Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de março de 2015

Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal discute esgotamento sanitário na cidade de Patos


A Câmara Municipal de Patos – Casa Juvenal Lúcio de Sousa realizou na noite da sexta-feira, 13 de março, uma Audiência Pública para debater as questões ligadas ao esgotamento sanitário e os problemas existentes com a utilização de forma incorreta das galerias pluviais do município como galeria de esgotamento. Durante o debate, vereadores e representantes de Secretarias Municipais, da CAGEPA e de associações de moradores de bairros deliberaram sobre a criação de uma comissão para acompanhamento das obras de recuperação e construção de galerias, a união de forças para cobrar celeridade no andamento destas obras e meios para buscar solucionar o problema da população que cobra providências.

Participaram do debate a vereadora Cláudia Leitão (PR), autora do requerimento que solicitou a realização desta audiência, e os vereadores Inácio de Gelo (DEM), Diogo Medeiros (PSB), Isis Medeiros (PRTB), Maurício Alves (PMDB) e Fernando Jucá (PT), além da secretária de Infraestrutura de Patos, Assunção Trindade, o secretário de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, o procurador do Município, Márcio Wanderley, o advogado Vital Henriques, que representou a CAGEPA, e presidentes de algumas associações de moradores.

Para a vereadora Cláudia Leitão, “a audiência foi bastante produtiva, especialmente porque tivemos a participação de muitos representantes de associações e esse também era um de nossos objetivos, trouxemos para esta Casa a secretária Assunção, para que ela pudesse nos dizer como está o andamento do trabalho realizado pela Prefeitura de Patos para amenizar estes problemas, contamos, também, com a representação da CAGEPA, que fez um balanço da estrutura a qual dispõe a entidade, demos oportunidade aos presidentes das associações de falar e mostrar o que eles vivenciam em suas comunidades e, mais positiva ainda, porque iremos preparar e disponibilizar um relatório contendo tudo que foi debatido aqui e as propostas apresentadas”.

O vereador Diogo Medeiros, que também é construtor, falou na Tribuna que vê como uma das saídas para amenizar este problema à necessidade de que tanto um construtor, como qualquer cidadão, ao construir um imóvel, cumpra o que pede a lei e construam fossas e que a CAGEPA e o Município possam firmar parcerias para assegurar o material residual destas fossas; cobrou da Prefeitura a possibilidade de ampliar o número de servidores designados para recuperação de galerias; pediu os que gestores, por sua vez, empenhem-se na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, e que possa se formar uma comissão para acompanhar o andamento destas ações.

A secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade, disse que cumpriu o seu papel, ao participar desta audiência, o qual foi o de apresentar a real situação do município, delimitar as ações a quem competem, ouvir as sugestões, contribuir com o debate e levar as reivindicações e propostas apresentadas ao conhecimento da prefeita Francisca Motta.

O secretário do Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, avaliou como bastante proveitosa, a reunião. “Eu acho que durante este debate ficou bastante clara a situação que o município de Patos vivencia nessa questão de águas pluviais e água de esgotos, uma vez que, por não termos as galerias de esgoto, as redes pluviais concentram toda esta demanda e estouram constantemente, e ficou clara a necessidade de que Estado e Município precisam unir forças para um maior planejamento e captação de recursos para que esta realidade em que se encontra a cidade possa ser mudada”, explanou Wandecy.

Dentre os pontos e reivindicações apresentadas pelos vereadores e secretários, os presidentes de associações cobraram maior atenção aos seus bairros, não só no que tange a recuperação das galerias estouradas, mas para construção de canais, a ampliação do sistema de esgotamento e que providencias urgentes possam ser tomadas para os problemas já existentes. 

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Jornalista Genival júnior recebe convite do PV para sair candidato a vereador em 2016


O jornalista Genival Júnior, foi contactado na manhã deste sábado, 14, pelo presidente do diretório municipal do Partido Verde-PV, ex-vereador Madiel Conserva, sobre a possibilidade de filiação ao partido e a defesa de seu projeto para as eleições municipais de 2016.

Madiel afirmou que pretende formar um grupo de candidatos com boas propostas para as eleições do próximo ano, no qual incluiu o nome de Genival Júnior, atualmente ligado ao grupo da prefeita Francisca Mota.

Genival é atualmente filiado ao Partido Comunista do Brasil-PC do B, e disputou as eleições municipais para vereador pelo partido dos Trabalhadores-PT, quando obteve uma votação superior a 300 votos, ficando a frente de oito ex-vereadores naquela oportunidade, e sendo o sexto mais votado em sua coligação.

