Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 28 de janeiro de 2012

Frases do Dia


"Antigamente as mulheres cozinhavam igual à mãe...
Hoje, estão bebendo igual ao pai!"
 
"Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas; hoje em dia, pedem votos".


Enviadas pelo leitor Maurício Santos (Niterói-RJ)

Jatobá tem servido de depósito de lixo

Foto:Pe. Sebastião Gonçalves
 Marcos Eugênio
 
A falta de cuidados com um dos principais reservatórios d’água para os patoenses, o velho açude Jatobá, pode levá-lo a uma situação bastante preocupando, em se tratando de uso para consumo. A população, que deveria zelá-lo vem utilizando o manancial como depósito de lixo.

Os órgãos “in”competentes fazem vista grossa para esse problema de educação ambiental. Latas enferrujadas, garrafas plásticas e de vidro, sandálias, panos, pedaços de metal, calcinha, preservativo, isopor, sacolas plásticas, estão transformando o Jatobá num segundo lixão de Patos. Sem contar os desejos dos sanitários das diversas granjas espalhadas às suas margens, que ninguém sabe seu real destino. A lavagem de veículos em suas águas também contribui para agravar o problema

Há receio que em breve as águas do Jatobá se tornem impróprias para consumo. Cagepa, Prefeitura, GIAASP, Associação de Moradores, Clubes de serviços até agora não se movimentaram para barrar a poluição do açude. Sudema em Patos, só no papel.

Fenaj realiza mobilização para PEC do diploma ir a votação no início de fevereiro


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) iniciará mobilização nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro para que a Proposta de Emenda Constitucional, PEC 33/09, mais conhecida como a PEC do Diploma, que restitui a exigência de formação superior para o exercício da profissão de jornalista, seja votada no Congresso Nacional, já nas primeiras semanas após o término do recesso parlamentar.
 
A orientação da Fenaj aos seus 31 sindicatos filiados é de articulação com todos os senadores do país, principalmente nos últimos dias do mês de janeiro, quando todos os parlamentares estarão de férias em suas bases, aproveitando o recesso dos trabalhos no Congresso Nacional.
 
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB), mais uma vez, vai entrar em contato com os três senadores paraibanos, para reafirmar o compromisso de cada parlamentar com os jornalistas brasileiros, na aprovação da PEC 33/09, em 2º turno de votação. Na primeira etapa o placar foi de 65 votos a favor dos jornalistas e apenas sete contrários à proposta de autoria do senador Antônio Carlos Valadares.
 
A direção da entidade que congrega os jornalistas profissionais da Paraíba conclama toda classe a participar dessa articulação com o ensejo de obter mais uma vitória nessa 2ª etapa da votação. “Para que isso aconteça, devemos entrar em contato com os 3 senadores paraibanos, através de seus e-mails”, disse Rafael Freire, presidente da entidade sindical.
 
Para participar da luta pela volta do diploma, entre em contato e envie mensagem para os senadores.

Sindjor-PB

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ex-prefeito reúne lideranças para traçar metas para eleições 2012


Marcos Eugênio

O ex-prefeito de Várzea-PB e pré-candidato ao Executivo municipal daquele município para as eleições deste ano, Waldemar Marinho Filho (PSB), reúne no próximo dia 04 lideranças políticas que marcharão consigo no pleito de outubro, a exemplo do PSD, PPS e possivelmente do PP e PT estadual, cujas conversas estão bastante adiantadas. “É a primeira reunião de 2012. Vamos traçar metas, começar a construir nossa plataforma de governo”, comentou.

Demazinho, como é mais conhecido, disse que sua campanha se resumirá em apresentação de propostas, de um projeto que tratará também da retomada de metas alcançadas em seu governo e que ganharam dimensão nacional, a exemplo do IDH, o segundo melhor da Paraíba, índice que classifica a qualidade de vida da população. 

Explicou ao pbnoticias que parâmetros deixaram de qualidade de vida deixaram de ser seguidos pela gestão subseqüente à sua, mas explicou que cada um tem uma forma de governar. “Não vou olhar para o retrovisor e sim traçar metas, pensando nos projetos que iniciei em Várzea, montar uma equipe qualificada, capaz de executá-las. Infelizmente a situação em que se encontra Várzea não é aquela que deixei”, explicou.

