Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de julho de 2012

Se coligações decidirem realizar carreatas em Patos justiça coibirá transgressões

Marcos Eugênio
Foto:MaisPatos

A Justiça Eleitoral de Patos está bastante preocupada com uma prática comum durante as campanhas eleitorais, mas que causa sérios transtornos à população. Trata-se da carreata, uma atividade que começa a ser banida em dezenas de municípios de nosso Estado, em comum acordo dos partidos, conscientizados pela Justiça dos problemas gerados por essa movimentação que mobiliza partidários.

Em Patos já foi decidido que não ocorrerão carreatas partindo do bairro Jatobá, devido os transtornos gerados com a interrupção do tráfego na Ponte Figueiredo, único acesso dos moradores ao centro da cidade. As coligações têm o direito de realizar carreatas na cidade, mas os magistrados já avisaram que vão monitorar com câmeras todo o percurso e punir qualquer tipo de desrespeito às leis. 

Na carreata é comum o excesso de bebidas alcoólicas, eleitores em cima de capô de carro, caminhões, caminhonetes com número excessivo de pessoas, carros com som nas malas em altíssimos decibéis causando grande poluição sonora, dentre outras infrações que serão punidas como manda a lei. Em reunião ocorrida ontem em Patos as instituições que garantem a segurança e a própria justiça eleitoral pediram bom senso aos partidos para não promoverem carreatas. Todos foram unânimes ao afirmar que esse tipo de mobilizações não garante mais votos ao candidato e sim propostas, bom plano de governo.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

TJ instala mais duas varas judiciais em Sousa

A população da cidade de Sousa, ganhou mais duas unidades da Justiça Estadual. Foram instaladas no final da manhã desta quinta-feira (19), as 6ª e 7ª Varas Mistas, em solenidade que aconteceu na sede do fórum da comarca e presidida pelo desembargador, Carlos Martins Beltrão, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, ainda com as presenças do juiz José Normando Fernandes, diretor do Fórum, do assessor especial da presidência do Tribunal, Robson Cananéa, do presidente da OAB local, Cláudio Roberto Diniz, além de magistrados, advogados, assessores, servidores e autoridades. A instalação das novas varas faz parte de uma série de medidas que o desembargador-presidente vem tomando para garantir eficiência e maior celeridade nos serviços prestados à sociedade paraibana.

Antes da leitura do termo de instalação, o advogado João Estrela destacou a  importância das novas unidades judiciárias como forma de desafogar a demanda de processos que tramitam nas varas já existentes. O desembargador Carlos Beltrão expressou sua alegria em voltar à cidade onde atuou, junto com o desembargador Abraham Lincoln, no início da carreira de magistrado, e rever os amigos. Além de destacar a importante missão a ele confiada para instalar, como representante do presidente do TJPB, as duas varas, que trarão maior comodidade aos cidadãos de Sousa.


“O desembargador-presidente, quando me designou para essa missão, fiquei feliz. Primeiro por voltar a Sousa, onde eu já trabalhei, alguns anos atrás, e segundo, por representar o Tribunal numa solenidade importante como esta, em que a comarca de Sousa, uma das mais importantes do Estado, vem a receber do Tribunal esta atenção e este cuidado”, ressaltou o desembargador.

 
TJ

MP recomenda interdição de escola estadual em Emas

O promotor de Justiça Elmar Thiago Pereira de Alecar recomendou que o Estado interdite a Escola Estadual Professora Margarida Remígio Loureiro, localizada em Emas, a partir do segundo semestre de 2012. O prédio da escola está em total inadequação para utilização educacional, pondo em risco a integridade física dos estudantes.

Foi verificado que o local apresenta uma péssima condição na estrutura física. Em 2010 algumas vigas do teto chegaram a desabar, atingindo um aluno. “Mesmo após o acidente, o madeiramento não foi trocado e a situação só vem se agravando, o que coloca em risco não só os alunos, mas professores e servidores”, observou o promotor.


A recomendação foi enviada nesta quinta-feira (19) para a Secretaria de Educação do Estado, especificamente para a 6ª Gerência Regional de Educação, situada em Patos e ainda pede o remanejamento dos 210 alunos, para outro prédio da localidade, enquanto durarem as obras de reconstrução da outra unidade escolar. Também foi pedida, em caráter de urgência, a reconstrução da unidade educacional da Escola Margarida Remígio Loureiro e o encaminhamento para a Promotoria, no prazo de 15 dias, informações sobre as providências adotadas.
A inspeção foi realizada na última terça-feira (17) pelo promotor e equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação (Caop da Educação), do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Foram visitadas escolas das redes públicas estadual e municipal de Emas e Catingueira. Ainda em Emas a situação da Escola Municipal Vicente Nunes Tavares foi considerada sem anormalidades.

