Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de novembro de 2008

Chica Mota diz que Maranhão perdeu metade do mandato


A deputada estadual Francisca Motta, principal líder do PMDB em Patos, liderança compartilhada com o prefeito Nabor Wanderley, enfatizou que José Maranhão perdeu a metade do seu mandato, mandato este, segundo ela, lhe tomado pelo abuso do poder político e econômico sob comando dos Cunha Lima.

Violência no campo

A violência, cuja incidência hoje não diferencia muito da cidadade para a zona rural, continua amedrontando as pessoas, que se sentem desprotegidas de segurança, principalmente no campo. Ontem, por volta das 15h, no Sítio Mimoso, em Paulita-PB, dois homens em uma moto, armados e portando capetes, tomaram de assalto a moto CG 150 de cor preta, ano 2006, de propriedade de Alderi de Andrade. Por sorte sua, a Polícia, após ser acionada, conseguiu localizar o veículo e um revólver 38 abandonados nas proximidades do sítio Saco do André.
A arma e a moto foram conduzidas para a delegacia local e entregues ao delegado de plantão para que fossem tomadas as devidas providências.
garimpando com III BPM

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Segundo veículo roubado em Patos nesta sexta

A Polícia recebeu mais uma denúncia de roubo de veículo, o segundo ocorrido hoje, sexta-feira. A vítima foi José Cleston, que teve sua moto, uma HONDA/C 100 BIZ, furtada da frente de sua residência, no bairro do Santo Antônio, nesta cidade. O mesmo havia deixado a moto no local por volta das 12h. Ao sair para trabalhar não mais a encontrou. Até o presente nem sinal da moto.
garimpando com III BPM

Ministro diz que "derrame de carteiras estudantis falsas" inviabiliza acesso à cultura


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse nesta sexta-feira, dia 21, que está havendo um “derrame de carteiras estudantis falsas” que inviabiliza o acesso à cultura, em função dos altos preços praticados pelos organizadores de eventos para compensar o número de meias-entradas, e o próprio lucro do espetáculo.
Juca Ferreira preferiu não expressar um posicionamento do ministério quanto à melhor solução para o problema, mas disse esperar uma rápida decisão do Congresso.
“O que vier a gente aceita. Do jeito que está é que não dá”, disse o ministro durante entrevista coletiva ao lado do novo presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Sérgio Mamberti.
O Senado deve votar nos próximos dias um projeto de lei que vai regulamentar o uso das carteiras de estudantes.
Fonte: Agência Brasil
foto:oglobo

Congresso em Foco resgata processo contra suplente Roberto Cavalcanti


Por Phelipe Caldas


O portal Congresso em Foco, que funciona como uma espécie de ONG que fiscaliza as atividades dos parlamentares brasileiros, apresentou matéria de destaque nesta sexta-feira (21) lembrando que o suplente de senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB) responde a um processo na Justiça Federal por corrupção ativa, estelionato, formação de quadrilha, uso de documentos falsos e crimes contra a paz pública.
Cavalcanti é suplente do senador José Maranhão (PMDB) e vai assumir a titularidade do mandato quando o peemedebista renunciar para ocupar o Governo do Estado, em substituição ao governador Cássio Cunha Lima, cassado nesta quinta pelo Tribunal Superior Eleitoral.
A reportagem do Congresso em Foco faz uma retrospectiva do processo que pesa contra Roberto Cavalcanti e diz que ele tramita desde 2004 na 3ª Vara da Justiça Federal da Paraíba, sendo conhecido no Estado como sendo o “Escândalo da Fazenda Nacional".
Na matéria, o texto diz que Roberto é dono do Sistema Correio de Comunicação e que ele “foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ser um dos ex-diretores da Indústria e Comércio de Materiais Plásticos (Polyutil), depois transformada em Associação de Participação e Gestão Compartilhada (Plastfort)”.
As duas empresas teriam deixado de pagar, segundo o Congresso em Foco, um financiamento de R$ 18,8 milhões junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ainda de acordo com o texto, “os procuradores da República na Paraíba teriam denunciado um “esquema de operações fraudulentas realizadas por uma quadrilha de ex-servidores da Procuradoria da Fazenda Nacional (PNF)”.“A quadrilha conseguia extinguir débitos tributários inscritos na Dívida Ativa da União para emitir certidões negativas. A Polyutil, presidida por Roberto Cavalcanti, que em seguida trocou de nome para Plastfort, foi uma das maiores beneficiadas”, diz a matéria do portal.
O Congresso em Foco lembrou por fim que no dia 4 de outubro de 2007 o suplente de Maranhão prestou depoimento na Justiça Federal. Logo após o depoimento, ele pediu à juíza que cuida do caso para que seu depoimento não fosse colocado no site da Justiça Federa, alegando que nele estavam detalhes da vida pessoal e financeira deles que não deveriam tornar-se públicas.
paraiba1

Momento crucial para o combate ao mosquito da dengue


Com a aproximação do período chuvoso no Sertão, cabe a sociedade se mobilizar para eliminar os ovos do Aedes aegypti. É o momento ideal para que todos cumpram seu papel eliminando qualquer tipo de forma de reprodução dos ovos do mosquito. Práticas como lavar bem as caixas dágua e demais reservatórios, com bucha e sabão, são cruciais nessa luta para evitar a epidemia da dengue, que todos os anos faz milhares de vítimas.

PRF apreende 85 quilos de maconha na Paraíba


A Polícia Rodoviária Federal realizou na noite de ontem (quinta-feira 20) a maior apreensão de drogas em estradas federais que cortam a Paraíba neste ano. De acordo com as primeiras informações da PRF-PB, um casal foi preso em flagrante no posto de Mamanguape ao transportar 85kg de maconha prensada.
Segundo o inspetor Genésio Vieira, assessor da PRF, a droga estava sendo levada de São Paulo para o Rio Grande do Norte pela BR-101. A abordagem aconteceu às 22h no km 38 da rodovia BR-101, quando a polícia inspecionou um carro GM Vectra de placas MXY-9050/RN, no qual o casal vinha transportando a droga que estava escondida no assoalho e no porta-malas do veículo.
O carioca Júlio Cesar Brito da Silva (foto), de 27 anos, e Janaína da Silva Gomes, natalense de 21 anos, saíram de Natal para São Paulo e no bairro do Braz, apanharam a droga e retornaram para a capital potiguar.
Júlio teria dito que é taxista, mas confessado para os policiais que estava desempregado e que receberia R$ 2 mil pelo serviço. Enquanto que Janaina informou que foi convidada por Júlio para conhecer a família dele no Rio de Janeiro.
Inicialmente os policiais encontraram cerca de 80kg, mas com ajuda de "Argos", o cão farejador da PRF, a equipe descobriu o resto da maconha escondida debaixo do painel do veículo.
O casal foi levado pela PRF para a sede da Polícia Federal, em João Pessoa, onde está detido na manhã desta sexta-feira (21). A droga foi encaminhada para a Delegacia de Repressão a Entorpecente da Polícia Federal.
garimpando com paraiba1

