Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de março de 2010

População fecha rodovia devido à falta d´água

Moradores da cidade de Boqueirão fecharam neste sábado a rodovia estadual que liga o município à cidade de Queimadas e à BR 104.
Eles protestam contra a irregularidade do abastecimento d´água local, mesmo com a proximidade do açude Epitácio Pessoa.
Conforme alguns relatos, ao longo dos últimos dois meses só tem chegado água nas torneiras entre as 7 e às 9 horas da noite. 
paraibaonlin

Patos é sede de oficina para construção do plano de combate à desertificação



Tarciso Cabral
A cidade de Patos sediou no dia de ontem (sexta-feira 12) a 2ª Oficina Participativa para a construção do Plano de Combate à desertificação no semi-árido Paraibano. O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia e Ministério do Meio Ambiente. O evento, que contou com a presença de 92 representantes de órgãos federais, estaduais e do setor produtivo de 83 municípios sertanejos, visa a construção de ações estratégicas de combate a um problema que cresce de forma preocupante no País, especificamente na Paraíba, trazendo sérias consequências para a população.
Houve explanações sobre o conjunto de fatores que causa a degradação do meio, os participantes puderam também debater alternativas e apresentar propostas de convivência com o semi-árido, sem que os efeitos sejam tão devastadores. No final foi elaborado um documento, tendo como base as idéias dos participantes, e depois este segue para os governos estadual e federal para fazer parte da política nacional de combate à desertificação.
Tarciso Cabral, um dos coordenadores do evento, representando uma associação de professores da Universidade Federal da Paraíba, disse ao pbnoticias que as regiões mais afetadas pela desertificação na Paraíba são as do Seridó e do Cariri. O número de animais (pastoreio) acida do que a região pode oferecer para sua sobrevivência, uso inadequado da agricultura, forma equivocadas de irrigação, sem o devido planejamento técnico, a exploração de minério descontrolado foram algumas causas citadas por Cabral que contribuem para a aceleração do processo de desertificação na Paraíba.
“Discussões como esta, com mapeamento de idéias, projetos de adutoras, barragens, transposição do São Francisco, são parte de políticas que visam a melhoria de vida no semi-árido, e consequentemente levam à redução da desertificação”, enfatizou Cabral.

Exposição de Murilo Santos é aberta no Centro de Cultura Amaury de Carvalho

Wandecy Medeiros, Nabor e Murilo Santos

Nossos.  Essa é a mais nova exposição de artes plásticas do artista patoense Murilo Santos, aberta na noite desta sexta-feira 12 no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, onde permanecerá até 12 do próximo mês. O lançamento da coletânea, 35 telas e três esculturas, teve participação do prefeito Nabor Wanderley, do secretário executivo de Turismo e Cultura, Wandecy Medeiros, dentre outros secretários, produtores culturais e apreciadores do trabalho desse jovem talento, que leva o nome da cidade para outras plagas, a exemplo de João Pessoa e Brasília-DF.
Com onze anos de estrada no campo das artes, Murilo diz que Nossos traduz o grito do artista na tentativa de despertar a sociedade para valorizar que tenta acordar a sociedade para o sentimento de posse, de orgulho em dizer essa obra é nossa, faz parte de nosso acervo cultural, com a consciência dela ser patrimônio de todos.
Sobre seus onze anos de dedicação à pintura, escultura, diz que trabalhou muito, teve que abdicar de muitas coisas, mas que é feliz pelo que faz. Sobre a sensibilidade do público ao seu trabalho explica que se sente lisonjeado de ter seu nome e crias citados em debates, em referências à produção artística local.
Com um quadro exposto na sede do Banco Mundial em Brasília, diz que teve uma grata surpresa na capital federal pelo olhar atento do público que visitou sua exposição, o que lhe trouxe mais ânimo para permanecer sempre mais envolto por idéias transpassadas para as telas.
O prefeito Nabor, que se disse seguidor do trabalho de Murilo, fez elogios a este pela perseverança e talento. Falou também da importância que tem o Centro de Cultura Amaury de Carvalho, como espaço democrático, aberto a todos os artistas que queiram mostrar sua produção, contribuindo assim para a cultura de nossa cidade, nosso Estado.
Nabor informou que está disponibilizando verbas para a Secretaria Executiva de Cultura, para que possa desenvolver os projetos que ora está elaborando. Sobre a política cultural de Patos para 2010 explicou que haverá muita luta para a implantação do Teatro Municipal, apesar de enfatizar que este ano dificilmente verbas serão destinadas pelo governo federal para esse propósito. “O projeto do teatro está praticamente pronto. Agora estamos cuidando de seu orçamento e em seguida correremos atrás dos recursos”, comentou o prefeito de Patos, acrescentando que, por ser ano de eleição e não haver qualquer emenda aprovada transferindo verbas para o teatro, só no próximo ano haverá recursos para sua concretização.