O prazo de encerramento para as filiações partidárias é setembro deste ano, e segundo o jornalista, o convite tem um significado importante para o seu projeto pessoal que é defender os interesses da sociedade patoense: “não troco de partido como quem troca de camisa, mas analiso projeto político social e afinidade no campo das ideias”, disse.

Atualmente no Sistema Itatiunga de Comunicação, Genival Júnior apresenta os Programas Itatiunga Primeira Hora, Cidade em Debate e Itatiunga no Esporte, tendo completado este ano 20 anos de militância na radiofonia patoense.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Seguindo orientações do MEC e MPF, FIP reforça transparência no Fies


A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das FIP fez ontem (12) a abertura de uma nova cota para o Fies. Foi disponibilizado o valor de 3 milhões de reais para o financiamento de cursos superiores mantidos pela Instituição.

Na página das FIP no Facebook, os alunos registraram a dificuldade de acesso devido à lentidão no Sistema. O fato vem repercutindo na mídia nacional nos últimos dias. Universitários de todo o país estão enfrentando problemas com o SisFies, tanto no procedimento de aditamento quanto no processo de inscrição.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os problemas no SisFies são decorrência do grande número de alunos pleiteando a inscrição. Ainda de acordo com o FNDE, o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando continuamente para garantir a estabilidade e confiabilidade da plataforma.

As FIP, através da CPSA, vem desenvolvendo todos os processos de adesão e aditamento do FIES, seguindo criteriosamente as determinações das portarias normativas do MEC e do Ministério Público Federal (MPF), no tocante a transparência de exposição das datas para abertura de cotas, validação de adesão e renovação de contrato.

A CPSA tem instruído a comunidade acadêmica sobre o que é necessário para ter acesso ao financiamento. Desta forma, orienta-se que quaisquer denúncias relacionadas ao funcionamento do Fies devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria das FIP, à CPSA e ao MPF, em Patos, no intuito de serem amplamente investigadas.

De acordo com a Comissão, mais de 200 alunos conseguiram efetuar o financiamento na cota aberta ontem. Atualmente as FIP contam com cerca de 2.600 alunos vinculados ao Fies. A CPSA fica localizada na Unidade I das FIP, Bloco A, 1º andar e funciona de segunda a sexta-feira. Os acadêmicos podem entrar em contato pelo telefone (83) 3421-7300 ou pelo e-mail cpsa@fiponline.com.br.

ASCOM-FIP

Vereadores participaram de Audiência Pública na Assembleia Legislativa e convidaram deputados para participar de audiência em Patos



Uma Comissão formada pela presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues Guedes e os vereadores Diogo Medeiros, Isis Karla e Maurício Alves participou na tarde da última quarta-feira (11), de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, onde foi debatida a problemática que envolve a regularização das motocicletas de até 50 cilindradas, as conhecidas ‘cinquentinhas’.

De acordo com a presidente Nadir Rodrigues Guedes, o intuito desta visita foi o de ouvir as opiniões dos deputados e demais autoridades que trataram sobre o assunto, bem como o de entregar, pessoalmente, de requerimentos apresentados pelos vereadores Maurício Alves e Lucinha Peixoto, nos quais pedem a isenção da taxa no primeiro licenciamento destes veículos e a realização de uma Audiência Pública na Casa Juvenal Lúcio de Sousa para debater o tema, para o qual todos os presentes a esta audiência na Assembleia foram devidamente convidados e deixaram aberta a possibilidade de participação.

Os vereadores avaliaram de forma positiva a participação da Comissão nesta audiência, uma vez que foram a maior representatividade em termos de Câmaras Municipais, bem como pelo fato de terem a oportunidade de manter contato com as autoridades e ouvir as opiniões dos vários segmentos que participaram.

A presidente Nadir Rodrigues disse que “a Câmara Municipal recebeu várias solicitações por parte do povo patoense sobre a necessidade de nos reunirmos para debater a situação das ‘cinquentinhas’”.

“A Câmara de Patos tem essa preocupação e quer debater esse assunto com a população. Ainda durante o recesso parlamentar participamos de conversas com a STTrans, e, já durante este encontro, nós nos comprometemos em trabalhar de acordo com o que fosse debatido com o povo. O vereadores Maurício e Lucinha apresentaram requerimento solicitando a realização de uma audiência e nós decidimos em plenário pela formação desta comissão para que pudéssemos participar da audiência promovida pela Assembleia Legislativa, aonde fomos ouvir as explanações para, com base nelas, tentarmos trazer para Patos uma solução”, destacou Nadir Rodrigues.