Mai um veículo é furtado em Patos

Na madrugada de hoje, sexta 21, por volta das 03h20, nas proximidades da Rua Lima Campos no bairro São Sebastião, a vítima de nome Antônio de Oliveira havia deixado seu veículo, um Fiat Uno Miller ano 95, de cor branca, placa KFM 9074 João Pessoa – PB, em frente de sua residência. Ao acordar percebeu que o carro não estava mais no local. O mesmo não soube informar a que horas e quem levou seu veículo. A Polícia tenta localizar o Fiat e o suposto larápio.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Programação do centenário de Padre Assis


A FUNES - Fundação Ernani Sátyro, divulgou a programação das homenagens do centenário de Padre Assis.
As homenagens acontecem de 24 a 28 em Patos.
Confira a programação organizada pela FUNES:
De 24 a 28: Crônica das 12 na Rádio Espinharas;
Dia 24:
Sessão especial na Câmara de Vereadores. Na oportunidade a irmã Theonas receberá uma comenda e o bispo Dom Manuel dos Reis de Farias o Título de Cidadão Patoense, assim como os padres Espedito Caetano e Elias. A idéia de homenagear essas personalidades religiosas foi do vereador José Mota, que também requereu a Sessão Especial para homenagear Padre Assis.
Ainda no dia 24, segunda-feira, terá início na Funes a exposição sobre Padre Assis na FUNES.
Dia 28:
Missa em Ação de Graças – Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
- Translado dos restos mortais do Padre Assis do cemitério Santo Antônio para a Conceição.
- Lançamento da plaqueta Padre Assis: Emérito Orador Sacro das Espinharas
- Entrega da Comenda Ministro Ernani Ayres Satyro e Sousa aos familiares do Padre Joaquim de Assis Ferreira(post-mortem).
Wandecy Medeiros

Aluno do CAIC de Patos vence concurso de redação


Se fosse de uma escola particular era mídia que não acabava mais, mas como se trata de uma escola publica, o CAIC (Centro de Atenção Integrada à Criança), localizado no bairro do Morro, o fato não mereceu maior atenção. Uma criança de apenas 12 anos, chamada Matheus Alves Rodrigues ganhou um concurso de redação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, cujo tema sugerido “O que você tem a ver com corrupção?”, uma temática, nada fácil.
O garoto esteve no Espinharas Notícias da última terça-feira (19) e disse que escreve para mudar o mundo, porque acredita que o planeta ainda será bem melhor. A diretora do CAIC, Jonalva Morais, e suas professoras, disseram que não conheciam o talento do jovem Matheus e que agora ele se tornou a estrela da escola.
A redação dele vai ser publicada em breve no site da Rádio Espinharas e no Jornal Folha Patoense. O garoto ganhou, como prêmio, uma bicicleta e disse que pretende continuar escrevendo, pois é o que gosta mais de fazer.
Wandecy Medeiros

Pente fino no Presídio de Patos


Policiais Militares do 3º BPM juntamente com a equipe do CHOQUE, realizaram na manhã dessa quinta-feira (dia 20/11), um "Pente Fino" na Penitenciária de Segurança Máxima Jurista Romero Nóbrega. Uma iniciativa formulada pelo comando do 3º BPM de Patos, o juiz de execução da cidade e a diretoria do presídio.
A operação teve início por volta das 07h e se estendeu até às 11h30 sendo comandada pelo Comandante do 3º BPM Tenente Coronel Dutra, Major Almeida e o Capitão Campos. Na ação, 110 homens participaram da revista entre eles membros do CHOQUE e P2 , que teve como principal objetivo a apreensão de objetos e materiais não permitidos no interior do presídio.
Foram apreendidos diversos objetos, objetos esses que estavam escondidos nos mais variados locais. Todo o material apreendido juntamente com o relatório de conferência dos detentos serão encaminhados à autoridade competente para que se pronuncie a cerca das medidas que deverão ser tomadas.
Os objetos encontrados durante a operação foram: Sete (7) celulares, pequena quantidade de raxixi (maconha), e algumas “maricas”, artefato usado para o consumo de crack.
garimpandopalavras com III BPM

TSE cassa mandato de Cássio e Maranhão assume Estado


Os ministros que integram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram o recurso dos advogados do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), mantendo a cassação determinada pelo TRE paraibano em julho do ano passado. Com isso, foi cassada também a liminar que mantinha o governador no cargo.
A execução da sentença se dará a partir da publicação do acórdão, com a imediata posse do segundo colocado nas eleições de 2006, o senador José Maranhão (PMDB) e seu vice, Luciano Cartaxo (PT).
O ministro Eros Grau, relator do recurso ordinário 1497, que tenta revogar a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), apresentou seus argumentos para afirmar que houve irregularidades, prática de conduta vedada e distribuição eleitoreira de dinheiro para eleitores, o que caracteriza crimes eleitorais na campanha estadual de 2006, com isto, negou o provimento aos recursos ordinários interpostos pela defesa, mantendo a cassação decidida no ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Seu voto foi acompanhado, na totalidade, pelos ministros Felix Fischer, Fernando Gonçalves, Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani e Joaquim Barbosa. O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, antes de dar seu voto, perguntou ao relator sobre a previsão legal ou lei específica do fundo de assistência da distribuição de cheques da FAC. "Houve quebra do princípio da impessoalidade e isso tipifica nos autos foi o uso promocional dos recursos em ano eleitoral, portanto, um uso direcionado para a obtenção de vantagem na disputa eleitoral, caracterizando conduta vedada", disse Ayres Britto.
Cássio ainda pode recorrer, no próprio TSE, desta decisão de hoje à noite. Mas, de acordo com o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto, ele terá de deixar o cargo, o qual será assumido pelo senador José Maranhão (PMDB), segundo colocado na eleição de 2006.
O governador Cunha Lima teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob a acusação de ter distribuído 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), vinculada ao governo estadual. Segundo a denúncia, os cheques totalizam cerca de R$ 4 milhões.
wscom/G1
foto:www.afonteenoticia.com

