Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de agosto de 2010

Parecer do Ministério Público Eleitoral é contra elegibilidade de Dinaldo


Marcos Eugênio

No dia de ontem o Ministério Público Eleitoral, através da Procuradoria Geral Eleitoral, encaminhou parecer ao relator Hamilton Carvalhido, do processo de cassação do registro de candidatura de  Dinaldo Wanderley, assinado pela vice-procuradora-geral-eleitoral, Sandra Verônica Cureau, considerando o ex-prefeito de Patos e atual deputado estadual inelegível para as eleições deste ano.
O candidato Dinaldo teve seu registro deferido pelo TRE-PB, que, no seu acórdão, considerou não ter havido danos da gestão de Dinaldo ao erário público, porém o MPF-PB entrou com o recurso de nº 4522-98.2010.6.15.0000 junto ao TSE, recurso que tem como relator o ministro Hamilton Carvalhido, o que tem mais se posicionado acerca da integral aplicação da lei Ficha Limpa. Analisando os autos processuais, o MPE discorreu sobre o acórdão do TCU – Tribunal de Contas da União, que havia apontado irregularidades ao longo do governo Dinaldo Medeiros Wanderley enquanto prefeito de Patos, dando parecer contrário à sua elegibilidade.
Segundo o Tribunal de Contas da União, Dinaldo teria cometido irregularidades trazendo prejuízos para o erário público, como o pagamento à empresa Idéia Consultoria, antes dessa prestar os serviços; pagamentos realizados se licitação no valor de R$ 23.790,00; fracionamento da despesa a fim de evitar abertura de licitação na modalidade convite e realização de dois convites sem a devida tomada de preços, fatos considerados como sendo de improbidade administrativa e que contribuíram para o parecer de ontem do MPE.
A expectativa é que Dinaldo, cuja situação é bem parecida com a do candidato ao Senado e ex-governador Cássio Cunha Lima, enquadrado na Lei Complementar 135/2010, também chamada de Lei “Ficha Limpa” venha a ser julgado na próxima semana, até quarta-feira, pelo Supremo Tribunal Eleitoral.

Autoestima - uma leitura saudável para começar bem o dia!

Inácio Andrade Torres – 21/08/2010
A MÁXIMAS DE ZÉ CAVALCANTE
Numa homenagem ao escritor e político José Cavalcante, apresentaremos durante esse período de campanha, algumas de suas inúmeras máximas sobre a política e os políticos.

De fato, como faz falta, numa épocas dessas, o “S. Zé da crianças e das mulher”, como era carinhosamente chamado pelo seu povo.

Seus comícios prazerosos, o corujão que já não existe, as grandes passeatas, os inflamados discursos. Pois bem! Já que o tempo não volta, relembremos partes do que ele deixou registrado em suas obras. A seguir as primeiras máximas.

O político é um indivíduo que pensa uma coisa, diz outra, e faz o contrário.

Politico sem mandato é como vaca sem chocalho: não puxa rebanho.

Na política os tolos se contentam com o pouco, os sabidos nem com o muito - querem tudo.

Não há político, que não seja escravo, não dos seus eleitores e amigos, mas, sim, da sua vaidade e da sua ambição.

A política é um meio de comprar os eleitores a varejo, sem ágio, e depois vendê-los em grosso, com a correção monetária.

Quem faz política é como quem se esconde: não diz para onde vai.

Sensibilidade de político é como fumaça: desaparece logo que o fogo se paga.

A bajulação política é como a labareda: destrói a quem abraça.

Em geral, o político é como santo de pau: tem as mãos postas mas não reza.

A vaidade política é como a água salgada: quanto mais se bebe, mais aumenta a sede.

O político é como o macaco: só se coça para dentro.

Geralmente, político pobre é como o jabuti: tem as pernas curtas.

A ambição política é como a amplidão: não tem limite.

As duas principais  embirras da política: o orgulho que não quer dever e o amor-próprio que não quer pagar.

A política é como a mulher: bem ou mal, não se pode viver sem ela.

PRÓXIMA COLUNA TERÁ MUITO MAIS.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Fundador do PT é inernado em São Paulo

O jurista e um dos fundadores do PT Hélio Bicudo, de 88 anos está internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital, que disse não poder dar detalhes sobre o estado de saúde de Bicudo e as causas da internação. 

O político foi vice-prefeito de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (SP) e deixou o PT em 2005, mesmo ano em que um grupo de dissidentes petistas fundou o PSOL. Ele é tido como um dos maiores defensores dos direitos humanos do país.

