Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ricardo concede coletiva à imprensa local e internacional sobre pesquisa de microcefalia na Paraíba



O governador Ricardo Coutinho concedeu, nesta quinta-feira (25), uma entrevista coletiva no Palácio da Redenção, para falar sobre as pesquisas relacionadas à microcefalia e apresentar o trabalho desenvolvido pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, que se destaca no Brasil e atrai a atenção de diversos países. Além da imprensa local, cinco veículos de comunicação internacionais participaram da coletiva: TV Al Jazeera English, o The Wall Street Journal, a TV Alemã ARD, a American National Public Radio e a Associated Press. A entrevista também foi transmitida por meio de videoconferência para países como Austrália e Canadá.  

Durante a entrevista, Ricardo Coutinho destacou que a Rede de Cardiologia Pediátrica desenvolve desde 2011 ações com o objetivo de diagnosticar e cuidar de crianças com cardiopatias e o trabalho agora está sendo utilizado em relação à microcefalia. “Essa Rede tem uma ação fantástica e estamos expandindo para que também possamos trazer respostas para a questão da microcefalia. A base de dados da Rede de Cardiologia Pediátrica foi usada em busca de respostas para a doença que, já se sabe, não é causada apenas pelo zika. Precisamos ficar atentos a todas as possibilidades. Essa é uma preocupação mundial”, disse.

A secretária da Saúde, Roberta Abath, afirmou que vários Estados e outros países estão interessados no modelo implantado aqui na Paraíba em relação à microcefalia. “Com a pesquisa desenvolvida pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba estamos mostrando ao mundo algo diferenciado no que se refere à microcefalia. A Rede está utilizando a telemedicina para dar mais agilidade às pesquisas e seus resultados”, esclareceu.  

Segundo a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos, a Rede já promoveu mais de 100 mil atendimentos em todo o Estado e com o aumento do número de notificações de microcefalia, disponibilizou seus serviços para auxiliar no enfrentamento do problema. “Em dezembro do ano passado, os profissionais da Rede resgataram o perímetro cefálico de mais de 16 mil crianças nascidas desde 2012. O estudo foi publicado no site da Organização Mundial de Saúde e os resultados chamaram a atenção do mundo, já que evidenciam que nem todos os casos de microcefalia estão relacionados ao zika vírus”, explicou.

A Paraíba, em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando um novo estudo avaliando a efetividade do modelo da Rede no enfrentamento da microcefalia, até o momento cerca de 250 crianças foram avaliadas. De acordo com Sandra Mattos, profissionais receberam treinamento para realizar teleconsultas, através da telemedicina e exames para avaliar bebês que nasceram com microcefalia nas suas cidades de origem, o que torna mais rápida a identificação e o manuseio de um maior número de crianças.

O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, participou da reunião e parabenizou a ação desenvolvida pela Paraíba. “Parabéns ao Governo do Estado por este projeto, o que vocês estão fazendo aqui é algo grandioso. Espero que o Ministério da Saúde possa expandir essa ação para outros Estados. No momento ainda temos muitos questionamentos sobre microcefalia, por isso as pesquisas são tão importantes”, frisou.

“Esta pesquisa é essencial para todo o país porque tenta trazer novas respostas e encaminhamentos para as perguntas sobre microcefalia, assim como mostra alternativas para o diagnóstico mais rápido. Queremos levar o modelo para o nosso Estado também”, disse o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Ricardo Lacreca.

O jornalista da TV Al Jazeera English, Rafael Pieroni, disse que a Paraíba está se destacando mundialmente por suas ações pioneiras na pesquisa da microcefalia. “Nossa equipe cobre casos de zika em vários pontos do Brasil desde o ano passado. E a vinda à Paraíba foi motivada após o destaque de pesquisas locais e também devido a parceria com o CDC americano. Viemos aqui para verificar de perto os desdobramentos das pesquisas feitas em relação à zika e microcefalia”, explicou.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 23 de fevereiro foram notificados 790 casos suspeitos de microcefalia, distribuídos em 124 municípios. Dos casos suspeitos, foram confirmados 59 (7,47%). O maior número de notificações foi registrado por João Pessoa, com 313 casos, o que representa 39,62% do total, seguido de Patos (37), Sapé (22), Bayeux (24) e Conde (19).  Já os 59 casos confirmados de microcefalia estão distribuídos em 27 municípios do Estado, sendo os mais atingidos: João Pessoa (16), Cabedelo (4), Cacimba de Dentro (4), Campina Grande (3), Conde (3) e Santa Rita (3).

