Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fim das carreatas nas eleições 2012 de Patos

Hoje os candidatos a prefeito de Patos acordaram com o proposto pela justiça eleitoral e aboliram o uso da carreata na sua campanha. Ganha a população, ganha o meio ambiente que terá menos emissão de gases expelidos pelos veículos. A pé, de bicicleta, dará mais saúde ao povo, diminuirá os gastos exorbitantes com combustível. Francisca Motta (PMDB) disse que orientará seus militantes a cumprir a determinação da justiça eleitoral, mas alegou que é muito difícil mudar esse ato da democracia, que faz parte da cultura das eleições locais.

O médico Dinaldinho (DEM) disse que foi uma decisão acertada e que representa avanços para a proteção ao meio ambiente, como também para evitar abuso de poder econômico, desrespeito às leis de trânsito. O representante do PSOL, do candidato Silvano Morais, teve como represente à reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira 31, Cícero Delfino. 

Em entrevista a Higo de Figueiredo da Rádio Espinharas, disse que o PSOL concordou com a proposta apresentada pelo juiz Henrique Jácome em respeito ao meio ambiente e como prevenção a acidentes. Silvano e partidos coligados farão a última carreata, já que os demais candidatos a prefeito já a fizeram.

Ficou acordado entre os candidatos que poderá ser usado número máximo de 15 carros de som durante o passeio ciclístico e a passeata. 

Marcos Eugênio

BB reduz taxas de juros para pessoas físicas e jurídicas

O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira (31) que reduzirá taxas de juros em linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas a partir desta segunda-feira (3). A decisão acompanha a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a Selic, segundo o banco.

Nesta quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu de 8% para 7,5% ao ano a taxa básica de juros da economia.

Para consumidores, por exemplo, a taxa mínima do crédito benefício de 2,21% ao mês para 2,17% ao mês; a do crédito automático, de 1,93% ao mês para 1,89% ao mês e a de crédito para material de construção, de 1,53% ao mês para 1,49% ao mês. No caso de empresas, a linha giro recebíveis passará de 1,186% ao mês para 1,166% ao mês.

“Temos o compromisso com os nossos clientes e com a sociedade de praticar taxas de juros que sejam as menores do mercado, nas principais linhas de crédito. O Banco do Brasil foi o primeiro a reduzir suas taxas e prepara-se para continuar liderando o sistema financeiro do País nesta nova conjuntura de juros baixos desejada por todos os brasileiros”, afirma Alexandre Abreu, vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, em nota.

G1

EVO-Gente Inocente intensifica ensaios para o 7 de Setembro

 

Com a aproximação do desfile cívico 7 de Setembro, o EVO-Gente Inocente intensificou os ensaios com os alunos que irão representar a escola na Semana da Pátria. Diariamente as bandas Mirim e Marcial, sob coordenação do professor de música Estênio saem às ruas do Bairro da Vitória buscando a perfeição na execução dos acordes que tanto encantam o público ao longo do desfile.

Este ano o tema escolhido para invadir as ruas de Patos no 7 de Setembro foi o centenário de nascimento do maior expoente da música nordestina, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Aliás, este ano diversas celebrações culturais do EVO-Gente Inocente reconheceu na figura de Luiz Gonzaga, falecido em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos, toda sua importância para a música brasileira. 

Numa dessas atividades, esta semana, o Folk EVO, a comunidade escolar vivenciou o dia do folclore com exposição, danças e comidas típicas, sempre destacando o Rei do Baião. Coordenação pedagógica, professores, alunos estão todos envolvidos na confecção do material que servirá como indumentária no desfile do 7 de Setembro.

Juiz proíbe deputado federal de divulgar a atuação parlamentar com slogan da campanha da avó

O juiz da 28ª zona eleitoral da cidade de Patos, Luzivandro Pessoa, proibiu que o deputado federal Hugo Motta divulgasse através de panfletos e outros meios de comunicação, atuação parlamentar que contenha no seu conteúdo o slogan da campanha de sua avó, a deputada peemedebista Francisca Motta, candidata ao cargo de prefeito de Patos.

Proibição alcançou, inclusive, qualquer menção à candidatura da deputada, sua avó, ou da continuação do projeto político do atual prefeito, seu pai.

A ação de investigação judicial Eleitoral – AIJE – foi proposta por Alissson Nunes, Fhilipe Palmeira e Wesley Abrantes, advogados da Coligação Por Uma Patos Melhor, que tem como candidatos a prefeito e vice o médico Dinaldinho e o contador socialista Bonifácio Rocha, respectivamente.