sexta-feira, 12 de março de 2010

SINFEMP DEFENDE PARALISAÇÃO DE PROFESSORES DIA 16 DE MARÇO



    O Presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, defende que na próxima terça-feira, dia 16 de março, todos os professores que ainda não receberam aumento salarial, paralisem suas atividades em protesto contra os gestores municipais, que sequer discutiram com a categoria o aumento salarial para 2010.
    Neste dia todos os profissionais do magistério estão paralisando as suas atividades em protesto ao não cumprimento do piso salarial profissional nacional, que deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2009.
    Segundo Gonçalves, os gestores municipais de São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, Santa Teresinha, Catingueira, Emas, Olho D’água, Condado, ainda não fecharam acordo com a categoria sobre o aumento salarial e nem tampouco a discussão sobre a implantação do piso da categoria. “isto é um profundo desrespeito a categoria e por isso defendemos que todos paralisem as suas atividades para demonstrar a insatisfação com os baixos salários” enfatizou o mesmo.
    Nesta segunda-feira, serão iniciadas as assembléias em Condado, Salgadinho, continuando nos demais municípios da base territorial do sindicato.
    Em Patos foi aprovada a proposta de aumento salarial pela categoria que já receberam o mês de fevereiro com aumento, incluindo os professores aposentados e pensionistas, além dos Municípios de São José de Espinharas, Malta, Vista Serrana, Mãe D’água, São José do Bonfim, Quixaba, onde as propostas foram encaminhadas e aprovadas pela Câmara Municipal. “Existem algumas correções a serem feitas, mas o importante é que pelo menos os gestores desses municípios encaminharam a lei adequando o plano a lei 11.738/2008 do Piso Nacional.” Disse Gonçalves.
     A proposta do SINFEMP é o pagamento do piso nacional de R$ 1.312,90 para uma carga horária de 30 horas semanais.
    As prefeituras que não enviaram a proposta de aumento salarial e o novo plano de cargos e salários para os professores serão acionadas no Ministério Público Estadual, pois o aumento do FUNDEB foi de 35,14%, sendo 19,2% de 2009 e 15,94% em 2010.

Assessoria

quinta-feira, 11 de março de 2010

Capacitação em Quixaba


A Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem ampliando o leque de opções, a fim de capacitar a comunidade, uma ação que tem por objetivo a geração de emprego e renda. Vários cursos estão sendo oferecidos pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, dentre eles o de cabeleireiro, dança de salão, artesanato, pintura, e no próximo mês outros dois cursos vão ser ofertados, violão e culinária. Para esses dois as inscrições já estão abertas. Por cada curso são aplicados em torno de R$ 3.000,00.
Ainda na área de ação social as crianças matriculadas na Creche Tudinha Pereira ganharam foram beneficiadas com a renovação da brinquedoteca.  Cerca de 70 famílias são cadastradas no CRAS, sendo acompanhadas por psicólogos, assistentes sociais, profissionais que trabalham com grupos de crianças, jovens e idosos, a partir de temáticas como alcoolismo, direitos de cidadania, sexologia, dentre outros.
Anna Christina, secretária de Desenvolvimento Social citou o PAA - Programa Aquisição de Alimentos, coordenado por sua pasta, como sendo uma das ações mais importantes e que vem mudando a vida das famílias do campo, que hoje possuem autoestima elevada. Atualmente são 100 famílias cadastradas, que comercializam sua produção diretamente para o município. São diversos produtos hortifrutigranjeiros repassados para escolas municipais, hospital, creche e famílias carentes, hoje cerca de 280 famílias beneficiadas. “Estamos vivendo um novo tempo, de muito trabalho, compromisso com o desenvolvimento de Quixaba”, comentou Christina.
Assessoria

Patos e vários municípios da região acusados de desvio de recursos federais

O Ministério Público Federal impetrou em 2009 171 ações de improbidade administrativa contra gestores públicos paraibanos. As investigações envolvem 82 municípios com irregularidades na gestão dos recursos federais.

