Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de agosto de 2009

Estado e Iphan vão concluir restauração da Fazenda Acauã, em Aparecida


O Sítio Histórico de Acauã vai ser revitalizado. Acauã é a mais antiga fazenda de gado e de algodão do Sertão da Paraíba, localizada no município de Aparecida, distante 409 quilômetros de João Pessoa. Representantes do Governo do Estado participaram ontem, sexta-feira (14) de reunião na 20ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em João Pessoa. Sob a guarda do Governo do Estado, o Conjunto Arquitetônico da Fazenda Acauã, tombado pelo Iphan como ‘Patrimônio Histórico e Artístico Nacional’, é um raro exemplo da arquitetura civil em área rural, de casa, capela e sobrado interligados, enriquecidos pelo processo de expansão com o casario dos moradores, expressão da mais legítima arquitetura popular da região.
Reunião no Iphan Restauração – De acordo com a presidente da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Letícia Maia, a partir desta segunda-feira (17) será retomado o projeto de restauração de Acauã. O ambiente abrigará eventos diurnos e noturnos, e a estrada de acesso (cerca de 4 km), deverá ser pavimentada. Após a desapropriação do imóvel pelo Governo do Estado, em evento comandado pessoalmente pelo governador José Targino Maranhão, iniciaram-se as obras de sua recuperação a partir de 1998.
Em 2002, a restauração do monumento estava praticamente concluída e foi inaugurada. Faltavam, porém, alguns detalhes físicos a ser solucionados no conjunto histórico composto por casa sede, capela e sobrado, bem como buscar resolver a questão mais urgente, uma solução para salvaguarda do monumento. Existia a proposta de se instalar ali o Museu do Couro.

Pontos emergenciais – Letícia Maia destacou alguns pontos emergenciais para viabilizar a reativação da Fazenda Acauã. Ficou estabelecido o prazo até 15 de setembro para vistorias nas portas e janelas do conjunto arquitetônico, para que depois sejam levadas as imagens da capela, que foram restauradas e estão sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Caberá a esses dois órgãos a responsabilidade pelo transporte das imagens, que se encontram em João Pessoa, o que deve ocorrer no dia 12 de outubro ou 8 de dezembro.
A vigilância do local foi outro ponto discutido na reunião. A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec) deve contratar duas pessoas da comunidade para serem efetivadas como guardiãs do patrimônio. Serão pessoas que já cuidam voluntariamente do ambiente. Também participaram da reunião no Iphan, o prefeito de Aparecida, Deusimar Pires; o presidente do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti; o assessor técnico da Secretaria de Educação e Cultura, Francisco Pereira, além de técnicos do Iphan.

Parceria – De acordo com Eliane de Castro, dirigente do Iphan Regional PB/RN e que agendou a reunião, a Fazenda Acauã é um bem tombado pelo Instituto desde 1967. O encontro objetivou a discussão de ações em parceria para revitalizar o imóvel. Atualmente, funciona no casario da Fazenda Acauã a ONG Acauã Produções Culturais, que aprovou junto ao MinC um projeto do programa Ponto de Cultura para funcionar naquele imóvel histórico. O conjunto arquitetônico tem cerca de 300 anos e é um pouco da história da ocupação do sertão nordestino. Já foi cenário de filmes importantes, é citado em várias publicações de pesquisadores do País. O escritor e teatrólogo Ariano Suassuna morou no casarão durante parte de sua infância e se inspirou no cenário para desenvolver suas obras.
Secom

Mulheres negras têm salário menor e menos acesso ao mercado de trabalho



A discriminação com a mulher negra no mercado de trabalho é visível quando se analisam dados como o salário e o número de vagas ocupadas por elas.

O salário médio da mulher negra com emprego formal, por exemplo, é menos da metade do que o salário de um homem branco. De acordo com a Relação Anual de Informação Social (Rais), do Ministério do Trabalho, a mulher negra ganha, em média, R$ 790 e o salário do homem branco chega a R$ 1.671,00 – mais que o dobro.

No número de empregos, a discriminação também é estampada pelos números. São 498.521 empregos formais de mulheres negras contra 7,6 milhões de mulheres brancas e 11,9 milhões de homens brancos.

A situação dessas mulheres foi um dos temas do 1º Seminário Nacional de Empoderamento das Mulheres Negras, que termina hoje (15), em Brasília.

