Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de abril de 2016

Leituristas da Cagepa da região Patos entram na guerra contra o Aedes

 
Antônio Bezerra Neto



Aconteceu neste sábado 9 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, um treinamento conduzido por Antônio Neto, chefe do Núcleo de Fatores Biológicos da SES – Secretaria de Estado da Saúde-PB, tendo como público os leituristas da Cagepa. O objeto do encontro foi repassar informações detalhadas sobre o Aedes Aegypti, doenças por ele causadas, como dengue, chikungunya e zika vírus, além de formas de prevenção.

Segundo Antônio Neto, o intuito de levar essas informações aos leituristas, uma visão ampla sobre os hábitos do mosquito, doenças por ele transmitidas, formas de prevenção, é para que, nesse trabalho de visita que realizam mensalmente às residências, contato direto com a população, possam contribuir na multiplicação da informação, fazendo a entrega de material informativo e tirando dúvidas quando questionados pelos moradores.

Como 95% dos focos do mosquito estão localizados dentro das residências, os leituristas vão contribuir com a parte educativa, entregando material informativo às famílias. Antônio Neto explica que o melhor meio de combater o Aedes é evitando água parada. “A parcela de responsabilidade da população é extremamente grande e fundamental nessa guerra contra o Aedes. É preciso engajamento de todos”, considerou.

Antônio Bezerra Neto, que coordena o trabalho dos leituristas em Patos e região, um total de 38 municípios, diz que agora, quando o consumidor receber sua conta de água, receberá junto o panfleto detalhando os cuidados que as pessoas devem ter para evitar a presença do mosquito, que vem se espalhando por todo o Estado rapidamente, sendo responsável por doenças que estão atormentando a vida de muitos paraibanos.


Assessoria


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pacientes que deram entrada com suspeitas de H1N1 no HRP já tiveram alta


Os dois pacientes, pai e irmão da jovem gestante que dera entrada na Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos esta semana, com suspeita de ter contraído a gripe H1N1, já tiveram alta do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro.

Eles deram entrada quinta-feira 07 à noite e receberam devido acompanhamento médico. Segundo Aline Karla Araújo, coordenadora da Clínica Cirúrgica do HR, os pacientes foram orientados pela equipe médica, que administrou a medicação para eles, que residem em Matureia.

O pai e irmão da jovem, que foi transferida para o ISEA de Campina Grande, cujo caso é considerado grave, apresentaram sintoma de tosse produtiva (secreção), leucopenia, diminuição dos glóbulos brancos que atuam na defesa do organismo, porém sem febre, sem dificuldade de respirar e exames de Raio X sem alteração.

O Hospital Regional está preparado para receber os casos suspeitos e oferecer o atendimento possível. Todo paciente, acompanhante, os que visitam internos, os profissionais de saúde estão sendo orientados pela CCIH – Comissão de Controle de infecção Hospitalar sobre a importância da higienização das mãos, uso de máscaras, ações que diminuem chances de contágio.


Assessoria


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Paraíba antecipa Campanha da Vacinação contra a Influenza para o dia 11 de abril


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu antecipar a data de início da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 definida pelo Ministério da Saúde, e a partir do próximo dia 11 dois grupos prioritários começarão a ser imunizados: as gestantes e os trabalhadores de saúde. A campanha, antes prevista para começar somente no dia 30 deste mês conforme programação do MS, prosseguirá até 20 de maio. O Dia D de Mobilização Estadual será realizado em 30 de abril, no município de Santa Luzia. A meta é imunizar 946 mil pessoas, ou seja, 80% do público alvo.

A gerente estadual de Imunização, Isiane Queiroga, explicou que a campanha terá início apenas com dois grupos prioritários porque o Ministério da Saúde ainda não encaminhou o total de vacinas que a Paraíba deverá receber para esta campanha. Até o momento o Estado recebeu 240 mil doses da vacina, o que corresponde a 24% do total de um milhão de doses a serem encaminhadas pelo MS para toda a campanha. “Tendo em vista que ainda não recebemos vacinas suficientes, decidimos iniciar a vacinação já dia 11 para esses dois públicos”, explicou.