Barulho incompreensível


Por Patos ser considerada uma das cidades mais importantes na rota do tráfico de drogas da Paraíba, como também do Nordeste, devido sua posição geográfica, acaba se tornando motivo até de chacota, numa lausão a essa triste realidade. É comum e corrente a brincadeira de que quando são detonados foguetões, é sinal que está chegando novo carregamento de maconha. Mas a onda de soltar foguetões é algo tão comum em Patos que não se pode associá-la à contravenção penal, porém à contravenção às leis ambientais.
É engrançado, para não dizer lamentável, a atitude de alguns empresários, donos de escolas, promotores de eventos festivos e até de igrejas, o ato de sair fazendo barulho a torto e a direito com esses fogos de artífico. Não se respeita sequer horários e locais para anunciar, com foguetões, lançamentos de produtos, serviços ou festas. O que dizer de idosos, convalecentes, crianças, hipertensos, pegos de surpresa pela explosão ensurdecedora. Hoje me senti ultrajado, insultado dentro de minha própria casa. Meu filho, de pouco mais de dois anos, tremia feito vara verde do susto das explosões, quando um desses carros de som, já fazendo aquela zuada costumeira, com os decibéis acima do permitido, para dar mais ênfase à campanha de vendas, bem na minha porta, acionou os benditos foguetões.
Não dá para entender essa atitude. Com tantos veículos de comunicação à disposição, seja rádio, tv, out door, cartazes, panfletos, internet, faixas, e por aí vai, inclusive o próprio carro de som, não ser suficientes para se propagar esses produtos. Acredito que deveria existir na cidade algum tipo de trabalho educativo, que conscientizasse a população sobre os riscos para a saúde do cidadão ao receber o impacto de tal barulho. Certa vez, em frente à Rede Pharma, soltaram um desses bichos que caiu na marquise uma um loja e por muito pouco não atingiu quem passava embaixo. Com a palavra os órgãos de proteção ambiental.
foto:garimpandopalavras

Curso de informática para comerciários de Patos


O Sesc Ler de Patos está oferecendo a partir de segunda-feira cursos de informática para os comerciários desta cidade, cuja capacitação acontecerá na carreta móvel do Senac, que possui equipamentos de última geração. Estão sendo abertas turmas pela manhã, tarde e noite. Os cursos terão encerramento no dia 19 de dezembro, com direito a certificado reconhecido pelo MEC para os participantes. A partir de janeiro esse aprendizado será aberto para a comunidade em geral. O Sesc Ler funciona ao lado do Conjunto José Mariz, setor oeste de Patos. Informações pelo fone: 3421-3514.

Saúde retoma vacinação contra rubéola


Hoje pela manhã técnicos, enfermeiros (as) e agentes comunitários de saúde das unidades de saúde do Município de Patos participaram de uma reunião com intuito de discutir a retomada da vacinação contra rubéola, cuja meta preconizada pelo Ministério da Saúde ainda não foi totalmente atingida na localidade, restando ainda 11% do público alvo, com idade de 20 a 39 anos.
No encontro, coordenado pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), foi feita uma avaliação da campanha iniciada em 9 de agosto último, com a exposição de todos os dados atingidos, locais em que é preciso maior ação dos vacinadores e faixas etárias em que existe maior rejeição à vacina. Zeca informou que a pretensão do setor de imunização é atingir ao menos os 95% do que está previsto.
“Temos ainda 3.400 pessoas a ser vacinadas, de um total de 34.633. Estamos traçando um plano de mobilização com todas as forças da Secretaria Municipal para que possamos atingir nesse momento final a resistência que há, principalmente nos homens em idade de ser vacinados”, disse o secretário, acrescentando que antes foi feito uma macro vacinação e que agora será de casa em casa, com visitas noturnas, horário mais propício para encontrar as pessoas, como também nas empresas, tendo em vista que o público masculino não costuma procurar as unidades de saúde.
Dentre os fatores que atrapalharam a campanha de imunização em seu primeiro momento, realizada em pleno processo eleitoral, teve relação com a cor vermelha dos panfletos, impressos pelo governo federal, mas que os partidos de oposição reclamaram, impedindo assim a distribuição maciça. Uma dose contra rubéola custa R$ 10,00 e o tratamento da doença chega a mais de R$ 6 mil por ano, segundo alertou o secretário, sem falar que a pessoa deixa de evitar que um filho seu contraia a doença congênita, ou seja, adquirida antes do nascimento.
Walter Albuquerque, coordenador estadual da vacinação, que participou do encontro, disse que a mobilização contra a rubéola acontece em todo o Estado, considerando fundamental que todos os municípios mobilizem suas equipes, para que ao final se possa comemorar o fim da síndrome da rubéola congênita. “Essa campanha, que acontece em nível nacional, só será encerrada quando atingirmos no mínimo os 95% das pessoas com idade entre 20 e 39 anos”, comentou Walter.
Assessoria

Sindicato pede bloqueio de recursos de prefeituras do Sertão


O Presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos-PB e Região, José Gonçalves, entrou no dia de ontem com ações contra as Prefeituras de Malta, Condado, Olho D’água, São Mamede, por atraso de salários de servidores municipais e condições de trabalho inadequadas.
Os gestores municipais de Malta, Condado, Catingueira, ainda não pagaram o salário do mês de outubro aos servidores municipais e o Município de Olho D’água, desde o mês de agosto que também não efetua o pagamento de seus servidores, apesar dos recursos terem chegando normalmente nas contas das referidas edilidades.
O Sindicato entrou com ações na Comarca de Malta, reclamando dos Municípios de Malta e Condado, como também na Comarca de Piancó, reclamando do Município de Olho D’água. Em relação à Catingueira o sindicato estará entrando com uma ação ainda esta semana.
A preocupação do SINFEMP é justamente os prefeitos terem que pagar seis meses de salários em apenas 40 dias, como é o caso de Olho D’água. “Precisamos bloquear esses recursos para garantir o salário em dias desses servidores municipais”. Disse José Gonçalves.
No tocante ao Município de São Mamede, foram feitas três denúncias, sendo uma no Ministério Público em São Mamede, outra no Ministério do Trabalho em Patos e outra na Procuradoria Regional do Trabalho, denunciando as péssimas condições de trabalho dos vigias que foram deslocados para trabalharem no lixão, que fica a três quilômetros da cidade, precisamente na Zona Rural, onde os mesmos trabalham 24 horas, sem as mínimas condições, pois não tem água, luz e o único local para ficarem é em um barraco de tábua e papelão, correndo sérios riscos, inclusive de vida. Além disso, a poluição com lixo queimado, prejudica a saúde desses servidores. Caracteriza-se também a perseguição política a esses servidores, pois alguns não votaram no candidato do atual gestor municipal.

