hospitais por falta de atendimento, hospitais sucateados, médicos sem qualquer estímulo para desempenhar suas funções, falta de medicamentos, corrupção a torto e a direito, e por ai vai.
Já imaginaram quanto a União terá que desembolsar para recuperar os estádios sucateados, enquanto a vida de milhões de pessoas ficam à míngua? Temos que ver se teremos o retorno satisfatório dessa Copa. Se quer investir em esporte, porque não copia modelos a exemplo dos Estados Unidos, Cuba, com criação de centros de treinamento modernos, programas de incentivo ao desporto para que tenhamos uma população educada para a prática desportiva, sermos bem representados em eventos esportivos internacionais? É bom pensarmos um pouco.

Bincando de segurança

Os recentes roubos de armas em quartéis brasileiros dão mostra do desleixo, da falta de seriedade de certas instituições com relação à segurança da sociedade. Além de quartéis, fóruns de justiça também estão tendo a presença frequente de criminosos, que levam todo tipo de armamento para equipar as quadrilhas que aterrorizam o cidadão de bem com assaltos a bancos, sequestros, e uma série de atos criminosos. Resta saber se as forças armadas nacionais vão um dia tomar providências com relação a isso.

Morre jornalista Jacinto Barbosa


Faleceu na madrugada desta terça-feira o jornalista Jacinto Barbosa, editor da revista A Semana e secretário de Comunicação e Turismo da prefeitura de Esperança. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, originada a partir de um câncer de pâncreas que evoluiu.
Ele estava internado no hospital da Unimed desde o final de semana, mas não resistiu ao agravamento da doença.
O corpo de Jacinto Barbosa será velado na Central de Velórios São João Batista, em João Pessoa. O corpo será, depois, encaminhado à cidade de Esperança, onde será sepultado.
Jacinto Barbosa foi editor por 10 anos da TV Tambaú e chefe de redação do jornal A União e Jornal da Paraíba. Também diretor-executivo do portal de notícias Virgulino.com. Ele deixa viúva a também jornalista Clélia Toscano, com quem teve uma filha, hoje com 15 anos.

wscom

Prefeito de Quixaba toma posse na Junta Militar


Aconteceu na manhã de ontem (16/03), no auditório da Câmara de Vereadores José Luís Bezerra, a posse do prefeito de Quixaba, Júlio Cezar, na Junta de Serviço Militar do município. Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito José Leudo, a primeira dama Anna Christinna, alguns secretários municipais, vereadores e sociedade civil.
Durante discurso Júlio Cézar não deixou de demonstrar o amor à pátria e o orgulho de estar recebendo a atribuição de presidente da Junta. “É com muito orgulho que recebo esta atribuição de presidente da Junta de Serviço Militar em nosso município, pois admiro o trabalho que o Exército Brasileiro exerce no nosso país, garantindo a segurança do território nacional e nos ensinando a amar à pátria. Me orgulha também o fato de meu pai ter sido um combatente na Segunda Guerra Mundial, me passando muitos conhecimentos; então é mais que um dever, é minha obrigação zelar pela Junta Militar do nosso município”, disse o prefeito.
O delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, o Segundo-Tenente Hugo Batista de Sousa, que presidiu o ato de posse, acredita que atos como estes são de extrema importância para conscientização dos jovens. “O trabalho da Junta não é entregar apenas um pedaço de papel confirmando o alistamento, mas sim entregar ao jovem o dever de cidadão e a responsabilidade da pátria. Quixaba não tem quartel, mas tem “guerra”. E o presidente desta junta está consciente não só de seu cargo, mas que está entregando ao cidadão o dever de defender o País em que ele nasceu”, afirmou o Segundo-Tenente.