Isiane disse ainda que, de acordo com o recebimento das vacinas, o Governo do Estado vai ampliar para os outros públicos. “A partir do início da campanha, avaliando a cada semana, vamos ampliando aos poucos para outros públicos até chegar o dia 30 de abril, data do início da campanha definida pelo Ministério da Saúde, quando todos os públicos prioritários terão acesso às vacinas (idosos, puérperas, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, população indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei”, informou.

Segundo Isiane Queiroga, o Estado encaminha as vacinas para as Gerências Regionais de Saúde, que por sua vez, encaminham para os 223 municípios. A gerente estadual de Imunização ressaltou a importância de que, nesse momento, apenas aqueles dois públicos prioritários sejam vacinados. “Caso se comece a abrir exceções para outros públicos ou até para quem não está incluído no público alvo, vai faltar vacina para quem realmente tem direito”, disse.

A gerente estadual de Imunização explicou que o Ministério da Saúde define os grupos prioritários com base em estudos epidemiológicos. “O objetivo desta vacina não é eliminar o vírus, e sim diminuir as complicações e a mortalidade, e este público eleito é o que tem os maiores índices de complicações e conseqüentemente mortalidade, caso acometidos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Por isso esse grupo foi escolhido, por abranger quem é mais propenso a desenvolver uma doença grave”, esclareceu Isiane Queiroga. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Governo promove formação em Educação Emocional e Social para professores de artes





Andrea Braga
O Governo do Estado, em parceria com a organização Inteligência Relacional, promoveu no final de março e neste início de abril, a Formação Inicial de Educação Emocional e Social para os professores de artes das escolas da rede estadual das cidades de Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Cajazeiras, Sousa, Monteiro, Cuité, Catolé do Rocha, Itabaiana e Mamanguape. As novas estratégias psicopedagógicas que estão sendo disponibilizadas aos professores, por meio da Metodologia Liga Pela Paz, darão aos profissionais a oportunidade de desenvolver habilidades emocionais, visando à redução da violência e a melhoria dos índices de aprendizagem na comunidade escolar. 

A metodologia foi inserida na rede estadual de ensino da Paraíba em 2014, trabalhando inicialmente crianças do 1º ao 5º ano. Os resultados foram considerados positivos fazendo com que a Secretaria de Estado da Educação (SEE) estendesse a parceria, levando a formação socioemocional, em 2015, para as famílias. Agora em 2016 o trabalho continua com duas novidades: a formação socioemocional de professores de Artes e a ampliação para os alunos do 6º e 7º anos, contemplando 68 mil alunos. Para essa formação, que acontece até 15 de abril nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), foram convidados 950 professores de Artes e gestores escolares. 

O gerente da 6ª GRE, Luiz Carlos Gabi, destacou a ampliação da metodologia para o Ensino Fundamental II.  “É de grande importância, não apenas pela continuidade do projeto adotado pelo Governo do Estado, mas por permitir que os alunos entendam o que melhor representa pra eles a questão das relações, não somente no âmbito da escola, mas no cotidiano da família, em que ela também vai entender com mais clareza essa nova etapa de formação de seus filhos”, afirmou o gerente.  

José Junior
José Alves dos Santos Junior, gestor da Escola Estadual Arlindo Bento de Morais, localizada no município de Santa Luzia, escola vencedora em 2015 do 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e Gênero, diz que existe uma grande satisfação dos educadores e gestores de trabalhar mais uma etapa da metodologia na escola. “Temos a experiência bem sucedida na aplicação da Liga Pela Paz. Vivemos grande expectativa de podermos ter modificações cada vez mais positivas em sala de aula no trato com as emoções de nossos educandos”, destacou. 

Na Escola Estadual João Milanês, na cidade de Cajazeiras (9ª GRE), a gestora escolar, Girlene Ferreira Moreira, especialista em psicopedagogia clínica e institucional, diz que 80% dos alunos de sua escola são da zona rural e que enfrenta os altos índices de absenteísmo, especialmente entre os educandos do 6º ano. “A Liga Pela Paz abre portas para que os educadores conheçam melhor a realidade de cada aluno, de sua família, e com isso o ajuda a frequentar de forma mais assídua a escola”, explicou. 

