Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de setembro de 2011

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde darão suporte às UTIs da Maternidade Peregrino Filho

Foto:Marcos Eugênio

Marcos Eugênio

Na sua visita a Patos, ocorrida ontem, sexta-feira 09, o secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, em entrevista à imprensa falou sobre os motivos dessa sua nova vinda à cidade e destacou o andamento da ampliação da Maternidade Peregrino Filho. Ele comentou que as obras estão sendo finalizadas e que equipes da SES e de outras maternidades da Paraíba estarão em Patos acompanhando e dando o suporte no processo de implantação das UTIs materno e neonatal e organizando todo o fluxo e protocolos clínicos. “Vamos trazer para Patos uma grande referência na área de obstetrícia, melhorar consideravelmente os serviços”, enfatizou.

Sobre a unidade de oncologia de Patos explicou que o processo de licitação está em andamento pela SUPLAN e prometeu para o próximo ano seu funcionamento, o que beneficiará pacientes de todo o Sertão paraibano. O projeto original sofreu alterações. Inicialmente seriam oferecidos serviços de quimioterapia, sendo adicionados os de radiologia. O referido projeto tem convênio da ordem de R$ 7 milhões. Uma ampla área do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro já está devidamente preparada para receber tal obra. 

Sobre a terceirização da administração dos hospitais regionais no Sertão descartou essa possibilidade, pelo menos nesse momento. Waldson disse que se houver essa necessidade o governo RC fará tranquilidade. Também fez críticas à denúncia, por ele considerada infundada e politiqueira, de que o Trauma da Capital estaria realizando cirurgias de cabeça fazendo uso de uma furadeira. 

“Foi uma verdadeira palhaçada das pessoas que fizeram esse tipo de denúncia. O Hospital de Trauma é muito bem equipado e os profissionais que ventilaram isso estão sendo responsabilizados. A própria Vigilância sanitária fiscalizou e constatou que os próprios cirurgiões estão utilizando os equipamentos corretos. Esse ato é puramente uma antecipação do período eleitoral”, comentou Waldson. 

Nessa sua visita a Patos o secretário reuniu todos os diretores hospitalares para discutir o andamento da pactuação com os municípios, processo iniciado no início deste ano, que já vem recebendo importantes investimentos para melhorar a assistência à saúde da região.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Acusados de homicídios: Polícia divulga no Twitter fotos dos ‘bandidos’ mais procurados da PB

A polícia já registrou 125 homicídios na cidade de Campina Grande desde o início do ano e para combater de forma direta a criminalidade a Polícia Civil campinense decidiu lançar mão das redes sociais para tentar localizar e prender os cinco “bandidos” considerados os mais perigosos da região da Serra da Borborema. 

Um dos mais perigosos é Suélio Clarindo dos Santos, acusado por vários homicídios, contra quem existe um mandado de prisão em aberto. Para prendê-lo, a polícia montou uma operação no dia do casamento dele na Igreja de Santo Antôio, só que ele percebeu a presença dos policiais e conseguiu fugir.

Outro procurado pela polícia é Fabrício Pedro da Silva, acusado de ter cometido vários assassinatos em Campina Grande. Ele é conhecido pelo apelido de “safra” e a última informação que a polícia teve dele, foi quando ele foi visto no bairro do Jardim Continental.

Robervânio Tavares, conhecido como “Pequeno”, é outro conhecido da polícia e procurado pelo envolvimento em vários homicídios. Ele tem ligações com grupos organizados do bairro do Pedregal. 

Conhecido por “Lalá”, Allison dos Santos, é morador do bairro Catingueira e contra ele existe um mandado de prisão em aberto, onde ele é acusado por homicídio.

O homicida procurado e apontado como um matador perigoso pela polícia é Paulo de Melo Santos Saturnino, que foi visto pela última vez no Distrito de São José da Mata. 

