Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mulheres do 3° BPM recebem ações da Campanha Outubro Rosa

Mulheres do 3° BPM recebem ações da Campanha Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, em parceria com o 3° BPM, 6ª Gerência de Saúde, Grupo de Amigas Viva a Vida, realiza durante esta sexta-feira, 11 de outubro, uma ação alusiva à Campanha Outubro, voltada para as mulheres policiais e esposas dos militares.

Além de participarem de uma palestra sobre a prevenção do Câncer de Mama, com o médico Cirurgião e Mastologista, Dr. Thiago Pereira Alencar, as mulheres estão tendo acesso à consultas ginecológicas com Drª OIimpia. Após a consulta, as mulheres que necessitarem de realizar mamografias e ultrassonografias, serão encaminhadas pelo município para realizar os exames.

Serviços de saúde a exemplo do teste de glicemia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, teste rápido de HIV, entre outros, também estão sendo oferecidos durante esta sexta-feira.


A prefeita de Patos Francisca Motta, ressaltou o compromisso do município com as ações voltadas para a campanha Outubro Rosa. “Estamos levando ações semelhantes para todo canto da cidade, inclusive aumentando o número da oferta de exames das mamas e ultrassonografias, queremos dar vencimento a toda demanda reprimida, pois reconhecemos que isso é uma obrigação nossa”, destaca a prefeita.

A prefeita ainda lembrou que além do incentivo à prevenção do câncer de mama, o município está bem adiantado na construção do Centro de Apoio aos Portadores de Câncer de Patos, que acontece em parceria com a iniciativa privada, contando também com o apoio do Grupo de Amigas Viva a Vida.

Sheila Pereira, Secretária Adjunta de Saúde de Patos, agradeceu ao 3° BPM pela boa vontade em sediar o evento e lembrou que, tão importante quanto os órgãos municipais disponibilizarem os serviços voltados para a campanha, é que as mulheres multipliquem a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Já o comandante do 3° BPM, Coronel Cunha Rolim, disse:
“Achamos por bem realizar essa parceria e trazer essa ação aqui para nossa instituição, como forma de promovê-la para nossas policias mulheres e ainda para as esposas dos nossos militares. Com certeza essa iniciativa será de grande valia para todas essas mulheres, e com certeza temos que cada vez mais incentivar e fazer parte de iniciativas desse tipo”, conta.

Durante o evento, houve ainda o sorteio de brindes e foi oferecido um farto café da manhã para todos os participantes.  

Ascom

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mikika Leitão e Monaci Marques são empossados pela Mesa Diretora


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) empossou, na manhã desta quinta-feira (10), o empresário Mikika Leitão (PSL) que retorna a exercer o mandato de deputado estadual e o ex-prefeito de Vista Serrana, Monaci Marques (PPS), que assume pela primeira vez uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa. A solenidade ocorreu no plenário Antônio Mariz e reuniu parlamentares, familiares, assessores e amigos dos empossados.


Mikika Leitão assume a vaga deixada por Tião Gomes (PSL), que pediu afastamento das atividades parlamentares pelo período de 123 dias para correções cirúrgicas na visão e de problemas na coluna. Em discurso, ele prometeu apoiar as ações desempenhadas pela ALPB relacionadas ao combate a seca e defender as matérias de interesse da Paraíba. Ele agradeceu ainda a direção do seu partido pela oportunidade de, mais uma vez, ingressar no Poder Legislativo.


“É um prazer imenso retornar a Assembleia Legislativa. Volto a esta casa mais maduro e mais confiante para ajudar a buscar solução para a seca que castiga o nosso Sertão, junto com os demais deputados. Além disso, vou me empenhar em votar as matérias de interesse da população paraibana. Estou pronto para a batalha e para a luta para cumprir o que for determinado em favor do povo”, disse.


Já Monaci Marques assume temporariamente no lugar da deputada Eva Gouveia (PSD), que apresentou atestado médico de três dias e um pedido de licença por um período de 120 dias para tratar assuntos particulares. Ele chega prometendo honrar o mandato e a atuação de sua mãe na ALPB, a ex-deputada Socorro Marques, além de empenho para representar o povo do sertão paraibano, seu principal reduto eleitoral.


“Quero transformar este curto espaço de tempo que terei nesta casa em empenho, trabalho, dedicação e respeito. Peço a Deus muita sabedoria, discernimento e humildade para que a gente possa discutir os problemas da Paraíba, a exemplo da seca que assola o Nordeste, buscando soluções, por meio dos governos do Estado e Federal para combater este fenômeno”, disse. “Além disso, quero corresponder os anseios da ex-deputada Socorro Marques, minha mãe que teve grande atuação nesta casa e dos paraibanos no atendimento aos pleitos de interesse da população”, continuou. 


