Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de janeiro de 2013

Nacional vence o Paraíba e chega à 4ª posição na tabela do Paraibano


Torcida espera que equipe melhore desempenho
O Nacional de Patos foi à Cajazeira e conseguiu vencer pelo placar de 2x1, o time local, o Paraíba. Com o magro resultado, mas que lhe rendeu três pontos, subiu uma posição na tabela e agora é o quarto colocado.

Na próxima quarta-feira o time patoense volta a jogar no Estádio Municipal José Cavalcanti diante de sua torcida. O adversário será a boa equipe da capital, o CSP. O diretor de esporte do Verdão Maravilha e também técnico interino, Marcos Nascimento, vai manter o ritmo intenso de treinamentos. Diz que o elenco precisa mostrar desenvoltura e muita objetividade para conseguir mais uma vitória e uma sequência de bons resultados. Ele acredita que o torcedor nacionalino mais uma vez irá a campo dar seu incentivo. 

Marcos Eugênio

Municípios paraibanos ficarão sem energia elétrica

A ENERGISA prevê que mais de 50 municípios paraibanos tenham o fornecimento de energia elétrica suspenso, entre os dias 20 e 27 de janeiro, deixando sem eletricidade cidades do Litoral ao Alto Sertão do Estado. 

De acordo com informativo da empresa, o procedimento será necessário para que haja execução de serviços de manutenção e melhorias na rede de distribuição deste domingo (20), até o domingo (27).  

Além da Capital, também ficarão sem energia em alguns pontos nas cidades de Cabedelo, Marcação, Manaíra, Princesa Isabel, Sousa, Teixeira, Cuité de Mamanguape, Mari, Sapé, Sobrado, Araruna, Boqueirão, Cacimba de Dentro, Esperança, Riachão de Bacamarte, Sertãozinho, São José do Cariri, Soledade, Tacima, São Gonçalo, Imaculada, Santa Luzia, Olho D’água, Café do Vento, São José de Marombos, São Bento, São José do Sabugi, São Domingos de Pombal, Salgado de São Félix. 

E ainda,  Santa Rita, Alagoinha, Aroeiras, Esperança, Juazeirinho, Tenório, São João do Cariri, Serra Branca, Solânea, Cajazeiras, Condado, Itaporanga, Brejo dos Santos, São Francisco, São José de Piranhas, Mogeiro, Pedro Régis, Rio Tinto, Alagoa Grande, Caiçara, Livramento, Taperoá, Conde, Mamanguape, Dona Inês, Várzea, Sumé, Piancó, Jacaraú, Pedra Lavrada, Nova Floresta, Sossego, Catolé do Rocha, São Mamede, Santana de Mangueira, Dona Inês, São João do Rio do Peixe e outros. 

Confira abaixo, relação das localidades onde devem faltar energia a partir deste domingo (20).

Domingo (20) - Cabedelo,  João Pessoa, Marcação, Manaíra, Princesa Isabel, Sousa e Teixeira 

Segunda-feira (21) - Cabedelo, Cuité de Mamanguape, João Pessoa, Mari , Sapé, Sobrado,  Araruna, Boqueirão, Cacimba de Dentro, Esperança, Riachão do Bacamarte, Sertãozinho, São João do Cariri, Soledade, Tacima, Acampamento São Gonçalo, Imaculada, Santa Luzia, Olho D’água, Café do Vento, São José de Marombos, São Bento, São José de Sabugi e São Domingos de Pombal. 

Terça- feira (22) -  Cabedelo, João Pessoa, Mari, Salgado de São Félix, Santa Rita Alagoinha, Aroeiras, Cacimba de Dentro, Esperança, Juazeirinho, Tenório, São João do Cariri, Serra Branca, Solânea,  Sobrado, Cajazeiras, Condado, Imaculada, Itaporanga, Brejo dos Santos, Princesa Isabel, São Francisco e São José de Piranhas. 

Quarta-feira (23) - João Pessoa, Mogeiro, Pedro Régis, Rio Tinto, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araruna, Aroeiras, Caiçara, Livramento, Mogeiro, Sumé e Princesa Isabel. 

