Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de janeiro de 2008

Sem opções


A cidade de Patos, inflezmente, é bastante carente de iniciativas que ofereçam cultura em praça pública para sua população, como também em áreas privadas. Esta é uma reclamação inclusive de nossos visitantes. A saída, para quem pode, é viajar 300 km, João Pessoa tem sido o local mais procurado, para poder desfrutar de momentos de lazer, uma boa música, espetáculo teatral, etc. Cabe aos poderes constituídos apresentar idéias viáveis que permitam o preenchimento desta lacuna. Esperamos que a construção do teatro, previsto no orçamento municipal 2008, venha a acontecer, permitindo o desenvolvimento das artes cênicas na cidade e a vinda de bons espetáculos.

foto:sistemas.aids.gov.br

Crianças em perigo


O forte calor registrado nos últimos meses no Sertão vem causando sérios problemas à saúde da criançada. Muitos casos de desidratação vêm causando sofrimentos à meninada e tirando o sono dos pais de famílias, principalmente os que não têm plano de saúde e são obrigados a buscar socorro pelo SUS nos hospitais públicos. Em Patos a cada dia cresce o número de crianças com doenças diarréicas e conseguir uma vaga nas enfermarias é preciso muito malabarismo. No local até caso grave de desidratação chegou esta semana. Segundo uma pediatra de plantão, foi necessário removê-la para uma UTI, não a do Infantil Noaldo Leite, ainda desativada. A orientação é dar muita água a gurizada, lembrando que esta tem que ser de qualidade. Água de coco possui muitos sais minerais e é outra boa dica.
foto:Unimed

Vestibular 2008: UEPB divulga aprovados nesta segunda

A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulga o resultado final do Vestibular 2008 nesta segunda-feira, 7. A presidente da Comvest, professora Eliana Maia , garantiu que a relação dos candidatos aprovados e classificados no Concurso Vestibular 2008 será disponibilizada às 10h, conforme determina o edital do processo. A professora ressaltou que mesmo com o recesso de final de ano, a Comvest está funcionando nos turnos da manhã e tarde para cumprir as metas e atender o público que precisam de esclarecimentos e informações referentes ao Vestibular 2008 da UEPB. Mais informações pelos telefones (83) 3315-3368 e 3315-3435.
da Redação - wscom

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Vaias!!!!!!!!!!!!!!

É lastimável a titude de nossas duas maiores lideranças políticas no momento, governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador José Maranhão (PMDB). A todo instante estão na mídia trocando farpas, numa briga insana pelo poder. Chega a ser deprimente esse comportamento, bem próprio da maioria dos plíticos brasileiros que só olham para seu umbigo, o que só traz sérios estragos para a imagem de nosso Estado. Como seria interessante se essa disposição dos dois fosse em Brasília, lutando pelos interesses do povo paraibano! O Garimpando Palavras não concorda com esse tipo mesquinho de se fazer política.

Verão, a estação do desperdício


Calor eleva o consumo e desperdício de água

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a 200 litros.
Com a chegada do verão e temperaturas elevadas, o consumo de água conseqüentemente aumenta. "A preocupação com o gasto deste recurso deve ser durante todo o ano, porém no verão devemos redobrar esse cuidado", diz o engenheiro Luiz Fernando Lucho do Valle, presidente da Ecoesfera Empreendimentos Sustentáveis.
Uma das soluções encontradas pelo engenheiro para conter o desperdício de água em seus empreendimentos foi a implantação de chuveiros com válvulas inteligentes que regulam a quantidade de água, onde a economia é de 125 litros por banho de 5 minutos. O uso de um chuveiro convencional com base nesta média de tempo gasta por volta de 250 litros de água. Torneiras com temporizadores, vasos sanitários equipados com dois acionadores na descarga - dois e seis litros, também fazem parte do projeto.
Outra solução são as estações de tratamento de esgoto e as caixas de captação da água de chuva, a primeira trata a água proveniente das torneiras e chuveiros e volta para reuso somente no vaso. "Mas quem não possui estes diferencias em casa também pode contribuir usando a água de enxágüe da máquina de lavar para a limpeza do quintal, captar água de chuva com auxilio baldes, diminuir o tempo do banho e sempre que possível levar o automóvel em lava rápidos" conclui do Valle.
Segundo a ONU, vinte e seis países com cerca de 232 milhões de pessoas sofrem com a escassez da água. Caso as nações em desenvolvimento não fecharem suas torneiras, terão de investir mais de US$ 700 bilhões nos próximos anos para não morrerem de sede.
Embora o Brasil seja privilegiado com 13,7% da água doce do planeta e 1/3 do maior aqüífero subterrâneo do mundo, com um volume de 50 bilhões de metros cúbicos, a distribuição dessa água é desigual. "É importante lembrar que este importante recurso é finito, é preciso nos reeducar, ensinar nossos filhos para que amanhã eles possam continuar usufruindo deste recurso tão importante", conclui do Valle.

Amelia Whitaker para o garimpandopalavras
foto:www.ambienteemfoco.com.br

Crônica: O Viageiro


Por Misael Nóbrega de Sousa

O velho caminhava por uma estrada reta, quase que linear. A vista entrevia o ilimitado. Não dera a ninguém o direito de lhe acompanhar. Era ele e uma silhueta disforme, perambulando... - E, tão somente. De cumprida, a marcha passou à impiedosa. Mas, isso não fora um determinador para o ócio. O homem pretendia chegar do outro lado da vida.
Ora, por ele, cruzavam as árvores; ora, eram as estrelas, que se desprendiam do céu; de outras vezes, era o vento; e, também, era o nada. O Viageiro se distanciava do ponto de partida e os anos ficavam pelo corredor... – O sonho por testemunha. Não carregava provisões consigo; fazia da fome, um arremeter. O velho era um retirante de si mesmo.
Houve a ocasião de se escutar o pipilar da noite, com suas composições medonhas; houve, ainda, a ocasião de se apreciar as formosuras do dia, com suas nuanças irresistíveis (houve, também, o tentamento à libidinagem e à cobiça; as quais, prontamente, ignoradas). Coisa alguma o distraía da finalidade pela qual se atrevera à jornada.
Os movimentos já não pareciam tão firmes; mesmo assim, ele perseverava. Por vezes, a própria sombra o desprezava. Contudo, essa quietude não o estremecia (era, por outro lado, de uma constância inexcedível). E, quando se supunha que ia desabar, era nisso em que se aprumava.
A vereda agora se oferecia um pouco mais sinuosa. Mas, isso, igualmente, não o abatia. Impossível enxergá-lo de perto; só se via a sua intrepidez. Ninguém sabe se tinha coração. Em uma outra oportunidade teve que subir... e o fez; depois, teve que descer... - O esforço sobre-humano ameaçou a sua certeza.
Foi aí que o notei cambaleante. O vigor poderia estar se exaurindo. Achei que fosse, enfim, sossegar (um pretexto aparente, portanto, já que desdenhou da razão). O viageiro, como que por convicção, adiantou-se. Não sei se ele conseguiu terminar a andança, contudo, confesso: como eu invejei aquele homem de idéia dominante e absoluta paixão.

