Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de junho de 2008

Pirão de Queijo e forró pé-de-serra


O Restaurante Pirão de Queijo, Coreto II, principal point de encontro de turistas que se deslocam de todos os estados brasileiros para festejar o São João de Patos, já lançou sua programação arrasta-pé para o período de 19 a 28 deste mês, onde o som do triângulo, sanfona e zabumba vão, mais uma vez, mexer com os freqüentadores diários daquele espaço. De acordo com seu gerente, José Dias, mais uma vez a cultura regional, o autêntico forró pé-de-serra, será valorizada. "O forró pé-de-serra é muito apreciado pelo público que todas as tardes, durante o evento junino de Patos, busca o Pirão de Queijo para se divertir e reencontrar amigos", comenta Dias.
Durante dez dias Lúcia do Acordeon e Trio Maçã do Amor; Edilson do Acordeon e Forrozão Jeito Manhoso e Matéia do Forró e Tempero Bom vão se revezar no palco montado no Coreto II para animar os forrozeiros. O Pirão de Queijo tem sido importante espaço para a divulgação da cultura regional. Além de manter aos finais de semana apresentações de MPB, com artistas locais, realiza cantorias de viola, dentre outros eventos que ganham a simpatia dos freqüentadores daquele estabelecimento comercial.

Provas para agentes penitenciários acontecem neste domingo


O Governo da Paraíba realiza, neste domingo, dia 8, o Concurso Público para Agente de Segurança Penitenciária. Concorrem às 2.000 vagas oferecidas pelo Estado um total de 30.176 candidatos. As provas objetivas serão aplicadas no turno da tarde a partir das 14h em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Patos. O salário para o cargo é de R$ 1.213,93.
A seleção será realizada em três etapas, incluindo prova objetiva, avaliação psicológica e o curso de formação, sendo as duas primeiras de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas e a última da Escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba. As duas últimas fases serão realizadas apenas na capital. As provas objetivas terão duração de três horas e constarão de 60 questões: 20 de português, 15 de atualidades e 25 de Legislação Específica.
De acordo com a superintendente da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba e membro da comissão do concurso, Zélia Fernandes, as inscrições foram feitas via Internet e as taxas pagas nos Correios. Depois da Paraíba, com 14.656 inscritos, Pernambuco foi o estado com maior número de candidatos: 11.397, seguido do Rio Grande do Norte, com 2.444 inscritos.

onorte

Polícia prende fraudadores do INSS em Pombal

Por volta das 11h de ontem o policiamento da cidade de Pombal recebeu através de uma ligação, a solicitação do gerente do Banco do Nordeste para que fosse averiguado uma suposta fraude ao INSS. Na ação militar se chegou aos acusados Valter de Moura, 49 anos, Mana do rosário Alves de Melo, 37 anos e Paulina de Cássia Oliveira, 21 anos, que foram detidos com vários cartões do INSS e a quantia de R$ 3.530,00 (três mil e quinhentos e trinta reais) em espécie. Os acusados foram entregues ao delegado da Policia Federal para que sejam tomadas as devidas providências.

PPTran registra 201 acidentes em Patos este ano

De acordo com levantamento relaizado pelo PPTran do III Batalhão de Polícia Militar de Patos, este ano foram registrado 201 acidentes nesta cidade. O destaque foram os casos de albarroamento, 98, de janeiro ao mês passado. Nessa modalidade foram 24 ocorrências em janeiro, 16 em fevereiro, 16 março, 17 abril e voltouo a subir em maio, com 26. No mesmo período, últimos cinco meses, aconteceram 17 atropelamentos e um saldo de quatro vítimas fatais.

Filho acusado de executar pai a tiros em Princesa Isabel


O jovem Marcos Antonio Freire, 23 anos, morador da zona rural de Princesa Isabel, está sendo apontado como autor da morte de seu pai, José Freire Sobrinho, 54 anos, fato ocorrido na manhã de ontem no Sítio Jatobá II, naquele município. O crime, segundo o irmão da vítima, Jorge Freire, 55 anos, que presenciou a cena, aconteceu porque o senhor José Freire havia mando sua esposa (mãe do acusado) ir embora de casa, algo que desagradou o filho, que fora procurado por sua genitora. Marcos Antônio teria procurado seu pai para exigir que este voltasse atrás de sua decisão e quando discutia com este, sacou de um revólver e efetuou vários disparos contra ele, que teve morte instantânea. Depois de assassinar seu pai, Marcos fugiu e está sendo procurado pela Polícia. A testemunha só conseguiu avisar à Polícia duas horas depois.
Fonte: III BPM

Evolução promove campanha contra drogas

Por Genival Junior
A escola Evolução Gente Inocente promove na próxima sexta-feira, 13 de junho, mais um ano do projeto interdisciplinar Diga Não às Drogas. O evento acontece pelo sexto ano consecutivo e visa trabalhar a conscientização dos alunos quanto aos prejuízos causados a saúde em função do uso de entorpecentes. A programação será realizada com um desfile pelas principais ruas de Patos, terminando com a realização de um ato público defronte a praça Getúlio Vargas. Segundo a diretora administrativa Francinete Vieira, a programação vem sendo ano a ano, aguardada com grande expectativa por parte dos alunos, motivados pela relevância do projeto no contexto social.
Durante o percurso, os alunos apresentam trabalhos produzidos em faixas, cartazes e mensagens em diversos tipos, enfatizando a população, os problemas mais comuns causados pelo consumo de drogas. Francinete disse que o alcance do projeto não se refere apenas as drogas consideradas pesadas, que são aquelas proibidas pela lei brasileira, mais também visa combater o consumo de drogas lícitas a exemplo do cigarro e do álcool. A expectativa é de que mais de mil alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, participem da atividade.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Serrotão pode ser interditado