O vereador Diogo Medeiros disse que a participação dos vereadores neste encontro lá na Capital foi importante, principalmente pelos pronunciamentos que foram apresentados por profissionais que trabalham em setores que lidam diariamente com o problema e que apresentaram levantamentos significativos.

O vereador Mauricio enfatizou a importância da representação da Câmara de Patos no encontro e a necessidade de que esta regulamentação seja feita o quanto antes e reafirmou que “a bandeira que defendemos é a luta pela isenção de taxas para os proprietários destes veículos, que em sua maioria são pessoas carentes”.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Esgotamento Sanitário será tema de debate em Audiência Pública realizada nesta sexta na Câmara de Patos

Em atendimento ao Requerimento 010/2015, de autoria da vereadora Cláudia Leitão Martins, aprovado por unanimidade, a Câmara Municipal de Patos realiza na noite desta sexta-feira, dia 13 de março, Audiência Pública discutirá temas ligados a esgotamento sanitário no município. O requerimento foi apresentado durante a primeira Sessão Ordinária do 5º Período da 16ª Legislatura, realizada no dia 26 de fevereiro.

A vereadora Cláudia Leitão disse que desde a aprovação do requerimento vem mobilizando autoridades e, especialmente, a população, que é a principal interessada em que a situação seja resolvida.

“Nós empenhamos no envio de convites para todas as Secretarias que estão diretamente ligadas ao saneamento básico, mas o nosso convite especial é para que a população participe, pois nós precisamos da população aqui presente, uma vez que é um problema que afeta diretamente a eles e esta é uma oportunidade ímpar, onde se encontrarão aqui representantes da CAGEPA, das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente e do Ministério Público, por isso é importante à participação da população”, convocou Cláudia.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Açude do 'Carneiro' seca, Jericó fica sem água e população interdita rodovia em protesto

A crise hídrica que afeta várias regiões do Brasil, por causa da sequência de anos sem inverno regular, tem causado dificuldade de abastecimento nas localidades onde os reservatórios já secaram ou estão na iminência.
No Sertão, essa situação já se verifica no município de Jericó, onde localiza-se o açude Carneiro, que abastecia ainda moradores de Lagoa, Mato Grosso e Brejo dos Santos, que secou desde o ano passado.
Diante dessa realidade, o abastecimento de água da cidade feito pela Cagepa deixou de ser realizado e os moradores precisam pagar por carros pipa para terem o líquido em suas residências.
Insatisfeitos com a falta de ação do poder público, centenas de pessoas realizaram na manhã desta sexta-feira (13) um protesto com interdição da rodovia PB 325, impedindo a passagem de veículos que faziam o trajeto Pombal/Catolé do Rocha.
Em contato com a Redação do portal LIBERDADE PB, uma organizadora da manifestação afirmou que a situação é de desespero, diante da falta d'água.
"Têm pessoas pobres que sequer têm condições de pagar uma carroça d'água e padecem sem ter a quem recorrer", lamentou.
A intenção do ato foi chamar a atenção do governo do Estado, através da Cagepa, para providenciar uma solução para a crise.
Nesta quinta-feira (12), o ex-vereador de Jericó, Assis Sinfrônio, informou que se reuniu com o presidente da empresa, em João Pessoa, onde levou ao seu conhecimento o problema enfrentado pelos jericoenses.
Assiszinho disse à nossa reportagem que o dirigente garantiu que providenciará uma ação imediata, que seria a perfuração de um poço para atender à demanda do abastecimento.

Liberdade PB

2000 EDUCADORES SOCIOEMOCIONAIS DA PARAIBA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO COM FAMÍLIAS E COMUNIDADES





A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF) realiza, entre de 16 a 24 de março de 2015, uma série de Seminários de Formação em Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. 

Cerca de 2000 educadores socioemocionais, entre gestores, diretores do Ensino Fundamental I e II, coordenadores do Programa Primeiros Saberes da Infância e professores das escolas, serão capacitados e estimulados a conversar com a comunidade sobre o tema das “Emoções na Família” e como elas podem levar a comportamentos saudáveis para pais e filhos. Ao todo, estão envolvidas 622 escolas de 187 municípios paraibanos das 14 gerências regionais de educação, beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e EJA da rede estadual. 

Segundo o Secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, a inteligência emocional faz a diferença na vida de uma pessoa. Para ele, a aproximação da família com as escolas é muito importante, “pois a escola sistematiza e complementa o processo educacional iniciado na família, que é a grande educadora”, comentou Trindade. 

Quem compartilha do mesmo pensamento é a Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho. “Será uma oportunidade de fortalecer vínculos entre a comunidade escolar e gerar uma rede de apoio comunitário, que visa, também, atender à demanda do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas” disse Roziane.

