Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Vandalismo adia aulas do Coriolano

Mais uma vez os vândalos voltaram a agir na Escola Coriolando de Medeiros na cidade de Patos, causando estragos que levaram a direção a adiar o início do ano letivo. Não é a primeira vez que isso acontece. Aliás em várias escolas de Patos delinqüentes tem danificado e roubado o patrimônio público, inclusive professores já receberam ameças de morte no bairro do Morro. Do Peti do Alto da Tubiba já levaram vários equipamentos e destruiram portas. No próprio Coriolando houve uma época que jovens pulavam a murada para fumar maconha e inibir que crianças praticassem futsal. É preciso providências, que haja segurança no ambiente escolar.

Treze compra briga com TV Correio e proíbe emissora de transmitir seus jogos


A TV Correio, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Paraibano, irá mostrar o jogo Esporte x Nacional, no estádio José Cavalcanti, em Patos, pela rodada deste fim de semana pelo Campeonato Paraibano. Contudo, de acordo com a tabela divulgada pela própria emissora, não era este o jogo programado, e sim Treze x Campinense.
O problema é que a diretoria do Galo da Borborema proibiu a transmissão dos jogos de sua equipe porque a emissora teria se recusado a pagar os direitos de imagem dos jogadores, conforme acordo estabelecido antes do início das disputas. Com isso, o Clássico dos Maiorais não poderá ser transmitido pela rede de TV. Além disso, todos os outros jogos do Treze serão proibidos de ser televisionados, caso as partes não cheguem a um acordo. A reportagem do Portal WSCOM Online procurou o Treze que, através de sua assessoria de imprensa, comunicou que além disso, o clube entrou com uma ação contra a TV Correio por conta da transmissão da partida da equipe contra o Atlético de Cajazeiras, feita sem autorização, de acordo com a assessoria.

Da Redação
WSCOM Online
foto:trezegalo.podomatic.com

Caminhão carregado com Gás Tóxico tomba na Serra de Teixeira


A Bruxa esta solta na Região da Serra do Teixeira, quase que simultaneamente três acidentes automobilísticos com vítimas fatais. Por volta das 16h de ontem um caminhão carregado com Gás Tóxico virou na Serra do Teixeira na PB 110 que liga as cidades de Teixeira a Patos. O caminhão um Mercedes Bens 1620 Placas DBV 9233 Cachoeirinha – MG, ano 2002 cor branca, era da Empresa General Chemical Comércio e Derivados LTDA, da cidade de Cachoeirinha em Cambuí – Minas Gerais, o Caminhão conduzia uma carga de 13 cilindros de Cloro Gás com 50/900 Kg.
O caminhão tombou próxima a curva conhecida como apertar da hora.No acidente morreu o motorista do caminhão o Sr. José Luiz da Silva de 55 anos, natural de Belo Horizonte/MG, o destino era a cidade de Sobral no Ceará.
Segundo informações de curiosos no local, o motorista ainda estava vivo na hora em que as equipes do Corpo de Bombeiro e do SAMU chegaram ao local, mais devido a demora no atendimento, o motorista faleceu.A causa da morte só será conhecida após a perícia do IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Patos, onde o corpo do motorista se encontra a disposição dos médicos legistas.Devido ao Gás Tóxico que vazaram do acidente, os Policiais da cidade de Teixeira que estavam no local fazendo a interdição da pista tiveram que ser atendidos no posto Médico da cidade.
O primeiro acidente aconteceu também por volta das 16h na divisa entre as cidades de Teixeira –PB e Brejinho – PE, onde em um acidente de moto um jovem faleceu, quase que na mesma hora outro acidente acontecia na estrada que liga as cidades de Teixeira – PB e Desterro – PB, nestes dois jovens em uma motocicleta se chocaram na traseira de um caminhão da empresa Nova Schin, um dos jovens está hospitalizado e o outro faleceu na cidade de Patos a caminha do Hospital.
Edney Lisboa
Foto/Olavo Silva
patosonline.com

Maior clássico sertanejo movimenta Patos


Amanhã o estádio José Cavalcante será novamente palco do maior clássico sertanejo. Nacional x Esporte. Mais um jogo para ficar registrado na história do futebol de Patos e memória dos torcedores alviverdes e alvirrubros. A cidade vive o clima da partida desde ontem. O comércio de camisas de Nacional e Esporte no centro é uma mostra disso. O Canário do Sertão vem de uma elástica derrota para o Sousa, 3x1, partida disputada no Marizão em Sousa. Já o Esporte conseguiu importantre resultado de 1x0, pouco para o que apresentou dentro de campo, quando poderia ter feito no mínimo três. Essa vitória do Esporte, que mostrou ser forte para a competição deste ano, para muitos, inclusive nacionalilnos, o credencia como favorito para o jogo de amanhã. Mas em se tratando de clássico, as vezes esse favoritismo não funciona bem.