Segundo a Justiça, existem 1.111 apenados no Presídio Serrotão, de Campina Grande. Em contrapartida, há dias que apenas dois carcereiros cuidam desse pessoal, muitos barra-pesada. É inacreditável que uma casa de detenção como o Serrotão, que recebe autoridades da Segurança Pública do Estado quase que semanalmente, em decorrência das constantes fugas ali registradas, estes não tenham percebido o conforto, o lazer, as regalias de alguns detentos, sem pagar água nem energia, mas morando em casas mobiliadas, de onde faziam todo tipo de transação criminosa, isso com a conivência de funcionários pagos por nós. O caso chegou a ser notícia nacional. O Serrotão, inclusive, pode vir a ser interditado, caso não cumpra algumas recomendações da Vara de Execuções Penais de Campina Grande. O comandante Guimarães já havia dito certa vez ao Garimpando Palavras que a solução para aquele presídio seria sua implosão e construção de outro, já que seu subsolo parece mais um formigueiro devido ao grande número de túneis já cavados pelos bandidos.

Malha fina

Na próxima segunda-feira a Receita Federal dá início a uma operação cujo objetivo é localizar sonegadores. Vinte e duas mil pessoas físicas e jurídicas vão ser convocados para se explicarem.

Água mais cara


Desde a última segunda-feira que os cerca de 800 mil paraibanos estão pagando 6,48% a mais na conta de água. O reajuste foi maior que a inflação dos últimos doze meses, que alcançou 5,04%. A direção da Cagepa diz que o aumento é para cobrir despesas com energia elétrica e produtos químicos, estes usados no tratamento da água, considerados como sendo os dois principais insumos depois da folha de pessoal. Acredito que se órgão não fosse tão inchado com contratados, frutos da política de apadrinhamento, não seria necessário reajuste tão elevado.

foto:www.esgotoevida.org.br

Câmara lança campanha de valorização à cultura


“Esse vivente és tu”, primeira exposição de artes plásticas da nova sede da Câmara Municipal de Patos, de autoria de Murilo Santos (foto), apresenta ao público a oportunidade de interagir com a essência criativa desse artista, cujas telas trazem harmonia à Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Por o Legislativo patoense viver esse momento histórico, que é a instalação de seu novo prédio, o mais moderno da Paraíba, é que a mesa diretora, por iniciativa de seu presidente, Marcos Eduardo, resolveu lançar a campanha: Indique a tela, que dá oportunidade das pessoas que circulam pela Casa Juvenal Lúcio de Sousa eleger uma das pinturas expostas para fazer parte definitiva do patrimônio do Legislativo. “Essa exposição, que ficará em cartaz até o final deste mês, também faz parte da história da Câmara Municipal, como sendo a primeira atividade cultural dessa Casa, e nada mais justo que torná-la parte do patrimônio do Legislativo”, disse Eduardo ao Garimpando Palavras.
As pessoas, ao chegarem no auditório da Câmara, poderão indicar a tela de sua preferência, escrevendo o nome da pintura. Sua opção será colocada em uma urna e ao final da exposição ela será aberta, quando todos vão saber qual tela ficara fixada em local ainda a ser escolhido, provavelmente na sala da presidência. A intenção de Marcos Eduardo é convidar todas as escolas, públicas e privadas, bem como a sociedade em geral, não apenas para votar, mas conhecer um pouco mais sobre esse trabalho talentoso de Murilo Santos, que já tem agenda confirmada da mostra “Esse vivente és tu” na Capital paraibana e provavelmente ainda este ano em Portugal.
foto:garimpandopalavras

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Igreja de São José de Espinharas desenvolve trabalho social com jovens e crianças


A Igreja de São José, no Município de São José de Espinharas, vem desenvolvendo importante trabalho social com crianças e jovens daquela localidade. As ações pastorais permitem que os jovens possam se manifestar, discutir e vivenciar os fatos do cotidiano da cidade. A Igreja, que assiste espiritualmente 23 comunidades rurais e possui a maior Pastoral da Juventude da Diocese de Patos, como também vem se preparando para transformar-se em paróquia, desenvolve atividades com mais de 70 jovens em três dimensões: a do canto, em que os adolescentes despertam pelo gosto musical, aprendendo a tocar instrumentos adquiridos pela Igreja; dimensão epifania, tendo as temáticas trabalhadas através das artes cênicas (teatro) e a dimensão Angels, voltada para a participação destes nas celebrações eucarísticas.
O grupo Elage (Encontro de Liturgia e Animação Jovem de São José de Espinharas) duas vezes por semana se reúne para discutir os problemas da cidade, temas diversos como drogas, meio ambiente, despertando o jovem para sua responsabilidade como cidadão. O padre Erivaldo Alves (foto) informou ao Garimpando Palavras que o referido grupo organiza campanhas com a comunidade, visando melhorar o dia a dia dos habitantes; realizam eventos comemorativos, o que vem ganhando o reconhecimento na população. Hoje existem em funcionamento em São José de espinharas cerca de 20 pastorais atuando.
Sem recursos
Apesar dessa grande contribuição para o Município, a Igreja de São José vem sofrendo por problemas em sua parte física, e não há recursos para as reformas. Essas dificuldades estão contribuindo para que Pe. Erivaldo busque diálogo com a comunidade católica daquela localidade em busca de soluções para esses problemas. Inclusive a cantora Maria Nordestina, filha daquela terra, que reside em São paulo, mas que se encontra divulgando seu CD na Paraíba, se prontificou a realizar um show no clube de São José de Espinharas, em prol dessa causa, faltando apenas agendar a data.
foto:garimpandopalavras

