Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Congresso dos Agentes de Saúde e de Endemias elege nova diretoria do SINDACSE em Patos

 
Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Patos e região realizaram nesta sexta-feira, 13, um congresso regional onde na oportunidade fizeram uma avaliação da luta da entidade nos 24 municípios da base regional, como também elegeram a diretoria e o conselho fiscal para mais um mandato de três anos.

O congresso foi aberto pelo presidente estadual da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e do SINFEMP, José Gonçalves, além do Agente de Saúde, Eliziário, do Vale do Piancó e do presidente da Federação dos Agentes de Saúde e de Endemias da Paraíba, Francisco das Chagas (Kiko ACS) de Cuité.

O presidente do SINDACSE- Sindicato dos Agentes de saúde e de Combate as Endemias de Patos e Região, João Bosco Eleutério de Assis fez uma exposição das conquistas da categoria, especialmente a luta pela efetivação, conseguida em todos os municípios, o pagamento do piso nacional dos agentes, a luta travada pela entidade em Brasília, junto aos demais sindicatos e a necessidade de manter a categoria organizada e mobilizada rumo a novas conquistas.

O presidente da Federação dos Agentes de Saúde e de Endemias da Paraíba, Kiko ACS, fez um relato do trabalho do SINDCASE e denunciou que sindicatos ligados a outras centrais sindicais estão querendo se aproveitar das contribuições sindicais sem nunca terem encaminhado uma reivindicação da categoria no Sertão e outras regiões do Estado da Paraíba e que isso deve ser repassado para toda a categoria.

O agente de saúde Eliziário, do Vale do Piancó, destacou também a luta da categoria na região e as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, que estão sendo superadas através da organização e disposição de luta dos mesmos.

Para o presidente reeleito, João Bosco Eleutério de Assis, é mais um desafio continuar a frente da entidade, mas que o congresso demonstrou a unidade da categoria, pois na votação foi registrado apenas uma abstenção, coisa natural num encontro com mais de duzentos delegados e delegadas representando os 24 municípios da base territorial da entidade.

 O SINDACSE é filiado a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e conta com mais de mil filiados na região.

Agorapatos.com.br

Canibais vendiam carne humana em coxinha

O trio preso em Garanhuns (PE) suspeito de canibalismo teria afirmado em depoimento à polícia que usava parte da carne das nádegas e das coxas das vítimas no recheio de salgados como coxinhas e empadas, que eram vendidas na cidade do agreste pernambucano. A informação foi confirmada ao R7, na manhã desta sexta-feira (13), pelo delegado responsável pelas investigações, Weslei Fernandes.

- Eles disseram que usavam principalmente parte das coxas, braços e nádegas das vítimas. Não temos como provar isso, mas pela veracidade de outras coisas que eles disseram é possível que seja verdade. Segundo Fernandes, o trio teria matado e comido pelo menos oito mulheres. Até o momento, porém, pedaços dos corpos de somente duas das vítimas foram localizados. O delegado afirma que os assassinatos faziam parte de rituais. As vítimas eram mortas a facadas e esquartejadas. Em seguida, o trio bebia o sangue e se alimentava da carne das mulheres mortas por quatro dias.

- Eles falaram que esse era um período de purificação, em que só comiam a carne humana. Os restos eram enterrados. Pelos relatos, parece coisa de filme.

Oferta de trabalho
Ainda de acordo com a investigação, as vítimas eram atraídas pelos suspeitos com ofertas de emprego. Os depoimentos apontam que os criminosos escolhiam as mulheres que eles acreditavam ser "pessoas más".

Os investigadores descobriram que uma das mulheres presas suspeita dos crimes usava uma identidade falsa. O documento pertencia a uma das mulheres mortas pelos criminosos em 2008. A Polícia Civil investiga se uma criança encontrada com os suspeitos era filha dessa vítima. A menina de cinco anos foi encaminhada para o Conselho Tutelar e, segundo conselheiros, está bastante abalada.

De acordo com o delegado, a criança também era alimentada com carne humana. A polícia investiga, inclusive, se os suspeitos teriam dado carne da mãe à garota, logo após seu assassinato - Os parentes disseram que quando a mulher desapareceu, em 2008, a criança também sumiu. Vamos apurar o parentesco e, se ficar comprovado, eles poderão ficar com a criança.

Fernandes contou que uma nona mulher estava para ser morta, mas teria faltado à ‘entrevista’ de emprego anunciada pelo trio. os policiais investigam outros crimes atribuídos ao grupo.

Diário Junto com os suspeitos, os investigadores apreenderam um diário. No caderno, uma das criminosas revelaria detalhes dos crimes, afirmando que eles eram premeditados. Em um dos trechos, segundo o delegado, ela teria escrito: “faz exatamente uma semana que uma segunda missão que fizemos, que foi a eliminação de um ser, (...) Agora nos preparamos para uma terceira missão”.