Saudações

O vice-presidente da ALPB, deputado Edmilson Soares (PEN), saudou os novos parlamentares da Casa de Epitácio de Epitácio. “Fico a disposição para ajudá-los na execução do mandato em favor da Paraíba”, pontuou. Carlos Dunga (PTB) também aproveitou a oportunidade para parabenizar os novos empossados. “Monaci, que apesar de jovem tem muita experiência, é filho de uma grande parlamentar, Socorro Marques, além do companheiro Mikika, que conheci na vida, também de uma família com tradição política. Os dois chegam para engrandecer os debates nesta casa”, disse.


Gilma Germano (PPS) também parabenizou os parlamentares pela posse. “O deputado Mikika já demonstrou anteriormente a sua importante atuação nesta casa, seja novamente bem vindo. E também saúdo o companheiro de PPS, Monaci Marques, que chega para fortalecer ainda mais o nosso partido, através de sua atuação”, comentou. 


Breves currículos

Ives Rocha (Mikika) Leitão é natural do município de Sousa, tem 50 anos de idade, é casado e empresário. Ele já exerceu o cargo de deputado estadual por duas vezes na atual legislatura, substituindo o próprio Tião Gomes e Aníbal Marcolino (ex-PSL e atualmente no PEN). Também já foi chefe de gabinete na extinta Secretaria de Estado de Justiça e assessor direto do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Nas eleições de 2010, ele foi eleito segundo suplente de deputado estadual pela coligação “Paraíba Unida VII” (PSL / PR), com 13.427 votos.


Monaci Marques Dantas é natural do município de Patos, tem 42 anos, é casado e economista formado pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Por duas vezes, ele já executou os cargos de vereador e de presidente da Câmara Municipal de Vista Serrada. Também já foi prefeito daquele município por duas vezes e atualmente exercia a função de diretor administrativo do projeto Cooperar, no governo do Estado. Foi eleito primeiro suplente de deputado estadual, em 2010, pela coligação “Uma Nova Paraíba III” (PTN / PPS / PTC / PV / PRP) com 12.386 votos. 


 Ascom

Prefeitura Francisca Motta vistoria etapa final de 110 casas populares em Patos


 A Prefeita Francisca Motta, acompanhada do Secretário de Habitação, Everaldo Lima, visitaram na manhã desta quinta-feira, 10, as obras das 110 casas populares do Conjunto Residencial Vereador Batuel Palmeira de Araújo, antigo Placas, construídas com recursos adquiridos junto à FUNASA, dentro do projeto de substituição de casas de taipa por alvenaria. A meta é beneficiar 362 famílias do Município até o mês de Julho de 2014.

De acordo com a Prefeita as residências já estão em fase de acabamento faltando apenas às ligações de água e luz. Conforme Francisca Motta, a previsão é que as novas moradias sejam entregues, ainda nesse mês à população.

“Essas famílias moravam em casas de taipa sem nenhuma estrutura física e daqui a poucos dias elas passarão a viver em um ambiente arejado, seguro e mais digno. Estamos intensificando os trabalhos para que as casas sejam entregues a população dentro das festividades do aniversário de cidade de Patos”, enfatizou a Prefeita Francisca Motta.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Everaldo Lima, disse que a Prefeitura de Patos está participando efetivamente da construção das casas para que elas sejam entregues aos contemplados da forma mais rápida possível. “Estamos realizando os retoques finais para que essas famílias possam vir para suas moradias”, afirmou Everaldo Lima.

Everaldo Lima explicou ainda que o projeto padrão das casas de alvenaria contempla um imóvel com 02 quartos, sala, cozinha e banheiro, sendo construídas com todas as engenharias necessárias à qualidade e segurança de um imóvel.

Atenta, acompanhando os últimos preparativos, a contemplada Maria Célia da Conceição lembrou-se da antiga casa que dividia com oito familiares. “Eu morava na favela com os meus filhos e netos numa casa caindo os pedaços, a frente coberta com pano e papelão e agora vamos nos mudar para uma casa boa”, recordou.

Lusângela Azevedo

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba sempre defendeu a liberdade de imprensa e de expressão, bem como a ética no exercício profissional do Jornalismo. Defendemos o olhar crítico da imprensa, e não o atrelamento político-editorial implementado pela maioria das empresas em função de interesses particulares, econômicos ou governamentais.

Sendo assim, vimos, por meio desta nota, externar o nosso mais sincero apoio à jornalista Cláudia Carvalho (ParlamentoPB) e aos jornalistas Rubens Nóbrega (Jornal da Paraíba), Marcos Oliveira e Jozivan Antero (PatosOnline) por estarem sofrendo fortes pressões políticas e processos na Justiça devido a suas atuações corajosas na imprensa paraibana.