O presidente do Verdão, José Ivan, prometeu uma equipe para o Paraibano 2008 mais forte que a do ano passado. Só que com esse futebol que o Naça vem jogando não está convencendo ninguém. Mas há tempo de reação e ela pode começar neste domingo se conseguiur vencer o Patinho, que terá como único desfalque o atacante Delany. O miolo do Esporte mostrou contra o Botafogo no meio desta semana bom combate e facilidade para chegar no ataque. Com destaque para Miltinho e Daniel (foto). Nacional conta com todas suas peças para esse jogo, onde o vencedor será agraciado com o troféu Gabriel Luis Gomes (Gabi), oferecido pela Prefeitura de Patos. Resta-nos torcer para que seja mais um grande clássico, que a paz esteja presente dentro do gramado e nas arquibancadas, como também nas ruas.
fotos:garimpandopalavras

Juru: Jovens vítimas de bandidos

O velho adágio popular “Basta estar vivo para morrer”, mais do que nunca está presente na boa das pessoas do interior paraibano, onde a violência predomina de uma forma gratuita, atingindo todos os sexos, idades, classe social. Ninguém está imune à ação dos bandidos que se multiplicam como larvas do mosquito Aedes egypti. Ontem, por volta das 22h, na localidade denominada Sítio Catolé, no Município de Juru, mais um crime entrou para as tristes estatísticas em nosso Estado, onde a Segurança Pública não consegue eficácia no trabalho ostensivo para evitar a onda de crimes que vem amedrontando a sociedade.
O jovem casal de namorados, Zeildo Barbosa da Silva, apenas 21 anos, agricultor, residente no Sítio Catolé, trafegava de moto naquela localidade com sua namorada, a estudante Claudineide Severiano Leite, 23 anos, residente na Belarmino Francisco Pires, em Juru, quando dois marginais armados de revólveres ordenou que ele parasse. Eles queriam a moto Titan KS ano 2007 de cor preta Placa MNN 0882 Juru-PB, de propriedade de Zeildo, que tentou reação e foi atingido pelos disparos efetuados pelos criminosos. Não contentando com isso, atiraram também em sua namorada. O agricultor foi a óbito naquele local e Claudineide socorrida para um Hospital de Campina Grande. Depois disso os acusados, não identificados, levaram a moto de Zeildo e fugiram, talvez em busca de novas vítimas.

foto:www.diariodecuiaba.com.br

UAC vai lutar por melhorias na infra-estrutura de Patos

A UAC – União das Associações Comunitárias de Patos e Região realiza no próximo dia 17 importante reunião, da qual devem participar todos os associados. O evento acontecerá às 9h no Círculo Operário de Patos (Leão XIII). Vários assuntos estão na pauta do encontro, dentre eles a definição da data da realização das eleições nas associações que estão os mandatos vencidos; discussão da situação das associações que têm débitos junto a Receita Federal; plano de trabalho de 2008; a participação das lideranças de Patos no XI Congresso da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, que acontece de 22 a 25 de maio próximo, em Salvador-BA.
Um dos pontos mais importantes dessa reunião, segundo o presidente da UAC, será o planejamento de cobrança junto aos órgãos públicos no tocante a infra-estrutura da cidade. Ele disse ao Garimpando Palavras que, tanto na zona urbana como na rural, os habitantes estão enfrentando diversos problemas como a falta de construção de galerias, calçamentos, postos de saúde, creches, escolas, além da falta de iluminação e segurança pública. Na zona rural o presidente reclama da carência de estradas, abastecimento precário, dentre outros. A sede da UAC está localizada na Rua Felizardo Leite, no Coreto IV, ao lado da Feira da Troca.

Aprovados


Continua a repercutir positivamente para o Município de São Mamede a aprovação de 15 alunos em recentes vestibulares realizados pela UEPB, UFCG, UFPB e FIP, todos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Profª. Fildani Souto Gouveia. A direção da referida unidade municipal de ensino festejou com os alunos, seus familiares e professores. “São professores abnegados, que se dedicam de corpo e alma e são conscientes de sua responsabilidade junto à comunidade, por isso o sucesso dessa aprovação”, demonstrou toda sua emoção a diretora Fildani Souto Gouveia ao Garimpando Palavras.
A Escola Fildani Souto Gouveia tem sido uma das maiores referências em educação moderna e compromissada com os problemas da comunidade. Um exemplo disso são seus vários projetos desenvolvidos junto aos moradores de São Mamede, que contam com apoio da Prefeitura Municipal. Um deles tem sido trabalhado com um grupo de idosos, dando a estes a oportunidade de viverem sua cidadania, participando de atividades que aumentam a auto-estima dos participantes. O prefeito Pedro Barbosa (foto) elogiou o trabalho da Escola, enfatizando que ela é um dos maiores orgulhos do povo de São Mamede.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Quanto vale uma vida?


A população de Patos assiste atônita o crescimento das estatísticas da violência que, toda semana, praticamente, faz novas vítimas fatais. Mais um homicídio foi registrado. Ontem, por volta das 23h30, no bairro Jardim Guanabara, próximo da empresa D’Fera foi a vez do mototaxista Ronaldo Ferreira Alves, de 37, que residia na Maria de Lourdes, bairro Santo Antônio, perder a vida. Segundo informações passadas pelo vigilante da fábrica D’Fera, Joaquim Soares, este ouvira uma buzina de moto e abriu o portão para ver de que se tratava e presenciou a vítima discutindo com um homem de nome Josafá. O vigilante disse que ouviu quando Josafá havia dito que tinha matado o pai de Ronaldo e agora faria o mesmo com ele, algo concretizado em seguida, atirando de arma de fogo, revólver 38, contra o mototaxista, tiro que o acertou na cabeça o mesmo vindo a óbito antes mesmo da chegada do socorro médico. O inquérito foi aberto para saber as causas e autor do homicídio, algo que vem se tornando rotina na cidade mais hospitaleira do Sertão.
Patos tem fama por seu intenso tráfico de drogas que há anos impera na cidade. Já foi bastante citada também na exploração sexual de menores e agora essa nova modalidade de crime vem tirando o sono de muita gente. Quanto vale uma vida em Patos? Ora, muitas vezes nada, já que a banalidade, a forma como a violência vem sendo tratada por alguns mostra que por motivos fúteis e até sem esses, as mortes venham ocorrendo com tamanha freqüência.