O Representante do Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à ação e o juiz sentenciou nos seguintes termos: “ao vincular sua atuação parlamentar em prol do município de Patos ao slogan de campanha de sua avó, a primeira investigada, o Deputado Federal terminou por praticar propaganda eleitoral vedada, nos termos do art. 242, caput, do Código Eleitoral e art. 5º da Resolução TSE n° 23.370/2011, cuja sanção é o impedimento de utilizar, na divulgação de seu trabalho parlamentar, o slogan de campanha da candidata”.

Importante frisar que o deputado não está proibido de divulgar sua atuação parlamentar, mas tão somente de fazer, por meio desta divulgação, propaganda política de sua avó, deputada estadual Francisca Motta, candidata ao cargo de prefeito, ou propaganda da atuação de seu pai, Nabor, prefeito de Patos.

“Esta proibição judicial é um marco para a democracia porque viabiliza paridade nas eleições municipais. Ora, a propaganda formal só pode ocorrer no guia eleitoral obrigatório, sob pena de abuso de poder econômico”, frisou o advogado Wesley Abrantes.

FONTE: POLÍTICAPB

Ministério Público atesta normalização dos atendimentos do Hospital Regional de Patos


Uma comissão formada por membros do Ministério Publico, do Conselho Regional de Medicina e do Sindicato dos Médicos realizaram essa semana, uma visita as dependências do Hospital Regional de Patos, deputado Janduhy Carneiro para uma avaliação do nível de atendimento e da operacionalidade das ações naquela casa hospitalar. A avaliação inicial considerada positiva, reconhecendo a comissão a realização de alguns ajustes técnicos a serem implementados nos próximos dias.

A comissão contou com a presença das promotoras Edivane Saraiva, Curadoria de Patos (foto) e Adriana Amorim do CAOP da Saúde que observaram as instalações e constataram a normalização dos atendimentos, embora tendo encontrado todos os leitos ocupados, reconheceram a grandiosidade do Hospital Regional de Patos, diante da percepção da existência nos leitos de pacientes de outros Estados atendidos naquela unidade hospitalar estadual.

Em entrevista a imprensa, a promotora Edivane Saraiva foram solicitados alguns ajustes que foram apresentadas a Diretoria Técnica bem como a necessidade de ampliação de leitos e de médicos. A representante do Ministério Publico afirmou que entende o período de transição da nova diretora Silvia Ximenes que espera que paulatinamente as dificuldades sejam vencidas para uma saúde de qualidade para povo de Patos.

A promotora elogiou uma iniciativa inédita do Hospital Regional de Patos, que é a sala de acolhimento, que tem a finalidade de trazer e preparar psicologicamente os familiares de pacientes para atual quadro clinico da vítima ou mesmo seu óbito. A escala dos médicos será entregue ao Ministério Publico que previamente terá ciência quais os médicos de plantão naquela casa hospitalar.

A diretora Silvia Ximenes, analisou como de suma importância a visita das promotoras e de médicos de entidades representativas da categoria ao Hospital Regional de Patos e reafirmou o compromisso de transparência das ações e de cuidado com saúde dos patoenses. Para ela sua gestão, busca resolutividade e qualidade nos atendimentos dos pacientes com a participação direta e integrada de todas as áreas daquela unidade hospitalar.

ATENDIMENTOS
Em dados levantados preliminarmente em agosto, até o dia 20 foram atendidos 4.489 pacientes em ambulatório, sendo 2.856 somente da cidade de Patos, os demais foram de cidades circunvizinhas e pacientes dos Estados Pernambuco, Rio Grande do Norte e 04 deles do estado de Alagoas. Na última semana foram realizadas 46 cirurgias, ortopédicas, vascular, geral e buco- maxilar.
 
Cláudio Paschoal
 
Esse número de atendimentos de usuários de Patos, 2.856, só ambulatorial, demonstra que o PSF local não está cumprindo com seu papel de resolver os problemas na atenção básica.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Oferta de leitos aumenta em mais de 40% em hotéis e pousadas do interior


Crescimento nos últimos dois anos é motivado pelas atividades e produtos oferecidos pelo turismo rural no Estado. Evento em Campina Grande irá fomentar esse mercado
 
            Nos últimos dois anos, as cidades do interior da Paraíba que fomentam o turismo rural ganharam mais 1,5 mil novos leitos em hotéis e pousadas. De acordo com dados da Empresa Paraibana de Turismo da Paraíba (PBTur), entre 2010 e 2012, o número de leitos aumentou 42%, passando de 3.705 para 5.276 em 117 equipamentos de hospedagem. As regiões do Brejo, com as cidades de Bananeiras e Areia, do Cariri, com Cabaceiras, e do Curimataú, com Araruna, abrigam boa parte destes leitos que já recebem um grande fluxo de turistas interessados em roteiros que envolvem aventura, esportes, gastronomia, cultura e tradições religiosas.