Jornalista e professor

foto:blog.agirregabiria.net

Santo do Dia

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Santa Ângela de Foligno, Viúva
(+ Itália, 1309)

De família abastada, foi casada e teve vários filhos. Entregou-se às vaidades do mundo até que, ficando viúva e tendo perdido sucessivamente os filhos, converteu-se, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e passou a levar vida de penitência. É considerada uma das maiores místicas da História da Igreja.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Cássio para Maranhão: ‘Quando chegar março, perguntem se ele vai assumir’


Antes da solenidade de entrega das portarias a 1.172 concursados nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública na manhã desta quinta-feira, 3, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) ironizou revelações feitas por fontes do PT, dando conta de que, nos bastidores, o senador José Maranhão (PMDB) projeta para março deste ano sua posse no Governo do Estado. “A cada prazo que chega ele apresenta uma nova data como se tivesse o dom de comandar a Justiça Eleitoral, principalmente o TSE”, rebateu Cunha Lima. “Eu acho que ao invés de vocês me perguntarem sobre isso, caberia a vocês da imprensa perguntar a ele por que ele tem esse condão de fixar datas que até agora não se confirmaram. Ele tinha dito que ia assumir no ano passado e não assumiu. Ele tinha dito que ia assumir em setembro e não assumiu. Ele disse que ia pagar o 13º salário e não pagou. Então quando chegar março vocês perguntam novamente a ele”, alfinetou.
Com as portarias, todos os aprovados no concurso do Magistério e da Polícia Civil foram contratados. Hoje foram convocados 702 médicos, 340 aprovados para o Magistério e 130 para Polícia Civil. Cássio adiantou que os demais aprovados no concurso da Saúde devem ser chamados a partir de março. “A partir de agora que estamos chamando os médicos, a Secretaria de Administração estará adotando as providências para o início do processo de convocação para aqueles que foram aprovados nos níveis médio”, disse. O governador afirmou ainda que mais de seis mil novas vagas devam ser abertas este ano, com a publicação dos editais para os concursos para Procuradoria do Estado, Educação, PBGás, auditor de contas públicas, agentes de segurança, agentes penitenciários e para a Fundac. Cássio assegurou que todas essas novas contratações estão previstas no Orçamento deste ano. “Tudo que está sendo feito, tanto em termos de contratação, como em termos de implantação dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração, está rigorosamente respeitando o equilíbrio fiscal do Estado”, ressaltou.

Maurício Liesen
WSCOM Online

Espaço Sindical


CAMPANHA SALARIAL 2008
Conquistar é preciso, a luta começa agora!

Será realizado no dia 16 de fevereiro de 2008 o Encontro Regional do SINFEMP com todos os membros da Diretoria, Conselho Fiscal e delegados dos 21 Municípios que compõem a nossa base territorial.
Além dos diretores do SINFEMP, serão convidados os presidentes de sindicatos de servidores e de agentes de saúde e endemias, de todos os Municípios do Sertão com o objetivo de unificar a campanha salarial deste ano na região.
A campanha salarial traz como bandeiras: melhores condições de trabalho, a realização de concurso público, pagamento do salário mínimo, plano de cargos, salários e carreira para todos os profissionais do magistério, para os profissionais da saúde, reajuste salarial para todos de acordo com os recursos oriundos do FUNDEB e do FPM, pagamento do qüinqüênio, salário-família, 13º salário, 1/3 de férias, FGTS, a efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, o fim das OSCIP’s, contra as perseguições políticas, em defesa do pagamento do salário de todos os servidores em dia, em defesa dos aposentados e pensionistas, dentre outras.
No tocante ao aumento salarial, queremos retroativo ao mês de janeiro, pois os recursos do FUNDEB e o repasse do FPM aumentaram bastante e os prefeitos não têm argumentos para afirmarem que não tem condições de conceder um aumento salarial decente aos profissionais do magistério municipal.
Queremos unificar o nosso trabalho com todos os sindicatos de servidores públicos, professores, agentes de saúde e de endemias e demais categorias, no sentido de conquistar o melhor para os servidores municipais em 2008.
Também iremos cobrar maior agilidade no julgamento dos processos que são impetrados pelos sindicatos contra as prefeituras que insistem em desrespeitar os servidores municipais em nossa região e a luta pelo pagamento dos precatórios.
Como é um ano eleitoral, mais uma vez os prefeitos irão empurrar com a barriga o aumento salarial, para quando chegar no mês de junho afirmar que não pode mais conceder, pois a lei eleitoral não permite e aí queremos desde já, garantir esses aumentos retroativos ao mês de janeiro para todas as categorias que ganham salário superior ao mínimo nacional.

Mágicas com o orçamento do lar

Depois de torrar salário, 13º em festas de fim de ano, o patoense tem com que se preocupar neste início de 2008. Aumento de aluguel, de energia elétrica, cartão de crédito estourado, compra de material escolar, matrícula (rejustada) dos filhos, dentre tantas outras despesas consideradas extras. É hora de tentar equilibrar as receitas e despesas, fazer malabarismos com o orçamento e ir já se preparando para o Carnaval. Queira ou não sempre gastamos um pouco mais na festa momesca.