“Essas ações, em sua maioria, são contra gestores e ex-gestores públicos municipais e estaduais que cometeram irregularidades diversas no trato com dinheiro público repassado pela União”, ressalta o procurador-chefe Victor Carvalho Veggi.

Vários dos fatos referentes às ações de improbidade darão origem a ações penais, que, no caso de prefeitos, que têm foro especial por prerrogativa de função, serão ajuizadas através da Procuradoria da República na 5ª Região, perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Já as ações penais relativas a ex-prefeitos correm normalmente na primeira instância.

Nas ações de improbidade, o Ministério Público Federal pede, em linhas gerais, que os envolvidos sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, pagar multa civil, sejam proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, além de terem suspensos os direitos políticos.

Nelas, constam irregularidades como fraude em licitações, ausência de prestação de contas, não execução do convênio firmado, despesas não comprovadas, falta de recolhimento das contribuições previdenciárias, desvio e má aplicação dos recursos, pagamento efetuado sem conclusão da obra, utilização do recurso em finalidade diversa do objetivo do convênio celebrado ou de programas, contratos irregulares, fracionamento de despesas, direcionamento e dispensas indevidas de licitações, utilização indevida da conta do Piso de Atenção Básica (PAB) e desvio de recursos do PAB, bem como operações ilícitas de concessão de empréstimos pela Caixa Econômica Federal.

Municípios marcados por improbidade – Na Paraíba, 82 municípios estão envolvidos em casos de improbidade administrativa, sendo 14 ligados à competência da Procuradoria da República na Paraíba (João Pessoa), 45 referentes à Procuradoria da República em Campina Grande e 23 municípios jurisdicionados à Procuradoria da República em Sousa.

Doze cidades da região do cariri constam no relatório. São elas: Amparo, Assunção, Barra de Santana, Boqueirão, Caturité, Gado Bravo, Juazeirinho, Monteiro, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, e Serra Branca.

Confira a lista completa abaixo:

Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Amparo, Araruna, Areia, Assunção, Baia da Traição, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bayeux, Belém do Brejo do Cruz, Belém, Berbardino Batista, Boa Ventura, Boqueirão, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Caiçara, Cajazeiras, Campina Grande, Campo de Santana, Casserengue, Caturité, Conceição, Condado, Conde, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Curral de Cima, Curral Velho, Desterro, Diamante, Duas Estradas, Emas, Esperança, Gado Bravo, Guarabira, Ibiara, Igaracy, Itabaiana, Jericó, João Pessoa, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juru, Lastro, Malta, Manaíra, Marizópolis, Monteiro, Nova Floresta, Olho d’Água, Passagem, Patos, Pedra Lavrada, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Luzia, São Bentinho, São José de Caiana, São José de Princesa, São José do Sabugi, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Solânea, Soledade, Sossego, Sousa, Teixeira e Umbuzeiro.
Ascom
Foto:Marcos Eugênio

quarta-feira, 10 de março de 2010

11 no 11

Quem festeja seus 11 anos de vida, neste dia 11 de março (quinta-feira), é o garotão esperto e grande desportista, Marlon Lucena Leitão (na foto comigo), filho do nosso amigo e competente fotógrafo, técnico responsável pelo laboratório de fotografia das FIP - Faculdades Integradas de Patos, Metódio Leitão.
Marlon, que acompanha com frequência o pai nas reportagens fotgráficas nos jogos do Campeonato Paraibano, é um tipo extrovertido, atento e torcedor nato do Canário do Sertão.
Para comemorar a data Metódio promete fechar a rua para um grande churrasco. Só não digo o endereço! Parabéns do Garimpando para Marlon. Muita saúde, paz e um excelente desempenho na escola, garoto!
 

