Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Polícia prende mulher suspeita de matar pai no Agreste Paraibano


Uma ação conjunta, realizada por policiais civis de Solânea, Grupo Tático Especial (GTE) da 8ª Delegacia Seccional de Guarabira e policiais militares do 4º BPM, prendeu na manhã desta quinta-feira (16), Rosângela Santos de Aguiar, 22 anos, Kaleu Bruno Benedito Roseno, 23 anos, Carlos Henrique Cavalcante Filho de Almeida, 26 anos, e uma adolescente de 15 anos, suspeitos de assassinar um agricultor no município de Casserengue, no Agreste Paraibano.

O crime aconteceu nessa quarta-feira (15), na zona rural de Casserengue, e Rosângela, filha da vítima seria a mentora do assassinato. O agricultor, Geraldo Nivaldo de Aguiar, 45 anos, estava trabalhando no roçado quando foi abordado pelos assassinos. Ele foi morto com vários golpes de arma branca e tiros. O corpo do agricultor foi encontrado por parentes.

Depois de ouvir os familiares da vítima, o delegado Diógenes Fernandes descobriu que a filha de Geraldo podia estar envolvida no crime “Rosângela estava pressionando o pai para ele dá o dinheiro referente à venda de um gado. Seu Geraldo era uma pessoa que vivia para o trabalho e controlava as finanças e por isso não queria dar o dinheiro a filha. Para nossa surpresa, a desconfiança da família foi confirmada. Durante as investigações descobrimos que Rosângela teria dado alguns golpes de punhal no pai”, disse o delegado.

Rosângela teria descoberto a localização do pai quando falou com a mãe. “Ela ligou para a mãe e perguntou onde o pai estava alegando que ia morar em João Pessoa e gostaria de se despedir dele. Depois de descobrir, a suspeita, junto com as outras três pessoas, foi até o local e praticou o crime”, explicou o sargento Valdir, responsável pelo policiamento em Casserengue.

Varias buscas foram realizadas na região. A suspeita era que o grupo estava escondido na zona rural aguardando para sair quando os policiais deixassem o local. Foi o que aconteceu, os suspeitos acreditaram que o cerco tinha sido desmontado e sairam da mata para comprar comida na rua Verde, na cidade de Arara, e neste momento foram presos. Com Rosângela e com a adolescente os policiais encontraram dois revólveres calibre 38 e uma faca.

Depois da prisão, o grupo foi levado até a residência de um dos suspeitos na cidade de Solânea, onde durante uma busca foram encontradas, dentro de uma lata enterrada no quintal, 95 pedras de crack e dinheiro trocado, o que para a Polícia caracteriza comércio de entorpecentes.

Rosângela confessou o crime e disse durante o depoimento que matou o pai por vingança. Os outros três também confirmaram a participação no homicídio. Tanto Carlos quanto Kaleu já responderam processo na Justiça. Carlos já foi preso por tráfico de drogas e homicídio e Kaleu é suspeito de ter assassinado duas pessoas em Solânea no ano de 2014.

Todos foram autuados por homicídio qualificado e tráfico de drogas. Por causa do grau de periculosidades foram transferidos para João Pessoa. Os dois homens foram levados para o Presídio do Róger e Rosângela para o Presídio Feminino Júlia Maranhão, e a adolescente para a Casa Educativa.

Taperoá terá o 3º Dia D da Caprinocultura com 500 animais à venda


Evento faz parte do Pacto Novo Cariri, que foi reativado esta semana e pretende estimular a caprinocultura e outros empreendimentos para o desenvolvimento da região

Para continuar com as ações do Pacto Novo Cariri, anunciado esta semana, a cidade de Taperoá receberá um estímulo ao desenvolvimento da região. Será realizado desta sexta-feira (17) a domingo (19), o 3º Dia D da Caprinocultura, na fazenda Carnaúba. O evento terá 500 cabeças de caprinos e ovinos, além de espécies bovinas. Segundo os organizadores, a ação é considerada uma das maiores da caprinocultura nativa do Brasil.

No evento, também haverá a gastronomia do leite caprino, com os queijos premiados que estarão expostos à venda. Os visitantes poderão ver a exposição “Em nome do pai”, do Manoel Dantas Vilar. Outro atrativo do evento será a exposição de artesanato e da mais nova tapeçaria Armorial, estilo criado por Ariano Suassuna, que liga o espírito mágico dos "folhetos" da literatura de cordel, com a música de viola, rabeca ou pífano, e com a Xilogravura.

Para o gestor do projeto Sertão Empreendedor do Sebrae Paraíba, Rodrigo Dantas, o apoio ao evento é devido a importância para a cadeia produtiva da caprinocultura. “O evento valoriza as potencialidades locais, estimula a produção preservando as raças nativas e ainda estimula o potencial da caprinocultura do Semiárido no Cariri paraibano”, falou.

O evento será realizado pelas fazendas Grupiara e Carnaúba, com apoio da Faepa/Senar, EM Leilões, Terra Nova Leilões, Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, Casa do Agricultor e Sebrae Paraíba.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Arquivo do blog