Presente para os brasileiros em 2008


O Governo Lula começou muito bem 2008, oferencendo presentes aos brasileiros, aumentando ujma série de impostos que com certeza vão contribuir para que tenhamos maior prejuízo no bolso. Além do aumento de alíquotas como IOF - Imposto sobre Operações Financeiras em 0,38%, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, de 9% para 15%, o governo decidiu, para compensar a perda dos 40 bilhões de reais da CPMF que não foi prorrogada no Congresso, vai cortar cerca de 20 bilhões de reais, vale lembrar que esses cortes com certeza não atingirão os astronômicos salários dos ministros, auxiliares e por aí vai. Vai sobrar, mais uma vez, para os pobres que precisam do SUS, de uma escola, universidade pública, de uma obra de esgotamento sanitário, de um calçamento, etc.

Nacional apresenta elenco



Enfim o Nacional de Patos, mesmo sem um time ainda completo, faltam cinco ou seis contratações, apresentou à sua torcida na noite de ontem o plantel que disputará o Campeonato Paraibano de Futebol 2008. O evento, aberto com um documentário sobre a fundação do Nacional aos dias atuais, aconteceu em frente à Sede Administrativa, na Praça Edivaldo Motta, para um público de mais de três mil torcedores.
O presidente do clube, José Ivan, fez um relato sobre o crescimento do Nacional nos últimos três anos, como também das dificuldades financeiras que o clube atravessa em decorrência dos prejuízos contraídos na Série por ter jogado longe de sua torcida. Aliás, ele pediu novamente o apoio dessa para que o Canário do Sertão possa conseguir o bicampeonato. Sobre a estréia na Copa do Brasil diante do Internacional gaúcho disse ter certeza que o jogo será realizado no José Cavalcante, em Patos e para isso conta com empenho da presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes e com as autoridades municipais, a exemplo do prefeito Nabor Wanderley.
Ivan também informou que este ano anunciará o borderô com números fiéis ao número de pagantes, algo que não vinha acontecendo, segundo ele, porque as taxas que o clube tinha que pagar eram bastante elevadas. “Vamos baixar o preço dos ingressos, tornar mais acessível aos torcedores. Não queremos apenas arrecadar dinheiro para saldar nossos compromissos, mas também contar com nossa torcida para apoiar, como sempre fez, a equipe”, comentou José Ivan.
O elenco anunciado é o seguinte:
Wallace e César (goleiros)
Alisson (ex-Tuna Luso), Nunes e Paiva (zagueiros), Dinho (lateral), Moisés (ex-Botafogo-PB e Remo-PA), Buique (meia), Jacson (base), Zé Wilker (meia), Lucas, Junior (ex-Fluminense de Feira de Santana), Gilmarzinho (ex-Inter-SP, Campinense, Rio Branco – meio campo), Marquinhos (meio-atacante), Vander (Remo, Baraúnas – meia), Helinho meia), Geovânio (base), Dudu (ex-VitóriaBA), Cristóvão (Icasa – Parnaíba – atacante), Paulinho Guerreiro (atacante) e Téo (ex-Guarabira).
Para o comando técnico da equipe o Nacional foi buscar Samuel Cândido (foto), ex-técnico do Remo, onde foi campeão estadual, Paysandu e Baraúnas.
fotos:garimpandopalavras

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Airton Alves assume Coordenadoria de Comunicação de Patos


O jornalista e radialista Airton Alves, que dirigia o jornalismo da Rádio Espinharas de Patos, assumiu na manhã de hoje a Coordenadoria de Comunicação do governo Nabor Wanderley. Ele substitui o jornalista Vicente Conserva, que passa a dirigir o jornalismo da Rádio Itatiunga. Ao assumir o cargo, Airton disse que chega para somar à equipe de Nabor e que fará pequenas mudanças na Coordenadoria de Comunicação para implantar sua metodologia de trabalho. Enfatizou que pretende ampliar ainda mais a aproximação governo-sociedade.
Airton Alves, 38, natural de Patos, formado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), radialista, exerce a função de assessor de imprensa para a Fetag; foi assessor do ex-deputado estadual por Pernambuco, José Marcos de Lima. Também dirigiu a Rádio Cultura de São José do Egito-PE, pertencente ao então deputado.

Gilvan diz que nenhuma força humana o faria votar em Dinaldo


O ex-deputado estadual Gilvan Freire (PTB) disse hoje à Rede Paraíba Sat que não vota nem apóia o pré-candidato tucano à prefeitura, Dinaldo Wanderley (PSDB). De forma enfática, Gilvan afirmou: "Fui hostilizado por Dinaldo. Ele criou uma campanha para Ronaldo Cunha Lima em Patos, apenas para me hostilizar. Não sei ser agradável com quem me hostiliza. As forças humanas são pequenas para me fazerem mudar de opinião", declarou o ex-parlamentar.
Seguindo seu raciocínio, Gilvan ratificou que votará em Nabor Wanderley e chegou a elogiar seu desempenho administrativo: "Voto em Nabor. Meu único voto em Dinaldo só aconteceu porque estávamos em meio a uma campanha cujo projeto maior era a eleição de Cássio Cunha Lima. Esse projeto já não existe mais. Nabor tem feito uma boa administração e provavelmente vai ser reeleito".

fonte:paraiba.com.br

Fonte do PT revela: Maranhão acredita que assume Governo até março


Fontes ligadas ao Partido dos Trabalhadores revelaram ao portal WSCOM Online que o senador José Maranhão tem manifestado crença de que o Tribunal Superior Eleitoral deve julgar e cassar o mandato do governador Cássio Cunha Lima até meados de março. As fontes revelaram ainda que o senador tem necessidade de que o desfecho das demandas judiciais ocorra até junho. Ainda segundo os petistas, caso não esteja no comando do Governo do Estado até lá, Maranhão dificilmente manterá aliança com o PSB, partido do prefeito Ricardo Coutinho.
Um dos pivôs do possível racha, na análise das fontes petistas, é a escolha do candidato a vice na chapa de reeleição do prefeito. O senador já anunciou que pretende apresentar indicação do PMDB. Mas, para os petistas, a escolha deve recair sobre nomes sem grande expressão política. Um dos nomes que estariam cotados é a da atual secretária de Educação, Ariane Sá. As fontes petistas acreditam que, se fizer opção neste sentido, o prefeito estaria viabilizando o racha. E, por tabela, estaria abrindo mão do tempo do PMDB no horário eleitoral gratuito. PSB e PMDB juntos teriam onze minutos.