Segundo a presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos, Creuza Maria Oliveira, que participa do evento, essas trabalhadoras estão em situação ainda pior porque, apesar de terem emprego, não conseguem fazer cumprir as poucas leis que as protegem. “Como o ambiente em que elas trabalham é privado, não há como ter fiscalização para verificar as condições do local e como trabalham”, explica.

Esses direitos começam a ser desrespeitados, segundo ela, no primeiro momento, quando os patrões têm que assinar a carteira. “A carteira assinada foi a primeira conquista que nós alcançamos, há 36 anos. No Brasil, há mais de 8 milhões de trabalhadoras domésticas, mas apenas 2 milhões tem carteira assinada. Mesmo assim, há empregadores que assinam mas não que contribuem com a Previdência”, diz Creuza. A violência sexual e o assédio moral são outras das violações que se seguem segundo ela.

A falta de espaço para as mulheres negras na vida política também foi tema do seminário. Para a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Aurina Oliveira Santana, a capacidade de ter o poder de decisão da mulher negra na sociedade passa por duas questões. “A primeira delas é a formação política. Precisamos que as mulheres marquem presença nos seus partidos sim. E precisamos afirmar nossos espaços”, defende.

Para isso, na opinião de Aurina, é preciso oferecer mais formação às negras. “A formação é a base para que essas mulheres possam se empregar e o resgatar sua auto estima. Precisamos ter uma elevação de escolaridade”, conclui.


Agência Brasil
Fotocultureba.com.br

Gominho é eleito vice-presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste


O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Gustavo Ferraz Gominho, foi eleito, juntamente com o Secretário da Segurança de Pernambuco, Servilho Silva de Paiva. Ambos assumiram, respectivamente, a vice-presidência e a presidência do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene).

A eleição aconteceu durante a 27ª reunião extraordinária do conselho, ocorrida nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de agosto, em Recife (PE).

Durante o evento, que reuniu secretários da segurança dos nove estados do Nordeste, foi discutido um plano de atuação e metas para o biênio 2009/2011. “Tratamos de problemas atuais de segurança pública na região e as perspectivas para o futuro, ficando também definidas várias ações conjuntas a serem desenvolvidas pelos estados nordestinos”, relatou Gustavo Gominho.

O Consene é um dos conselhos criados pelo Ministério da Justiça para gerir a segurança pública de forma regional. Além dele, existem ainda os conselhos do Norte, Meio-Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Secom
Foto:pbnoticias

Cinco países respondem por quase 65% das mortes pela nova gripe


Cinco países –entre eles o Brasil– respondem por 64,8% das mortes pela nova gripe em todo mundo. Estados Unidos, Argentina, Brasil, México e Chile são responsáveis, no total, por 1.300 das 2.004 mortes registradas até esta sexta-feira (14). Os dados foram divulgados na página do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, da sigla em inglês), que se baseia em números dos governos e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 436 mortes, seguidos por Argentina (404), Brasil (192), México (163) e Chile (105). No total, 55 países já registraram mortes. Dos 15 primeiros da lista, nove são latino-americanos –além dos quatro citados, estão Peru, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Equador. A única região do mundo que ainda não registrou mortes, segundo o ECDC, foi a Ásia Central.

A OMS mudou a estratégia de cálculos de mortes causadas pela nova gripe, e foi acompanhada pelo Ministério da Saúde brasileiro. A conta, diz a organização, deve ser feita por 100 mil habitantes. Dessa forma, é possível saber a taxa de mortalidade da doença por país.

Por esse critério, o Brasil tem 0,09 morte por cada 100 mil habitantes. A Argentina tem o maior índice entre todos os países (1,00, número atualizado com o total de mortes registradas no país), seguida por Uruguai (0,65) e Costa Rica (0,61).

Segundo César Carranza, professor da Universidade de Brasília e médico do Hospital Universitário, o tamanho da população destes países e a capacidade de registros dos casos ajuda a explicar os números. “No hemisfério norte, por exemplo, os casos foram basicamente na temporada anterior, de frio”, afirma.

Apesar disso, países que têm população maior que alguns dos cinco líderes do ranking registraram menos mortes. É o caso, por exemplo, da Malásia, com 27,4 milhões de habitantes e 56 mortes. Para efeito de comparação, o Chile, que tem uma população de 16,9 milhões, conta 105 mortes. Os dados demográficos são do IBGE.

