Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de agosto de 2010

Médico Ely Chaves morre aos 77 anos em João Pessoa

Foi a óbito neste sábado, em João Pessoa, aos 77 anos, o médico patologista Ely Chaves. A causa da morte foi insuficiência respiratória.

Ely estava internado desde o final de julho no hospital Samaritano.

O corpo está sendo velado na Central de velórios São João Batista, no bairro da Torre.

O sepultamento ocorrerá na tarde deste domingo no Cemitério Senhor da Boa Sentença. 

paraibaonline

Pais comemoram seu dia no Gente Inocente



Hoje foi um dia especial para os pais de alunos do Colégio Gente Inocente. Eles receberam muitas homenagens pela passagem de seu dia, celebrado no último domingo, mas comemorado neste sábado pela escola.
A programação foi aberta no dia 10, última terça, com uma palestra “Relacionamento pais e filhos”, no Colégio e Curso Evolução. Hoje, após a recepção dos convidados especiais pela direção e professores, aconteceram na quadra de esportes encenações cênicas, jograis e apresentações musicais pelas crianças.
Em seguida foi oferecido um café da manhã, compartilhado por filhos. Em seguida todos foram convidados para o café da manhã. A programação teve continuidade com a realização de competições de futsal e natação e entrega de medalhas aos pais competidores. A direção agradeceu a presença maciça dos pais, acompanhados dos filhos e falou da importância dessa confraternização tanto para a escola quanto para a família.

Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria é aberto em Patos

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba através do seu presidente, o Dr. João Gonçalves de Medeiros Filho, esteve nesta sexta (13), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST da cidade de Patos, para ministrar a aula inaugural do curso de Educação Médica Continuada em Pediatria, que é patrocinado pelo Conselho Federal de Medicina e faz parte de uma estratégia dos Conselhos de Medicina de todo o Brasil. O programa de curso compreende 12 módulos com aulas realizadas a cada 15 dias, e abordará temas referentes ás principais áreas da pediatria.
“O objetivo é possibilitar aos médicos de localidades mais distantes o acesso a novos conhecimentos e também estabelecer um contato mais direto desses médicos com o Conselho de Medicina. Ao final do curso todos irão receber um certificado que servirá para pontuar fins de revalidação do tipo de especialista em pediatria”, afirmou o Dr. João Gonçalves.
Para Eisenhower Alves de Brito – secretário de Saúde do município, “Um ponto importante que vai favorecer e muito a nossa cidade é que, nem todo médico de PSF é um especialista, ou seja, possui um conceito mais afinado sobre pediatria, e com este curso todos terão a oportunidade de absorver conhecimentos mais específicos para essa área”, relatou o secretário.
A implantação do curso é proveniente de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Sociedade Paraibana de Pediatria e UFPB.
Assessoria