Demazinho defendeu essa posição exemplificando algo interrompido pela atual gestão, o de geração de renda, aproveitando-se as potencialidades econômicas locais. Para ele falta desenvoltura da atual administração para buscar mecanismos que fortaleçam cada vez mais  nichos econômicos, ofereçam estrutura para que os filhos de Várzea andem com seu próprios pés. “São poucas as cidades que oferecem as potencialidades que Várzea possui. Falta iniciativa da gestão municipal de correr atrás do setor público e privado. O cidadão não pode ficar refém de benesses políticas. O município precisa voltar aos trilhos do desenvolvimento”, enfatizou.

Como um dos diretores do Cooperar, Demazinho diz que o governo Ricardo Coutinho envereda justamente pelo incentivo ao desenvolvimento das atividades que cada localidade pode se sobressair. Em 2011 foram empregados pelo Cooperar R$ 22 milhões, sendo 75% em projetos produtivos. Sobre o primeiro ano do governo RC disse que não tem do que reclamar porque é um governo diferenciado, que ao anuncia uma obra quando tem dinheiro em caixa para aquilo.

Com pesquisas internas que lhe apontam com larga vantagem sobre o atual prefeito de Várzea (José Ivaldo) na corrida pela Prefeitura, Demazinho diz que está muito tranquilo e que terá uma postura de muito respeito, mas não deixando de frisar aquilo que a população precisa para a retomada do crescimento local. Sobre os números diz que não há surpresas devido o histórico de seu governo, de respeito ao erário público, ao planejamento e execução de ações que elevaram positivamente o nome de Várzea no cenário paraibano e proporcionaram melhores condições de vida para seu povo.

MOVIMENTO CONTRA BBB DA GLOBO

http://www.portalct.com.br/files/all/images/Geral/luizFernandoVerissimo208x146.jpg
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência. 
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB  é a pura e suprema banalização do sexo. 
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB  é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados. 

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
 
Luis Fernando Veríssimo 
É cronista e escritor brasileiro
 
 Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.

Garantia Safra: Prazo para retirada dos boletos se encerra dia 31 de janeiro


A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Naturais, comunica aos agricultores que se cadastraram no GARANTIA SAFRA 2011/2012, que o prazo para retirada e pagamento dos boletos se encerra no dia 31 de janeiro. De acordo com o secretário da supracitada pasta, Sebastião dos Santos Lima, ainda existem muitos boletos para serem entregues. 

“Esperamos que essas pessoas tenham a compreensão de procurar seus respectivos boletos até o final do mês, caso contrário perderão o benefício do Seguro Safra que será pago entre os meses de outubro e dezembro de 2012”, destacou o secretário. O pagamento do boleto pode ser efetuado em qualquer casa lotérica até o dia 31 de janeiro.

Para ter acesso ao boleto, o agricultor cadastrado deve se dirigir até à sede da referida Secretaria, localizada no Centro Administrativo Aderbal Martins, Rua Horácio Nóbrega - Belo Horizonte. Telefone: (83) 3423-3610. 

O secretário ainda lembrou que em relação ao Seguro Safra 2010/2011, foram feitos todos os procedimentos necessários para que os recursos fossem enviados pelo Governo Federal. Porém, na época do envio de dados, não houve um reconhecimento de perda de produção agrícola em decorrência da falta de chuvas em 2011.

“Atualmente estamos prestes a receber um posicionamento do Governo Federal, e de acordo com os contatos que a secretaria anda tendo com Brasília, pode ser favorável aos agricultores”, concluiu Sebastião dos Santos.
 
Hélio Barbosa

Presidente do COREN-PB visita Patos e diz que a cidade receberá uma sede



Marcos Eugênio (pbnoticias.com)


O recém-empossado presidente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-PB, Ronaldo Miguel, acompanhado de alguns integrantes da entidade, visitou a cidade de Patos na manhã desta sexta-feira 27, com intuito de repassar alguns informes sobre as ações que estão sendo implementadas nesse início de sua gestão.