Ladrão, ladrão, ladrão



Esse foi o coro mais ouvido pelo árbitro Francisco Gilson, de Guarabira, no primeiro tempo do jogo envolvendo Esporte de Patos e Botafogo da Capital na noite de ontem no José Cavalcante, quando o Patinho conseguiu sair vencedor por 1x0. O primeiro tempo deveria ser apagado da memória dos torcedores. Um desempenho medíocre das duas equipes e uma arbitragem tendenciosa, que quase trazia sérios prejuízos à equipe patoense. Um dos diretores do Esporte só não agrediu o árbitro no intervalo graças à proteção policial. O fato que revoltou os torcedores e comissão técnica foi que proporcionou a expulsão do atacante Delany, do Patinho. Numa bola dividida no ar com o atleta Elder, do Botafogo, este fez uma grande encenação. O árbitro deu falta para o Esporte, mas, sem ninguém entender nada, mandou Delany para o chuveiro ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, ai sim valeu ao torcedor ter pagado ingresso. Aos três minutos da etapa complementar o atacante Rogério Miranda do Botafogo, na primeira vez que tocou na bola fez falta grave e foi expulso. Vale lembrar que Delany e Rogério Miranda deram uma tapinha na cara do árbitro em protesto por terem sido expulsos. Não sei se este colocou na súmula. Depois desse momento o Esporte ficou acesso e aos 13 minutos marcou o único gol da partida. Miltinho cobrou falta e Altair, um dos vários destaques do Patinho fez de cabeça. O fraco time do Botafogo tentava o empate, mas sem muita eficiência. Já a equipe patoense perdeu algumas boas chances de ampliar o placar. Fim de jogo e muita comemoração dos torcedores, que fizeram um buzinaço pelas ruas da cidade.
Esporte jogou e venceu com Alberto, Junior, Batista, Alan, Daniel, Washington (Rikelson), Naldo Altair (Lanzinho), Delany, Miltinho, Rosivaldo. Botafogo: Alan, Adriano, Leandro, Clayton, Marcílio, Sandro Miguel, Elder (Elvis), Dé (Rogério Miranda), Ricardo Pereira (Da Silva), Nenen, Cristiano. Trio de Arbitragem: Francisco Gilson, Elas Almeida e Márcio Freire. Renda: R$ 4.500,00, para um público de aproximadamente 1000 pessoas e 276 não pagantes, segundo informou o presidente do Esporte, Edleudo Lucena.

Nacional de Patos, que continua a apresentar um futebol bem abaixo daquele que o tornou campeão paraibano 2007, não suportou a força do Sousa e perdeu pelo placar de 3x1 no Marizão Domingo o Estádio José Cavalcante ficará pequeno para o clássico patoense: Nacional e Esporte. Desde já o Garimpando Palavras conclama o torcedor a vestir sua camisa, levar sua bandeira e ir ao estádio com o espírito desarmado para tornar essa festa do futebol ainda mais bela.
fotos:garimpandopalavras

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Esporte sem três titulares

O Esporte de Patos, Patinho, enfrenta hoje à noite no José Cavalcante o empolgado Botafogo da Capital, vice-líder do Paraibano 2008. No Esporte três desfalques certos: o meia Clóvis, lateral Jiqueta e o jagueiro xerife, Eduardo, podendo desfalcar também a equipe o zagueiro Acélio, por contusão. No Botafogo o técnico Neto Maradona não vai contar com a presença dos meias Maurício e Ricardinho, suspensos. Com sete pontos na competição, o Esporte de Patos espera o apoio de sua torcida para derrotar o Botafogo, como fez na competição ano passado. Apita este jogo Francisco Gilson, auxiliado por Elias Almeida e Marcos Freire.

Osso duro de roer


O Nacional de Patos terá um encontro bastante indigesto na noite de hoje contra o Dinossauro no Marizão, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano. O Sousa, em terceiro na classificação com 8 pontos, quer fazer o dever de casa e permanecer no G4. O técnico Pedrinho Albuquerque não poderá contar com os atletas Israel, expulso contra o Esporte de Patos semana passada e Heraldo, por problemas de contusão. No Nacional, 5º colocado com 7 pontos, a situação é bem pior. A equipe de Patos, que vem apresentando um futebol muito aquém do que espera sua torcida, jogará sem o zagueiro Nunes, o volante Enercino e o atacante Gilmazinho, todos suspensos. Um certo alívio será a presença do zagueiro Júnior, ex-Botafogo do Rio e o volante Amaral, que podem estrear hoje.
Nacional deve iniciar com: Wallace, Dinho, Junior, Marcelo, Buick, Amaral, Zé Wilker, Helinho, Vander (Marquinhos), Paulinho Guerreiro (Téo).
Sousa: Bel, Paulinho Pernambucano, Alex Costa, Alisson, Camilo, Silva Baiano, Jefferson, Márcio Tarrafa, Heraldo (Fredson), Ribinha e Junior Mineiro. A partida terá como árbitro central Jocimar Marques, auxiliado por Celso Pereira e Kilden Tadeu.