Fatores

O pesquisador do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), Vicente Amato Neto, aponta três fatores para o número de casos nos cinco países: o clima, a detecção precoce da doença e a eficácia das medidas de combate à nova gripe. Apesar disso, ele considera o caso americano uma “contradição.” “As temperaturas voltaram a subir lá e o número de casos continua alto”, afirma.

Em nota divulgada pelo ministério brasileiro na quarta-feira (12), o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Hage, diz que o número de mortes preocupa o governo, mas que não há motivo para pânico. “O governo lamenta cada morte, mas lembra à população que não há motivo para pânico. A doença, na grande maioria dos casos, apresenta sintomas leves. E a rede de saúde do país está preparada para isto: são 1.978 leitos de UTI, em 68 hospitais de referência."

As secretarias da Saúde dos estados brasileiros também divulgam boletins oficiais sobre as mortes provocadas pela nova gripe e, em alguns casos, o número é maior do que o divulgado pelo Ministério da Saúde. Essa diferença acontece porque o governo federal precisa reunir todas as informações para consolidar e depois atualizar os dados nacionais.

G1

Policiais prendem comerciante patoense com carga rouba




Uma mega-operação envolvendo vários policiais civis e alguns do serviço de inteligência da polícia militar de Patos, prendeu o comerciante Izaltan Fernandes de Oliveira (39) vulgarmente conhecido por “Bob”.

A polícia já vinha investigando a ação do criminoso que é proprietário de uma Chácara onde foram localizado produtos de uma carga roubada no Ceará. Eles descobriram que “Bob” é chefe de uma quadrilha formada por ele e mais 03 (três) comparsas que conseguiram fugir.

Um caminhão baú, Volkswagen, de cor branca, placas HYR 6334-CE da empresa TECNOLIBE NORDESTE LTDA carregado de calçados, foi assaltado na última quinta-feira (13), entre as Cidades de Missão Velha e Café da Linha no Ceará e graças à ajuda de um rastreador por Satélite foi descoberto aqui na Cidade de Patos. O proprietário da mercadoria quando percebeu o desviou de rota do veículo que vinha de Juazeiro do Norte, desconfiou e avisou a polícia patoense que passou a investigar toda a ação da quadrilha.

Quatro homens armados de pistolas e espingardas calibre 12 (doze) interceptaram o Caminhão no Ceará e renderam o motorista. Dois deles ficaram com o motorista enquanto que os demais sumiram com o veículo.

Ninguém desconfiou da rota do veículo até Patos já que ele iria para Campina Grande e obrigatoriamente teria que passar por aqui, porém quando ela foi alterada o satélite o fotografou em um sítio com as mesmas características da chácara do acusado.

A polícia montou campana no local e desconfiou que o Caminhão houvesse passado pela entrada da chácara já que por lá havia vestígios de tinta do veículo que forçadamente entrou por uma porteira inclusive arrancando o mourão da cancela.

De repente apareceu a mulher do acusado em uma moto Biz de placa MNI - 5732 Patos, de cor vermelha e de imediato foi abordada pelos policiais que perguntaram se ela sabia sobre uma possível passagem de um Caminhão Baú pelo sítio do casal. Desconfiados os policiais entraram com ela na chácara em companhia do empresário que acompanhou toda a ação policial.

Ao chegarem ao local, o empresário Gilmar Bender (vítima) percebeu um pedaço de papelão no chão, desconfiado, observou e viu a referência de sua mercadoria estampada na caixa. Ele avisou aos policiais que deram voz de prisão a todos que estavam no local, inclusive a esposa do acusado, que já estava preparada com uma sacola de roupas que a polícia desconfiou ser para o marido.

Quando os policiais dominaram todos abriram um pequeno armazém e dentro dele encontraram as 1.600 (mil e seiscentas) caixas de sandálias que haviam sido roubadas no Ceará. Aproximadamente 18 mil pares.

O Caminhão foi encontrado após a Cidade de Itaporanga, próximo a Cidade de Boa Ventura. Eles levaram o veículo para outra localidade a fim de confundir as investigações policiais.

Alguns trabalhadores foram detidos na chácara, inclusive o caseiro e a esposa dele para prestarem depoimento. A mulher de Izaltan Fernandes seguiu com policiais até Patos. Quando chegaram, montaram campana na residência dele na Rua Cândido das Laranjeiras no Jardim Queiroz e o prenderam em flagrante.