Maria dos Prazeres, coordenadora estadual do PSI – Primeiros Saberes da Infância, compartilhou a aprovação dos professores sobre o fortalecimento dos laços entre escola, família e comunidade.  “Precisamos sensibilizar gestores, coordenadores e educadores para uma abertura, para fazer um trabalho especial com essas famílias. A Educação Emocional, com apoio da Inteligência Relacional, vem fechar esse elo, contribuindo para um crescimento em conjunto. A escola sozinha não consegue isso”, comentou Prazeres.

Nessa etapa de formação serão realizados 14 seminários direcionados a educadores socioemocionais, com três eixos fundamentais: diálogo, autoestima e perdão. A programação conta com fundamentação teórica e prática acerca de vários temas da educação emocional e social, tais como conceitos de família, violência e paz; estilos parentais (diferentes formas de educar); relação família-escola, dentre outros.

Liga Pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.


SEMINÁRIOS DE FORMAÇÂO PARA EDUCADORES SOCIOEMOCIONAIS
Educação Emocional e Social para Família e Comunidade
Construindo a paz nas escolas e famílias.

Horário previsto em todos encontros: sempre das 8h às 17h.

1ª GRE - Polo João Pessoa
Data: 23/03/15 (Escolas do Interior) e 24/03/15 (Escolas de João Pessoa) 
Local: E.E.E.F. Dr. José Medeiros de Vieira 
Endereço: Rua Anúbio Lins Falcão, s/n, Jaguaribe.

2ª GRE - Polo Guarabira
Data: 18/03/15-Local: E.E.E.F. Monsenhor Emiliano Cristo
Endereço: Rua João Lordão, nº 125, Nordeste II.

3ª GRE - Polo Campina Grande
Data:  23/03/15 (Escolas do Interior) e 24/03/15 (Escolas de Campina Grande) 
Local: E.E.E.F. Antônio Vicente
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 1196, José Pinheiro. 

4ª GRE - Polo Cuité
Data: 20/03/15
Local: E.E.E.F. Mª das Neves Lira Carvalho
Endereço: Rua Vereador Francisco Patrício de Araújo, nº 359, Jaime Pereira da Costa.

5ª GRE - Polo Monteiro 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F.Miguel Santa Cruz
Endereço: Rua: Getúlio Vargas, nº 61, Centro.

6ª GRE - Polo Patos 
Data: 18/03/15
Local: Sede da Gerência Regional de Educação
Rua: Paulo Leite, s/n, Liberdade.

7ª GRE - Polo Itaporanga
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Padre Diniz
Endereço: Rua Monte Carmelo, s/n 94, Centro.

8ª GRE - Polo Catolé do Rocha 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F. João Suassuna
Endereço: Praça Prefeito Sérgio Maia, s/n, Centro.

9ª GRE - Polo Cajazeiras 
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Dom Moisés Coelho
Endereço: Rua Padre José Tomaz, nº 387, Centro.

10ª GRE - Polo Sousa
Data: 18/03/15
Local: E.E.E.F. de Demonstração
Endereço: Rua José de Paiva Gadelha, nº 125, Gato Preto.

11ª GRE - Polo Princesa Isabel 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F. Nossa Srª Bom Conselho
Endereço: Rua Solon de Lucena, nº 50, Centro.

12ª GRE - Polo Itabaiana 
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Dr. Antônio Batista Santiago
Endereço: Rua Alto Profº Maciel s/n, Bairro Alto Profº Maciel

13ª GRE - Polo Pombal
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F.M. Arruda da Câmara
Endereço: Margem da BR 230, Jardim Rogério.

14ª GRE - Polo Mamanguape
Data: 16/03/15
Local: Escola Técnica Estadual de Mamanguape
Endereço: Av. Aluísio Alves Pereira, s/n, Bairro do Areal. 


ATENDIMENTO À IMPRENSA
Vandreza Freiria - Assessora de Comunicação / Liga Pela Paz



quinta-feira, 12 de março de 2015

Crianças do bairro Jatobá comemoram retorno do projeto Viva Vôlei



Após o período de férias e com o início do ano letivo crianças do bairro jatobá e adjacências já retornam às atividades do projeto Viva Vôlei, que acontece todas as terças e quintas, nos turnos manhã e tarde, no Ginásio O Gelão.

O projeto é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em parceria com estados e municípios, e contempla crianças com idade entre 07 e 14 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede pública de ensino.

