Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Incêndio em Imbiribeira produz fumaça tóxica








Um incêndio ocorrido na madrugada deste sábado 09 em lixo localizado na beira do mangue, no final da Rua Pianista Ismar Mariano, Vila Pinheiro, a 400 metros da Lagoa do Araçá, Recife-PE, causou mal estar e revolta de moradores pela fumaça tóxica que se espalhou por grande área. Somente por volta das 7h o Corpo de Bombeiros foi acionado, controlando o incêndio. Parte do mangue foi atingida pelo fogo.

Segundo a PM, que também esteve no local, o fogo provavelmente tenha sido causado por viciados em maconha, que buscaram o local para consumir drogas. O fogo se espalhou por um amontoado de lixo oriundo de material reciclável derivado de petróleo. No local funcionam vários galpões, clandestinamente, de acordo com informações de um dos moradores revoltados com a fumaça tóxica, Francisco de Assis, residente há mais de 30 anos na Vila Pinheiro. Acrescentou que já houve outro incêndio em um dos galpões, que acabou atingindo paredes da cozinha de sua casa, que fica por traz desse conjunto de oficinas.

“Isso aqui é um barril de pólvora. Como esse material é inflamável, caso os órgãos competentes não tomem providências, novos incêndios podem vir a ocorrer”, disse em tom de revolta. Assis explicou que já fez denúncia ao Corpo de Bombeiros sobre o perigo advindo das oficinas.

O Ministério Público esteve no local notificando os donos das oficinas há dois meses. Mas até o presente nada de concreto surgiu dessa inspeção. Francisco de Assis disse que vai renovar sua denúncia ao Corpo de Bombeiros.

Cabo Oliveira, do 2º GI de Prazeres explicou que o lixo ali acumulado é propício para grandes proporções e danos aos moradores. Ele procurou alguém que respondesse pelo galpão que jogara o lixo a céu aberto para notificá-lo, em vão. “Prefeitura, Ibama devem tomar conhecimento também e juntos ver a situação dessas empresas, que estão agredindo o meio ambiente e causando risco aos moradores da localidade”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros.

Marcos Eugênio

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prisioneiro que escondeu celular no reto é traído pelo toque do aparelho



Um prisioneiro do Sri Lanka que tentou esconder seu telefone celular durante uma inspeção em sua cela foi descoberto quando os guardas ouviram toques vindos de suas nádegas, informou um funcionário dos serviços médicos nesta sexta-feira (8).
O condenado de 58 anos de idade precisou ser internado no hospital nacional em Colombo, onde os médicos mais tarde retiraram o aparelho de seu reto.
"O homem tinha escondido o telefone dentro dele mesmo", disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.
"Infelizmente para ele, o telefone tocou na hora errada e os guardas sabiam que ele tinha um telefone na extremidade errada."
Ele disse que o homem permaneceu no hospital por dois dias, mas recebeu alta e foi enviado de volta para a prisão nesta sexta-feira, depois que o celular foi retirado.
O preso está cumprindo uma pena de 10 anos por roubo na prisão de segurança máxima de Welikada, na capital.
AFP

Perseguição em Cacimba de Areia




A Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia está obrigando os servidores que trabalham no PSF a trabalharem no feriado de carnaval sem a presença do médico e dentista, que terão folgas neste período.

Para o vereador João Batista (PCdoB), que também é dirigente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, não tem sentido um PSF funcionar apenas com servidores, sem médico e dentista, provocando preocupações aos funcionários que não estão habilitados profissionalmente para atender a população, nessas respectivas atribuições.

Para o vereador, até se justificava o funcionamento do PSF se estivesse com toda a equipe e não apenas com alguns. “Quem já presenciou uma situação dessas, onde o médico e dentista são liberados e os demais servidores têm que ficar no plantão?", destacou Batista.

O vereador diz que esse ato é uma forma de perseguir os servidores públicos municipais, prática essa iniciada desde o primeiro dia do novo prefeito, que deixou de pagar aos concursados, inclusive os que fizeram o concurso dentro das vagas, e está contratando servidores de forma irregular, sem ser submetidos ao processo seletivo, infringindo o que determina a lei.

Mais uma vez o vereador fará a denúncia junto ao Ministério Público em Patos, colocando toda a situação, contra o atual prefeito. “Infelizmente o prefeito está mal assessorado, onde está prevalecendo as demissões dos que fizeram o concurso e ao mesmo tempo sendo contratados servidores aliados do mesmo, muitas vezes sem a mínima necessidade e faremos mais uma vez a denúncia junto ao Ministério Público em Patos, logo depois do carnaval”, frisou o mesmo.

agorapatos.com.br

Chiadeira

O aumento de 100% nos tributos determinados pela Prefeitura Municipal de Patos aos pequenos comerciantes da Feira da Troca deixou-os irritados, não pelo aumento em si, mas pelo índice considerado absurdo, de 100% em cima do valor das taxas cobradas e pagas mensalmente.