Cláudia Carvalho sofreu, por parte do vereador da Capital João Almeida (PMDB), ataques verbais sobre sua conduta profissional, em retaliação a críticas feitas pela jornalista. O parlamentar chegou a protocolar um requerimento pedindo à Câmara que suspendesse o contrato de publicidade que mantém com o site ParlamentoPB. Posteriormente, decidiu retirar o pedido, mas já anunciou publicamente que vai processá-la na Justiça.

Rubens Nóbrega está submetido a três processos, desdobrados nas esferas cíveis e criminais, desfechados pelo atual governador do Estado, o Sr. Ricardo Coutinho (PSB). Rubens tem tratado em suas colunas diárias do Jornal da Paraíba sobre denúncias e investigações pelas quais passam contratos celebrados entre empresas privadas e o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (quando da gestão de Coutinho).

Já o portal PatosOnline tem se destacado na região do Sertão por fazer o que poucos têm coragem: apontar os erros e denunciar ações antipopulares das oligarquias locais. Sendo assim, o portal está sendo bombardeado pela família Motta Wanderley (que, há alguns anos, está à frente da Prefeitura Municipal de Patos), por ter denunciado, em primeira mão, irregularidades nos contratos e nas execuções dos festejos de São João deste ano e da construção do “Canal do Frango”, obra que transpassa boa parte do território da cidade e que já deveria ter sido concluída. Além dos processos contra Marcos Oliveira e Jozivan Antero, a matéria sobre a construção do Canal foi retirada do ar por decisão judicial.

Como se vê, quando a imprensa incomoda os “intocáveis” interesses de quem detém o poder político e de Estado, sofre represálias de toda sorte, em especial via Poder Judiciário.

O Sindicato se coloca à inteira disposição dos colegas vítimas destas tentativas de censura e criminalização do exercício profissional do Jornalismo, bem como de quaisquer outras situações que agridam a nossa categoria, e aproveitamos para convocar toda a opinião pública a também repudiar estes procedimentos antidemocráticos.

Precisamos de um novo tipo de sistema de representação política que possibilite aos cidadãos, em especial àqueles que lidam cotidianamente com o interesse público, como os jornalistas, cobrar, sugerir, fiscalizar, denunciar, criticar, o Poder Público e, consequentemente, as pessoas que o ocupam. Também estamos comprometidos com esta causa.

João Pessoa, 09 de outubro de 2013
A DIRETORIA

Cajazeiras sediará X Congresso de Odontologia do Sertão Paraibano


Foto:FIP

Numa promoção do Conselho Regional de Odontologia, em parceria com a UFCG/ETSC, acontecerá de 17 a 19 deste mês em Cajazeiras, o X Congresso de Odontologia do Sertão Paraibano. O referido evento tem por objetivo discutir avanços e inovações no âmbito das ciências da saúde notadamente da Odontologia, bem como debater questões pertinentes às políticas públicas de saúde bucal desenvolvidas no sertão da Paraíba.

A programação constará de palestras, conferências, mesas redondas, mini-cursos e homenagens. Todas essas atividades serão realizadas nas dependências do Centro de Formação de Professores, Campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande. Fazem parte ainda da programação, algumas ações educativas para a comunidade, que acontecerão no centro da cidade. Acrescente-se uma sensacional programação social que está sendo preparada com muita dedicação para todos os participantes de Cajazeiras e visitantes. 

Poderão participar desse certame científico, Cirurgiões Dentistas, Docentes e Estudantes de Cursos de Graduação em odontologia, Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dental, além de pessoas interessadas no assunto. As inscrições são gratuitas e todas as informações podem ser obtidas através do site www.cropb.com.br ou através do telefone da Delegacia do CROPB em Cajazeiras pelo telefone (83) 3531-6414, no período da tarde. 


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Escola Cícero Sulpino tem projeto selecionado e participará de etapa estadual de conferência em prol do meio ambiente


A Escola Cícero Sulpino foi selecionada pela Comissão Estadual da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), após a análise de vários projetos, como uma das escolas participantes da próxima etapa da Conferência pelo Meio Ambiente, nível estadual, em João Pessoa, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2013. Tornando, assim, um marco no âmbito educacional do Município.

A escola ficou entre as 80 selecionadas para etapa estadual graças ao Projeto “A escola em ação: revitalizando o meio ambiente escolar”, tendo “Terra na escola sustentável” como subtema trabalhado (fruto dos trabalhos apresentados durante a 1ª Conferência Infantojuvenil da Escola Cícero Sulpino).

O delegado e suplente, respectivamente selecionados durante a Conferência Municipal, são os alunos Cleiton Alisson Mendonça Pereira e Jhonatas Medeiros de Araujo.