Nabor diz que Patos Moto Fest traz divisas para o Município


Na noite desta sexta-feira (13), teve início no Terreiro do Forró, o Patos Motofest 2010, considerado o maior evento motociclístico de Patos e região. E quem esteve presente para prestigiar e realizar a abertura juntamente com os organizadores do evento e secretários municipais, foi o prefeito de Patos Nabor Wanderley, que foi homenageado pelo Papa Popó do Asfalto, figura muito conhecida nos encontros de moticiclistas do Brasil inteiro. O “Papa” agradeceu aos presentes por estar voltando pela segunda vez a Patos e celebrou a oração do motociclista para abençoar todos.
Em seguida o prefeito de Patos Nabor Wanderley fez um breve pronunciamento onde destacou o quanto é importante para o município, apoiar iniciativas como essa. “A Prefeitura de Patos deve apoiar eventos que engrandeçam a cidade e que promovam a geração de emprego e renda. Quem tem mais a ganhar com esses eventos é principalmente a população de Patos. Esperamos que para o próximo ano o vento só tenha a crescer”, relatou o prefeito Nabor Wanderley.
Durante o evento que começou ontem e irá até amanhã, domingo (15), a Prefeitura Municipal de Patos está com stands montados para oferecer serviços da campanha de atenção a saúde do homem, superintendência de trânsito e o programa Telecentro, que está com com 23 computadores, oferecendo acesso gratuito a internet para os visitantes.
“Cada pessoa que solicitar acesso a internet durante esses dias de Patos Motofest tem direito á navegar 30 minutos e sem restrições quanto á redes sociais ou jogos. Essa experiência de hoje é na verdade um piloto que estamos testando no sentido de posteriormente, ou seja, a partir de setembro levar a inclusão digital para os bairros da cidade”, esclareceu Deuzimar Dias, coordenador do Telecentro em Patos.
O Programa Telecentro Comunitário é realizado pela Secretaria de Educação com ajuda do Governo Federal e oferece aos seus usuários inclusão digital através de cursos de informática, democratizando o acesso as novas tecnologias e a informação.
Na parte musical e cultural, quem animou a primeira noite do encontro, foram as bandas Os Selvagens de Campina Grande e as patoenses Nação Nativa e Angel of Metal.
Para hoje estão programados os shows das Bandas Flôr de Lótus, Beatitude e Zona Livre. A banda Beatitude, já conhecida do público alternativo da cidade, promete ser a grande novidade da noite, já que a mesma está retornando aos palcos depois de mais de 3 anos fora do cenário rock da cidade.
Também estão á disposição dos visitantes, stands diversos comercializando motos e outros acessórios.
A programação deste domingo:
Café da manhã para os inscritos na Associação Comercial de Patos às 7h com Ana Júlia e Sax e 10h encerramento

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reginaldo Poeta

Entidades discutem segurança pública em Patos


Promotora Joseane Amaral 

Marcos Eugênio
Aconteceu na noite desta quinta-feira no Fórum Miguel Sátyro, em Patos, uma reunião promovida pelo Governo do estado para discutir políticas de segurança pública na Paraíba. O evento contou com a participação de órgãos ligados à segurança, a exemplo das polícias Civil, Militar, Exército (Tiro de Guerra), Polícia Federal, sociedade organizada através de conselhos tutelares, Associações comunitárias dentre várias outras.
O secretário executivo de Mobilização Social da Prefeitura de Patos, José Taunaí, nas suas considerações, fez um relato da realidade que cerca a problemática infanto-juvenil na cidade e lamentou Patos ainda não possuir um fórum permanente de discussão para uma política preventiva de violência contra a criança e o adolescente. “Precisamos mudar essa estrutura que aí está para garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. É necessária a participação de todas as entidades, e que as crianças sejam prioritárias nas políticas governamentais”, enfatizou.
A promotora de Justiça, Joseane Amaral, começou sua fala sugerindo e considerando importante no combate a violência que vem assustando Patos e a Paraíba como um todo, não apenas o trabalho de repressão ao crime, mas nas ações preventivas nas escolas com a participação os conselhos tutelares. Citou uma experiência da qual participou no Vale do Piancó que teve bons frutos na prevenção da violência e as drogas, trabalho este realizado cm as crianças, que geralmente levam as informações para serem discutidas no lar.
Joseane dirigiu muitas críticas ao Estado dizendo que este não investe como deveria em segurança pública, citando o caso da Polícia Civil, que sofre pela falta de estrutura e pessoal, agentes despreparados e desmotivados. Reclamou também da falta de aparelhagem e de pessoal na Polícia Militar. “Patos é pólo de comércio de drogas e não vejo ações do Estadoque possa prender os grandes traficantes” enfatizou, acrescentando que “Não adianta apenas reuniões, audiências públicas que não se resolvem nada. É preciso ação concreta”, dissee foi aclamada pelos presentes.