Catingueira -
No município de Catingueira foram visitadas três escolas. Turma multisseriada, com apenas uma professora para turmas do pré-escolar ao 4º ano do Ensino Básico. Esta foi a irregularidade encontrada na Escola Municipal Joaquim Soares Leite. Inclusive, para se ter acesso ao local é preciso atravessar um curral com cabras.

Na Escola Municipal Maria Celeste Leite, havia um aluno com deficiência auditiva, no entanto não havia intérprete de Libras para que ele acompanhe adequadamente o conteúdo dado em sala de aula. Ainda neste estabelecimento de ensino, há uma quadra de esportes cujo teto de zinco está desabando e uma obra desativada de uma creche no terreno.


Na Escola Estadual Inácio da Cantingueira há uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental tendo aulas no meio do pátio, que está descoberto. As salas de aulas estão superlotadas e a condição física da escola está péssima, com ventiladores quebrados, por exemplo.
 
MPPB

MEC divulga lista de aprovados em segunda chamada no ProUni

O MEC (Ministério da Educação) divugou nesta sexta-feira (20) a segunda lista de aprovados no Prouni (Programa Universidade para Todos). Os estudantes convocados têm até o dia 26 de julho para fazer matrícula.
Os convocados têm até o dia 26 de julho para fazer matrícula.
 
Os convocados deverão apresentar a documentação necessária para se matricular nas instituições de ensino particular em que foram selecionados.

Aqueles que não foram aprovados nas duas chamadas ou que foram selecionados em cursos sem formação de turma poderão se inscrever de 2 a 4 de agosto na lista de espera.

As instituições participantes do Prouni usarão a lista para preencher as vagas remanescentes. As convocações devem ocorrer em 7 de agosto.

Para este segundo semestre, o ProUni registrou 456.973 candidatos. Cada um deles pôde concorrer a duas vagas. A oferta total de bolsas alcançou a 90.311 em 1.316 instituições particulares de ensino em todo o País.

R7

Agenda dos candidatos a prefeito de Patos para esta sexta-feira

Francisca Motta

Na manhã desta sexta-feira, 20 de Julho, a candidata a Prefeita Francisca Motta (PMDB) e o candidato a vice Lenildo Morais (PT) participam de reuniões com correligionarios, e em seguida intensificam visitas domiciliares.
No período da tarde serão realizadas visitas em empresas, seguidas de visitas domiciliares. A noite, os candidatos participam de reuniões em bairros da cidade.

Agenda do candidato Silvano Morais  
Manhã: Agenda administrativa até às 10 horas 

10h 30. Faz visita no Bairro Monte Castelo
12h Almoça em sua residência com apoiadores
14h30 Faz visita no Bivar Olinto, com a candidata a vereadora Professora Rosália;
16h Participa de Partida de Futebol com militares no campus da  UFCG
19h Participa de Jantar com o candidato a vereador GATO PRETO e em seguida reunião com a base de Liderança do vereador GATO PRETO no bairro da vitória.
21h Reunião com lideranças sem horário definido de termino.

 Dinaldinho
O médico Dinaldinho, candidato a prefeito de Patos pela Coligação “Por Uma Patos Melhor”, cumpre agenda de campanha com visitas na cidade.

Na manhã desta sexta-feira (20), Dinaldinho visita a Rodoviária e, em seguida, faz visita aos empresários de Patos. À tarde, ele segue com os compromissos visitando os bairros.

Já no período da noite, o médico Dinaldinho realiza visitas com os vereadores nos bairros.


Material da Assessoria dos candidatos 

Paraíba ganha selo inédito no setor têxtil do Brasil


No Nordeste, o selo de Indicação Geográfica só existia para uva e manga do Vale do Submédio São Francisco; o do algodão é o segundo na região e o primeiro do setor têxtil brasileiro

O setor têxtil paraibano comemora mais uma conquista. O Estado ganhou um selo inédito no Brasil no último dia 17: a única Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para produtos têxteis, no caso do algodão colorido. No Nordeste, a IG é a segunda, já que o Vale do Submédio São Francisco ganhou o selo na manga e na uva do território. Isso quer dizer que todas as empresas paraibanas que produzem com o algodão, orgânico ou não, poderão usar o selo, que valoriza a localidade. O selo é uma indicação de que o algodão colorido é um produto tipicamente da Paraíba.