Esse já é o segundo ano do projeto no município de Patos. Para Valéria Santos, mãe de Rafaela de 13 anos, a iniciativa está aprovada, pois ocupa o horário ocioso da criança com algo proveitoso. “Fico muito aliviada em saber que existe esse projeto, ao invés de minha filha estar pela rua, eu sei que ela está aqui praticando um esporte, com pessoas responsáveis, estou muito satisfeita. Ano passado Rafaela não participou porque eu não sabia, mas agora que sei já estou trazendo até Letícia, minha filha mais nova,” comentou entusiasmada.

O coordenador do projeto em Patos, o educador físico Jetro Trindade, a expectativa para 2015 é que o projeto se reafirme com o sucesso que foi no ano anterior. “Retomamos as atividades desde o mês de fevereiro e já temos uma perspectiva de ampliação do projeto, já que a procura é intensa e este núcleo já está com a demanda limite de 160 alunos. Estamos mais uma vez felizes em ver que vem dando certo, ano passado foi um sucesso de participação da criançada e 2015 não será diferente,” enfatizou.

No estado da Paraíba existem somente cinco núcleos do Viva Vôlei, o de Patos tendo sido o primeiro ser instalado. As outras cidades que contam com o projeto são Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa e Guarabira.

Kamylla Lopes

Servidores municipais de Patos saem às ruas em campanha salarial








Servidores públicos do Município de Patos saíram às ruas na manhã desta quinta-feira, dia 12, convocados pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP). A segunda mobilização faz parte da campanha salarial 2015 e tem como objetivo garantir as reivindicações apresentadas à prefeita Francisca Motta desde o mês de janeiro de 2015.
O presidente em exercício do SINFEMP, José Gonçalves, criticou a gestão municipal em virtude da gestora ainda não ter definido a revisão salarial para todas as categorias, pois apenas os professores receberam os 13,01% concedidos pelo governo federal, por ela não ter implantado a insalubridade, apesar do laudo ter sido entregue desde 2014, pois apenas os professores receberam os 13,01% concedidos pelo governo federal. “Há o caso também do assédio moral praticado por vários coordenadores, especialmente no setor pessoal da Secretaria de Saúde”, comentou José Gonçalves. Na manifestação desta quinta-feira 12 os servidores, portando cartazes, pediam a saída de uma dessas coordenadoras, apelidada de “Gigi”.
A falta de condições dignas de trabalho também foi denunciada pelo sindicalista, o que para ele dificulta a prestação de um bom serviço à população patoense, por parte dos servidores municipais.
Gonçalves quer a implantação da insalubridade para as categorias que têm direito; isonomia e revisão salarial para todos os servidores; pagamento de precatório; construção do conjunto habitacional, dentre outras reivindicações. No tocante aos precatórios será formada uma comissão que fará o levantamento e, no mês de abril, o SINFEMP realizará reunião com todos os servidores que têm esses valores a receber. 
Após a concentração na sede da Prefeitura Municipal de Patos uma comissão de servidores e diretores do SINFEMP foi recebida pelos secretários de Finanças, Educação, Saúde, Administração, Procuradoria Jurídica do Município, líder da prefeita na Câmara, onde cada representante dessas categorias teve oportunidade de apresentar suas demandas contendo todas as reivindicações.
O SINFEMP solicitou a folha de pagamento da Prefeitura, para que uma comissão composta por representantes das categorias, possa analisar e ver a possibilidade da concessão da revisão salarial 2015. A Comissão de servidores se reunirá na próxima segunda-feira, às 17h, na sede do SINFEMP.
No final da reunião com os secretários municipais, ficou definido que terça-feira, dia 17, às 15h, a prefeita Francisca Motta receberá a diretoria do SINFEMP e representante dos servidores, momento em que se espera avanços nas negociações da extensa pauta dos trabalhadores municipais.

sinfemp.com.br 


Aula magna do Coral Municipal acontece nesta sexta-feira, 13


Será realizada nesta sexta-feira, 13, a partir das 20h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a aula magna do Coral Municipal. O evento recepciona os novos integrantes do grupo, como também inicia as atividades referentes ao ano de 2015.

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa, foi preparada uma aula bastante dinâmica para os coralistas. “Esperamos que seja um momento bem produtivo, para isso preparamos apresentações de vídeos e contaremos com a participação dos maestros,” revelou.

Ainda segundo o secretário o candidato que se inscreveu e não pôde fazer a seleção de voz, terá chance de fazê-la nesta sexta. “Convidamos àqueles que não compareceram à seleção de voz para virem para a aula magna com uma hora de antecedência, assim será possível passar pelo crivo dos maestros e se integrar ao Coral Municipal,” disse.

O Coral Municipal é regido atualmente por dois maestros, os músicos Solano Ventura e Arimatéia Veríssimo.