Atualmente Bicudo presidente a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos. De 1989 a 1990, ele foi secretário municipal dos Negócios Jurídicos (gestão Luiza Erundina) e, entre 2001 e 2004, vice-prefeito de São Paulo (gestão Marta Suplicy).

No último dia 8, Bicudo gravou um depoimento em que declara apoio à candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência da República. No vídeo, de pouco mais de um minuto, Bicudo afirma que Marina é “uma mulher de luta, que tem dedicado sua vida aos direitos de terceiros”.

“A candidatura da Marina é a candidatura com que todos nós brasileiros sonhamos. De uma mulher de luta, que tem dedicado sua vida aos direitos de terceiros, aos diretos humanos”, diz o jurista no vídeo, que está postado no site oficial da candidata à Presidência.
  
G1

Polícias da PB, PE e AL prendem quadrilha especializada em roubos a banco

Ascom

Uma ação conjunta, realizada por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil da Paraíba, em parceria com as Polícias Civis dos estados de Pernambuco e Alagoas, resultou na prisão de quatro pessoas, integrantes da quadrilha da família Danielowski, especializada em realizar roubos a bancos com uso de maçaricos.

O histórico criminal da quadrilha, juntamente com objetos apreendidos pela Polícia e que provavelmente eram utilizados para os crimes serão apresentados à imprensa nesta segunda-feira (23), às 9h30, durante entrevista coletiva na sede do GOE, localizada no piso térreo da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, bairro de Mangabeira, Capital.

Autoria de 14 ações criminosas

A ação denominada ‘Operação Triunfo II’ aconteceu nesta sexta-feira (20), em continuidade à primeira, cujo resultado foi a prisão em flagrante de outras quatro pessoas da quadrilha na cidade de Quipapá (PE).

Ao todo, à família Danielowski são atribuídas a autoria de pelo menos 14 ações criminosas, dentre elas duas às agências do Banco do Brasil, nos municípios paraibanos de Caaporã e Pitimbu.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Folkevo apresenta diversidade cultural brasileira



O Colégio e Curso Evo/Gente Inocente realizou na noite desta sexta-feira 20 a celebração do Dia do Folclore, comemorado no dia 22 deste mês. O FolkEvo apresentou a diversidade cultural, com a participação de alunos de diversas séries, que apresentaram danças de cada região do país. 
A festa do caprichoso e garantido; O balaiado do boi bumbá; o frevo; marchinhas de carnaval; capoeira; quadrilha junina; dança da peneira; xote; forró; reisado; festa da uva; pout-pourri; forró universitário; samba e funk. Essas foram as danças assistidas pelos pais e familiares dos alunos.
Uma exposição e feira de comida típicas da região Nordeste foi montada no local do FolkEvo, nas dependências do Sesi. 
Fotos:Marcos Eugênio

Entidades discutem na Promotoria Festa de Setembro


Aconteceu na manhã desta sexta-feira uma reunião na Curadoria do Meio Ambiente e Patrimônio Público envolvendo todas as entidades que diretamente vão participar da Festa de Setembro ou de Nossa Senhora da Guia, a mais antiga celebração religiosa e social da cidade. Bombeiros, Polícia Militar, Energisa, Igreja, Sudema, Conselho Tutelar, STTrans e Prefeitura de Patos estiveram representadas nesse encontro com a promotora Edvani Saraiva.
Dentre os assuntos discutidos estão a localização das barracas e parques, que ficarão concentrados em trechos das ruas Bossuet Wanderley, Floriano Peixoto, Praça Getúlio Vargas e na Solon de Lucena e Epitácio Pessoa. Nessas duas apenas será permiti parques infláveis, no período das 18h às 6h da manhã.
A Prefeitura, segundo seu assessor Maurício Lopes, dará total apoio ao evento, como sempre o fez. Enfatizou que este ano a população poderá circular melhor entre os parques de diversão. “Vou me reunir com o prefeito Nabor Wanderley para decidir a data para abrir e concluir o cadastramento de todos os barraqueiros, algo em torno de duzentos”, comentou.
A promotora Edivani Saraiva disse que a reunião com os segmentos citados foi muito positiva para definir a localização dos parques, barracas, para que não haja problemas no trânsito da cidade e também para que ninguém, seja seu promovente, a Igreja, comerciante ou população seja prejudicado com essa festa tradicional, que faz parte do calendário de ventos religiosos e culturais da Paraíba.
Praças de taxi e mototaxi da área em que estarão sendo instalados os parques e barracas serão remanejadas para outros trechos, de maneira democrática, por meio de discussão dos prestadores desses serviços com a STTrans. “Todos os itens serão fiscalizados para garantir a segurança da população ao longo dos dez dias de festa. Inclusive os barraqueiros que comercializam alimentos vão ser fiscalizados pela Vigilância Sanitária municipal”, comentou a promotora.
As ruas principais do centro da cidade ficarão livres para o trânsito, a exemplo da Solon de Lucena, Epitácio Pessoa e Pedro Firmino ficarão livres durante o dia, até às 18h. Maria Joseni (Josa), representante da Igreja, falou da tradição da festa de Nossa Senhora da Guia, que existe a 22 anos, permanece no local onde sempre aconteceu, com o consenso de todas as entidades e que a grande preocupação da coordenação da festa é com a parte religiosa, o novenário, a evangelização dos fiéis, ficando a parte da diversão com as demais entidades. (Marcos Eugênio)