Empresária patoense vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012




Em cerimônia realizada na última terça-feira (5), no Solar das Águas, em Cabedelo, elas concorreram com outras 70 empreendedoras do Estado e tiveram as suas histórias de superação e empreendedorismo reconhecidas. As empresárias serão as representantes da Paraíba na etapa nacional da premiação.

Premiada em primeiro lugar na categoria “Pequenos Negócios”, a Contadora Clair Leitão Martins Diniz está à frente da Clair & Leitão Contabilidade Pública. Contadora, economista, pós-graduada em Direito Administrativo, Contabilidade e Gestão Pública, Gestão previdenciária e hoje membro convidada do Grupo Técnico da Secretaria do Tesouro Nacional em Brasília, multiplicadora da ESAF-Escola de Administração Fazendária e membro da Comissão da Mulher do CRC-Conselho Regional de Contabilidade Paraíba. Clair realizou o sonho de ter uma das maiores empresas de contabilidade pública do Estado após vários começos e recomeços ao longo da sua trajetória profissional, além de muito investimento pessoal e financeiro. Hoje a empresa tem uma cartela de cerca de 30 clientes.

Quando indagada a respeito de mais essa premiação, uma vez que a contadora já recebeu diversas outras, inclusive em nível nacional, Clair respondeu que estava muito orgulhosa e feliz por obter êxito nessa grande premiação.

“Estou muito lisonjeada em poder representar meu Estado e, principalmente minha cidade Patos e minha empresa no Prêmio Mulher de Negócios Nacional. Estar entre as 70 belas e respeitáveis histórias construídas por essas ‘paraibanas arretadas’, mais uma vez, já é razão para ficar feliz, mas vencer pela Categoria Pequenas Empresas me deixou muito orgulhosa de toda a história que eu e meus colaboradores construímos até aqui”, revelou a vencedora.

A empresa Clair & Leitão Contabilidade Pública é uma instituição que há mais de 30 anos cuida das contas dos municípios paraibanos com zelo, competência, qualidade e dedicação, onde seus clientes são tratados como agentes potenciais de desenvolvimento, é uma das maiores empresas do ramo na Paraíba, os gestores acompanhados pela equipe tem muitas de suas contas aprovadas com louvor e estes sãos assistidos por uma equipe qualificada, composta por profissionais especializados na área contábil, administradores de empresa, psicóloga organizacional, assistente social e advogado.

“A Clair & Leitão Contabilidade Pública cuida das contas de algumas das maiores prefeitura do Sertão, a exemplo das cidades de Patos, Santa Luzia e Pombal, entre outras. Aqui investimos no potencial de nossos colaboradores e oferecemos serviços de qualidade e inovadores para os gestores, o que nos dá a certeza de quê, cuidar das contas das maiores prefeituras não é questão de influência, é competência e esse prêmio representa o reconhecimento de todo o trabalho que a nossa empresa desenvolve”, concluiu Clair Leitão.

Ana Maria de Araújo Gonçalves ganhou o troféu ouro na categoria “Empreendedora Individual”. Proprietária da LokeBrinke, a empresária atua no mercado de locações de brinquedos infláveis e mecânicos há mais de dez anos e está formalizada há dois anos. Superando obstáculos, Ana Maria buscou na carreira de atleta a perseverança para conquistar a autonomia financeira e realizar o desejo ter o próprio negócio.

Já Maria da Paz Nascimento dos Santos e Silva foi a vencedora na categoria “Negócios Coletivos”. No comando da Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João, que foi criada quando a empreendedora se deparou buscando alternativas para melhorar de vida, Maria da Paz viu na instalação de uma agroindústria de polpas de frutas a possibilidade para garantir renda para famílias da região. Com muita persistência, capacitação, envolvimento da comunidade, além de parcerias com diversas instituições de fomento, o negócio foi ampliando e hoje os produtos são comercializados através do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na categoria ‘Pequenos Negócios’ também foram premiadas em segundo lugar Rejane Maria dos Santos, da Caçula Construções (Princesa Isabel) e em terceiro lugar Marlene Costa de Luna Freire, da Xica Pimenta Restaurante Self Service (João Pessoa). Já em ‘Negócios Coletivos’ foi reconhecido, em segundo lugar, o trabalho de Mauricéa Barbosa de Aguiar, Associação Mãos que se Ajudam – Cocada na Kenga (Lucena) e em terceiro as atividades de Maria Helena Lourenço dos Santos, da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba - Flores do Brejo (Pilões). Na categoria “Empreendedoras Individuais”, o segundo lugar ficou com Magna Cely de Pontes Lordão, da Dolce Zero (João Pessoa) e em terceiro Thais Fernandes de Araújo, da empresa Presentes Especiais (João Pessoa).

O superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, ressaltou que o evento foi um momento para a instituição homenagear as mulheres que têm contribuído para o crescimento da economia do Estado. “As mulheres da região Nordeste se destacaram em recente pesquisa elaborada pelo Sebrae Nacional e o IBPQ. Mais da metade das empresas com menos de três já são comandadas por mulheres na região. Isso mostra a nossa força”, destacou Júlio Rafael.

O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, que compareceu ao evento, destacou a participação da Paraíba na premiação nacional e parabenizou as 70 mulheres inscritas no prêmio. “Quero lembrar também que o Governo do Estado, através do Empreender Paraíba, oferece linhas de crédito específicas para as mulheres”, afirmou.

Premiação

A gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, disse que a premiação objetiva valorizar e reconhecer as trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo feminino. Ela informou que no dia 8 de março serão conhecidas as vencedoras nacionais do Prêmio. Na mesma data serão abertas as inscrições para a próxima edição da premiação. As empresárias premiadas na etapa estadual recebem troféu, certificado e um selo de reconhecimento, além de um curso oferecido pela instituição e 16 horas técnicas de consultoria.

A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e ganhado visibilidade nacional. Das oito edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as paraibanas já receberam dois troféus ouro, quatro prata e três bronze na etapa nacional. O diretor financeiro e administrativo do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga, disse que o nível das candidatas nesta edição foi bastante alto e ressaltou o perfil das empreendedoras e o índice de sobrevivência das empresas dirigidas por mulheres.

Mulheres empreendedoras se destacam no Nordeste

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), divulgada na última quinta-feira (31), mostrou que, na região Nordeste do Brasil, as mulheres já superaram os homens no comando das empresas com até 3,5 anos. Segundo a pesquisa, 51,8% das empresas iniciais da região Nordeste são de mulheres.

Nacionalmente, o comando de mulheres nas empresas chega a 49,6% nas novas empresas (até 3,5 anos). Já nas empresas com mais de 3,5 anos, os homens assumem a liderança tanto no país (56%), quanto no Nordeste (52,9%). De acordo com a gestora do prêmio Sebrae Mulher de Negócios na Paraíba, Maria José Menezes, apesar da pesquisa não oferecer dados estaduais, estes percentuais traduzem o mercado local.
“Entre os empreendedores individuais que temos na Paraíba, que estão dentro do que a pesquisa define como novas empresas, 46,4%, são mulheres. Isso mostra que o empreendedorismo feminino também é crescente no nosso estado”, destacou Maria José.


Por | CledilmaCodeiro e Ascom SEBRAE

Incra e UFG firmam parceria para criação de curso de agronomia para assentados


 

O Conselho Diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) aprovou a criação de uma turma especial de Agronomia para alunos assentados e filhos de assentados. O curso será realizado por meio de mais uma parceria desta Universidade com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Na reunião extraordinária, ocorrida na tarde de quarta-feira (6), o Conselho Diretor da EA/UFG também definiu que será formada uma comissão para conduzir a formação do plano pedagógico do curso para os assentados. A proposta inicial é que a turma tenha 40 estudantes e comece as atividades a partir de 2014.

O parecer do relator da proposta de criação da turma especial, professor Wilson Mozena Leandro, considera que a iniciativa leva em consideração o compromisso da Universidade em romper com as barreiras da exclusão social. Na sua avaliação, o curso possibilitará aos agricultores familiares acesso ao conhecimento acadêmico, com um projeto educacional que leva em consideração as particularidades desta parcela de produtores, que é importante na geração de renda, conhecimento e cultura do país.

Participaram da reunião extraordinária do Conselho Diretor da EA/UFG cerca de 50 pessoas, entre professores e representantes de técnicos administrativos e alunos das faculdades de Engenharias Agronômica, Florestal e de Alimentos. Estavam presentes ainda servidores do Incra, como a coordenadora do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos, e membros da Via Campesina – primeira entidade social que apresentou demanda de criação do curso à UFG em 2012.


Parcerias 


Incra/GO e UFG já trabalharam juntas na formação de mais de 100 estudandes, que se graduaram em Pedagogia da Terra e Direito. Estes cursos foram encerrados, respectivamente, nos anos de 2011 e 2012. Ambas as turmas foram mantidas por meio de convênios via Pronera.



Ascom

Começa neste sábado o XXV Retiro de Carnaval da RCC Patos




Começa neste sábado, 09, o XXV Retiro de Carnaval da Renovação Carismática Católica da Diocese de Patos (RCC), ‘Festa do Rei Senhor Jesus’. O evento terá início às 18h com a saída de um bloco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Guanabara, com destino ao Ginásio do Colégio Cristo Rei, onde acontecerá a missa de abertura. O bloco será animado pelo Ministério de Música ‘Renascer’.