Kamylla Lopes

Presidente Nadir Rodrigues busca apoio para Fazenda da Esperança junto às Câmaras de mais quatro municípios

Na tarde da última terça-feira (10), a presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues Guedes, juntamente com a tesoureira da Fazenda da Esperança, Madalena Goes, visitaram a Câmara de Vereadores de Vista Serrana, onde foram recebidas pelo presidente Lavoisier Garcia Gomes e apresentaram o projeto de apoio a Fazenda da Esperança para os vereadores daquela Casa Legislativa e também a alguns representantes da Câmara Municipal de Malta.

A Sessão Ordinária realizada naquela tarde contou com a presença de todos os parlamentares da Casa Sebastião Gomes Xavier, além do secretário de Agricultura do Munícipio, Dário Gomes Xavier, que representou o prefeito Jurandy Araújo da Silva, do secretário de Saúde, Wedson Araújo e um representante do Ministério Público.

Os parlamentares dos dois municípios comprometeram-se em levar ao Executivo Municipal a proposta, pois a julgaram de grande importância, uma vez que, segundo eles, tanto Vista Serrana, quanto Malta enfrentam problemas com a dependência das drogas lícitas e não lícitas, compromisso também assumido pelo representante do prefeito, o qual disse acreditar na sensibilidade do gestor.

“Eu acredito que todos os municípios que receberam essa visita e tomaram conhecimento do Projeto Fazenda da Esperança tem que trabalhar com a maior urgência para que seja aprovado esse apoio, porque é um projeto de grande relevância para a população de cada município. Eu acredito que o prefeito Jurandy irá se sensibilizar com a situação de alguns usuários do município e logo Vista Serrana aprovará esta subvenção”, ressaltou Dário.

Além de Vista Serrana e Malta, outras duas cidades também foram visitados pela equipe que busca este apoio junto aos municípios que integram a Diocese de Patos, que foram Mãe D’Água e Teixeira.

Em Mãe D’Água, Nadir Rodrigues e Madalena Goes foram recebidas pelo presidente da Casa Carmita Dantas, Claudenor Santana e os demais vereadores, que também entenderam ser de grande importância esta ação e se comprometeram em avaliar o projeto e encaminhar requerimento ao Executivo Municipal.

Em Teixeira, onde foram recepcionadas pelo presidente da Casa Inês Cordeiro de Araújo, Ederivaldo Macário e pelo prefeito Edmilson Alves Reis, ‘Nego de Guri’, que recebeu pessoalmente uma cópia do projeto e comprometeu-se em enviar o mais breve possível para avaliação da Câmara Municipal.

“A gente se sente sensibilizado com a iniciativa das pessoas que estão desenvolvendo este trabalho e, nós, enquanto parte da gestão municipal, temos que trabalhar por dois caminhos, que são a prevenção e também buscar os tratamentos para os casos já existentes, e, nesse aspecto, a Fazenda da Esperança é uma iniciativa grandiosa, que devolve a vida para os dependentes e suas famílias, então, com certeza, vamos fazer o possível para que a gente possa levantar esta bandeira e para que Teixeira se envolva nesta ação”, complementou o prefeito.

A presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues Guedes, assim como a tesoureira da Fazenda da Esperança, Madalena Goes mostraram-se muito satisfeitas com o resultado das últimas visitas e disseram estar ainda mais estimuladas a continuar o trabalho, que já tem agendadas as visitas aos municípios de Santa Luzia, na noite desta sexta-feira (13) e Olho D’Água, na manhã do sábado, onde o Projeto de Lei já encaminhado pelo prefeito Francisco Carvalho e será avaliado e votado pelos parlamentares da Câmara de Vereadores daquele município.

Assessoria

Batalhão Ambiental apreende 33 aves silvestres e duas armas em Ingá


Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) apreenderam 33 aves silvestres em uma casa, na zona rural da cidade de Ingá, no Agreste do Estado, nessa quarta-feira (11). No local, ainda foram apreendidas duas espingardas.

Dos animais apreendidos, 15 são da espécie golado, cinco da espécie galo de campina, cinco canários da terra, três Maria-Fita, três sabiás e dois azulões.

Os animais e as armas estavam na casa de um homem que responde a vários crimes, inclusive roubo. Ele conseguiu fugir quando percebeu a presença da PM e está sendo procurado. A esposa dele foi encaminhada para a Delegacia do município e liberada após prestar depoimento.

Dezesseis animais que apresentavam condições de serem devolvidos imediatamente à natureza foram soltos em uma área, próximo a Campina Grande. Os outros 17 foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama na Paraíba, onde passarão por um período de quarentena antes de serem soltos na natureza.