Patos, 40 graus!


Muitos brincam, com certo humor negro, que o estado do Piauí é o estágio obrigatório para quem tem como destino o inferno, isso devido às altas temperaturas registradas durante o ano. No Sertão paraibano o forte calor dos últimos dias, beirando os 40 graus em determinados horários, vem causando muitos transtornos para a população e preocupação dos órgãos de saúde pública.
No Hospital Regional de Patos é intenso o revezamento de idosos, uma das principais vítimas do intenso calor, na sala amarela, local em que o paciente necessita de atendimento rápido, e o oxigênio tem sido um dos maiores aliados. A cidade de Patos, no termômetro localizado em frente à Prefeitura, chegou a registrar 41 graus às 15h30. Operários da construção civil, de olarias, carvoarias, na produção agrícola ficam bastante expostos e os cuidados com a proteção solar devem ser redobrados.
Em Patos alguns depósitos de água mineral, devido a intensa demanda, deixam de atender a clientela pela falta do produto. As lojas vendem seus estoques de ventiladores com facilidade. Apesar do valor ainda elevado, o ar-condicionado tem ganhado mais espaço nas residências e locais de trabalho.
As crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e as pessoas com doenças crônicas são especialmente vulneráveis aos efeitos nocivos das ondas de calor. Abaixo os grupos de pessoas mais vulneráveis ao calor.
Crianças nos primeiros anos de vida
Pessoas idosas
Pessoas com doenças crônicas − cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo, etc.
Pessoas acamadas
Pessoas que tomam medicamentos anti-hipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, etc.
Pessoas com problemas de saúde mental
Pessoas obesas
Trabalhadores manuais muito expostos ao calor
Pessoas que vivem em casas com más condições
Efeitos Graves do Calor Sobre a Saúde
Quando a temperatura ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar; também pode acontecer que o mecanismo da sudação não provoque o desejável abaixamento da temperatura corporal. Neste caso, uma alta temperatura corporal e um grau excessivo de desidratação podem provocar danos irreversíveis no cérebro ou noutros órgãos, ou até conduzir à morte.
Em situações de exposição intensa e continuada ao calor, podem ocorrer perturbações no organismo, nomeadamente cãibras, esgotamento pelo calor,  e golpes de calor, situações que, pela sua gravidade, podem implicar o recurso a cuidados médicos de emergência.
Esgotamento Devido ao Calor
Esta situação é devida à perda excessiva de líquidos e sal através da transpiração. É uma situação grave em pessoas idosas e pessoas com hipertensão arterial.
Os sinais e sintomas mais frequentes no esgotamento pelo calor são: forte transpiração, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas (enjoos), vômitos, desmaio, pele fria e úmida, pulso fraco e rápido, e respiração rápida e superficial.
Marcos Eugênio - pbnoticias.com

Espíritas de Patos e região comemoram centenário de Chico Xavier


Acontece no próximo sábado, a partir das 14h, no Fórum Miguel Satyro, de Patos, o seminário “Iluminação Interior”, promovido pelo Movimento Espírita de Patos. O evento, que contará com a presença de espíritas de Patos e cidades circunvizinhas, terá como expositor o espírita Frederico Menezes, oriundo de Recife-PE. 
O objetivo do encontro é divulgar a doutrina kardecista, fazendo parte também das comemorações do centenário Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), mineiro, uma das personalidades espíritas mais famosas do mundo, cuja história foi contada em película cinematográfica, que estará sendo lançada no próximo mês. A programação terá continuidade à noite, ainda com Frederico, que ministrará palestra com tema livre.  
Kardec e os Espíritos
Em 1855, Hippolyte Léon Denizard Rivail, professor francês de aritmética, pesquisador de astronomia e magnetismo, foi convidado por um amigo seu a ver de perto estas manifestações que ocorriam nos salões da capital francesa. Rivail era discípulo de Pestalozzi, chamado de pai da pedagogia moderna, e casado com Amélie Gabrielle Boudet. Nascido em 03 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, já ouvira sobre o assunto das mesas girantes e não entendia bem o que estava acontecendo.
Homem criterioso, Rivail não se deixava levar por modismos e como estudioso do magnetismo humano acreditava que todos os acontecidos poderiam estar ligados à ação das próprias pessoas envolvidas, e não de uma possível intervenção espiritual.
O professor então participou de algumas sessões, e algo começou a intrigá-lo. Percebeu que muitas das respostas emitidas através daqueles objetos inanimados fugiam do conhecimento cultural e social dos que faziam parte do "espetáculo". Como os móveis, por si só, não poderiam mover-se, fatalmente havia algum tipo de inteligência invisível atuando sobre os mesmos, e respondendo aos questionamentos dos presentes.