Aguinaldo e Cássio são citados em matéria sobre líderes investigados pelo STF

O deputado Aguinaldo Almeida (PP) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foram citados numa relação elaborada pelo site Congresso em Foco que cita os líderes de partidos no Congresso Nacinal que respondem a algum tipo de acusação no Supremo Tribunal Federal. Aguinaldo é citado pelos inquéritos 3146 e 3989 (crime da Lei de Licitações e lavagem de dinheiro, corrupção passiva e quadrilha ou bando, respectivamente), enquanto Cássio responde ao inquérito 3404 – crimes contra a ordem tributária e formação de quadrilha. "O inquérito não interfere na minha atuação como líder. Aguardo, com serenidade, o desfecho da apuração”, alega o líder tucano.

Confira a matéria completa

Um em cada três líderes no Congresso Nacional responde a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 48 deputados e senadores recentemente conduzidos à liderança de seus partidos ou blocos parlamentares, pelo menos 17 são alvos de inquérito (investigação preliminar que pode resultar em processo) e ação penal (processo que pode resultar em condenação). Juntos, eles respondem a 32 processos na mais alta corte do país, onde tramitam as investigações envolvendo parlamentares e outras autoridades federais. Entre as acusações atribuídas com mais frequência aos líderes, estão crimes da Lei de Licitações, lavagem de dinheiro e corrupção.

A exemplo dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cinco parlamentares que lideram bancadas são suspeitos de ter recebido recursos desviados do esquema de corrupção na Petrobras: o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – último líder escolhido na Câmara – e os senadores Benedito de Lira (PP-AL), Fernando Collor (PTB-AL), Humberto Costa (PT-PE) e José Agripino (DEM-RN). Todos eles são investigados na Operação Lava Jato. Humberto Costa assumiu esta semana a liderança do governo no Senado, em substituição a Delcídio do Amaral (PT-MS), solto na última sexta-feira (19) após quase três meses de prisão. Presidente do DEM, Agripino é o novo líder da oposição na Casa e enfrenta três inquéritos, todos, segundo ele, por “perseguição”.

Dois dos oito líderes do Senado investigados estão em situação delicada e podem virar réus em breve: o ex-presidente Fernando Collor e Benedito de Lira já foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por corrupção e lavagem de dinheiro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que há fortes elementos de que Collor e Lira receberam propina em troca de contratos na Petrobras. Caberá aos ministros decidir se aceitam ou não a denúncia contra eles. Janot pede, ainda, que os líderes do PP e do PTB percam o mandato parlamentar. Benedito e seu filho, o deputado Arthur de Lira (PP-AL), também tiveram R$ 4,2 milhões de seus bens sequestrados preventivamente esta semana pelo Supremo. No ano passado, Collor chegou a ter sua frota de carros de luxo apreendida.

Dos 30 líderes escolhidos na Câmara neste começo de ano, ao menos nove estão na mira do Supremo. Eles acumulam 17 inquéritos e ações penais. Reconduzido à liderança do PSC, André Moura (SE) é réu em três processos por crime de responsabilidade, quadrilha ou bando e improbidade administrativa. Responde ainda a um inquérito por crime da Lei de Licitações e peculato. Campeão de votos em 2014, o líder do bloco PRB, PTN, PTC, PTdoB e PSL, Celso Russomanno (SP), tenta reverter no STF condenação por utilizar recursos públicos para remunerar atividades exercidas por uma funcionária de sua empresa. Em fevereiro de 2014, Russomanno foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região por desvio de verba destinada ao gabinete para pagamento de serviços particulares.

A ação, que já havia passado sem ser julgada pelos ministros, retornou ao Supremo em 3 de fevereiro de 2015. Líder nas pesquisas de intenção de voto, o pré-candidato a prefeito de São Paulo recorre ao STF na Ação Penal 504. Segundo a Justiça Federal do Distrito Federal, a funcionária recebia salário como assessora pela Câmara, mas trabalhava de fato na empresa do deputado, que também é apresentador da TV Record. Em sua defesa no processo, Russomanno negou ter cometido ilegalidade e disse que a servidora atendia consumidores em seu gabinete em São Paulo, que funcionava no mesmo endereço de sua produtora. Depois da acusação, o deputado devolveu R$ 700 mil de verba de gabinete entre 2001 e 2009, o que, segundo o juiz, minimizou a acusação contra o parlamentar. A pena, inicialmente de dois anos de prisão, foi convertida em 790 horas de trabalho comunitário e pagamento de 25 cestas básicas. O deputado ainda não retornou o contato do Congresso em Foco.