A polícia pede para quem tiver alguma informação sobre a localização dos cinco “bandidos” mais procurados da região da Borborema, liga para o 190.





 paraiba.com.br

Erudito e sacro marcam apresentação da Orquestra Sinfônica em Patos

Fotos:Glauber Alves
 Marcos Eugênio

O templo de Nossa Senhora da Guia (Catedral de Patos) ficou totalmente tomado pelo público que prestigiou na noite desta quinta-feira 08 a apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, espetáculo que fez parte da programação de homenagens póstumas de centenário de nascimento do político, escritor Ernani Satyro, elaborada pela Funes – Fundação Ernani Satyro.

A cada peça erudita, sacra, participação do coral de jovens, os aplausos se faziam soar demoradamente na Catedral. O presidente da Funes, José Lacerda, fez um relato do que foi Ernani Sátyro, sua importância para a política, para a cultura de nosso Estado, nosso país. Dentre os presentes, Bertholdo Sátyro, filho de Ernani e Flávio Sátyro Filho – da Fundação José Américo.

O administrador paroquial de Nossa senhora da Guia, Pe. José Ronaldo, também usou da palavra e destacou o mais importante evento religioso, cultural da cidade, a Festa de Setembro ou de Nossa Senhora da Guia, detalhando a vasta programação do dia 14 ao 24 deste mês, abrindo o tradicional evento a carreata percorrendo todas as paróquias de Patos.

Comportamento

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL: UM NOVO OLHAR SOBRE A INTEGRALIDADE DO SER

Por: Iara da Silva Machado*

“A presente crise nasceu do culto do intelecto, e foi o intelecto que dividiu a vida numa série de ações opostas e contraditórias; foi o intelecto que negou o fator de unificação que é o amor.”


J. Krishnamurti citado por Crema, 1989
O ciclo do paradigma mecanicista, racionalista e fragmentador parece estar chegando a finitude, em detrimento de um novo olhar sobre o ser humano em comunhão com diversos aspectos que o constitui. Assistimos o nascimento desse novo paradigma, cujo um dos nomes de batismo é o holismo, do grego holos, totalidade.

O holismo é uma concepção sistêmica da vida e do mundo, baseada na consciência do estado de inter-relação e interdependência essencial de todos os fenômenos físicos, biológicos, psicológicos, sociais, culturais e espirituais.

Segundo Weil (1982) o paradigma cartesiano levou a um conceito fragmentado do conhecimento, com conseqüências desastrosas para a própria sobrevivência da humanidade. 

Assim a Holística traduz uma perspectiva na qual o todo e cada uma de suas sinergias estão estreitamente ligados, em interações constantes e paradoxais. O paradigma holístico considera cada elemento de um campo como um evento que reflete e contém todas as dimensões do campo: metáfora do holograma. O caráter paradoxal dessa terminologia é uma alusão aos diferentes paradoxos que se defronta atualmente a física quântica, na qual os eventos se tornam ilógicos do ponto de vista da lógica formal de não-contradição, habitual na macrofísica. (Weil, 1990).

A Psicologia Transpessoal surgiu nos Estados Unidos, nos anos 60, a partir de um movimento que se tornou conhecido como a “quarta força” em Psicologia, após o Behaviorismo, a Psicanálise e a Psicologia Humanista. Seu objeto primordial de estudo é a consciência humana, que não pode ser reduzida a limites nem ser captada em sua totalidade, sendo então um movimento de percepção do Ser em permanente processo de expansão.

A concepção holística ou sistêmica só é nova no âmbito do conhecimento oficial ocidental, pois ela já é desenvolvida pelas grandes escolas da tradição ocultista ocidental, tais como a alquimia, a cabala e a astrologia. Além de estar no axioma de base de filosofias como o hinduísmo, o taoísmo chinês, o budismo e o zen-budismo trazendo a visão do holos na idéia de que tudo é vivo, desde a menor partícula do átomo até Deus, sendo a essência vital de todas as formas criadas exatamente a mesma. (Tabone, 2009).