Polícias desbaratam gang em Cajazeiras


Uma operação envolvendo policiais militares e civis de Cajazeiras desarticulou uma quadrilha que há cerca de um mês estava utilizando uma moto preta para praticar assaltos em Cajazeiras, no Sertão paraibano.
Durante a operação foram presos o pescador Ronivon Gonçalves Leite, de 27 anos; Damião Bento de Sousa, 22; a autônoma Cícera Suênia Vieira Mendes, 20 anos e quatro adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.
Foram apreendidos pelos policiais quatro pedras grandes de crack pesando cerca de 20 gramas, uma pedra menor pronta para consumo, uma trouxa de maconha (que o menor RSA mantinha na boca e conseguiu passar para Suênia durante um beijo, sendo flagrados pelos policiais), dois celulares, uma máquina fotográfica Sony 7.2 mega, uma máquina fotográfica de filme marca Yasuka, dois MP4 Precision de cor preta, documentos pessoais de várias pessoas que não residem no local, documento de moto que não é de Suênia nem estava no local, além de certa quantidade de dinheiro e outros objetos.

De acordo com relatório da polícia, a prisão do grupo e as apreensões aconteceram aconteceu com a participação de policiais militares do Serviço de Inteligência, do Choque e Rádio Patrulha do 6º Batalhão e uma equipe da Polícia Civil sob o comando do delegado Danilo Chelder.
Foram apreendidos pelos policiais quatro pedras grandes de crack pesando cerca de 20 gramas, uma pedra menor pronta para consumo, uma trouxa de maconha (que o menor RSA mantinha na boca e conseguiu passar para Suênia durante um beijo, sendo flagrados pelos policiais), dois celulares, uma máquina fotográfica Sony 7.2 mega, uma máquina fotográfica de filme marca Yasuka, dois MP4 Precision de cor preta, documentos pessoais de várias pessoas que não residem no local, documento de moto que não é de Suênia nem estava no local, além de certa quantidade de dinheiro e outros objetos.

De acordo com relatório da polícia, a prisão do grupo e as apreensões aconteceram aconteceu com a participação de policiais militares do Serviço de Inteligência, do Choque e Rádio Patrulha do 6º Batalhão e uma equipe da Polícia Civil sob o comando do delegado Danilo Chelder.
As vítimas do grupo eram principalmente mulheres, de quem eram subtraídos celulares, máquinas fotográficas e outros pertences de valor. Os primeiros assaltos aconteceram no período noturno, mas a ousadia já aumentara tanto que já praticavam durante o dia.
No início da tarde desta quinta-feira, uma menor que acabara de ser assaltada passou a placa da moto dos criminosos para o cabo Filho. De posse da informação solicitou o apoio do tenente Segundo e do Choque, quando deteve Ronivon Gonçalves, proprietário da moto usada nos assaltos. Ele confessou que apenas guiava o veículo, enquanto RMS, Damião, CHS e JIVS praticavam os assaltos.
Damião Bento e o menor CHS ao perceberem a chegada da Polícia, saíram correndo desde a Asa Sul até o Bairro dos Remédios, sendo detidos por trás do 6º Batalhão após longa perseguição a pé.
O Serviço de Inteligência do 6º BPM constatou que a moto de Ronivon (Fan de cor preta, placa -) se encontrava sem os parafusos da placa e era sustentada apenas pelo lacre e um barbante, com o objetivo de dificultar a identificação. O carona sentava sobre a placa durante os assaltos. As denúncias eram de que a moto dos assaltantes não tinha placa.
O menor CHS e Damião foram encontrados com celulares que alegaram que adquiriram com Ronivon e não tinham nenhum envolvimento com ele. A proprietária dos aparelhos foi até a DP no ato e reconheceu os pertences. CHS e RMS afirmaram que apenas alugavam a moto de Ronivon para circular pela cidade e que não tinham amizade com ele. O grupo já foi reconhecido por sete vítimas.
Durante as investigações, os policiais tomaram conhecimento de que outros objetos se encontravam na casa de Cícera Suênia. Ela foi flagrada com o seu namorado o menor RSA, que estava em uma moto Titan CG150 placa MNG0581 e alegou ser mototaxista, apesar de ser proibido o uso de automotor por menor. O grupo, droga e outros objetos apreendidos foram levados para a delegacia de polícia de Cajazeiras.
A Polícia pede que outras vítimas compareçam à DP para o reconhecimento doa acusados e identificação dos objetos encontrados.
wscon com 6º BPM

Festival de Teatro em Campina Grande



A arte do Teatro será pauta na próxima semana no I Festival Atos de Teatro Amador e Universitário. O evento acontecerá de 25 a 28 de novembro, no teatro do Sesc-Centro, a partir das 19h. A entrada será 1kg de alimento não-perecível ou R$ 2,00. As peças apresentadas no Festival são produções de estudantes do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande.
A programação começa na próxima terça-feira (25) com as peças “Dois Perdidos numa noite suja”, “As 10 mais do córtex cerebral” e “A Tela”, no segundo dia de festival se apresentam “Lygias”, e “Cinco vezes Veríssimo”. Já na quinta-feira (27) a “Revolta dos vilões”, “Prisioneiros” e “A La Mexicana I” são as peças apresentadas e no último dia de evento “Romeu e Julieta”, “A La Mexicana II” e “Família é uma desgraça” fecham o festival.
Além das peças, todos os dias haverá também um ciclo debates, onde se discutirá o espaço do Teatro na cultura de Campina Grande, suas novas formas produção, dentre outros assuntos. O I Festival Atos de Teatro Amador e Universitário é uma realização da UFCG juntamente com o Sesc-Centro.

Ascom
foto:www.doutoresdafolia.org.br

Mulher tenta entrar com drogas no Presídio de Patos

A doméstica Juliene Pereira da Silva, 29 anos, residente na Rua Tabelião Manuel Fernandes (Beiral), bairro São Sebastião, foi presa no final da manhã de ontem (quarta-feira), quando tentava entrar no Presídio Romero Nóbrega em Patos, portando a quantidade de 37g de maconha.
O flagrante aconteceu quando uma agente penitenciária percebeu um volume anormal nos seios da acusada. Juliene Pereira foi indagada sobre aquele volume, foi feita uma revista e encontrada a droga.
A acusada foi encaminhada para a Delegacia da Mulher em Patos, onde foi ouvida e indiciada pela delegada da mulher Iumara Bezerra. A polícia não informou se a acusada declarou para quem levava a droga.
A delegada disse que Juliene declarou em seu depoimento que estava bastante arrependida, pois tinha um filho menor para cuidar. No entanto, Iumara Bezerra disse que as pessoas precisam ficar atentas, pois transportar droga é crime.
Marcos Oliveira