A gerente regional de educação Andreia Braga é assertiva ao afirmar que a ação é extremamente positiva e importante para a comunidade escolar. “Quando se amplia uma iniciativa dessas para outras faixas etárias e níveis escolares, envolvendo aluno e família, falamos uma única linguagem e todos saem ganhando. A Liga Pela Paz, especialmente no mundo contemporâneo marcado por vários problemas sociais, vem como um alento pra gente”, conclui.

Câmara de Patos aprova, em primeira votação, PL que autoriza Município a adotar as 30 horas para enfermagem



Foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, em Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, dia 05 de abril, o Projeto de Lei Nº 020/2016, que dispõe sobre a autorização da regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem no âmbito do município de Patos.

O PL, de iniciativa da enfermeira e vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), foi assinado por todos os parlamentares e apresentado em nome da Legislatura 2013-2016 e levado a primeira votação nesta terça, e já com segunda votação agendada para a próxima quinta (07).

De acordo com a presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues Guedes, a luta pelas 30 horas semanais para a enfermagem foi abraçada por ela e por todos os parlamentares e sua votação ocorreu no regime de urgência, haja vista a necessidade do cumprimento dos prazos da Lei Eleitoral, pois se trata de um projeto que beneficia uma categoria.

“Graças a Deus, conseguimos a aprovação deste Projeto de Lei que passa a prefeita Francisca Motta a autorização prévia da Câmara Municipal para que ela possa instituir a carga horária de 30 horas semanais para a enfermagem, o que é um sonho da categoria”, complementou Nadir.

O presidente do Coren – PB, Ronaldo Beserra, participou da Sessão Ordinária, onde fez uso da Tribuna Livre, por solicitação prévia, e, em sua fala, agradeceu o apoio dos parlamentares ao PL 020/2016.

“Estamos muito felizes, pois vemos a Câmara de Patos fazendo cidadania e mostrando independência e se mostrando mais próximo do povo. Participamos hoje desta 1ª votação e, na quita-feira, estaremos aqui novamente para acompanhar a 2ª votação. Após este processo, continuaremos a luta junto a Prefeitura de Patos para que a prefeita possa sancionar este Projeto de Lei, que é uma luta da enfermagem de Patos desde o ano de 2012”, ressaltou Beserra.

Estavam presentes a Sessão Ordinária desta terça-feira todos os parlamentares que compõem a Legislatura e, em seus pronunciamentos, todos parabenizaram a luta da categoria e o empenho da presidente da Casa na busca pelo apoio para aprovação do PL. Além de destacar a luta da enfermagem, os parlamentares também falaram da importância da aprovação de uma projeto semelhante para os demais servidores da Saúde e de outros setores da administração municipal, que também se fizeram representados no Auditório da Casa e no Plenário Edivaldo Motta, onde a presidente do SINFEMP, Caminha acompanhou os trabalhos juntamente com os representantes do Coren – PB, o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba (SINATRAN-PB) Antonio Coelho e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Bosco Valadares.

Além da aprovação do PL 020/2016, em 1ª votação, os vereadores também votaram e aprovaram, por unanimidade, em 2ª votação, o Projeto de Lei do Executivo Nº 003/2016, que altera o Parágrafo 2º, do ART. 1º e o ART. 10 da Lei Nº 4.533/2015, que institui o Programa Municipal de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Municipal e Ajustes na Legislação Tributária (REFIS 2015).

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Médico do município alerta sobre cuidados para prevenção do contágio da gripe H1N1



Com a chegada das chuvas é comum a proliferação e contágio de infecções respiratórias. Dentre as infecções que mais precisam de atenção por parte dos profissionais de saúde e da população está o subtipo A/H1N1, conhecida por “gripe A”.

Na Paraíba já foi confirmada um morte por infecção do vírus este ano. Em Patos ainda não foi registrado nenhum caso, mas para orientar a população sobre os cuidados a serem tomados, o médico patoense, Pedro Augusto Dias Timóteo, que atua na Unidade Básica de Saúde Horácio Nóbrega e no SAMU Regional Patos, esclareceu alguns pontos sobre as formas de contágio e cuidados que precisam ser tomados como forma de prevenção.

