Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Chapeado bom de cuca



Poucos são os que conhecem ele pelo nome de batismo, Orlando Amaro de Maria. Porém se alguém falar Boneco é raro alguém não saber em Patos de quem se trata. Aos 60 anos, nascido em Esperança-PB, vive há 45 anos na região de Patos. Primeiro morou em São Mamede, daí o surgimento do apelido Boneco. Depois veio para Patos. “Eu era muito gordo aí meus colegas me apelidaram de Boneco”, fala com sua extrema simplicidade essa criatura que ficou conhecido nacionalmente, através de programas televisivos, a exemplo do Fantástico, por possuir uma mente brilhante, uma verdadeira calculadora turbinada.

Chapeado por longos anos, lavador de carro e agora zelador e morador do Patos Tênis Clube, Boneco surpreendeu a assessora de imprensa da Caixa Econômica Federal, Ana Cláudia, no período junino, ao dizer pra ela, quando esta lhe falou a data de nascimento, quantos meses, semanas, horas, minutos e segundos ela já havia vivido. Tudo foi anotado, conferido e tirado a prova dos nove, com uma calculadora ao lado.

Solteiro, pai de um filho e três netos, Boneco já teve muitos minutos de celebridade, apesar de andar meio maltrapilho, mas sem dar bolas para aparência e para o que venham a falar dele. Relembra que sua primeira entrevista para TV, em 1964, Canal 2 – Clube-PE, segundo ele, para falar e apresentar sua peculiaridade, de mestre no raciocínio matemático. É essa figura que vai e vem, passa a todo instante por nós e que já levou, também pelo sinal do SBT, o nome de Patos Brasil a fora.

pbnoticias.com

Pães e bolos feitos de mel serão introduzidos na merenda escolar de três municípios da Paraíba



Associação de Apicultores de Salgado de São Félix desenvolverá as receitas que devem ser aplicadas em 2010

Com propriedades alimentares e terapêuticas mundialmente reconhecidas, o mel será implementado de forma ainda mais saborosa na merenda escolar de três municípios da Paraíba. O produto líquido, que já é consumido pelos alunos da rede pública, servirá de base para a produção de receitas incrementando o cardápio dos pequenos. Os responsáveis pela fabricação são apicultores da Associação de Salgado de São Félix que devem disponibilizar os produtos em 2010.

Para desenvolver essas receitas derivadas do mel, os apicultores passarão por um treinamento desenvolvido pelo Sebrae que deve alinhar tanto questões de manipulação higiênica do mel como o desenvolvimento conjunto de uma série de produtos. O curso acontece nesta sexta-feira 03, na cidade de Salgado de São Félix.

Em 2010 novas receitas como, pão de mel e bolo de mel serão implantadas na merenda escolar de 23 escolas do município de Salgado de São Félix, cinco escolas do estado, três escolas de Itabaiana, 22 escolas da cidade de Mogeiro e duas escolas do estado, além de fornecer mel para o hospital Napoleão Laureno e catadores de lixo da Empasa.

Nutricionalmente o mel é um alimento superior ao açúcar refinado. Isto porque natural e menos calórico do que o açúcar, contendo vitaminas e minerais, e diversas propriedades prodigiosas: possui propriedades curativas, é um ótimo revigorante, bom na prevenção e combate de gripes e

constipações, além de ser um ótimo tonificante.

A nutricionista Danielle Pinheiro, afirma ser de extrema importância da introdução do mel no cardápio das crianças, “O mel é fonte alimentar rica, uma fonte muito boa se introduzida na merenda infantil”

Assessoria Sebrae

Foto: pbnoticias.com


Click no link acima do pbnoticias.com e leia a coluna do jornalista Osvaldo Medeiros. Esta semana semana ele fala de política, das prováveis mudanças que devem ocorrer no governo municipal e faz críticas diversas, dentre elas sobre a organização do São João de Patos e à imprensa local.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Trem esmaga perna de criança em Patos


Uma criança de seis anos sofreu um acidente enquanto pegava "morcego" de trem na tarde desta quinta-feira 02, na linha férrea, no bairro Jardim Queiroz. O menor estava pendurado e caiu. Um vagão passou em cima da criança, esmagando-lhe uma perna e parte de uma mão. O menor foi socorrido para o Hospital Regional de Patos, onde passou por cirurgias. O garoto teve a perna amputada, um dedo mínimo e as primeiras falanges de três dedos. No Hospital ele foi atendido pelo médico ortopedista Gutemberg Palmeira. O garoto está internado e tomando sangue.