Em busca de um emprego


Os proponentes ao cargo de conselheiro tutelar de Patos, que oferece um sálarío mínimo pela função, tem até hoje, quinta-feira 20, para se inscrever. A meta é eleger pessoas com experiência e capacidade para lidar com os problemas relacionados às crianças e adolescentes de Patos. Mas grande parte dos interessados em concorrer às vagas oferecidas não está apta para a função, numa demonstração apenas de querer um emprego, como relatou Francisca Vasconcelos, presidente dos Conselhos.
Para alguns conselheiros que estão saindo, além da enorme responsabilidade, a exigência de tempo para ficar à disposição a qualquer momento, o baixo salário não condiz com a responsabilidade que exige a função, sem falar do problema de falta de estrutura dos conselhos e de um abrigo para menores delinqüentes, o que torna mias difícil ainda seu trabalho.
foto:garimpandopalavras

Tentativa de homicídio em Patos ainda sem autoria conhecida

A violência em Patos, que será tema de debate logo mais à noite na Associação Comercial, continua freqüente na cidade. Ontem mais uma pessoa foi vítima de disparos de arma de fogo. Wellington Alves Fernandes, 18 anos, foi alvejado na noite de ontem, por volta das 23h, por trás do Bar de Leninha, no Bairro Mutirão. Ele foi socorrido pelo Samu ao Hospital Regional de Patos. A Polícia não obteve informações de quem teria tentado matar o jovem.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Polícia descobre plantação de maconha em instituição administrada pela igreja

O presidiário Indré Ribeiro Muniz, de 19 anos, foi preso no final da tarde de ontem, terça-feira (18) depois que a polícia descobriu uma plantação de maconha nas dependências da Associação de Menores com Cristo (AMECC), localizada no Conjunto Nossa Senhora Aparecida, em Guarabira.
Indré seria o responsável pela plantação. A instituição é comandada pelo padre Geraldo, mas a polícia deixou bem claro que ele não tinha conhecimento da plantação.
Segundo a polícia, ao tomar conhecimento que a polícia já sabia da existência da plantação, o acusado destruiu as plantas, porém ficaram alguns resquícios no local. O acusado estaria cultivando a plantação com auxílio de quatro menores com idades entre 12 e 15 anos que seriam atendidos pela instituição.
paraibaonline

Hoje, Dia da Bandeira


Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.
Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado. Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.
A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.
Fonte: Brasil Escola

Alunos que atingiram melhores resultados no IDEB, em Patos, irão visitar pontos turísticos de João Pessoa


Por Fernanda Lima

A Prefeitura Municipal de Patos (PMP), através da Secretaria da Educação, premiou cerca de setenta alunos que atingiram os melhores resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com uma viagem neste sábado (22) a João Pessoa para participarem de uma aula de campo.
Os alunos premiados estudam nas escolas Senador Humberto Lucena, Lions Adjalma, Dom Expedito e Pastor Frank Dyer. A programação da viagem foi preparada pela secretária Márcia Mota (foto) com supervisão da equipe pedagógica da Secretaria da Educação.
Na programação consta de visitas ao Parque Arruda Câmara (Bica), Ponta do Seixas e Centro de Cultura, Ciência e Tecnológica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Durante a aula de campo professores da rede municipal de ensino irão repassar a história de cada ponto visitado.
Ascom Prefeitura de Patos

Paraiba ganha campeonato brasileiro de karatê


O atleta pessoense, João Mateus, de 13 anos de idade, que treina num campo de futebol, na comunidade Doce Mãe de Deus, no bairro do Geisel, conquistou o campeonato brasileiro de Karatê, categoria infanto-juvenil realizado no último final de semana, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
João Mateus competiu com atletas de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Das cinco lutas que participou, ele venceu todas. O resultado mais difícil foi de 4 a 2 para o paraibano. O restante ele venceu por ippon.
Mas, para chegar a esse resultado o atleta enfrentou muitas dificuldades. Segundo o professor Inaldo Júnior, pai do campeão, além de treinar num campo de futebol por falta de local apropriado, João Mateus não tem nenhum patrocínio.
A viagem para Santa Catarina foi realizada através de doações feitas por comerciantes e pessoas que viram a história do atleta através de um canal de TV de João Pessoa. “Nós conseguimos arrecadar R$ 5 mil em doações. Para se ter uma idéia, setecentos pessoas fizeram doações de R$ 1,00. O restante do dinheiro veio de comerciantes”, disse Inaldo.
O pai de João Mateus lembra que durante os anos de treinamento do filho, ele já vendeu quase todos os móveis de casa para custear o treinamento e as viagens do filho para os campeonatos.
“Se não fosse a ajuda da população, jamais meu filho teria conquistado esse campeonato. Eu não tenho mais o que vender. O único bem que tenho agora é um campeão paraibano e brasileiro que continua precisando de patrocínio”, enfatizou.
João Mateus, mesmo depois da conquista do campeonato brasileiro continua treinando duas horas e meia por dia, no campo de futebol, com ajuda do técnico José Marcelo, que realiza trabalho voluntário.
Uma das esperanças financeiras da família do campeão é o programa Bolsa Atleta do governo do estado, a partir do próximo ano. Na condição de atleta da Seleção Brasileira de Karatê, João Mateus de 1,80m e 85 kg, já tem 17 competições pela frente, entre elas os campeonatos mundial, sul americano e o pan-americano.
wscom

Cenas de sexo explícito em Sousa geram ação judicial

As imagens de um casal fazendo sexo em um motel e em um sítio saíram do computador de uma empresa que fica localizada no centro da cidade de Sousa. A afirmação é do universitário que aparece nas imagens com sua namorada, também estudante.
Ele procurou a redação do programa “Cidade Notícia” da Rádio Líder FM 97,1 na manhã desta terça-feira (18) para esclarecer também que as cenas do vídeo não foram produzidas no Vale dos Dinossauros e sim numa fazenda localizada no município de Sousa há alguns meses.
O rapaz afirmou que juntamente com sua namorada está tomando todas as providências jurídicas para identificar as pessoas que tiveram acesso as imagens e passaram a usá-las para fins comerciais. “Quero saber quem retirou as fotos e vídeo do computador de certa empresa. Se preciso, vou recorrer aos métodos mais modernos da computação para recuperar os arquivos da máquina que certamente já deve ter sido formatada”, disse o estudante que preferiu não gravar entrevista.
Ele confirmou ainda que há um processo tramitando em sigilo na justiça da comarca de Sousa contra a pessoa que ele e a namorada acreditam ter repassado cópias das imagens, porém encontra-se em fase de diligências. “Sei quais as pessoas têm acesso a formatação da máquina e espero que elas possam contribuir para esclarecer este fato”, disse.
Durante a conversa que se iniciou por telefone e depois pessoalmente com o apresentador Levi Dantas, o rapaz revelou que no mesmo computador onde foram copiadas suas fotos havia várias fotos de duas mulheres sem roupa e estranhou o fato da pessoa que copiou suas imagens não ter também espalhado as fotos destas duas mulheres que segundo ele são irmãs".
Diário do Sertão

