Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de agosto de 2009

Secretário afirma que Maranhã estuda pleito dos policias


O secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Gominho, confirmou, após reunião com representantes da Aspol (Associação dos Policiais Civis da Paraíba) nesta sexta-feira 07, que o governador José Maranhão (PMDB) irá receber nos próximos dias a categoria para tratar de pleitos dos policiais civis.

Gominho informou ao presidente da Aspol, Flávio Moreira, que o governador Maranhão está apenas aguardando agenda para receber os representantes dos policiais civis.

Flávio aproveitou a oportunidade para cobrar mais uma vez a questão das publicações dos processos administrativos, tendo o secretário assegurado que em no máximo 30 dias será implantado o Boletim da Polícia Civil.

Outra reivindicação da categoria foram às escalas de policiamento ostensivo, tendo Gominho concordado com a ideia de que Delegacia Móvel é para atender à população nas funções da Polícia Civil.

“Claro que o policial ao presenciar um ilícito tem a obrigação de agir”, disse o secretário.

WSCOM Online - Foto: pbnoticias.com

Marcelinho perde pênalti, e Náutico vence com 2 gols de Bala



Gazeta Press

O Náutico aos poucos se recupera no Campeonato Brasileiro. Dias depois de derrotar o Corinthians na última rodada, a equipe recifense venceu o Santo André por 2 a 1, neste sábado, em Caruaru. Após salvar uma cobrança de pênalti com um minuto de jogo, desperdiçada pelo meio-campista Marcelinho Carioca, os mandantes chegaram ao triunfo com dois gols do atacante Carlinhos Bala, ambos na segunda etapa. O lateral esquerdo Gustavo Nery, já nos acréscimos, fez o gol de honra do Ramalhão.

Com o resultado, o Náutico dorme no sábado fora da zona de rebaixamento, com os mesmos 18 pontos ganhos que o Santo André, 15º colocado. Na próxima rodada, o time paulista recebe o Internacional, no Bruno José Daniel. Por sua vez, a equipe alvirrubra visita o Avaí, na Ressacada.

Em 15 de julho, quando Geninho estreou em empate com o Vitória, um torcedor arremessou uma garrafa durante entrevista do técnico dos baianos, Paulo César Carpegiani. O ato fez o STJD punir o Náutico com a perda de um mando de campo, o que o fez atuar neste sábado em Caruaru.

O jogo - O primeiro tempo foi marcado por lances isolados logo no início de jogo e nos minutos que antecederam o intervalo. Com um minuto de bola rolando, o zagueiro Asprilla derrubou o atacante Nunes dentro da área, e o árbitro Wagner Reway assinalou penalidade a favor do Santo André.

O veterano Marcelinho Carioca prontamente se candidatou a bater. O meio-campista ajeitou com carinho, mas no momento da cobrança falhou: ele chutou rasteiro entre e o meio e o canto esquerdo do goleiro Neneca, que se esticou e fez a defesa, evitando o gol da equipe paulista.

A partir daí, o confronto se manteve equilibrado, com poucas chances de gol. Precisando de uma vitória para deixar a zona de rebaixamento da competição, os donos da casa exploraram mais as jogadas ofensivas, preocupando-se com os perigosos contragolpes do Ramalhão.

Foi assim que o Náutico assustou aos 40 minutos. Um bate-rebate após cobrança de escanteio pela esquerda fez com que a bola sobrasse para Márcio Barros. O atacante só teve o trabalho de empurrar para as redes, mas a arbitragem anulou o gol com a marcação de impedimento.

No retorno do intervalo, depois de Geninho pedir tranquilidade a seus jogadores, o Náutico precisou de três minutos para inaugurar o marcador. Anderson Santana recebeu boa cobrança de lateral, avançou pela esquerda e cruzou rasteiro na área para o atacante Carlinhos Bala marcar e abrir a contagem.

Mais tarde, aos 26 minutos, Bala fez mais um, ampliou a vantagem alvirrubra. O atacante recebeu lançamento e chutou no ângulo esquerdo de Neneca. Foi seu sexto gol no Brasileiro. Gilmar, também do Náutico, é um dos artilheiros da competição, com nove tentos. Aos 47 minutos, o lateral esquerdo Gustavo Nery arriscou de fora da área e diminuiu para o Santo André.