A proposta do selo foi feita pela CoopNatural ao Inpi em 2010. A cooperativa trabalha com o algodão agroecológico, possui 29 associados e fabrica peças de vestuário e para casa, além de reutilizar os rejeitos da matéria prima para fabricar brinquedos de pano. Os cooperados já exportam brinquedos e almofadas da marca Natural Fashion para a Europa.

“Com este selo, o produto da Paraíba ficará mais valorizado. O que pensamos foi melhorar a cadeia produtiva do algodão, independente do orgânico com o qual trabalhamos. Precisávamos deste referencial do Estado para estimular mais nossa produtividade, na melhoria da qualidade, da modelagem e até da formalidade, com mais empresas se legalizando. É um incentivo forte, porque as pessoas que quiserem produtos de algodão colorido virão à Paraíba”, detalhou a presidente da CoopNatural, Maysa Gadelha.

Segundo o Inpi, a Paraíba foi reconhecida como produtor de algodão pelo diferencial tecnológico. A IG do produto foi também uma conquista para os apoiadores do projeto do algodão agroecológico, como o Sebrae Paraíba e a Embrapa Algodão. “Trabalhamos em conjunto, com um projeto orientado pelo Sebrae, que teve apoio técnico não só da Embrapa como da UFCG e outras instituições que ajudaram a desenvolver o trabalho cooperado”, disse Maysa, que destaca o produto orgânico pela maior qualidade.

O Sebrae apoiou a CoopNatural através de um projeto para a gestão tecnológica. “É uma grande conquista para nós paraibanos, pois ele beneficiará toda a cadeia do algodão colorido. As empresas que trabalham com produtos têxteis, orgânicos ou não, podem usar o selo, desde que se adequem às exigências necessárias para o uso do mesmo”, explicou a analista técnica do Sebrae na Paraíba, Jeanne Darc Nóbrega Quinho.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING SEBRAE PARAÍBA

quinta-feira, 19 de julho de 2012

DER vai construir ponte sobre o Rio da Cruz, em Patos

O Governo do Estado vai assinar, nos próximos dias, a ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio da Cruz, de acesso a Patos, no sentido de Teixeira. A obra é uma reivindicação antiga da população de Patos e região.

O Estado vai investir R$ 3.834.325,02 na obra que ficará sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A ponte terá vão de 128 metros de extensão.
Outra obra é a recuperação e alongamento da Ponte da Batalha, na PB-004, entre Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, onde o governo estadual está investindo R$ 2,8 milhões. Com a ampliação de mais 70 metros, a ponte passará a ter 160 metros de comprimento, com uma altura máxima de 12 metros e 8 metros de largura.

A obra vai eliminar os recorrentes rompimentos dos aterros de encontro da ponte nos períodos de chuvas, evitar interrupções do tráfego da rodovia, reduzir os índices de acidentes rodoviários e oferecer maior segurança aos usuários dessa estrada.

Além dos milhares de veículos que trafegam, diariamente, entre a Capital e o Brejo paraibano, a PB-004, onde fica a Ponte da Batalha, beneficia diretamente os municípios de Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e Sapé, contemplando uma população de 186.741 habitantes. Outras obras de construção e recuperação de pontes estão em andamento.

Secom-PB

Vencedores dos prêmios do Esso, Tim Lopes e Vladimir Herzog discutirão o papel do jornalista na transformação de realidades de crianças e adolescentes

O portal Criança.PB, a Associação Paraibana de Imprensa (API) e o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) trazem a João Pessoa, no próximo dia 31 de julho, dois premiados nomes do jornalismo nacional: o repórter Mauri König e o fotógrafo Albari Rosa. Os dois vão participar do evento “Infância, Mídia e Direitos Humanos: o papel do jornalista na transformação de realidades”, a ser realizado no auditório do Hotel Littoral, na Avenida Cabo Branco, nº 2.172, a partir das 19h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail do portal criancapb@gmail.comBasta enviar os dados pessoais e a entidade/empresa de que faz parte.