Após suas palavras por pouco a reunião não era suspensa, mas houve continuidade. A representante do governo do Estado lembrou aos presentes que existe a preocupação de se construir uma poolítica de resultado e por isso o debate e por isso o convite à sociedade organizada para debater e criar propostas nesse sentido.
O representante da Polícia Federal também criticou a falta de investimentos nas polícias, inclusive a Federal, que hoje possui na delegacia de Patos, que atende a cerca de 850 mil pessoas no Sertão com apenas 22 policiais e delegados, o que dá uma média de quase 40 mil habitantes por policial. Os conselhos tuttelares também estavam na bronco pela falta de estrutura para desempenhar su papel, pela ausência de centros acolhedores de menores infratores.
A reunião teve continuidade e outros falaram sobre a problemática da violência na Paraíba, a exemplo do vereador Raniere Ramalho, representante da Câmara Municipal. Este também criticou os investimentos tímidos dos governos em segurança, mas lembrou que a culpa não deve recair apenas para o Estado, sendo todos os atores sociais responsáveis por ela, desde a educação no lar, na escola.
O certo é que a sociedade está impaciente e assustada com o aumento da violência na cidade de Patos e não quer mais saber apenas de palavras, propostas e falta de ação. 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Duas duplas masculinas passam às oitavas do Circuito na Noruega



Duas das quatro duplas masculinas do Brasil passaram invictas pelo primeiro dia de jogos do torneio principal da etapa da Noruega do Circuito Mundial de vôlei de praia e garantiram vaga nas oitavas-de-final da competição. Com duas vitórias cada, Alison/Emanuel e Pedro Solberg/Harley avançaram nas areias de Kristiansand, cidade que recebe a 12ª etapa do ano.


Márcio/Ricardo e Benjamin/Bruno Schmidt, com um resultado positivo e outro negativo, estão na repescagem do torneio norueguês. Perto de completar 1.000 vitórias no Circuito Mundial, o campeão olímpico Emanuel aproximou-se ainda mais da marca nesta quinta-feira (12). Com os dois triunfos conquistados em Kristiansand, o paranaense soma agora 996 resultados positivos na competição.


A primeira vitória conquistada em Kristiansand ao lado do parceiro Alison foi diante dos australianos Boehm e Kapa: 2 sets a 1, parciais de 21/14, 18/21 e 15/11. Na segunda rodada, a dupla voltou à quadra e teve trabalho para bater os dinamarqueses Hoyer e Soderberg em dois sets: 29/27 e 21/19. Na rodada das quartas-de-final, Alison e Emanuel jogarão contra os holandeses Boersma e Spijkers.


Também invictos no primeiro dia, Pedro Solberg e Harley estrearam em Kristiansand superando os búlgaros Mitev e Neshev por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/16. No segundo jogo, os campeões do Circuito Mundial 2008 derrotaram, no tie-break, os estonianos Jaani e Vesik: 21/14, 18/21 e 15/13.


Nas quartas, Pedro e Harley terão pela frente os norte-americanos Fuerbringer e Lucena. Com as duas vitórias, o brasiliense Harley chegou a 897 triunfos em sua carreira.


Márcio e Ricardo, que abriram o dia com vitória por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14) contra os noruegueses Horrem e Hordvik, terão que disputar a repescagem em Kristiansand. A dupla perdeu para os neozelandeses Lochhead e Pitman por 2 a 0, com duplo 19/21, e agora enfrentará os italianos Martino e Nicolai na repescagem.


"Esta derrota inesperada atrapalha, pois torna nosso caminho até uma possível final muito mais desgastante. Mas não vamos desanimar. Vamos jogar ainda mais focados e procurando recuperar nosso melhor jogo", promete Márcio.


O mesmo caminho será seguido por Benjamin e Bruno Schmidt. Vinda do country-cota, a dupla brasileira perdeu para os canadenses Van Huizen e Redmann por 2 a 0 (20/22 e 24/26). Na segunda partida, os brasileiros reagiram, venceram os alemães Götz e Popp em dois sets (21/15 e 21/13) e se garantiram na repescagem, onde jogarão contra Jaani e Vesik.