Ricardo e Cássio participam da abertura do comitê de Monaci Marques, em patos


O candidato ao governo do Estado pela coligação Paraíba Unida, Ricardo Coutinho, PSB, e o ex-governador do Estado, Cássio Cunha Lima, PSDB, participam juntos neste domingo, 22, da abertura do comitê de campanha do candidato Monaci Marques, PPS, que disputa uma cadeira na casa Epitácio Pessoa.
O comitê de Monaci vai funcionar no antigo Posto de Combustíveis de Joãozinho, localizado na Rua do Prado, no centro da cidade. Depois da inauguração, prevista inicialmente para às 16h, Ricardo Coutinho, Cássio, Monaci e os demais candidatos da coligação da Região de Patos, participam de uma carreata que saíra do lado do Colégio Evolução e percorrerá as principais ruas de Patos.
“Além de Patos, são esperadas pessoas de todas as cidades da região onde eu sou apoiado, a exemplo de Mãe D’água, São José do bom Fim, Teixiera, Malta, Condado, Vista Serrana, onde fui prefeito, São José de Espinharas e outras cidades da Região”, disse Monaci. Ele também está otimista com relação a participação do público Patoense, onde espera uma grande votação.
Assessoria.

III BPM realiza torneio em comemoração ao Dia do Soldado

Durante a manhã de ontem (19), O 3º BPM realizou um Torneio de Futsal marcando a semana de comemoração do dia do Soldado com o objetivo  de promover a confraternização entre os Militares. Os jogos foram realizados durante a manhã desta quinta na AABB de Patos, saindo campeã a equipe dos Bombeiros. O Subcomandante da Unidade, Major Costa, fez a abertura do evento destacando que esse tipo de evento é extrema importância para proporcionar lazer para aqueles que todos os dias se dedicam a segurança pública.
III BPM