Na chácara a polícia também descobriu diversos produtos eletroeletrônicos, tais quais: Fogões, colchões, geladeira, frízer, televisor LCD de 49 (quarenta e nove) polegadas, além de 02 (duas) espingardas calibres 12 (doze), dentre outros. Eles estão investigando e tudo leva a crer que são produtos provenientes de um outro assalto supostamente efetuado pela mesma quadrilha.

Há uma suspeita que os eletroeletrônicos encontrados na chácara do acusado pertencem a um fabricante conhecido por Móveis Guzim, que também teve seu Caminhão assaltado próximo a Santa Gertrudes recentemente.

A mulher do caseiro disse aos policias que dois televisores teriam sido levados para chácara por “Bob” e um deles já havia sido vendido. As autoridades acreditam que tem muita gente envolvida no crime que age como receptadores.

Na chácara a polícia também localizou o Pneu do Caminhão roubado além de acessórios pertencentes a veículos de grande porte que ela desconfia ser de outros supostamente tomados por assaltos pela quadrilha.

Matéria exclusiva de Mário Frade do portalpatos.com

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 15/08/09 MOGO - O QUEBRADRO DE PEDRAS

Mogo era um rapaz saudável que vivia na China. Para sobreviver trabalhava quebrando pedras. Embora forte e sadio, não se contentava com seu destino. Reclamava dia e noite da vida que levava, até quem um dia seu anjo da guarda apareceu-lhe e assim conversou com ele: - Mogo, você tem saúde e uma vida pela frente. Outros jovens começaram fazendo algo como você, então por quê você reclama tanto? Deus foi injusto comigo, não me dando oportunidade de crescer, respondeu Mogo. Preocupado o anjo foi à presença do Senhor, pedindo ajuda para que seu protegido não terminasse perdendo sua alma. Seja feita a tua vontade – disse o Senhor ao anjo. De agora em diante, tudo o que Mogo quiser, lhe será concedido. No dia seguinte, Mogo quebrava pedras quando viu passar uma carruagem levando um nobre, coberto de jóias. Passando as mãos pelo rosto suado e sujo, Mogo disse com amargura: Por quê não posso ser um nobre também? Este é o meu destino! – Sê-lo-ás – murmurou seu anjo, com imensa alegria. E Mogo transformou-se no dono de um palácio suntuoso, muitas terras, cercado de servidores e cavalos. Costumava sair todos os dias com seu cortejo e gostava de ver seus antigos companheiros alinhados à beira da rua, olhando-o com respeito. Numa dessas tardes o calor estava insuportável. Mesmo debaixo de seu guarda sol dourado, Mogo transpirava como no tempo em que lascava pedras. Deu-se então conta de que não era tão importante assim: acima dele havia príncipes, imperadores e mais alto ainda que estes o sol, que não obedecia a ninguém, pois era o verdadeiro rei! - Ah! anjo meu, porque não posso ser o sol? Este deve ser meu destino! – lamentou-se Mogo. Pois sê-lo-ás – exclamou o anjo, escondendo sua tristeza diante de tanta ambição. E Mogo foi sol, como desejava. Enquanto brilhava no céu, admirado com seu gigantesco poder de amadurecer colheitas ou queimá-las ao seu prazer, um ponto negro começou a avançar ao seu encontro.

A mancha escura foi crescendo e Mogo reparou que era uma nuvem estendendo-se a sua volta, e fazendo com que não mais pudesse ver a terra. Anjo! gritou Mogo – a nuvem é mais forte que o sol! Meu destino é ser nuvem! Sê-lo-às - respondeu o seu anjo. E Mogo foi transformado em nuvem, achando que havia realizado o seu sonho. Sou poderoso! Gritava, escurecendo o sol. Sou invencível trovejava, perseguindo onda. Mas na costa do deserto do oceano, erguia-se uma imensa rocha de granito tão velha quanto o mundo. Mogo achou que a velha rocha o desafiava e desencadeou uma tempestade que o mundo nunca antes vira. A ondas enormes e furiosas golpeavam a rocha, tentando arrancá-la do solo e atirá-la no fundo do mar. Mas firme e impassível, a rocha continuava no seu lugar. Anjo – soluçava Mogo - a rocha é mais forte que a nuvem! Meu destino é ser uma rocha. E Mogo transformou-se numa rocha. Sou a mais poderosa do mundo, gritava ele. Agora, ninguém poderá vencer-me. Passaram-se vários anos, até que numa certa manhã, Mogo sentiu uma lancetada aguda nas suas entranhas de pedra, acompanhada de dor profunda, como se uma parte de seu corpo granítico estivesse sendo dilacerado. Logo ouviu golpes surdos insistentes e novamente a dor gigantesca. Louco de espanto gritou: anjo alguém está querendo me matar! Ele tem mais poder do que eu. Quero ser como ele. Sê-lo-as! – exclamou o anjo, chorando. E foi assim que Mogo voltou a lascar pedras. Que Deus esteja conosco. Até segunda-feira. Um feliz final de semana.