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sessão de "cartas marcadas" em Catingueira-PB

Há mais de um ano que os vereadores do município de Catingueira-PB, localidade de aproximadamente 5 mil habitantes, localizado no Vale do Piancó, Sertão paraibano, tentam votar as contas do primeiro ano da administração do atual e reeleito prefeito Edivan Félix (PL), sem êxito. Na noite de ontem, terça-feira, era grande a expectativa em torno dessa questão, já que findava o prazo para a Câmara julgá-las.
Primeiramente partidos de oposição solicitaram apoio à promotora da Comarca de Piancó, Andréia Pequeno, que autorizou reforço policial, do III BPM, sediado em Patos, para garantir a tranqüilidade necessária para que os vereadores apreciassem e votassem o relatório. Depois disso, antes do início da sessão e sem motivos aparentes, o prédio da Câmara ficou sem energia, sendo preciso o serviço de eletricista.
Farsa
A sessão durou algo em torno de 35 minutos, segundo informações passadas ao Garimpando Palavras pelo vereador e membro da comissão relatora das contas públicas municipais, Humberto Pires (PSDB). Além dele, fazem parte dessa comissão o relator, Jailson Leite (PDT) e Solange Campos (PR). Esta foi acusada de não querer participar na elaboração do relatório, que seria votado na sessão de ontem. "Inclusive ela se negou a assinar as atas. Temos testemunhas dessa atitude lamentável da vereadora", reclama Humberto.
No início da sessão, quando o relator começou a ler seu relatório final, a vereadora Solange solicitou a palavra e argumentou que, como integrante da comissão, não participara de sua elaboração. Os motivos dela não participar da elaboração do documento foram passados ao presidente do Legislativo, Emídio Chagas, que surpreendeu a todos por já ter em mãos um comunicado previamente elaborado e digitado, como se já fosse algo premeditado, dando um prazo de três dias para que a secretaria da Câmara apurasse o caso. Em seguida este não permitiu mais a fala dos vereadores e encerrou a sessão, segundo o vereador Humberto.
Multas a Edivan
Nesta quarta os partidos de oposição vão ao Ministério Público expor todos os acontecimentos ocorridos na noite desta terça-feira 18 na Câmara Municipal de Catingueira. O prefeito Edivan Félix é acusado de fazer manobras desde o ano passado para que suas contas não sejam apreciadas pelo Legislativo. O ano passado o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou suas contas de 2005. O prefeito entrou com uma ação questionando essa reprovação, confirmada novamente este ano pelo TCE que já aplicou multas ao prefeito por não seguir determinações do Tribunal.
O presidente da Câmara deverá ser acionado criminalmente por prevaricação do cargo, ou seja, deixou de executar atribuições peculiares à função que exerce no Legislativo, inclusive por obstacular o andamento dos trabalhos. Uma prova disso a ser anexada na queixa será o período em que a Câmara recebeu as contas rejeitadas pelo TCE, 19 de setembro, e não foi colocada em pauta pelo presidente, só liberando-a no dia 11 de outubro, período após as eleições.
Caso as contas fossem rejeitadas pela Câmara, antes de 5 de outubro, Edivan Félix poderia ter sua candidatura cassada e não concorrer no pleito deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral, atendendo pedido do Ministério Público de Piancó em decorrência da recusa das contas de Edivan e pelos processos que o mesmo responde naquela comarca, chegou a cassar sua candidatura, mas ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral, que entendeu que somente ao Legislativo compete julgar as contas municipais, desmoralizando assim o TCE.

Câmara ainda não recebeu projeto da Lei da Fila

Como não houve tempo para a assinatura do prefeito Nabor Wanderley, a lei da fila não chegou hoje, terça-feira, à Câmara Municipal para ser apreciada pelos vereadores. O Poder Executivo deve enviar ao Legislativo nesta quarta, em carater de Urgência Urgentíssima, a proposta que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas, repartições, bem como dos cartórios, agências bancárias, correspondentes bancários e concessionárias de serviço público que operam no território patoense, a fim destas atenderem os usuários dos seus serviços em tempo razoável, sugerido o período de 20 minutos, no máximo.
A população pode dar sugestões à lei através dos endereços eletrônicos: proconpatospb@yahoo.com.br e vitalhenrique@gmail.

Sociedade organizada debate violência em Patos


Um importante evento está programado para esta quinta-feira, dia 20, na Associação Comercial e Industrial de Patos. O Conselho de Presidentes do Rotary realiza um debate para discutir a onda de violência no Município de Patos, que já fez só este ano mais de 50 vítimas fatais. Foram convidados pessoas e órgãos ligados à segurança pública, a exemplo de juízes, promotores, comandante do III BPM, Ten. Cel. Everaldo Dutra, superintendente de Polícia Civil, Marcos Vasconcelos, representantes de igrejas, clubes de serviços e população em geral. O debate está previsto para às 19h.
Sem paz
Homicídios, tráfico de drogas, violência doméstica, assaltos, roubos têm tirado o sossego da população, que vive intranqüila. As recentes investidas da PM com a realização de blitze em diversos pontos da cidade vem inibindo, até certo ponto a ação dos criminosos, que são muitos na Morada do Sol. É preciso que as autoridades pensem num plano preventivo que não aconteça esporadicamente, e sim permanente, para que os cidadãos possam ir e vir em segurança. A cidade vem crescendo a passos largos e não possui mais aquele lado pacato interiorano de poucos anos atrás.
Foto:garimpandopalavras

Sessão é marcada por discursos de candidatos à presidência da Câmara


Os destaques da sessão de hoje, terça-feira, da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, foram os discursos dos candidatos à presidência da Câmara, Ivanes Lacerda (PSDB) e Marcos Eduardo (PMDB), este tentando manter-se no cargo por mais dois anos. Desde de 2004 ele ocupa a presidência. O médico vereador Ivanes foi duro em seu pronunciamento quando usou da Tribuna. Reclamou o comportamento do atual presidente, chamando de falta de transparência a administração Marcos Eduardo e citou a Lei de Responsabilidade Fiscal que não estaria sendo cumprida.
Enfatizou que caso seja eleito presidente do Legislativo, fornecerá todos os meses balancetes das receitas e despesas da Casa aos vereadores e sociedade. Comentou também que o veículo da Câmara, adquirido com recursos públicos, ficará à disposição de todos os serventuários da Casa e não apenas do presidente, no caso se eleito for.
Conciliador
Na seqüência a oratória ficou por conta de Eduardo, que foi brando e conciliador nesse momento de campanha interna. Disse que seus atos são julgados pelo TCE, que mantém postura correta à frente do Legislativo e falou diretamente a Ivanes que não quer briga com este, e sim seu apoio para que ele possa governar por mais dois anos e concluir aquele que chamou de grandioso projeto, que foi a construção da nova Câmara, sob sua presidência.
Marcos explicou que, caso permaneça no cargo de presidente, adotará as propostas que Ivanes apontou como importantes para manter ainda mais transparentes os atos da administração legislativa.