“A orientação com relação à gripe de uma forma em geral, já que existem múltiplos vírus, é a questão da hidratação, boa alimentação, evitar sair ao sol nos períodos mais críticos entre as dez da manhã às quatro da tarde, também evitar o contato próximo com pessoas já infectadas. O que tem levado à preocupação das pessoas é o sorotipo H1N1, que leva a uma pneumonia muito grave que nós chamamos de SARA, que é a Síndrome da Angústia Respiratória, e que pode levar a óbito. Então é preciso estar atento às recomendações de tomar bastante líquido, evitar o sol e evitar o contato íntimo com pessoas já doentes,” explicou o médico.

Dr. Pedro falou ainda que cuidados de higiene e assepsia são essenciais para a prevenção de qualquer infecção. “A transmissão acontece por meio de gotículas de saliva, pelo ar, então se a pessoa mantém contato de alguma forma com a saliva de alguém infectado poderá sim contrair a doença, por isso a importância da higienização de mãos, já que temos o hábito de levar as mãos à boca, como a própria higiene pessoal, que previne não só a contaminação pela influenza, gripe, mas também de diversas outras infecções,” garantiu.

Entre as medidas preventivas também estão evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de sintomas como início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Vale lembrar que a Campanha de Vacinação Contra a Influenza A terá início no dia 30 de abril e segue até dia 20 de maio e atenderá grupos prioritários que são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
MICROCEFALIA: estudo aponta que 1º trimestre pode ser de maior risco para grávidas

Os dados são de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e CDC dos EUA na Paraíba. Pelo novo boletim são 4.046 casos em investigação de microcefalia, 1.046 confirmados e 1.814 descartados

O estudo de caso-controle realizado na Paraíba mostra, preliminarmente, que mães que tiveram o vírus Zika no primeiro trimestre da gestação apresentaram maior probabilidade de terem crianças com microcefalia. O Ministério da Saúde, em pareceria com o governo da Paraíba e Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos, continua com a análise das amostras de sangue coletadas nas mães e bebês paraibanos. Somente após esta fase, os resultados finais serão divulgados. O resultado inicial do estudo, apresentado em João Pessoa (PB), também não encontrou nenhuma associação da microcefalia com a exposição de produtos como inseticidas, por exemplo.

“Faz parte deste estudo a investigação de pessoas que não foram acometidas pela microcefalia. Somente após o processamento das amostras de sangue coletadas, comparando os casos e os controles, é que poderemos estimar com mais clareza o risco de ser acometido pela doença e a relação do Zika com a microcefalia”, explica o assessor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, destacando o empenho das equipes na fase de campo da pesquisa. “O estudo se deu de forma ágil, ética e eficaz. As equipes deram passos importantes na busca por respostas para o problema que preocupa o mundo”, acrescentou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi.

A pesquisa, que começou no dia 22 de fevereiro, contou com a atuação de oito equipes – compostas pelas instituições envolvidas – que investigaram a proporção de recém-nascidos com microcefalia associada ao Zika, além do risco da infecção pelo vírus, em 56 municípios do estado. Ao todo, foram entrevistados 165 casos de mães que tiveram bebês com microcefalia e 446 controle (mães e bebês da mesma região sem microcefalia). Entre os bebês, 52% são do sexo feminino e 48% do sexo masculino, na faixa-etária de 0 a 7 meses.

NOVO BOLETIM – Em todo o Brasil, 4.046 casos suspeitos de microcefalia estão em investigação, de acordo com o novo boletim divulgado nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde. Desde o início das investigações, em outubro de 2015, até 2 de abril – foram 6.906 notificações em 1.307 municípios de todas as unidades da federação. Dos casos já concluídos, 1.814 já foram descartados e 1.046 foram confirmados para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Destes, 170 já tiveram confirmação laboratorial para o vírus Zika.  Nestes casos, foi realizado exame laboratorial específico para o vírus Zika. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. Ou seja, a pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Até o dia 2 de abril, foram registrados 227 óbitos (fetal ou neonatal) suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 51 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 148 continuam em investigação e 28 foram descartados.
Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

PESQUISAS – Outro estudo realizado por um grupo de pesquisa sobre a epidemia de Zika (MERG) apontou que, de 100 mães de crianças com microcefalia entrevistas no Estado de Pernambuco, 59 notaram a presença de exantema (erupção cutânea) durante a gravidez, sintoma comum em pessoas infectadas pelo vírus Zika. A pesquisa foi publicada em uma revista científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC), dos Estados Unidos.