Quinta-feira (24) - Conde, João Pessoa, Mamanguape, Mari, Araçagi, Caiçara, Dona Inês, Logradouro, Aguiar, Cajazeiras, Condado, Nazarezinho, Patos, Piancó, Princesa Isabel, São Domingos de Pombal, Várzea  e  Taperoá. 

Sexta-feira (25) - Jacaraú, João Pessoa, Mamanguape, Pedras de Fogo , Aroeiras, Esperança, Guarabira, Mulungu, Pedra Lavrada, Sumé , Desterro Itaporanga, Matureia, Domingos de Pombal, São Bento, São José de Caiana, São José do Rio do Peixe e São Miguel. 

Sábado (26) - Cabedelo, Capim, Conde, Mulungu, Pilar, Pilõezinhos, Sossego , Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Santana de Mangueira, São Mamede. 

Domingo (27) - Araçagi, Nova Floresta e Soledad.  

portalcorreio

Categoria fiscal aprova dia de paralisação

A categoria fiscal, reunida em assembleia geral nesta sexta-feira (18), na sede do Sindifisco-PB, aprovou a realização de uma paralisação de 24h no dia 31 deste mês. Os fiscais avaliaram com indignação o reajuste anunciado pelo Governo. 

Durante a assembleia, a diretoria do Sindicato falou sobre a possibilidade, anunciada pela Secretaria da Receita, de criação de um adicional ao subsídio, notícia recebida com revolta pela categoria.Conforme os auditores fiscais, o subsídio deve ser pago em parcela única, sem outras rubricas no contracheque. A categoria avaliou a criação do adicional como uma armadilha do Governo para desmobilizar a luta. 

Os filiados enfatizaram o descumprimento, desde 2011, da Lei do Subsídio do Fisco que é fruto de anos de negociação e luta para a elaboração do PCCR e de uma forma de remuneração que incentiva a crescente arrecadação tributária. 

A proposta aprovada que teve destaque da categoria foi a realização de um dia de protesto com paralisação em relação ao reajuste pífio anunciado sem negociação pelo Estado, considerado vergonhoso. O indicativo de paralisação foi aprovado para o dia 31 deste mês.


Edmilson Bandeira

Sistematizado Plano de Ações Estratégicas para o Desenvolvimento Social e Municipal de Patos


A Prefeita Francisca Motta juntamente com sua equipe de governo, secretários, adjuntos, coordenadores, chefes de setores, estiveram reunidos nos dias 17 e 18 de janeiro, formatando um Planejamento de Ações, que serão executadas, mediante a Sistematização das propostas de governo, apresentadas no último pleito eleitoral.

O encontro de trabalho aconteceu na sede do Centro de Treinamento Patos Water Play, sendo mediado pelo Consultor em Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Patos, Francisco Nunes.

Na oportunidade, grupos de trabalho foram formados, estimulando a intersetorialidade, criatividade, inovação e capacidade de resolutividade das propostas contidas no programa de governo, em análise.

Ao lado do vice-prefeito Lenildo Morais, a Prefeita Francisca Motta, considerou necessário o encontro, avaliando o resultado como satisfatório. “A vontade de acertar desta equipe é muito grande, assim como, a nossa coragem de trabalhar, por isso a necessidade de planejarmos as nossas ações e termos previsões reais dos resultados que irão beneficiar a população nas mais diversas áreas. Saímos deste encontro com direcionamentos importantes e ainda mais afinados,” avaliou Francisca Motta.

De acordo com o Consultor em Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Patos, Francisco Nunes, durante o ano de 2013, outros encontros de trabalho serão realizados. “No próximo mês de abril estaremos novamente reunidos para avaliarmos o cumprimento das ações, sempre com o foco voltado para a obtenção de resultados,” finalizou Francisco Nunes.