Quixaba:terceira cidade mais pobre do Brasil

Para as eleições deste ano no Município de Quixaba, um forte candidato será Júlio César (PMDB), que poderá vir a ter como vice de sua chapa o médico Carlos Candeia. Na foto a dupla em close para o Garimpando Palavras. Júlio César à direita, diz que Quixaba vive grande atraso administrativo e os problemas se arrastam há anos, crescendo como bola de neve. "Só para se ter idéia da realidade hoje de Quixaba, o Município é a terceira cidade mais pobre do Brasil", enfatizou Júlio.

foto:garimpandopalavras

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval de Patos deixa saudades


Considerado uma das festas de momo mais animadas dos últimos anos, o Carnaval de Patos, para muitos foliões, que acompanharam a saída do trio Paradise de todos os bairros programados, vai deixar muitas saudades. Mais uma vez a tranqüilidade e alegria tomaram conta do evento, algo comprovado pelo Corpo de Bombeiros, III Batalhão e Superintendência de Polícia Civil, que registraram apenas abuso do álcool por parte de alguns.
O evento terminou na madrugada de hoje ao som da banda Virtuais do Axé e Renato Marinho. Foram cerca de sessenta horas de intensa folia com mais de trinta blocos animando o Carnaval promovido pela Prefeitura, que contou com apoio da Liga dos Blocos de Carnaval de Rua e Ministério do Turismo. Mesmo não sendo um evento de grandes proporções como o São João, considerado o quarto maior do País, a festa de momo vem crescendo ano após ano. O prefeito Nabor Wanderley explicou que o Carnaval de Patos é uma tradição de décadas, a qual não pode morrer por se tratar de uma manifestação enraizada na cultura popular.
No carnaval deste ano não houve idade para se brincar. O Grupo da Melhor Idade é uma prova disso, com dezenas de idosos vestidos a caráter e esbanjando energia. No domingo de carnaval o Bloco das Crianças tornou a manhã de Patos mais alegre, com famílias inteiras acompanhando o trio puxado pelo Palhaço Dadá Venceslau, algo inédito no evento da cidade. Em determinados dias os foliões foram arrastados a distâncias de até cinco quilômetros do destino final, o Terreiro do Forró.
O evento foi uma oportunidade também para mais de duzentos vendedores autônomos, barraqueiros e pessoas do isopor ampliarem sua renda familiar. O comércio local, em grande escala os de bairro, a exemplo de mercadinhos, também teve bom faturamento durante a festa. A administração municipal aproveitou a grande aglomeração de foliões para desenvolver algumas campanhas educativas, a exemplo da STTrans, que não se limitou somente na coordenação do tráfego, mas levou para a praça um de seus programas, o Agente Mirim, com crianças tentando sensibilizar os condutores de veículos, conversando e entregando material informativo, numa forma de prevenir acidentes. O consumo de álcool associado ao volante foi o tema principal de uma palestra proferida por uma equipe do trânsito da Capital. Esse trabalho, denominado “O Carnaval é para alegria da gente e não para acidentes”, rendeu bons frutos e não houve qualquer acidente dentro do circuito carnavalesco, com os condutores tratando o trânsito com educação.
Outra campanha que esteve todos os dias pertinho do folião foi a de prevenção às DST/aids, com entrega de preservativos masculinos e femininos, além da conscientização da população sobre a importância do uso da caminha. A novidade deste ano foi a entrega da camisinha feminina, que gerou boa receptividade das mulheres. Diego Tavares, que coordenou esse trabalho no Terreiro do Forró, explicou que a Secretaria Municipal de Saúde possui estoque de preservativos para trabalhar com os habitantes durante todo o ano, bastando apenas os mesmos procurarem as unidades básicas do PSF.

Assessoria


fotos:João Beleza

Corpo de ex-jogador do Nacional é encontrado depois de 48 horas


O corpo do ex-jogador do Nacional de Patos, Otacílio Joaquim de Oliveira, 34, vulgo “Cilin”, foi encontrado no início da noite de ontem, terça-feira, dia 05 de fevereiro, depois de mais de 48 horas desde o seu desaparecimento.
O ex-jogador desapareceu no ultimo domingo, por volta das 16h00, no açude Divino Espírito Santo, popularmente conhecido como: “Açude Esguicho”, localizado no município de Ouro Branco no Rio Grande do Norte.
Otacílio Joaquim (Cilin), havia ido com alguns primos e amigos comemorar o carnaval no açude, local que recebe todos os finais de semana, vários turistas, tendo seu número de visitantes, consideravelmente aumentado neste período carnavalesco.
Algumas pessoas que se encontravam no local do afogamento, disseram ter presenciado o momento exato em que o ex-jogador desapareceu na água, erguendo os braços e submergindo logo em seguida.
O local com aproximadamente 30 metros de profundidade, apresentava água escura e de difícil visibilidade, dificultando os trabalhos de buscas por parte do Corpo de Bombeiros de Caicó-RN. Por volta das 18h00 de hoje, dia 05 de fevereiro, o corpo emergiu.
“Cilin”, que jogou durante três anos no Nacional, era muito querido pela torcida do time sertanejo paraibano.
O ex-jogador estava separado e deixou duas filhas.