Fazem parte deste grupo, especialista da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco – Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz/CPqAM), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Ministério da Saúde, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, da Universidade Federal da Fronteira Sul, da Universidade de Pernambuco, do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde e da London School of Hygiene & Tropical Medicine

Agência Saúde

terça-feira, 5 de abril de 2016

Raniere volta ao Legislativo patoense e faz breve prestação de contas



O ex-secretário de Serviços Públicos, Raniere Ramalho (PMDB), que entregou o cargo na última quarta-feira à prefeita Francisca Motta, depois de ser empossado vereador semana passada, participou como vereador pela primeira vez na atual legislatura, usando sua fala para prestar contas de sua atuação como secretário, e também sobre seus Patos enquanto Legislador.

Agradeceu à prefeita Francisca Motta por ter lhe confiado a Secretaria de Serviços Públicos, e destacou algumas ações, como a intensificação de varrição de 500 ruas, recolhimento de resíduos sólidos em todos os bairros e no Distrito Santa Gertrudes, recuperação de todas as praças da cidade.

Também relembrou algumas proposituras suas quando em mandato anterior a este, a exemplo da conquista do esgotamento sanitário e calçamento do Conjunto Geralda Freire Medeiros, junto à Cehap, beneficiando as 170 famílias da comunidade, num período conturbado em que o então governador Cássio Cunha Lima deixa o poder e houve grande esforço para que as obras acontecessem. Outros pleitos de Raniere, como os projetos de implantação da Semana da Paz e Solidariedade, de prevenção ao câncer de próstata e da semana de Prevenção ao Câncer de Mama, dentre outros.

Como líder do governo na Câmara, Raniere disse reconhecer a luta dos servidores municipais na sua campanha salarial, citou as conquistas dos servidos concedidas através do diálogo com a gestão municipal, mas lembrou a grave crise financeira que o País enfrenta algo não diferente à cidade de Patos. Pediu que o diálogo fosse mais constante para se achar saídas e que, como vereador líder estaria sempre à disposição para servir de intermediador junto ao Executivo. “Não medirei esforços para que consigamos chegar a um desfecho que satisfaça a todos”, comentou o vereador, já anunciando sua presença na reunião entre vereadores e representantes dos servidores, que aconteceu logo após a sessão ordinária desta terça-feira, para discutir as reivindicações dos funcionários municipais.

  



Procon-Patos realiza fiscalização em supermercados da cidade

A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Patos) realizou nesta terça-feira, 05 de abril, uma fiscalização em vários supermercados e minimercados da cidade, observando e detectando possíveis problemas quanto aos serviços prestados, a conservação e o preço abusivo dos produtos.

O secretário de Defesa do Consumidor, Maurício Alves, disse que a ação tem como finalidade garantir a boa qualidade dos produtos e dos serviços prestados à população.

“Estamos retornando ao Procon Municipal e como primeira ação realizamos uma fiscalização nos supermercados e mercadinhos do nosso município, onde encontramos em alguns estabelecimentos uma certa quantidade de produtos vencidos e impróprios para o consumo. Então, apreendemos e autuamos esses estabelecimentos onde os produtos foram encontrados e fica o nosso alerta ao consumidor que verifique a data de validade dos produtos e se os mesmo estão bem conservados”, comentou.

Maurício Alves ainda falou que os trabalhos de fiscalização serão realizados durante toda a semana com a finalidade de proteger o consumidor patoense.

Em caso de descumprimento da lei, que desrespeite os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, o mesmo deverá procurar o Procon-Patos que está localizado na Rua Felizardo Leite de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h ou pelo telefone (83) 3423-3629.