Autoestima



Inácio Andrade Torres

08/08/09 – sábado



BOAS REFLEXÕES



Mansour Chalita, grande tradutor da obra do poeta Gibran Kalhil Gibran, gostava de colecionar e recitar provérbios árabes. Abaixo vão alguns desses provérbios:


Só entendem as bênçãos do paraíso aqueles que já conheceram o inferno.

Não declares que as estrelas estão mortas, só porque o céu está nublado.

A justiça sem religião vale mais que a tirania de um príncipe devoto.

Aquele a quem tu dás, escreve sua gratidão na areia. Aquele de quem tu recebes, escreve tua dívida no bronze.

O avarento acumula dinheiro em proveito de três pessoas que ele detesta: o futuro esposo de sua mulher, o seu genro, e sua nora.

E que tal esses pensamentos de Gibran:

Sois realmente caridoso quando dais e, ao dar, virais a face para não ver o acanhamento do que recebe.

As tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos.

É mais sensato para o aleijado não quebrar suas muletas na cabeça do seu inimigo.

Muita luz, saúde e paz para todos. Que Deus esteja conosco. Até segunda-feira.


Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Mensageiro do Papa é recepcionado pelos patoenses







O Núncio Apostólico do Brasil, D. Lorenzo Baldisseri, chegou na tarde deste sábado, por volta das 16h15, no aeroporto Brigadeiro Firmino Aires, em Patos. Junto com ele vieram na aeronave o bispo diocesano de Patos, D. Manoel dos Reis de Farias, do arcebispo da Paraíba, D. Aldo Pagotto, governador José Maranhão, dentre outras autoridades. O prefeito Nabor Wanderley deu as boas vindas ao mensageiro do Papa Bento XVI, em seguida D. Baldisseri recebeu os cumprimentos de diversas autoridades eclesiais e políticas.

Todos seguiram para a Catedral de Nossa Senhora da Guia, onde fiéis aguardavam a tão esperada presença do Núncio. A Banda do III BPM tocou o hino do jubileu áureo, de autoria, letra e música, de Padre Severino, da Diocese local. Na Igreja de Nossa Senhora da Guia D. Baldisseri benzeu o templo e os fiéis e agradeceu a calorosa acolhida dos patoenses. Recebeu lembranças e agora à noite, por volta das 19h, ministra palestra sobre Eucaristia, Moral e Ética.

Na programação do Jubileu, o emissário do Papa se fará presente pela manhã na Catedral, a partir das 9h, onde participa do lançamento do selo dos 50 anos de fundação da Diocese, lançamento da Diocese em Revista, de autoria do jornalista Damião Lucena, apresentação do Brasão da Diocese e inauguração do Marco Histórico do jubileu.

Na tarde deste domingo o italiano D. Lorenzo, ex-arcebispo de Pisa, Itália, preside missa, que contará com a presença de bispos e dezenas de padres, no Estádio Municipal José Cavalcanti, encerrando assim sua participação na festa de 50 anos de fundação da Diocese de Patos.


Fonte:pbnoticias.com

Cadetral é reaberta para fiéis


A Catedral, Paróquia de Nossa Senhora da Guia, após bom período de reformas, foi reaberta ontem pelo bispo diocesano D. Manoel dos Reis de Farias, seguindo ritual romano. A celebração na Catedral, com duração de mais de três horas, foi anrtecedida de uma procissão que partiu de Igreja da Conceição com a imagem peregrina Nossa Senhora da Guia. Padres de todas a Diocese, além do bispo de Cajazeiras, D. José Gonzalez, participaram da solenidade que faz parte da programação dos 50 anos da Diocese de Patos.
Hoje, por volta das 16h30 o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, pisa em solo patoense, acompanhado de diversas autoridades. À noite, 19h, no Colégio Cristo Rei, o representante do Papa Bento XVI participa como conferencista do Congresso Eucarístico Diocesano. Ele vai falar sobre Eucaristia, Moral e Ética. Nessa sua estada inserida na programação do jubileu áureo da Diocese, D. Baldisseri, participa da solenidade de 50 anos às 9h na Catedral e à tarde celebra missa às 16h30 do Municipal José Cavalcanti.
Foto:pbnoticias.com

Diocese em Revista


Para chegar à publicação “Diocese em Revista”, histórica em sua essência, realizei uma grande expedição que começou no mês de novembro e só foi concluída no início de julho.