O diário teria ainda desenhos de como os corpos eram enterrados e os motivos para as mortes.
R7

Enfermeiros podem ter piso de R$ 4.650,00


Os profissionais da enfermagem obtiveram importante conquista na última quarta-feira (11), com a aprovação por unanimidade do parecer do deputado Assis Melo (PCdoB-RS) ao projeto de Lei (PL) 4924/2009, que estabelece o piso dos enfermeiros em R$ 4.650 reais, na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados.

O PL dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira e contou com a pressão da categoria, que esteve presente no plenário para garantir o apoio dos parlamentares na matéria.
Os enfermeiros também ocuparam as ruas de Brasília e os corredores do Congresso Nacional para solicitar a aprovação de outra proposta que está em análise na Câmara dos Deputados, o PL 2.295/2000, que reduz a jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas semanais.
Para Assis, que também é dirigente nacional da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, fixar um piso salarial tem grande impacto para incentivar a boa atuação de determinadas atividades, uma vez que possibilita melhores condições laborais e assegura remuneração proporcional às responsabilidades, além de estimular a escolha profissional.

“A falta de um piso salarial digno faz com que grande parte dos profissionais da saúde se submetam a longas jornadas e a múltiplos vínculos contratuais. Portanto, a aprovação do piso é um grande avanço e o reconhecimento a grande responsabilidade que está sob esses profissionais, porque estamos falando de cuidados com a vida”, ressalta.

Também foi aprovada a emenda que passa o piso salarial do Técnico de Enfermagem para 70% do piso salarial do Enfermeiro, e o piso salarial do Auxiliar de Enfermagem e Parteira para 50% do piso de referência.
O próximo passo é analisar o PL na Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de seguir para apreciação do Senado Federal.
Para o presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, foi um grande avanço para a categoria, pois a maioria dos gestores pagam valores totalmente diferenciados e os concursos que são realizados, colocam no edital apenas um salário mínimo e o restante em gratificação.
Portal agorapatos.com.br

Patos ganha mais uma loja Frigotil


Uma das empresas que mais crescem no Norte-Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, a Frigotil, presente em mais de 250 cidades, um nome bastante lembrado em Patos e região quando o assunto é carne de qualidade, oferecerá muito mais comodidade a sua imensa clientela com a abertura de mais uma loja, a unidade 2, na próxima quinta-feira 20. Instalada na Horácio Nóbrega, bem próximo às FIP – Faculdades Integradas de Patos, a nova loja manterá todo o alto padrão de qualidade, de higienização, características marcantes Frigotil, que fazem dela uma das empresas mais respeitáveis no mercado de carnes.

Segundo Wellington Pessoa, gerente logístico de Patos, a Frigotil, cujos produtos são rigorosamente inspecionados pelo Ministério da Agricultura, o que garante a qualidade para uma boa degustação e saúde dos consumidores, a carne comercializada é originária de gado selecionado, com abate ocorrendo em seu moderno frigorífico, manipulação e transporte atendendo padrões mundiais. “Nossas lojas seguem uma rotina de higienização, inspeção dos produtos para que cheguem à mesa de nossos clientes de maneira bastante saudável”, comentou Wellington.

A Frigotil trabalha com uma variedade enorme de produtos nos segmentos bovino, suíno, avícola, frutos do mar, além de vários outros que fazem parte do cardápio regional. “Estamos sempre buscando adicionar, além da variedade de carnes que comercializamos, outros produtos atraentes e que fazem parte da culinária região”, disse ao pbnoticias o empresário Wellington Pessoa.

PCdoB de Santa Teresinha fará aliança com Davi Cordeiro

O Partido Comunista do Brasil, PCdoB, de Santa Teresinha, fará aliança politica com o atual prefeito Davi Cordeiro, que concorrerá à reeleição no município.

A reunião aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira 12, na sede do PCdoB em Patos, onde contou com a presença do prefeito Davi Cordeiro, da vereadora Célia Cordeiro, da presidente do partido no município, Maria Auxiliadora, dos pré-candidatos a vereadores Miguel Dias Fernandes (Netinho), de Joana Darc, do Assentamento Nego Fuba, além de José Roberto de Lima, presidente do PCdoB de Patos e membros da direção estadual.

Com a adesão à candidatura de Davi Cordeiro do PCdoB, sobe para 6 o número de partidos de apoio à reeleição, sendo o PSDB, do atual prefeito, PSB, PMDB, DEM e o PT.

O objetivo do PCdoB é construir uma coligação na chapa proporcional com o PSB e PT, tentando eleger 3 vereadores.

No dia 29 será realizada uma plenária municipal do PCdoB com todos os filiados para unificar o trabalho no município, fazendo novas filiações e fortalecendo o partido no município.

O professor Carlos Alberto destacou que o PCdoB tem todas as condições de eleger vereadores e que a melhor coligação no momento é com o prefeito Davi Cordeiro, pois o mesmo vem fazendo um trabalho de base junto às comunidades rurais, na sede do município e tem sido uma referência no aumento salarial para os professores municipais e demais servidores municipais.

Nesta sexta-feira, na sessão da Câmara municipal, será feita uma homenagem aos 90 anos de fundação do PCdoB a nível nacional de propositura da vereadora Célia Cordeiro do PSDB.

Sinfemp

Arquivo do blog