Da redação
WSCOM Online
fot:politicos.br101.org

Brincadeira de criança


Do início da década de 90 para cá o mundo sofreu profundas transformações. A globalização provocou, não apenas abertura de mercados, a predominância das economias mais fortes, mas causou também diversas mudanças na política, cultura, no comportamento, a exemplo da interatividade do homem-máquina. Um dos mais consistentes debates que aparece com freqüência na pauta de pedagogos, médicos, juristas, dentre outros, tem sido o longo tempo que as crianças têm passado em frente aos computadores. O fácil acesso ao micro, à internet, aos jogos eletrônicos é uma realidade. Basta verificar o movimento do público infantil nas lan houses exisitentes na maioria das cidades brasileiras. É algo que deve ter uma discussão mais aprofundada, inclusive e principalmente, com a presença dos pais.
Antes a gurizada brincava no meio da rua, eram diversas brincadeiras coletivas, cantigas de roda, porta-bandeira, matada, pelada, peteca, estórias de assombração, que instigavam a imaginação dos pequeninos, dentre tantas outras. Lastimamos que haja tão pouco incentivo à volta das antigas brincadeiras, hoje difícil presenciar, até mesmo nas escolas as iniciativas são bastante tímidas. Seria interessante que houvesse projetos culturais em nossa cidade pelos bairros, seja com a participação de voluntários, professores, enfim, onde as crianças pudessem participar ludicamente de forma prazerosa. Fica a sugestão do Garimpando Palavras.

foto:www.bbel.com.br

Comerciante morre vítima de acidente em Teixeira

O primeiro dia do ano foi marcado por acidentes e tentativas de homicídios no Sertão. Em Teixeira um caminhão Mercedes Benz cor azul de placas de Cande-CE, que era conduzido pelo jovem Danilo Pereira Rodrigues, morador da Rua Sebastião Guedes s/n, Teixeira-PB se chocou com o Corsa placas KIT 8073, de São José do Egito-PE. O acidente provocou a morte do motorista do Corsa, o comerciante, viúvo, Luiz Adalberto de Farias, que residia também em Teixeira. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Regional de Patos, onde deu entrada sem vida. Danilo, segundo testemunhas, não prestou os devidos socorros e fugiu para livrar o flagrante.

Vai engrenar?


Depois de uma longa e agoniante espera de sua torcida, tudo indica, assim já afirmou seu presidente José Ivan, que o Nacional de Patos apressenta logo mais às 19h seu plantel para o Campeonato Paraibano de Futebol 2008, na Praça Edivaldo Motta. A equipe, como é do conhecimento de todos, teve sérios problemas financeiros ao longo da Série C por ter que mandar seus jogos longe de sua fiel torcida. Nacional, na nossa humilde opinião, entra na competição estadual em grande desvantagem aos demais concorrentes, já que faltam apenas dezoito dias para sua estréia diante do Cruzeiro de Itaporanga, naquele município. Diferentemente de Botafogo, Campinense, Treze e de seu arquiinimgo Esporte de Patos, Nacional terá que pegar ritmo de jogo e condicionamento físico em plena competição. Lembrando que o Canário do Sertão tem a Copa do Brasil pela frente, dia 13 de fevereiro contra o Internacional gaúcho. De onde tirar tantas forças? Eis a questão!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

PM e Bombeiros prorrogam inscrições de concurso até 12 de janeiro


Os interessados em disputar as mil vagas do concurso de soldado efetivo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba terão até o dia 12 de janeiro para fazer as inscrições. O prazo, que se encerraria na última terça-feira, foi prorrogado para o dia 12 de janeiro de 2008. A garantia foi feita, ontem, pelo coronel Marcos Antônio de Carvalho, diretor de Pessoal da PM e presidente da Comissão Coordenadora do exame. Ele informou que apesar da grande procura (mais de 5 mil já se inscreveram), o número de inscritos poderia ser bem maior, levando em consideração que os feriados de Natal e de final do ano prejudicaram as inscrições. Ele informou que os candidatos inscritos para as vagas de 'soldado voluntário' também podem concorrer para o de 'soldado efetivo', porque são dois concursos diferentes. Segundo ele, a procura pelo edital nos quartéis está grande, admitindo que a expectativa é de que esse movimento cresça ainda mais. As datas de realização das provas intelectuais dos dois concursos serão distintas.
A de soldado temporário será no dia 27 de janeiro de 2008, enquanto a de soldado efetivo no dia 2 de março. "Se o candidato, eventualmente, for aprovado nos dois concursos, terá de optar por um deles", disse o oficial, salientando que os candidatos que forem classificados para soldado efetivo terão, dentre outros benefícios, um salário bruto acima de R$ 1.100,00, a garantia da estabilidade no emprego, além de fardamento e apoio na área da saúde. A inscrição para soldado efetivo - cuja taxa custa R$ 40,00 - pode ser feita nas agências dos Correios em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Alhandra, Cuité, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel, Guarabira, Sapé, Itabaiana, Mamanguape, Solânea, Cajazeiras, Sousa e Conceição. Nesses locais, pega e preenche o formulário de inscrição, sem rasuras, e efetua o pagamento.
Depois, deve ir aos quartéis para obter o edital do concurso, que contém todos os dados necessários a quem se submeterá aos exames. Um total de 1.000 vagas - 860 para PM e 140 bombeiro militar - estão sendo oferecidas para soldado efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, os candidatos precisam preencher alguns requisitos no ato da inscrição, como o de completar, no ano da matrícula do curso (em 2008), 18 anos de idade - no mínimo - e 30 anos, no máximo, possuir altura mínima de 1,65m - se for do sexo masculino - e 1,60m, do feminino, além de ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, e não ter antecedentes criminais ou policiais.
Os candidatos receberão os cartões de inscrição entre os dias 12 a 16 de fevereiro de 2008 nos quartéis do Comando Geral da PM, em João Pessoa, 2º (Campina Grande), 3º (Patos), 4º (Guarabira) e 6º (Cajazeiras) batalhões da Polícia Militar. Esse documento conterá os dados pessoais e número de identidade do candidato, opção de inscrição, local, data e horário de realização do exame intelectual. O exame intelectual será realizado no dia 2 de março do próximo ano, das 8h às 12h, em locais que ainda serão definidos e divulgados pela Comissão do Vestibular da UEPB. As provas serão de Português, Matemática, História da Paraíba, Geografia da Paraíba e noções básicas necessárias à atividade policial militar. As demais etapas serão: exames de saúde, aptidão física e psicológica e avaliação social, todas de cunho eliminatório. O resultado deve sair em 2008.