O desenvolvimento de uma investigação acadêmica, em relação à Psicologia Transpessoal é justificada segundo Saldanha (2008) pelos seguintes pressupostos:

  • É uma área recente na Psicologia, que surgiu como um desdobramento da escola humanista, tendo sido oficializada por Maslow na década de 60 do século XX com poucos trabalhos acadêmicos na área da educação.
  • É uma teoria que apresenta algumas especificidades, a exemplo da integração do cognitivo, emocional, sensorial e intuitivo em sua aplicação na educação, como aprendizagem significativa.
  • Tem uma proposta de ensino experiencial, a qual pode favorecer a emergência de aspectos de maior sabedoria e capacidade no indivíduo, os quais não estão disponíveis, usualmente, em sua consciência de vigília e na vida cotidiana, sendo importantes para o ensino da Psicologia Transpessoal e, provavelmente, para o ensino de outras disciplinas.
  • Apresentar a vivência transpessoal ou a vivência de diferentes estados de consciência, como um aspecto importante para o enfoque educacional, uma vez que a percepção da realidade se dá de acordo com o nível ou estado de consciência do indivíduo.
A Psicologia Transpessoal é um convite para perceber o indivíduo como um Ser em contínuo processo de evolução e maturação de faculdades de toda ordem, seja biológica, psicológica, sociológica e/ou espiritual.

A Abordagem Integrativa Transpessoal traz em si um caminho real em uma abordagem espiritual na Psicologia neste novo milênio, possibilitando novos conhecimentos e perspectivas sobre a consciência e o seu pleno despertar na educação, na saúde, na vida pessoal e profissional. Proporciona também de forma efetiva um maior e melhor engrandecimento à humanidade, da qual todos somos parte, promove o ser e o estar no mundo de forma mais plena ao se integrar com consciência à dimensão transpessoal. (Saldanha, 2008).

Lançar um olhar desprovido de reservas sobre o novo não é tarefa fácil, contudo pode ser um caminho de renovação e ampliação do que já se têm agregado como “verdades”, para cuidar de si e favorecer outros elementos e ferramentas de auxílio àqueles que circundam a nossa esfera vivencial.

Todo organismo que se fecha, tende a sucumbir em si mesmo.

Fontes Bibliográficas Consultadas:
CREMA. Roberto. Introdução À Visão Holística. Summus Editorial. 1989.
TABONE. Márcia. A Psicologia Transpessoal. Editora Cultrix. 2009.
SALDANHA. Vera. A Psicoterapia Transpessoal. Editora Rosa dos Tempos. 1999.
SALDANHA, Vera. Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa. Um Conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência. Editora UNIJUÍ. 2008
WEIL. Pierre. Holística: Uma Nova Visão E Abordagem do Real. Palas Athena Editora. 1990.

*Iara da Silva Machado. CRP13/2262. Psicóloga Clínica Especialista; Psicóloga Transpessoal; Psicoterapeuta em Análise Bioenergética; Terapeuta em DMP – Deep Memory Process. (colunista do garimpandopalavras e pbnoticias.com)


Morre mais um aluno da Escolinha do Professor Raimundo

Morreu de infarto fulminante onem, quinta-feira (8), em São Paulo, aos 71 anos, o ator Marcos Plonka.

O ator fez cinema, novela e minisséries. Na década de 1990, interpretou na “Escolinha do professor Raimundo” um de seus personagens mais populares: o judeu Samuel Blaustein, cujo bordão era “fazemos qualquer negócio”.

 Plonka também integrou o elenco de outros programas humorísticos e neste ano fez parte da "Escolinha do Gugu", comandada pelo apresentador, na Rede Record.

Além do humor, o ator esteve em novelas da TV Tupi como "Terror nas trevas" (1963), "Alma cigana" (1964), "O direito de nascer" (1964) e "O machão" (1974). O mais recente trabalho na Rede Globo foi no seriado "A diarista", em 2007, estrelado por Cláudia Rodrigues e Dira Paes.

Segundo sua mulher, dona Olívia, o enterro do corpo do ator será realizado na manhã desta sexta-feira (9) no Cemitério Israelita do Embu.