“Estou muito feliz com a notícia. É gratificante saber que a escola Cícero Sulpino foi selecionada para participar da etapa estadual. É uma vitória que dedico, com muito orgulho, a toda equipe de profissionais, competentes, que se encontram na Escola Cícero Sulpino. Parabéns a todos os alunos e profissionais que compõem a Escola Cícero Sulpino”, destacou a Supervisora da escola, Marileuza Gomes, em comunicado.

A seleção de um dos projetos voltados para o Meio Ambiente para participação da Conferência Estadual pelo Meio Ambiente foi apenas uma consequência do trabalho que vem sendo realizado nas escolas este ano. 2013 tem sido o ano da sustentabilidade nas escolas da rede municipal de Quixaba. A ‘1ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’, o ‘Programa Sustentabilidade’ e suas diretrizes (‘Brincando, criando e reciclando’; ‘Preservação Ambiental’), são apenas algumas das atividades que vêm sendo desenvolvidas nas escolas do Município neste ano.


Eduardo Silva


6ª Gerência de Saúde se mobiliza para congresso dos ACS




A 6ª Gerência Regional de Saúde vem discutindo com os municípios a programação do congresso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro no ginásio de esportes O Gelão, no bairro Jatobá, em Patos, evento que reunirá a categoria de toda a macro (Patos, Piancó e Princesa Isabel).

Na última reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional ocorrida ontem, terça-feira 08 no sede da 6ª GRS, este foi um dos principais assuntos da pauta. Dentro da programação que está sendo montada para o evento, a abertura ficará a cargo do município de Santa Luzia, que trará um sanfoneiro para as boas vindas dos participantes. Já São Mamede se encarregará de realizar a apresentação cultural.

Da reunião participaram também professores da UFCG. A coordenadora da Escola de Odontologia, Elizandra Penha, fez uma apresentação sobre a estrutura, método de funcionamento, infraestrutura de tal escola, convidou os secretários municipais a levarem estudantes para conhecer a Escola de Odontologia e utilizar dos serviços oferecidos gratuitamente.

Outro assunto, bastante atual nas reuniões e que trata da atenção primária foi o SISREG – Sistema Nacional de Regulação, um software oferecido pelo Ministério da Saúde para que os municípios façam o gerenciamento de todo o complexo regulatório, partindo da atenção básica à internação. Os municípios estão capacidade o pessoal das unidades de saúde. O objetivo do programa é melhorar o acesso da população aoas serviços de saúde, para que estes sejam mais humanizados. Para dar maiores explicações sobre o SISREG a reunião teve a presença de Gilberto Melo, representante do Ministério da Saúde.

Outra discussão foi em torno da implantação da unidade móvel odontológica (UMO) de Santa Terezinha, Catingueira e Vista Serrana. Além disso, vários informes foram repassados aos secretários da região.



Doação de Brinquedos do Evo



O dia 12 de outubro costuma ter um significado especial para as crianças. É nesse dia que a alegria reina em forma de presentes, brincadeiras e muito carinho. Mas, para uma parte desses pequenos, acostumados com uma realidade mais dura, nem sempre essa data é dia de ganhar brinquedos.   

Pensando nisso, o Colégio Gente Inocente, com apoio dos alunos do 4º Ano e de suas professoras, organizaram um verdadeiro mutirão para arrecadar brinquedos e levar até as crianças de uma creche municipal.

A ideia da ação foi de conscientizar as famílias que um simples gesto pode se tornar em algo muito especial, a entrega aconteceu na manhã da última terça-feira (08), e contou com a participação ativa de nossos pequenos que com um pequeno gesto tornou mais feliz o dia de muitas crianças. A creche escolhida para a doação foi a Maria Eunice Fernandes, no bairro do São Sebastião.

Erly Filho

Patoenses que fizerem uso de energia renovável poderão ter expressivos descontos no IPTU


















Marcos Eugênio

Patoenses que fizerem uso de energia renovável poderão ter expressivos descontos no IPTU
Isso foi o que garantiu a presidente do Legislativo patoense, Nadi Gerlane Rodrigues, na noite desta terça-feira 08 no Coliseum Hall, na apresentação pela empresa Lightsol sobre o sistema de energia solar a qual está oferecendo, de forma pioneira na Paraíba. Caso isso aconteça haverá mais estímulo à construção civil, hoje uma das grandes geradoras de empregos na cidade, que mantém o segmento aquecido fortemente desde meados da década passada.

