Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

População consciente leva Quixaba a ter apenas duas notificações de dengue em 2013






Um importante trabalho de conscientização em torno da dengue foi realizado pelas secretarias de Saúde e Educação do município de Quixaba (pouco mais de 1.800 habitantes), distante 292 Km da capital paraibano. As constantes mobilizações envolvendo a classe estudantil, as famílias da localidade pelas equipes do PSF, educadores da rede municipal, surtiram efeito bastante positivo, onde durante todo este ano de 2013 houve apenas o registro do SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, de duas notificações da doença, um caso confirmado em laboratório e outro clínico epidemiológico.

Durante a longa estiagem que assola o Sertão é bastante comum o acúmulo de água em diversos tipos de vasilhames, como baldes, tambores, lugares apreciados pelo mosquito transmissor da dengue para reproduzir, o Aedes aegypti. Este foi um dos principais focos do trabalho preventivo desenvolvido em Quixaba. Utilizando diversos meios, como carro de som, a rádio comunitária local, cartazes, panfletos, faixas, questionando os moradores sobre a forma como cuidavam das águas para uso doméstico e de consumo, foi feito um mapeamento para constante monitoramento dos agentes de saúde e de endemias.

 De posse de tantas informações os moradores fizeram sua parte e o município atingiu níveis baixíssimos de infestação predial (IIP) nos quatro ciclos: janeiro, março, julho e outubro. Nos três primeiros ciclos o índice foi de 0,6 e o quarto de 0,5, considerados satisfatórios conforme preconizado pelo Ministério da Saúde que considera inferior a 1% como de baixo risco de dengue; de 1 a 3,9% médio risco e acima de 3,9 como de alto risco de infestação.

O trabalho contra a dengue não foi abandonado após esses excelentes resultados. O secretário de saúde de Quixaba, José Francisco Segundo explicou que para 2014 já existe um plano de contingência, que visa justamente o fortalecimento de um planejamento das equipes, adotando estratégias de desenvolvimento e ações para o enfrentamento de possíveis casos que venham a ocorrer. “São ações preventivas e de controle da dengue que devem continuar com a chegada de 2014”, comentou.

Esse trabalho intensivo contra a dengue levou os agentes de saúde, de endemias e a coordenação de Vigilância Epidemiológica a visitar 100% dos imóveis, uma visita in loco acompanhada de muita orientação, especialmente sobre os cuidados com os depósitos de água armazenada em casa. Foi um momento destinado também à realização do LIA – Levantamento de Índice Amostral, como orienta o Ministério da Saúde.



Marcos Eugênio

Chico Bocão é homenageado em Pocinhos



O ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley, participou nesta terça-feira, dia 10 de Dezembro, na Câmara Municipal Casa José Odilon de Brito, em Pocinhos, de uma sessão especial que homenageou o ex-vereador de Patos, Francisco Antônio de Maria, Chico Bocão.

Na oportunidade, Chico recebeu da Casa Legislativa o Título de Cidadão Benemérito de Pocinhos. 

De acordo com Nabor Wanderley, toda homenagem a Chico Bocão merece a participação de todos e reconhecimento do povo de Patos, tendo em vista, sua dedicação aos mais carentes. “Ele já tinha sido homenageado em Patos e faltava em sua terra natal, Pocinhos. Foi um momento muito bonito prestado pela Câmara Municipal. Fomos participar com muita alegria e orgulho em saber que Chico Bocão é essa pessoa reconhecida não só em Patos, mas em todo o estado da Paraíba, principalmente em sua terra”, comemorou.

A homenagem a Francisco Antônio partiu do vereador licenciado Jorge Alberto e dado seguimento com o vereador Assis de Caiana (PMDB), que explicou o que motivou a homenagem. “A sensação de felicidade não é de hoje, ela é antiga. A gente sabe da história de Chico Bocão, da região que ele nasceu, do sofrimento que o pai dele teve para criar a família”, afirmou.

Assis ainda explicou que Chico tornou-se um homem público e bem representou o Poder Legislativo de Patos, trazendo orgulho ao povo de Pocinhos.

A homenagem teve a participação da Orquestra Fé e Vida, de Lagoa Seca, quando também foram comemorados os 60 anos do município de Pocinhos.