O evento que tem como lema “Se creres, verás a Glória de Deus” (Jo 11,40) ocorrerá até a terça-feira (12) sempre com início às 8h30 com louvor, oração, palestras e adoração, encerrando o dia com a Santa Missa, às 16h30. O Retiro contará ainda com a pregação do Padre Fábio Francisco, da Diocese de Santo Amaro-SP.

A Presidente da RCC-Patos, Acilina Candeia, chama todo o povo da cidade de Patos e região para participar destes momentos de adoração. “É um momento de fraternidade, de adoração com a presença da família e do povo de Deus; vamos fazer um carnaval diferente, vamos rezar juntos e celebrar a festa do Rei Senhor Jesus”, convidou.

A entrada do Retiro é gratuita e termina com uma carreata que sairá do Colégio Cristo Rei passando pela avenida principal da cidade com destino a Catedral de Nossa Senhora da Guia.


Acilene Candeia/Rádio Sertão AM

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quixaba festeja carnaval



Festa que se originou na Grécia, mas que o Brasil adotou e acabou tornando-se um de seus mais tradicionais festejos, o Carnaval chega ao município de Quixaba neste ano de 2013 com promessa de fazer a alegria da comunidade que ainda sofre com as ações da seca.

Os festejos na cidade terão início neste domingo, 10, com a banda de Swingueira ‘Os Exibidos’, além da ‘Fanfarra de Frevo’. Na segunda-feira, 11, a ‘Fanfarra de Frevo’ se encarregará de fazer a festa dos foliões. Na terça-feira de carnaval, 12, ‘Teinha Elétrico’ e a ‘Fanfarra de Frevo’ farão o desfecho do carnaval no município.

O Prefeito de Quixaba, Júlio Cezar, frisou que, devido a estiagem que vem assolando a região desde o ano passado, alguns eventos característicos do município, como o Quixabrega e o Réveillon, não puderam ser realizados, mas que o carnaval deste ano está sendo possível pelo baixo custo em torno de sua realização, além de ser uma maneira de brindar a cidade com o festejo mais típico do País.  “Estamos realizando o Carnaval 2013 em Quixaba por tratar-se de um evento de baixo custo para o município; e também é uma forma de proporcionarmos à comunidade, especialmente os jovens da cidade, em meio volta às aulas, uma forma de divertimento neste período”, disse o chefe do Executivo.


Eduardo Nóbrega

Litoral paraibano é destacado na revista Viajar Pelo Mundo



A revista Viajar pelo Mundo, que está nas bancas, dedica oito páginas aos encantos do litoral paraibano. A matéria assinada pela jornalista Patrícia Golini afirma que a “Paraíba é um convite ao sossego”. Destaca que o litoral paraibano “revela atrações muito além das falésias, praias de areia fina, mar azul e águas límpidas. O destino guarda, também, muita história para contar”.
A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) cedeu fotografias do seu novo banco imagens para ilustrar a publicação. A reportagem observa que “em João Pessoa, o sol nasce primeiro por estar no ponto mais oriental do país – Ponta do Seixas”. Ainda sobre João Pessoa, há menções sobre a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer; o farol do Cabo Branco e a igreja do Carmo.
Na sequência, a jornalista informa que a praia de Tambaba é o ícone da prática do naturismo no país. “É naquele trecho do Estado que nomes como Praia do Amor, Praia Bela e Praia Azul dão as primeiras dicas do que o viajante deverá encontrar nos próximos dias”, afirma, sem esquecer de praias isoladas em Pitimbu.
Sobre o litoral norte, a jornalista fala sobre a cidade portuária de Cabedelo, com ênfase ao por do sol, na praia do Jacaré e ao som do Bolero de Ravel, executado por Jurandy do Sax. Outro atrativo que merece destaque na reportagem é a ‘ilha’ de Areia Vermelha, um banco arenoso localizado em pleno mar, distante dois quilômetros da costa.
Gastronomia e esportes radicais – Além da ênfase nas belezas naturais do litoral paraibano, a jornalista Patrícia Golini destaca a variedade dos sabores da gastronomia local. Em João Pessoa, propõe uma visita aos restaurantes regionais e experimentar desde pratos à base de frutos do mar aos genuinamente sertanejos.
Golini ainda sugere aos leitores que na praia de Intermares, no litoral norte, é possível praticar surf. “A praia é local de surfistas descolados e a região serve como local para a reprodução de tartarugas marinhas”. A reportagem completa pode ser acessada pelo link www.revistaviajar.com.br.
O diretor de Marketing da PBTur, Temi Cabral, explicou que a matéria da revista é resultado de contatos realizados por ocasião de eventos realizados pelo Governo do Estado e trade em São Paulo. “Um representante da editora da revista no procurou e nos colocamos à disposição para contribuir para a produção da reportagem. Não temos dúvidas de que essas ações por parte do governo e do trade vêm gerando divulgação espontânea nos meios de comunicação especializados em turismo”, avaliou o executivo.
Secom