            Os números apontam para o fortalecimento do turismo rural que na Paraíba encontra espaço para discussões e divulgação de empreendimentos e roteiros com a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), nos dias 30 e 31 de agosto e 1° de setembro, em Campina Grande. No Estado, além dos já tradicionais trajetos da Civilização do Açúcar (um passeio pelos engenhos, que mostra a importância da cana para a história dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e das imagens cinematográficas de municípios do Cariri, o interior da Paraíba revela inúmeras histórias e experiências que podem ser desfrutadas pelos turistas.

“Turistas da Paraíba, dos estados vizinhos e de outras regiões do país estão descobrindo que a Paraíba tem belezas incríveis, grandes potenciais e muito o que fazer em cidades do interior. Isso é muito bom, pois mexe com a economia desses pequenos municípios, gerando emprego e renda e aumento da autoestima da população local”, avaliou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Bananeiras é uma dessas cidades que já conta com equipamentos bem estruturados para receber o turista. Nos últimos dois anos, apresentou um grande crescimento do número de leitos em seus meios de hospedagem. Atualmente, são seis hotéis, com 540 leitos disponíveis. Segundo Regina Amorin, gestora de turismo do Sebrae na Paraíba, tanto Bananeiras quanto Areia têm condições de atender aos turistas mais exigentes. Em Areia, há três hotéis registrados na PBTur, que oferecem 114 leitos. Dentre as atrações da cidade, estão a visita ao Museu da Rapadura, no campus da Universidade Federal da Paraíba, aos inúmeros engenhos da região, com degustação da cachaça produzida, além do chamado turismo de experiência, que ao visitar uma casa de doces, por exemplo, o visitante assiste seu cozimento e ajuda a prepará-lo.

“Há inúmeras alternativas para o turismo rural. Os empreendedores estão cada vez mais se aperfeiçoando para oferecerem atrativos de qualidade”, completa Regina. Além dos atrativos do Brejo, destacam-se ainda Cabaceiras, no Cariri, com belas paisagens, gastronomia e rico artesanato. “No Sertão, Matureia e Sousa também recebem bem o turista. Já no Curimataú, Araruna e seu Parque da Pedra da Boca têm boas condições de receber os visitantes. Há belezas e atrativos em todas as regiões da Paraíba”, completa.

Para a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, não só a Paraíba, mas todo o Nordeste tem uma grande potencialidade no turismo rural. “Em todos os estados nordestinos, há belezas naturais, culturais, rica gastronomia e religiosidade”, afirma a gestora. Segundo ela, esse turismo deve ser integrado.
 
Feira fomenta turismo rural e espera gera R$ 2 milhões em negócios

            Para fomentar novos negócios e apresentar os roteiros turísticos pelo interior, será realizada a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Campina Grande. O evento deverá gerar cerca de R$ 2 milhões em negócios e reunirá 40 expositores de todo o Nordeste. De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba e coordenadora do evento, Regina Amorim, o evento tem um importante papel de integração dos estados nordestinos para o crescimento do turismo rural na região.

            Cerca de quatro mil pessoas devem visitar a Feira e conhecer de perto produtos e serviços de agências de viagens e receptivo, hotéis-fazenda, equipamentos rurais (pousadas, hotéis e restaurantes), roteiros turísticos da região Nordeste, empresas da área de turismo de aventura, agronegócios e artesanato. Paralelamente a Ruraltur também serão realizados a 8ª Rodada de Negócios e o 3ª Seminário Nordeste de Turismo Rural. Para participar do Seminário, é preciso se inscrever previamente. O evento é uma iniciativa das unidades do Sebrae no Nordeste, Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e FIEP. Mais informações pelo telefone (83) 2108-1256.