Assessoria


Acilene Candeia-Jornalista Profissional

Presidente da CIRs diz que houve avanços na saúde da regional Patos




Por Marcos Eugênio

O presidente da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, Rubens Marques das Neves, secretário de saúde de Desterro-PB fez um balanço positivo de 2013 em relação à atuação dos municípios da regional Patos no tocante à saúde.  “Foi um ano de muitas discussões e construção de uma saúde pública mais acessível, com maior resolutividade”, enfatizou.

Ele destacou, durante as reuniões dos secretários de saúde dos 24 municípios que compreendem a 6ª Gerência Regional de Saúde, os projetos de aumento no número de unidades do PSF, NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ampliação de mais CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e a vinda dos médicos cubanos, que já começam a atuar nas localidades que solicitaram no Programa Mais Médicos.

As discussões em torno da Rede Cegonha, que visa dar maior segurança às mulheres e crianças até dois anos e o PMAQ, que contribui, com recursos federais, nas melhorias físicas e de equipamentos para as unidades básicas de saúde, foi outro ponto destacado por Rubens. Diz que além da melhoria dos serviços do PSF, há a questão da garantia, de acordo com o planejamento do município, de gratificar os agentes de saúde. “Alguns município já aprovaram a lei destinando parte dos recursos do PMAQ para os agentes, como forma de incentivo a esses profissionais que estão diariamente em contato com a comunidade e conhece bem a problemática de cada família, suas maiores necessidades”, explicou.

A chegada de 2014 trará novas demandas dos municípios, segundo Rubens. Uma delas, como prevê portaria ministerial, será a implantação de novas unidades de saúde, o que ampliará em mais cerca de  40 a 50 unidades na regional Patos, os projetos ainda estão sendo concluídos para ser remetidos ao Ministério da Saúde.

A educação permanente também será algo importante no início do ano, entre janeiro e fevereiro devem iniciar novas capacitações para os profissionais dos municípios. Novos concursos públicos devem acontecer para a composição das equipes do PSF que vão surgir.


Sobre as reuniões da CIRs o secretário disse que são momentos importantes nos quais são apresentadas as principais necessidades de cada localidade, sendo o local de onde parte a construção dos projetos que vão contribuir para os avanços na qualidade dos serviços oferecidos à população. 

Flamengo se defende da acusação sobre André Santos: ‘Cumpriu contra o Vitória ou na próxima Copa do Brasil’

O Flamengo já sabe a estratégia que usará no tribunal. No entendimento do departamento jurídico, André Santos foi expulso contra o Atlético-PR na decisão da Copa do Brasil, e cumpriu a suspensão automática na partida seguinte contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro. E, por isso, o clube escalou o lateral diante do Cruzeiro, para um jogo tido como festivo na última rodada do Brasileiro.
— Ele não estava poupado para esse jogo(Vitória). Então, das duas uma: ou ele cumpriu contra o Vitória ou cumprirá na próxima Copa do Brasil — disse o vice-presidente jurídico, Flávio Willeman.
A Resolução de Diretoria (RDI) 05/2004 da CBF determina que suspensões automáticas não podem ser transferidas de uma competição para outra. Assim, de acordo com entendimento do STJD já aplicado em casos semelhantes, ficam extintas com o encerramento do torneio em que houve a expulsão.
Mas de acordo com o Artigo 68 do Regulamento Geral de Competições da CBF, punições aplicadas em uma competição, mas que fiquem pendentes com o encerramento do campeonato, devem ser cumpridas imediatamente após o julgamento em partida de competição organizada pela CBF. Ou seja, André Santos, em tese, não poderia ter enfrentado o Cruzeiro.
A bola está no tapete. Mas do STJD.

Extra

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Congresso mantém veto presidencial ao Mais Médicos