Jornalista
Nayane Rodrigues

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Morrre com tiro no peito ator Walmor Chagas

O ator Walmor Chagas morreu nesta sexta-feira (18), aos 82 anos, na casa em que morava em Guaratinguetá, região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

A causa da morte foi um disparo no peito, segundo a Polícia Civil. 

Walmor morava no interior havia muitos anos, num hotel-fazenda chamado Sete Nascentes, no bairro das Pedrinhas. 

José Arteiro de Almeida, administrador do estabelecimento, foi quem encontrou o corpo, por volta das 16h40 da tarde desta sexta, e chamou a polícia logo em seguida. 

Almeida, que trabalhava com Walmor havia 30 anos, afirmou que todos os funcionários já tinham ido embora e só ele e o ator estavam no local. Almeida saiu para tomar banho e, quando voltou, encontrou o corpo. 

Segundo Almeida, embora Walmor estivesse sofrendo de diabetes, ele aparentava estar normal e sem apresentar indícios de que poderia cometer suicídio. 

"Ele foi fazer uns exames em São Paulo, comprou uns remédios, mas voltou 'de boa'", disse Almeida.

A região onde fica o hotel-fazenda está na encosta da serra da Mantiqueira, um lugar de difícil acesso, sem serviço de rádio e telefone. 

Segundo informações da polícia, um delegado do 2º DP e investigadores de plantão estão no local. Como a comunicação com a equipe é difícil, não há mais informações sobre o caso até o momento. 

Nascido em Porto Alegre, o ator estreou com uma pequena participação num episódio do "Grande Teatro Tupi", da TV Tupi, em 1953. No cinema, estreou em 1965, em "São Paulo S/A", de Luís Sérgio Person. Seu último papel havia sido no filme "Cara ou Coroa" (2012), de Ugo Giorgetti. Em 2008, foi premiado pelo conjunto de sua obra cinematográfica no Festival de Gramado. 

Na TV, participou de novelas como "A Favorita" (2008), "Pé na Jaca" (2006), "Esperança" (2002), "Selva de Pedra" (1986) e "Vereda Tropical" (1984), na Globo, e "Caminhos do Coração" (2007), na Record. 

Walmor Chagas foi uma das estrelas do TBC, o Teatro Brasileiro de Comédia --uma das referências de arte dramática no país nos anos 50 e 60--, ao lado de Cacilda Becker (1921-1969), com quem se casou e teve uma filha, a cantora Maria Clara Becker, adotada pelo casal em 1964. 

Em 2011, em entrevista à série "Grandes Atores", da GloboNews, falou sobre as poucas aparições nos últimos anos e disse que passou a se sentir deslocado no circuito das artes. "É como um atleta: tem um período de auge, depois começa a decair." Disse, ainda, que um ator tem de saber a hora de sair de cena. 

PROBLEMA DE VISTA
 
Alguns dos colegas de Walmor relatam seus problemas com doenças na vista. "Apesar de mais fraco fisicamente, Walmor ainda tinha uma cabeça muito boa. Quando fui a seu sítio para conhecê-lo [no ano passado], ele já estava com problema na visão", diz o cineasta Bernard Attal, diretor de "A Coleção Invisível", inédito e previsto para estrear no segundo semestre. 

"Como o personagem do meu filme era um colecionador cego, só precisei de duas horas ao lado dele para não ter dúvidas sobre quem seria o ator. Quando 'A Coleção Invisível' passou no Festival do Rio, ano passado, ele achava que poderia ganhar o prêmio de melhor ator coadjuvante e revitalizar a carreira. Ele tinha muita vontade de fazer mais cinema", diz o diretor. 

"Apesar dos problemas físicos, como uma doença que tinha na vista, ele era uma pessoa alegre e bem-humorada. Tinha uma voz impressionante, idêntica à voz dos tempos em que filmou 'São Paulo S/A'. Vivia absolutamente sozinho no sítio, mas parecia gostar muito disso. Quando vinha filmar ficava ansioso para voltar para casa, diz Julia Ianina, 29, atriz que fez o papel de neta de Walmor no filme "Cara ou Coroa". 

