Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de maio de 2010

Escola evolução termina Semana de Cultural e Científica


Depois de quase duas semanas de atividade, a Escola Evolução Gente Inocente encerrou nesta sexta-feira, 21, a Semana Artística Científica e Cultural-SACC, realizada por alunos do ensino fundamental e médio.
O trabalho envolveu todas as disciplinas e teve como tema central o Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental Raquel Guedes, cada turma trabalhou aspectos voltados à conscientização dos pais e da sociedade, aproveitando o plano de trabalho desenvolvido para a disciplina no Programa Didático Pedagógico para o ano letivo.
Entre os conteúdos, a preocupação foi no sentido de passar uma mensagem clara aos alunos, no sentido de que é possível para as crianças adquirir hábitos saudáveis para a preservação do nosso meio natural. “Nosso alunado será formado como agente multiplicador para mudar os hábitos da família”, disse a diretora Francinete Vieira.
Entre as atividades, destaque para o trabalho da professora Socorro Aragão, no sentido de identificar com os alunos o tempo em que os produtos jogados no lixo levam para se decompor na natureza, bem como o projeto para a implantação da coleta seletiva, por parte do professor Djaci.
A SACC aconteceu com atividades externas, e em sala de aula, com pesquisa e exposição de conteúdo, valendo para a avaliação de nota bimestral, na primeira fase das atividades letivas. Francinete afirmou que os trabalhos desenvolvidos agora poderão ser aprimorados ainda mais para 2011. 
Genival Junior

Curso de Direito promove I Colóquio Paraibano



O curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos promoverá, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o I Colóquio Paraibano. O evento, que trará como pauta para discussão o tema “Direito, Estado e Trabalho na cidade de Patos”, terá como principal objetivo, em sua primeira edição, levar à comunidade regional/local discussões que envolvem a formação sócio-jurídica da relação entre o Direito como técnica; a figura do Estado como legislador e garantidor dos Direitos Fundamentais; e o trabalho (in)formal nas expressões cultural, histórico e politicamente.

O encontro contará, em sua grade de programação, com a apresentação de Grupos de Trabalho (GT´s), palestras, mesas-redondas e minicursos. Na ocasião, estarão presentes profissionais de renome no âmbito social, a exemplo do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ms. Eduardo Fernandes de Araújo.

De acordo com a coordenadora de Atividades Complementares, Katheryne Lages, a escolha do tema recai sobre os Direitos Sociais, tomando como referência o trabalho, que pode ser um forte instrumento de garantia de uma vida digna. “Além de prover aos homens e mulheres acesso e exercício à cidadania, essas discussões devem ter como finalidade a (re)formulação de paradigmas historicamente construídos e que são inseridos na compreensão do homem trabalhador, empregador e do Estado”, explicou.

A coordenadora explica que o encontro irá propor também a integralização dos fundamentos teóricos próprios do ensino, além de buscar no apoio interdisciplinar, instrumentos válidos para discutir e perceber os fenômenos sociais que produzem o direito. “Somado a isso, há a necessidade do confronto teórico-prático, da nossa história remanescente de escravidão e opressão, e das lutas constantes em direção a uma atuação estatal que assegure a igualdade das partes nesse intricado contexto sócio-econômico e cultural”, finalizou.

O evento terá como objetivos fundamentais ainda identificar abordagens interdisciplinares na compreensão e tratamento dos fenômenos que envolvem as relações de trabalho ontem e hoje; promover o enfrentamento teórico-conceitual jurídico ante as práticas socioculturais; e ensejar a ampliação do trabalho e dos direitos decorrentes, através dos direitos humanos indispensáveis.