Gazeta Esportiva.Net
foto:oglobo 

Custo da internet no País ainda é alto, dizem especialistas


Terra
 
O custo da internet no Brasil, embora venha caindo, ainda é alto e representa o último entrave para a inclusão digital nas camadas mais baixas. A opinião é de especialistas dos setores de telefonia e banda larga que fizeram parte da mesa de debates na maior feira e congresso de TV por assinatura da América Latina, ABTA 2010, realizada de terça até esta quinta-feira no Transamérica Expocenter, em São Paulo.

Segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, mesmo se não houvesse impostos, o pacote básico de internet de banda larga no País cairia de R$ 29 para R$ 16, o que ainda representa o dobro do valor praticado na Europa. Mesmo considerando que a questão do custo - tanto operacional quanto de manutenção e alcance da internet -, o preço final ainda é o principal entrave para a inclusão digital, disse o presidente. Segundo Santanna, as empresas precisam encontrar políticas para reduzir o valor do serviço.

"Qualquer empresa privada que queira ser parceira do governo e usar a estrutura pública pode usar. Basta baixar o preço", afirmou. Para ele, se o País não tiver estrutura barata, não vai conseguir competir internacionalmente. "O consumidor não quer saber. Se for mais barato comprar um livro no Amazon (loja virtual americana), ele vai comprar. Vai dar um emprego lá (nos Estados Unidos) e tirar um daqui", disse.

De acordo com o diretor-executivo de clientes residenciais da Telefônica, Fábio Bruggioni, a banda larga tem 33% de penetração nos domicílios brasileiros. Embora não considere o índice alto, acredita que é um avanço para um País de grande extensão, cuja entrada no mundo virtual é relativamente recente.

Também presente à mesa de debates, o responsável pelo Plano de Banda Larga Americano da Federal Communications Commission (FCC), Carlos Kirjner, disse que 70% da população dos EUA tem o serviço, sendo que 95% dos americanos têm, pelo menos, um provedor de internet ao qual eles podem se conectar.

Kirjner acredita que os impostos são usados pelas operadoras como justificativa do alto valor da banda larga e, portanto, a ainda baixa penetração dela no Brasil. "Eles são o tapete usado pelas operadoras para esconder outros valores embutidos no valor do serviço", afirmou o palestrante.

"Temos que lembrar que 20% dos brasileiros vivem com menos de um salário mínimo por mês, então, se quisermos ter inclusão digital, é fundamental que governo e iniciativa privada invistam nas classes C e D", disse o palestrante. Ele atribui o êxito do modelo americano de banda larga, que teve investimento de R$ 15,3 bilhão, à herança do modelo de telefonia, que deu certo nos EUA, e ao foco em adoção de todas as classes sociais, disponibilidade de rede e competição entre as empresas.

Bruggioni, por sua vez, lembrou que o custo da internet no País vem caindo gradativamente. "Há alguns anos, 1 MB custava R$ 200, hoje, esse mesmo pacote custa R$ 50", afirmou. Segundo ele, nos últimos seis meses, 75% da banda larga no Brasil foi comprada pelas classes C e D.

Ele considera como causas o aumento da cobertura, a capacidade das operadoras de conhecer o perfil dos compradores e atender suas necessidades específicas, os incentivos fiscais, as parcerias público privadas (PPPs) e, principalmente, à redução de preço.

Segundo o presidente da Telebrás, a ideia é reduzir o pacote de 256 KB, que hoje custa em média R$ 96, para um terço deste valor e o dobro desta velocidade em todas as cidades brasileiras. Até o final do ano, a previsão é que todos os domicílios de 100 municípios e 15 capitais, além do Distrito Federal, sejam alcançados. Para o presidente, é indispensável o papel da concorrência na expansão: "Onde tem concorrência tem competitividade de preço e, portanto, tem adesão", afirmou.

Também participaram do painel o diretor de produtos e serviços da Net Serviços, Márcio Carvalho, e o vice-presidente do conselho da Acom Comunicações, João Reino.