Esta coluna é publicada simultaneamente com o pbnoticias.co

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Autoestima - uma leitura saudável



Inácio Andrade Torres – 14/08/09

HUMANISTAS ATEUS

Essa reflexão é de D. Helder Câmara. Um homem de fé já afirmou que a “expressão humanismo ateu encobre a realidade tristíssima de um duplo ateísmo: o primeiro, pela negação ou ausência de Deus; o segundo, pela colocação do homem no lugar de Deus”.

Quem lida com humanistas ateus, diz D. Hélder, é levado a outro raciocínio, a outra conclusão – e afirma:
- “A Lei consiste em amar a Deus e amar o próximo. Ora, quem ama o próximo já cumpriu metade da Lei;
- quem ama de verdade e profundamente o próximo, mesmo sem saber e até sem querer, já ama o Criador e Pai.

Quem não sabe que, muitas vezes, o ateísmo nasce da decepção que os homens de fé – mormente os mais responsáveis dentro das respectivas religiões – causamos, sobretudo a adolescentes, pela falta de correspondência entre a largueza e beleza de nossos princípios e a estreiteza e deselegância de nossas atitudes?

Comove lidar com certos humanistas ateus, capazes de servir de exemplo a quem tem fé, pelo amor à verdade, à justiça e à paz; pela disponibilidade em servir, pela capacidade de doação, pela coragem e pela fibra diante de sofrimentos e de torturas!”

Bendito seja Deus. Até amanhã.

Branca de Calvão e as sete Nevinhas com muito deboche em Patos






"Branca de Calvão e as sete Nevinhas", com texto do humorista Cristovam Tadeu e direção de Edilson Alves foi mais um espetáculo cênico da Companhia Paraibana de Teatro trazido a Patos. O deboche, a interatividade público elenco mais uma vez conseguiu com que a platéia exorcizasse toda sua alegria. Foram duas sessões, no auditório do Fórum.
A peça trata da adaptação da fábula Branca de neve e os sete anões, fazendo uso do humor debochado, onde uma madrasta ruim e malvada chamada Dragolina manda matar a sua enteada Branca de Calvão, por pura inveja de sua beleza. A Companhia Paraibana de Comédia faz uma grande sátira ao mundo das fábulas e da realidade atual e social do País sempre com sua peculiar irreverência.
Em Branca de Calvão participa o mesmo elenco de Pastoril Profano: Adeilton Pereira ( Branca de calvão), Sergio Lucena (Madrasta Dragolina e Leonardo de caprio), Ribamar de Souza ( Espelho Mágico e Nevinha Risonha), Alessandro Barros ( Narradora e Nevinha Zangada) e Alessandro Tchê ( Narradora ,Motoboy e Nevinha Mestra).