O I Colóquio Paraibano terá como público-alvo estudantes e profissionais da área jurídica/áreas afins; pesquisadores e representantes de Instituições e Ensino e Pesquisa; movimentos sociais; organismos não-governamentais e de categorias.
ASCOM FIP

Crianças de 2 a cinco anos incompletos receberão vacina contra gripe A H1N1

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (21) que crianças com idades entre 2 e 4 anos e 11 meses podem se vacinar contra a nova gripe a partir da próxima segunda-feira (24).
Até agora, apenas as crianças que tivessem entre seis meses e dois anos haviam sido imunizadas contra o vír
O ministro disse também que o fim da campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) foi adiado até o dia 2 de junho. Segundo o ministro, a vacinação está aberta para adultos com idades de 30 a 39 anos e gestantes, além das crianças. 
Os grupos das gestantes e pessoas com 30 a 39 anos foram os únicos que ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população estimada em cada um dos grupos. Até agora, 61 milhões de pessoas foram imunizadas.
Duas etapas
A vacinação para as crianças será feita em duas etapas. Depois de tomar a primeira meia dose, elas devem voltar ao posto de saúde após 21 dias e tomar a segunda metade. Segundo o ministério, para a inclusão da nova faixa etária o governo irá lançar mão de 10,8 milhões de doses da vacina.
G1 RJ

Bregueiros recordam grandes sucessos no 1º dia do Quixabrega





A suave brisa da noite de céu meio encoberto aliviou um pouco o forte calor das últimas horas que antecederam a abertura da segunda edição do Quixabrega, maior e melhor evento bregueiro do Sertão paraibano, que veio cheio de novidades, desde sua estrutura, programação, na segurança com grandes nomes do romantismo brasileiro.
A primeira atração da noite foi Ozeas Lopes, 53 anos de carreira artística. Nome estranho para Carlos André, um dos maiores nomes da história do brega, filho de Mossoró-RN. Um show marcado pela irreverência, tendo ele descido do palco e cantado junto à legião de fãs.
Se meu amor não chegar, composição de Wilson Nascimento e Lindolfo Barbosa, mas que ficou marcante na sua voz, foi uma das mais pedidas durante sua apresentação. Logo após Carlos André, que cantou um repertório variando o romântico com o xote, foi a vez de Balthazar dar o ar de sua graça e repetir em grande estilo sua passagem pelo Quixabrega, como ocorreu ano passado. Sara foi cantada em alto tom pelos bregueiros, desde jovens a idosos.
A noite repleta de romantismo teve continuidade com outra referência na MPB, o potiguar Gilliard, que trouxe a Quixaba um repertório pra lá de emocionante, com seus maiores sucessos, interpretando músicas de emblemáticos compositores, tipo Márcio Greyck. Aquela Nuvem, Pouco a pouco, dentre tantos e tantos sucessos agradaram a gregos e troianos, como diz o adágio popular e encerrou sua apresentação  
Para encerrar o primeiro dia do Quixabrega II, a banda Cinzeiro de Motel mostrou toda sua irreverência, ginga e criatividade, um show diferente daqueles que os bregueiros da região estão acostumados a curtir. A banda, de Natal, mesma cidade de Gilliard, busca resgatar o forró brega e a lambada, um figurino pra lá de exótico, sendo um diferencial dentre as atrações do Quixabrega, juntamente com Labaredas, que se apresenta neste sábado, dia em que estão agendados também Reginaldo Rossi, Zé Ribeiro e Fernando Mendes.
assessoria

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Clínica Escola de Fisioterapia das FIP promove Ação Social



O curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos realizará, neste sábado, 21, das 6h às 10h, na Praça Duque de Caxias, ao lado do Shopping Center Guedes, o Projeto Clínica Escola em Ação. O encontro tem como principal meta divulgar as áreas de atuação da Fisioterapia; e atuar na prevenção, cura e reabilitação da capacidade física e motora dos pacientes.

Sob a supervisão da coordenadora do projeto, Viviane Guedes, os acadêmicos de Fisioterapia das FIP explicitarão, a todos os presentes, sobre a importância dos serviços disponibilizados pela Clínica Escola, para uma melhoria na qualidade de vida. Na ocasião, serão oferecidos as áreas de Neurologia; Ginecologia e Obstetrícia (saúde da mulher); Geriatria (idosos); Reumatologia, Respiratória, Dermato Funcional e Estética, Traumatologia e Pilates.