Médicos cubanos em Patos. Foto:Marcos Eugênio
Na primeira sessão do Congresso Nacional para analisar vetos presidenciais com voto aberto, os parlamentares aprovaram por 204 votos o veto ao Parágrafo 1º do Artigo 16 da medida provisória que instituiu o Programa Mais Médicos (MP 621/13), transformada na Lei 12.871/13. Foram 113 votos contrários e duas abstenções. Para que o veto fosse derrubado, seriam necessários 257 votos contrários.
O texto principal foi aprovado pelos deputados e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff,em outubro, com o veto. A parte vetada pela presidenta criava uma carreira médica específica para os participantes estrangeiros do programa, assim que o Mais Médicos acabasse. Na avaliação do governo, o parágrafo restringia o acesso a essa carreira apenas aos médicos estrangeiros, medida que não encontra amparo na Constituição por falta de regulamentação específica.
A partir da promulgação da Emenda à Constituição 76, que extinguiu o voto secreto nas votações em processos de cassação de parlamentares e no exame de vetos presidenciais, deputados e senadores votarão diretamente no painel eletrônico do plenário da Câmara. O resultado será divulgado ao final de cada votação.
Com a mudança, a votação será realizada diretamente no painel eletrônico. Não haverá mais a apuração manual, que era feita pela Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) e geralmente era concluída na madrugada.
No caso do veto ao Mais Médicos, os deputados votaram primeiro. Caso rejeitassem o veto, seria a vez dos senadores. Como o veto foi mantido, não houve necessidade de os senadores votarem.
Além do veto ao Artigo 1º do Projeto de Lei do Mais médicos, os parlamentares analisaram dois vetos da presidenta Dilma Rousseff.
Agência Brasil

Prefeitura de Patos paga 13° salário e injeta 6 milhões na economia


A Prefeitura de Patos depositou nesta terça-feira, 10 de dezembro, a segunda parcela do 13° salário aos servidores efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas do Município. Os primeiros 50% (cinquenta por cento) foram pagos no dia 14 de junho de 2013.
De acordo com a Prefeita Francisca Motta, somando o pagamento em dia da folha, referente a novembro de 2013, no valor de R$ 4.049.539,63, com a segunda parcela do décimo dos servidores, no valor de R$ 1.698.248,74, a Prefeitura injeta só em dezembro na economia patoense, cerca de 6 milhões de reais.
“Desde o início do ano, a Prefeitura de Patos vem poupando, fazendo reservas, e para nossa satisfação estamos realizando nesta terça-feira, os depósitos da segunda parcela do décimo terceiro, mantendo o equilíbrio financeiro do Município, em um momento em que observamos Prefeituras em todo o Estado tendo que fazer empréstimos ou demitir comissionados para pagarem a folha e o décimo”, destacou a Prefeita.
Segundo Francisca Motta, o décimo contribuirá para fortalecer a economia patoense neste fim de ano. “Além da vasta programação do Natal que estamos oferecendo de 14 a 24 de dezembro, teremos ainda a realização de uma grande feira noturna organizada pela Associação Comercial e Industrial de Patos. Temos certeza que este pagamento aquecerá nossa economia, mas também, irá desafogar o orçamento de muitas famílias”, acrescentou a Prefeita.
Nos primeiros meses de gestão administrativa, a Prefeitura de Patos foi  apontada pelo TCE como a Prefeitura que mais investiu em obras. Em novembro, a Associação Nacional dos Municípios destacou Patos entre as cinco Prefeituras da Paraíba que cumprem os treze requisitos fiscais exigidos pela Controladoria Geral da União – CGU.
Nesta segunda-feira, 9, uma avaliação do Jornal da Paraíba junto a dados do Tribunal de Contas, apontou a Prefeitura de Patos como a que mais economiza em gastos com combustível. Ainda nesta segunda-feira, o Tribunal de Contas do Estado avaliou Patos entre as 10 Prefeituras mais transparentes do Estado.
“A população de Patos me confiou o zelo com o patrimônio público e estas avaliações positivas de órgãos de controle e fiscalização, mostram que esse nosso compromisso administrativo tem sido uma das prioridades e está sendo cumprido”, concluiu a Prefeita. 

Coordecom

Ricardo libera R$ 1,1 milhão em créditos para 372 microempresários


O governador Ricardo Coutinho liberou, nesta terça- feira (11), mais de R$ 1,1 milhão em créditos do Empreender Paraíba beneficiando 372 pessoas dos municípios de Campina Grande, Mogeiro, Juripiranga, Juarez Távora e São João do Cariri. Durante o evento realizado no Palácio das Artes Suellen Caroline, no bairro do Catolé, ele lançou o Manual do Empreendedor e o Prêmio Empreender PB junto aos pequenos empreendedores.
 
A cabelereira Rosimede Matildes foi a primeira a receber o cheque simbolicamente em nome dos 153 beneficiados de Campina Grande. Dentro das linhas Empreender Mulher, Empreender Artesão e individual foram liberados R$ 660 mil para 153 beneficiados de Campina Grande, R$ 140 mil para 56 beneficiados de Mogeiro, R$ 45 mil para 16 pessoas de Juripiranga, R$ 110 mil para 49 pessoas de Juarez Távora e R$ 200 mil para 98 beneficiados de São João do Cariri.  
 