Durante a exposição pelo diretor da referida empresa, Flávio Jardim, e do consultor Junior Nóbrega, o médico Antônio Fausto falou de uma lei em vigor na Bahia que prevê descontos de 50% no tributo do IPTU para quem utiliza energia limpa, e convidou a Câmara Municipal para seguir o exemplo, recebendo o sim dos vereadores presentes, que estão dando muito crédito à idéia pioneira da Paraíba consumir energia solar, iniciando por Patos, selo verde importante para o meio ambiente. Sem contar que a matéria prima, o sol, é de graça e presente o ano inteiro.

Empresários, engenheiros, arquitetos, empresários de diversos segmentos, de bancos, de órgãos públicos, a exemplo da Emater, Prefeitura, supermercados, panificadoras, que utilizam também bastante energia elétrica, marcaram presença ao lançamento da Lightsol, empresa genuinamente patoense, primeira do Estado a oferecer a possibilidade de um investimento que trará significativa economia para o usuário.

O Brasil ainda engatinha no aproveitamento da energia solar, mesmo sendo um país tropical. A Alemanha, primeiro mundo, é um exemplo de nação que vislumbrou e conseguiu implantar, consumir e exportar seu modelo de aproveitamento de um recurso natural renovável e que gera receitas.

A secretária de Infraestrutura de Patos, Maria Assunção Trindade, fala que é uma satisfação Patos se tornar pioneira na Paraíba em oferecer uma alternativa de energia sustentável. “Numa linguagem popular, acredito que essa iniciativa da Lightsol vai bombar. Precisamos de novas formas de recursos energéticos e essa vem com sustentabilidade e creio que isso vá ocorrer com o devido tempo, dentro do poder aquisitivo dos usuários. Patos só tem a agradecer por ser escolhida para esse empreendimento pioneiro no Estado”, opinou.

A cidade também ganhará o primeiro equipamento público da Paraíba a utilizar a luz solar. Trata-se da concha acústica, que está sendo construída na Praça Edivaldo Mota. O projeto para saber o consumo de energia, quantas placas serão necessárias para funcionamento da concha será concluído até a próxima semana.

Até o final do próximo mês, segundo o diretor presidente da Lightsol, a primeira casa auto-sustentável da Paraíba em energia (solar) estará funcionando em Patos.

O setor econômico de panificação, muitas panificadoras ainda usam a lenha para assar as massas, pode tirar grande proveito da energia solar, ganhar o selo verde por uso de energia limpa, o que é bastante positivo para o marketing do empreendimento, sem contar da economia que terá ao usar essa nova fonte energética. Segundo Paulo de Assis Medeiros, proprietário da Panificadora Vitória, que existe desde 1963, disse que a chegada da energia solar a Patos vem inovar e incentivar a economia local.

Junio Nóbrega, consultor da Lightsol, explicou que o público presente nesta noite de terça-feira ao Coliseum demonstrou grande interesse de conhecer como fazer uso de uma energia sustentável, captada por placas voltaicas, tirar dúvidas. Destacou também a normatização 482, que reduz barreiras para instalação de geradores, inclusive em residências, que podem também repassar o excedente do que produz para as concessionárias de energia elétrica, recebendo bônus por isso.

Vários empresários, engenheiros de Patos já solicitaram projetos a Lightsol para utilização das placas voltaicas, ligadas à rede da Energisa, que funcionam como pequenas usinas. A ideia é montar o sistema em casas, edifícios para que os inquilinos já possam fazer uso dessa energia limpa e economizar com as tarifas sempre crescentes da energia elétrica.

“É um sistema bastante viável e que já faz parte de vários estados brasileiros. Só para se ter uma idéia desde a década de 70 a NASA usa as placas voltaicas em seus satélites, aproveitando a luz solar para mantê-los funcionando na órbita da terra. É uma tecnologia de implantação simples que qualquer pessoa pode colocar em seu imóvel, sem a necessidade de quebrar nada”, explica Flávio Jardim, diretor da Lightsol, que funciona na sala 609, 6º andar do Ed. Milindra Center.


Festa “Criança Bem Feliz”: Prefeita Francisca Motta anuncia programação em comemoração ao Dia das Crianças


A Prefeita de Patos, Francisca Motta reuniu na tarde de ontem, 8 de outubro, todo o seu Secretariado Municipal para tratar os últimos detalhes da programação patoense alusiva ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de Outubro.

A Prefeita anunciou que a cidade de Patos irá comemorar a data no próximo domingo, dia 13 de outubro, com uma grande Festa no Terreiro do Forró.

Segundo Francisca Motta a Prefeitura lança a Festa “Criança Bem Feliz” com uma programação que pretende agradar crianças, pais e mães de famílias patoenses, trazendo para a Capital do Sertão um dos shows infantis mais aplaudidos do momento.