Festa dos Anos 60 anima sábado patoense


Acontece nesse sábado 14 no Patos Tênis Clube, a partir das 23h, a 14ª edição da Festa dos Anos 60,  promoção da Pastoral do Menor da Paróquia de Santo Antônio. O evento, que já se tornou tradição na cidade, será animado pela banda Mistura Fina. Segundo a coordenação da festa, restam poucas mesas, as quais estão sendo comercializadas a R$ 100,00.
O público, muitos vestidos a caráter, vai relembrar grandes sucessos que embalaram os anos 60. “A Festa dos Anos 60 promete repetir o sucesso das edições anteriores. Toda a equipe está preparada para vivermos novamente essa festa dançante” comentou José Mota Victor, integrante da Pastoral do Menor.  
Foto:condepb

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TCE reprova contas de Patos com débito total de R$ 2,9 milhões e advogados vão recorreer


Na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Tribunal de Contas do Estado desaprovou as contas de 2006 e 2007 do prefeito de Patos Nabor Wanderley com imputação de débito superior a R$ 2,9 milhões, quantia pela qual também responde, solidariamente, o presidente da Oscip Interset.

O TCE emitiu, por unanimidade, pareceres contrários às contas de 2006 e 2007 do prefeito de Patos Nabor Wanderley, em razão de despesas não comprovadas com a Oscip Interset.

A ele e ao presidente desse último organismo, Filogônio Araújo de Oliveira, o TCE imputou, solidariamente, débito total superior a R$ 2,9 milhões.

O relator de ambos os processos, conselheiro Fábio Nogueira, fundamentou seu voto nos pareceres da Auditoria e nas manifestações do Ministério Público ratificadas, na ocasião, pelo procurador geral do TCE Marcílio Toscano Franca Filho.

Em 2006, entendeu o Tribunal, os danos pecuniários causados aos cofres do município chegaram a R$ 1.333.796,44, em razão, ainda, de despesas irregulares com o Iblac (International Business Law Consulting), empresa de consultoria com sede em Brasília.

A imputação solidária atinente ao exercício de 2007, pelas mesmas razões, foi de R$ 1.636.005,43. Tanto ao prefeito de Patos quanto ao presidente da oscip a Corte também aplicou multas individuais correspondentes a 10% dos prejuízos para o erário.

Observou o relator que foram gastos com a Interset, em 2006 e 2007, mais de R$ 20 milhões, cifra a ser comparada com as aplicações em saúde pública da ordem de R$ 3,9 milhões no primeiro exercício e de R$ 4,2 milhões, no segundo.

Os gastos com a oscip também estiveram muito acima das despesas com educação (R$ 6,6 milhões em 2006 e R$ 7,3 milhões em 2007).

Ao prefeito de Patos e ao presidente da Interset, o TCE concedeu o prazo de 60 dias para devolução do dinheiro aos cofres públicos sob pena de cobrança executiva recomendada, desde logo, ao Ministério Público Comum.

Também declarou a inidoneidade da Interset (para o fim de firmar convênios com entidades e órgãos jurisdicionados) e solicitou ao Ministério da Justiça a perda da qualificação desse mesmo organismo como organização da sociedade civil de interesse público. Os dois advogados do prefeito, José Mariz Filho e Diogo Mariz, já anunciaram que vão recorrer das duas decisões .
Ascom

RR: Gabinete de emergência tenta isolar vírus da dengue tipo 4

Depois do registro de quatro casos suspeitos de dengue tipo 4 em Boa Vista, capital de Roraima, o Ministério da Saúde e autoridades locais tentam, agora, isolar o vírus no estado para impedir que ele chegue a outras partes do país.

Hoje (11), agentes comunitários iniciaram visitas às casas de moradores dos bairros Buritis, Santa Teresa, Pricumã e Cidade Satélite, onde foram identificados os casos suspeitos, para mapear se há novos casos. O trabalho, chamado de busca ativa, deve ser feito até o final da próxima semana, de acordo com o ministério.