PRINCIPAIS TRABALHOS DE WALMOR CHAGAS
 
Teatro
 
1948 - "Antígone", de Jean Anouilh
1949 - "Hedda Gabler", de Henrik Ibsen (direção e atuação)
1950 - "Assim É...(Se lhe Parece)", de Luigi Pirandello
1951 - "O Homem e as Armas", de Bernard Shaw
1955 - "Volpone", de Ben Jonson
1956 - "Gata em Teto de Zinco Quente", de Tennessee Williams, encenação de Maurice Vaneau, em 1956
1965 - "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?", de Edward Albee
1969 - "Esperando Godot", de Samuel Beckett
1969/70 - "Hamlet", de William Shakespeare
1986 - "Encontro com Fernando Pessoa"
1999 - "Um Equilíbrio Delicado", de Edward Albee 

Cinema
 
1965 - "São Paulo S/A"
1970 - "Beto Rockfeller"
1973 - "Mestiça, a Escrava Indomável"
1976 - "Um Homem Célebre"
1976 - "Xica da Silva"
1978 - "Joana Angélica"
1979 - "Memórias do Medo"
1980 - "Asa Branca - Um Sonho Brasileiro"
1981 - "Filhos e Amantes"
1982 - "Luz del Fuego"
1983 - "Parahyba, Mulher Macho"
1985 - "Patriamada"
1988 - "Banana Split"
1990 - "Beijo 2348/72"
1994 - "Mil e Uma""
2001 - "Histórias do Olhar"
2001 - "Memórias Póstumas"
2007 - "Valsa para Bruno Stein"
2012 - "Cara ou Coroa"
2012 - "A Coleção Invisível" 

TV

1965 - "A Outra"
1965 - "Teresa"
1966 - "O Amor Tem Cara de Mulher"
1967 - "Presídio de Mulheres"
1969 - "Nenhum Homem É Deus"
1970 - "As Bruxas"
1974 - "Corrida do Ouro"
1975 - "O Grito"
1977 - "Locomotivas"
1979 - "Como Salvar Meu Casamento"
1980 - "Coração Alado"
1981 - "O Amor É Nosso"
1982 - "Avenida Paulista"
1982 - "Final Feliz"
1983 - "Eu Prometo"
1984 - "Caso Verdade, Esperança"
1984 - "Vereda Tropical"
1986 - "Selva de Pedra"
1987 - "Mandala"
1988 - "O Pagador de Promessas"
1993 - "Sex Appeal"
1993 - "Sonho Meu"
1996 - "Salsa e Merengue"
1997 - "Malhação"
2000 - "Marcas da Paixão"
2001 - "Os Maias"
2002 - "Esperança"
2005 - "Mad Maria"
2006 - "Pé na Jaca"
2007 - "Caminhos do Coração"
2008 - "A Favorita"
2009 - "Os Mutantes"


folhaonline

Dois anos após acidente, Shaolin se esforça para falar e não quer usar aparelho

Nesta sexta-feira (18) faz dois anos do acidente que envolveu o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin. A tragédia aconteceu na BR-230, em Campina Grande.

Segundo os familiares, Shaolin está se esforçando para falar com a própria voz. Por isso ele não está utilizando ainda o aparelho que lê os movimentos dos olhos que foi doado pela apresentadora da TV Correio/Record Ana Hickmann, em setembro do ano passado. A mulher dele, Laudiceia Veloso, disse acreditar que o marido está se esforçando para falar com a própria voz.

"Ele fecha os olhos quando aproximamos o aparelho dele. Por recomendação médica não vamos forçar nada. É preciso respeitar o tempo dele, e pelo que conheço, ele quer falar, mas não por meio de um aparelho, mas sim com a própria voz", disse.

O motorista do caminhão, acusado de causar o acidente, Jobson Clemente Benício, 23 anos, foi condenado no dia 13 de novembro de 2012 a dois anos de detenção em regime aberto e um ano de suspensão do direito de dirigir. A decisão foi do juiz Wandemberg de Freitas Rocha, da 4ª Vara Criminal de Campina Grande.