Fonte:pbnoticias.com - foto:internet


Sindicato dos Jornalistas realiza movimentos na Capital e em Campina Grande


O jornalista Antônio Ribeiro, membro do Sindicato dos Jornalistas, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, 02, à Rádio Correio FM, onde informou sobre duas manifestações que irão acontecer em Campina Grande e em João Pessoa.

Segundo ele, o sindicato, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB) e vários Conselhos do Estado da Paraíba estão se mobilizando no sentido de fazer um grande movimento de reivindicação.

- Primeiramente vai acontecer em João Pessoa, na próxima quinta-feira, 09, onde existe a vontade de paralisar vários órgãos públicos da Capital, inclusive a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – informou Ribeiro.

Ele disse ainda que haverá movimento nas ruas centrais de João Pessoa, assim como na Lagoa e posteriormente esse movimento seguirá para UFPB. Em seguida a manifestação acontecerá na Rainha da Borborema.

- Em Campina Grande, a data ainda será agendada, mas o movimento acontecerá da mesma forma, mobilização nas ruas centrais da cidade e se encerrará no prédio da justiça, no Fórum Afonso Campos, onde queremos abraçar a sede, unidos pelas mãos, como forma de dizer que acreditamos que a justiça será feita – pontuou o sindicalista.

Em sua avaliação a justiça também foi desrespeitada por todos os ministros do Supremo, quando desconsiderou as 1ª, 2ª e 3ª instâncias que votaram a favor da manutenção da obrigatoriedade do diploma.

Para finalizar, ele informou que nesta sexta-feira, 03, a Comissão que defende a obrigatoriedade do diploma de jornalista estará em Campina Grande, onde tem por objetivo conversar com a Reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves e com o Reitor Thompson Mariz da Universidade Federal de Campina Grande, além de alguns políticos, em busca de apoio para o movimento.
paraibaonline

Educando pelo bolso


Os condutores mais desatentos, que não tem costume de ler placas de sinalização, terão em breve uma péssima notícia, a notificação de multas por desrespeito à sinalização. É que na entrada de Patos, para quem vem de Pombal, foi instalado um radar que não pára de fotografar quem não obedece o limite naquela área de 40 km/h. O sistema eletrônico, o mesmo adotado pela Polícia Rodoviária Federal, está ligado a satélite. Quando a o sistema flgra o infrator, as imagens contendo várias informações são enviadas ao satélite, que transfere para a central da empresa contratada pela Prefeitura. Tudo é analisado e a multa remetida para o endereço que consta no cadastro do veículo junto ao Detran. Educando pelo bolso.

Fonte: www.pbnoticias.com

Homicídio em Patos

O menor de 17 anos, Emanoel Messias Wanderley da Silva, foi executado na tarde de ontemb (quarta 01) dentro de sua casa, na Rua Fátima de Lourdes, Bairro da Vitória, por dois homens que cinvadiram a residência de arma em punho e foram atirando contre ele, atingindo-o com vários disparos. A dupla fugiu pelos fundos da casa. No momento do homicídio haviam outras pessoas em casa. O Samu foi ao local, mas não pode fazer maias nada para salvar o jovem. A Polícia Civil está investigando o caso.

Afogamento São José do Bonfim

No Sítio Saquinho, em São José do Bonfim-PB,no início da manhã de ontem, quarta-feira 01, o jovem de 24 anos, Francisco Lima Martins, saiu para buscar água em um poço existente nas proximidades de casa e não retornou. Devido a demora, sua mãe foi procurá-lo no referido local e ao chegar percebeu as sandálias do filho boiando. Ela foi em busca de seu esposo, que acompanhando de um vizinho, procuraram e conseguiram resgatar o corpo de Martins, já sem vida. A vítima tinha o hábito de ir buscar água no referido poço. O fato foi comunicado à Polícia.

Arquivo do blog