Viamar Motos Patos realiza evento e premia vendedores


A Viamar Motos de Patos realizou na noite de ontem na Associação Comercial um encontro para tratar das novas campanhas de vendas de consórcios, bem como fazer a entrega dos brindes aos vendedores que se destacaram na campanha interna Rota CNH (Consórcio Nacional Honda), ocorrida de março a maio deste ano. Apenas neste período a conseccionária Patos vendeu 1.146 motos via consórcio, do total 467 consórcios vendidos pelos dez vendedores que mais se sobressairam em CNH. Para fazer a entrega dos brindes, TVs, DVDs, ventiladores, compareceram o gerente da regional composta pela PB, AL e SE, Eduardo Preti, o gerente comercial da PB e PE, Cledinaldo Costa e o supervisor local de CNH, Luis Rosa.
A concessionária da Honda em Patos foi campeã de vendas dentre todas as revendedoras dos estados da PB, AL e SE no mês passado, com a venda de 436 motos. A cada ano a Viamar Motos vem se superando e ampliando sua liderança no ranking de vendas. Os funcionários recebem muitos incentivos através das campanhas nacionais, regionais e internas, com premiações e bônus, sem contar que trabalham com a moto mais comercializada do Brasil, com 700 mil cotas de consórcios por ano, possuindo atualmente 1,2 milhão de clientes ativos de consorcío. Eduardo Preti elogiou o excelente desempenho da Viamar Motos. Preti acompanhou os vendedores da Viamar em trabalho de campo para conhecer a dinâmica de abordagem, que tanto tem destacada a concessionária Patos.
Cledinaldo Costa falou do destaque da Viamar, lembrando o histórico da empresa surgida há quatro anos, dando ênfase à capacitação dos funcionários, os incentivos para que desenvolam com eficácia suas funções. "O resultado desse trabalho nas conquistas, em que somos campeões de vendas, ganhando todos os prêmios que a Honda mantém. Inclusive recentemente uma funcionária se destacou e ganhou passagens para a China. Ano passado outra vendedora, juntamente com Cledinaldo (Naldo) também foram premiados com viagem para Manaus.

Relação dos vendores premiados da Viamar Motos Patos:

1º - Sara Juliana - TV 29"
2º - Rosivaldo Cândido - TV 20"
3º -Ely Carlos - TV 14"
4º - Guilherme Couto - DVD
5º - Lindoberto Martins - DVD
6º - Jorge França - DVD
7º - Suélio Brito - ventilador
8º - Alan Lócio - ventilador
9º - Stoessel do Nascimento - ventilador
10º - Emanoel de Oliveira - ventilador
Além destes, outras quatro funcionárias, que fazem o trabalho de apoio nas vendas, também foram premiadas.
fotos:garimpandopalavras

Sai Vavá entra Enetônio na Cagepa local

Acontece na manhã de hoje a transferência de cargo na direção da Cagepa Patos. Vavá Marques deixa a gerência para concorrer à Prefitura de São José do Bonfim. O cargo de gerente regional será assumido por seu irmão, Enetônio Marques. No local vai ser oferecido um coquetel aos presentes. Vavá fará prestação de contas de sua gestão e dará boas vindas ao novo titular do cargo.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dinaldo se afasta da Assembléia para cuidar da campanha para prefeito de Patos

O deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB), pré-candidato a prefeito, está se afastando das funções de parlamentar para se dedicar à campanha eleitoral para o Executivo de Patos, onde tenta voltar ao cargo que ocupou de 1997 a 2004. Enquanto sai de licença da Assembléia, sua esposa, a ex-deputada estadual Edina Wanderley, se prepara para assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, antiga Ação social.

Magarefe é assassinado em Patos

O magarefe Aldair José Araújo Rodrigues, 32 anos, foi morto a 50 metros de sua casa, no Bairro São Sebastião, em Patos-PB, próximo à linha férrea, às 2h da madrugada de hoje. Vizinhos ouviram barulho de uma moto logo após ele ser alvejado por tiros de arma de fogo. O corpo de Aldair só foi recolhido pela polícia científica por volta das 5h da manhã. De acordo com informações da Polícia Civil, o magarefe foi atingido por três tiros na cabeça.
Próximo ao corpo havia um animal (caprino) com a pele retirada. Há informações que Aldair consumia drogas, podendo seu assassinato estar associado ao uso de entorpecentes ou pelo fato de ter sido encontrado o animal a poucos metros do local em que ele foi atingido pelos tiros. A delegada Ana Carolina, que investiga o crime, já possui pistas que podem levar ao autor do homicídio. Porém não quis adiantar maiores informações para não atrapalhar o serviço de inteligência.