No dia 26 de novembro, o promotor Sócrates da Costa Agra pediu que o Tribunal de Justiça da Paraíba decida sobre o aumento da pena do acusado de causar o acidente. "Pedi ao Tribunal de Justiça da Paraíba pena máxima da somatória dos crimes, que é de quatro anos. A pena poderia ter sido mais agravada, tendo em vista os prejuízos que o acidente causou na vida de Shaolin, de seus familiares e amigos, além de ter repercussão nacional", declarou o promotor.

O humorista Shaolin continua se recuperando em cima de uma cama. Ele tem apresentado melhoras lentamente. Passou, recentemente, a dar risada ao assistir cenas de filmes e ouvir histórias engraçadas. A informação foi dada pela mulher dele, Laudiceia Veloso. Ela informou que ele teve um pequeno avanço no nível de consciência e que a equipe médica considerou a melhora extremamente positiva.

Shaolin se recupera em casa, no bairro do Catolé, em Campina Grande, e faz tratamentos diários com fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Recentemente, a apresentadora da TV Correio/Record, Ana Hickmann, visitou o amigo e o presenteou com um computador que faz a leitura dos olhos e permite a comunicação entre o paciente e a tela, que registra sinais de emoções.
 
portalcorreio

Justiça condena ex-prefeito de Juru por desvio de verbas

O ex-prefeito da cidade de Juru, Antonio Loudal Florentino Teixeira, foi condenado numa ação penal (0000528-83.2006.4.05.8201) por desvio de verbas públicas. A sentença foi proferida pelo juiz da 14ª Vara Federal, Rosmar Antonni Rodrigues.
 
Ele fixou a pena de três anos, sete meses e seis dias de prisão, que foi substituida por prestação de serviços à comunidade e pelo pagamento de 15 salários mínimos em favor de entidade assistencial. Além disso, ele determinou a inabilitação pelo prazo de cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, a contar do trânsito em julgado da sentença.
 
Consta no processo que durante a gestão de Antônio Loudal, o gestor firmou convênio com o Fundo Nacional de Saúde - FNS, tendo como finalidade a implantação do Programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes de Risco Nutricional (Programa do Leite), para o qual foi liberada uma importância de R$ 31.574,45.
 
No exercício de 1996 foram repassados ao município recursos públicos oriundos do SIA/SUS, no valor de R$ 119.401,61, cujo objetivo era a compra de medicamentos. Por não prestar contas dos recursos, foi instaurada a abertura de Tomadas de Contas Especial concluindo-se, ao final pelas irregularidades referentes aos recursos oriundos do convênio nº. 144/95 e daqueles repassados pelo SIA/SUS ao município de Juru, tendo o gestor sido condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao ressarcimento das verbas públicas federais.
 
Ao analisar o caso, o juiz concluiu que o ex-prefeito de fato efetuou gastos irregulares com verbas federais, criando, inclusive, despesas fictícias no setor de saúde do município, como forma de ocultar o desvio de tais verbas federais. "Sendo assim, resta indubitável a existência da intenção do acusado em desviar as mencionadas verbas, vez que simulou a existência de despesas fictícias, no intento de justificar os gastos irregulares", afirma o magistrado.
 
"A gravidade do crime perpetrado pelo acusado é patente, vez que infringiu o seu dever de agir com zelo e probidade na execução da administração pública. Ademais, as conseqüências do crime, também ressoam graves, vez que geraram não somente prejuízos ao erário público, mas, também, a sociedade como um todo", destacou o juiz na sentença.
 

Jornal da Paraíba

Apicultura é fonte de renda em assentamento no Brejo paraibano

A produção de mel de abelhas traz novas perspectivas para agricultores familiares no Brejo paraibano.  No assentamento Socorro, em Areia, a atividade ganha uma dimensão ainda maior porque está se tornando a principal fonte de renda para muitos trabalhadores. Um exemplo de sucesso é o caso do assentado José Geraldo Trajano.