Outro líder na Câmara que figura como réu é o pedetista Weverton Rocha (MA). Weverton responde a ação penal por crime da Lei de Licitações. De acordo com a denúncia, o deputado contratou sem licitação uma fundação quando era secretário estadual de Esporte e Juventude do Maranhão. Ele alega que dispensou a licitação porque não havia, à época, nenhuma entidade capaz de realizar o trabalho. “Os recursos foram devidamente aplicados e o programa beneficiou milhares de jovens na Capital e interior do Maranhão. A acusação se limita a exigir licitação, em episódio que não havia concorrentes”, afirma. O deputado ainda é alvo de dois inquéritos, também por crime da Lei de Licitações e por corrupção e peculato.



parlamentopb com Congresso em Foco

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Câmara entrega aos Correios relatório e Leis de nomeação de mais de quatrocentas ruas de Patos


A Câmara Municipal de Patos, através da Comissão Especial de Avaliação e Nomeação de Ruas, entregou na tarde de ontem, quarta-feira, 24 de fevereiro, na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na Capital paraibana, um relatório e as Leis que nomeiam e fazem correções nas denominações de mais de quatrocentas ruas e bairros da cidade.

A presidente da Mesa Diretora, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), juntamente com a vereadora Cláudia Leitão (PR), e os servidores Ãata Torres e Alex Silva, que integram a Comissão como representantes da Câmara e da Prefeitura, respectivamente, em reunião com a analista de Correios, Célia Rejane Porto de Oliveira e o técnico de Correios responsável pela coordenação de geoprocessamento, Fábio Rogério Nascimento Silva, repassaram as informações referentes ao trabalho realizado ao longo de todo o ano de 2015.

De acordo com a presidente Nadir Rodrigues, “com esse material em mãos, os técnicos dos Correios terão os subsídios necessários para cadastrar todas estas ruas que tiveram as suas Leis de denominação, ou correção promulgadas, e assim gerar os seus respectivos CEPS, o que oportunizará a todos os cidadãos que nelas residem receber suas correspondências em seu próprio endereço”.

“Esse trabalho foi resultado de uma ação conjunta da Câmara de Patos, juntamente com a Prefeitura Municipal e o IBGE, onde detectamos a necessidade de formar a Comissão Especial e trabalharmos juntos para solucioná-lo. Graças a Deus, uma boa parte deste trabalho já foi concluído e entregamos hoje esse relatório, o qual foi muito bem recebido pelos Correios e também elogiado pelo  pessoal dos Correios, especialmente pela ação que foi realizada pela Comissão”, destacou Nadir.

A Comissão Especial de Avaliação e Nomeação de Ruas, que é formada por parlamentares e servidores da Câmara e da Prefeitura de Patos, além da conclusão e entrega deste primeiro material, compromete-se com a equipe dos Correios de a cada mês, conforme as avaliações e correções forem realizadas, repassar os dados para atualização da base de endereços e CEPS de Patos.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Comissão de Integração Ensino-Serviço discute em Patos funcionamento da Rede Escola





Aconteceu ontem, quarta-feira 24, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, mais uma reunião da CIES - Comissão de Integração Ensino-Serviço, com intuito de discutir o funcionamento da Rede Escola, que permite a alunos de diversas instituições de ensino, realizarem estágio nos serviços públicos de saúde do Estado. O encontro foi coordenado por Pedro Lacerda Rodrigues, coordenador estratégico do CIES/Cefor (Centro Formador de Recursos Humanos-PB).  Participaram representantes das instituições de ensino, apoiadores regionais e institucionais da macrorregional Patos.

Para a concretização do estágio, o aluno cumprir disciplinas práticas como prevê a grade curricular, é preciso que haja o COAPS – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde, assinado entre as instituições de ensino e dos serviços hospitalares do Estado, seguindo portarias que legitimam a parceria.