Rivail presenciava a afirmação daqueles que se manifestavam, dizendo-se almas dos homens que viveram sobre a Terra. Foi então, que uma das mensagens foi dirigida ao professor. Um ser invisível disse-lhe ser um Espírito chamado Verdade e que ele, Rivail, tinha uma missão a desenvolver, que seria a codificação de uma nova doutrina.
Atento aos dizeres do Espírito, e depois de muitos questionamentos à entidade, pois não era homem de impressionar-se com elogios, resolveu aceitar a tarefa que lhe fora incumbida.
O Espírito de Verdade disse-lhe ser sim uma falange de Espíritos superiores que vinha até aos homens cumprir a promessa de Jesus, no Evangelho de João, capítulo XIV; versículos 15 a 26: "E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque habita convosco e estará em vós... Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
Através dos Espíritos, Rivail descobriu que em uma de suas encarnações anteriores foi um sacerdote druida, de nome Allan Kardec. Foi então que resolveu adotar este pseudônimo durante a codificação da nova doutrina, que viria a se chamar Doutrina Espírita ou Espiritismo. Kardec assim procedeu para que as pessoas, ao tomarem conhecimento dos novos ensinamentos espirituais, não os aceitassem por ser ele, um conhecido educador, quem estivesse divulgando. Mas sim, que todos os que tivessem contato com a boa nova a aceitassem pelo seu teor racional e sua metodologia objetiva, independente de quem a divulgasse ou a apoiasse.

Autoestima - uma leitura para começar o dia!


Inácio Andrade Torres 

Sobre a Morte e o Morrer
Rabindranath Tagore, escritor, poeta e músico indiano, nasceu em 1861, em Calcutá. Em 1913 foi o primeiro asiático a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Estudou direito na Inglaterra, de 1878 a 1880 e retornou ao seu país em 1890 para administrar propriedades agrícolas da família.
Por essa época, dedicou-se ao desenvolvimento da agricultura e a projetos de saúde e de educação. Com formação filosófica, chega a criar uma escola, em 1901, voltada ao ensino das culturas e às filosofias ocidentais e orientais. Sua obra poética compõe-se de uma coleção de três mil poemas em língua bengali sobre temas religiosos, políticos e sociais.

Sua obra em prosa, orientada por preocupações humanistas, é extensa. Inclui oito novelas, cinquenta ensaios e contos. Como músico, compôs duas mil canções. O volume de poesias mais conhecido é Oferenda Poética (1913-1915). Seus últimos trabalhos, entre eles Cantos Musicais (1910), são classificados como simbolistas. Em 1919, renunciou ao título de Sir em protesto contra a política britânica em relação ao Punjab. Morre em Calcutá, em 1941, aos oitenta anos, sendo reconhecido e aclamado por Mahatma Gandhi, como o grande mestre.

Leiamos abaixo dois textos reflexivos sobre a morte e o morrer – temas bastantes tabuizados em nossa sociedade - extraídos respectivamente de “Colhendo frutos” e “Gitanjali”, duas grandes obras desse inesquecível humanista.

 

I

“Não me deixe rezar por proteção contra os perigos, mas pelo destemor em enfrentá-los.

Não me deixe implorar pelo alívio da dor, mas pela coragem de vencê-la.

Não me deixe procurar aliados na batalha da vida, mas a minha própria força.

Não me deixe suplicar com temor aflito para ser salvo, mas esperar paciência para merecer a liberdade.