Aesa prevê chuvas para o Sertão em março


Foto:Marcos Eugênio

Uma boa notícia para a população dos 196 municípios da Paraíba que vivem os drásticos efeitos da estiagem que se prolonga há meses e já dizimou rebanhos e plantações. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) prevê que março será um mês chuvoso em praticamente todas as regiões do Estado, incluindo as mais atingidas pela seca.
De acordo com a meteorologista do órgão, Marli Bandeira, o mês de março será um período chuvoso. Entretanto, ela alerta que fenômenos climáticos conhecidos como El Niño e La Niña, que são imprevisíveis, podem prejudicar a chegada das águas. “Se tudo ocorrer bem, março será chuvoso nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Curimataú e Cariri”, prevê Marli.
Na última quarta-feira (6) já foram registradas no município Bonito de Santa Fé (no Sertão, a 493 km de João Pessoa) e Cajazeiras (no Sertão, a 476 km de Capital) precipitações de chuvas isoladas. Foram 45,7 mm em Bonito de Santa Fé e 13,2 mm em Cajazeiras. Mesmo pouco significativas, as chuvas foram suficientes para renovar as esperanças de quem vive a maior seca dos últimos 30 anos.
Tradição
Para o homem do campo, o Dia de São José (19 de março) se reveste de grande importância. Reza a tradição que se chover na data, o ano será de bom inverno e de abundância. Porém, se as chuvas não se manifestarem, consideram-se perdidas as esperanças em relação às colheitas.
Os devotos de São José dizem que a tradição é plantar milho no dia do padroeiro e esperar pela chuva. Para o agricultor João Souza - que há mais de 10 anos planta todo dia de São José -, a expectativa é grande por essa chuva em março. “Quando chove nesse dia é sinal de abundância o resto do ano e de boas espigas na noite de São João”, acredita.
Expectativa 
Por enquanto, abundância de chuva é apenas uma expectativa. A seca continua atingido os 196 municípios paraibanos, que estão com o abastecimentos de água feito de maneira emergencial, por meio de carros pipas. Festas de Carnaval foram canceladas em cidades sertanejas como Catolé do Rocha e Patos.
Parlamentares da Assembleia Legislativa (ALPB) criaram a campanha, SOS Seca, no dia 15 de janeiro, para chamar a atenção do Governo Federal com relação às ações emergenciais e duradoras no Semiárido nordestino.

Priscila Andrade 

Menina de nove anos dá à luz


Uma criança de nove anos deu à luz bebê de quase 3 kg no oeste do México, informaram na terça-feira (5) seus familiares e autoridades do Estado de Jalisco, onde nasceu o bebê.
"A menina tinha oito anos e alguns meses quando ficou grávida. O pai é um jovem de 17 anos, mas não o encontramos porque fugiu", comentou a mãe da menor, que informou que as autoridades já foram notificadas e iniciaram uma investigação para localizar o responsável pelo ato.
"Queremos localizar o jovem que foi responsável para saber sua versão. Estamos com um pressuposto de estupro ou de abuso sexual infantil", explicou Jorge Villaseñor, agente do Ministério Público da promotoria local.
O nascimento ocorreu no dia 27 de janeiro no hospital de Zoquipan da capital de Jalisco, Guadalajara. Dafne, como foi identificada a jovem mãe, deu à luz uma menina de 2,7 kg e 50 cm.
Ambas receberam alta no fim de semana, aparentemente em boas condições de saúde, mas o hospital informou que acompanhará de perto o desenvolvimento do bebê devido à pouca idade de sua mãe.
R7

Caixa eletrônico é explodido dentro da prefeitura de Remígio



Um terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF) foi explodido na madrugada desta quinta-feira (7), dentro da Prefeitura Municipal de Remígio, Agreste paraibano. O equipamento foi abastecimento um dia antes do crime.
De acordo com o soldado Welton Sander, do destacamento da Polícia Militar da cidade, por volta das 02h, as guarnições foram acionadas por moradores que ouviram os disparos.
“Quando a gente chegou no local, encontramos o caixa que fica no pátio da prefeitura todo destruído por explosivos do tipo dinamite. Vários papéis estavam espalhados pelo chão”, comentou o policial.
O soldado disse que para ter acesso ao caixa, os quatro homens arrombaram a porta da sede do governo municipal.
Segundo o policial, o grupo fugiu em um veículo do tipo celta preto. Para evitar perseguição policial, os criminosos espalharam grampos na estrada que dá acesso a cidade de Esperança.
Viaturas realizaram diligências pela região, mas ninguém foi localizado.
portalcorreio

SINFEMP quer definição para salários atrasados dos Servidores de Emas e aumento salarial para os professores



O SINFEMP realizou assembleia geral com todos os servidores municipais de Emas, onde na oportunidade foram discutidos os salários atrasados referentes ao mês de dezembro de 2012, como também o aumento salarial para os professores retroativo a 1º de janeiro de 2013.