Desde 2013 que a Rede Escola vem sendo debatida e agora está sendo colocada para os municípios para que organizem o ensino-serviço na educação permanente. Todas as instituições de ensino interessadas que seus alunos cumpram os estágios acadêmicos no âmbito da rede de saúde estadual, procura a Secretaria de Estado da Saúde para assinatura do convênio, passando a ter acesso ao que for pactuado em estágios, pesquisas e extensão.

Na Paraíba, atualmente, existem aproximadamente 50 instituições de ensino conveniadas com a Secretaria de Saúde e na regional Patos algo entre 7 e 8. Os estágios ocorrem em todas as áreas de saúde ofertadas pelas instituições de ensino, seja da enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia, nível superior e na área técnica (ensino médio), enfim, todos os cursos cadastrados pelas instituições junto à SES.

Pedro explica que nesses dois anos de contrato para estágio com a Rede Escola se percebe melhora no fluxo, se tornou mais acessível e uniformizou a questão de normatização dos serviços, onde se usa uma mesma documentação em qualquer lugar da Paraíba, pactuação, mesmos deveres e direitos que as instituições desfrutam.

A Rede Escola só trabalha com as bases curriculares obrigatórias, da grade do curso. São estudantes que estão finalizando seus cursos, em aulas práticas, se potencializando para se tornarem futuros profissionais do SUS.

O grande dilema da Rede Escola, segundo Pedro, é a existência de pouco serviço para muitos estagiários, mas que, a presença desses alunos, fazendo questionamentos aos profissionais de saúde, proporciona a estes a oportunidade de auto avaliação, autocrítica, como também de atualizar seus conhecimentos e práticas, através dos questionamentos levados pelos estudantes.  

AÇÕES REFERENTES À REDE ESCOLA SUS-PB:

a) Regulamentar os convênios e a pactuação de estágios, pesquisas e extensão nos cenários de prática nos seus respectivos serviços de saúde da Gestão Estadual;
b) Debater a política de formação para o SUS com as Instituições de Ensino (IE); 
c) Promover ações no sentido de fortalecer a relação das IE conveniadas com os serviços de saúde da gestão estadual; 
d) Orientar e apoiar a criação e o funcionamento dos Núcleos de Educação Permanente nos serviços de saúde da gestão estadual; 
e) Gerenciar a plataforma virtual da Rede Escola SUS-PB; 
f) Contribuir na discussão e elaboração de portaria que disponha sobre as contrapartidas das IE conveniadas à Rede Escola SUS-PB;
g) Promover, participar e apoiar reuniões, fóruns, congressos, oficinas e demais eventos que vislumbrem temas relacionados à Rede Escola SUS no estado;
h) Acompanhar as Residências Médica e Multiprofissional da Secretaria Estadual de Saúde, integrando as suas comissões;
i) Acompanhar e estimular as pautas específicas da EPS / Rede Escola junto às comissões do PRO-PET Redes, PRO-Residência e Residências.




Marcos Eugênio (Ascom) 98802-9016

Juiz da vara da infância e juventude visita instalações da Casa de Acolhimento Institucional de Patos



O Juiz da sétima vara da infância e juventude de Patos, Hugo Zaher, e a promotora Lívia Vilanova visitaram as instalações onde irá funcionar a Casa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de Patos, que está em fase de acabamento, na tarde desta terça-feira, dia 23, para conhecer e avaliar se a unidade está de acordo com as condições necessárias para o devido funcionamento legal.

A Casa de Acolhimento é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e prestará serviço de proteção social de alta complexidade a indivíduos em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, garantindo o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. Os serviços também devem assegurar o desenvolvimento da autonomia dos usuários, em consonância com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Também estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, a Conselheira Tutelar Bianca Anny, a Coordenadora da Casa de Acolhimento Francianne Lima, além da equipe técnica que irá prestar atendimento aos usuários, que é composta de uma assistente social, uma psicóloga, uma educadora social e duas auxiliares de serviço. Todos participaram de uma reunião para discutir sobre o funcionamento da casa e estabelecer um projeto de funcionamento adequado, atendendo ao que determina a resolução 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de 11 de novembro de 2011.

Para o Dr. Hugo, a criação da Casa de Acolhimento é muito importante para Patos devido à necessidade que a cidade tinha de atender a esse tipo de demanda. Ele avaliou de forma positiva as instalações e ressaltou a estrutura do projeto desenvolvido pela secretaria.