Henrique Melo do Acontece Notícias – www.acontecetv.com

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Momentos do Carnaval 2008 de Patos

fotos: garimpandopalavras; João Beleza e Glauber Alves




















Visitantes aprovam pílula do dia seguinte

Depois da acirrada polêmica envolvendo a Arquidiosece de Olinda e Recife e Secretaria Municipal de Saúde da Veneza Brasileira, o Garimpando palavras colocou a seguinte enquete no ar: Você é contra ou a favor da pílula do dia seguinte?. Esse anteconcepcional permite que a mulher possa tomar a medicação até 72 horas depois da transa sem camisinha, a fim de evitar a gravidez. A Prefeitura de Recife teve aval da Justiça, já que a Igreja queria a proibição de sua mdistribuição, e forneceu às foliãs a pílula. Na referida enquete do Garimpando Palavras, 52% das pessoas que votaram disseram ser a favor do uso da pílula e 48% contra. Em breve traremos mais uma enquete para provocar o bom debate do que acontece em nosso cotidiano.

Registrando tudo

Garimpando Palavras flagrou tomando um refresco a dupla incansável da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Glauber e Eder (Compasso), que não deixam um lance sequer passar sem o registro da filmadora. Haja fôlego para todos os dias acompanharem o desfile dos blocos, imagens que servirão para a posteridade, onde os patoenses terão oportunidade de recordar velhos carnavais. Acredito que estes dois terão boa recompensa por tamanha dedicação.

Sapateiros mantém tradição e arrasta multidão


O Bloco dos Sapateiros manteve a tradição no carnaval de Patos e conseguiu arrastar na noite de ontem para o Terreiro do Forró milhares de foliões, que brincaram num clima de paz, muitos divididos pela paixão política, uma das particularidades da agremiação em 2008. Com direito a mela-mela, o público, que saiu da Rua da Baixa, percorreu parte da Augusto dos Anjos, Irineu Joffily, Rua do Prado, Solon de Lucena, Epitácio Pessoa, passando pela Praça Getúlio Vargas até chegar ao Terreiro do Forró. Na Rua Prado a política falou alto, como era esperado, com a turma do Cabeção (Dinaldo Wanderley) e de Nabor Wanderley, ambos ovacionados pelos partidários, numa "guerra" que vai se prolongar durante a campanha eleitoral deste ano para prefeito de Patos.

foto:João Beleza

Humoristas nota 10

O Garimpando Palavras destaca hoje no Carnaval de Patos duas figuras pra lá de simpáticas e que representam verdadeiramente o espírito da festa de momo, o de proporcionar momentos de muita alegria para a multidão. Trata-se de Dadá Vensceslau, palhaço, compositor, artista plástico, ator, e Hugo (Tatu), criador de várias personagens, a mais conhecida Tatu, animador oficial do São João de Patos, personagem este que nasceu dentro da Imageserv, do companheiro Glaúber. Os dois enveredam bastante no segmento humor e são importantes representantes da cultura e talento da Morada do Sol.
foto: garimpandopalavras

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Farra com dinheiro do contribuinte


Segurança da filha de Lula gastou R$ 55 mil em cartão


Um segurança pessoal de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gastou quase R$ 55 mil nos últimos nove meses usando um cartão de crédito corporativo do governo federal, informa reportagem assinada por Leila Suwwan e publicada nesta segunda-feira (2) na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a reportagem, os gastos foram realizados em lojas de autopeças, materiais de construção e de ferragens, supermercados, livrarias, combustível e em uma casa de venda de munição. Os gastos foram feitos no cartão da Secretaria de Administração do Planalto cedido a "João Roberto F Jr" --identificado pelo CPF como João Roberto Fernandes Júnior.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência promete explicar as compras após o Carnaval, mas o servidor disse não haver irregularidade. Já a Secretaria de Imprensa do Planalto informou que não irá se manifestar sobre "temas relacionados à segurança do presidente ou seus familiares".
Outros ministros
Na última semana, Matilde Ribeiro anunciou a saída da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial após ser acusada de usar irregularmente o cartão corporativo do governo. Em 2007, as despesas de Matilde com o cartão corporativo somaram R$ 171 mil. Desse total, ela gastou R$ 110 mil com o aluguel de carros e mais de R$ 5.000 em restaurantes, além de ter feito compra em um free shop.
No sábado, outro ministro, Orlando Silva (Esportes), anunciou que devolverá cerca de R$ 30 mil por gastos indevidos em seu cartão. Esse seria o valor equivalente ao que foi gasto com o cartão corporativo desde que ele assumiu o ministério, em março de 2006.
Silva é o terceiro da lista de ministros que mais gastaram com cartão corporativo no ano passado. O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, também está sob suspeita. A fatura do cartão dele registra o pagamento de uma conta de R$ 512,60 de um almoço com uma comitiva chinesa em uma churrascaria de Brasília.
Mudança
As denúncias fizeram com que o governo federal tivesse de restringir os gastos com essa forma de pagamento. Entre as medidas anunciadas está a proibição de saques em dinheiro para pagamento de despesas cobertas pelo cartão, com exceção dos "órgãos essenciais" da Presidência da República, vice-presidência, e ministérios da Saúde e Fazenda, Polícia Federal e escritórios do Ministério das Relações Exteriores fora do país. Despesas de caráter sigiloso também não foram incluídas na proibição.
As novas regras prevêem também que ministros poderão autorizar o saque de 30% do limite, o que precisará ser justificado. Os gastos com o cartão corporativo somaram R$ 75,6 milhões em 2007 --mais que o dobro que no ano anterior (R$ 33 milhões). Do montante gasto por ministros e servidores com o cartão, mais da metade (R$ 45 milhões) foi sacada em dinheiro.
Portal UOL