G1

Projeto Folclore movimenta cidade de Quixaba


O resgate cultural, o conhecimento das tradições de cada região, com foco principal na Nordeste e mais especificamente da localidade; o despertar para a criatividade, desenvolvimento da linguagem oral, do gosto pela música, dança. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Folclórico desenvolvido na rede pública municipal de ensino pelo município de Quixaba, Sertão paraibano, na Escola Cícero Sulpino, nas comemorações da semana do folclore. 

Uma semana de intensas atividades que extrapolaram os muros escolares e criaram interatividade com a comunidade, que participou, presenciou a didática e conheceu muitas coisas que vieram à tona, traços de sua cultura, através de exposições, cantigas, estórias, comidas típicas, receitas de culinária, tudo produzido pelos alunos, sob orientação dos professores. “A escola é um cenário em que norteia o vínculo entre a comunidade e os valores da vida.  É importante para que um projeto se complete tenha a participação de todos os familiares, funcionários, alunos e professores, só assim os resultados aparecem e o nosso projeto alcança seu real objetivo, desenvolvendo o potencial de aprendizagem dos nossos alunos”, comentou a professora Nilmara Vieira.

No Projeto Folclórico, brincadeiras como pobre-rico, toca-bandeira, pião, passa o anel, toca, matada ofereceram momentos de muita diversão para os alunos, que, se debruçaram sobre os livros, internet, em longas pesquisas em torno das manifestações folclóricas para elaborar exposições, danças regionais, murais, comidas típicas, artesanato local e nacional. No último dia a população inteira foi convidada a vivenciar esse momento da escola, apreciar tudo que foi produzido pelos alunos e degustar grande variedade de comidas de diversas localidades do país.

Ao final professores e alunos se reuniram e fizeram uma avaliação da primeira edição do Projeto Folclore, do comportamento, participação e socialização decorrente dessa ação educativa e cultural. “A gente presenciou muita determinação de nossos professores, que estão de parabéns pela iniciativa, por todo esse resgate cultural. Os alunos entenderam a idéia e participaram intensamente, com uma produção fantástica em torno do folclore brasileiro; a população também marcou presença e interagiu com a escola. Foi uma atividade que gerou muitos conhecimentos para todos”, disse o prefeito Julio Cesar. 

Assessoria

RCC promoverá em outubro Congresso da Juventude


O Ministério Jovem da RCC Patos realizará nos dias 15 e 16 de outubro de 2011, no ginásio do Colégio Cristo Rei, o primeiro Congresso da Juventude. Os pregadores do encontro serão os missionários do Programa Revolução Jesus (TV Canção Nova) que irão expor sobre o tema “Sentinelas da manhã: um novo tempo para a juventude”. 
O congresso será aberto e gratuito, voltado à juventude da Diocese de Patos. A proposta do encontro comunga com o direcionamento da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu este ano em Madri, na Espanha, e a temática ‘Sentinelas da manhã’ veio do papa João Paulo II nos seus encontros com os jovens. “Amados jovens, é vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21, 11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!” [João Paulo II, Mensagem para a XVII JMJ, 2001]
Uma das grandes novidades do congresso será a 'Balada Santa', que foi pensada para ser uma festa jovem, aonde o cristão católico possa encontrar diversão e ainda, ser evangelizado. As Cristotecas têm se tornado cada vez mais pontos de encontro da juventude católica em muitos recantos do Brasil, sendo uma ótima alternativa de realizar novas amizades em Deus.
Outras informações sobre o congresso estão disponíveis no blog: geracaokairos.blogspot.com

Motorista embriagado ameaça policiais e tenta quebrar viatura da PRF

João Pessoa, 08/09/2011 – A Polícia Rodoviária Federal agiu rápido impedindo que um motorista embriagado chegasse a provocar acidente, nas proximidades de Sobrado na BR-230.

Por volta das 16h30 desta quarta-feira (8), um usuário de rodovia avisou aos policiais de serviço no Posto da PRF de Café do Vento, que tinha avistado uma Ford Pampa saindo da estrada de Sapé e que seguia em “zigue-zague” no sentido Cajá, naquela rodovia.