Outra medida adotada é a aplicação de inseticida em locais propícios para os criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O ministério emitiu um alerta nacional sobre a possível entrada do vírus tipo 4 no país.

O sorotipo viral 4 da dengue está fora do Brasil há 28 anos. Por não circular no país durante esse período, a maior parte dos brasileiros não tem imunidade contra esse tipo da doença, situação favorável ao surgimento de uma epidemia, segundo o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmilson Migowiski.

Outro agravante é se a pessoa tiver contraído a dengue tipo 1, 2 ou 3 e for, depois, infectada pelo vírus tipo 4. Isso aumenta a chance de desenvolver a forma mais grave da dengue. “É uma situação extremamente preocupante. Você tem uma população que já teve dengue antes e está vulnerável a um novo vírus. O índice de letalidade pode ser muito maior”, alerta o especialista.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, que está em Boa Vista, reconhece o risco de transmissão acelerada da dengue caso ocorra a dispersão do vírus. “A possibilidade de transmissão de dengue é muito grande se esse sorotipo circular nos centros urbanos”, afirmou, em entrevista na capital de Roraima.

O ministério e as secretarias estadual e municipal de Saúde montaram uma espécie de gabinete de emergência para monitorar o vírus tipo 4 em Roraima, que integra a lista dos oito estados com a maior incidência de dengue neste ano. O sorotipo 4 circula em dez países do Continente Americano, entre eles a Venezuela, que faz fronteira com Roraima e por onde pode ter ocorrido a entrada do vírus.

Um estudo de uma fundação do Amazonas teria identificado o tipo 4 da dengue em Manaus, antes dos casos registrados em Boa Vista. Porém, o estudo foi refutado pelo Ministério da Saúde, pois as contraprovas dos exames, feitas por um laboratório do ministério, não comprovaram a presença do sorotipo.

Após exames preliminares apontarem a ocorrência do vírus 4 em Boa Vista, as amostras estão sob análise do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para exames complementares. De janeiro a 3 de julho deste ano, foram registrados 788.809 casos de dengue no Brasil – 158,7% a mais em comparação com o mesmo período de 2009.
 

Agência Brasil

Comunidades patoenses participam da Semana Nacional da Família


Marcos Eugênio
A Semana Nacional da Família, aberta na última segunda-feira, vem contando com grande participação da comunidade, convidada pela Diocese a discutir o papel da família no mundo moderno.
Diariamente as paróquias realizam missas nos bairros. Padres, o bispo diocesano D. Manoel dos Reis de Farias, pastorais, ministérios eucarísticos, todos estão imbuídos de levar o evangelho para a discussão do tema família e a importação da inter-relação dos pais com os filhos, incentivo a antigos costumes, como a oração em família, dentre outros que possam fortalecer cada vez mais a instituição família.
Ontem no bairro Brasília o pároco da Igreja Nossa Senhora da Guia, Pe. José Ronaldo, celebrou missa para dezenas de fiéis, que ao final prestaram-lhe homenagens pela passagem de seu aniversário. Na noite desta quarta-feira Pe. Ronaldo estará celebrando no antigo Baixo Meretrício, uma das localidades mais carentes da cidade de Patos.