De acordo com Viviane Guedes, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática os conceitos compreendidos, ao longo do curso, em sala de aula. “Portanto, buscaremos, juntamente com nossos alunos, mostrar o trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta.

A coordenadora lembra ainda da responsabilidade social assumida pela Instituição de Ensino no município Patoense. “As FIP, como sempre, vem concretizando seu compromisso perante a comunidade”, concluiu.
ASCOM FIP

Bestialidade humana

Policiais morrem após discussão no trânsito em Santa Rita

Uma confusão na saída de uma festa deixou dois policiais mortos na madrugada desta sexta-feira, 21, em Santa Rita. As vítimas foram o soldado Reickson de Arruda Pires, 28 anos, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e um cabo identificado como Alves.

As primeiras informações dão conta de que os policiais saíam de uma festa no bairro Tibiri Fábrica quando Reickson e Alves começaram a discutir devido a uma confusão no trânsito. A moto em que o cabo estava teria fechado o carro conduzido pelo soldado, que estava com mais três amigos.

Testemunhas disseram que logo que começou a discussão o grupo que estava no carro saiu e logo em seguida Alves sacou a arma e atirou contra eles, atingindo Reickson e Iranildo Farias Barbosa, de 30 anos. Um dos rapazes do veículo também abriu fogo contra o motociclista que foi atingido.

Reickson e Alves morreram no local. Nenhum dos dois sabia que o outro era policial. Já Iranildo foi levado para o Hospital de Trauma e sobreviveu.

A polícia agora investiga os verdadeiros motivos da discussão e também quem foi os autores dos disparos. 
paraibaonline

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 20 de maio 2010

Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antiguidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Durante essa semana publicaremos algumas delas em resumo. Ao término de cada uma, apresenta-se uma reflexão para o cotidiano. Faça bons proveitos.

AS ÁRVORES E O MACHADO

A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.
Um homem foi à floresta e pediu às árvores, para que estas lhe doassem um cabo para o seu machado novo. O conselho das árvores então concorda com o seu pedido, e lhe dá uma jovem árvore para este fim.

E logo que o homem coloca o novo cabo no machado, começa furiosamente a usá-lo, e em pouco tempo, já havia derrubado com seus potentes golpes, as maiores e mais nobres árvores daquela floresta.

Um velho Carvalho, observando a destruição à sua volta, comenta desolado com um Cedro seu vizinho:

O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Se tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore, também teríamos preservado os nossos, e poderíamos ficar de pé ainda por muitos anos.

REFLEXÃO:

Quem menospreza seu semelhante, não deve se surpreender se um dia lhe fizerem a mesma coisa.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Acidente deixa vários funcionários de Areia de Baraúnas feridos


Um acidente envolvendo duas caminhonetes, uma Ranger e outra D-20, na manhã desta quinta-feira 20 na estrada que liga Passagem a Areia de Baraúnas, deixou um saldo de nove feridos, oito deles funcionários da Prefeitura de Areia de Baraúnas. Os veículos se chocaram de frente. O funcionário público extensionista da Emater de Salgadinho, Aristarco Dias, dirigia a seu carro, uma Ranger cor prata, se chocando de frente com a D-20 que transportava oito funcionários da Saúde e uma advogada de Areia de Baraúnas.
Ficaram feridos: Maria José A. Maia de Sousa; seu filho, Hugo Maia de Sousa; Adalto Junior, tesoureiro, que teve ferimentos na cabeça e foi para bloco de cirurgia; Renata Jaqueline Pereira; Maria Aparecida Montenegro (enfermeira); Poliana Guedes (advogada), Anderson Candeia (dentista), e outros dois não tiveram os nomes repassados pelo Samu, que prestou socorro às vítimas no local.
O caso mais complicado foi do tesoureiro de Areia de Baraúnas, Adalto Junior, que teve ferimentos na cabeça e perdeu muito sangue, tendo sido obrigado a ser transferido para o centro cirúrgico, recebendo atendimento do  médico Odir Pereira. Todos os feridos foram socorridos pelas equipes plantonistas do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Começa nesta sexta II Quixabrega