Outro ponto também discutido foi o pagamento de insalubridade para os garis, motoristas e servidores da secretaria de saúde, além do pagamento de 1/3 de férias, que até hoje não foi pago por nenhum gestor que antecedeu o atual prefeito, apesar de ser lei.



Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a reunião ocorrida anteriormente com a presença do prefeito Segundo Madruga foi proveitosa, e o mesmo ficou de apresentar uma proposta de pagamento dos salários atrasados, como também definir o aumento salarial para os professores.

O SINFEMP irá realizar mais uma assembleia geral, no dia 19 deste mês, às 17h na Câmara Municipal, para discutir o pagamento dos salários atrasados, aumento salarial para os professores, 1/3 de férias, insalubridade, dentre outros.

Neste 11 de fevereiro, às 10h, o sindicato fará reunião com a Comissão de Professores para discutir a proposta de aumento para a categoria, retirada de gratificações dos professores no mês de janeiro deste ano, como também transferências de auxiliares de serviços da zona rural para a urbana e vice-versa, praticada pela atual secretária de educação do município, Josefa Soneide de Oliveira Morais, conforme denúncia recebida pela entidade sindical.

O SINFEMP manterá programa semanal na Rádio Jovem Kennedy, informando melhor os servidores municipais.

O SINFEMP tem sede em Emas, localizada na Rua José Bezerra Veras, s/n, Centro, para atender a todos os associados à entidade.

Para o Diretor Regional do SINFEMP em Emas, Francisco Tomaz da Silva (Franca), o trabalha realizado pela entidade tem contribuído para muitos avanços da categoria e o novo prefeito Segundo Madruga se mostrou sensível às reivindicações apresentadas pelos servidores municipais.


Hospital de Barra de Santana está interditado



Conselho Regional de Medicina flagra pela terceira vez a falta de médicos na unidade de saúde, além da ausência de equipamentos básicos
 
O Hospital Santa Ana, na cidade de Barra de Santana, na região metropolitana de Campina Grande, a cerca de 130 km de João Pessoa, foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba, na manhã desta quinta-feira (7). O principal motivo da interdição ética foi a falta de médico nos sábados e domingos, além do período noturno, entre as quartas e sextas-feiras.

            Além disso, a única ambulância que serve ao hospital está com a licença vencida há quatros anos, também não há enfermeiros em todos os plantões, faltam equipamentos básicos de emergência, como eletrocardiógrafo e desfibrilador, e não havia água na torneira do posto de enfermagem.

            De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a escala médica incompleta já tinha sido flagrada pelo Conselho em inspeções anteriores, realizadas nos dias 13 de julho de 2011 e 4 de janeiro de 2012. “Na última fiscalização, o hospital recebeu o relatório e não tomou nenhuma providência”, destacou o diretor.

            A interdição inicia a zero hora desta sexta (8 de fevereiro). O CRM orienta aos pacientes procurarem outros hospitais em caso de urgência e emerência. O Conselho também já notificou ao SAMU da cidade sobre a interdição do hospital, para que os pacientes sejam levados para outra unidade de saúde. Esta é a nona interdição ética realizada pelo CRM neste ano de 2013.

Ascom

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ministério Público determina alocação de barraqueiros no centro de Patos



Atendendo a notificação N° 002/2013 da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de Patos, a Prefeita Francisca Motta compareceu na tarde desta quarta-feira, 06 de fevereiro, a sede do Ministério Público, onde participou de uma audiência com a Promotora Fábia Cristina Dantas Pereira, referente à alocação dos barraqueiros das ruas João da Mata, Peregrino de Carvalho e Leôncio Wanderley.

Compareceram a audiência, juntamente com a Prefeita Francisca Motta, Espedito Lira dos Santos, presidente do Sindicato dos Trocadores de Feiras Livres, Barraqueiros e Ambulantes de Festas Populares e Autônomos de Patos – SINTROFBAMP, e José Batista de Mendonça, presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes e Comerciantes Pracistas de Patos, além de demais secretários do Município.

A promotora Fábia Cristina interrompeu a audiência para mostrar in loco, as Ruas Leôncio Wanderley, trecho da Sólon de Lucena (do Banco do Nordeste até a Bossuet Wanderely) Epitácio Pessoa (até o final da Praça Getúlio Vargas), João da Mata e Travessa Miguel Motta (parte desta, excluindo os vendedores de frutas e gêneros alimentícios), que segundo a promotoria necessitam de urgente desobstrução, e que, conforme acordado com os presidentes dos Sindicatos e com o Poder Público Municipal, serão desobstruídas.