O governador Ricardo Coutinho comemorou os resultados do programa Empreender que vai injetar até o final do ano cerca de R$ 48 milhões na microeconomia da Paraíba, beneficiando mais de 20 mil pessoas. “Somente em Campina Grande foram liberados mais de R$ 1,2 milhão para empreendedores, sendo R$ 500 mil para pequenas empresas do Pólo Calçadista, gerando empregos e renda”, observou.
 
Ricardo disse que são centenas de exemplos de gente que, com suor, trabalho e a qualificação, está mudando a sua história ao pegar um financiamento do Empreender, abrir um negócio, depois começar a fabricar, gerar empregos e fornecer ao mercado. “Estamos movimentando a economia pela base, oferecendo crédito a pessoas que estavam à margem do acesso aos créditos de instituições financeiras. São esses homens e mulheres que são donos dos seus negócios e ajudam o Estado a crescer”, ressaltou.
 
O secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, comentou que o Manual do Empreendedor, lançado na solenidade, é uma ferramenta criada para auxiliar os interessados na garantia do sucesso da sua atividade empresarial. “Este Manual vai ajudar o empreendedor a tomar conhecimento dos processos necessários para construir um plano de negócios bem sucedido. Estamos oferecendo um material muito importante, rico em conteúdo, um passo a passo que tem como resultado final o sucesso do empreendimento”, explicou.
 
Ele afirmou que o programa este ano atingiu sua maturidade e se consolida como política pública demonstrando que vale a pena investir nos paraibanos. “O número de comerciantes que vem buscando o crédito do Empreender-PB vem aumentando consideravelmente em todas as regiões do Estado. Pessoas que estão demonstrando que sabem e podem realizar sonhos”, completou.

Secom-PB

A Câmara de Vereadores de Patos realizou na noite desta segunda-feira (09), uma Audiência Pública com as escolas particulares do município.


O objetivo do encontro foi discutir sobre o Projeto de Lei nº 076/2013 do vereador Maurício Alves (PMDB) que disciplina a relação do material escolar das escolas privadas, discriminando 42 itens que não devem mais ser cobrados dos pais, assim como a venda exclusiva do material didático e da agenda por parte das escolas.

O vereador disse que retirou o projeto das comissões para que fossem feitas modificações em parceria com as escolas e o Procon Municipal com o objetivo de atender não só as instituições educacionais, mas principalmente pais e alunos que dependem deste serviço.

Gestores e administradores de várias escolas privadas do município estiveram participando da Audiência. Eles escolheram como representantes o diretor administrativo da Escola Geo Patos, Redy Soares e a diretora do Instituto Educacional Branca de Neves/ Millennium, Valnice Paulino.

A educadora falou sobre a prática pedagógica realizada pelas escolas da cidade, onde pais e alunos estão cada vez mais exigentes. “A escola de hoje precisa oferecer ao aluno uma grande carga de atividades pedagógicas e didáticas para que ele sinta-se interessado pelo processo do ensino e da aprendizagem e os pais cobram este resultado da instituição”, afirmou Valnice.

Redy Soares ratificou descrevendo os gastos para fazer educação com qualidade e solicitou que o Projeto de Lei não seja mais apresentado. “Já conversamos entre nós educadores, com o Procon e com os pais, desta forma não vemos a necessidade de continuar com este projeto”, comentou Redy.

A vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB) e Inácio de Gelo (DEM) afirmaram que cada escola de Patos tem um perfil de trabalho, um custo diferenciado e que as de pequeno porte sofreriam ainda mais com a aplicação do Projeto, inviabilizando oferecer o serviço educacional.

Como o acordo já havia sido feito entre as escolas, pais e Procon, o vereador Maurício Alves concordou em não apresentar mais a Matéria e se comprometeu em continuar sua legislatura defendendo projetos que trabalhem a temática da obesidade infantil, drogas, proibição do celular em sala e o educador solidário, entre outros que venham a colaborar com a educação na cidade.

Ainda durante a Audiência Pública foi entregue pelo vereador um Voto de Aplausos ao aluno Carlos Vinícius Alves Minervino, por sua trajetória na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Carlos Vinícius conquistou a medalha de bronze nos anos de 2010 e 2011 e de ouro em 2012 e 2013, além de obter o 1º lugar na Olimpíada Campinense de Matemática.