Nessa sua passagem por Patos esteve reunido com alguns enfermeiros e conversou com o diretor do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo, diretor clínico Klauber Marques, além do gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Davi Nunes da Paz.

“Nesse primeiro momento estamos fazendo uma visita de gestão. Depois traremos um seminário para informar sobre a nova era da enfermagem e, por último, virá uma fiscalização e assim a gente tenta fazer uma parceria em todo o Estado com os gestores”, enfatizou.

Dentre as ações que o COREN deverá trazer para o Sertão está a abertura da sede de Patos, bem como a de Cajazeiras, a exemplo das que existem em João Pessoa e Campina Grande. Para isso enfatizou que tentará conseguir com a Prefeitura um terreno e, caso contrário, recorrerá ao Conselho Federal de Enfermagem para conseguir esse intento. 

Ronaldo falou da política interna que gerou grandes conflitos na entidade. Acusou a ex-gestão de ter se apropriado por 18 anos do COREN sem permitir que houvesse um processo democrático, legítimo, que garantisse que outras chapas pudessem concorrer igualitariamente, uma manipulação que tinha o aval da diretoria passada do Conselho Federal. “Como mudou o Conselho Federal houve a garantia para que todos pudessem se candidatar, votar. Ano passado enfrentamos a chapa da situação com 73% dos votos”, comentou.

Nesse novo modelo de gestão do COREN, como cita seu presidente, uma das mudanças será em relação ao pagamento da anuidade. Antes o Conselho Federal determinava os valores, mas após pleito de várias categorias, a exemplo dos conselhos de nutrição, enfermagem, medicina, OAB, dentre outros, junto a presidente Dilma, foi promulgada nova lei dizendo que as anuidades passam a ser reajustadas pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumir. Hoje o enfermeiro paga uma anuidade de R$ 175,00, técnico de enfermagem R$ 115,00 e auxiliar de enfermagem R$ 95,00. 

“Hoje a Paraíba tem a menor taxa de anuidade do Brasil, algo que conseguimos junto ao Conselho Federal nessa transição, antes que houvesse o congelamento dessa taxa”, disse Miguel. Quem pagar até 30 deste mês terá descontos de 10% na anuidade. Os recém-formados têm 30% descontos e os técnicos de enfermagem 50%.

“Sou feliz porque sou EVO” sorteia mãe de aluno


A promoção Twitter Evo, realizada pelo Colégio EVO-Gente Inocente, denominada "Sou Feliz Porque sou Evo", que aconteceu nesse período que antecede as aulas, premiou a senhora Carol Ramalho, mãe do aluno Kirvin Ramalho, do 8° Ano que foi contemplada com um conjunto de farda da escola.

O sorteio aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira 26, na sala de matrículas, na presença de professores, funcionários e pais de alunos. O objetivo da promoção foi intensificar as matrículas 2012.

O autor da promoção, o designer Erly Avelino disse que a campanha foi coroada de êxito e que no próximo ano será repetida. “Foi muito gratificante a participação dos pais de alunos fazendo uso do twitter, com a escola trabalhando bem essa ferramenta da internet”, comentou.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeita de São José do Sabugi reduz salários dos professores


O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, denunciou que a prefeita de São José do Sabugi (Vale do Sabugi), Iracema Nelis de Araújo Dantas e o presidente da Câmara Municipal, João Domiciano Dantas Segundo, entraram com Ação Direta de Inconstitucionalidade, contra os professores municipais, pedindo a inconstitucionalidade do Artigo 63, da Lei n° 423/2008, do PCCR do magistério, que dispõe sobre a progressão vertical para os professores com licenciatura plena 50%, especialista 30% e mestrado 50%.

Hoje os professores do município que têm magistério recebem um salário mínimo e uma gratificação de 30%. Os professores com Licenciatura recebem R$ 817,50 mais 30% e os que têm especialização R$ 1.062,75 mais 30% de gratificação. “Nem um professor de São José do Sabugi recebe o piso nacional da categoria, como determina a lei, afirmou José Gonçalves.”