De acordo com a promotora Fábia Cristina, ficou determinado um prazo de 10 (dez) dias para o Município, juntamente com os representantes dos Sindicatos dos Camelôs, trazerem uma relação dos barraqueiros e camelôs que trabalham efetivamente nas ruas mencionadas.  Foi determinado ao Município, a apresentação de um projeto para alocação das barracas, bem como, o número de barracas que o local comporta, no mesmo prazo.

A Promotoria determinou ainda, que após a entrega da relação dos camelôs e barraqueiros, os mesmos serão notificados pela Prefeitura a comparecerem no dia 18 de fevereiro, às 19h, na Associação Comercial de Patos, onde será realizado um sorteio para alocação dos camelôs e barraqueiros em um espaço que compreende trecho da Rua Santos Dumond, com Vereador Joaquim Leitão, próximo ao Shopping Guedes.

De acordo com a Promotora Fábia Cristina, os procedimentos estão sendo feitos para que a alocação aconteça de forma tranquila, com participação dos Sindicatos e do Município. “Se não conseguirmos essa alocação em acordo com os Sindicatos, o Ministério Público terá que interpor uma Ação Civil Pública obrigando a desobstrução dessas ruas e a alocação dessas pessoas no local indicado pelo Município,” enfatizou a promotora de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de Patos, Fábia Cristina Dantas Pereira.

Ascom

SINFEMP faz acordo para pagamento de salários atrasados de servidores de Malta







O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região realizou assembleia geral na noite de ontem, terça-feira, dia 5, na Escola Estadual, no município de Malta, onde na oportunidade foram discutidos os salários atrasados referentes aos meses de novembro, dezembro e o 13º salário de 2012, deixados pelo ex-prefeito, Ajácio Wanderley.

O SINFEMP apresentou a proposta de pagamento de todos atrasados em três parcelas e a Assessoria Jurídica da Prefeitura a de parcelar um mês em cinco vezes, o que foi descartado de imediato pela presidente do sindicato, Carminha Soares e o assessor jurídico, Dr. Damião Guimarães.

Depois de exaustiva discussão foi construída uma proposta, apresentada aos servidores presentes e foi aprovada por todos, ficando assim: os servidores que tem um mês para receber e que ganham até um salário mínimo, foi dividido em 3 vezes. Os servidores que tem um mês para receber e que ganham acima do salário mínimo em 4 vezes. Os servidores que tem 2 meses a receber e que ganham até o salário mínimo, em 6 vezes. Já os funcionários com dois meses em aberto e que ganham acima do salário mínimo, a exemplo dos professores, o parcelamento acontecerá em 8 vezes.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a proposta foi razoável e a entidade só fechou devido a decisão da categoria, que estava presente, como também a disposição do prefeito Nael Rosa em pagar aos servidores, salários atrasados deixados pelo ex-prefeito, Ajácio Wanderley.

Sobre os valores que estão bloqueados o advogado do SINFEMP, Dr. Damião Guimarães fará o levantamento de todos os servidores beneficiados e comunicará a juíza, o acordo que foi feito entre a entidade sindical e o prefeito.

Em relação ao aumento salarial para os professores, Nael Rosa sugeriu a formação de uma comissão para discutir com a categoria o aumento salarial, retroativo a 1º de janeiro de 2013.

Para a Diretora Regional do SINFEMP em Malta, Professora Hozana Lucena, a reunião foi importante, primeiro por fazer a negociação dos salários atrasados e segundo pela formação da comissão para discutir o aumento salarial para os professores.



História dos carnavais de Patos vira tema de palestra para alunos do Projovem Urbano




Cerca de 100 alunos que compõem as cinco turmas do Programa Projovem Urbano de Patos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo historiador Romildo de Sousa, na noite desta terça-feira, dia 05. A palestra que aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal focou na evolução do Carnaval na cidade de Patos, lançando um olhar sobre os antigos blocos carnavalescos, escolas de samba, e clubes onde aconteciam as festas. 

De acordo com o historiador Romildo de Sousa, o momento foi de resgate e de registro da historiografia carnavalesca de Patos. Além disso, ele destacou o aprendizado mútuo que uma atividade como essa proporciona para os envolvidos. 

“Conforme vou mostrando aspectos históricos do nosso carnaval percebo que os alunos se envolvem no contexto da história, e também começam a participar mostrando exemplos e casos. Nessa interação tanto eles conseguem aproveitar os conteúdos apresentados, como eu também passo a ter conhecimento de histórias e particularidades dos nossos carnavais contados por alguns dos alunos”, relata Romildo. 