Candidatos ao governo da Paraíba participam de debate na BAND


Os candidatos ao governo do estado participaram na noite desta quinta-feira, 19, do primeiro debate em TV aberta, promovido pela TV Clube, filiada da Band na Paraíba, e realizado no SEBRAE. Ao final do programa, os candidatos avaliaram de forma positiva o encontro.
O governador e candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB), ressaltou que apesar de o tempo de televisão ser curto, avaliou que conseguiu apresentar um esboço de suas propostas de governo. `Ninguém fez um aprofundamento de suas propostas devido as limitações do tempo de TV, mas no aspecto individual foi suficiente para o conhecimento do perfil de cada candidato`.
Sobre a participação nos demais debates, o governador informou que ainda vai avaliar em quais confirmará presença e justificou alegando que precisa compatibilizar os debates com as outras atividades de campanha. `A campanha não é feita apenas no rádio e na TV`.
O ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), disse que conseguiu mostrar suas principais propostas de governo. `Falei sobre agricultura, saúde, segurança e educação. Não apresentei promessas, por que só promete quem nunca fez. Tudo que apresentei, já fiz em João Pessoa`.
Ricardo também conversa com Duda Mendonça e Nonato Bandeira (Crédito: Wscom)
Coutinho disse ainda que seria importante que todas as TVs promovessem debates, pois `todos os políticos deveriam ter a obrigação de participar destas discussões`.
O candidato do PSTU, Marcelino Rodrigues, elogiou a iniciativa da emissora por ter incluído todos os candidatos e o formato do debate, uma vez que as regras garantiram igualdade entre todos. `Assim tivemos como desmascararas oligarquias que governam o estado há mais de 20 anos`.
Lourdes Sarmento (PCO) destacou que o debate permitiu o confronto de idéias, abrindo para a população as propostas de todos os candidatos. `Toda concessão pública deveria abrir espaço igual para todos os candidatos`.
O candidato do PSOL, Nelson Júnior, disse que teve a oportunidade de apresentar suas propostas e tornar conhecida da população sua candidatura e com isso será mais fácil a partir de agora pedir o voto nas ruas. `Espero que a população tenha assimilado bem as minhas propostas`.
Francisco Oliveira (PCB) também julgou importante o debate e se disse satisfeito por ter tido a oportunidade de apresentar propostas para a população.
Confira como foi o debate: 
Primeiro bloco
Os seis candidatos ao Governo do Estado iniciaram o debate promovido pela TV Clube respondendo a perguntas formuladas pela população. Os temas e candidatos foram sorteado, conforme combinado com as coordenações de campanha de todas as coligações.
O primeiro a responder foi o candidato do PSTU, Marcelino Rodrigues, que foi indagado sobre o tratamento aos camelôs. Ele criticou o candidato Ricardo Coutinho (PSB), acusando-o de truculência com os camelôs quando era prefeito de João Pessoa.
“Emprego é importante, tem sua função no estado, ajuda quem não conseguiu entrar no mercado de trabalho, dá dignidade a essas pessoas. Perseguir os camelôs joga o pai de família na rua, faz com que ele não tenha condição de sustentar seus filhos e ter uma vida digna. Vamos investir nesse setor, com atenção e a dignidade que os camelôs merecem”, disse.
Em seguida, foi a vez da candidata Lourdes Samento (PCO), que respondeu uma pergunta sobre propostas para Saneamento Básico.
“É deficiente, e não vai ser resolvido sob agressão. Os dois candidatos representantes da burguesia não vão resolver o problema de saneamento, garantir a saúde pública para a população. Temos que reativar toda a rede de esgotos, fazer o tratamento para termos um serviço essencial de qualidade para todos os municípios, principalmente os mais pobres. A gente também não vê saneamento nas periferias de João Pessoa. É preciso controlar e dar garantia a saneamento básico de qualidade e saúde pública para a população”, respondeu.
O governador e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), foi indagado a respeito da Saúde Pública, e respondeu que está priorizando as obras em hospitais, melhorando o atendimento à população paraibana.
“Estamos construindo hospitais cujas obras foram paralisadas na administração anterior. Estamos com licitação para mais nove hospitais, como o Hospital de Trauma de Campina Grande. Outros estão sendo melhorados em nossa gestão. Instalamos os serviços de cardiologia infantil no hospital Arlinda Marques, instalamos hemodiálise em vários hospitais da Paraíba, inclusive Cajazeiras e Guarabira. Tem outros serviços a ser feitos, capazes de atender as demandas da população nesta área”, respondeu.
Respondendo sobre Educação, o candidato Nelson Júnior, do PSOL, afirmou que pretende implementar na Paraíba o que determina o Plano Nacional de Educação, elevando a arrecadação dos recursos para a educação em 30% da receita do Estado.
“Queremos ensino em tempo integral em todas as escolas, com cultura, lazer para a criança e adolescente passar o dia na escola, se qualificando, fazendo cursos profissionalizantes, pra sair do ensino médio com condições de prestar vestibular ou ingressar no mercado de trabalho. É importante investir no professor, e não só em tênis, camisa...”, defendeu.
O tema Segurança Pública foi a pergunta feita ao ex-prefeito e candidato do PSB, Ricardo Coutinho. Ele criticou a situação atual do estado, associando à administração pública a responsabilidade pelas mortes relacionadas ao tráfico de drogas e índices de criminalidade.
“A Paraíba está com medo, está desprotegida. O Governo esqueceu a segurança, abriu as porteiras da Paraíba pro crime em outros estados, as pessoas passam para assaltar ônibus, assaltar bancos. É fundamental que possamos articular ações das polícias, preparar a Paraíba para se afiliar ao sistema único de segurança pública. Temos que cuidar da juventude, que está sendo vítima de um genocídio. A segurança precisa ser moralizada e ter tranqüilidade para a população paraibana”, disse.
Francisco Oliveira, do PCB, foi o último a responder a pergunta da população, cujo tema é a Violência contra a Mulher. Ele foi inquirido a responder sobre a eficiência da Lei Maria da Penha.