Ricardo recebe MST e acerta parcerias para construção de barragens subterrâneas e cisternas



O governador Ricardo Coutinho se reuniu, na tarde desta quarta-feira (11), na Granja Santana, com a coordenação do Movimento Sem Terra (MST) e de movimentos sociais do campo, que entregaram um documento com reivindicações relativas à desapropriação de áreas para a reforma agrária, educação e saúde rural, ações de acesso à água e distribuição de sementes nos assentamentos do Estado.   


Governo e representantes de movimentos firmaram parcerias para ampliação da construção de barragens subterrâneas, poços e cisternas para garantir a irrigação e também a abertura de diálogo com a iniciativa privada para o escoamento da produção agrícola dos assentamentos. Também ficou definido que o Governo do Estado lançará edital dentro do Pacto pelo Desenvolvimento Social  para que as prefeituras sejam parceiras do Estado na construção de novas barragens subterrâneas. A reunião com representantes do movimento e do Governo durou três horas e não esteve vinculada ao movimento nas rodovias realizado em âmbito nacional.

O governador Ricardo Coutinho classificou as reivindicações dos representantes dos movimentos sociais justas e adiantou que muitas delas  já estão em execução, como a criação da Secretaria de Agricultura Familiar, a distribuição de sementes, a criação de bancos de sementes e as ações de segurança hídrica, como perfuração de poços, construção de barreiros e instalação de cisternas. Ele também se comprometeu em atender a outra reivindicação do movimento que é a criação de uma política exclusiva de segurança no campo e de uma comissão de gerenciamento de conflitos.

Comercialização - De acordo com o governador Ricardo Coutinho, outro avanço da reunião foi a abertura de um diálogo com os movimentos do campo no sentido de serem criados instrumentos para aumentar e organizar a produção agrícola de produtos orgânicos para abastecer os programas federais e também grandes supermercados, a exemplo do grupo Carrefour, que demonstrou interesse em comprar essa produção em larga escala.   

O coordenador político do MST/PB, Augusto Belarmino, afirmou que a reunião foi positiva pela discussão detalhada dos 11 pontos de pauta que caminham para fortalecer a produção agrícola e a captação de água nos assentamentos. "O Governo do Estado vem desenvolvendo um programa de instalação de cisternas, mas precisamos ampliar para todo o Estado a construção de barragens subterrâneas que servem para a irrigação", argumentou.

Augusto informou que outra reivindicação é a compra, produção e distribuição pela Secretaria de Agricultura Familiar de sementes orgânicas, tendo em vista que é uma luta nacional impedir a entrada de sementes transgênicas no país. "Queremos que os Bancos de Sementes abram mais e se expandam para auxiliar os agricultores familiares", completou Augusto.   

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Lenilson Morais, também discutiu a implantação do programa de verticalização da pequena produção para, por meio de financiamentos do Cooperar, Procase e Pronaf,  aumentar produção da agricultura familiar e organizá-la para ser comercializada tanto nos programas federais como PPA e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), como para a rede privada.  "Queremos fazer disso uma política de Estado que fortaleça a produção orgânica e sem uso de agrotóxico, possibilitando a entrada no mercado privado como grandes supermercados", completou Lenilson.  

Participaram ainda da audiência a secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos; o presidente da gestão integrada Emater, Emepa e Interpa, Nivaldo Magalhães; e o chefe de gabinete do governador, Fábio Maia.  Do movimento do campo, a representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Francisca Paulino; Dolei  Schiochet, do Fórum da Agricultura Familiar; Rosivan Silva, Juliane Dênis e Augusto Belarmino, do MST;  José Roberto e Maria Amélia, da Pastoral do Migrante; Osvaldo Bernardo e Maria José, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); e João Muniz e Alane de Lima, da Comissão Pastoral da Terra (CPT)  

quarta-feira, 11 de março de 2015

Hospital de Patos realiza mais uma etapa de cirurgias de catarata




Durante esta semana o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro realiza mais uma etapa de cirurgias eletivas de média complexidade, a de catarata, em pacientes de 12 municípios da região.  Do ano passado para cá, segundo o gerente regional de Saúde, José Leudo de Farias, a parceria Governo Federal e Governo da Paraíba já possibilitou a realização no Regional de Patos de 1.045 cirurgias de catarata, que acomete em sua grande maioria os idosos.

As cirurgias que ora ocorrem no Janduhy Carneiro são realizadas pelos oftalmologistas Daniel Stropp e Sidney Toscano, ambos de João Pessoa. Existe uma demanda crescente por esse procedimento cirúrgico, isso por que, de acordo com Stropp, em consequência do envelhecimento da população brasileira. Ele explica que existe intensa satisfação da clientela. “Chegam pacientes praticamente cegos e recuperam a visão. Isso os deixam muito felizes, com autoestima bastante elevada”, diz Stropp.