A propositura foi estendida à Escola Municipal Aristides Hamad Timene e à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manoel Vieira, instituições educacionais responsáveis pela formação de Carlos Vinícius.
 ASCOM Câmara de Vereadores de Patos

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

15 municípios da Paraíba tiram nota zero no índice de transparência pública


Tribunal de Contas do Estado divulgou, na tarde desta segunda-feira (9), o relatório com os índices de transparências dos portais das contas públicas orçamentária das 223 Prefeituras da Paraíba. No ranking da transparência pública 15 municípios paraibanos tiraram nota zero. A cidade que obteve a melhor média foi Santa Luzia, na Borborema da Paraíba, com a nota 6,35.
levantamento foi realizado pelo o GT de Transparência do FOCCO, formado pelo TCE, Ministério Público do Estado da Paraíba, Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União.
De acordo com o relatório as cidades de Algodão de Jandaíra, Riachão do Bacamarte, Alcantil, Junco do Seridó,Santa Cecília, Serra Redonda, Belém do Brejo do Cruz, Fagundes, Cacimba de Dentro, Boqueirão, Caaporã, Conde, Itabaiana, São Bento e Esperança obtiveram nota zero. Doze desses municípios ainda não possuem, ao menos, o site da Prefeitura.
Na liderança aparece Santa Luzia (6,35), seguido de Pombal(6,33) e João Pessoa (6,33). Depois surgem Nova Olinda (6,31), São José de Espinharas (6,31) e Campina Grande (6,22).
Completam o ranking dos 15 primeiros os municípios de Cuitegi (6,15), São Mamede (6,13), Cabedelo (6,07), Patos (6,05), Pedra Branca (6,04), Piancó (6,04), Araruna (6,04),Santa Inês (6,00) e Santa Rita (5,93).
O relatório foi feito para analisar o cumprimento da Lei Complementar nº 131/2013, já que, em 2013 os municípios com uma população abaixo de 50.000 habitantes também passaram a ter a obrigatoriedade de disponibilizar as informações financeiras e orçamentárias em tempo real na internet.
O estudo realizado “foi dividido em duas partes: uma apontando um diagnóstico do que estaria sendo descumprido na legislação vigente e outra apontando uma nota qualitativa que permitisse a construção de um ranking. Em relação a mensuração da nota utilizou-se a metodologia da Associação Contas Abertas, a qual já foi aplicada a todos os estados em estudos anteriores divulgados por aquela entidade. Sendo uma métrica nacional e baseada na realidade do nosso país, a nota busca contemplar tanto as exigências legais, como a questão de boas práticas, estando divida em três categorias: Conteúdo (60% da nota), Série Histórica e Atualizações (7%) e Usabilidade (33%)”.
De acordo com o relatório, percebe-se que com a atuação dos órgãos de controle, mais notadamente do TCE/PB, MPPB, MPF, CGU e TCU, passou a existir uma evolução do cenário estadual, passando os municípios a apresentarem uma maior preocupação com a disponibilização de um canal de comunicação com a população, proporcionando também um melhor acesso à informação pública.

Programa de Recuperação Fiscal concede descontos e parcelamentos na Prefeitura de Patos




A Prefeitura de Patos colocou em prática o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), através da Secretaria de Finanças, modificando os prazos para o parcelamento dos créditos tributários, e concedendo perdão de multas, juros e correção monetária.  

A concessão de descontos na regularização de edificações e reformas irregulares, bem como o incentivo à construção, também estão sendo realizados por meio da Lei. N°. 4.552/2013.

De acordo com a Secretária de Finanças, Merycles Medeiros, a Lei do REFIS permite a isenção de até 100% de juros, e multicorreção para quem pode pagar os últimos 5 anos de IPTU, podendo ser parcelado progressivamente com relação à correção, sendo que juros e multas serão mantidos, e se a pessoa quiser pode parcelar em até 18 vezes.

Para o contribuinte ter acesso ao débito, existe na sede da Prefeitura de Patos, um núcleo de apoio ao grupo de fiscalização, juntamente com a equipe de geo-processamento, para orientar e levantar o débito requerido.

Ainda segundo a Secretária de Finanças, a arrecadação proveniente desses tributos é necessária para que o Poder Público Municipal possa investir mais em melhorias para a cidade, sobretudo em infraestrutura.