Engajados no tema há mais de 20 anos, Mauri e Albari estão entre as maiores referências na área da infância. Atualmente, estão em produção de reportagem vencedora do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo deste ano, cruzando os investimentos públicos em infraestrutura para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com os investimentos em prevenção à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no mesmo período.
Nesse sentido, explica a coordenadora do Criança.PB, Janaína Araújo, a contribuição de ambos será bastante valiosa. “Buscamos trazer os profissionais mais envolvidos com o tema e que têm maior visibilidade nacionalmente. Essa capacitação tem o objetivo de fazer essa interação entre quem já faz o jornalismo investigativo na área da infância, como Mauri e Albari, e quem ainda quer fazer, mas não sabe o caminho. É uma forma de melhorarmos o conteúdo local, saindo da simples abordagem factual, que ainda tem muita força”, enfatizou.

De acordo com o presidente do Sindjor-PB, Rafael Freire, o evento terá total apoio do Sindicato, que participará também das discussões. “A violência e a exploração por que passam a infância e a juventude são coisas muito sérias, especialmente na Paraíba, um estado pobre, onde, muitas vezes, isso serve de sustento para as famílias ou para aquelas pessoas que simplesmente querem lucrar com esse tipo de abuso. Na nossa compreensão, o jornalista tem esse papel de defender os direitos humanos, valorizar a vida e denunciar essas situações. Por isso vamos participar e ajudar na mobilização do evento”, disse. A presidente da API, Marcela Sitônio, afirma que a parceria com o portal Criança.PB fortalece as ações de capacitação de jornalistas na Paraíba.

Quem são os palestrantes?
 
Mauri König é formado em Letras e Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Literário. Em 22 anos de carreira, recebeu 23 prêmios de jornalismo, entre eles dois Esso, dois Embratel, quatro Vladimir Herzog de Direitos Humanos e dois Tim Lopes, o último neste ano. Também venceu por duas vezes o Lorenzo Natali Prize, concedido pela União Europeia, e ganhou ainda o Prêmio de Direitos Humanos da Sociedade Interamericana de Imprensa. Publicou em 2008 o livro "Narrativas de um correspondente de rua", finalista do Prêmio Jabuti. Recebeu em 2003 o título de Jornalista Amigo da Criança, concedido pela Andi - Direitos e Comunicação.

Albari Rosa é fotojornalista desde 1988. Iniciou como freelancer da Editora Abril, passou por assessorias de imprensa, pela Revista do Comércio e jornais como o Diário Lance, a Folha de Londrina e a Gazeta do Povo, onde se encontra desde 1993. Entre muitos trabalhos, destaca a cobertura das Copas do Mundo da Alemanha e África do Sul, além dos que lhe renderam os prêmios Esso e Vladimir Herzog de fotojornalismo.

 

Para dúvidas e outras informações
 
Janaína Araújo – coordenadora do Criança.PB
Tássio Ponce de Leon – assistente de comunicação
Ou através do e-mail criancapb@gmail.com

Edição 2012: Divulgado os filmes selecionados para o Festival Cinema com Farinha


O 6º Festival Cinema com Farinha, que se acontecerá em Patos-PB entre os dias 24 e 27 de outubro, divulgou a lista de filmes selecionados para a edição deste ano. Foi escolhido um total de 40 filmes dentre os mais de 220 recebidos.

Segundo a diretor do festival, Deleon Souto, a seleção vem tornando-se a cada ano mais difícil. “Recebemos nesta edição muitos filmes. Na categoria competitiva Brasil, por exemplo, foram mais de 160 inscrições para selecionarmos apenas oito”. destacou. “A qualidade e as variações de conteúdo dificulta demais a seleção. Mas consideramos isso um ponto significativamente positivo, pois mostra que o festival atrai os melhores produtores de cinema do país”.

Na programação do festival haverá mostras competitivas (Mostra Brasil, Mostra Paraíba e Mostra Minuto) e mostras especiais, de caráter não competitivo, com lançamentos, longas e mostras infantis. “Estamos fechando parceria com uma importante distribuidora de cinema e em breve divulgaremos mais um filme de grande sucesso na programação”.

O Festival Cinema com Farinha é realizado pela DS Produções e tem o patrocínio do Programa Banco do Nordeste de Cultura 2012 / Parceria BNDES.