Seminário da Frente de Esquerda de Patos

Será realizado no próximo dia 08 de junho de 2008, domingo, no Auditório da Câmara Municipal de Patos, um seminário eleitoral coordenado pelos Partidos P C do B, PSB, PT, PHS, P T do B, PCB e PSL, que tem como objetivo discutir o planejamento da campanha eleitoral em Patos, o plano de governo, como também apresentar os pré-candidatos a vereadores e vereadoras no pleito de outubro.
Na última segunda-feira, ocorreu mais uma reunião, no Circulo Operário de Patos, onde cada partido apresentou a sua proposta, especialmente no tocante a mobilização para este dia, pois pretendem colocar 250 filiados no evento.
Na oportunidade, será comemorado o centenário de nascimento de Manoel Alves de Oliveira “Seu Manoel”, militante do P C do B desde 1932 e um militante ativo nos movimentos sociais na Paraíba, especialmente em Patos, onde viveu seus últimos dias de militância política.
Para Gonçalves, a coligação está unida e lançará 22 candidatos, sendo 15 homens e 7 mulheres, prevalecendo o número de 11 vagas, com perspectiva de eleger dois vereadores e caso aumente o número de vagas, para 17, as chances melhoram, com condições reais de eleger 3 vereadores.

Enem já tem quase 800 mil inscritos em sua 11ª edição


Até agora, 794 mil estudantes se inscreveram pela Internet para o Exame Nacional do Ensino Médio - o Enem 2008. Além da Internet, as inscrições podem ser feitas também nas agências dos Correios. Na edição passada, o exame recebeu mais de 3,5 milhões de inscrições (3.568.592), contra 157.221 da primeira aplicação da avaliação. O período para o aluno se inscrever vai até 13 de junho. A prova será aplicada no dia 31 de agosto. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Todos os estudantes concluintes de escolas públicas e ainda aqueles declarados carentes – egressos ou estudantes de escolas particulares - não pagam a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35,00. O Enem é o único critério de seleção para que estudantes que atendam às exigências socioeconômicas concorram a uma bolsa no Programa Universidade para Todos, o Prouni. Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando seja substituindo o vestibular.

Andréia Barros
WSCOM Online
foto:g1.globo.com

Câmara Municipal realiza sessão mais longa de sua história


Cerca de 70 pessoas compareceu na noite de ontem a abertura dos trabalhados legislativos na nova sede da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, no Bairro Belo Horizonte. Um fato chamou a atenção de todos, além dos calorosos e acirrados debates dos vereadores, a duração da sessão, com mais de quatro horas de duração, a mais longa de sua história, segundo o presidente da Câmara, Marcos Eduardo. Ele fez um balanço positivo dessa primeira sessão na nova Cârama, bem como da participação da população, enfatizando a importância da presenaça do público nos trabalhos do Legislativo, acompanhando e fiscalizando as ações de seus representantes.
Eduardo fez um discurso de desabafo, rebatendo críticas feitas por ex-vereadores quando ele encarou o projeto de construção do novo prédio da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, construído com recursos do próprio Legislativo. "Muitos que passaram por essa Casa envergonharam a sociedade patoense e hoje criticam essa legislatura.
O povo está consciente e não aceitará pessoas sem compromisso com o progresso de Patos", disse Eduardo ao Garimpando Palavras. Antes da sessão o pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Erivaldo Alves, fez as bençãos das instalações, falou sobre o papel do vereador e a responsabilidade que a Casa Juvenal Lúcio de Sousa tem como espaço democrático, como porta-voz dos anseios populares.
Um dos convidados da sessão foi o procurador da Câmara, José Lacerda, que falou durante vinte minutos sobre a PEC 333, que tramita no Senado Federal, que trata do aumento de vereadores nas câmaras municipais de todo o país, abordando a parte jurídica.

Foto:garimpandopalavras

FIP realiza I Fórum de Assessoria de Comunicação


A FIP - Faculdades Integradas de Patos realiza na próxima quarta-feira, dia 11, no auditório do Sebrae, o I Fórum de Assessoria de Imprensa, com o tema: "Assessorar Pra Quê?", evento dirigido a políticos, instituições e empresas em geral com potencial econômico. O evento está sendo organizado por formandos de Jornalismo da FIP. De acordo com um dos coordenadores, Jamerson Ferreira, a intenção é mostrar para o público alvo a importância do profissional de assessoria de imprensa, na era moderna, jornalista formado, capacitado para desenvolver o trabalho de relação assessorado com públicos externos, a exemplo da mídia, divulgando os acontecimentos, fatos e programas relevantes que provoquem reações nos receptores, de forma positiva para sua imagem. "A contratação de uma assessoria de imprensa é uma realidade mundial. O asessor de imprensa está habilitado, conhece todo o processo da informação, como funcionam os meios de comunicação e sabe trabalhar o texto, a imagem, dando qualidade às informações que o assessorado deseja que chegue àquele que ele deseja atingir", comentou Jamerson. O I Fórum tem início previsto para às 19h30.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Chapa de oposição mais uma vez tumultua eleições do Sindicato dos Jornalistas na Paraíba

A chapa Novos Rumos, encabeçada pelo jornalista Dalmo Olilveira, continua a aprontar das suas, tumultuando o processo eleitoral que definirá a nova diretoria que assumirá o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba para o triênio 2008/2010. Por três vezes Dalmo conseguiu que a Justiça parasse o processo eleitoral. A última delas sexta-feira passada, impedindo a eleição que aconteceria na próxima segunda-feira. A falta de representatividade por parte da Novos Rumos tem tirado a paciência dos companheiros que querem uma definição, já que sem uma diretoria atuante questões trabalhistas ficam sem agilização, a exemplo da campanha do dissídio da categoria.