Fotos:garimpandopalavras

Reviravolta no processo das eleições do Sindicato dos Comerciários


Em audiência realizada hoje na sede do Ministério Público do Trabalho sob a coordenação da Procuradora Drª Milena Formiga Alencar e com as presenças dos representantes da OAB e Chapas de Oposição e situação, aconteceu uma reviravolta nas datas que haviam sido discutidas anteriormente para realização das eleições.
A candidata da oposição, Josineide Barbosa, protocolou junto ao MPT um pedido informando supostas irregularidades na lista fornecida pela direção do Sindicato que contem a quantidade de sócios e locais de trabalho. De acordo com as informações a lista tem indícios de irregularidades que foram confirmadas pela oposição.
Diante de situação exposta, a Procuradora informou a necessidade de proceder a uma investigação, juntamente com a OAB acerca dos fatos denunciados, bem como se proceder à responsabilização dos seus eventuais causadores. Sendo assim ficou prejudicada a possibilidade da realização do pleito eleitoral para os dias 26 ou 28 de novembro, conforme anteriormente sugerido.
A sugestão do Representante da OAB, Dr. Alcides Moreira, foi o dia 11 de dezembro, ressaltando a preocupação das festividades natalinas, ficando a nova data das eleições a ser confirmada em nova audiência no Ministério Público do Trabalho.

Por Josivan Antero (colaborador)
foto:garimpandopalavras

TJ nega HC a acusado em Rede Marginal e mantem vice-prefeito preso

Na sessão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba desta terça-feira, 18, foi negado, por maioria de votos, pedido de habeas corpus ao vice-prefeito do município de Curral Velho, João Estrela. Ele está preso em Patos acusado de dar fuga aos assassinos do irmão da vereadora eleita de João Pessoa, Sandra Marrocos (PSB), Silvino Marrocos. O relator do processo é o desembargador Leôncio Teixeira Câmara.
Silvino Marrocos, também conhecido como “Gato”, era candidato a vice-prefeito na cidade de Curral Velho na última eleição e foi assassinado quando dormia dentro de casa. O habeas corpus já tinha sido negado na comarca de Itaporanga e agora João Estrela tem duas opções; recorrer da decisão da Câmara Criminal ou esperar o julgamento na cadeia.
Também na sessão da Câmara Crimina os magistrados denegaram, por unanimidade, um habeas corpus que visava por em liberdade Alex Roberto de Adonias Dantas, conhecido por “Robertinho”. Ele está preso desde 24 de janeiro deste ano, na comarca de Patos, acusado com mais 25 réus de participar de uma quadrilha que praticava comércio ilegal de armas no Sertão da Paraíba. O relator do processo é o desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira.
A denúncia foi ofertada pelo Ministério Público no dia 9 de março de 2008 e o parecer da Procuradoria Geral de Justiça foi pela denegação do habeas corpus. O grupo foi desmantelado pela Polícia Federal, dentro da “Operação Rede Marginal”, que também teria praticado homicídios e tráfico de drogas em vários estados brasileiros.
Conforme a denúncia do MP, Robertinho se mostra mais um traficante de armas de vários calibres. Para mostrar o poderio bélico do acusado, ainda conforme o Ministério Público, no mês de novembro de 2007, Robertinho teria crivado de balas à frente da casa de sua companheira.
Já nas informações extraídas da decisão do juiz de São Bento, Rúsio Lima de Melo, no processo 088.2008.000158-4, quando determinou a expedição dos mandados de prisão, ele afirma: “Robertinho é ex-presidiário e está em livramento condicional. Seu passado revela envolvimento com um plano de sequestro de familiares de um gerente do Banco do Brasil e cedido veículos ao grupo criminoso para a execução dos mais variados delitos.”
Os crimes de formação de quadrilha e comércio ilegal de armas tinham como base no município de São Bento que, segundo a Polícia Federal, é uma cidade mais fácil para “lavagem” do dinheiro fruto dos supostos crimes. Além do grande números de réus presos, 80 testemunhas já foram ouvidas no processo e a instrução penal foi concluída, faltando apenas a perícia nas vozes dos réus.
Ascom/TJ

Secretários entregam cargos ao prefeito Nabor Wanderley

Todos os servidores do primeiro e segundo escalões do município de Patos assinaram a entrega de seus respectivos cargos, deixando o prefeito Nabor Wanderley bem à vontade para fazer as mudanças por ele já anunciadas. É grande a expectativa de quem permanecerá no cargo após o mexe-mexe de cadeiras. A tendência é de que alguns candidatos bem votados nas últimas eleições, do esquema político do prefeito, assumam algumas vagas. Há muitas especulações em torno de quem assumirá determinadas secretarias, porém somente Nabor baterá o martelo.

Nabor envia à Câmara Lei da fila

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, envia para Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa a nova lei que trata das filas. O assunto, que sempre gereou polêmica na cidade, está sendo apresentado em carater de urgência urgentíssima. Os cidadãos patoenses interessados em colaborar para que a lei seja aprovada com os melhores dispositivos possíveis, tem essa oportunidade enviando sugestões até terça-feira para os seguintes endereços eletrônicos: proconpatospb@yahoo.com.br ou vitalhenrique@gmail.com .

Abaixo segue a lei na íntegra para conhecimento de todos:

Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas, das repartições, bem como dos cartórios, das agências bancárias, correspondentes Bancários e das concessionárias de serviço público, que operam em seu território, em atender aos usuários dos seus serviços em tempo razoável, e dá outras providências.