Confira os selecionados:

Mostra Competitiva Brasil
1. Céu, inferno e outras partes do corpo [Rodrigo John - RS]
2. Destimação [Ricardo de Podestá - GO]
3. Di Melo, o imorrível [Alan Oliveira e Rubens Pássaro - SP]
4. Hooji [Marcelo Quintella e Boynard - RJ]
5. Nota de corte [Bruno Bralfperr - SP]
6. O gigante [Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida - SC]
7. Ratão [Santiago Dellape - DF]
8. Zero [Sacha Bali - RJ]

Mostra Competitiva Paraíba
1. Antes do café [Carlos Mosca - Lagoa Seca]
2. Essas senhoras [Gláucio Souza - Santa Rita]
3. Forró aberto para balanço [Luanja Christina e Thays Lira - Patos]
4. Metafísica [Eduardo Gomes - João Pessoa]
5. O diário de Márcia [Bertrand Lira - João Pessoa]
6. Platô! [Kleyton Canuto - Campina Grande]

Mostra Competitiva Minuto
1. A sombra [Bernardo Simbalista - RJ]
2. Animágico! Le Grand Finale [Paulo Henrique - SP]
3. Com tato [Marcelo Quixaba - PB]
4. Coração de vingança [Tiago Rezende e Guilherme Zanella - RS]
5. Eu quero fazer um filme [André Araújo - CE]
6. Geração Z [Ikaro Ivens - PB]
7. Lembranças da liberdade [Rafael Jardim - BA]
8. Os sustentáveis [Lisandro Santos - RS]

Mostra Especial de Longas
1. Dia de Preto [Marcos Felipe - RJ]
2. E amanhã [Bruno Cativo - Portugal]

Mostra Especial de Curtas
1. 5 horas rumo norte [Paula Sabbaga - SP]
2. A folha da samaúma [Ariane Porto SP]
3. A melhor idade [Angelo Defanti - RJ]
4. A noite dos palhaços [Juliano Luccas - SP]
5. Boi Ventania [Marcos Carvalho, Hebert Santos e Edineia Campos - PE]
6. Cadê meu rango? [George Munari - SP]
7. Do lado de fora [Matheus Peçanha e Paulo Vinícius - MG]
8. Engole uma jaca então [Marão - RJ]
9. Entre Nós [Ricardo Reicchardt - SP]
10. Era uma vez na cidade atômica [Riccardo Migliore - PB]
11. Folha em branco [Iuli Gerbase - RS]
12. Lampião e o cimento [Diassis Pires - PB]
13. Meu amigo, meu avô [Renan Montenegro - DF]
14. Missão Estelar [Rapaela Teles - SP]
15. O guitarrista no telhado [Guto Bozzeti - RS]
16. O macaco e o rabo [Marcos Buccini - PE]
17. O mendigo [Ricardo Rodrigues - RJ]
18. Pique-salva [Antonio Balbino - DF]
19. Procura-se [Iberê Carvalho - DF]
20. Realejo [Marcus Vinícius Vasconcelos - SP]
21. Roberto, Roberta [Danilo Lima e Adriano Pequeno - SP]
22. Sonhando Passarinhos [Bruna Carolli - DF]
23. Tsyklus [Márcia Luiza - SP]
24. Um dia daqueles [José Rodolfo Masiero e Caio Pereira - RS]
25. Um sol de jacaré [Rosa Bernardo - GO]
26. Uma dia que corre [Arthur Leite - CE]
 
Assessoria

Peregrino Filho capacita enfermeiros para UTI adulto


Dentro da proposta de educação continuada, a Maternidade Peregrino Filho de Patos (Hospital Amigo da Criança) deu início nesta quinta-feira 19 a um importante trabalho de qualificação da sua equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem com ênfase em UTI adulto, promoção do Governo do Estado, Instituto Social Fibra com realização do CEAG (Instituto Educacional de Ensino). No primeiro módulo, que será concluído na próxima terça-feira (24) participam cerca de 150 enfermeiras e técnicas de enfermagem, em um total de 50 horas. 

O próximo módulo, que terá como facilitador um especialista de São Paulo, ainda não tem data confirmada. A facilitadora desse módulo é a enfermeira Fátima Braz, que em sua vasta experiência profissional está a de coordenadora de implantação de educação continuada em vários hospitais de São Paulo e docente de disciplinas como ética, administração em Enfermagem e mestrado em Saúde Coletiva. 
 
Na abertura do curso presenças da diretora do Hospital Regional de Patos, Sílvia Ximenes, do gerente regional de Saúde, José Leudo, do diretor de assistência da Peregrino Filho, Rogério Nunes, Cesar Augusto, presidente do CEAG e de Gigriola Fernandes, coordenadora de enfermagem da Maternidade.