Sapateiros na pista

A partir das 17h a concetração do Bloco Sapateiros, na Rua da Baixa, já vai estar pegando fogo. Hoje a agremiação parte mais uma vez de seu nascedouro, sendo o bloco mais tradicional no Carnaval de Patos e que lembra e dele participam esses profissionais que fazem dos calçados um símbolo da economias patoense.
Muito álcool, alegria, mela-mela e, como não poderia deixar de ser, política, fazem parte do cenário. Os blocos Nabor Wanderley, Dinaldo Wanderley vão marcar forte presença no evento, que conta com a participação bastanta ativa daquela comunidade e de vários bairros de Patos. Vamos torcer para que a paz continue e reinar no carnaval de Patos, que os foliões brinquem em perfeita harmonia visando apenas extravasar sua alegria.

Acidente entre três veículos deixa quatro mortos na BR 230

Um acidente envolvendo três veículos causou quatro mortes na noite deste domingo na rodovia BR 230, próximo ao município de São Gonçalo. Um caminhão Mercedes Benz (placas JOJ 1781, cor branca) colidiu na lateral de uma caminhonete D10 (placas MMP 0641-Sousa, cor azul), que transportava as vítimas na carroceria. Com o impacto, os passageiros caíram na pista e foram ainda atropelados por uma van Ducato (placas HXG 0028-Ipaumirim-CE, cor verde), que vinha logo atrás.
Morreram no local o comerciante José Lindomar Batista de Oliveira, residente em Sousa, e os agricultores Guilherme Lourenço de Sousa e Fransuélio de Sousa, residentes em Aparecida. A quarta vítima foi Regilane Lopes Pereira, que chegou a ser socorrida ainda com vida, mas faleceu a caminho do Hospital Regional de Sousa. Ainda saíram feridos o agricultor José Railson da Silva e o cabeleireiro Francisco Barbosa, encaminhados ao HRS. O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. Os outros dois condutores (José Fernandes de Sousa e José Carlos Gomes) foram conduzidos à delegacia para prestar maiores esclarecimentos sobre o acidente.
da Redação
WSCOM Online

Blocos do Jatobá arrastam milhares de foliões



O maior percurso do trio elétrico no Carnaval de Patos, Pra Pular 2008, também foi o mais animado, até o momento. O ponto de concentração do terceiro dia da festa de momo, o domingo, foi na Praça Coração do Jatobá, quando às 17h bom público já se aquecia para percorrer cerca de cinco quilômetros acompanhando o Trio Paradise ao som de Roberto dos Terríveis e Banda Meus Amores, até a chegada no Terreiro do Forró, terminando a programação do dia somente na madrugada de hoje. Os foliões esbanjaram mais uma vez alegria e disposição para participar desta que é considerada uma das maiores manifestações culturais do planeta, o Carnaval.
Em Patos o evento é tomado pela euforia dos blocos, cerca de trinta a trinta e cinco, segundo Amarildo Torres, presidente da Liga dos Blocos de Carnaval de Rua de Patos e Região, os quais dão importante contribuição para que a tradição do evento volte cada vez mais forte a cada ano. Desde o ano passado a Liga realiza o Carnaval em parceria com a Prefeitura de Patos. Amarildo enalteceu essa parceria, a qual traz incentivo para o surgimento de novas agremiações, que saem para brincar e praça pública, democratizando o acesso do povo às manifestações culturais. Lembrou também o aquecimento no comércio local, dos bairros, além de gerar renda para os barraqueiros, pessoal do isopor.
A Prefeitura contratou as atrações musicais, com apoio do Ministério do Turismo e contribuiu com a quantia de R$ 3 mil, usados em eventos extra-oficiais, a exemplo das prévias e despesas da Liga. O Bloco Jatô Beleza, principal da noite de ontem, o qual existe há 17 anos, saiu com dois mil foliões este ano, lembrando que faltaram abadás. Em 2009 a diretoria promete colocar um trio extra para animar ainda mais seus foliões e ampliar para três mil o número de abadás.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse que os blocos representam o sucesso do carnaval da cidade e nessa parceria a Liga dá grande contribuição na organização do evento, nas idéias da saída das agremiações. Elogiou a paz que reina o evento, onda as pessoas participam apenas com intuito de divertir. Acrescentou que antes do evento a Prefeitura tinha uma grande preocupação com os novos canteiros centrais da cidade, por medo de vandalismo, mas que a população tem demonstrado seu amor e respeito aos investimentos feitos pela administração municipal com dinheiro de seus impostos.
Nabor lembrou da dificuldade de realizar dois grandes eventos culturais durante o ano, já que o São João hoje é importante referência de Patos em se tratando de festa popular no Nordeste Brasileiro. “Mesmo assim não podemos deixar morrer essa tradição que é o Carnaval e nos dedicamos ao máximo para que ele cresça a cada ano, algo que vem acontecendo, o que nos deixa bastante felizes”, comentou Nabor, convidando a todos para sair no Bloco dos Sapateiros na noite desta segunda-feira. Sobre o São João disse que mais de 90% das atrações já foram fechadas e que no máximo em trinta dias essa programação será anunciada.
Assessoria
fotos:João Beleza

De negativo continua o grande número de menores ingerindo bebidas alcoólicas, uma demonstração de que os comerciantes não dão a mínima para a lei que proíbe a venda dessa droga ao público infanto-juvenil.