Em relação ao IPTU, a secretária informou que a cidade de Patos sempre adotou uma forma diferenciada de arrecadação, tendo em vista que a maioria das cidades se baseia no índice da inflação, e a cidade de Patos tem como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, que este ano está em torno de 5,85%.

Merycles Medeiros destaca que em 2006, quando o Município aplicou a primeira Lei de regularização de imóveis e incentivo à construção, houve um grande crescimento da área, com isenção de até 100% para quem pretendia construir.

 “A população constrói, mas não conclui os processos de alvarás, ISS, e outros, assim como não conseguem registrar os bens em cartório. Há essa necessidade de regularização, e essas pessoas quando chegam à Prefeitura se deparam com encargos altíssimos e que devem ser pagos à vista. Então, estamos dando essa oportunidade única para que essa regularização seja feita com mais facilidade. É preciso que as pessoas se conscientizem da necessidade dessa contribuição, principalmente do IPTU, pois tudo que a população tem de benefício é proveniente desses encargos”, explica a Secretária de Finanças. 

Paraíba pode ganhar quatro novos municípios, revela Ipea

Pesquisa divulgada pelo Ipea, 363 novos municípios poderão ser criados com a promulgação do projeto de lei nº 98, de 2002. A Nota Técnica Criação de Municípios depois do PLS 98/2002: uma estimativa preliminar põe em duvida o limite máximo de 188 emancipações divulgado no estudo da União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios (UBDCNM) e citado pelo relator do projeto no Senado.

Para a Paraíba existem cinco pedidos de criação de novos municípios. Contudo, a possibilidade de serem emancipados é de apenas quatro. A nota também não adianta as regiões do Estado que podem ganhar novas cidades.

De autoria dos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto Adolfo Sachsida e Leonardo Monasterio, em parceria com o pesquisador da Brown University Isaac M. Lima, o estudo foi elaborado por meio de buscas nos sítios das assembleias legislativas de 19 Unidades da Federação entre junho e agosto de 2013. A análise contabilizou os pedidos de criação de municípios encontrados e avaliou quais deles atenderiam às exigências da regulamentação. Ficaram de fora os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

De uma forma mais direta, foram encontrados pedidos para a emancipação de 475 municípios. Contudo, o Art. 7º do PL 98/2002 impõe limites populacionais para os novos municípios e para os remanescentes da emancipação, cálculos que foram considerados. Assim, o número de processos em tramitação que atendem aos requisitos caiu para 363.

Embora existam razões legítimas para as emancipações municipais, o texto levanta dúvidas sobre o quanto às populações esquecidas pelo poder público local, distantes das sedes municipais, serão, de fato, beneficiadas. Os autores questionam ainda se os atuais critérios de repartição do FPM não seriam um incentivo à emancipação, o que distorceria todo o sistema. Assim, propõem, antes de uma nova regulamentação para criação de municípios, que tal distorção seja solucionada.

Maxpress

Patos terá representação no Fórum Mundial de Direitos Humanos

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Articulação Social participará do Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, evento que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro. O FMDH acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e reunirá participantes vindos de mais de 80 países.

O objetivo do FMDH é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

Para o secretário de Articulação Social Taunaí Dantas, a participação de Patos no Fórum Mundial é uma grande oportunidade de desmistificar a temática. "É extremamente importante porque vai reunir segmentos de todas as instâncias dos direitos humanos. A gente entende que só é possível construir alternativas quando são chamadas as pessoas envolvidas para falarem de suas realidades. Será uma oportunidade de desmistificar a ideia dos direitos humanos, compreendendo-o como respeito à dignidade de todas as pessoas. O Município de Patos não poderia ficar de fora desta iniciativa", pontua.

Taunaí ainda ressaltou que a cidade de Patos está envolvida nos processos que visam colocar em prática o sistema de enfrentamento das violações de direitos humanos. “Certamente essa experiência será enriquecedora e que nós possamos ser potencializadores aqui no Município de tudo o que for extraído deste momento tão importante em prol dos direitos humanos", relatou.

O FMDH está sendo concebido para aproximar pessoas e organizações, tendo como público-alvo os representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo organizações não governamentais, movimentos sociais, organizações internacionais, membros dos três poderes e sociedade em geral.

O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo.