“Todos são iguais perante a lei. Assegurar o atendimento a homens e mulheres é dever do Estado. Nós temos é que fazer políticas públicas que atenda todo e qualquer cidadão, que tenha a eficiência necessária. Infelizmente, os anos de atraso e desgoverno e ineficiência deixaram a Paraíba estagnada, porque enquanto permanecer grupos familiares com interesses capitalistas dominando os cofres públicos, a telespectadora não vai ter reformulação das políticas públicas nem pra homem, nem pra mulher, nem pra criança, nem pra ninguém”.
Segundo bloco
Os candidatos Marcelino Rodrigues (PSTU) e Chico Oliveira (PCB) foram os primeiros a responderem as perguntas sobre geração de emprego, sendo que o primeiro respondeu e o segundo fez a replica. Em seguida, Chico Oliveira responde pergunta sobre saúde e a candidata Lourdes Sarmento (PCO) fez a replica.
Nelson Júnior (PSOL) respondeu sobre segurança e defendeu a realização de concurso público e melhor aparelhamento do estado e políticas sociais voltadas para os mais pobres.
Maranhão respondeu sobre Educação e destacou as ações que desenvolveu no seu atual governo e destacou a qualificação dos professores e prometeu desenvolver políticas para combater a evasão escolar. Nelson Júnior replicou e defendeu a realização de concursos para preenchimentos de vagas na Educação.
Ricardo foi indagado sobre a habitação e defendeu não apenas o combate ao déficit habitacional no índice quantitativo, mas também na qualidade das casas a serem construídas. Maranhão prometeu se empenhar para utilizar o programa Minha Casa, Minha Vida para diminuir o déficit habitacional da Paraíba. Na tréplica, Ricardo partiu para o `ataque` e acusou o atual governador de em um ano e sete meses de governo não construir nenhuma casa.
Marcelino Rodrigues falou sobre infraestrutura e defendeu investimento em áreas mais carentes, ao invés de se realizar obras faraônicas. Na replica, Ricardo Coutinho disse que vai ouvir o povo decidir quais obras devem ser realizadas.
Terceiro bloco
No terceiro bloco os candidatos começam o confronto direto
A candidata Lourdes Sarmento iniciou perguntando a Ricardo Coutinho sobre a sua política de segurança, criticando-o por perseguir os camelos em João Pessoa. Ricardo rebateu dizendo que sua proposta de colocar a polícia nas ruas não é para perseguir e sim proteger a população mais carente.
`Policia na rua é para proteger a população, sobretudo os mais pobres. Vou pagar melhor as policias, para assim ter mais policiais nas ruas. Na Paraíba a coisa está frouxa, por que o Governo do Estado nada faz`.
`O candidato que se diz socialista reforça a repressao e atinge aos negros e a população pobre` rebateu Lourdes.
Depois Francisco Oliveira perguntou a José Maranhão sobre a privatização da Saelpa e o que foi feito com o dinheiro. O governador respondeu que todos os recursos foram investidos em abastecimento de água.
`Construirmos quase 800 quilômetros de adutora e levamos água mais de 85 cidades, o que infelizmente não foi continuado no governo seguinte`, disse Maranhão.
`As privatizações foram feitas pelo governo FHC ou privatizarmos ou pedia totalmente o patrimônio do Estado`, acrescentou.
Já Marcelinho Rodrigues (PSTU) perguntou a Nelson Junior (PSOL) se Ricardo tinha condição de assumir o Estado `uma vez que está associado com dois candidatos ao Senado corruptos`.
`De forma alguma, Ricardo teve vergonha de trazer seu senador Efraim,por que ele desponta mais nas páginas policiais, que nas políticas`, respondeu Nelson.
Quarto bloco
Principais candidatos trocaram perguntas e acusações mútuas.
No quarto bloco do debate na TV Clube entre os candidatos ao Governo do Estado, as regras previam a manutenção das perguntas diretas entre os adversários. Quem abriu a rodada foi o candidato Ricardo Coutinho (PSB), que perguntou ao governador e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB) sobre os votos dele pra presidente em 1994 e 1998.
Maranhão respondeu que, em 1989, votou no primeiro turno em Ulisses Guimarães, que era candidato do PMDB. Mas que no segundo turno votou em Lula. E que teria votado no candidato petista em todas as eleições nacionais a partir de então.
Ricardo contestou a resposta, afirmando que em 1994 e 1998 Maranhão teria votado em Fernando Henrique Cardoso, candidato do PSDB e adversário de Lula, vindo a apoiar o petista somente a partir de 2002.
Na tréplica, Maranhão negou a premissa levantada por Ricardo, dizendo que Lula sabe que sempre teve o apoio do PMDB paraibano nas eleições de 1994 até hoje. “Lula diz que eu sou um amigo em todas as eleições que ele enfrentou”, respondeu.
Por sorteio, o segundo candidato a perguntar foi José Maranhão, que retribuiu o gesto e direcionou a pergunta a Ricardo Coutinho. Ele questionou o ex-prefeito de João Pessoa a respeito das políticas de combate às drogas no estado, afirmando que no município isso não teria funcionado.
Na resposta, Ricardo trouxe à tona o uso de crack em todo o estado, acusando o Governo de não conseguir punir os traficantes e combater a dependência química. “Quando eu era prefeito, tentei fazer com que o Estado abrisse dez leitos para atendimento aos dependentes. Não conseguimos. Mesmo assim, antes de sair, determinei à Secretaria Municipal de Saúde que tentasse abrir esses leitos daqui pra outubro”, disse.
Na réplica, Maranhão disse que ouve essas declarações, mas devolve, dizendo que quando o Estado propôs uma parceria com o Município, ela não foi aceita. “O Município tem um conselho anti-drogas que nunca fuincionou. A respeito, vamos inaugurar o Caps 3, que é o mais alto nível. Assinamos convenio com as dioceses de Patos e Campina Grande pra duas unidades de combate a droga”, revelou.
Na tréplica, Ricardo acusa Maranhão de dizer que vai fazer, sem fazer efetivamente. “Enquanto o senhor diz que vai fazer eu já fiz”, disparou.
Os outros quatro candidatos (Marcelino Rodrigues, do PSTU; Francisco Oliveira, do PCB; Nelson Júnior, do PSOL; e Lourdes Sarmento, do PCO), aproveitaram as dobradinhas entre perguntas, réplicas e tréplicas para atingir, simultaneamente, os candidatos Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB).
Quinto Bloco
No quinto bloco os candidatos tiveram um minuto cada para suas considerações finais, agradeceram a emissora e pediram o voto do eleitor.
Marcos Wéric/Cristiano Teixeira/Onivaldo Júnior
WSCOM Online