Amanda Pereira (Assessoria)

segunda-feira, 16 de março de 2009

UFCG abre inscrições para vários concursos na próxima segunda



A UFCG dará início na próxima semana às inscrições de quatro concursos públicos com o objetivo de selecionar 21 professores efetivos para atuação nos campi Campina Grande e Sousa. Cinco das vagas são para a Unidade Acadêmica de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Campina Grande, sendo uma para cada área: Sociologia da Saúde; Psicossomática; Psicologia Hospitalar, Enfermagem – Saúde do Adulto e Idoso, e Enfermagem Ginecológica.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, 16, e as vagas são para as classes de professor Auxiliar Padrão II (com graduação ou especialização) e Adjunto Padrão I (com doutorado), em regime de trabalho de 20 horas semanais. Os nomeados e empossados exercerão a docência em Campina Grande e assumem o compromisso de fixar residência em na cidade.
As inscrições prosseguem até o próximo dia 15 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Medicina, no CCBS, localizado na Avenida Juvêncio Arruda 795, Bodocongó, em Campina Grande, PB. Outras informações podem ser obtidas pelos fones (83) 3310.1233 ou 3310.1334.
Engenharia Elétrica
Na Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, em Campina Grande, são oferecidas quatro vagas para professor Adjunto (com doutorado), com salário inicial de R$ 6.497,15 e regime de trabalho de dedicação exclusiva.
As áreas de conhecimento são: Alta Tensão, Controle e Automação, Eletromagnetismo e Processamento de Sinais. A titulação mínima exigida é a graduação em Engenharia Elétrica (ou outras denominações adotadas pelo INEP/MEC) e doutorado em Engenharia Elétrica (ou outras denominações de acordo com a Área de Engenharias IV da Capes/MEC).
As inscrições prosseguem até o dia 14 de abril. Caso não haja candidatos inscritos ou inscrições homologadas para a classe de professor Adjunto até este dia, novas inscrições serão automaticamente abertas, de 20 a 24 de abril, para a classe de professor Assistente (com mestrado). A remuneração, neste caso, é de R$ 3.997,08.
As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica, Bloco CG do campus Campina Grande.

Sociologia e Antropologia
Três vagas estão sendo abertas na Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia do Centro de Humanidades. Todas são para a classe de professor Adjunto, Nível I, com salário de R$ 6.722,85 e regime de trabalho de 40 horas semanais (T40), com dedicação exclusiva.
Uma vaga é para a área de Lógica. As inscrições começam na segunda, 16, terminando no dia 15 de abril. Já para a área de Antropologia são duas as vagas, com as inscrições começando na terça, 17, e terminando também no dia 15.
As inscrições devem ser realizadas das 8h às 12h e das 14 às 17h, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia, Bloco BA, Hall das Placas do CH, Sala 306, no campus Campina Grande.
Outras informações pelo fone (83) 3310.1211.
Ciências Contábeis
Na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa, estão sendo oferecidas nove vagas, sendo quatro para o curso de Administração e cinco para o curso de Serviço Social.
Para a classe de professor Assistente (com mestrado), as vagas são para as disciplinas Administração da Produção, Matemática e Estatística e Serviço Social (regime de trabalho T-40 com dedicação exclusiva, com salário de R$ 3.997,08); e Serviço Social, História, Psicologia e Filosofia (regime de trabalho T-20, com salário de R$ 1.477,77).
Para a classe de professor Auxiliar (também com mestrado), as vagas são Economia e Psicologia Organizacional (regime de trabalho T-20, com salário de R$ 1.477,77).
As inscrições prosseguem até o dia 3 de abril na secretaria da Coordenação Administrativa da UACC, no campus Sousa, localizado na rua Sinfrônio Nazaré, 38, Centro, Sousa, PB.

wscom
foto:images.quebarato.com.br

Prefeitura de Patos realiza convênio com a UFCG


Na manhã da ultima sexta-feira (13) o secretário de Meio Ambiente de Patos, Alexandre Nóbrega, esteve presente na coordenadoria do Curso de Engenharia Florestal da universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Patos, onde se reuniu com Professores. No encontro foram tratados diversos assuntos importantes ligados ao meio ambiente e assinados novos convênios da instituição de ensino com o município.
Na pauta foram tratadas questões como a arborização de Patos, o trabalho da educação ambiental nas escolas, através de palestras. Outro ponto discutido foi o tratamento de resíduos sólidos, uma grande preocupação dos órgãos de proteção ambiental. Para Alexandre Nóbrega a pareceria é importante já que a cidade tem uma Secretária de Meio Ambiente e uma Universidade de Engenharia Florestal, que devem ser muito bem utilizados em prol da população.
Segundo Alana Candeia, professora de Engenharia Florestal, a troca de experiência vai fazer com que os alunos coloquem em pratica o conhecimento adquirido ao longo curso. “Eles terão o acompanhamento dos professores e coordenadores. Quem também ganha com isso é a população, pela implantação dos projetos”, enfatizou Alana.
Um dos projetos que mais chamam atenção é o “Patos que te Quero Verde”, assim denominado, o qual trará importante avanço na luta por uma cidade mais arborizada. O grande suporte para o sucesso dessa iniciativa são os viveiros florestais criados pelo Município. Patos é hoje uma das cidades mais quentes da região semi-árida do País. “Além de aliviar as altas temperaturas, a arborização melhora a estética da cidade”, afirma Alana.
Genário Junior (Assessoria)