Da Redação
WSCOM Online
foto:jornaldigital.com

Espaço Sindical


Principais ações do SINFEMP em 2007

por José Gonçalves (presidente)

Que o SINFEMP é o sindicato mais atuante de Patos isso ninguém duvida. E não só de Patos. São 21 municípios que pertencem à sua base territorial e em todos a sua atuação é marcante e principalmente nos municípios que atrasam salários e atropelam os direitos dos trabalhadores. As armas que o sindicato usa para defender seus sócios são as mais legítimas: denúncias na imprensa, ações na Justiça, realização de paralisações, etc.

O ano de 2007 foi conturbado para o SINFEMP e isso em várias cidades, mas conquistas aconteceram em muitas delas. O sindicalista José Gonçalves contrariou a lei da física de que um corpo não ocupa dois lugares no espaço. Nos períodos mais críticos o sindicalista estava em todos os lugares ao mesmo tempo, seja se reunindo com os professores em Condado, seja realizando um protesto em Olho D’água, seja paralisando as atividades em Patos, etc.

Do que foi possível lembrar, citamos nessa retrospectiva abaixo:

Fevereiro
Realização de Assembléia Geral com o magistério municipal no dia dez de fevereiro cuja pauta foi: organizar a campanha salarial de 2007, definindo o percentual de aumento para a categoria, como também a aprovação do Plano de Cargos e Salários para o magistério municipal, além da realização do concurso público em Patos.
SINFEMP realiza encontro regional com a presença de 88 dirigentes sindicais, envolvendo a diretoria e os delegados representantes dos 21 municípios que compõem a sua base territorial onde foi discutida a situação dos associados, a definição de um calendário de reuniões, a implantação do FUNDEB, e também se definiu o percentual de aumento salarial para os professores em Patos e nos demais municípios, que ficou em 35% retroativo ao mês de janeiro.
SINFEMP denuncia municípios que descumprem a lei não pagando o salário-mínimo aos servidores, a exemplo de São Mamede e São José do Bonfim. Denuncia também atrasos de salários em São José de Espinharas, Malta, Condado, Catingueira, Olho D’água, São José do Bonfim, São Mamede e Santa Luzia.
SINFEMP defende na imprensa a realização de concurso público nos municípios e é o primeiro a pedir na região o fim das OSCIPs, que segundo José Gonçalves, burlam os direitos dos servidores, tais como salário-mínimo, 13º salário, 1/3 de férias, férias, PASEP, etc.
Além de defender a lei anti-nepotismo, o SINFEMP pede lisura aos prefeitos na realização dos concursos públicos e que a população fique atenta a cada aprovado para se evitar que um número excessivo de parentes de prefeito e de vereadores sejam aprovados como se apenas esses tivessem se preparados para a prova.
SINFEMP promove palestras nos municípios informando sobre a nova política do Governo Federal com a implantação do FUNDEB.
Sindicato realiza reunião de planejamento das atividades do sindicato para 2007 com todos os membros da diretoria.

Março
SINFEMP firma contrato com a Rádio Espinharas e passa a apresentar todos os domingos, às 10h30min, o programa SINFEMP PARATODOS, apresentado pelo presidente José Gonçalves e o jornalista Wandecy Medeiros. A função do programa é inteirar todos os sócios das atividades do sindicato e exigir dos prefeitos o cumprimento das leis trabalhistas.
SINFEMP realiza no dia 31 de março na Associação Comercial de Patos, uma Assembléia Geral com a participação dos ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Patos.
SINFEMP bate de frente com o Patos Prev discordando da sua política e entrando com diversas ações na Justiça.
SINFEMP reivindica mais uma vez ao prefeito Nabor Wanderley a construção de um conjunto habitacional para os servidores e a doação de um terreno para a construção da sede do sindicato. O prefeito se compromete tanto em viabilizar as casas para os servidores como também em doar o terreno.

Abril
SINFEMP comanda paralisação de todos os servidores do magistério no dia 25 de abril e realiza uma concentração em frente à Prefeitura Municipal de Patos. O sindicato reivindica 35% de aumento salarial, o fim das OSCIPs, a ascensão funcional para os professores, a realização de concurso público, etc.
SINFEMP se manifesta contra o piso salarial de R$ 850,00 proposto pelo Governo Federal e defende piso de R$ 1.050,00 e R$ 1.550,00.

Junho
SINFEMP conquista 20% de aumento para os professores municipais de Patos. Além do aumento o prefeito se compromete a realizar concurso público.
SINFEMP entrega documento ao prefeito contendo todas as reivindicações dos associados.
Agentes Municipais de Trânsito, os populares “azulzinhos”, se filiam ao SINFEMP.

Agosto
SINFEMP
formula denúncia na Procuradoria Regional do Trabalho de Patos contra as contratações de servidores sem a realização de concurso público.
SINFEMP participa em São Paulo da fundação da UGT – União Geral dos Trabalhadores.

Setembro
SINFEMP faz várias denúncias contra o atraso de salários e o caos administrativo em Olho D’água, onde o atraso dos garis chega a sete meses. O sindicato encampa a luta, cobra diariamente na imprensa, entra com dezenas de ações na Justiça, promove protestos na cidade e realiza entrega de cestas básicas para ajudar aos garis.

Outubro
SINFEMP entrega cadastro ao prefeito Nabor Wanderley contendo o nome dos servidores municipais que pretendem adquirir casa própria.
Prefeito Nabor se compromete mais uma vez a fazer a doação do terreno para a construção das casas.
SINFEMP divulga que nos três anos da administração Nabor Wanderley os professores tiveram um aumento de 55%.