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

José Mota quer explicações sobre não funcionamento de conselhos da educação


O vereador José Mota Victor (PMDB), que pode sair candidato a prefeito em 2012, durante seu discurso proferido na noite desta quinta-feira na Câmara Municipal de Patos, disse que recebeu uma denúncia de que o Conselho Municipal da Educação, o Conselho da Merenda Escolar e o Conselho do Fundeb não estavam funcionando.
Disse ao pbnoticias estar preocupado com essa situação e pediu ao líder do governo na Câmara, Raniere Ramalho (PMDB), explicações da Secretaria Municipal de Educação para que sejam apresentadas na próxima sessão.
“Se isso realmente estiver acontecendo é um retrocesso muito grande para Patos e a cidade fica fora da lei porque esses conselhos são exigidos por lei para poder fiscalizar as ações da Secretaria Municipal de educação”, comentou Mota.
Marcos Eugênio

Inscrições para Vestibular da UFCG começam dia 6 de setembro

A Câmara Superior de Ensino do Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiu na manhã desta quinta-feira, 19, que serão disponibilizadas 4.750 vagas para o Vestibular 2011, sendo 3.125 delas destinadas ao ingresso dos alunos no primeiro período letivo do próximo ano e 1.625, para o período 2011.2.

O quadro de distribuição por cursos recebeu 200 novas vagas que serão ofertadas para as licenciaturas em Química, Biologia, Física e Matemática, criadas em substituição ao curso de Ciências, no campus de Cajazeiras, cada uma delas com 40 vagas anuais.

O presidente da Câmara, e pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, adiantou que as inscrições para o Vestibular 2011 começarão no próximo dia 6 de setembro, e que o período de duração e todo cronograma serão divulgados na próxima semana, em edital-conjunto com a Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

A inscrição será online, pela página eletrônica da UFCG, e exigirá o número de inscrição do candidato no Enem 2010. “Só com a confirmação da inscrição no Enem, e fazendo as provas, é que o candidato estará apto a concorrer às vagas ofertadas pela UFCG”, reforçou, o pró-reitor.

Novo Vestibular


O novo processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFCG foi modificado nos quesitos elaboração e aplicação das provas, que não ficarão mais a cargo da Comprov. A partir do Vestibular 2011, a média alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizada como classificatória para o preenchimento das vagas ofertadas.
Ascom