A Excomunhão

A história da excomunhão das pessoas que viabilizaram o aborto feito em uma criança vítima de estupro rendeu uma série de 10 estrofes a um poeta chamado Miguezim de Princesa. Não o conheço, mas aproveito para dar os parabéns ao autor dos versos que seguem descritos abaixo:

A EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA
/Miguezim de Princesa/

*Peço à musa do improviso
*Que me dê inspiração,
*Ciência e sabedoria,
*Inteligência e razão,
*Peço que Deus que me proteja
*Para falar de uma igreja
*Que comete aberração.

*Pelas fogueiras que arderam
*No tempo da Inquisição,
*Pelas mulheres queimadas
*Sem apelo ou compaixão,
*Pensava que o Vaticano
*Tinha mudado de plano,
*Abolido a excomunhão.

*Mas o bispo Dom José,
*Um homem conservador,
*Tratou com impiedade
*A vítima de um estuprador,
*Massacrada e abusada,
*Sofrida e violentada,
*Sem futuro e sem amor.

*Depois que houve o estupro,
*A menina engravidou.
*Ela só tem nove anos,
*A Justiça autorizou
*Que a criança abortasse
*Antes que a vida brotasse
*Um fruto do desamor.


*O aborto, já previsto
*Na nossa legislação,
*Teve o apoio declarado
*Do ministro Temporão,
*Que é médico bom e zeloso,
*E mostrou ser corajoso
*Ao enfrentar a questão.

*Além de excomungar
*O ministro Temporão,
*Dom José excomungou
*Da menina, sem razão,
*A mãe, a vó e a tia
*E se brincar puniria
*Até a quarta geração.

*É esquisito que a igreja,
*Que tanto prega o perdão,
*Resolva excomungar médicos
*Que cumpriram sua missão
*E num beco sem saída
*Livraram uma pobre vida
*Do fel da desilusão.

*Mas o mundo está virado
*E cheio de desatinos:
*Missa virou presepada,
*Tem dança até do pepino,
*Padre que usa bermuda,
*Deixando mulher buchuda
*E bolindo com os meninos.

*Milhões morrendo de Aids:
*É grande a devastação,
*Mas a igreja acha bom
*Furunfar sem proteção
*E o padre prega na missa
*Que camisinha na lingüiça
*É uma coisa do Cão.

*E esta quem me contou
*Foi Lima do Camarão:
*Dom José excomungou
*A equipe de plantão,
*A família da menina
*E o ministro Temporão,
*Mas para o estuprador,
*Que por certo perdoou,
*O arcebispo reservou
* A vaga de sacristão.

Enviada pelo poeta repentista Vicente Campos

Assaltantes são presos em Boa Ventura-PB

A PM conseguiu prender Gilvando Severino de Sousa, 24, agricultor e o desocupado Francieudo Juca da Silva, 18, acusados de assaltarem um posto de combustíveis em Boa Ventura. Os dois chegaram em uma moto por volta das 20h de ontem (domingo 15) no estabelecimento comercial e forçaram, com arma em punho, o frentista de nome Francisco a passar o apurado, quantia não especificada. Em seguida fugiram. A Polícia foi acionada, colheu informações, como características dos acusados e partiu em diligência, conseguindo prender os dois. Foram apreendidos com Gilvando um revólver cal. 38 de marca Taurus com três cartuchos intactos, e uma quantia de R$ 40,00, além de uma moto de cor azul CG 150, de aluguel, placa MOP 1667 Itaporanga. Ambos acusados foram entregues à Delegacia de Polícia.
Em Princesa Isabel
Outro assalto a posto de combustíveis aconteceu na cidade de Princesa Isabel, às 19h30 de ontem (domingo). Segundo relato do frentista de nome Paulo, quatro homens em duas motos chegaram ao posto. Dois desceram e o abordaram enquanto os outros dois davam cobertura. Eles tomaram-lhe a quantia de R$ 100,00 em dinheiro e em seguida um deles efetuou um disparo de arma de fogo antes do grupo empreender fuga. Nenhum deles foi capturado.