“Nós temos a felicidade de anunciar em comemoração ao Dia das Crianças uma grande festa, a Festa “Criança Bem Feliz”. Por onde andamos recebemos muito carinho dos patoenses em reconhecimento ao trabalho da Prefeitura, mas, a atenção, o carinho e a confiança das crianças sem dúvida é diferente. Então o Município não poderia deixar de homenagear as crianças de Patos e para isso preparamos uma programação onde contaremos com a apresentação de um dos maiores shows infantis do momento - A Galinha Pintadinha e sua Turma,” anunciou a Prefeita.

Com o envolvimento de todas as Secretarias Municipais, a programação da Festa “Criança Bem Feliz” pretende reunir centenas de pais, mães e filhos no próximo domingo,13, a partir das 16h, no Terreiro do Forró.

“Estamos trabalhando com muito carinho porque esta festa será um momento em que iremos ver as crianças de Patos ainda mais felizes, comemorando com os brinquedos, os lanches que irão receber, mas, sem dúvida, por aproveitar um grande show. Diante disso, convido todos os pais para estarem conosco domingo, acompanhando os seus filhos, mesmo que as suas crianças sintam-se grandes, queremos as famílias no Terreiro do Forró, pois será uma bela festa para um grande número de crianças,” convidou a Prefeita.

Ainda de acordo com Francisca Motta todas as Secretarias do Município estão envolvidas com equipes no evento, de forma planejada e organizada, assim como, todos os Órgãos de Segurança da cidade, para garantir ainda mais tranquilidade às famílias.

Apresentações culturais, parques, humoristas, palhaços e distribuição de brindes e lanches fazem parte da programação da Festa “Criança Bem Feliz”.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Jovem é morto a tiros n São Sebastião

Foto:patosonline
A onda de violência que assola a população patoense teve continuidade no inicio da tarde desta terça-feira (08). Desta feita o ajudante de pedreiro Francisco Morais Alemida, conhecido pelos codinomes de “pequeno” e “Chiquinho”, de 22 anos anos de idade, foi assassinado em pela luz do dia no bairro do São Sebastião.
De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu na Rua Maria de Socorro Lucena, porém a vítima residia no bairro do Jatobá. Testemunhas afirmaram que a vítima ainda tentou fugir dos criminosos, mas depois de percorrer certa distancia, veio a cair em um terreno baldio e foi alcançado pelos homens que desferiram vários tiros contra ela. Pelos menos dois disparos acertaram as costas e a cabeça de “pequeno”, que morreu ainda no local.
Após cometerem o assassinato a dupla empreendeu fuga tomando destino ignorado. Para a família suspeita é de que o crime pode ter sido pacional.A polícia foi acionada e iniciou as investigações, porém até o momento sem êxito sobre quem teria cometido o crime e o paradeiro dos criminosos. 

Patosonline.com

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pioneirismo: Patos terá primeira casa da Paraíba com energia solar


O sol existe em abundância na nossa região, presente o ano inteiro, é uma preciosa fonte de energia, limpa, renovável, que não agride o meio ambiente. Essas são algumas características que apontam para uma das mais importantes alternativas de energia para grande parte da população do planeta, que precisa de outras fontes que não sejam as produzidas pelas hidrelétricas, gás natural, nuclear, eólica, pelo petróleo, biogás, dentre outras, a maioria agressiva ao ecossistema.

A energia solar, presente em 70% das casas em Israel, tendo a Alemanha, Estados Unidos, Japão e Indonésia, como os que mais a utilizam, vem crescendo significadamente no mundo. Na Paraíba a cidade de Patos está sendo pioneira no uso dessa tecnologia que permite uma economia de quase 80% no consumo de uma residência, empresa, no campo. Nos próximos dias uma casa que fará uso exclusivo de energia solar será apresentada à sociedade.  

Essa energia fornecida gratuitamente pelos céus vem recebendo atenção de vários empresários patoenses, que veem nesse investimento a garantia de grande retorno financeiro num breve espaço de tempo.  Vários já estão elaborando projetos para implantar em seus imóveis, na cidade ou no campo.

Concha Acústica

Além da primeira casa que usará 100% de energia solar, que fará funcionar a iluminação, o ar-condicionado, refrigerador, ferro elétrico, TV, enfim, todos os equipamentos que necessitam de energia, a concha acústica, que está sendo construída na Praça Edivaldo Mota, também utilizará as placas voltaicas na produção de energia. Todo o equipamento foi doado ao município pela Lightsol, empresa que faz parte do grupo ITEC-PB – Instituto Tecnológico da Paraíba, que deve trazer em breve para Patos cursos que abordem energias renováveis.