Eduarda Azevedo

Municípios se preparam para campanha nacional contra Influenza






Iziane Queiroga


Acontece na manhã e tarde desta terça-feira no auditório do Sebrae em Patos, uma preparação para a campanha nacional de imunização contra a influenza, que ocorre de 30 deste mês a 20 de maio, tendo seu dia D próximo dia 30. Da reunião, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, participam coordenadores municipais de imunização e de sistema da macrorregião Patos, que compreende 6ª, 7ª e 11ª gerências de saúde (48 municípios).

O período da tarde será reservado apenas para os 24 municípios da regional Patos, quando serão discutidos eventos adversos, ou seja, como proceder nos casos de reações à vacina. A Paraíba tem este ano meta de imunizar contra a gripe aproximadamente 940 mil pessoas. Segundo Iziane Queiroga, coordenadora estadual de imunização, o objeto a ser alcançado pelos 223 municípios paraibanos é vacinar no mínimo 80% do público alvo, idosos, gestantes, mulheres que tiveram bebê após 45 dias do parto, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores de saúde, presidiários e trabalhador do sistema prisional, população indígena.

Este ano a novidade são adolescentes e jovens em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas. Iziane fala da importância da mulheres grávidas ser vacinadas. “As mulheres em estado gestacional devem tomar a vacina para se proteger, tanto ela como o bebê”, reforça.

Esse mesmo evento, que ora acontece em Patos, será levado para a 4ª Macro, Sousa, Cajazeiras e Catolé do Rocha; da 2ª Macro, que pega as regiões de Campina Grande, Cuité e Monteiro e finalizando Sexta com a 1ª Macro, João Pessoa, Guarabira e Itabaina.

Nos últimos anos, apesar da resistência, especialmente dos idosos, o trabalho de imunização contra gripe tem alcança as metas, segundo Iziane. “Se pegarmos um histórico das campanhas contra influenza, nos últimos cinco anos a gente consegui atingir, com muita luta, fazendo busca ativa nas casas. A gente pede para que as pessoas não esperam para busca a vacina só final da campanha, que vai até 20 de maio, e sim logo que for aberta. Todas as unidades de unidades, mais de 1.100 na paraíba vão estar prontas para vacinar a população”, comenta.

Objetivo:
A campanha de vacinação contra influenz busca reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, as quais têm mais risco de adoecer. Atitudes simples contribuem para evitar o contágio, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, se necessário, utilizar máscara de proteção.


Marcos Eugênio (Assessoria)- 988029016

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Municípios recebem oficinas de sensibilização sobre ações contra Aedes




Os 24 municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª Gerência Regional de Saúde participaram durante todo o mês de março de oficinas de sensibilização, enfocando a luta contra o mosquito Aedes aegypti. Os encontros foram conduzidos pelo pessoal da Vigilância Ambiental e apoiadores da Gerência de Saúde, e fazem parte do Plano Estadual de Combate ao Aedes Aegypti, posto em prática pelo Governo da Paraíba. A equipe tem intensificado a orientação e supervisão nesses municípios em relação à dengue e outras doenças causados pelo mosquito.

Das oficinas participaram agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias, enfermeiros, supervisores de campo, dentre outros profissionais que compõem as equipes da atenção básica.

O objetivo dessas oficinas, segundo Eugênio Pacelli, Vigilante ambiental, foi promover a unidade para que as equipes de saúde do município possam trabalhar juntas no enfrentamento ao Aedes.

Dentro dessa ótica, houve debates em torno das portarias ministeriais 2844 de outubro de 2011, que regulamenta a organização da Atenção Básica para a estratégia Saúde da Família e o PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), destacando os fundamentos e as diretrizes a serem seguidas.

Outra portaria discutida foi a 2121 de dezembro de 2015, que reforça a importância de ações planejadas, articuladas e conjuntas pelas equipes da Atenção Básica, manejo ambiental, a necessidade de maior aproximação dos profissionais de saúde com a população, conscientizando e mobilizando a comunidade, na prevenção a surtos, epidemias, controle de vetores.

Nesta segunda-feira aconteceu, no municípios de São José de Espinharas, a abertura do programa Saúde na Escola. A primeira ação foi uma caminhada, à tarde, Durante toda a semana a comunidade escolar será beneficiada com diversos serviços de saúde. Amanhã, terça, haverá palestra com alunos, conduzida por Eugênio Pacelli, tendo como tema Aedes aegypti.