Acontece nesta sexta e sábado (21 e 22) o maior evento bregueiro do Sertão Paraibano, o Quixabrega, que na sua segunda edição traz grandes nomes da música popoular, a exemplo de Gilliard, Carlos André, Balthazar,  Reginaldo Rossi, Zé Ribeiro, Fernando Mendes, Labaredas e Cinzeiro de Motel. Os românticos viverão dois dias de nostalgia e poderão participar de uma programação diurna com corrida de jegues, torneio de cachaça e forró pé de serra com Telengo Tengo e Forrozão Hiluz, além de tenda Mix com DJ tocando música eletrônica. O evento, que acontece em praça pública, tem apoio do Ministério do Turismo e dentre seus objetivos estão o de contribuir para o desenvolvimento local, oferecer lazer e cultura para os bregueiros da localidade e de dezenas de municípios circunvizinhos. A cidade ganhou ornamentação especial para receber os alegres visitantes que devem lotá-la em busca de muita diversão.
O município de Quixab busca tenta se livrar definitivamente de um estigma que lhe incomoda bastante, o de ser um dos municípios mais pobres do Brasil. Trabalhar a educação, saúde, desenvolver o campo são alguns atos da administração Julio Cesar, além da iniciativa de lançar o Quixabrega, uma festa em sua segunda edição coroada de sucesso.  
E por falar no Quixabrega, nesta sexta-feira, em seu primeiro dia, cantam Fernando Mendes, Balthazar, Cinzeiro de Motel e Carlos André. No sábado Reginaldo Rossi, Banda Labaredas, Zé Ribeiro e o potiguar Gilliard.
“A diferença entre o brega e o chique só começou a existir depois da década de 60. Quem falasse mal do regime militar era chique” (Reginaldo Rossi).

Menores são presos acusados da morte do irmão de Cesar


Arma usada para matar Jomar


Numa operação conjunta das polícias Militar e Civil foram presos na comunidade Beiral, Bairro São Sebastião, em Patos-PB, no início da tarde desta quarta-feira, dois menores acusados de assassinarem na manhã do último sábado 15, o comerciante Jomar Batista de Medeiros, irmão do prefeito de Quixaba-PB, Julio Cesar.

A Polícia chegou aos acusados depois de uma denúncia anônima dando contas que um rapaz estaria trafegando por Patos com a moto de Jomar, tomada deste durante o assalto em que ele foi vítima. Os jovens residiam no Sítio Pia, município de Quixaba. Segundo a Polícia, os menores teriam cometido o latrocínio, roubo seguido de morte, porque a vítima teria os reconhecido.

O menor de 17 assumiu que atirou em Jomar, enquanto o de 15 permaneceu na moto na estrada de barro que liga Quixaba à BR 230, aguardando o retorno do comparsa, que levou a vítima para dentro do mato, onde seria executado, ao lado de uma cerca. Os trabalhos de investigação tiveram início logo após o assassinato de Jomar, inclusive familiares seus pediram ao governador Maranhão ações enérgicas para combater a violência no Sertão.

Graças à denúncia anônima as investigações começaram a ter celeridade e hoje os dois menores foram detido no Beiral, num intervalo de meia hora um do outro. A arma utilizada no crime, uma espécie de garrucha soca-soca, de fabricação caseira, foi apreendida na casa do rapaz de 17 anos, que disse que a guardava porque tinha inimigos.

Um terceiro rapaz, de 26 anos, primo do menor de 17, também foi detido. Mesmo sem ter participação no homicídio, está sendo acusado de dar abrigo ao acusado. “Eu sou trabalhador. Ele chegou lá em casa e disse que tinha voltado de São Paulo e que iria passar o dia com a gente. Não sabia que estava envolvido nesse caso”, se defende Eriberto Gomes, que foi inocentado pelos dois acusados.