Nessa última ação da Novos Rumos que levou o juiz Wolney Cordeiro decidir pela suspensão da eleição do dia 09, Dalmo alega que a junta eleitoral tem todos os titulares apoiando a chapa encabeçada por Land Seixas (foto). Ora, a escolha dessa junta aconteceu em votação aberta, da qual também participei, o mesmo Dalmo apresentou proposta que foi rejeitada pelo placar de 85 a 11, tudo dentro da legalidade, numa assembléia que teve como expectador o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, que ao final falou sobre a clareza da escolha da junta.
Dalmo, que tem apoios de jornalistas precários, o que desmoraliza uma das principais campanhas de nós jornalistas profissionais em nível nacional, que é pela obrigatoriedade do certificado de conclusão do curso superior habilitação Jornalismo para exercer a função, talvez por sentir sua altíssima rejeição, esteja temendo o massacre das urnas, aproveitando todas as brechas permitidas pela Justiça para fugir do embate democrático.
Marcos Eugênio

Pescador se enforca em Coremas

O pescador Edimilson Vale Dantas, 48 anos, casado, foi encontrado morto na manhã de hoje (02/06). O corpo foi localizado por familiares no interior de sua residência, no Sítio Riacho de Boi, naquele município. De acordo com informações reveladas por um irmão da vítima, Edmilson vinha enfrentando problemas pessoais e isso poderia ter sido a causa de seu ato extremo.

Fetag mobiliza agricultores para participarem de capacitação


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag) está mobilizando os agricultores, através de sua base, 218 sindicatos, para que eles participem dos cursos de capacitação do Seguro Safra, que estão sendo oferecido pela Comissão Estadual do programa. O presidente da Fetag, Liberalino Ferreira de Lucena, Caboclinho, diz que é imprescindível a participação dos sindicatos em todo o processo de execução do programa. "Sem o controle social das entidades que representam os agricultores, corre-se o risco de se perder o foco, o objetivo do propósito", disse Liberalino. Em Patos a capacitação sobre o Seguro Safra acontece nos dias 11 e 12 deste mês no prédio da Fetag.



TSE divulga resultado do cadastramento eleitoral


Por Genival Junior


O Tribunal Superior Eleitoral-TSE divulgou ontem (02/06), o resultado do cadastramento de eleitores, concluído no último dia 07 de maio. Os novos números apontam a cidade de Patos como o quinto maior colégio eleitoral do estado, com 65.755 eleitores, perdendo apenas para João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Bayeux.
Do total de eleitores do município, 29.677(45,13%), são homens e 36.059 (54.84%), são mulheres. Na distribuição por faixa etária, a maior concentração de eleitores tem entre 25 e 34 anos. São 16.538 eleitores, o que corresponde a 24.88% do universo. A segunda maior distribuição por faixa etária são os eleitores com idade entre 35 e 44 anos. São 12.708 eleitores, o que é correspondente a 19,33% do total de votantes. Ao todo, 47,07% do eleitorado patoense, possui entre 16 e 34 anos de idade, enquanto os demais 52,93%, tem mais de 35 anos. Curiosamente, 19 eleitores encontram-se na condição sexo não identificado, por possuir nomes que podem ser atribuídos a pessoas do sexo masculino ou feminino. Outros 4.861 eleitores possuem mais de 70 anos, faixa etário em que o voto é facultativo.
No tocante a evolução do eleitorado, o crescimento do período superou os quatro anos anteriores. Em 2000, o município tinha 57.371 eleitores, crescendo para 60.885 em 2004, uma evolução de 6,13%. Para 2008, os 4.870 novos eleitores representam um crescimento na ordem de 8%. Vale salientar que os números poderão sofrer novas alterações apenas no tocante ao cancelamento ou regularização de eleitores que ficaram em situação pendente até 07 de maio. Os dados definitivos que constarão para os locais de votação da justiça eleitoral serão definidos no dia 30 de junho.
Outros Municípios:
João Pessoa
444.965
S. José do Bonfim
3.076
Campina Grande
267.046
Cacimba de Areia
2.901
Santa Rita
82.595
Salgadinho
2.564
Bayeux
67.740
Passagem
2.002
Santa Teresinha
3.795
Areia de Baraúnas
1.754
São José de Espinharas
3.621
Quixaba
1.543

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Seminário discute prevenção às drogas