Polícia prende Cacau após troca de tiros no centro de Patos

A Segunda Sessão da Polícia Militar de Patos, a conhecida como P2, conseguiu prender na noite de ontem Josicláudio Vieira da Silva, 24, residente na Rua do Meio, bastante conhecido nas bocas de fumo como Cacau, segundo informou Sgt. Hevelino, que comandou sua prisão. Era noite do Bloco Jato Beleza e segundo informações, Cacau, juntamente com Wendel Oliveira (Carrinho de Rosa), planejavam matar um folião que viria no referido bloco em direção ao Terreiro do Forró.
Os dois bebiam com outras pessoas em um bar localizado na Praça Miguel Sátyro, bem próximo do Terminal Rodoviário. Um informante da PM avisou o local em que os dois estavam, bem como o que haviam planejado. A Polícia secreta da PM sentou em uma das mesas sem ser reconhecida. O informante disse que Carrinho de Rosa havia se ausentado. Nesse instante chega ao local uma equipe da Polícia Civil. Hevelino percebe que Cacau se levanta e sai de fininho. Ordena então que ele seja seguido. No momento em que este cruzava pela parte externa do restaurante Boi Forte, Hevelino dá ordem para que parasse e ele reage efetuando um disparo de revólver, que não acerta ninguém. A P2 espera então que ele saia para área sem presença de pessoas.
Cacau continuou em fuga e ao chegar, bastante assustado, na calçada da Rodoviária tropeça e cai. Um dos soldados efetuou um disparo que atingiu a parede e ricocheteou, acertando de raspão o abdômen de Cacau, que foi cercado e não pode mais reagir. A Polícia acionou o Samu para tratar do pequeno ferimento do mesmo e depois o entregou à delegada plantonista Ana Carolina. Com Cacau foi apreendido um revólver da marca Tauros, calibre 38 e numeração adulterada, além de 26 munições, sendo duas deflagradas. Há informações que Cacau seja autor de alguns homicídios na cidade, inclusive um deles corrido mês passado, cuja vítima foi Joelson Ferreira da Silva. Por essa morte, um grupo de aproximadamente dez homens teria tentado matá-lo no Bar Papagaio, de Rejane Félix Cavalcante, disparando trinta disparos de pistolas e espingarda, matando a proprietária com cinco tiros. Cacau teria fugido com a chegada do grupo. Uma vítima de tentativa de homicídio praticada por ele o teria reconhecido. Cacau foi preso por porte ilegal de arma e disparos em vis públicas. Mas ele será investigado em supostos homicidíos na cidade de Patos.
Já o jovem Wendel Oliveira, 21, residente na Luiz Félix, bairro Juá Doce, há dois meses conseguiu fugir do Presídio Serrotão em Campina Grande, é acusado de oito homicídios, sendo um dos homens mais procurados na cidade. A Polícia acredita que logo, logo ele também será preso.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Afogamento

Com a chegada ds chuvas, os reservatórios começam a receber bons volumes de água. Muitas crianças, sem os devidos cuidados dos pais, acabam indo tomar banho nessas localidades e é aí onde mora o perigo de afogamentos. Ontem foi registrada no Sertão a segunda morte por afogamento este ano. A criança de seis anos, Cláudio Renato Simplício Nacimento, residente na Rua Projetada, em Manaíra-PB, foi brincar em local denominado Lagoa e não conseguiu sair viva de lá. Lervaram-na para o hospital da cidade, mas já estava morta.


Como evitar afogamentos:

Cercar as piscinas com grades de pelo menos 1,5 m de altura, com espaço entre as barras verticais nunca superior a 10 cm. Seria fundamental que houvesse legislação específica com normas para a construção de piscinas e fiscalização efetiva cumprimento da lei, como já se tenta em países desenvolvidos;

Educação prévia dos adultos e crianças, quanto aos riscos do mar, rios, piscinas e lagos;

Desenvolver programas de instrução de natação para pré-escolares, iniciando na idade mais precoce em que a criança possa efetivamente aprender a nadar (a partir dos três anos);

Treinamento dos proprietários de piscinas, responsáveis por piscinas comunitárias, síndicos ou zeladores de condomínios com piscina, na área de recuperação cárdio-pulmonar, através de programas de adesão voluntária;

Supervisão constante por adultos responsáveis das crianças que estão perto ou dentro de ambientes aquáticos;

Educar a comunidade, principalmente os adolescentes, sobre os perigos do consumo de álcool e drogas ilícitas durante atividades dentro d´água;

Crianças que apresentam crises convulsivas e seus familiares, deverão ser orientados sobre os riscos dos banhos sem supervisão;

Nadar sempre em áreas com supervisão; Usar, em crianças pequenas, equipamentos de segurança (salva-vidas, bóias etc) em ambientes aquáticos;

Não banhar-se em locais desconhecidos que tenham pedras ou correntezas;

Não permanecer durante muito tempo em águas frias, pelo perigo de câimbras;

Evitar mergulhar em grandes profundidades, evitando o chamado barotrauma.