Nossa reportagem questionou ao Capitão Campos o porquê da resolução tão rápida do caso, quando na cidade de Patos vários homicídios continuam sem autoria. “Muitos desses casos que você fala a gente sabe quem são os executores, mas ninguém que ser testemunha, não faz a denúncia formal. Fica difícil, pois o delegado não pode simplesmente prender uma pessoa apenas por suposição”, esclareceu, reconhecendo o medo dos cidadãos, o que os inibe de procurar a Polícia para fazer a denúncia.

Marcos Eugênio

Saudades da chuva


Passou o período invernoso e as previsões se confirmaram, de fraco inverno. Chegou a chover no Sertão no Dia de São José, as esperanças se renovaram, muitos acreditaram na tradição e plantaram. Mas as sementes que poderiam alimentar a família por bom tempo não germinaram. Os prejuízos no campo começam a ser contabilizados, cujos relatórios seguirão para os governos trabalharem a compensação dos danos. Em janeiro sai o seguro safra.
Este ano em Patos as chuvas caíram mansamente, diferentemente do ano passado, com enchentes assustadoras que deixaram um rastro de destruição. Em 2009 choveu mais que o dobro da média anual na cidade de Patos. Foram, segundo dados pluviométricos registrados pela Emater, 1.424 mm. De janeiro a final de abril choveu 1.295 mm. No mesmo período deste ano o índice foi de apenas 384 mm, o que para a agricultura não foi suficiente para o desenvolvimento da lavoura.
No segundo semestre os efeitos da estiagem serão mais visíveis e sentidos pela população, particularmente da zona rural. Mas a tendência deverá ser de elevação dos preços de hortifrutigranjeiros, devido a queda da oferta. O plantio irrigado pode ser a salvação da lavoura, literalmente, para muitos produtores rurais.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mobilização nacional derruba veto da governadora contra o diploma no RS



Com um forte apoio em todo o Brasil, os jornalistas gaúchos conquistaram uma importante vitória na luta em defesa da regulamentação profissional. A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul derrubou nesta terça-feira (18/05) o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) ao projeto de lei 236/2009 de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O projeto de lei foi aprovado em março pelos deputados gaúchos por unanimidade e depois vetado pela Governadora. O veto foi derrubado por 35 votos, contra três favoráveis à manutenção.

Liderados pelo Sindicato da categoria, pela FENAJ e por entidades integrantes da campanha em defesa do diploma, Jornalistas, professores, estudantes de Jornalismo e apoiadores do movimento acompanharam a sessão da Assembleia Legislativa que apreciou o veto da Governadora. "É uma vitória histórica que mostra a disposição de luta da nossa categoria", comemora o presidente do Sindicato gaúcho, José Nunes. O presidente do Sindicato destacou o apoio e a compreensão dos parlamentares de todos os partidos que integram a Assembleia. "Os deputados gaúchos disseram sim à educação no Brasil, ao contrário dos ministros do Supremo’’, destacou.
Para o vice-presidente da FENAJ, Celso Schroder, que acompanhou a votação, a decisão do parlamento gaúcho deve servir de referência pra todo País. "Várias Assembleias e Câmaras Municipais apreciam projetos semelhantes e, com certeza, essa decisão vai apoiar a aprovação dessas matérias", lembra Schroder. Para o vice-presidente da Federação a formação superior específica para o exercício da profissão é um instrumento para defender a qualidade, a democracia e a ética no Jornalismo e que, por isso, é uma exigência de toda a sociedade brasileira. Segundo ele, após essa fase de apresentação de projetos de lei nos municípios e estados, a FENAJ deve se dedicar a aprovação da exigência do diploma no serviço público federal.

Fonte: Site FENAJ.

Jornal Nacional denuncia funcionários ´fantasmas´ no gabinete de senador

O senador Efraim Morais (DEM-PB) foi denunciado à Polícia Federal por suspeita de contratação de funcionários fantasmas, informou na noite desta terça-feira o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão.