O III Seminário Nacional de Prevenção ao Uso das Drogas nas Escolas começa neste dia 5 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Caiçara, na Praia deTambaú. Até o dia 7 de junho, cerca de 700 profissionais e estudantes dediversos estados estarão reunidos assistindo palestras de especialistas derenome nacional e apresentações de cerca de 30 trabalhos científicos. Oevento é promovido pelo Programa Rede Viva, vinculado à Diretoria deExtensão e Assuntos Comunitários (Deac) do Cefet-PB.
A professora Sandra Eni Nunes Pereira, integrante do Programa de Atenção à Dependência Química (Prodequi) da Universidade de Brasília, vai fazer apalestra de abertura enfocando o tema: “O desafio da Construção das Redes deProteção para os Jovens”. A abertura oficial será feita pela diretora daUnidade João Pessoa do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba(Cefet-PB), professora Verônica Lacerda Arnaud, às 19h30 da quinta-feira. Segundo Vânia Medeiros, coordenadora da Rede Viva, “esse evento tem oobjetivo promover o debate democrático sobre a prevenção em rede para ouso de drogas, com o foco direcionado às escolas e às políticas públicas”.
Integração da família
Os participantes terão a oportunidade de conhecer os trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química, da cidade do Rio de Janeiro, que é a primeira nessa área a ser implantada no País. Também será apresentado o trabalho de prevenção em rede desenvolvido no município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul. Entre as palestrantes, um dos destaques é a pesquisadora da USP, doutora CamilaMagalhães Silveira, médica psiquiatra do Hospital Alberto Einstein, que vai falar sobe o panorama nacional das doenças provocadas pelo uso de álcool e outras drogas; já a professora-doutora Aparecida Penso, da UniversidadeCatólica de Brasília, abordará o problema da integração família e escola na rede de proteção para os jovens.
No último dia do evento haverá uma mesa redonda com a participação da promotora pública da Infância e Juventude de João Pessoa, Soraia Escorel, da juíza da Comarca de Santa Rita, Antonieta Maroja Arcoverde Nóbrega dos Santos, da representante do Conselho Municipal Antidrogas, Risonete Gomes, além do coordenador do Programa de Erradicação das Drogas (Proerd), Coronel Washinton França da Silva. O Seminário será encerrado com a palestra de um representante da Secretaria Nacional Antidrogas, enfocando o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento contará com apoio do Ministério da Educação, através do Proext e da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), além da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e do Paiad daUniversidade Federal da Paraíba.

Ascom Cefet

Homem é atropelado e morto em Patos

A Polícia Rodoviária Federal registrou na tarde de ontem (domingo), um acidente com vitima fatal na BR-230, zona urbana de Patos. O atropelamento vitimou o senhor Adonias Mário dos Santos, 59 anos, que residia no bairro da Vitória.
Segundo informações repassadas pela PRF, era por volta das 14h30m. A vítima tentou atravessar a BR, na altura do Km-335, nas proximidades do Motel Mayame, quando foi atropelado por um caminhão, de placas KGB-3537, Campina Grande.
Adonias Mário chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Patos, porém não resistiu aos ferimentos, e faleceu minutos após dá entrada naquela unidade hospitalar. Já o motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro a vítima. Por esse motivo, ele não foi identificado.
Marcos Oliveira (patosonline.com)

Uso e abuso do computador: saiba como preservar a saúde ocular


Uma pesquisa da Unicamp indicou que a maior parte dos jovens do país usa seus PCs à noite. Este hábito está causando problemas de sono e no rendimento escolar, informou a Agência Fapesp. A pesquisa, que entrevistou 160 adolescentes entre 15 e 18 anos, concluiu que 65% dos jovens usam computador à noite e desse total, cerca de 76% utilizam o PC entre 18h e 6h. Enquanto isso, 90,4% utilizam a máquina nos fins de semana, das 17h às 3 horas da madrugada. O trabalho mostrou que os adolescentes estão de fato abusando do uso do computador à noite. Estes usuários apresentam elementos de distúrbios do sono e têm mais dificuldade para adormecer e para acompanhar as tarefas escolares no dia seguinte.

Para garantir a saúde ocular
O oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO, lista, a seguir, alguns cuidados que devem ser observados pelos usuários de computadores visando preservar a saúde ocular. ”Estas recomendações visam prevenir problemas oculares, ortopédicos, além de melhorar a performance de quem utiliza o computador, seja como ferramenta de trabalho ou de lazer”, afirma Eduardo de Lucca.

1) Proporcione conforto aos olhos - Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigirem esses efeitos, compre uma proteção antiofuscante: um protetor de tela;
2)Ajuste a tela - A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e a fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir essa disposição, coloque alguns livros sob o monitor. Em relação à altura dos olhos, abaixo dos 40 anos, a tela do computador deve estar na linha dos olhos ou levemente abaixo. Se você já passou dos 40 anos e usa óculos para corrigir a presbiopia, a altura da tela não deve pressionar a região do pescoço;
3) Pit stop obrigatório - É saudável estipular períodos de descanso para a visão. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço;
4) Cuide do ambiente - Ao trabalhar com o micro, evite o excesso de luz ambiente externa, brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor;
5) Fique atento à luz - A iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro, não pode haver pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela;
6) Previna a fadiga visual - Distancie seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe possível durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular;
7) Posição dos braços - Para digitar com conforto, os braços devem estar alinhados ao lado do corpo com os cotovelos formando um ângulo de 90°. Isso é importante para garantir a boa circulação sangüínea nos membros superiores. Os punhos devem estar levemente apoiados no teclado;
8) A cadeira ideal – Priorize a compra de uma cadeira confortável. Ela deve ter um encosto ajustável que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar e descanso de braço com almofadas. Ao usar o computador, o recomendável é que a altura da cadeira permita que os pés fiquem apoiados no chão, os joelhos flexionados, o quadril bem apoiado no acento e a coluna na lombada da cadeira.
Excelência em Comunicação na Saúde