Fonte: pbnoticias.com


Projeto Sindicultura oferece música de qualidade ao público patoense



Depois do sucesso da primeira edição do projeto Sindicultura Sertão, no mês passado, com espetáculo teatral O Dia em que Morte Bateu das Botas, o Sindifisco-PB traz a Patos outra grande atração: o músico Edu Araújo e banda.
O artista se apresenta na cidade, nesta quarta-feira (19), às 20h, no auditório do Fórum Miguel Sátyro, com entrada aberta ao público. As senhas são adquiridas, no próprio Fórum, uma hora antes do início do evento.
O público patoense vai ter oportunidade de assistir a um show bastante eclético, com arranjos primorosos para composições autorais e de outros artistas de repercussão na MPB. A produção foi elaborada, exclusivamente, para a mini turnê que tem início em Patos e segue, nos dois dias seguintes, para Sousa e Cajazeiras.
Edu Araújo vai mostrar suas qualidades musicais no teclado e acordeom, instrumentos que domina com exímio talento. Integrante da banda do Forrofest e acordeonista do poeta Jessier Quirino, o arranjador e produtor cultural Edu Araújo preparou um repertório, que, sem trocadilhos, vai tocar a alma do público patoense.
Tecladista desde os 13 anos, Edu Araújo participou do festival de música da Paraíba, o FENART, feira de música em fortaleza. Ele é arranjador e produtor de muitos artistas que desenvolvem carreira dentro e fora do Estado, entre eles, Kennedy Costa, Jr. Targino, João Jaguaribe e Regina Brown.
Além das cidades sertanejas, o projeto Sindicultura Sertão ocorre ainda em João Pessoa e Campina Grande, numa realização do Sindicato do Fisco Estadual, Sindifisco-PB. Todas as apresentações serão abertas ao público. O objetivo é formar platéias para a produção cultural paraibana, comentou Luciano Marinho (Buchinho), organizador do evento no interior do Estado.

Assessoria

UFCG realiza simpósio sobre meio ambiente em Cajazeiras


A Universidade Federal de Campina Grande, através do Centro de Formação de Professores, realizará de 1 a 4 de setembro, nas dependências do Campus de Cajazeiras, o I Simpósio Paraibano sobre o Meio Ambiente e o III Encontro de Biologia. O objetivo desses eventos é promover a integração e a unificação de ações ambientais sustentáveis, bem como discutir atualidades no âmbito das ciências biológicas, da biotecnologia, da ética e da qualidade de vida no semiárido da Paraíba. Conforme as coordenações da Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza e do Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, entidades promotoras dos eventos, haverá, além de dezesseis mini-cursos, várias palestras, conferências e mesas redondas todas, intencionalmente, visando introduzir novas técnicas e metodologias inovadoras que permitam a apropriação de conhecimentos e habilidades por parte dos participantes, instigando-se uma saudável transformação nas práticas de atuação de trabalhadores e gestores e nos espaços de serviços e de controle social.
Numa parceria com o Museu Interativo do Semiárido(MISA), durante esses eventos, acontecerá a exposição Viver e compreender o semiárido, uma atração que se constitui em elemento essencial para transmitir, itinerante e permanentemente, os traços fundamentais do semiárido, exibidos em seus matizes e faces componentes dessa imensa parte formadora do perfil geográfico brasileiro. Com se vê, trata-se de um encontro científico, sócio-cultural e multiprofissional, sendo portanto de interesse as profissões da saúde, da educação, do direito, da agronomia, economia, engenharia florestal e outras, bem como a comunidade em geral. Os interessados poderão adquirir mais informações pelo fone: (83) 3531-2037 ou pelo site: www.cfp.ufcg.edu.br

foto:sbec-mossoro.blogspot.com

Enfermeiros proibidos de dar expediente em Condado


Os enfermeiros João Ozório Queiroga (PSF II) e Érica Kaline Abílio Diniz (PSF I), aprovados em concurso público municipal de Condado, sendo, portanto, efetivos, foram proibidos de desempenhar suas funções, de maneira até agora inexplicável pela Secretaria de Saúde daquela localidade. Ao chegarem para trabalhar os enfermeiros tiveram entrada não permitida, os quais ficaram durante o expediente na calçada aguardando um comunicado da secretária de Saúde, Simone Araújo.
Desde quarta que eles seguem essa rotina, cumprindo a carga horária na calçada e não cuidando da saúde da população. Do referido concurso que os enfermeiros participaram foram abertas três vagas para a função da enfermagem. Érika explicou que para as vagas dela e João Ozório foram contratados outras duas pessoas. Uma delas tendo participado do concurso, porém sem ter conseguido aprovação, ficando somente na posição 33ª.
Érika e Ozório resolveram prestar queixa na Delegacia pelos maus tratos, enfrentado sol e humilhação, para isso contrataram advogado e estão entrando com ação no Ministério do Trabalho. “Fomos afastados sem que apresentassem qualquer tipo de justificativa”, diz Érika ao pbnoticias. Hoje a Secretaria informou que os enfermeiros irão cumprir suas 40 horas semanais nas escolas, inclusive com escalas nos finais de semana. O advogado dos enfermeiros, Taciano Fontes, já está movendo ações para que os mesmos voltem para seus respectivos locais de trabalho. Não conseguimos contato por telefone com a secretária Simone Araújo.

pbnoticias.com


Arquivo do blog