Assumi um compromisso com a Diocese de Patos, ciente de que seria um verdadeiro desafio: elaborar, editar, redigir, assumir despesas com deslocamento, contratação de equipe de apoio (designer, cinegrafista, digitalizador e, o mais crucial, viabilizar o projeto financeiro que chegou próximo à casa dos R$ 50.000,00). Somente a impressão custou 36.450,00.

O certo é que a idéia de historiar os 38 municípios que compõem a Diocese de Patos, além de registrar os acontecimentos do Jubileu Áureo, acabou constituindo o maior atrativo para a publicação: uma fonte permanente de pesquisa que circula desde a noite de 07 de agosto de 2009, com o lançamento oficial em Patos na manhã deste domingo, às 09h na Catedral de Nossa Senhora da Guia e posteriormente nas 37 outras cidades da circunscrição de sua Diocese, onde teremos lançamentos em datas combinadas com os párocos.

O DVD, que acompanha a Revista, é um Documentário completo sobre a Diocese e os 38 municípios que a compõem, mostrando as suas belezas naturais, igrejas, pontos mais apreciáveis, curiosidades a exemplo de: 3 irmãs casadas com 4 irmãos em Patos, o abaixo assinado que anulou a emancipação de Assunção durante 30 anos, A escada aérea construída em Santana dos Garrotes, o duplo assassinato ocorrido no interior da igreja de Condado, Os caminhões queimados de Água Branca e o catimbozeiro que acompanhava as tropas do governo, a saga do Padre Aristide em Piancó, o sonho do cruzeiro em Olho d’água, O sonho real do fundador e a imagem errada devotada durante anos em Vista Serrana, O acidente Aéreo ocorrido em São Mamede, durante a festa da Padroeira de 1961, a imagem de Santo Onofre encontrada no rio por crianças do Junco e sua identificação como protetor dos cachaceiros, o oratório público de São José do Bonfim que pertenceu a Taperoá, a descoberta do hino da padroeira de Livramento através do assovio de uma figura folclórica, a criminalidade que evitou o desenvolvimento de São Sebastião de Desterro, a Imagem de Santo Isidro esculpida por um padre em protesto aos seus superiores, a corrida do ouro em Itajubatiba - distrito Catingueira e Santo Aleixo – distrito de Imaculada, a visão futurista e intelectualidade do Coronel Zé Pereira - o mentor da Revolução de 30 que na década de 20 já havia instalado em Princesa Isabel o primeiro clube literário do Brasil, construído um teatro e viabilizado uma concessionária de veículos, A casa de Pedras que servia de atração para a morte de boiadeiros e onde morou um dos filhos do padre Aristides em Água Branca, a vitalidade de Zé Simoa – 105 anos - em Juru, o retorno da imagem de São Miguel, padroeiro de Tavares roubada por um revolucionário e localizada décadas depois no Santuário da Penha em João Pessoa, A casa do coronel Marculino referenciado em música por Luiz Gonzaga no Distrito de Patos de Irerê em São José de Princesa, e muito mais.

E ainda as origens, os topônimos, a população, a extensão territoriais, leis que transformaram cada localidade em distritos, vilas e municípios, somados a retrospectiva da religião católica e outros fatos marcantes na própria história.

Em suma, um relato e imagens que ficaram para a posteridade e auxiliarão as novas gerações.

A publicação “Diocese em Revista”, com 3 mil exemplares é lançada com primeira edição esgotada, uma vez que só estão sendo disponibilizados número limitado através de rateio com as cidades, sendo para Patos disponibilizados 1000 exemplares e o restante dividido para os outros 37 municípios.

Em Patos os últimos exemplares poderão ser encontrados nas Bancas: Cultura, Catedral, Distribuidora Nóbrega e em Stand que acompanha a programação do Jubileu até este domingo.

O Kit completo, composto de Revista, DVF e Cartaz, está sendo comercializado ao preço simbólico de R$ 10 reais, o que só foi possível graças a participação de alguns patrocinadores, a exemplo de prefeitos, Jornal a União e Distribuidora Nóbrega.