Todos os exames pré-cirúrgicos são garantidos pelo Governo do Estado aos pacientes. A acolhida, triagem, são feitas na 6ª Gerência de Saúde e no HRP, onde acontecem as cirurgias, que duram em média 10 minutos cada.





TJ julga inconstitucionais leis de Catingueira e manda exonerar comissionados

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, na sessão ordinária desta quarta-feira (11), julgou procedente Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) movidas pelo Ministério Público estadual contra o município de Catingueira. O órgão ministerial denunciou que a prefeitura teria criado cargos para provimento em comissão no âmbito da administração, nas secretarias de Turismo, Esporte e Cultura, sem a realização de concurso público. Com a decisão, o colegiado determinou a imediata exoneração dos servidores, a partir da publicação dos acórdãos no Diário da Justiça.
 
Os processos de nº 2005142-69.2014.815.0000 e 20005141-84.2014.815.000 tiveram, respectivamente, as relatorias dos desembargadores José Aurélio da Cruz e Leandro dos Santos.
 
Conforme os autos, o Ministério Público aduziu que a leis Ordinária nº 466/2008 e Complementar nº 12/2010, ambas de Catingueira, tratam da criação de cargos comissionados nas três secretarias, com funções de diretores e coordenadores, inerentes a cargos de caráter burocrático que não exigem qualquer vínculo especial de confiança ou fidelidade ao chefe do executivo municipal.
 
Ao julgar inconstitucional a Lei Ordinária, o desembargador José Aurélio ressaltou que não há nenhuma justificativa para que os cargos sejam providos em comissão, com exceção do cargo de secretário de Turismo.
 
“A criação dos cargos em comissão é cabível exclusivamente para o exercício de funções de direção, chefia ou assessoramento, o que não parece ser bem os casos dos cargos ora questionados, dentre os quais se encontram Diretor de Turismo, Coordenador de Turismo e Coordenador de Turismo Ecológico”, disse o relator.
 
Já o desembargador Leandro dos Santos, ao apreciar a Lei Complementar, assegurou que, “tratando-se de natureza meramente técnica e profissional, que não exigem, para o seu exercício estabelecimento de vínculo de confiança ou fidelidade com a autoridade nomeante, os cargos correspondentes devem ser ocupados, em caráter definitivo, por servidores regulamentes aprovados em concurso público”, e ressalvou quanto aos cargos de secretário de Esporte e Cultura.

Ascom

Prefeita Francisca Motta entrega veículo, trator e carrinhos para trabalho de Coleta Seletiva em Patos




A Prefeitura de Patos juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente entregou na manhã desta quarta-feira (11), um caminhão baú, um trator e quinze carrinhos para auxiliar o trabalho de coleta seletiva da Associação de Catadores de Recicláveis. Os dois veículos foram doados pelo município e os carrinhos de coleta seletiva foram adquiridos através de uma parceria com a Economia Solidária do Governo do Estado.

A prefeita Francisca Motta disse que a entrega de hoje dá início a um trabalho que já vem sendo planejado há tempos, e que agora está sendo possível de realizar. A gestora também destacou a parceria com o governo do estado e disse que qualquer situação semelhante será bem vinda.

“Estamos dando início a essa coleta seletiva na cidade de Patos, mas precisamos da sensibilização da população no sentido de contribuir com essa coleta. Para isso, iremos dar início a um trabalho de conscientização em toda a cidade”, destacou a prefeita.

Wandecy Medeiros, secretário do Meio Ambiente, relatou que o município de Patos vem avançando nas questões ambientais desde que elaborou o plano de resíduos sólidos em parceria com as associações de moradores nas zonas urbana e rural. “Dentro desse plano nós elencamos ações que deveríamos executar a curto prazo, e a coleta seletiva faz parte desse planejamento. “Agora podemos dizer que nossa cidade possui coleta seletiva, e agora o próximo passo será aplicar o plano piloto que será desenvolvido em toda a cidade através de Ecopontos de coleta”, explicou.

Por se tratar de um trabalho que está sendo iniciado, Wandecy Medeiros detalhou que conforme a coleta seletiva for sendo ampliada, a estrutura também será melhorada.

Para a senhora Maria Nilma Gomes, presidente da Associação de Catadores de Recicláveis de Patos, atualmente os catadores vivem outra realidade, uma vez que estão inseridos numa política que valoriza a função e disponibiliza meios para que o trabalho seja feito com mais qualidade e segurança.

Helio Barbosa

Arquivo do blog