A denúncia, feitas por duas estudantes de Brasília, também já chegou à Presidência do Senado. O senador não quis conversar com a reportagem do Jornal Nacional sobre o assunto.

A denúncia foi feita pelas irmãs Kelriany e Kelly Nascimento da Silva. Ambas não tinham emprego fixo, mas recebiam o que acreditavam ser uma bolsa de estudos de R$ 100 que duas amigas teriam conseguido junto à Universidade de Brasília (UnB). Para isso, elas assinaram procurações que iriam para a universidade.

“Ela pediu nossos documentos, autorização para abrir conta no banco e depois ela falou que ia passar o número da conta e o cartão para gente, para podermos estar recebendo esse auxílio. Aí o tempo foi passando, e elas traziam pra gente até em casa a quantia” contou Kelriany.

A descoberta foi feita no mês passado, quando Kelriany conseguiu um emprego e foi ao banco abrir uma conta. Só neste dia a estudante descobriu que ela e a irmã já tinham contas correntes, e estavam empregadas no gabinete do senador Efraim Moraes (DEM-PB). O salário de cada uma das irmã era de R$ 3,8 mil.

Nos documentos que entregaram à Polícia Civil, as irmãs aparecem na relação de funcionários do gabinete do senador.

paraibaonline com Rede Globo
 

Almir lamenta postura de seu tio Antônio Mineral



As fortes críticas recebidas nesta terça-feira 18 emitidas por seu tio, o deputado Antônio Mineral (PSDB), fizeram com que o vereador patoense, também do PSDB, Almir Mineral, usasse da tribuna, depois de 48 dias afastado e ainda de licença, da Câmara Municipal, para tratamento de saúde. Ele disse que a pessoa que Antônio Mineral mais detesta neste mundo é o ex-prefeito Ricardo Coutinho, a quem está aliado hoje. “Não sei quem mudou, se meu tio Antônio Mineral ou Ricardo Coutinho. Hoje meu tio é um homem seco, cheio de ingratidão e que só tem uns seis bajuladores que lhe acompanham”, enfatizou Almir, enfatizando que ele e seu irmão, ex-prefeito de Areia de Baraúnas, Gilson Mineral, foram agredidos verbalmente por Antônio Mineral por estes decidirem apoiar a reeleição do governador Maranhão.

Beneficiados do Conjunto da Cehap em Patos recebem título de uso



Está agendada para esta quinta-feira 20 na Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP), às 13h, uma reunião envolvendo as 170 famílias contempladas com as casas do Conjunto Habitacional Geralda Freire Medeiros, e funcionários da Cehap – Companhia Estadual de Habitação Popular.
Durante o encontro os beneficiados com a casa própria vão receber, além de orientações sobre seu imóvel, o título de uso. “Este título garante ao usuário, que foi devidamente cadastrado, teve toda sua documentação aprovada, a utilizar o imóvel. Após cinco anos ele receberá a escritura definitiva da casa”, explicou o vereador Raniere Ramalho, que sempre esteve à frente das negociações para que o conjunto fosse entregue o mais rápido possível às famílias beneficiadas. Para essa reunião os novos mutuários deverão comparecer com documentos de identidade e CPF.
Sexta-feira 21, às 17h, o conjunto Geralda Medeiros será entregue às 170 famílias. Um novo conjunto habitacional será construído nas imediações da Vila Mariana, saída para Pombal, porém ainda não há prazo para início das obras.  