Em Itaporanga, Ricardo faz balanço da Caravana da Verdade


O candidato da coligação Uma Nova Paraíba ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), fez uma análise do alcance da Caravana da Verdade, em comício realizado na cidade de Itaporanga, na noite desta terça-feira (10). Segundo o socialista, a Caravana tem servido para aproximar os candidatos do povo e constatar um dado que tem sido deixado de lado nas pesquisas de opinião: a ânsia por mudança do paraibano.
"Agradeço o apoio público que recebemos nesta noite e durante todo nosso percurso, ao longo de tantas cidades. A caravana sai de município em município,  apredendo com as pessoas e com sua vida cotidiana. Recebendo, de perto, o carinho e atenção do povo deste meu tão querido Estado. Amanhã, nossa caravana, que está na terceira edição, completará 53 municípios visitados, em apenas 8 dias. É uma conquista que está muito além das pesquisas demonstradas nos veículos de comunicação", analisou Ricardo.
Ricardo encerrou seu discurso declarando que pretender fazer um governo unido, em comunhão com os municípios. "Para governar não se pode dividir, mas unir. É preciso dialogar com todos os setores. Em resumo, eu digo que a Paraíba precisa de um novo caminho. Um caminho renovado e desenvolvido", frisou.
Nesta quarta-feira (4), Ricardo Coutinho, Rômulo Gouveia, Cássio Cunha Lima e Efraim Morais visitam os municípios de Paulista, Maturéia, Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares e Princesa Isabel.
Ascom

Prazo para reativação do FIES vai até 30 de agosto


Na última segunda, 9, as Faculdades Integradas de Patos iniciaram as atividades referentes ao semestre letivo 2010.2. Uma das preocupações apontadas pela Instituição de Ensino, na volta às aulas, diz respeito ao aditamento do Programa de Financiamento Estudantil - FIES.

De acordo com a Secretária Geral das FIP, Silvannia Palmeira, o prazo para reativar o FIES vai até o dia 30 de agosto. “Entretanto, só os novos contratos poderão colocar o benefício em até 100%”, enfatizou.

Silvannia Palmeira adverte ainda que as inscrições referentes ao FIES deverão ser confirmadas pelos alunos beneficiados, desde que a cota já esteja em vigor. “Não existe data de início para as inscrições de novas cotas do FIES, uma vez que as mesmas são consideradas contínuas”, concluiu a Secretária Geral.

As cotas do FIES são atualmente administradas pela Fundação Nacional de Desenvolvimento à Educação – FNDE.

Ascom/FIP

Terça-feira de acidentes na Horácio Nóbrega

Marcos Eugênio

O dia de ontem foi marcado de muita confusão no trânsito da Rua Horácio Nóbrega, uma das que possui um dos maiores fluxos de veículos da cidade, localizada no Bairro Belo Horizonte. Três acidentes envolvendo motociclistas tornaram o trânsito mais lento que de costume, especialmente no horário em que muitos estão chegando nas FIP - Faculdades Integradas de Patos, outros retornando do trabalho.
Um deles aconteceu em frente à Câmara Municipal. Um senhor em uma moto Biz de placa MOD 2862, cor vermelha, foi se livrar de um cão que cruzou em sua frente, perdeu o equilíbrio e caiu, ficando desacordado e causando preocupação das pessoas que aguardavam a chegada do Samu. A 150 metros do local deste acidente, um caminhão bateu na traseira de outra moto, derrubando seus ocupantes, um casal e uma criança. Todos foram socorridos para o Hospital Regional de Patos e a criança para Infantil Noaldo Leite. O terceiro acidente aconteceu no período da tarde. Em todos, graças a Deus, sem vítimas fatais ou feridos graves.
A imprudência tem sido apontada como uma das principais causas de tantos acidentes que vêm ocorrendo em Patos.

Alunos de Matureia vão pesquisar 80 anos da Revolta de Princesa Isabel


A cultura popular como ferramenta de estudo para auxiliar na compreensão da história paraibana. Essa é a ideia do projeto Viagem aos 80 Anos da Revolta de Princesa Isabel, que está sendo desenvolvido por professores, coordenadores e alunos da Escola Maria Tâmara. Além da visita à cidade, os alunos vão elaborar um cordel para registrar as informações coletadas durante a viagem, que ainda não tem data marcada.
Unir o cordel aos fatos históricos que marcaram a década de 30 foi uma forma que professores e alunos encontraram para dar leveza ao peso das informações  e facilitar a compreensão dos fatos.
O projeto tem várias etapas, a primeira fase será baseada em pesquisas sobre a Revolução da década de 30 e dados sobre os registros daquela época. Em seguida, será a viagem aos principais pontos do município que foram cenários da Revolução e para concluir a criação de cordel que será divulgado em toda a rede de educação do município e na mídia.
Renata Dantas