Não me permita ser covarde, sentindo sua clemência apenas no meu êxito, mas me deixe sentir a força de sua mão quando eu cair”.

II

Oh!, Morte, teu servo bate a minha porta. Ele cruzou o mar desconhecido e trouxe ao meu lar o teu chamado.
A noite é como breu e meu coração treme de medo; mesmo assim, tomarei da lâmpada, abrirei os portões, e farei vênia em sinal de boas -vindas. É o teu mensageiro que está a minha porta.
Eu o venerarei, colocando a seus pés o tesouro do meu coração.
Ele retornará com a missão cumprida, deixando uma sombra escura na manhã do meu  dia; e, em meu lar desolado, só permancerá o meu desamparado ser, última oferta de mim para ti”.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Pastor evangélico de Patos acusado de fraudar Bolsa Família


O pastor Valdeíldo, natural da cidade de Patos, que coordenava o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, na cidade de Tabira, no vizinho estado de Pernambuco, foi afastado do cargo pelo prefeito da cidade, Dinca Brandino.
Segundo informações do Jornal do Comércio, de Recife, o patoense recebia o benefício de 73 cartões.
O prefeito de Tabira, que afirmou desconhecer o fato, disse que vai instaurar uma sindicância interna na prefeitura para apurar a denúncia formulada por uma mulher, cuja identidade não foi revelada, que procurou o gabinete do prefeito para reclamar que não tinha recebido o benefício.
A dona de casa teria ficado surpresa ao ser informada que o seu benefício já teria sido pago. O valor foi sacado na agência da Caixa Econômica na cidade de Patos.
Segundo o jornal pernambucano o “esquema funcionava da seguinte maneira: ele procurava as famílias e solicitava o cartão para averiguar possíveis problemas. Depois, informava que foi bloqueado e que iria resolver o problema. Ainda não há informações precisas de quanto dinheiro foi desviado”.
O repentista Sebastião Dias, que é vereador e primeiro secretário da Câmara daquela cidade, foi indicado pelo Poder Legislativo Municipal para acompanhar as investigações.

Diário de Patos com informações do JC

São Mamede tem recursos de R$ 800 mil para parque de eventos e rodoviária



Duas importantes obras estão em fase de execução na cidade de São Mamede, distante 280 km da Capital: O parque de eventos, que vai abrigar a festa maior do Município, o São Pedro e o terminal rodoviário, cujo terreno foi doado à Prefeitura e onde estão sendo feitos serviços de terraplanagem para o início da construção, prevista para o próximo mês, na entrada da cidade, às margens da BR 230.
A soma dos dois empreendimentos públicos é de R$ 803.400,00, com contrapartida de 5% do Município. Para a praça de eventos, obra iniciada em outubro passado, com previsão de conclusão até junho deste ano, foi destinada verba de aproximadamente R$ 417 mil e R$ 388 para a rodoviária.
Na praça de eventos, com capacidade para cinco mil pessoas, haverá palco, banheiros e camarins climatizados. “Há muito precisávamos de um espaço para realizar nosso tradicional São Pedro. Com essa praça de eventos poderemos receber um público bem maior que o registrado em edições passadas”, comentou Francisco das Chagas, prefeito de São Mamede.