‘’ Não havia aqui em Patos uma instituição como esta e agora, para facilitar o trabalho de todas as equipes, vem a casa de Acolhimento. Isso favorece o que se busca que é a reintegração familiar e, em último caso, a colocação em família substituta, tendo um local adequado para que estas crianças e adolescentes fiquem. Neste primeiro contato, percebemos que é uma casa que atende a todos os requisitos da legislação e isso possibilitará um aconchego, com uma equipe muito estruturada, como podemos ver, que capaz de dar total atenção aos usuários. Portanto, ficamos muito felizes com o que vimos, e com certeza o município vai exercer um excelente trabalho’’, afirmou o Juiz Hugo Zaher.

A Conselheira Tutelar Bianca Anny afirmou que o projeto é inovador e que vai trazer muitos benefícios para a cidade de Patos. De acordo com Bianca, a instituição tem uma infraestrutura que se adequa ao padrão exigido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

‘’ Observei, com essa visita, que esta Casa de Acolhimento tem tudo pra crescer; tem uma estrutura ótima. Percebemos uma equipe especializada que está buscando melhorar a cada dia para oferecer um serviço de qualidade. Consideramos este projeto bastante importante, principalmente para as crianças e adolescentes que precisarão deste acompanhamento’’, declarou.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, reforçou a necessidade que se tinha em estabelecer um projeto que atendesse à demanda de casos de Patos. Ela abordou a importância de ouvir a opinião dos conselheiros tutelares e do Juiz responsável pela vara de infância e juventude.

‘’ É um serviço importante para Patos porque é de alta complexidade e a cidade estava precisando desse atendimento. Sabemos que existia uma demanda muito alta e por isso houve a necessidade de ser instituído este projeto na cidade. Esta casa será inaugurada brevemente e hoje estamos aqui para conhecer as instalações e toda a estrutura que está sendo montada para atender a essas crianças e adolescentes e também para receber sugestões e orientações dos conselhos e do Juiz Dr. ​Hugo, juntamente com a promotora Lívia para tornar cada vez melhor esse serviço’’, expressou a Secretária.

Coordecom

NOTA DE ESCLARECIMENTO



As Faculdades Integradas de Patos diante do cenário de dificuldades na formalização de novas contratações de financiamento estudantil pelo Programa FIES vem a público esclarecer que:

Segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujas informações podem ser checadas através do SISFIES, disponibilizado no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br

Os problemas ocorridos no acesso do sistema SISFIES são de total responsabilidade do FNDE;
As FIP não possui autonomia no processo de seleção do FIES, esta prerrogativa é competência do MEC/FNDE;

Diante de todo esse cenário, e solidária aos candidatos pré – selecionados, As FIP está sempre orientando-os a abrir demandas pelo 0800 616161, bem como, fazendo printscreen das telas do SISFIES e as enviando para o “fale conosco” do FNDE;

Ressalta o empenho em buscar soluções para auxiliar os candidatos pré-selecionados, cumprindo, como sempre o fez, com todas as obrigações legais que lhe cabem, inclusive no que se refere à legislação pertinente ao Programa FIES e também buscando alternativas para minimizar tais impactos na vida dos candidatos e o bom funcionamento desta IES.

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento CPSA se encontra a disposição para maiores esclarecimentos através do telefone (83) 3421 7300 – Ramal 247, das 7h30 às 21h30.

Ascom FIP

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hospitais e MP discutem plano de enfrentamento à microcefalia em reunião da CIRs na próxima semana




A CIRs - Comissão Intergestores Regional do Sertão, que congrega secretários municipais de saúde dos 24 municípios da regional Patos, realizou nesta terça-feira 23 a segunda reunião ordinária do ano, com extensa pauta em discussão, a exemplo do sistema E-SUS, nota técnica sobre HPV, novas portarias de notificações compulsórias, ofício circular do TCE solicitando informações sobre governança e gestão de saúde, curso técnico de prótese dentária e relatório anual de gestão 2013/2014.

Um dos assuntos mais presentes na mídia nacional na atualidade, a microcefalia, que vem preocupando não apenas o Brasil, mas o mundo, foi amplamente debatido e ao final do encontro dos secretários, aprovado encaminhamento para que na próxima terça-feira, dia 01 de março, aconteça no auditório da 6ª Gerência, reunião extraordinária. Para essa ocasião serão convidados Maternidade Peregrino Filho, Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público.