A equipe conseguiu alcançar o veículo que era conduzido por Gilberto Pereira de Lima, 52 anos, que estava completamente alcoolizado, e foi levado para ser feito o teste de etilômetro, mas se recusou a fazer, inclusive com desacatos e ameaças contra os policiais.

Após preenchido o termo de constatação de embriaguez alcoólica, o infrator quando estava sendo conduzido para Delegacia de Polícia, sem as algemas na parte traseiro da viatura policial, começou a reagir com violência querendo sair do carro a todo custo com socos e pontapés tentando quebrar a porta e para brisas da viatura.

Os agentes da PRF tiveram que algemar e mobilizar o acusado até chegar a Delegacia de Polícia da cidade de Itabaiana onde a ocorrência foi registrada.

Inspetor José Genésio Pereira Vieira
Chefe do Núcleo de Comunicação Social – DPRF/PB
Contato: (83) 8852 2977 – 3533 4747

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Justiça de Mato Grosso bloqueia pagamento de show de Zezé di Camargo e Luciano

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público de Mato Grosso e determinou o bloqueio do pagamento de um show feito pela dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano no domingo passado na cidade de Diamantino. A medida tem como objetivo assegurar que os R$ 210 mil que seriam pagos aos cantores fiquem bloqueados, já que o dinheiro saiu dos cofres públicos do município. O Ministério Público ingressará com ação civil pública para tentar garantir o ressarcimento ao erário. 

Também foram bloqueadas as contas da comissão organizadora da 'V Expodiamantino', da empresa responsável pelos shows "Maciel & Santana Ltda ME" e da bilheteria do show da dupla sertaneja. De acordo com a promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, a 'V Expodiamantino' foi realizada por iniciativa privada, mas o show da dupla sertaneja foi custeado com recursos públicos. Após tomar conhecimento desse fato, o Ministério Público ingressou com ação cautelar com pedido de liminar na tentativa de impedir o pagamento e obter o bloqueio das contas. 

- Após termos recebido denúncia anônima sobre a irregularidade, requisitamos informações ao prefeito e ele nos encaminhou nota de empenho, mas não nos esclareceu se o recurso já havia sido repassado integralmente à dupla. Diante disso, ingressamos com ação cautelar para tentar impedir eventual repasse e assegurar o bloqueio das contas - explicou a promotora de Justiça. 

Segundo ela, a medida cautelar é preparatória para a ação principal, que buscará a responsabilização por atos de improbidade administrativa. Além do município, representado pelo prefeito Juviano Lincoln, também serão acionados os integrantes da comissão organizadora do evento, os empresários Antonio Martins Teixeira e Sebastião Mendes Neto, e o proprietário da empresa Maciel & Santana Ltda Me, Ronaldo Maciel. 

- Na ação principal vamos requerer o ressarcimento ao erário. Se o montante bloqueado não atingir os R$ 210,00 mil, buscaremos os meios legais para garantir que os requeridos efetuem o pagamento - adiantou a promotora de Justiça. 

Segundo a ação do MP, os organizadores da 'V Expodiamantino' receberam patrocínios para divulgação e arrecadaram com o aluguel dos espaços, cujos preços variaram de R$ 500,00 a R$ 7 mil. Isso sem contar o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos. 

- Enquanto os organizadores do evento arrecadam toda a receita relativa ao evento, cabe, em última análise, ao povo custear o show artístico de maior importância, por meio de verba pública municipal , tendo ainda a mesma população que pagar para assistir ao referido show com a compra de ingressos ou passaportes - destacou a promotora de Justiça, em um trecho da ação cautelar.
O Globo

Para descontrair


ASSALTANTE BAIANO
 
Ô meu rei... ( pausa ) 
Isso é um assalto... ( longa pausa )
Levanta os braços, mas não se avexe não..( outra pausa ) 
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado .. 

Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa ) 
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado. 

Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa )
Vou deixar teus documentos na encruzilhada ..