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Noticias do Sertão


Coluna Osvaldo Medeiros
Lamentou
            Em recente entrevista aos meios de comunicação do estado, a deputada estadual Francisca Motta(PMDB) opinou sobre a desistência do senador Cícero Lucena (PSDB) de concorrer à sucessão do governador José Maranhão. Alegou a deputada que foi lamentável o que armaram contra o mesmo, pois, enquanto       Cícero lutava por sua candidatura, o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Efraim Morais conspirava para nada dar certo. Isso fez com quer o mesmo desistisse de almejar o cargo e  optasse pelo convite de José Serra para coordenar sua campanha  no Nordeste para a presidência da Republica.
Mota
            O vereador patoense José Motta Victor(PMDB) pelo visto não anda nada disposto a fumar o cachimba da paz com a alta cúpula do partido em nível local. Anda conversando com muitas lideranças de bairros, principalmente da igreja católica e de todos, segundo o próprio, tem ouvido que em Patos já está na hora de surgir uma terceira força política. O que tudo indica que Motta está disposto a encarar esse desafiou com o auxilio de outros grupos oposicionistas locais. Será?
Moisés
            Comemora nova idade nesta segunda (17) o advogado e professor da Faculdade Potiguar Moisés de Souza Coelho Neto. A data festou com familiares e amigos em um restaurante da capital. Na foto com sua mãe, a médica Luiza Betanea.
Dengue
            A estação invernosa do Sertão esse ano em muito deixou a desejar. Poucas foram as áreas com boas precipitações pluviométricas e em algumas ainda estão esperando um sinal de São Pedro. Porém, apesar das poucas chuvas, o que mais está chamando atenção, principalmente na cidade de Patos, é o crescimento da dengue. O carro fumacê está nas ruas todos os dias e mesmo assim o mosquitinho vem resistindo e nocauteando muita gente. Pior que na maioria das casas estão surgindo com sintomatologia hemorrágica. 
Tensão
            Na opinião de algumas pessoas, principalmente as de bom senso, está mais do que na hora das respeitadas lideranças políticas de nossa cidade se reunirem com os nossos vereadores e tentarem jogar água fria na alta temperatura que ronda por aquele poder há bastante tempo. A tensão anda tão grande que muitas pessoas, preocupadas com o pior, estão deixando de ir àquela casa. Oposição e situação não se entendem de forma alguma e ao invés de transformarem a mesma em palco para expor os problema da cidade de Patos, estão partido cada vez mais para o campo discorda e violência, assim como israelenses e palestinos. Da forma como vão, logo teremos lá uma faixa de gaza em nosso legislativo. Enquanto houver provocação de ambos os lados, fica difícil se fumar o cachimbo da paz. Ali não tem nenhum santo. Todos são adultos bem criados e cobras criadas.  Que atira a primeira pedra?
Show
            De parabéns o Pe. Evandro da igreja São Pedro do Jatobá, que recentemente trouxe para a cidade de Patos o show da cantora carioca Joana. A festa realizada no Patos Tênis Clube teve como finalidade sua renda ajudar aos programas sociais de menores carentes daquele bairro. Na verdade em parte foi por demais organizada, porém, por outro lado teve suas falhas como todas as outras. Quem ficou na geral, do show quase nada pode ouvir e a portaria cometeu a pior de todas as falhas que é a discriminação. Quem era das paróquias ligadas a alta cúpula da igreja, pode entrar com seus bebidas e quem não era foi barrado. Infelizmente, o Pe. não pôde estar em todos os lugares.
Votos de Aplausos
            Fui informado que o vereador patoense José Motta Victor(PMDB), recebeu Votos de Aplausos em recente sessão da Assembléia Legislativa, concedido pelo deputado Lindolfo Pires (DEM), pela sua iniciativa de criação da Biblioteca Pública Patoense. A iniciativa de Lindolfo foi acatado por todos os membros daquela casa.
Gentileza
            Pelo visto a política do atual diretor do Procon local, advogado Maurício Alves, não é a da divisão e sim a da reaproximação. Está no comando desta entidade para agir dentro da Lei, independente como assim sempre afirma de cores partidárias. Para demonstrar que não quer administrar com aresta com ninguém, recentemente foi visto num almoço com o grupo do G4 local num clima de bastante descontração. Esse é o caminho.