Atualizar conhecimentos teóricos e práticos, dar oportunidades às equipes de UTI de usufruir das modernas técnicas, sejam através de conteúdo presencial ou mídias online, cujo objetivo final é oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado à clientela do SUS que busca os serviços da Peregrino Filho. Este é o principal objetivo dessa qualificação. 

Fátima Braz apresenta toda a organização, estrutura, parâmetros de funcionamento da UTI e o processo de trabalho desenvolvido pelos profissionais que atual na Unidade Terapia Intensiva. Dentro desse eixo fará, ao longo da capacitação, ampla explanação em torno da resolução RDC Nº 7 de 24/02/2010 que estabelece os padrões mínimos de funcionamento da UTI, visando reduzir riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente.

Rotinas, normas técnicas, prevenção e controle de infecções, a política nacional de humanização (Humanizasus), direitos e deveres dos usuários do Sistema Único de Saúde, são alguns dos inúmeros tópicos abordados neste módulo. 
Rogério e Cesar Augusto
O presidente do CEAG, Cesar Augusto, disse que o processo continuado de educação é uma necessidade constante, pois está vinculado ao desenvolvimento de todas as dimensões do indivíduo e que, por isso mesmo, o conteúdo da capacitação são bastante atuais, dá maior aprimoramento aos profissionais, estimulando suas aptidões. “Diante o conhecimento adquirido teremos profissionais mais qualificados, humanizados para atender a população”, comentou Cesar. 

Sobre a agenda de novos cursos de educação continuada, o diretor de assistência da Peregrino Filho, Rogério Nunes diz que a instituição está fazendo um estudo das necessidades da Maternidade para que todo seu corpo clínico possa ampliar seus conhecimentos e pô-los em prática junto aos usuários.

Fez uma avaliação bastante positiva desse período da Fibra na administração da Maternidade. Citou como importantes avanços a abertura da UTI materna, podendo fazer abertura já no próximo mês da UTI neonatal, o que favorecerá de forma bastante positiva no atendimento a toda região de Patos. 

Rogério lembrou também os serviços de mamografia e de raio-X já iniciados pela Peregrino Filho. “Os municípios da região da estão sendo contatados pela 6ª Gerência Regional de Saúde para que regulem e enviem as mulheres com mais de 40 anos, as que precisam de mamografia para cá. É importante que essas mulheres que precisam do exame tenham em mãos o pedido médico, documento que garante o serviço”, comentou Rogério.

O Instituto Fibra e o Governo da Paraíba pactuaram metas para atender em torno de 25 a 30 mamografias/dia, podendo chegar a 400 exames/mês, sendo a Peregrino Filho pioneira em toda a região ao oferecer esse exame de mama via SUS.

O gerente da regional de saúde, José Leudo, disse que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de alta complexidade, a mais moderna do Sertão nordestino, tem papel preponderante para a saúde de nosso Estado. Citou a Rede Cegonha como um programa bastante avançado de acessibilidade à mulher, que terá maior segurança do pré-natal, parto e assistência a seu filho de até dois anos.

Assessoria 6ª GRS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hildeberto Barbosa Filho lança “Nem morrer é remédio” na sexta-feira



O poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho lança na próxima sexta-feira, dia 20, o livro “Nem morrer é remédio – Poesia reunida”. A obra, que tem o selo da Editora Idéia, Será lançada às 17h30, na Livraria do Luiz, com apresentação do professor e ensaísta Chico Viana.

Nomes como Fábio Lucas, Antonio Secchin, Ivan Junqueira, Dimas Macedo, Sidney Wanderley,Fernando Fiúza e Roberto Pontes se pronunciaram elogiosamente acerca do trabalho de Hildeberto Barbosa Filho. “Nem morrer é remédio reúne a produção poética de Hildeberto ao longo de 14 livros e será vendido ao preço de 40 reais.

Hildeberto Barbosa Filho nasceu em 09 de outubro de 1954, na cidade de Aroeiras, Estado da Paraíba. Ingressou no ensino superior, através de concurso público, sendo, atualmente, professor da Universidade Federal da Paraíba. Além de professor universitário, Hildeberto é crítico literário, escritor, poeta e jornalista. É membro da Academia Paraibana de Letras. 