A crise energética no Brasil vem se agravando a cada ano. Um dos motivos são as fortes estiagens, a queda brusca nos níveis das barragens que alimentam as hidrelétricas. Os apagões podem se tornar mais frequentes. Empresas que veem longe e já preocupadas com a manutenção e ampliação de mercado estão atentas ao crescente uso da energia solar. Vários estados brasileiros já investem nessa fonte. A Paraíba não oferece incentivos para esse setor energético.

Escolas, hospitais, indústrias, uma variedade enorme de segmentos, com destaque para o residencial podem tirar proveito da energia solar. Construtores de Patos estão tomando conhecimento do projeto para instalar em suas edificações, seguindo assim a tendência globalizada, em que a ordem é economizar, principalmente ecologicamente sustentável. “Alguns já nos procuraram para orientações em seus projetos, que já deverão constar esse novo sistema”, diz Flávio Medeiros Jardim, diretor da Lightsol.

Qualquer pessoa pode instalar em sua casa o sistema de energia solar voltaica, ou seja, uma micro-usina de geração de energia, que usa a rede da Energisa, podendo inclusive vender o excedente para esta. Ou seja, de comprador de energia, os habitantes passar a vender para a Energisa.

O sistema de produção de energia solar é muito simples. Os painéis fotovoltaicos, ao receberem os raios solares os transformam em energia, que fica armazena em baterias. Um sistema desses tem vida média de 25 anos. Hoje os bancos do Brasil, Unicred, Brasdesco de Patos tem parceria com a Lightsol e financiam os projetos em até 60 meses. A equipe técnica
O equipamento ao ser instalado não mexe na estrutura física do imóvel. Por ser um material leve, pode ser montado em diversos tipos de telhado, inclusive nos mais comuns da nossa região. O usuário não consome energia oferecida pela Energisa e sim a por ele produzida.

Nesta terça-feira 8 o projeto de energia solar será apresentado a diversos profissionais, como engenheiros, construtores, corretores, donos de escolas, clínicas, governo, dentre outros. O evento será às 7h30 no Coliseum Hall.  A empresa que já funciona em Patos, no Ed. Milindra Center, recebe consultoria de Junior Nóbrega e Raphael Azevedo.


Marcos Eugênio

TCE apura irregularidades em licitações em Sousa

A partir de uma denúncia anônima, através de ligação telefônica para a Polícia Federal de Patos, o Tribunal de Contas do Estado decidiu abrir uma investigação no sentido de apurar possíveis irregularidades em processos licitatórios ocorridos no município de Sousa, na gestão do ex-prefeito Fábio Tyrone.
 
O denunciante anônimo relata casos de irregularidades e ilegalidades relacionadas a licitações realizadas pela prefeitura municipal de Sousa, supondo que as licitantes vencedoras dos certames teriam sido favorecidas em razão de serem comandadas por laranjas de ocupantes de cargos na estrutura municipal de Sousa. A denúncia envolve fatos ocorridos nos exercícios de 2009 e 2010, quando o município era comandado por Fábio Tyrone.
 
O caso foi analisado pela 2ª Câmara do Tribunal de Contas, que deu um prazo de 30 dias para que o atual prefeito de Sousa, André Gadelha, e o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Medeiros da Silva, encaminhem os documentos solicitados pela auditoria.
 
Os documentos requisitados são:
 
1. Licitação, dispensa ou inexigibilidade, referente à despesa com fornecimento de materiais/equipamentos para a Secretaria de Saúde do Município de Sousa, no exercício financeiro de 2010, que conste como vencedora ou escolhida a empresa ROPMEDICAL;

2. Licitação, dispensa ou inexigibilidade, referente à despesa com serviços de treinamento para os profissionais da área de saúde do Município de Sousa, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, em que tenha sido vencedora ou escolhida a empresa NEWCENTER;

3. Licitação, dispensa ou inexigibilidade, com serviços de vigilância eletrônica da Prefeitura de Sousa, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010, em que tenha sido vencedora ou escolhida a empresa MONITORE SEGURANÇA ELETRÔNICA;

4. Licitação, dispensa ou inexigibilidade, referente à coleta de lixo, em que tenha como vencedora ou escolhida a empresa SIFRA;

5. Licitação, dispensa ou inexigibilidade, referente à locação de imóvel, situado na Rua Cônego José Viana, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010;

6. Licitação referente à construção de um Hospital e Pronto Socorro, na Av. Nelson Meira, no Bairro da Estação, no local onde funciona a Secretaria de Obras do Município de Sousa, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010;

7. Licitação com construção de casas populares no Município de Sousa, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010;

8. Licitações cujas despesas foram pagas à empresa G CONSTRUÇÕES LTDA, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010;

9. Licitação, dispensa ou inexigibilidade, referente à despesa com fornecimento de salgados, no exercício financeiro de 2010;

10. Licitação referente a serviços gráficos, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010;
11. Licitação referente a serviços de publicidade, da Câmara Municipal de Sousa, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010; e