foto:seilaoq.wordpress.com

Jovem bêbado atira atinge com tiro agricultor na cabeça

No início da noite de ontem o agricultor José Gabriel Cipriano dos Santos, 38 anos, residente no Sítio Belmonte, município de Pedra Branca-PB, foi alvo de um tiro de revólver disparado pelo sobrinho de sua esposa, o jovem Damião Severino de Sousa, de 21 anos. De acordo com informações passadas à Polícia pela tia do acusado, Damião estava bêbado e brincando com a arma, o qual dizia que a qualquer momento iria dar um tiro. Sem que houvesse qualquer tipo de discussão entre Damião e João Gabriel, o jovem de repente acionou o gatilho e o projétil atingiu o agricultor na cabeça. Devido a gravidade foi transferido para o Hospital Regional de Patos.

domingo, 1 de junho de 2008

Isto é Brasil

A desempregada Patrícia Galvão Camelo, de 33 anos, ficou presa por três dias, em uma delegacia de Fortaleza, por tentar roubar uma lata de leite em pó de uma padaria. Grávida de seis meses, ela disse que estava com fome e sem dinheiro para pagar. Ela não chegou a levar o produto e foi presa em flagrante. A grávida só foi libertada anteontem mediante alvará de soltura expedido pela Justiça.
Agência Estado

Descarga elétrica mata três no Sousa Folia

Na madrugada de hoje, por volta de 01h43, quando da realização do evento de carnaval fora de época denominado “Sousafolia”, em Sousa-PB, três pessoas morreram eletrocutadas, quando o veiculo Scania que comporta o trio elétrico da banda “Cheiro de Amor”, já se aproximava do local de dispersão, na Rua Nelson Meira, Bairro da Estação, ocorreu um acidente com a rede elétrica de alta tensão. Os foliões que se encontravam sobre o citado veículo foram atingidos pelos fios de alta tensão.
No local morreram Alexandre Moura de Medeiros, 26 anos de idade, solteiro, filha de Antônio Luiz de Medeiros e Rita Moura de Medeiros, residente na cidade de Sousa; Eliane dos Santos Rodrigues, 31, solteira, filha de Espedito Rodrigues de Sousa e Olindina Maria dos Santos, residente na cidade de Cajazeiras, e, Antônio Araújo Silva Junior, 26, casado, filho de Antônio Araújo Silva e de Ana Maria Martins Costa Araújo, residente na cidade de João Pessoa, PB. As vítimas ainda chegaram a ser socorridas por uma equipe do SAMU e Corpo de Bombeiros ainda no local do acidente, porém não resistiram aos ferimentos causados pela forte descarga elétrica.
Ainda saíram feridos com queimaduras, porém sem maiores complicações, Carlos Ribeiro, 24 e Vinicius de Aguiar Azevedo, 20, naturais de Recife, PE, que foram levados para o hospital. O veículo era dirigido pelo motorista Delton dos Santos, 41, residente em Alagoinha, BA.
Assim que a situação foi verificada, a festa teve encerramento, pois o destino final seria a casa de Show Estação 10, de propriedade de Luiz de Bazin, que é o responsável pelo evento momesco. A PM adotou as medidas dentro de suas atribuições, inclusive com o recolhimento do veículo ao pátio da 2ª CIA PM, onde se encontra a disposição da justiça, já que foi instaurado pela autoridade competente inquérito policial para apurar o fato em sua extensão. Os corpos das vitimas fatais foram encaminhados ao IML da cidade de Patos, PB, para fins de autopsia e identificação da causa morte.
Fonte: 2ª CIA PM/6º BPM com garimpandopalavras