Novembro
SINFEMP
realiza diversas manifestações em Olho D’água, leva a imprensa e expõe para toda a Paraíba o caos e o atraso de salários, além da ocupação da Prefeitura pelos servidores daquela cidade. O prefeito, pressionado, efetua o pagamento de alguns meses atrasados, mas nem de longe deixa o sindicato e os servidores satisfeitos, que continuam pressionando a todo vapor a Prefeitura para que coloque todos os valores atrasados em dia.
SINFEMP inaugura sede da Delegacia Regional de Santa Luzia num evento que contou com mais de 200 servidores.
SINFEMP denuncia prefeituras que insistem em não realizar concurso público e anuncia que o 13º salário terá que ser pago até o dia 20 de dezembro.

Dezembro
SINFEMP
faz assembléia geral extraordinária, se desfilia da CUT e se filia a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. A assembléia ocorreu no dia 09 de dezembro de 2007, no Auditório do Circulo Operário de Patos.
SINFEMP participa do Congresso de Fundação da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, ocorrido nos dias 12, 13 e 14 de dezembro em Belo Horizonte- Minas Gerais.

Santo do Dia

terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus

Antigamente, nesta data se celebrava a Circuncisão do Menino Jesus. Atualmente, nela se celebra a Santíssima Virgem, que o Concílio de Éfeso (ano 431) proclamou " Theotókos " (Mãe de Deus).

Agricultor que matou irmão é capturado

A PM conseguiu prender a 1h da tarde de ontem Cícero Simão da Silva, 26, acusado de ter assassinado a golpes de faca-peixeira anteontem seu irmão Miguel Simão da Silva, 31, fato ocorido no Sítio Lagoa, em Tavares-PB. A Polícia chegou ao acusado depois que sua sobrinha Elisângela Batista da Silva telefonou informando que o mesmo estava escondido naquela localidade. Cícero foi conduzido até à Delegacia de Polícia Civil daquele Município para que fossem tomadas todas as providências inerentes ao fato.

Madiel lançará livro


O Ex-Vereador de Patos por dois mandatos, Madiel Conserva, atualmente presidente do Partido Verde em Patos (PV) lançará em breve o livro LEGISLANDO PARA O POVO, lançamento este que deverá acontecer na Camâra Municipal de Patos. A apresentação da obra ficará a cargo do ex-deputado federal e estadual Gilvan Freire. Segunto o autor Madiel Conserva, nas palavras dele, este livro é como se fosse uma Constituição Municipal, com mais de 80 leis, todas de sua autoria quando foi vereador por Patos. O livro será doado às instituições públicas, clubes de serviços, professores, profissionais liberais, pastores, padres, nas escolas em geral, promotores, juizes, nas repartições. Parao o lançamento de LEGISLANDO PARA O POVO irá convidar jornalistas da paraiba, politicos, empresários, estudantes e o povo em geral.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Novas regras facilitam uso do FGTS


Em 2 janeiro, passa a vigorar uma série de novidades no uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em financiamento habitacional e também nas linhas de financiamento com recursos desse fundo, em que os juros são menores que no Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Duas das novidades contemplam o trabalhador que possui conta do FGTS.
Antes, não havia distinção nas condições para cotistas e não cotistas. Agora o cotista passa a ter benefícios: tem desconto de 0,50 ponto porcentual no juro e pode financiar imóvel de até R$ 350 mil, quando o limite geral máximo é R$ 130 mil.
O acesso aos financiamentos com recursos do FGTS também vai ficar mais fácil, porque além da Caixa Econômica Federal, bancos como o Itaú e o Real também vão oferecer empréstimos dessa linha. Bradesco e Santander também estudam oferecer a opção ao cliente.
Além disso, haverá mais dinheiro do FGTS para habitação: o orçamento de R$ 5,4 bilhões foi reforçado com mais R$ 3 bilhões, somando R$ 8,4 bilhões em 2008. Outras mudanças vão permitir um abatimento maior das prestações com o FGTS, beneficiar quem deve até três prestações e flexibilizar as amortizações extraordinárias. As principais mudanças são as seguintes:
Será possível financiar imóvel de até R$ 350 mil com o FGTS, sem limite de renda, com juros menores que os do SFH
Em 2 de janeiro entra em vigor o Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS (Pró-Cotista),que permite que, independentemente da renda, titulares de contas do FGTS há mais de três anos obtenham financiamento para compra de imóveis de até R$ 350 mil. Antes, apenas trabalhadores com renda familiar até R$ 4,9 mil tinham acesso à linha com recursos do FGTS.
O orçamento do fundo prevê R$ 1 bilhão em 2008 para essa linha de financiamento, o que é pouco. Considerando que os financiamentos sejam feitos pelo teto de R$ 245 mil, será possível financiar apenas 4.081 imóveis. Considerando imóveis com valor médio de R$ 200 mil, em casos de financiamento de 50% (R$ 100 mil), o número de unidades sobe para 10 mil.
A nova linha concorre diretamente com o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), disponível nos bancos e que utiliza os recursos da caderneta de poupança. A grande vantagem da linha do FGTS são os juros menores, de 8,66% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR), enquanto no SFH a taxa anual varia de 9% a 12% mais TR. A desvantagem é que há restrições no acesso.
Simulações feitas por Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), mostram que para a compra de um imóvel de R$ 350 mil, com financiamento de 80% do valor (R$ 245 mil) - máximo permitido nas duas modalidades - , a linha do FGTS, se comparada ao SFH, fica R$ 135,6 mil mais barata, em financiamento de 30 anos, ou 18% do total - o valor pago no período cai de R$ 740 mil para R$ 605 mil.
O candidato deve atender a algumas exigências para se candidatar à nova linha. Uma delas é ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS. Na checagem do cumprimento dessa condição, segundo a Caixa, são somadas todas as contas de FGTS do trabalhador. Caso o trabalhador tenha os três anos de conta, mas nenhuma delas esteja ativa no momento, terá de comprovar saldo equivalente a 10% do valor do imóvel.
Outra restrição é que o pretendente não pode ter outro imóvel no mesmo município onde está fazendo a aquisição nem financiamento pelo SFH no País. No SFH, é possível financiar mais de um imóvel na mesma localidade, desde que não utilize seu FGTS.
A taxa de juros para quem contribui para o FGTS há mais de três anos será reduzida em 0,50 ponto porcentual a partir de 1.º de janeiro, mas apenas nos novos contratos. Assim, um empréstimo desse tipo concedido a quem não tiver conta vinculada ao FGTS custará 8,16% ao ano mais TR. O participante do FGTS pagará 7,66% mais TR. A medida se aplica a trabalhadores com renda mensal até R$ 4,9 mil.