Para ilustrar a atividade, foram utilizados slides com fotografias e gravuras com motivos carnavalescos da história da cidade de Patos. A atividade ainda constou de sorteio de brindes para os alunos. 

Além do Projovem Urbano, outras escolas do município também estão tendo a oportunidade de oferecer aos alunos a palestra ministrada por Romildo de Sousa.

Hélio Barbosa

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estado altera horário de repartições públicas


Em virtude da prévia carnavalesca, o Folia de Rua, e o Carnaval, o funcionamento das repartições públicas estaduais será alterado. No Diário Oficial desta terça-feira, 5, uma portaria define o expediente na quinta-feira, 7, dia seguinte ao desfile das “Muriçocas do Miramar”, que será facultativo pela manhã, até as 12h. À tarde, o expediente será normal.
O funcionamento será facultativo na segunda-feira, 11, e na terça-feira, 12, de Carnaval. A Portaria assinada pela secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, também estabelece que na Quarta-feira de Cinzas (13) o atendimento será facultativo até as 12h.
Neste período, os veículos oficiais, inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, serão recolhidos para as repartições de origem ou ao Centro Administrativo, após o término do expediente do dia 8 de fevereiro e liberados uma hora antes do início do dia 13.
Qualquer liberação excepcional deve ser autorizada pelo Gabinete Militar do Governador, com exceção de ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Receita, da Administração Penitenciária, de Segurança e Defesa Social, das polícias Civil e Militar e do Gabinete Militar. A Portaria autoriza ainda, à Polícia Militar, a responsabilidade de apreender o veículo que for encontrado transitando neste período, sem autorização.
Da Redação (com Assessoria)


Inscrições para o concurso da ALPB terminam nesta quarta



O concurso público, que será realizado pela Assembleia Legislativa da Paraíba no dia 7 de abril de 2013, terá as inscrições encerradas pela internet nesta quarta-feira (6), às 14h, no horário de Brasília.
 
O Secretário de Controle Interno da ALPB, Marcos Aurélio Vilar, destaca que é extremamente importante que os candidatos inscritos fiquem atento ao conteúdo da prova referente ao Regimento Interno.
 
Segundo Marcos Aurélio, o Regimento Interno da Casa estudado pelos participantes deve ser o atual, disponível no site da Assembleia Legislativa (al.pb.gov.br), que foi aprovado pelos deputados no dia 19 de dezembro de 2012.
 
"Algumas pessoas têm confundido qual o Regimento que será avaliado durante as provas do concurso. È importante lembrar que os candidatos devem estudar o Regimento atualizado e que está disponibilizado na página da Assembleia na internet", ressaltou.
 
Outro destaque importante é que todos os interessados em concorrer às vagas poderão se inscrever em até dois níveis, já que as provas serão realizadas em horários diferentes.
 
As provas para o cargo de Assessor Técnico Legislativo serão aplicadas em período distinto a dos cargos de Analista Legislativo, Consultor Legislativo e Assistente Legislativo. Já as provas objetivas para o cargo de Procurador (de acordo com o edital nº 002/2012) serão aplicadas na mesma data e no mesmo período das provas para o cargo de Assessor Técnico Legislativo.
 
Para todos os cargos, a prova objetiva, constará de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas. Para os cargos de Consultor, Analista e Assessor Técnico Legislativo haverá prova de Redação. Para o cargo de Assistente Legislativo será necessária prova de digitação.
 
Inscrições - As inscrições para o concurso estão sendo realizadas exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br . Para efetuar a inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição por meio de boleto bancário ou débito em conta corrente de banco conveniado, no valor correspondente à opção de Cargo, até a data limite de pagamento de inscrições, que é no dia 4 de março de 2013. A taxa varia de R$ 45 a R$ 95.



Ascom

SINFEMP inicia mobilização junto aos professores de Patos




A Diretoria do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, realizou na manhã de terça-feira, dia 5, na Secretaria de Educação, reunião com os professores do EJA- Educação de Jovens e Adultos, convocando-os para a assembleia geral que será realizada no dia 22 de fevereiro, às 16h no Auditório da Associação Comercial de Patos, onde será discutido o aumento salarial no percentual de 15% retroativo a 1º de janeiro, aprovação do Plano de cargos, carreira e salários, dentre outras reivindicações da categoria.

Na manhã dessa quarta-feira, dia 6, os diretores estarão visitando o CEREST na capacitação dos professores e no dia 7 no Water Play, dando continuidade ao trabalho de mobilização da campanha salarial 2013 em Patos.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, foi solicitada audiência a Prefeita Francisca Mota para discutir o aumento para a categoria, dentre outras reivindicações.

Na assembleia do dia 22 de fevereiro será definido um calendário de atividades, podendo ocorrer paralisações da categoria no município.





Arquivo do blog