domingo, 15 de março de 2009

Dinossauro é campeão do 1º turno do Paraibano


O Sousa fez a festa no estádio Amigão na tarde deste domingo, 15, venceu o Treze por 1x0 e conquistou o título do primeiro turno do Campeonato Paraibano. De quebra, o alviverde garantiu presença na final do Estadual, caso outra equipe vença o returno. E o time nem precisava vencer a partida para ser campeão. Como havia ganho em Patos por 2x1, bastava um simples empate.
Mas após suportar a pressão alvinegra no primeiro tempo, o Sousa soube impor seu ritmo e se aproveitou do nervosismo do rival, que na etapa final errou muito e em nenhum momento ameaçou o goleiro Ricardo. Diga-se de passagem, apesar do domínio territorial do Galo em quase todo o jogo, as melhores oportunidades eram do Sousa.
O título coroa o time que melhor aproveitou o fato de jogar em casa nas fases decisivas. Nas semifinais, o Dinossauro eliminou o Nacional de Patos após vencer no Marizão e empatar no José Cavalcanti. Contra o Treze, nova vitória no primeiro jogo.
Vale lembrar a celeuma que envolveu a partida em Patos, que até o dia da partida não se sabia ao certo se haveria confronto, por conta de várias mudanças no local da decisão.
O jogo – A partida começou em alta velocidade e quem partiu para cima primeiro foi o Sousa. Edmundo recebeu cara a cara com Delmir, mas o chute foi para fora. Pelo lado do Treze, o primeiro lance de perigo foi aos 5 min, quando Cléo Paraense cruzou para Nonato, que chutou fraco e Ricardo defendeu com tranquilidade.
Aos 10 min, Edmundo escapou pela direita e cruzou para Dileu. Na hora do chute, a zaga apareceu e atrapalhou o atacante alviverde. Um minuto depois, Nonato recebeu cruzamento e tocou de cabeça por cima de Ricardo. A defesa cortou quase em cima da linha. Aos 14 min, Nonato arriscou de fora da área e Ricardo defendeu.
Aos 21 min, Cléo Paraense cobrou falta pela direita de ataque e Nonato mandou para fora de cabeça. Aos 34 min, um lance incrível.
Edmundo dominou dentro da área, driblou Delmir e sozinho, com o gol aberto, fez o mais o difícil: acertou a trave. No rebote a defesa alvinegra afastou o perigo. O Treze só voltou a assustar aos 43 min. Edílson, que havia entrado no lugar de Roni, arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave de Ricardo. Dois minutos depois foi a vez de Tony chutar de longe, mas o goleiro defendeu.
Na etapa final o jogo caiu de qualidade e o Treze passou a tentar chegar ao gol de toda forma, muitas vezes desorganizado. E o resultado não poderia ser outro. Aos 20 min, após contra-ataque, Miltinho sofreu falta no lado direito. Marquinhos entrou em seu lugar e cobrou. De cabeça, Ranieri tocou livre e abriu o marcador: 1x0.
Ficha Técnica:
Treze: Delmir, Antônio Carlos, Bruno, André Lima e Cleydson; Roni (Edilson) (Lecheva), Tony, Geraldo e Daniel; Nonato e Cléo Paraense. Téc.: Marcelo Villar.
Sousa: Ricardo, Nino, Rogério, Ranieri e Camilo; Juninho, Iarley, Miltinho (Marquinhos) e Manu (Aílton); Edmundo e Dileu. Téc.: Reginaldo Sousa.
Cartão Amarelo: Antônio Carlos (Treze); Rogério (Sousa).
Árbitro: José Renato.
wscom
foto:garimpandopalavras

MEC decide promover mudanças nos vestibulares


O Ministério da Educação decidiu mudar a forma de seleção das universidades e alterar os vestibulares. - Os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino médio hoje está direcionado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso - opinou o ministro Fernando Haddad (foto), do MEC. Ele observou que a educação no ensino médio está voltada para a memorização, e não para desenvolver a capacidade de raciocínio.