Espaço Sindical


PREFEITURA DE CACIMBA DE AREIA NÃO PAGA PASEP AOS SERVIDORES MUNICIPAIS

O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, denunciou que a Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia, não pagou o PASEP aos servidores municipais apesar do dinheiro ter sido sacado no Banco do Brasil, Agência de Patos.
Segundo José Gonçalves, não é a primeira vez que o Prefeito pratica essa irregularidade com os servidores municipais, pois nos anos anteriores, utilizou do mesmo expediente, tendo que o sindicato entrar com denúncia no Ministério Público Estadual para reverter à situação e só depois de ter sido convocado para audiência resolveu pagar aos funcionários.
“É lamentável uma situação dessas, você tirar um salário mínimo de um servidor público, infringindo a lei, pois é uma apropriação indébita, já que esse dinheiro pertence ao servidor, vem diretamente do governo federal e a prefeitura não entra com um centavo.” Desabafou José Gonçalves.
Gonçalves denunciou ainda que enquanto os poderosos estão participando de festas, no Município, inclusive vários prefeitos da região, a convite do chefe do executivo municipal, os servidores não têm condições sequer de tomar um refrigerante, pois além de não receberem os salários em dias, o dinheiro do PASEP chega e não é repassado para os mesmos.
Alguns servidores se anteciparam e ainda conseguiram sacar o dinheiro, mas em seguida o Banco do Brasil informou que teria feito o repasse para a conta da prefeitura.
O SINFEMP vai entrar ainda hoje com uma denúncia junto ao Ministério Público da Comarca de Patos, denunciando o prefeito Betinho Campos por improbidade administrativa.
José Gonçalves.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Frequência nas autoescolas será controlada pela impressão digital


Representantes dos 96 Centros de Formação de Condutores (CFCs) em funcionamento em todo o Estado participam nesta quinta-feira (19), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, de um encontro para discutir o processo de implantação da biometria nos CFCs, antigas autoescolas. O sistema vai ajudar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a controlar a frequência dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, durante as aulas teóricas e práticas.

No Detran da Paraíba, a identificação dos candidatos pela impressão digital já é feita em quase todos os exames (médico, psicotécnico, legislação e na hora da captação da fotografia). O próximo passo será a implantação da biometria no momento do exame de direção veicular.

A qualificação dos serviços prestados pelo Detran acontece no mesmo instante em que o órgão vem implantando o Programa Gestão de Qualidade Total (PQT), em parceria com SEBRAE. Segundo o superintendente, coronel Francisco de Assis Silva, já foram adotadas várias medidas de acordo com os fundamentos do PQT, baseados em ações de descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida.

Os servidores estão participando de palestras sobre temas que ajudem a tornar o ambiente de trabalho mais agradável e possibilitem uma melhor prestação de serviços.
Ascom

Grupo é preso quando planjeva praticar assaltos em Santa Luzia


No início da noite de ontem, 17, numa operação conjunta das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar na cidade de Santa Luzia –PB , foram presos 3 homens, com idades de 45, 33 e 25 anos, destes dois residentes na cidade de Campina Grande-PB e um na cidade de João Pessoa, os mesmos planejavam realizar diversos arrombamentos a estabelecimentos comerciais e a agência do Banco do Brasil, todos localizados em santa Luzia.

A operação policial teve início quando o setor de inteligência da Polícia Federal em João Pessoa-PB repassou aos policiais da inteligência da Delegacia da Polícia Federal em Patos que uma quadrilha de assaltantes pretendia realizar um evento criminoso naquela cidade localizada no Seridó paraibano. 
Diante das informações a Polícia Federal solicitou apoio das Polícias Militar e Rodoviária Federal para prender os criminosos e evitar a ocorrência do delito, sendo montada uma grande operação policial que culminou com um verdadeiro cerco policial na cidade de Santa Luzia/PB.

Por volta das 18:45 h, o veículo que era tripulado pelos três presos, um Astra preto, placas KJO-5932 Recife/PE, foi avistado entrando naquela cidade, passando a ser seguido por policiais velados, que realizaram a abordagem do veículo e de seus ocupantes no centro da cidade. 

Com os presos foram encontrados uma gandola camuflada nas cores do Exército Brasileiro, ferramentas diversas para arrombamento, luvas, aparelhos de celulares, cordas, sacolas e considerável volume em dinheiro.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, os presos, incursos no art. 155, § 4º, IV (furto qualificado mediante participação de duas ou mais pessoas) c/c art. 14, II (crime tentado), todos do Código Penal Brasileiro, foram conduzidos ao Presídio Regional de Patos/PB, onde permanecerão à disposição do juízo da Comarca de Santa Luzia-PB.

Setor de Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal Patos/PB

Justiça determina à ANS que não permita reajuste de planos de saúde para idosos

A Justiça Federal em Minas Gerais determinou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mude todas as suas resoluções, para que os idosos não sofram reajuste nos planos de saúde ao completarem 60 anos de idade.