ASSALTANTE MINEIRO 
Ô sô, prestenção 
issé um assarto, uai.
Levantus braço e fica ketin quié mió procê. 

Esse trem na minha mão tá chein de bala...
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje. 

Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!

ASSALTANTE CARIOCA Aí, perdeu, mermão 
Seguiiiinnte, bicho 
Tu te ferrou. Isso é um assalto . 
Passa a grana e levanta os braços rapá . 
Não fica de caô que eu te passo o cerol.... 
Vai andando e se olhar pra tras vira presunto 

ASSALTANTE PAULISTA 
Pô, meu ...
Isso é um assalto, meu
Alevanta os braços, meu .
 Passa a grana logo, meu
Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra 
comprar o ingresso do jogo do Corintian, meu . Pô, se manda, meu
 

ASSALTANTE GAÚCHO O gurí, ficas atento 
Báh, isso é um assalto 

Levanta os braços e te aquieta, tchê ! 
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. 
Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala. 

ASSALTANTE DE BRASíLIA 
Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguin tes tarifas: Energia elétrica, Água, Esgoto, Gás, Passagem de Ônibus, Imposto de Renda, Lincenciamento de Veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS... Etc.




Um grande abraço,GERSON PEREIRA

Em Patos: Trio é preso portando arma de fogo



Por volta das 22h30 da última terça-feira (06) o COPOM do 3ºBPM recebeu uma ligação anônima informando que havia pessoas em um dos apartamentos do Motel Taity (Patos – PB) com o som muito alto e muita algazarra. A Policia Militar deslocou-se para o local, após uma abordagem foi constatado que os acusados estavam fazendo uso de bebidas alcoólicas e de entorpecentes conhecido popularmente como COCAINA. Foram presos: José Casio de Sousa Lima, 19 anos, Sandro da Nóbrega Silva, 25 anos, e Pedro dos Santos Gomes, de 18 anos. Junto com os citados foi encontrado um revolver cal. 38, marca Taurus, com seis munições intactas. Os acusados juntamente com a arma foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil para serem tomadas as providências cabíveis.


Ass.Imprensa

Lançamento do EMPRETEC em Patos

Melhor produto avaliado na história do Sebrae, o EMPRETEC será lançado na próxima terça-feira na cidade pólo do sertão paraibano

Por Eduardo Silva

A natureza lógica do mercado atual é de ser desafiador. É preciso, para destacar-se dos demais, mostrar originalidade e, principalmente, liderança. Para adquirir a referida liderança empresarial, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu, em 1988, um curso que testa e potencializa o comportamento do empreendedor, o EMPRETEC, que se trata de um seminário aplicado pelo SEBRAE que gera ganhos como melhorias no desempenho empresarial, maior segurança nas decisões e melhor planejamento e redução das chances de fracasso.
Visando dar a oportunidade de os empresários sertanejos viverem esta experiência, o SEBRAE Patos estará realizando no próximo dia 13, terça-feira, às 19h, em seu auditório, a palestra de lançamento do EMPRETEC, que ficará a cargo da Facilitadora Fátima Camelo, e que contará com a participação especial do empresário Adolfo Cristiane, sócio da empresa Disfrut, que já participou do seminário e falará aos presentes de sua experiência.
O seminário ocorrerá num período de seis dias consecutivos, com uma carga horária de 60 horas/aula, onde o empresário aprenderá a lidar com seus medos e limitações, ficando atento às oportunidades de negócios e fortalecendo suas habilidades, potencializando características empreendedoras como persistência e comprometimento, transformando o seu empreendimento.
Como o próprio EMPRETEC se define: “Passar por um EMPRETEC é redefinir sua visão de mundo, sua liderança, seu senso de oportunidade e reinventar-se”. Realizado no Brasil desde 1991, o programa é ideal tanto para quem apresenta vocação empreendedora, como para quem já está consolidado no mercado, preparando ambos para os desafios da vida e comercial, crescendo cada vez mais na vida profissional e pessoal.

Arquivo do blog