Assistente social do HRP profere palestra para equipes do SAMU


A assistente social do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Joserivânia Batista Leite, especialista em saúde coletiva e em saúde mental, ministrou palestra na última segunda na 6ª Gerência Regional de Saúde para equipes do SAMU Patos. Cerca de 40 pessoas assistiram e interagiram em torno do tema: Relacionamento Interpessoal.
Dentre os tópicos discorridos estão: trabalho em equipe; relação pessoal e humano; conflitos x responsabilidades; os segredos básicos nas relações pessoais e interpessoais; dinâmica de reflexão e avaliação final do encontro.
Joserivânia avaliou como bastante positiva a participação do público alvo. Diz também que esse tipo de trabalho é importante para que o grupo possa melhorar cada vez mais a sintonia de trabalho, de autoconhecimento e a relação interpessoal, o que terá reflexo na melhoria da assistência à população.
hrpatos.pb.gov.br

Prefeito de Cruz do Espírito Santo é condenado a cinco anos de reclusão



Hoje, o ex-prefeito do município de Cruz do Espírito Santo, Luciano Carneiro da Cunha, teve seu recurso negado pela Câmara Criminal do TJPB, que, por unanimidade e em harmonia com o parecer do Ministério Público, manteve decisão de primeiro grau que condenou o apelante, acusado pelo desvio de verba pública, a cinco anos de reclusão. O delito está tipificado no Artigo 1º, do Decreto-Lei 201/67. A relatoria do feito de nº 029.2001.000018-9/002 foi do desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira.
O relatório aponta que no dia 29 de dezembro de 2009, no exercício do mandato de prefeito, Luciano Carneiro teria se dirigido ao Assentamento Massangana I, portando a quantia de, aproximadamente, R$ 200 mil, proveniente do “Programa Garantia de Renda Mínima” do Governo Federal, alegando que iria efetuar os pagamentos às famílias cadastradas. Após iniciado, o acusado teria suspendido o pagamento, sob o argumento de que estava se sentindo ameaçado pelos moradores que insistiam em receber os meses em atraso.
No dia 25 de janeiro de 2010, o denunciado formulou requerimento ao Ministério Público, apresentando denúncia de que teria deixado o restante do dinheiro do Programa no porta-malas do veículo, que teria ficado detido pelos assentados, e que os mesmos haviam subtraído a importância. Mas, a peça acusatória narra que, após oitiva de testemunhas e perícia realizada pelo Instituto de Polícia Científica, “restou inexoravelmente configurado que o denunciado se apropriou da mencionada verba pública e ainda deu causa a instauração de investigação policial acusando outras pessoas”.
Nas razões recursais, o apelante requereu a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva; incompetência da Justiça Estadual para julgar o presente processo; nulidade processual por ausência do representante ministerial no interrogatório do réu; falsificação do prazo recursal e absolvição por insuficiência de provas. No entanto, todas as preliminares foram rejeitadas, por unanimidade.
O relator defendeu, em seu voto, que não havia transcorrido o prazo para declaração da prescrição e que, embora a verba do “Programa Renda Família” fosse proveniente do Governo Federal, teria sido incorporada ao patrimônio municipal, sendo o seu julgamento de competência estadual.
Quanto a ausência do Ministério Público, o relator disse que, no Direito Processual Penal, nenhum ato será considerado nulo se não resultar prejuízo para a acusação e para a defesa (Artigo 563/ CPP), mas, no caso em questão, a defesa não demonstrou, em nenhum momento, qualquer prejuízo sofrido pelo apelante. A falsificação do prazo recursal alegada pelo apelante também foi descartada pelo relator, assim como a absolvição requerida por insuficiência de provas.
“Assim, as alegações do réu não encontraram respaldo nos autos, devendo-se manter a condenação”, afirmou o desembargador-relator.
parlamentopb com Ascom

Arquivo do blog