Segundo o presidente da CIRs, João Paulo, essa reunião será importante fonte de informação aos municípios para que saibam dos procedimentos que estão sendo adotados pela 6ª Região de Saúde de Patos em relação ao enfrentamento à microcefalia. Ele também destacou o caos vivido pelos municípios com as notificações de dengue, chikungunya, zica vírus, virose da mosca, a relação do Aedes com a microcefalia, onde a população vem buscando tratamento de forma bastante intensa na rede hospitalar, nas unidades básicas de saúde.

Ele explica que o trabalho de conscientização, de combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser constante, não somente pelas equipes de saúde, mas especialmente com a participação da população na eliminação dos criadouros, enfim, usando todas as armas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.


Marcos Eugênio - Ascom - 988029016

Vigilâncias sanitárias da macrorregional Patos recebem informações sobre atuação no combate ao Aedes





Aconteceu na manhã desta terça-feira 23 no auditório da 6ª Gerência de Saúde, em Patos, encontro com coordenadores de vigilâncias sanitárias da macrorregional (Patos, Princesa Isabel e Piancó), evento que teve como facilitadores Sérgio de Vasconcelos Brindeiro, gerente técnico de Medicamentos e Produtos e Djanira Lucena, diretora de Medicamentos e Alimentos da Agevisa, além de Eugênio Pacceli, da Vigilância Ambiental e Elza Barbalho, gerente da Agevisa Patos.

O objetivo do evento, inserido no Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi repassar informações sobre o controle do mosquito Aedes aegypti e quais as normas técnicas que a Vigilância Sanitária pode usar nessa “guerra”. Esse trabalho que vem sendo posto em prática pelo Governo do Estado através da Agesiva, está na sua fase inicial. Nessa palestra os municípios ficam a par da legislação, competência, limite de atuação. Sérgio explica que há dúvidas sobre o trabalho, a atuação que a Visa tem em torno do Aedes.

“A gente mostra que eles também são competentes e têm poder de atuar e autuar estabelecimentos que por acaso tenham criadouros do Aedes. Se fala muito em Vigilância Ambiental, mas quem tem o poder de polícia administrativa é a Vigilância Sanitária”, diz o gerente de Medicamentos.

Na prática dos vigilantes sanitários, estes vão verificar durante as inspeções se os estabelecimentos possuem locais preferenciais para a criação de mosquitos. Se constatarem isso, farão uma ação educativa, de conscientização, de como o cidadão deve agir para acabar com os focos e abrir uma notificação. Numa nova visita, caso o estabelecimento não tenha feito nada para acabar com os focos, será autuado e enfrentará as medidas cabíveis impostas pelo órgão sanitário.

Marcos Eugênio (Ascom)

988029016 

MPF em Patos instaura procedimento para apurar possíveis cobranças abusivas em faculdades


Procuradoria expediu ofício ao presidente das FIP, requisitando informações acerca de fatos relatados em representação

O Ministério Público Federal em Patos instaurou procedimento para apurar possíveis cobranças abusivas por parte das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

A Procuradoria expediu ofício ao presidente da instituição de ensino superior (IES), requisitando informações, num prazo de 10 dias, sobre possíveis taxas cobradas aos alunos relativas à emissão de diplomas, certidões, históricos, ementas de disciplinas, documentação relativa à transferência de IES, boletins de notas, reposição de provas, cronogramas curriculares, material de ensino de uso coletivo, material destinado a provas/exames ou quaisquer outras taxas relacionadas a serviços educacionais.

O procedimento foi autuado a partir de representação sigilosa, aduzindo suposto abuso das Faculdades Integradas de Patos em cobrar taxas para a emissão de documentos de interesse dos estudantes.


Notícia de Fato nº 1.24.003.000243/2015-15

Despacho nº 123/2016 - MPF/PRM/PT/JRL

Ofício às FIP/Patos: 142/2016 - MPF/PRM/PT/JRL



Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação

Assaltantes roubam cerca de R$ 50 mil de Correios na Paraíba, diz PM

Uma agência dos Correios foi assaltada na tarde desta terça-feira (23), no bairro do Cruz das Armas, em João Pessoa. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o crime foi realizado por três homens, em um carro. Eles roubaram a arma de fogo do segurança do estabelecimento e, de acordo com a polícia, cerca de R$ 50 mil.

Conforme a PM, os assaltantes não estavam encapuzados e foram filmados pelo circuito interno de segurança do local.