Esperamos ter dado a nossa contribuição enquanto filhos de Patos no resgate da memória como perpetuação da história.

Um forte abraço

Patos – PB, em 08 de agosto de 2009.

Damião Lucena – Autor

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sebrae Paraíba lança mais uma rede de associativismo


Para sobreviver junto aos grandes, micro e pequenos empresários do ramo de materiais de construção lançam a ‘PB Construção’

O crescimento rápido da concorrência e a necessidade de se ganhar competitividade têm obrigado as empresas e instituições a estabelecerem parcerias entre si. Dentro deste cenário acirrado, 13 empresários do ramo do comércio varejista de materiais de construção, irão lançar a ‘Rede PB Construção’ na próxima terça-feira, 11, às 19h, no auditório máster do Sebrae Paraíba.

A estruturação de redes e parcerias tem se tornado cada vez mais comum entre os micro e pequenos empresários, como uma forma de sobrevivência à concorrência das grandes empresas. “Dessa forma, as MPE´s conseguem dividir custos, desenvolver tecnologias e ampliar o acesso a mercados, trazendo inúmeras vantagens para os consumidores”, declarou Marlete Fonseca, gestora do projeto no Sebrae.

Obedecendo aos princípios da cooperação, muitas empresas se organizam em redes de negócios e associações, que agindo coletivamente através de uma entidade empresarial conseguem competir melhor no mercado. Aqui no Estado, o sistema já funciona em outros ramos, como por exemplo, as redes de óticas, móveis e supermercados.

“A rede é uma realidade que temos que aceitar. Hoje os micro e pequenos empresários precisam se inserir no mercado e ele exige esse tipo de organização, a gente não sobrevive se não buscar a parceria junto aos fornecedores”, afirmou o presidente da PB Construção, Linduarte da Silva. “Atualmente, os concorrentes não devem ser vistos como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescimento coletivo”, completou Marlete.

A nova rede ajudará os empresários a enfrentar os desafios do dia-a-dia; trabalhando juntos, será mais fácil de superar conflitos e construir consensos que viabilizem no coletivo, atingindo metas e objetivos que resultarão em uma evolução que dificilmente seria atingida individualmente.

Os empresários filiados a PB Construção terão maior poder de barganha junto aos fornecedores, aumentando suas vendas e lucratividade. Eles poderão ainda contratar serviços, consultorias e capacitações compartilhadas, trabalhando assim no fortalecimento de uma única marca. Essa nova forma de trabalho resultará em preços mais competitivos, facilidade de compra e uma maior variedade de materiais para os consumidores.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Paraíba
Foto: Caio Nascimento

Termina semana da Amamentação em Patos



Terminou na manhã desta sexta-feira, 07, na Maternidade Peregrino Filho, a programação alusiva a Semana da Amamentação na cidade de Patos. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira, 03, na praça Cícero Sulpino, quando aconteceu um ato público reunindo além de autoridades e populares, dezenas de profissionais da área vinculados a Maternidade e Secretaria Municipal de Saúde.

Durante toda a semana, as atividades se desenvolveral com visitas as Unidades de Saúde da Família, quando foram ministradas palestras e mini-cursos, abordando a importância da amamentação para o desenvolvimento sadio das crianças. Profissionais de saúde também promoveram apresentação de peças teatrais e distrubuição de material educativo para as mães de cada comunidade.

Segundo Heveline Trigueiro, coordenadora do Banco de Leite da maternidade, a Semana da Amamentação tem por objetivo conscientizar as mães visando ampliar a oferta de leite disponível no banco. Ele informou que atualmente, apenas seis mães são doadoras regulares, fato que limita a oferta do líquido precioso para os bebês que carecem do reforço alimentar.