Entre 11 a 15 deste mês serão publicados os novos índices de infestação predial do Aedes em toda região. Os indicadores são importantes para o planejamento das ações de campo.

Ascom


Mãe d’Água-PB suspende abastecimento por carros pipa



O município de Mãe d’Água, no Sertão da Paraíba, encerrou nesta sexta feira, 01 de abril, o abastecimento de água que vinha sendo feito através de carros pipa. “E não é mentira, não”, revelou em tom de brincadeira e comemoração o secretário de Infraestrutura do município, Rivaldo Campos, responsável pelo abastecimento.  Ele informou que as últimas chuvas caídas até agora foram suficientes para reabastecer os lençóis freáticos, e consequentemente os poços artesianos que abastecem a cidades. “Os dez poços de onde retiramos a água para abastecer os moradores da cidades e dos distritos do nosso município, sendo seis amazonas e quatro artesianos, estão todos atingindo suas capacidades máximas, e isso vai garantir o abastecimento através do bombeamento até as caixas d’água e depois para as residências, por pelo menos até setembro desse ano. Se continuar chovendo, como é a nossa expectativa, esse prazo poderá se estender tranquilamente até o final do ano” revelou Campos.

De acordo com a Secretaria de Agricultura do município, as comunidades da Zona Rural também já não necessitam do abastecimento feito através de carros pipa, seja pelo município, ou pelo programa de abastecimento coordenado pelo Exército Brasileiro, em parceria com a prefeitura. “Felizmente, momentaneamente, temos água para beber nessas localidades. As chuvas abasteceram grande parte dos pequenos reservatórios das diversas comunidades rurais de nosso município, mas isso ainda não é suficiente para todo o ano em função de algumas comunidades não terem reservatórios que comportem um volume de água suficiente para suprir suas necessidades por um longo período”, informou o secretário adjunto da pasta, Antonio Gomes dos Santos (Antonio de Fil).

Ainda de acordo com Fil, de janeiro até agora choveu em Mãe d’Água pouco mais de 372mm. “Foram 152,4 em janeiro, 28,2 em fevereiro e agora em março o maior volume, 191,7” contabilizou o adjunto da Agricultura. Em outras regiões do município onde não há pluviômetro, a exemplo da Serra Preta, divisa com o município de São José do Bonfim-PB, acredita-se que esses índices sejam superiores. “Naquela região, alguns riachos continuam correndo e despejando suas águas nos pequenos açudes, e outros, no Rio da Cruz que deságua no Açude Capoeira. Graças a Deus os pequenos açudes estão sangrando”, finalizou Antonio Gomes.

Assessoria


Fotos: Rivaldo Sebastião

Atendimentos no Hospital Regional de Patos chegam a 8.616 em março



O número de atendimentos no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro continua bastante elevado e crescente. Em março foram atendidas 8.616 pessoas, 2.126 a mais que janeiro deste ano. Só consultas foram 3.945. No tocante ao número de vítimas de acidentes de trânsito foram 316, sendo 289 com motocicletas, 18 por automóvel e 15 atropelamentos. 

Os casos de diarreia, dores pelo corpo, dor de cabeça, vômito, que ultrapassam 700 atendimentos, também se destacam em decorrência de viroses, dentre elas suspeitas de doenças relacionadas ao Aedes, a exemplo da Chikungunya. O Janduhy carneiro recebeu em março pacientes de 85 municípios da PB, RN, PE e CE. Do quantitativo de atendimentos, 5.646 foram de Patos. 

Dos pacientes, 656 precisaram de internação. Desses, 64 leitos foram ocupados por vítimas de acidentes com moto. As vítimas de quedas de mesmo nível, ou seja, em casa, na rua, atingiu 361, grande maioria idosos, com 57 necessitando de recuperação no hospital. Doze pessoas deram entrada na urgência do Janduhy carneiro em março vítimas de arma de fogo, outras 13 por arma branca (faca), 30 agressão física. 

Em relação a acidentes de trabalho, as estatísticas apontam que 38 receberam os cuidados necessários. Foram 12 acidentes com animais peçonhentos e 18 por animais raivosos. 

Assessoria

Arquivo do blog