Fonte: Estadão

foto:www.tj.se.gov.br

Parada cardíaca mata repórter policial Zé Humberto

O sepultamento do repórter policial José Humberto de Farias, 63 anos, ainda não tem hora marcada, mas vai aconteceu no Cemitério de Santa Rita. Vovô Zé Humberto, como era conhecido trabalhava no Sistema Correio de Comunicação e sofreu uma parada cardíaca logo após jantar e faleceu na sua residência no Centro da Cidade. Segundo informações de seus familiares, José Humberto sentiu os primeiros sintomas de parada cardíaca. O Samu foi imediatamente chamado, mas quando os paramédicos chegaram à sua residência constataram que ele já havia morrido.
Zé Humberto tinha um jeito diferente de informar. Com cartões vermelho, amarelo e verde ele mandava as presos presas escolherem a cor do cartão e com isso ganhava a simpatia daqueles que eram levados para as delegacias por ter cometido algum delito. O corpo do jornalista inicialmente foi levado para o Departamento de Medicina Legal, mesmo tendo morte natural (parada cardíaca), mas a causa morte e emissão do atestado de óbito somente será fornecido pelo Serviço de Verificação de óbito da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, em João Pessoa. O corpo do jornalista será velado na São João Batista, no Bairro da Torre, e enterrado no Cemitério de Santa Rita. "Vovô" deixa a mulher, Divani Sousa Farias, e quatro filhas.
Cardoso Filho
WSCOM Online

Patoenses podem comemorar passagem de ano debaixo de chuva


De acordo com pesquisas do Instituto de Meteorologia, poderá chover no dia de hoje em quase toda a Paraíba, inclusive no Sertão e Alto Sertão. Para o Alto Sertão a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas ocasionais em áreas isoladas. A temperatura deve girar entre 23° e 35°. No Sertão – Céu oscilando entre parcialmente nubaldo e nublado com chuvas em pontos isolados. Temperatura entre 23° e 35°. Alto Sertão.

Eleição polarizada em Quixaba


Depois de algumas tentativas, enfim o ex-prefeito Totó Candeia conseguiu alguém para sair candidato a prefeito de Quixaba, representando seu grupo político. Trata-se do advogado Wilson Lacerda, de Patos. Como Marli Candeia exerce seu segundo mandato à frente do Executivo daquele município, e o próprio Totó não pode concorrer devido o parentesco com esta, Wilson acabou aceitando o convite e terá pela frente Júlio César (PMDB - foto), que terá, segundo o mesmo informou ao Garimpando Palavras, o médico Carlos Candeia, já o apresentando publicamente como seu vice de chapa majoritária. Qualquer um dos dois que assumir terá importante missão de trazer desenvolvimento àquele município, um local que em certas horas do dia parece mais uma cidade fantasma. Problemas no âmbito da educação, saúde, abastecimento, geração de emprego e renda necessitam de políticas modernas e persisitentes para tentar melhorar a vida da população que ali reside.

Santo do Dia

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
São Silvestre I, Papa e Confessor
(+ Roma, 335)

Foi Papa por 21 anos, desde 314 até sua morte. Coube-lhe a tarefa não pequena de iniciar a organização da vida da Igreja em condições de normalidade às quais ela não estava habituada, depois de 250 anos de clandestinidade. Foi sob São Silvestre que começaram a ser estabelecidas, como locais de culto, as grandes basílicas romanas. Três concílios também foram realizados em seu Pontificado, o de Arles e o de Ancira, em 314, e o de Nicéia, em 325. Nesses concílios, a Santa Igreja defendeu sua integridade contra os erros e desvios suscitados, naqueles tempos, como em todos os séculos - inclusive neste século XX cujo término coincidirá com o do ano 2000 - pelo demônio, na tentativa de atingir a integridade do Corpo Místico de Jesus Cristo. Mas, por força da promessa de seu Divino Fundador, a Igreja é imortal e perdurará até à consumação dos séculos.

Jovem acusado de matar Irmão

O agricultor Cícero Simão da Silva, 26 anos, solteiro, residente no Sítio Lagoa, município de Tavares, está sendo acusado de ter assassinado por volta das 16h30 de ontem seu irmão Miguel Simão da Silva, 31, também agricultor e que residia naquela localidade. De acordo com informações passadas pela mãe dos envolvidos, Luisa Cesário de Lima, esta contou que havia recebido a notícia de que eles estavam lutando, ambos armados de faca-peixeira. Ela foi até o local indicado e ao chegar já encontrou um de seus filhos, Miguel, estendido ao solo e morto. O caso foi repassado à Delegacia de Polícia Civil para que todas as providências fossem tomadas.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Arquidiocese da Paraíba realiza curso de atualização


Clero e Agentes da Pastoral

De 21 a 25 de janeiro de 2008 será realizado o 25º Curso de Atualização para o Clero e Agentes de Pastoral, promovido anualmente pela Arquidiocese da Paraíba, aberto à Província Eclesiástica da Paraíba e às Dioceses do Regional Nordeste II. O evento será realizado na perspectiva da V Conferência de Aparecida, onde se confirmou a proposta: “Com firmeza e decisão continuaremos exercendo a nossa tarefa profética discernindo onde está o caminho da verdade e da vida” e, na esperança de um novo tempo que se desponta. O tema será “Documento de Aparecida - perspectivas e desafios para o discipulado e missionariedade”, justificado em virtude dos compromissos decorrentes da realização da V Conferência Geral do Episcopado da América-Latina e do Caribe. O assessor será Antônio José de Almeida.
O curso será no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (SAPIC), localizado na Rua José Gonçalves Jr., s/n, Castelo Branco I, em João Pessoa, começando com o jantar no dia 21 (segunda-feira) e terminando no dia 25 (sexta-feira) com o almoço. A ficha de inscrição pode ser preenchida na Coordenação de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba, no Palácio do Bispo, até o dia 11 de janeiro de 2008. Isso para uma melhor organização do Curso, sobretudo na questão de hospedagem, nos respectivos alojamentos do Seminário, que ficará a cargo da coordenação do próprio Curso.
Taxas: inscrição R$ 30,00 (trinta reais), refeições R$ 70,00 (setenta reais) e hospedagem R$ 20,00 (vinte reais), totalizando R$ 120,00 (cento e vinte reais). Pagar na sala da Coordenação de Pastoral. Quem não necessita de hospedagem pode pagar apenas a inscrição e as refeições (se quiser, pode pagar as refeições individualmente, a cada dia). Quem optar por hospedagem deve levar roupa de cama e banho.