Linaldo Guedes

Isabel Barbosa confirma presença na abertura do XXXVII Festival de Inverno de Campina Grande

A soprano paraibana,radicada na Italia,Isabel Barbosa confirma presença na segunda-feira  dia 23 de julho,na Abertura do XXXVII Festival de Inverno de Campina Grande. Apresentara o Recital Seguidilla Española junto ao pianista Guilherme Rodrigues.O repertorio exalta a latinidade da voz lirica e estilistica dessa artista que atualmente é uma das vozes mais interessantes do cenario Operistico Europeu. Serão interpretados compositores como M.de Falla, J.Obradors, X.Monsalvatge entre outros.
 
Recentemente se exibiu no Teatro Citta della Pieve e Teatro Comunale de Florença alcançando otima critica.Foi a primeira cantora lirica brasileira a participar da conceituadissima Accademia Festival Pucciniano na Italia. O seu repertorio Mozartiano vem desenvolvendo com Barbara Bonney(Mozarteum Salzburg), na Austria.
 
No concerto de encerramento da temporada da Orquestra Sinfonica da Paraiba,sob regencia de Alex Klein na Igreja sao Francisco em Joao Pessoa,de recente, Isabel Barbosa se exibiu com casa cheia,com direito a dois " bis":Morgen de Strauss e Oh mio babbino caro de Puccini.A producao ficou por conta de Belas por Kintella, Pe louko, Piggy, Glamour,Heda Heleny Producoes. Entre os convidados estava presente a Secretaria de Cultura de Campina Grande, Eneida Maracaja.
 
Cristina Megli

Procon Patos: Audiência discute isenção de taxa de ligação da Cagepa no Conjunto dos Sapateiros

Moradores do conjunto Hardman Cavalcante, localizado no Pólo Coureiro Calçadista de Patos, estiveram reunidos em audiência na tarde desta quarta-feira, dia 18, na sede do Procon Municipal, para participarem de uma audiência com um representante da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) de Patos.
A audiência convocada pela secretária de defesa do consumidor, Edjane Barbosa, objetivou colocar em pauta a reclamação dos moradores daquela localidade, que afirmam ter pago a taxa de ligação de água com valor bastante elevado, quando os mesmos devem ser isentos desse pagamento.
“Chamamos um representante da CAGEPA e também esses consumidores para tentarmos achar uma solução para esse mal entendido. Ficou acordado que as pessoas incluídas no cadastro de Baixa Renda e Bolsa Família, não possuindo renda fixa, estão isentas de pagar o valor aproximado de R$ 130,00. Então, todas as pessoas que estão cadastradas no Bolsa Família e possuem o Número de Identificação Social (NIS), devem procurar o escritório da CAGEPA para que essa taxa seja retirada, e que esses consumidores paguem apenas pela fatura normal e não a de ligação da água”, explicou a secretária.
De acordo com Antônio Ferreira, representante da CAGEPA, as taxas cobradas foram de acordo com o serviço normal de ligação, porém, as pessoas inseridas nos programas do governo a exemplo do Bolsa Família, estão isentas de tal cobrança. “O que aconteceu é que algumas pessoas já efetuaram o pagamento, e só vieram reclamar depois. Diante disso, iremos tanto retirar a cobrança de quem ainda não pagou, como tentar um desconto nas próximas faturas de consumo das pessoas que já pagaram. Infelizmente as pessoas que não estão inseridas em programas do governo e fora dos padrões exigidos, não terão direito à isenção da taxa de ligação”, afirmou. 

Coordecom

Secretário de saúde visita Patos e destaca Centro de Oncologia


Um dos assuntos mais comentados no Sertão da Paraíba esta semana tem sido o anúncio pelo governador Ricardo Coutinho, na última segunda 16, sobre início da construção no próximo mês do Centro de Oncologia de Patos, que atenderá pacientes de toda a região, cuja licitação desse projeto encontra-se em curso. O secretário estadual de saúde, Waldson de Souza esteve em Patos nesta quarta-feira 18 para reorganizar a rede de serviços estaduais. Ele cumpriu vasta agenda com diretores e técnicos hospitalares, concedeu entrevista coletiva e teve participação em programa radiofônico, sendo questionado sobre assuntos diversos no que tange à saúde pela população.

O Centro de Oncologia, orçado em R$ 7 milhões, foi destacado pelo secretário que explicou que o serviço atenderá a demanda na região, haverá grandes investimentos em equipamentos, qualificação profissional e importantes parcerias que serão anunciadas pelo governo. A meta, segundo Waldson, é o Centro seja concluído e venha a funcionar ainda no primeiro semestre de 2013. “Após a conclusão da obra teremos um período para instalação de equipamentos, treinamento de pessoal, formação de equipes e para que a gente possa estabelecer os protocolos devidos desse serviço”, comentou. 