Ele exerce as atividades agrícolas em uma área de seis hectares, mas foi somente há três anos que iniciou o projeto de apicultura. Trabalha com 180 colmeias com uma produção de 60 quilos. José Geraldo considerou uma excelente produtividade e ficou tão animado que já pensa em dedicação exclusiva.

Sua história com a apicultura começou há alguns anos quando, por recomendação de médica, seu filho passou a consumir mel da abelha uruçu. O mel dessa espécie, além de muito saboroso, dá um excelente retorno. Em épocas favoráveis, a produção chega a 10 litros/ano/colônia. “Pensamos, inclusive, em trabalhar exclusivamente com a criação de abelhas uruçu”, disse. O mel da abelha uruçu, devido suas potencialidades medicinais, tem um alto valor comercial. “Um livro de mel de uruçu está sendo comercializado em média a R$ 50,00”, completa.

Destacando o apoio recebido do Governo do Estado, por meio da Emater, cujo projeto foi acompanhado pelos escritórios local e regional de Areia, o financiamento inicial foi para 20 colmeias. Os técnicos enfatizam que as acomodações foram adaptadas em uma antiga residência, que depois foi ampliada com a construção de um galpão.

Secom-PB

Marcos diz que Nacional precisa ter atitude




Marcos Eugênio

Marcos cobrou determinação do elenco
O técnico interino do Nacional Atlético Clube de Patos, Marcos Nascimento, falando ao pbnoticias, disse que sua equipe precisa ter atitude, se doar em campo e se tiver de perder jogos, perder com dignidade, se doando. “Não adianta melhorar o passe, chutes, domínio, marcação se não tiver atitude, espírito de luta. Isso que estamos cobrando de nosso elenco”, disse. 

Com a demissão de Neto Maradona ontem, quinta-feira, Nascimento passou a comandar o time e fez mais um treino apronto com o time na manhã desta sexta-feira no José Cavalcanti, visando o próximo embate, em Cajazeiras, contra o penúltimo colocado no Paraibano 2013, o Paraíba, partida marcada para amanhã, sábado, às 16h no Perpetão. Com uma prancheta nas mãos fez várias anotações e gritou muito pedindo mais garra dos jogadores. 

O zagueiro Baiano, que saiu machucado contra o Cruzeiro no último domingo, no empate de 3x3, está vetado pelo departamento médico. Para seu lugar Nascimento vai improvisar um volante. Ele se queixa do número reduzido de atletas que poderá contar para o jogo deste sábado, o Nacional, 5ª na tabela com 4 pontos, dispensou vários jogadores após o acumulado de resultados negativos, uma vitória, duas derrotas e um empate, este em seus domínios.

O time recebeu três reforços, o zagueiro Lúcio ex-Tiradentes, Fortaleza, Icasa; o volante Garrinchinha, ex-Treze e Santa Cruz de PE e Ítalo, também volante, que atuou no Tiradentes, Icasa, dentre outros clubes do Nordeste. Apenas Lúcio acompanhará a delegação, apto para estreiar. Os outros dois aguardam a regularização dos documentos e apenas fizeram a parte física, sob o forte calor dessa manhã. 

Na tarde de hoje o jagueiro Baiano fará exames para saber a evolução da lesão na coxa e ter uma  previsão de quando volta a ocupar o cargo de xereife na zaga nacionalina. 

Nino Pb vem sendo alvo de crítica pelo baixo rendimento
O Campeonatao Paraibano, que tem na liderança o invícto Botafogo, da Capital, com dez pontos, prossegue neste final de semana em sua 5ª rodada, com as partidadas envolvendo Cruzeiro X Botafogo, do Estádio Zezão de Itaporanga, às 15h15h; Auto Esporte X Treze, na Graça às 16h e Atlético X CSP, no Perpetão, às 16h. Somente Paraiba X Nacional acontece neste sábado 19. Os demais são domingo. 

Nino Paraíba tem sido alvo de críticas da crônica esportiva e torcedores patoenses. O meio campista precisa recuperar sua melhor forma para ajudar o time a crescer na competição.

Arquivo do blog