Audiência pública discute ato médico na Câmara de Patos



O projeto de lei Nº 7.703-C DE 2006 que regulamenta o ato médico, de autoria do médico e ex-senador Geraldo Althoff (PFL-SC), que tramita no Senado, foi tema de discussão de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Patos na noite desta terça-feira 09. Diversas categorias da saúde se fizeram presentes a este debate em torno do projeto, que prevê a restrição da atuação de diversas categorias profissionais da saúde.
Os vereadores realizaram no horário previsto a sessão ordinária, que durou poucos minutos, abrindo espaço à audiência pública, em um dia de luta contra o ato médico em todo o País. Foi lida uma carta aberta à população, conclamando a sociedade a cobrar a não aprovação do referido projeto, que, segundo a mobilização, trará grandes prejuízos para diversas categorias como psicologia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, biomedicina, farmácia, nutrição, educação física, fonoaudiologia, biologia, dentre outras.
O vereador Raniere Ramalho (PMDB) demonstrou sua preocupação com a possível aprovação desse projeto de lei. Citou o caso da saúde do País que ainda possui muitos problemas. “A saúde do Brasil teve melhorias justamente porque houve integração dos profissionais de várias especialidades”, comentou. Raniere pediu que a Câmara deveria enviar documento solicitando do Senado a rejeição ao projeto.
Wilma de Fátima, representando o Conselho Regional de Psicologia, explicou as razões das manifestações contra o ato médico, considerando-o um ato abusivo que pode trazer sérias consequências para a sociedade.  João Bosco Valadares, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Patos, enfatizou que ninguém é contra a categoria médica e que não se pode é haver um retrocesso no SUS, o maior plano de saúde do mundo.
O consultor do SUS, Nelson Calzavara, fez considerações sobre as dificuldades que a população terá para ser assistida, já que os médicos não teriam condições de atender a demanda devido a concentração de serviços. O vereador Sales Junior (PRB) parabenizou a atitude das categorias que propuseram a audiência pública, que não estão preocupadas não apenas com suas profissões, mas também com a população, que sentiria o reflexo da aprovação de tal projeto.
No debate, a idéia do PL, para uns, abre uma vala na hierarquia, colocando a Medicina no topo, numa tentativa de inferiorizar as outras profissões.
Foi constado em ata a propositura do vereador Raniere da Câmara encaminhar documento solicitando a recusa por parte do Congresso para o PL  em tramitação.
O médico vereador Ivanes Lacerda usou a tribuna e explicou que houve equívocos nos pronunciamentos em torno do ato médico. Fez a leitura de parte do texto do projeto. Ivanes esclareceu alguns incisos que tratam da competência privativa do médico e outros que são bem claros ao afirmar a co-participação de outras profissionais. “O projeto não é retrocesso. Não destitui nada já instituído. Com relação ao PSF, o médico não trabalha só. Cada integrante tem um papel. Se tirar um dos profissionais a equipe não funciona. Agora fazer um documento público, como sugeriu o vereador Raniere, convenhamos, não terá legitimidade”, explicou Ivanes.
Wilma, psicóloga, destacou um dos itens comentados por Ivanes Lacerda, especificamente que trata de diagnóstico de doenças, em que muitas delas precisam do laudo do especialista da área, citando a sua como exemplo. Enfatizou que se o texto permanecer como está tira a autonomia do profissional.
O referido projeto de lei estabelece quais atos ou procedimentos serão privativos de médicos, quais serão compartilhados com outros profissionais de saúde e quais serão exclusivos desses outros profissionais. O texto proposto tem suscitado debates sobre as competências de cada categoria profissional. Alguns são contra o PL, outros a favor. 
Marcos Eugênio

Copatamento com vítima em Itaporanga


Durante a madrugada de hoje (09), uma família viajava em uma camioneta Chevrolet c10, da cidade de Itaporanga com destino a sua residência no Sítio Catolé quando o motorista Charles Cristiano Alves, 32 anos, perdeu o controle do veículo, vindo a capotar na estrada por volta das 00h30.
O motorista estava acompanhado do pai Elias Izidro Alves, 65 anos, que teve morte imediata, e de sua esposa, Carla Oliveira,22 anos, que ficou ferida. O Policiamento Militar foi solicitado, prestou socorro as vítimas e informou o fato à Autoridade Policial Judiciária.

Tentativa de homicídio em Junco

Policiais Militares da cidade de Junco do Seridó continuam em diligência desde as 13h30, para localizar e prender o comerciante Ramiro Silva de Araújo, 50 anos, acusado de tentativa de homicídio. Segundo informações colhidas no local pela Polícia Militar, o acusado possui um bar onde jogava uma partida de sinuca com a vítima Boniec da Costa Messias, 22 anos, momento em iniciaram uma discussão por motivo banal e o acusado efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima. Os Policiais Militares do Destacamento se dirigiram para o local sendo recebidos a tiros pelo acusado que fugiu, tomando destino ignorado. A Polícia Militar iniciou as buscas com reforço Policial de Santa Luzia e uma Guarnição do Choque.
Redação com III BPM