Informou que o tratamento de quimioterapia será oferecido logo que o Centro for aberto. Em relação à radioterapia, segunda fase do projeto, o governo está discutindo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, devido a complexidade de sua implantação, apesar de todos os estudos técnicos já terem sido realizados. Inclusive, diz Waldson, o serviço de radioterapia de Patos permitirá consórcio com os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, cujos pacientes deverão também ser referenciados para Patos.  “Devido a altíssima complexidade da radioterapia, o Ministério da Saúde e os estados não podem descentralizar muito esse serviço”, adiantou o secretário de saúde da Paraíba. Com a construção do Centro de Oncologia o Hospital Regional vai experimentar importantes mudanças, como ampliação de leitos da UTI, do bloco cirúrgico e maior polarização de referência para municípios da PB, PE e RN.


Escalas médicas

Na reunião com diretores hospitalares Waldson tratou também da recomposição das escalas médicas. Citou o afastamento de alguns médicos, principalmente ortopedistas, por serem candidatos, e garantiu que virão mais profissionais de Campina Grande e João Pessoa para recomporem as equipes e assim normalizar os plantões. Um problema, segundo Waldson, é encontrar especialistas, a exemplo de neurocirurgião, já que são poucos em atividade em nosso Estado, mas que é meta da SES montar equipe 24h em Patos e para isso o canal de discussão foi aberto.

Questionado sobre o funcionamento do mamógrafo, importante serviço de radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, permitindo mostrar lesões bastante pequenas facilitando um tratamento mais eficaz, disse que o aparelho está pronto para servir à população, faltando apenas a regulação por parte do município, que recebe recursos federais e compra o serviço. 

Sociedade organizada

Waldson comentou sobre o debate que o Estado abriu com a sociedade organizada de Patos, clubes de serviços, igrejas, conselhos municipais, além do Ministério Público, uma discussão que teve como foco o atendimento de urgência e emergência do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro. “No momento em que a gente pode articular uma conversa ampla com a sociedade organizada temos a oportunidade de dizer com clareza o que estamos fazendo, qual é a realidade do serviço, quem está fazendo direito e quem não está. Foi uma conversa produtiva, o grupo que sentou com a direção compreendeu a lógica que o governo quer implantar no Hospital. A ordem da puta neste momento é reunir novamente as entidades e mostrar o que estamos fazendo para melhorar a porta de entrada do Regional, com atendimento mais eficaz, mais humanizado”, explicou Waldson.

Ele também fez críticas a uma prática que acontecia no Regional, quando o Estado pagava a várias pessoas para darem plantão e elas davam expediente em outros, coisa que não está sendo mais permitido. Disse que é importante a população denunciar na imprensa, no Ministério Público, porém identificando esses faltosos, quando a prática ocorrer. Na portaria do Regional é exposta diariamente a escala dos plantonistas. “Os profissionais que atendem mal, não respeitam a população, estes não interessam ao governo. Lógico que não são todos os profissionais de saúde, todos os médicos, mas sabemos quem são e não revelamos por questões éticas”, enfatizou.  

Sobre a polêmica alimentada esta semana envolvendo Hospital e SAMU de Patos o secretário disse que é algo que jamais deve acontecer, tendo em vista que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser muito bem protegido, representa um grande avanço para o SUS, instituição mais bem avaliada, ainda mais porque agora a Paraíba terá uma cobertura de 100% desse serviço nos municípios, abrindo novas, além das novas habilitações que estão chegando. Disse que não acredita em avanços institucionais quando essa relação é usada por politicagem. “Quando ocorre um conflito entre médicos reguladores isso prejudica um serviço como um todo”, acrescentou.

Hoje o Regional de Patos já possui coberta a escala da UTI, de clínica e parte da cirurgia e ortopedia e hoje (quarta) houve avanços para se fechar todas as escalas e assim o Janduhy ter maior volume de atendimentos especializados. Waldson comentou que uma das maiores missões do Estado no campo da saúde, além da oncologia, é organizar toda a rede de obstetrícia, através do Programa Rede Cegonha (Ministério da Saúde), para isso é preciso locar recursos para a estruturação e desenvolver uma grande articulação no projeto de urgência e emergência, envolvendo os hospitais estaduais, municipais, UPAs e SAMU.

Assessoria 6ª GRS

Arquivo do blog