Vice
            Cajazeiras vem colocando o pé na garganta das lideranças políticas para que o vice na chapa de Ricardo Coutinho saia da base do Alto Piranhas, precisamente da Cajazeiras. O nome bastante cotado por aquela mídia tem sido o do ex-prefeito Carlos Antônio (DEM). Da mesma forma algumas lideranças do Alto Sertão têm defendido um nome da área para vice na chapa de José Maranhão, e por incrível que pareça, sempre o a deputada estadual Francisca Motta tem sido citado. Esse é o desejo de muitos, porém atropelar Campina não é nada fácil.
Bate
            Todas as vezes que o governador José Maranhão fala em adquirir um novo empréstimo para o estado, a oposição sai batendo para todos os lados e lhe criticando duramente.  O mais interessante é que a maioria da Assembléia sempre foi de oposição e nunca deixou de aprovar nenhum. Falar é fácil.
Gozação
            No jornal da Paraíba edição do dia 13 (quinta) traz um tópico até certo ponto em forma de gozação contra a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Patos. No mesmo, cita que na Avenida Horácio Nóbrega a referida Secretária mandou podar uma árvore onde danificou a rede de água que passou vários dias jorrando a céu aberto o precioso liquido. No final termina assim o referido tópico: A secretaria que deveria cuidar do Meio Ambiente, ignorou o desperdício.
Sopão
            De segunda a sexta, aproximadamente 350 pessoas diariamente são beneficiadas com o sopão no Centro de Alimentos Itó Morais na cidade de Santa Luzia. O referido Centro foi construído dentro de uma infraestrutura para receber maior número de pessoas carentes que toda tarde, gratuitamente, são bem acolhidos e alimentados com sopa e pão.
Nada mudou
            A população de Patos continua refém dos Correios e Telégrafos. Uma empresa que já foi referência em atendimento atualmente em nossa cidade vem em muito deixando a desejar. As correspondências continuam sendo entregues atrasadas, até mesmo os sedex não vêm sendo cumprido o tempo estabelecido no translado. Com isso a população continua amargando sérios prejuízos principalmente aqueles que usam bastante cartões de créditos e compra por títulos. A falta de carteiros tem sido, segundo a empresa, o maior responsável pelo caos na cidade, porque atualmente existem 7 carteiros para uma população acima de cem mil habitantes. Todos nós sabemos da deficiência da empresa, porém mesmo assim não justiça que toda população seja prejudicada por uma justificativa dessa. A empresa tem por obrigação de contratar mais gente porque a cidade cresce a cada dia e a mesma parou no espaço e no tempo.
OAB no Vale do Piancó
            O atual presidente da OAB de Patos, o dinâmico advogado Alexandre Nunes, aos poucos e dentro de suas limitações está cumprindo com aquilo que prometeu aos colegas durante a peregrinação de campanha. Recentemente reivindicou ao presidente da OAB estadual Odon Bezerra uma Subseção para o Vale do Piancó e de pronto foi atendido. Aos poucos e com o apoio dos colegas, Alexandre vai galgando seus objetivos.
Entrevista
            O deputado estadual Dinaldo Wanderley em recente entrevista a Rádio Princesa FM falou de suas ações no Legislativo Estadual e de sua candidatura a reeleição. Disse estar com a consciência tranquila e que vai para um novo mandato, confiante no eleitorado, principalmente de sua base maior que é a cidade de Patos.
Veio
            Esteve na cidade de Patos no último final de semana o governador José Targino Maranhão. Aproveitou sua estada em Patos para inaugurar obras nas cidades de Quixaba e Cacimba de Areia. Sempre acompanhado de várias lideranças políticas de Patos e região.
Cumpri
            Em mais uma passagem de Maranhão por Patos, a deputada estadual Francisca Motta(PMDB), que a todo instante estava ao lado do governador, foi taxativa em afirmar que este sempre esteve com as atenções voltadas para o Sertão, principalmente para a cidade de Patos. Como exemplo citou as melhorais trazidas para a saúde, onde o Hospital Regional local, atualmente, funciona condignamente haja vista está muito bem servido de bons profissionais e aparelhagens.

 8846-4910/9107-1359
Coluna publicada simultanemanet com o pbnoticias.com

Arquivo do blog