Greve do magistério che ao seu sétimo dia

A greve dos servidores da rede estadual de ensino chega ao sétimo dia de paralisação nas escolas da rede estadual de ensino.
A decisão, tomada durante assembléia realizada na última sexta-feira, 05, na sede do Sintep, em João Pessoa, continuará valendo durante toda a semana, quando deverão ocorrer as assembléias regionais do Sintep-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba.
De acordo com Véria Lúcia Dias de Lacerda, diretora regional do Sintep, nos municípios da 6ª Região de Ensino, área polarizada por Patos, a decisão de continuar coma a greve foi quase que unânime em todas as regionais.Nos 23 municípios da 6ª regional, a greve paralisou quase todas as escolas da rede estadual, deixando mais de 13 mil alunos sem aula.
Véria afirmou que as negociações com o governo do estado não tiveram avanços em pontos importantes a exemplo da contratação dos aprovados no último concurso público, pagamento do piso salarial para aposentados, pensionistas e professores pró-tempores, além do reajuste em pouco mais de 15%.
Até agora, apenas uma audiência aconteceu, na última segunda-feira, 01, quando o governo do estado decidiu conceder 5% de reajuste aos servidores efetivos da ativa, retroativo ao mês de janeiro.
Genival Junior (Assessoria)

Professores da rede municipal de Patos receberam o mês de fevereiro com aumento salarial


Reunidos em assembléia geral no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos, distante 300 km de João Pessoa, professores da rede municipal de ensino aprovaram por unanimidade a proposta salarial apresentada pela Prefeitura e o SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região.
Com a aprovação da tabela o professor com magistério passará a receber até R$ 1.174,43 - incluindo a docência e qüinqüênio – para uma jornada de 25 horas semanais. Já o professor com licenciatura passará a receber um salário de R$ 1.312,26; professor com especialização receberá até R$ 1.474,82, com mestrado R$ 1.632,49 e professor com doutorado o salário passa para R$ 1.820,28.
O Presidente do SINFEMP, José Gonçalves, disse que os valores aprovados na assembléia dos professores vão superar a proporcionalidade do piso nacional. “O valor do piso hoje é no valor de R$ 1.312,90, é 75% que nós estamos trabalhando com a mesma carga horária. Esse piso ficaria realmente em R$ 984,67, isso já incluindo a docência. Então, realmente nós vamos superar, nesse caso, a proporcionalidade do piso aqui no município de Patos, pois obtivemos 20% no salário base, além do descongelamento das gratificações de docência.” Destacou  Gonçalves.
A proposta de aumento salarial foi discutida durante duas semanas, com o próprio sindicato da categoria e uma comissão formada por professores representantes das escolas municipais. Para o prefeito Nabor Wanderley (PMDB), a aprovação da nova tabela salarial representa um avanço importante em termos de incentivos para o magistério municipal. “Avanços não só, na questão salarial, onde nestes últimos 6 anos concedemos 120% de aumento no salário base, mas também, avançamos  em relação à docência.”  Comentou Wanderley.
O Secretário Municipal de Educação, José Francisco de Sousa (Zeca) informou que o município elaborou uma proposta transparente e construtiva dentro da realidade do município de Patos, bem como,  das pretensões do SINFEMP, e que a tabela contemplará a estrutura salarial do profissional da educação municipal. “Fazendo essa fusão de pretensão com a realidade  financeira nós chegamos ao denominador comum, para que, possamos trabalhar de tal forma, que o município possa dá o máximo, que o município tem em termos financeiros, mas dentro de uma segurança podendo pagar todos os meses”, disse Zeca.
O aumento salarial foi retroativo a 1° de janeiro de 2010 e o salário do magistério patoense variou de R$ 1.022,90 – para o professor que está ingressando no quadro – a R$ 1.820,28 para o professor com doutorado. Também foi feito o descongelamento das gratificações de docência, que a partir de hoje varia de 30% a 55% de acordo com a titularidade. O mesmo aumento será concedido aos professores aposentados e pensionistas do município de Patos.
O SINFEMP que é filiado a CTB e a FETRAM, tem 4.856 filiados representando servidores  de 21 municípios no sertão da Paraíba.
José Gonçalves - Presidente

Arquivo do blog