O sindicato conseguiu na justiça a implantação da progressão vertical onde o Dr. Juiz  Perilo Rodrigues de Lucena, da Comarca de Santa Luzia, garantiu o cumprimento da lei, mas a Prefeitura entrou com ação direta de inconstitucionalidade.  Na petição o advogado da Prefeitura afirma: “Ademais, vale salientar, que apesar do reconhecimento pela referida lei da qualificação, o ensino municipal continua de PÉSSIMA QUALIDADE, MAS A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES EQUIPARADA A DE UNIVERSIDADE, tudo em face do efeito CASCATA”. 

Para o sindicalista José Gonçalves é um absurdo uma afirmação dessas quando na verdade os professores são especialistas, outros com mestrado, existe apenas um com magistério e a prefeita trata-os dessa maneira. “Eu ainda não tinha presenciado uma afirmação tão absurda quanto essa para retirar a progressão vertical dos professores e, além disso, afirmar que os salários dos mesmos são iguais aos professores de universidades, onde um professor de Universidade ganha apenas R$ 1.062,75?”, questiona o sindicalista.

O SINFEMP vai recorrer da decisão através de Agravo de Instrumento diretamente no STJ em Brasília e fará assembleia geral com todos os professores na próxima quarta-feira, dia 1° de fevereiro e defenderá a paralisação, não iniciando o ano letivo, repudiando a atitude ilegal, imoral de redução de salários dos profissionais do magistério. “A Prefeita devia reduzir o seu salário, do vice-prefeito e dos secretários, especialmente o seu esposo Manoelzinho, ex-prefeito e atual secretário de administração, mas parte de forma equivocada para atacar os servidores municipais, reduzindo os salários de quem já ganha pouco”, desabafou Gonçalves.

Enquanto a nível nacional a luta é pela implantação do piso da categoria de R$ 1.450,76 em São José do Sabugi a Prefeita faz o contrário, reduzindo salários dos professores.

Governo do Estado participa de campanha do Ministério da Saúde

O Governo do Estado vai participar da Campanha Contra a Aids do Ministério da Saúde (MS), que será realizada durante o período de Carnaval.  A campanha tem o objetivo de estimular a prevenção e o uso de preservativo, por meio da distribuição de camisinhas e de cerca de 135 mil folders e outros materiais educativos sobre as DST/Aids, que serão enviados pelo MS para serem difundidos entre os foliões.

De acordo com o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a campanha será voltada para jovens de 15 a 24 anos, independentemente da orientação sexual. Segundo o MS, nos últimos anos, essa faixa etária tem registrado um número maior de casos de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O lançamento nacional de toda a estratégia está previsto para o dia 2 de fevereiro. As orientações do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) são para que se use o preservativo sempre. “É o jeito mais barato e eficaz de se prevenir das DSTs”, alerta a gerente operacional do núcleo, Ivoneide Pereira de Lucena.

Um mês após o Carnaval, a SES vai realizar uma campanha de incentivo ao teste rápido do HIV, uma vez que depois de trinta dias da pessoa infectada, a precisão é maior para que o resultado do exame seja positivo.

Outras ações – A SES tem realizado uma série de ações de combate e prevenção às DST/Aids. Uma delas é direcionada aos grupos considerados vulneráveis, como os profissionais do sexo e pessoas privadas de liberdade e que estão mais expostas a contrair HIV e hepatites virais, além de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Essas pessoas estão sendo submetidas a exames realizados por técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ação que conta com a participação da Associação dos Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros) e faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento à Feminilização da Aids.

Sobre o teste rápido – Ivoneide Lucena explicou que o teste rápido é gratuito, sigiloso, 100% confiável e seguro, e se algum caso der positivo, a pessoa não deve se apavorar, porque terá todo o acompanhamento médico e psicológico oferecido pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).  O teste rápido demora pouco mais de cinco minutos. É necessário apenas uma gota de sangue tirada do dedo; o resultado sai em cerca de 30 minutos.

“A pessoa que vive com o HIV tem de ser vista e tratada de forma normal. Temos que acabar com o preconceito e saber que beijo, abraço e aperto de mão não transmitem a doença. Todas as pessoas devem fazer o teste rápido, pois o diagnóstico precoce ajuda no controle da doença e fazem com que a pessoa goze de uma vida saudável”, disse.

Secom-PB

Arquivo do blog