A coordenadora também disse que o Banco de Leite trabalha em rede, recebendo sempre que necessário, estoque vindos de João Pessoa e Campina Grande, ou mesmo saindo de Patos para os dois centros maiores. A programação de encerramento foi realizada na área externa daquele casa de saúde.
Genival Junior
Foto:pbnoticias.com

Escolas são obrigadas a informar frequencia de alunos aos pais


As escolas de todo o país serão obrigadas, a partir de hoje (7), a informar pai e mãe sobre a frequência e o rendimento dos alunos, além de apresentar a eles a proposta pedagógica da escola. A medida publicado no Diário Oficial da União acrescenta um parágrafo ao Artigo 12 da Lei nº 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com o Artigo 12, os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica, assegurar o cumprimento dos dias letivos e carga horária estabelecidos, velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada professor, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento, e articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
Agência Brasil

Morte em Patos

O jovem Gilberto Bezerra Torres (Vulgo Satanás), 22 anAnos, foi executado na noite de ontem, quinta-feira na Rua Irineu Joffily, em Patos, por volta das 22h40. Ele se encontrava no Bar de Wesley quando dois homens em uma moto cor prata, trajando roupas pretas, chegaram e efetuaram disparos à queima-roupa, três deles atingindo Gilberto. A vítima chegou a ser socorrida por uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, mas deu entrada no Regional de Patoas já sem vida.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 07/08/09 – sexta-feira


BOA EDUCAÇÃO PARA TODOS


O texto abaixo foi extraído de um discurso do senador e “educacionista” Cristovam Buarque. Leia calmamente e reflita sobre as verdades nele contidas.

"Todas as crianças precisam ter a mesma chance. Elas não podem ser discriminadas só porque nasceram em uma cidade muito pequena ou porque os pais são pobres e vivem em uma área de periferia. Elas devem ter a chance de estudar em escolas que são iguais às melhores escolas do país. Todas as escolas devem ter o mesmo padrão. Todos os professores e professoras devem ser formados(as) em universidades e cursos com a mesma qualidade.

Isso é possível. Se você vai em uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em qualquer cidade do Brasil, o padrão de atendimento e de serviço é o mesmo; são instituições que mostram que o Estado brasileiro tem capacidade de gerar organizações que funcionam. Assim deveria ser também com as escolas.

Professores e professoras bem remunerados (as), com meios de trabalho e ambiente adequados. Livros, currículo, computadores, tudo para ajudar a ter o mesmo padrão e a formar as crianças oferecendo-lhes a mesma chance. “Os (as) professores (as) devem ter seus salários pagos pelo governo federal, seguindo um plano nacional de educação de qualidade e a escola gerenciada pela prefeitura e pela comunidade, aberta à participação dos pais, das mães e de toda a comunidade".

Muita luz, paz e saúde. Que Deus esteja sempre conosco. Até amanhã.


Esta coluna é publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

III Conferência de Assistência Social é aberta em Patos


“Participação e controle social no SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, foi o tema da palestra do representante da arquidiocese da paraíba, Severino Ângelo Januário, na aula magna da III conferência municipal de assistência social, que aconteceu ontem à noite (06), no Centro de Treinamento Maria Maniçoba, em Patos.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades políticas, a exemplo do prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega (PMDB), assim como representantes de associações comunitárias, usuários, trabalhadores do setor, representantes de órgãos públicos, de conselhos municipais, ONG’s e pessoas interessadas nas questões relativas à política nacional de assistência social.

O prefeito Nabor Wanderley enalteceu a importância desse tipo de evento para o bem-estar da população, pois a discussão gera compromissos e fortalece os laços entre o povo e os poderes constituídos.

“As políticas públicas são importantes, principalmente no que diz respeito às responsabilidades sociais. Espero que esta conferência sirva para que todos possam refletir sobre essa condição e como podem ajudar uns aos outros”, disse o prefeito.

A secretária de Ação Social, Márcia Mota, lembrou que o objetivo da conferência é avaliar a política adotada atualmente e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema único de assistência social – SUAS em todo o país.

“É importante que seja reafirmado o compromisso de todos os envolvidos com a Lei Orgânica da assistência social, assim como a necessidade de se discutir as responsabilidades do poder público e dos conselhos, na efetivação dessa política”, ressaltou a secretária

A programação segue durante toda a sexta-feira (07), com a realização de painéis, dinâmicas de grupos, oficinas temáticas, além da plenária final onde se dará a votação das propostas consolidadas de trabalho e a eleição dos delegados que vão participar da conferência regional. (MN)



Arquivo do blog