Emas: morte à facadas

O pequeno município de Emas, de pouco mais de dois habitantes, localizado no Vale do Paincó, teve triste destaque na área policial no dia de ontem. Por volta das 17h, na Praça Manoel da Paciência naquela cidade, o agricultor José Nunes Rodrigues, 43, solteiro, que residia na Rua José Bezerra Veras, foi assassinado à facadas pelo também agricultor Francisco de Assis Gomes, 32, que reside no Sítimo Angicos, Emas-PB. As informações passadas por populares à Polícia, afirmam que José Nunes na referida praça quando o acusado se aproximou dele e desferiu vários golpes de faca-peixeira, sendo três o atingiram no tórax, braço direiro, antebraço e mão. O agricultor alvo da agressão ainda foi socorrido ao Hospital Regional de Patos, mas não resisitiu aos ferimento e foi a óbito antes mesmo de dar entrada na casa de saúde. O acusado, porém, conseguiu fugir e a Polícia tenta localilzá-lo.

Virgens de Patos soltam a "franga"


O sábado de Carnaval foi marcado por muita alegria e irreverência em Patos, com destaque para o Bloco das Virgens, agremiação que sempre atrai grande número de foliões, que consideram o momento dos mais oportunos dos cinco dias de evento momesco para mostrar toda sua descontração. A chuva não apareceu, permanecendo o calor tradicional da cidade, mas que não atrapalhou o pique de quem foi para avenida viver essa festa, numa promoção da Prefeitura Municipal com apoio do Ministério do Turismo e Liga dos Blocos de Carnaval de Rua de Patos e Região.
Ontem o trio elétrico Paradise arrastou bom público do bairro São Sebastião para o Terreiro do Forró, que teve animação de Os Bambas do Brasil e Estação do Samba. A Secretaria Municipal de Saúde manteve o tempo todo uma equipe e uma ambulância de plantão para eventuais necessidades de primeiros socorros. A STTrans foi abrindo passagem e coordenando o trânsito para a passagem do trio e foliões. A maioria dos blocos saíram junto com As Virgens: Patuskada, que ao longo do carnaval desenvolve a campanha Doe Sangue, em parceria com o Hemonúcleo, Os Desmantelados, Jatô Beleza, dentre outros.
O prefeito Nabor Wanderley disse que mesmo Patos não sendo grande referência em festa de Carnaval, aos poucos a administração municipal vem resgatando o evento, facilitando o acesso dos patoenses a essa festa popular e oferecendo uma programação dentro das condições financeiras do Município. “Todos sabem que o São João é nossa maior referência em eventos culturais de rua. É muito difícil colocar no carnaval a mesma estrutura que temos no São João. Mesmo assim a festa de momo de Patos tem agradado bastante a quem dele participa”, comentou Nabor.
Uma novidade este ano do evento foi a realização do Carnaval da Criança, que partiu neste domingo pela manhã da Praça Edivaldo Mota com percurso até a Praça Getúlio Vargas, com trio puxado pelo palhaço Dadá Vensceslau. Mesmo saindo com certo atraso, famílias inteiras marcaram presença. Hoje à noite os blocos são arrastados da Praça Coração do Jatobá, até o Terreiro do Forró. Vão se apresentar Roberto dos Terríveis e Banda Amores e Estação do Samba.
Um dos blocos mais tradicionais de Patos, como também dos mais animados é o dos Sapateiros, que sai amanhã da Rua da Baixa. Frevo e axé são a tônica do Carnaval de Patos, que termina na madrugada da quarta-feira de cinzas com a distribuição gratuita do Caldo de Mocotó, no Terreiro do Forró. O Carnaval de Patos, que conta com um plano elaborado pelo III Batalhão, que incluiu um adicional de aproximadamente 100 PMs durante o evento, mais uma vez transcorre com extrema tranqüilidade.
Assessoria
Fotos:garimpandopalavras

Empresário morre vítima de acidente em Patos

Um acidente ocorrido ontem (02/02), por volta das 13h30 no bairro do Jatobá em Patos, deixou um morto e outro ferido. O tipo do acidente foi colisão seguida de atropelamento.
De acordo com informações levantas pela Policia Militar no local do acidente, o veiculo Ford/Escort de placas KDK – 6320 de Anápolis – GO, colidiu na traseira da moto Honda CG 150, e atropelou o condutor da moto.
A moto era conduzida por José Ednaldo dos Santos, 49 anos, proprietário de uma marmoraria em Patos. Ele morreu no local. A vítima vinha com um passageiro conhecido como Heraldo, que sofreu escoriações leves, o condutor do veiculo Ford/Escorte fugiu do local sem prestar socorro.
A equipe do SAMU ainda foi chamada, mas quando chegou o condutor já estava sem vida.
Um fato que chocou a família da vítima foi que, mesmo o acidente tendo ocorrido às 13h30m, até o final da tarde o UML de Patos não havia liberado o corpo por falta de de médico legista.

Genário Júnior

Arquivo do blog