Assessoria

Maternidade Peregrino Filho oferece capacitação em aleitamento materno

 
 
O Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Instituto Social Fibra e o CEAG – Instituto Educacional de Ensino, realizou nesta quinta-feira 30 mais uma capacitação previsto em seu programa de educação continuada para os profissionais de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos. Também participaram alunos do curso superior de Enfermagem das FIP, Faculdades Integradas de Patos.
Aleitamento materno – uma prioridade mundial. Este foi o tema trabalhado por Rose Meire de Freitas Santos, especialista em saúde pública pela Universidade de Ribeirão Preto-SP, com vasta experiência em banco de leite. O evento aconteceu nas dependências da Peregrino Filho e os alunos receberam rico material (multimeios) utilizado no curso elaborado pelo CEAG.

O primeiro tópico trabalhado foi a história da amamentação no Brasil, que remonta seu descobrimento, com citações na carta enviada por Pero Vaz de Caminha ao então rei de Portugal, após desembarque em nosso solo, registrando, dentre muitos aspectos do que aqui encontrou, a presença marcante de uma índia amamentando seu filho. Fatos que marcaram a história da amamentação de 1.500 aos dias atuais foram apresentados e discutidos.

O Banco de Leite Drª Vilani Kherle da Maternidade Peregrino ampliou sua importância para toda a região com a inauguração de suas UTIs Materno e Neonatal, Sala de Porcionamento, passando a tender um número maior de mulheres e seus filhos, que não conseguem mamar diretamente no seio. Essa capacitação ocorrida hoje atualiza os profissionais de saúde em protocolos e conhecimentos teórico-práticos para o aleitamento materno, uma prioridade mundial por todos os fatores positivos para a saúde da humanidade, como a redução da mortalidade infantil.

As vantagens dessa prática, os risco da amamentação artificial, malefícios do uso da chupeta e mamadeira, avaliação da mamada, período de desmame, normas técnicas, proteção contra infecções, estatísticas por risco de morte por diarréia, pneumonia, problemas mamários, Rede Amamenta Brasil, Rede Cegonha, foram alguns dos inúmeros sub-temas discutidos na capacitação.

A coordenadora e professora de estágios do curso de Enfermagem das FIP – Faculdades Integradas de Patos, Thoyama  de Alencar, disse que essa capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde com Instituto Fibra e CEAG é de suma importância, pois os alunos não dispõem na academia de conhecimentos tão aprofundados no trato com as mães primíperas (primeiro filho). “Iremos ser multiplicadores desses conhecimentos, repassando aos demais alunos”, comentou.

César Augusto Gorrão, presidente do CAEG, informou que a Maternidade Peregrino manterá a educação continuada oferecendo todo mês nova capacitação. A meta, explicou, é trabalhar todos os funcionários, desde os auxiliares de serviços ao médico, direção hospitalar. O conhecimento deverá ser ampliado para toda a regional. Os municípios serão convidados a enviar profissionais para também ser qualificados. “A idéia do Governo do Estado, com o Instituto Fibra e CEAG é manter a constância desses cursos, ampliar seu acesso cada vez mais aos profissionais de saúde para que a população venha a desfrutar sempre de melhores serviços oferecidos pelo SUS”, acrescentou Cesar. 

A próxima capacitação está agendada para final de setembro, quando será trabalho o tema “UTI Neonatal – serviço de urgência”.


Marcos Eugênio

Construção da Ponte do Jatobá em fase de fundação

Uma das obras mais reivindicadas pela população de Patos, a Ponte do Jatobá, está na sua fase mais demorada, a de fundação, na qual é montada toda a estrutura de sustentação. Operários fazem escavações no local dessa obra orçada em R$ 3,5 milhões. O Governo da Paraíba espera que ela seja inaugurada antes do previsto, julho de 2013. 

A ponte está sendo erguida sobre o Rio da Cruz e trará enorme benefício de mobilidade para os habitantes dos bairros Monte Castelo, Jatobá, Mutirão, Alto da Tubiba, que passarão a contar com um tráfego mais acelerado e seguro. A população dos municípios localizados na região da Serra do Teixeira também será beneficiada diretamente com essa obra. Na visita que fez a Patos este mês para assinar a ordem de serviço para a construção da ponte, o governador Ricardo Coutinho destacou o projeto de rodovias estaduais posto em prática por seu governo.

Enfatizou que até o final de sua gestão todos os municípios serão interligados por estradas asfaltadas. Citou a PB 228, a rodovia da Reintegração, 84,2 quilômetros de asfalto, com recursos da ordem de R$ 70 milhões, que beneficiará 117 mil habitantes dos municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúna, Passagem, Cacimba de Areia e Quixaba, com entroncamento com a BR-230.


Marcos Eugênio

Arquivo do blog