Fonte: Secom-JP
foto:www.arquidiocesedenatal.org.br

PF retirou em 2007 R$ 44 mil em notas falsas de circulação na Paraíba


A Polícia Federal registrou um aumento significativo na circulação de cédulas falsas na Paraíba em 2007, se comparado ao ano passado. Em 2007, a PF conseguiu tirar de circulação um total de R$ 44.463,00, sendo apreendido o valor de R$ 12.355,00 em João Pessoa, R$ 29.208,00 em Campina Grande e R$ 2.900,00 em Patos.
De acordo com dados da PF, as cédulas possuem o mesmo número de série das moedas encontradas em outros Estados brasileiros. Por causa disso, a polícia de todo Brasil montou um esquema de intercâmbio para investigar, na tentativa de descobrir de onde está saindo o dinheiro.
Segundo o assessor de imprensa Deusimar Guedes, tramita na PF cerca de 50 inquéritos, em todo país, sobre moedas falsas. Para Deusimar, a grande maioria das cédulas que chegam à Paraíba, vem de São Paulo. Em 2006, foram apreendidos pela PF R$ 550,00 de moedas falsas em João Pessoa, R$ 190,00, em Campina Grande; e em Patos, R$ 4.670, contabilizando assim um total de R$ 5.410,00 apreendidos.
onorteonline

Motoqueiro mata jovem no Bairro da Vitória

Mais um homicídio foi registrado em Patos, aumentando as estatísticas da violência na cidade, onde muitas das vezes o autor fica impune. Ontem por volta das 22h o jovem Paulo Sérgio Moreira dos Santos, 25, que residia na Rua João Mariano, 185, Bairro da Vitória, estava bebendo na calçada com seu tio, Antonio Wilson Martins, quando uma moto parou em frente e seu ocupante, usando capacete, de forma bastante rápida sacou de uma arma e efetuou vários disparos contra Paulo, o qual não teve tempo de esboçar reação e faleceu no local. O homicida, que não chegou a ser reconhecido por estar usando capacete, fugiu em alta velocidade. A Polícia fez buscas, mas não obteve sucesso na sua captura. O pai de Paulo explicou à Polícia que seu filho tinha envolvimento com drogas, porém não sabia se o mesmo vinha recebendo algum tipo de ameaça.
Santa Gertrudes
No Distrito de Santa Gertrudes, também no dia de ontem, foi localizado o corpo do agricultor Narciso Francisco de Araújo, 60 anos, no Sítio Patativa do Assaré. O corpo foi encontrado por José Batista Lima, o qual acionou a PM. Ele informou que se dirigia para casa quando avistou a vítima estendida no chão, com o tórax para cima e uma lesão no lado esquerdo da face, e já sem vida. O fato está sendo investigado pela 5ª Superintendência de Polícia Civil, que começou a colher informações naquela localidade.
Catolé do Rocha
No município de Catolé do Rocha a PM registrou o suicídio do estudante de 23 anos, Dirceu Araújo de Sousa, solteiro, que residia na Rua Barão do Rio Branco. Segundo informações, o suicídio aconteceu no banheiro da casa da vítima, encontrada por sua mãe. Ele estava com um cadarço de tênis enrolado no pescoço.

Santo do Dia

domingo, 30 de dezembro de 2007
Sagrada Família

No domingo dentro da Oitava do Natal ou, se não houver, no dia 30 de dezembro, é celebrada a Festa Jesus, Maria e José - a Sagrada Família. Trata-se de celebração muito oportuna, especialmente nos tempos atuais, em que a instituição tradicional da família -- entendida cristãmente, ou seja, estruturada em torno do casamento monogâmico e indissolúvel - padece de grave crise. Com efeito, o divórcio, o aborto e mais recentemente o chamado "casamento homossexual", vêm entrando livre e impunemente nas legislações de todo o mundo. E há legislações que não somente permitem tais aberrações mas, indo ainda mais longe, prevêem punições para quem, em nome da Lei de Deus, se opuser a elas! Com isso se inverte a ordem natural das coisas e se viola gravemente a justiça. Deus, como Criador, tem o direito de ser obedecido pelos indivíduos, pelas sociedades, pelas nações. Numa época em que tanto se fala, o mais das vezes abusivamente, de direitos humanos, por que ninguém, ou quase ninguém, se lembra dos direitos de Deus?

Meu Trabalho no Legislativo


Dando continuidade à série Meu Trabalho no Legislativo, na Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, o Garimpando Palavras traz hoje as principais ações do vereador João Bosco.
João Bosco de Araújo Medeiros (PSDB), 52 anos, natural de Patos. Funcionário público, possui ensino médio. No momento exerce seu primeiro mandato de vereador. Era suplente de Petrônio Lucena, assumindo definitivamente a vaga após o falecimento deste.
Principais iniciativas:
Solicitou ao Executivo Municipal implantação de iluminação no percurso que liga o Conjunto Nova Conquista e o Alto da Tubiba;
Solicitou iluminação pública para o calçadão Dionísio da Costa (centro);
Reivindicou da Prefeitura a complementação do calçamento da Rua Felipe Camarão (Santo Antônio);
Reivindicou complementação do calçamento da Rua Manoel Torres (Santo Antônio);
Solicitou da Prefeitura a volta do funcionamento da fonte luminosa na Praça Edivaldo Motta;
A reforma da Praça Cícero Sulpino ao lado do Guedes Supermercado;
Solicitou ao governador Cássio a construção de um pontilhão no trecho que liga a D. Pedro II com a Rua da Palmeira e reivindicou ao prefeito Nabor Wanderley a construção do calçamento na Rua Severino Dutra, ligando-a à Antonieta Longo, no Bairro José Mariz.

Arquivo do blog