12. Licitação referente ao fornecimento de água, através de carro pipa, nos exercícios financeiros de 2009 e 2010.
 
 
Jornal da Paraíba

CRAS de Patos oferecem atividades para crianças de 0 a 6 anos



Crianças de 0 a 6 anos, cujos pais estão inseridos no Cadastro Único do Governo Federal ou são beneficiários do programa Bolsa Família possuem espaço garantido nos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, na cidade de Patos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Mariana Alves de Oliveira, localizado no Bairro Monte Castelo, por exemplo, desenvolve duas vezes por semana, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, atividades lúdicas envolvendo crianças de 0 a 6 anos dos usuários dos CRAS. 

Segundo a pedagoga e técnica em Referência, Norma Suely, as atividades tem como objetivo desenvolver o conhecimento das crianças durante uma fase imprescindível que é a primeira infância. “São diversas as atividades que desenvolvemos, entre elas, a organização de momentos de descontração entre crianças e famílias, no sentido de reforçar as relações, sem esquecer, é claro, do trabalho de orientação aos pais”, afirmou. 

Semanalmente os CRAS destinam atividades específicas para esse público. No caso do CRAS Mariana Alves, as atividades lúdicas para crianças acontecem sempre as segundas e quinta-feiras, nos turnos manhã e tarde, reunindo crianças de todo o Monte Castelo, incluindo alunos das Escolas Infantis.
 
Além da realização de brincadeiras, palestras e outros atendimentos, uma equipe formada por técnicos acompanha as crianças no controle da alimentação e do repouso das mesmas. 

Coordecom

Padre Márcio diz que o mundo passa por uma crise de fé e alerta: “viver sem Deus é morrer”


O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande, disse neste final de semana, durante Missa na Catedral Diocesana da cidade, que o mundo passa por uma crise de fé. Ele fez um alerta para os que defendem a racionalidade das coisas, em detrimento de uma aproximação maior com Deus.

Para Pe Márcio, quem defende esta tese e adota a racionalidade das coisas como modelo de vida acaba por se afastar mais de Deus, o que pode gerar graves consequências. “O mundo passa por uma crise de fé, é muito racional. Viramos as costas para Deus e quem faz isso acaba morrendo. A Palavra deixa claro: viver sem Deus é morrer”.

Ele disse que é normal ouvir pessoas que, quando estão no fundo do poço, clamam por Deus. E, em outras oportunidades, as pessoas pedem algo a Deus e não entendem quando Deus nos dá a resposta, do modo dele. “Crer não é compreender tudo. A lógica de Deus é diferente da nossa. Muitas vezes não vamos compreender porque Deus agiu daquela forma. Deus não vai agir segundo os nossos caprichos”.

Padre Márcio Henrique disse que até mesmo os profetas que falam em nome de Deus não tem a compreensão perfeita das respostas de Deus. “Vejamos os profetas. Muitas vezes, nem eles mesmos compreendem porque Deus agiu assim e caem numa angustia profunda”. O Vigário Geral disse que até mesmo a Palavra, muitas vezes, é interpretada de forma diferente daquilo que Deus, realmente, quer nos dizer.

Ele cita um trecho do Evangelho de Mateus no qual Jesus diz que “os violentos alcançarão o Reino dos Céus”. Padre Márcio diz que o sentido dado pelo evangelista à palavra ‘violento’ não é o que imaginamos, inicialmente. “Não entendamos os violentos como aqueles que defendem a guerra. Ele fala na fé, que é para quem tem coragem de lutar. Ser violento tem este sentido, é ser perseverante, teimar em acreditar”.

Para Pe Márcio, portanto, ter fé é manter-se de pé, perseverante, mesmo que não tenhamos a resposta que queremos de Deus. “Jó reclamou, chegou ao fundo do poço. É sempre bom lembrar que Deus não dá o tipo de resposta que nós queremos e muitas pessoas já compreendem isso. Quantas pessoas passam por tempestades, turbulências grandes, mas não desconfiam de Deus?”

“O senhor sempre diz que é preciso teimar na perseverança. Quem não se lança nos braços de Deus morre. Quem se afasta de Deus morre e esta é a pior morte que pode existir. Então, só nos resta dizer: ‘aumenta a nossa fé Senhor’. Tenha fé, é isso o que o Senhor pede”, alerta Pe Márcio, que finaliza lembrando a necessidade de professarmos nossa fé. “Não podemos ter vergonha de testemunhar nossa fé. O Senhor espera de nós uma fé sólida. Então, se você não consegue ter uma fé muito forte, reze, peça ao Senhor para aumentar a sua fé”.

Pascom – Catedral

Arquivo do blog