Um dos assaltantes chegou a entrar na agência para verificar a situação da segurança e, em seguida, os três cometeram o crime e fugiram.

As informações colhidas pela polícia dão conta de que os assaltantes falaram que o estabelecimento é um órgão federal e logo o Governo vai repor o dinheiro. Até as 16h ninguém tinha sido preso e diligências eram realizadas em busca dos suspeitos.

G1-PB

Deputados paraibanos destacam potencial de Hugo Motta para disputar o Governo Estadual

Ao discursar sobre as crises que afligem o Brasil, no Plenário Ulysses Guimarães, na tarde desta terça-feira, 23, o deputado federal Hugo Motta recebeu elogio de diversos parlamentares sobre sua atuação parlamentar.

Manoel Junior, deputado pelo PMDB paraibano, e Marcondes Gadelha, do PSC, destacaram a trajetória de Motta e revelaram o desejo de vê-lo governador da Paraíba.

“Vossa excelência tem uma folha extraordinária de serviços prestados a Paraíba e ao Brasil. Estamos travando uma luta, principalmente contra a crise de confiança no país. Vossa excelência está de parabéns. Quem sabe num futuro estarei como seu eleitor, votando para governar meu Estado, a Paraíba”, afirmou Manoel Junior.

O deputado Marcondes Gadelha falou de sua admiração pelo trabalho de Hugo Motta. “Quero revelar minha admiração pelo desempenho, pela seriedade e senso de responsabilidade que tem aplicado ao seu mister como representante da nossa Paraíba. É uma das mais gratas revelações da política no cenário nacional. Espero que cresça sempre, e espero que um dia possa votar em vossa excelência para governador do nosso estado”, enfatizou.


Gilclécio Lucena
Assessor de Comunicação

Câmara de Patos passa a transmitir pregões e licitações ao vivo



A Câmara Municipal de Patos iniciou na manhã desta terça-feira (23), a transmissão ao vivo de todos os pregões e licitações realizadas pela Comissão  de Pregões da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

De acordo com a presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), com o pontapé dado a partir da transmissão dos quatro pregões realizados nesta terça, através da página da Câmara na internet, no endereçowww.camarapatos.pb.gov.br, a Casa passa a realizar o mesmo processo a cada pregão que for realizar.

“Visando melhorar, cada vez mais, nosso nível de transparência junto à população, iniciamos hoje esse trabalho de transmissão ao vivo das licitações abertas pela Câmara de Patos. Com isto, também estamos seguindo uma orientação do Tribunal de Contas do Estado, que nos orienta para que sempre procuremos dar transparência aos trabalhos, prestando contas a população e evidenciando os mesmo. Os processos licitatórios realizados já são divulgados com antecedência e agora, além de saber quando este vai ocorrer, o cidadão pode acompanhar todo o processo ao vivo”, complementou a presidente.

Os pregões realizados ao longo do dia foram divulgados no site da Câmara Municipal de Patos, bem como em outros veículos e meios de comunicação no dia 03 de fevereiro, cumprindo o prazo necessário para sua divulgação.

Pregões do dia

·         001/2016 - Contratação de empresa com registro na ANP para fornecimento parcelado de combustíveis e derivados, para atender as necessidades da Câmara Municipal de Vereadores de Patos;
·         002/2016 - Contratação visando aquisição parcelada de material de higiene e limpeza, para atender as necessidades da Câmara Municipal de Vereadores de Patos;
·         003/2016 - Contratação de serviços de veiculação dos atos administrativos e de matérias de interesse do poder Legislativo Municipal - Câmara Municipal de Patos – Paraíba;
·         004/2016 - Contratação de empresa para fornecimento Serviço de filmagens, edição e montagens de DVD como também de CD’s de áudio, para arquivos desta casa, das seções, para atender as necessidades da Câmara Municipal de Vereadores de Patos.

Os pregões foram acompanhados pela Comissão de Pregão da Câmara Municipal de Patos, que é composta pelo pregoeiro Wescley Candeia Santana e pelas servidoras Maria José de Lira Souza e Edilucia Limeira Ramos; pelas representantes da empresa Edja Consultoria e Assessoria, Edjaneide Pereira e Dayana Dayse; e pelo vereador Toinho Nascimento (PV).


Ascom | Câmara Municipal de Patos

Arquivo do blog