Apicultura da Paraíba participa de Congresso em Minas



220 toneladas de mel ao ano


As abelhas começam a zunir e o aroma do mel invade a cidade de Belo Horizonte para o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, que acontece de 01 a 04 de junho, em Minas Gerais, com o tema “Abelhas para a Humanidade: Produtividade, Qualidade e Meio Ambiente”. A Paraíba estará presente através do projeto Apicultura Integrada e Sustentável (Apis) nas regiões do Curimataú, Sertão e Cariri.
Paralelo ao evento acontece o 3º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, uma Rodada de Negócios, Clínicas Tecnológicas, Oficinas, Mini-cursos, o Encontro Brasileiro do Projeto Apis e a Feira de Produtos Apícolas, que se estende até o dia 8 e será realizada durante a Superagro, o maior evento de agronegócios do Estado de Minas Gerais. Será uma oportunidade de comercialização de produtos e serviços e ampliação de contatos comerciais com participação de empresas do Brasil e do exterior.
Um conjunto de itens ligados à cadeia produtiva apícola estará à disposição do público visitante. Mel, geléia real, própolis, cera, equipamentos, vestuário, embalagens, dentre outros materiais, serão oferecidos através de apiários, entrepostos, laboratórios, associações, cooperativas, comerciantes, fabricantes e demais instituições relacionadas ao setor. Uma caravana com 90 apicultores do estado da Paraíba estará indo participar do evento em Belo Horizonte.
Novas tecnologias
Para Fabrício Vitorino, gestor do projeto Apis tocado pelo Sebrae na Paraíba, a participação dos apicultores paraibanos no Congresso será uma maneira de fortalecer o agronegócio apícola do estado. “É uma oportunidade de conhecimento e acesso às novas tecnologias e aos serviços de assistência técnica, que permite aos apicultores do estado interagir entre os produtores de outras regiões, obtendo uma rica troca de experiência e abrindo acesso aos mercados”, salienta.
O 17º Congresso Brasileiro de Apicultura é uma realização da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e da Federação Mineira de Apicultura (Femap), com o apoio do Sebrae.
História - O projeto Apis existe na Paraíba desde 2005. A princípio começou de maneira isolada, com cada município responsável apenas pela sua produção. Depois, os municípios de Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Patos e Monteiro se uniram com o objetivo de organizar o setor e fortalecer a produção. Hoje com mais 10 cidades da região do Curimataú somam 250 apicultores, 17 associações e 2 cooperativas. A maior parte da produção de cerca de 220 toneladas de mel ao ano é destinada ao mercado paraibano.
Produção crescente
Em Cajazeiras o trabalho dos apicultores acontece há quatro anos, envolvendo 120 produtores de cinco municípios e uma produção de 30 toneladas ao ano. Eles já organizaram associações, capacitações e criaram recentemente uma cooperativa para fortalecer a cadeia produtiva do mel.
A produção da região do Curimataú está dividida nos municípios de Araruna, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Bananeiras, Dona Inês, Lagoa de Dentro, Caiçara, Jacaraú e Arara. No ano passado os apicultores chegaram a produzir 23,5 toneladas de mel, obtendo um aumento de mais de 50% em relação ao ano de 2006, que foi de 15,8 toneladas.
Mel na merenda escolar
Uma das maiores conquistas da região foi o entreposto de beneficiamento do mel no município de Bananeiras e as onze unidades de coleta pelo Incra. Recentemente, o mel tem sido introduzido na merenda escolar das crianças em escolas públicas. O Apis é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, Senar, Incra, prefeituras municipais, Banco do Brasil e Petrobrás. Com o objetivo de realizar a inclusão social no campo por intermédio da apicultura, o projeto oferece a oportunidade para que o pequeno produtor obtenha na sua terra ocupação e renda mediante a realização de um pequeno investimento.
fonte:Comunicação do Sebrae Paraíba

Bandidos levam R$ 3 mil de comerciante de Brejo do Cruz

Por volta das 15h30 de ontem o comerciante Francisco Félix Dutra, 50 anos de idade, morador da Rua Antônio Dutra de Almeida, Bairro do Emboca em Brejo do Cruz-PB, foi surpreendido por quatro homens desconhecidos e armados de revólveres, quando ele se aproximava de casa. A quadrilha chegou em um veículo Fiesta, de cor prata e placa de Ribeirão Preto-SP cuja numeração não foi identificada, momento em que todos os integrantes de arma em punho desceram do carro e anunciaram o assalto, subtraindo da vítima a quantia de R$ 3 mil em espécie. Após cometerem o delito os criminosos fugiram em sentido ignorado. Policiais Militares do Pelotão daquele município auxiliados pelos companheiros da 2ª Companhia em Catolé do Rocha-PB trabalham de forma intensiva na tentativa de identificar e capturar os acusados.
III BPM

27 mil escolhem novo reitor da UFPB


A comunidade acadêmica da UFPB terá importante missão na próxima quarta-feira, quando elegerá o novo reito da instituição que ficará no cargo nos próximos quatro anos. Cerca de 27 mil eleitores, entre alunos, professores e funcionários vão decidir entre os candidatos Rômulo Polari, José Rodrigues Filho e Lúcio Flávio Vasconcelos. A novidade desta eleição será, pela primeira vez em sua história, o uso de urnas eletrônicas. Dos 27 mil votantes, 18.733 são estudantes; 3.502 servidores; 1.539 professores e 1.518 estudantes do Sistema de Educação à Distância. Atualmente a UFPB tem como reitor Rômulo Polari (foto), que tenta a reeleição.
foto:www.radaris.com.br

Festa para as prostitutas


Amanhã a cidade de João Pessoa também lembra o Dia Internacional da Prostituta (02/06), com muita festa na Rua da Areia, logradouro onde existiam muitas casas de prostitução, que cederam lugar para o comércio em geral. Logo às 6h acontece a corrida da calcinha. Na seqüência shows com Caronas do Opala, Juliano Terto, Mulambo Acústico e Regue A, além de desfile de roupas íntimas. A realização do evento é da Associação dos Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), com apoio da Prefeitura Municipal.
Ainda na programação o público poderá participar de oficinas, espetáculos teatrais, mostra de artes visuais, dentre outras atividades. A grande atração da noite, a partir das 20h, será a Mostra Puta Arte, com a apresentação de trabalhos de 34 artistas plásticos. Da programação do evento, como o tenda eletrônica, só poderão participar pessoas acima de 18 anos. A Prefeitura de João Pessoa realiza trabalho com as profissionais do sexo, orinetando e incentivando-as a usarem preservativos, evitando-se as doenças sexualmente transmissíveis e a aids. A prostituição é uma das profissões mais antigas da humanidade. Se na época de Cristo elas eram alvo de apedrejamento, hoje a categoria mantém até sindicatos, jornais enfocando o preconceito.

Arquivo do blog