ABR

Mais um tem a moto tomada por assalto em Patos

Ontem (sábado 14) à noite, por volta das 23h30, a vítima de nome Fábio, teve sua moto Yamaha YBR, cor vermelha, placa não informada pelo proprietário, tomada por um indivíduo que, de arma em punho, ordenou que lhe passase o veículo. O fato aconteceu no Conjunto Noé Trajano. Até o presente a moto não foi recuperada, nem o acusado detido.

Homens são 80% dos demitidos no Brasil, mostra pesquisa


Após três meses seguidos de baixas, o mercado de trabalho formal delineou o perfil do trabalhador brasileiro demitido pela crise econômica que varre o planeta. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) obtidos pela Folha mostram que o maior número de empregos eliminados ocorreu entre pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos.
Entre novembro de 2008 e janeiro deste ano, o mercado perdeu 797.515 postos de trabalho. Desse total, 79% são trabalhadores com ganhos entre R$ 415 e R$ 1.245 à época.
Os homens foram os principais afetados pelo encolhimento do emprego formal e respondem por 8 a cada 10 vagas fechadas no período -especialistas atribuem a tendência ao fato de que os setores que mais demitiram no período foram a construção civil e a indústria, atividades dominadas pelo sexo masculino.

271.015 postos de trabalho com carteira assinada

Além disso, os números do cadastro revelam que as grandes empresas foram as que mais cortaram empregos com carteira assinada por conta da crise. Os estabelecimentos com mais de 500 funcionários responderam por 34% do saldo total de demissões. No período, essas empresas fecharam 271.015 postos de trabalho.
Especialistas consultados pela Folha avaliam que os sinais apontados por esse conjunto de informações são preocupantes e levam a crer que a crise no mercado de trabalho pode estar só no começo e, diferentemente de outras ocasiões, desta vez chegou mais rápido do que se esperava.
"Todos os dias estamos vendo nos jornais que são as grandes empresas que demitem mais, como é o caso da Embraer. Isso tem um efeito "bola-de-neve". Agora, são as grandes. Depois, os provedores delas começarão a demitir. Pode ser só o começo da crise no mercado de trabalho", afirma Janine Berg, especialista de emprego da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil.
Apesar de considerar o efeito "bola-de-neve" uma tendência, o professor da Unicamp José Dari Krein ressalta que muitos elos da cadeia produtiva já fizeram seus ajustes. "No setor automotivo, o segmento de autopeças já demitiu. O que é preocupante em relação a grandes empresas demitindo é que isso vai resultar em uma desestruturação do mercado de trabalho, como a que ocorreu nos anos 90."

Baixa qualificação

Na avaliação de Krein, já era de esperar que o contingente de renda mais baixa fosse mais afetado pela crise. Historicamente essa é a parcela que mais entra e sai do mercado. "Há uma elevada rotatividade de mão-de-obra devido à baixa qualificação. Todos os anos, 40% dos trabalhadores são demitidos e recontratados."
Fábio Romão, economista da LCA Consultores, pondera que, proporcionalmente, a crise teve efeitos mais devastadores entre os trabalhadores com renda acima de 20 salários mínimos. "Para os que ganham menos, há um impacto maior por conta do volume. Mas, se olharmos a proporção de admitidos e desligados no período, para a faixa acima de 20 salários, as demissões ficaram 118% acima das contratações."
Segundo ele, isso é reflexo das fusões ocorridas na economia recentemente e, agora, da necessidade de enxugamento.
Pelos dados detalhados do Caged, o número de trabalhadores demitidos é maior entre aqueles com idade entre 25 e 39 anos. Eles representam mais da metade (57%) das vagas fechadas nos três meses analisados.
Cerca de 70% dos postos de trabalho eliminados atingiram pessoas entre a quinta série incompleta e o ensino fundamental completo.