O juiz Lincoln Pinheiro Costa, da 20ª Vara Federal em Belo Horizonte, tomou a decisão com base no Estatuto do Idoso, que proíbe a variação de valor por faixa etária nos contratos dos clientes com mais de 60 anos.

De acordo com o Ministério Público Federal em Minas Gerais, responsável por mover a ação e que divulgou hoje (18) a decisão do juiz federal, a resolução da ANS, que estipula variação de preço por faixa etária, desrespeita o estatuto. Outro argumento do MPF é de que as operadoras dos planos alegam que as regras da ANS valem apenas para os contratos firmados depois de janeiro de 2004, quando o estatuto passou a vigorar.

Procurada pela Agência Brasil, a ANS não se manifestou sobre a decisão judicial. Ainda cabe recurso da decisão.
 

Agência Brasil

Basquete do Brasil inicia último teste antes do Mundial nesta sexta-feira

Após ser derrotada por Argentina e Espanha, a seleção brasileira de basquete masculino encarará a partir de sexta-feira seu último grande teste antes do Mundial, o Torneio de Lyon. 
Os comandados do técnico Rubén Magnano terão pela frente três adversários presentes na principal competição da temporada 2010, contudo participantes de grupos distintos: França, Costa do Marfim e Austrália. O primeiro desafio será contra os donos da casa, nesta sexta (às 11h45 de Brasília). 
Motivados com a volta dos pivôs Tiago Splitter e Nenê, os quais sentiram dores durante a preparação e foram poupados da maioria dos amistosos, o grupo realizou seu último treino na cidade espanhola de Logroño nesta quarta-feira antes de embarcar para a cidade francesa. 
O ala Marquinhos Vieira (que joga na equipe italiana Montegranaro) externou suas expectativas para o 'mini-torneio'. "A fase de preparação e o torneio aqui em Logroño foram muito proveitosos. Em relação à França, acredito que a equipe terá um bom desempenho, ainda mais com a volta do Tiago e do Nenê. Temos tudo para melhorar nosso jogo e os adversários terão muito trabalho nos amistosos", ponderou. 

O único desfalque do time verde-amarelo será Anderson Varejão. O atleta sofreu uma torção no tornozelo no duelo contra a Espanha, contudo não preocupa a comissão técnica. Apesar do exame não ter apontado nenhuma lesão, o pivô ficará de molho para amenizar o inchaço. 

O Brasil está no Grupo B do Mundial, ao lado de Irã, Tunísia, Estados Unidos, Croácia e Eslovênia.
 
Gazeta Esportiva.Net
Foto:diariodonordeste.globo

Homem é preso em Guarabira acusado de estuprar duas crianças

Um homem, de 66 anos, foi preso acusado de abuso sexual contra duas menores, nessa terça-feira (16), no Distrito de Pirpiri, em Guarabira.

Segundo informações repassadas pela polícia, as meninas, uma de sete e outra de 12 anos, teriam sido abusadas durante quatro meses por Josué César da Silva, que morava com as vítimas, mas não tinha relacionamento com Francisca da Trintade Dantas, mãe das garotas.
paraibaonline

IBGE faz nova seleção para contratar mais 2 mil recenseadores


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (18) inscrições para contratar mais 2.006 recenseadores para o Censo 2010. As vagas são para trabalhar em Goiás, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em São Paulo a partir do dia 6 de setembro. Segundo o IBGE, nestes estados, o número de recenseadores ficou aquém do necessário.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União de hoje (18), as inscrições estarão abertas até o próximo dia 25 de agosto, exclusivamente nas agências e nos postos de inscrição do IBGE. Para participar do processo seletivo complementar para o Censo 2010, o candidato deve ter 18 anos completos na data da contratação e ter concluído o ensino fundamental, além de outras exigências detalhadas no edital.

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Segundo o IBGE, em média, cada setor tem 300 domicílios que podem ser visitados em menos de um mês. Os candidatos serão selecionados por análise de títulos e por um treinamento, fazendo depois uma prova, cujo resultado sairá no dia 31 de agosto.

A coleta de dados para o Censo 2010 começou em todo o país no dia 1º de agosto, com 130 mil recenseadores. Em 15 dias de trabalho, eles transmitiram para o IBGE dados de 33 milhões de brasileiros.
Agência Brasil

Cultura

Observância Noturna

Pensei até que tinha caído tinta
Nos meus cabelos.

- mas não caiu não -

Uma brancura idade de repente se alojou
No lado esquerdo da minha cabeça flutuante
E não tive dúvidas:
O futuro chegou!

Agora o espelho hospedou-se
Nas retinas do meu tempo.

Réginaldo Poeta

Arquivo do blog