Hélio Barbosa

Casal de primos morre afogado na praia de Lucena

Dois adolescentes da mesma família morreram afogados na manhã deste domingo (08), na praiade Pontinha em Lucena.
De acordo com informações, a jovem aparentava ter 16 anos, estava tomando banho de marquando começou a se afogar.
Seu primo de 14 anos tentou salvá-la, mas também terminou se afogando, ambos morreram no local.

(com Clickpb)

Decepção: FLU mais uma vez na Segundona


Wagner jogo Fluminense contra Bahia (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)
Luto em verde, branco e grená: o Fluminense jogará a Série B em 2014. A bola ainda rolava em Salvador para o confronto com o Bahia quando chegou a notícia de que todo esforço seria em vão. Com o apito final para São Paulo 0 x 1 Coritiba, em Itu, pouco importou a vitória de virada por 2 a 1 na Fonte Nova - gols Samuel e Wagner, enquanto Barbio abriu o placar. Pela primeira vez na história, um campeão brasileiro está rebaixado no ano seguinte à conquista.
A queda remete o Fluminense ao período mais triste de sua história, quando caiu por três anos seguidos - 1996 (permaneceria na elite, após virada de mesa), 97 e 98 - e chegou ao fundo do poço na Série C. Desde então, com o retorno direto da Terceira para Primeira Divisão, em 2000, o Tricolor conquistou dois títulos brasileiros e protagonizou uma reação heroica em 2009, mas desta vez não foi possível. Com 46 pontos, a Série B é o destino do 17º colocado na tabela de classificação. Fred, figura maior do elenco carioca, torceu de um camarote, gritou e chorou com o fim trágico de temporada.
- Estamos conscientes de que temos que nos reerguer. Rever o que fizemos de errado, para não errar novamente. Ter a consciência de que a Série B é muito difícil, complicadíssima. No ano que vem temos que entrar, claro, para vencer todos os campeonatos, mas principalmente para levar de novo para a Série A - disse o goleiro Cavalieri.
O Bahia, por sua vez, só queria saber de festejar. Já salvo da degola depois da vitória sobre o campeão Cruzeiro, há uma semana, o time da Boa Terra viu o torcedor lotar a Fonte Nova e tripudiar sobre o rival carioca. Com 48 pontos, o Esquadrão de Aço termina a competição na 14ª posição.

globoesporte

domingo, 8 de dezembro de 2013

IBGE oferece 7.825 vagas


A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado com oferta de 7.825 vagas temporárias em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 765 a R$ 4.000. No site da Fundação Cesgranrio, é possível ver o edital.

São 7.600 vagas para agente de pesquisa e mapeamento (nível médio), para atuar nos 26 estados e no Distrito Federal, 27 para analista censitário de geoprocessamento (nível superior), para o Rio de Janeiro, 180 para agente de pesquisa por telefone (nível médio), para o Rio de Janeiro, e 18 para supervisor de pesquisa (nível superior), para o Rio de Janeiro.

As oportunidades de supervisor de pesquisa são para candidatos com nível superior em qualquer área, estatística, administração e tecnologia da informação e comunicação.

Entre as funções do cargo de agente de pesquisas e mapeamento estão visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para acoleta de dados visando a realização de pesquisas de natureza estatística. O salário é de R$ 1.020. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O agente de pesquisas por telefone será responsável por coletar informações, via telefone, com segurança, presteza e atenção garantindo fidedignidade das informações e realizar a coleta utilizando roteiros e scripts planejados, assistidos por sistema computacional, visando captar e dirimir dúvidas quanto aos dados fornecidos. O salário é de R$ 765. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.

Já entre as funções do agente censitário de geoprocessamento estão executar tarefas voltadas à implementação de sistemas computacionais para aquisição, tratamento, gerenciamento e reprodução de informações espaciais, utilizando técnicas de geoprocessamento, que permita a coleta de informações espaciais. O salário é de R$ 4 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Já o supervisor de pesquisa vai auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa, inclusive o detalhamento de âmbito, a elaboração do questionário e manuais e realizar pesquisa piloto, entre outras atividades. O salário é de R$ 4 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Os profissionais ainda vão receber auxílio-alimentação de R$ 373.

As inscrições podem ser feitas no período de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2014 pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa varia de R$ 19 a R$ 80.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários ainda serão divulgados.

A validade do processo seletivo será de 2 anos.

Correio da Paraíba

Arquivo do blog