Folha de S.Paulo

Na Paraíba: Órgãos governamentais se unem no combate ao fumo


A campanha o tabagismo na Paraíba teve seu ponto alto neste domingo, por ocasião do Dia Estadual de Combate ao Fumo. Em João Pessoa foi armada uma tenda no Busto de Tamandaré, Praia de Tambaú, onde foram distribuídos panfletos informativos visando incentivar as pessoas a pararem de fumar.
Participam da campanha a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA); Instituto Nacional do Câncer (INCA); Agência Estadual de Vigilância Sanitária ( AGEVISA); Ministério Público do Estado da Paraíba; Secretaria de Estado da Saúde; e Secretaria Municipal de Saúde.
Além da Capital, os eventos aconteceram, também nas cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Sumé, Santa Luzia, Várzea, Cacimba de Dentro, Areia de Baraúnas, Guarabira e Bananeiras.
Para a coordenadora do Programa anti-tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde Lurdes de Fátima, eventos como este tem a capacidade de convencer as pessoas dos malefícios causados pelo fumo. “A gente tem visto que o número de fumantes tem reduzido bastante. Dados recentes comprovam que a redução chega a 20%, graças ao esforço de se conscientizar as pessoas a não cederem ao vício do cigarro”, comentou.
O diretor técnico da AGEVISA comemora a adesão dos bares e restaurantes da Paraíba no combate ao fumo. “João Pessoa é a única cidade do Brasil a ter conseguido proibir o uso de cigarros em ambientes fechados. Além disso, no dia de hoje, funcionários dos principais restaurantes da Capital estão vestindo a camisa da campanha. Isso é muito bom”, informou Jorge Molina.
Fonte: Vicente Campos Filho (oxenteparaiba.com.br)

Blog discute situação da mulher patoense


A delegada da Mulher, de Patos, Iumara Gomes Bezerra, lançou seu blog particular com o endereço http://www.iumaragomes.blogspot.com/, no qual ela apresenta ao público material profissional, abordando temas ligados ao dia a dia do público feminino, estatísticas sobre violência, leis, decretos, dentre muitos outros. Um excelente canal de discussão dos problemas que afligem a mulher. O blog "delegaciadamulher-pb", também por ela alimentado, deixou de existir.

Operadores de trânsito recebem capacitação em Patos


Trinta e cinco operadores de trânsito de Patos receberam de ontem para hoje (domingo 15) capacitação oferecida pela Millenium Engenharia e Serviços, empresa contratada para terceirizar a arrecadação da zona azul da cidade. Sob instrução de Roberto Pinto, foram tratados diversos assuntos, como as normas previstas no trânsito para a cobrança da taxa; mudanças ocorridas na zona azul a partir da introdução da empresa; pagamento antecipado da cartela; redução do tempo de carência de vinte para dez minutos, desde que o pisca-alerta esteja ligado; postura dos operadores e educação destes para um melhor atendimento ao usuário.
Com a terceirização da arrecadação nas 24 áreas de zona azul já em funcionamento os operadores passam a ter todos os direitos trabalhistas, a exemplo da carteira de trabalho assinada, piso mínimo nacional para os que cumprirem a jornada de 8h diárias, férias, FGTS, PIS, além de gratificações, protetor solar e uniforme gratuito. Nesta segunda-feira a Millenium inicia um trabalho, através dos operadores de trânsito, de panfletagem. O material informativo será entregue à população mostrando as regras previstas na utilização da zona azul.
Segundo Cláudio José de Oliveira, gerente da empresa, o mesmo sistema adotado pela Millenium em João Pessoa está sendo adotado em Patos. A cartela será paga antecipadamente, ou seja, logo que o condutor estacionar. A taxa de R$ 1,00 dá direito a estacionamento de duas horas. Após esse prazo, caso o motorista não retire o veículo está sujeito à multa de R$ 53,21 e perda de três pontos na carteira. “Nosso objetivo é democratizar o uso do estacionamento gerando rotatividade nas vagas”, comentou Cláudio.
Do montante arrecadado na zona azul a STTrans receberá percentual de 10%, a ser utilizados na infra-estrutura de tráfego, como semáforos, sinalização horizontal e vertical. A zona azul funciona de segunda a sábado. Eram 30 operadores, mas foram convocados outros cinco. A partir do momento que novas áreas de estacionamento rotativo forem criadas, mais pessoas serão empregadas.
Assessoria

Arquivo do blog