O PREFEITO CONSTTITUCIONAL DE PATOS

Faço saber que a Câmara Municipal de Patos decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam as empresas, repartições públicas e privadas, como cartórios, agências bancárias, concessionárias e permissionárias de serviço público do Município de Patos, empresas de transportes, supermercados que atuam em seu território, eventos culturais, shows artísticos, cinemas e teatros, , obrigados a atender aos usuários dos seus serviços, em tempo razoável.
Parágrafo primeiro. Ficam os supermercados e Agências Bancárias e correspondentes Bancários obrigados a disponibilizar pontos de atendimentos rápidos para seus usuários que tenham até duas autenticações, com disponibilidade de funcionários suficiente, no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado dentro do mínimo possível.
Parágrafo segundo. As empresas e entidades sujeitas ao regime desta Lei são obrigadas a disponibilizar caixas exclusivos para o atendimento aos usuários portadores de Deficiência Especial, idosos, gestantes, lactantes, portadores de crianças de colo, etc, nos termos e cumprimento da legislação Federal.
Art. 2º Para os efeitos desta Lei, entende-se como sendo de vinte minutos, no máximo, o tempo razoável de espera para o atendimento.
Art. 3º Tratando-se de agências bancárias, o tempo razoável de atendimento será de:
I – até vinte minutos em dias normais;
II – até trinta minutos nos dias de pagamento de pessoal, dia de vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou após feriados prolongados.
Parágrafo Primeiro. O tempo máximo de atendimento a que se refere este artigo somente poderá ser exigido se não houver interrupção no fornecimento de serviços de telefonia, energia elétrica ou transmissão de dados.
Parágrafo segundo: As Agencias bancárias da cidade de Patos, são obrigadas a instalar em suas unidades de atendimentos, instrumentos eletrônicos que possibilitem o controle do prazo de atendimento desta Lei, através do fornecimento de senha ou qualquer outro instrumento que possibilite a identificação de data e horário de chegada e de atendimento final do usuário pelo estabelecimento.
Art. 4º As empresas e entidades sujeitas ao regime desta Lei, não mencionadas no art. 3º, ficam obrigadas a prestar informações por escrito ao usuário, caso o mesmo solicite, sobre o tempo de atendimento quando ultrapassar o prazo máximo de vinte minutos.
Art. 5º As empresas e entidades sujeitas ao regime desta Lei Deverão fixar, em local visível ao público, cartaz indicativo ou informações do tempo máximo para atendimento conforme o previsto nesta Lei, bem como seu número, e o telefone do PROCON.
Art. 6º O não cumprimento das disposições desta Lei sujeitará o infrator às penalidades que serão estipuladas pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor – PROCON Municipal de Patos, de conformidade com o que dispõe a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, e o Decreto Federal nº 2.181, de 1997 e sujeitará o infrator às seguintes penalidades, que poderá ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, inclusive de forma Cautelar, antecedente ou incidente no processo administrativo, sem prejuízo das de natureza cível, penal e das definidas em normas especificas:
I – Multa;
II – Suspensão temporária das atividades da empresa ou repartição;
III – revogação de concessão ou permissão de funcionamento;
IV – Cassação de licença do estabelecimento ou de atividade;
V – Interdição, total ou parcial, de estabelecimento ou de desempenho de atividade;
VI – Imposição de contrapropaganda.
Parágrafo Primeiro: As penalidades previstas neste artigo serão aplicadas pelos órgãos Oficiais integrantes do SNDC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor-, sem prejuízo das atribuições do órgão normativo ou regulador da atividade, na forma da legislação vigente.
Parágrafo segundo: A pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição do infrator,bem como, em caso de reincidência, será aplicada mediante procedimento administrativo, revertendo para o Fundo Municipal de proteção e Defesa dos Direitos Difusos do consumidor do município de Patos.
Parágrafo terceiro: A multa será em montante na inferior a quatrocentas e não superior a três milhões de vezes o valor da Unidade Fiscal de Referencia (Ufir), ou índice equivalente que venha a substituí – lo.
Parágrafo Quarto: As penas dos incisos II, III, IV e V deste artigo serão aplicadas mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando o fornecedor reincidir na prática das infrações e descumprimento desta lei.
Parágrafo quinto. Não se consideram, para efeito de reincidência, as infrações ocorridas em um mesmo dia.
Art. 7º No caso de cartórios, repartições publicas e privadas e supermercados, a responsabilidade pelo atendimento é de seu respectivo dirigente, a quem, se for o caso, será imposta a penalidade correspondente.
Art. 8º A denúncia da infração poderá ser feita pelo usuário ou por procurador com poderes especiais, acompanhada de provas materiais ou outro qualquer indicador.
Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 10º Fica Revogada, após a publicação desta lei, as leis de nº 2.763 de 23 de agosto de 1999, e de nº 2.771 de 04 de outubro de 1999.
Art. 11º Revogam-se as disposições em contrário.

Patos, 12 de novembro de 2008.

NABOR WANDERLEY DA NOBREGA FILHO.
PREFEITO CONSTITUCIONAL DE PATOS –PB.

Médica de Patos participa em SP de importante encontro sobre imunização


A médica do Trabalho, Paula Christianne Souto Maia, da Clínica Proteger, de Patos, participa de 26 a 29 deste mês da 10ª Jornada Nacional de Imunizações, que acontecerá no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, numa realização da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM). É mais um evento em que ela vai em busca de maiores conhecimentos, técnicas e novas descobertas no campo da vacinação para oferecer serviços de melhor qualidade à clientela sertaneja.
Informou ao Garimpando que a Jornada é destinada aos profissionais de saúde com interesse em imunização e da qual participam renomadas autoridades no assunto.
Na programação, no primeiro dia, 26, curso básico na área de imunização. No dia seguinte haverá debates em torno de temas específicos, abrangendo diversas patologias a exemplo da menigocócica, rotavirus, HPV, poliomielite.
No período da tarde acontece o Fórum de Clínicas, com discussão de temas relacionados ao funcionamento de serviços de vacinação, como transporte, cuidados com a rede de frios, situação do dia a dia, aspectos fiscais, legais e tributários, bem como o uso ético do marketing.
Na quinta, 27, os inscritos participam da sessão de abertura, assistem apresentações teatrais e marcam presença em conferências que vão tratar da história da SBIM e cobertura vacinal nas capitais.
Ao longo da vasta programação serão realizadas palestras, simpósios, simpósios via satélite, escolha dos melhores artigos publicados em 2008, mini conferências, destacando temas de grande relevância para o dia a dia da sociedade, a exemplo da imunização para a mulher e a gestante; imunização no esporte; calendários de vacinação, discussão sobre vacina contra dengue, dentre outros que devem prender bastante a atenção dos participantes. “É um importante momento de reciclagem, de se trazer para Patos e região os grandes avanços no campo da vacinação. Para esse encontro 35 palestrantes já confirmaram presença”, disse Drª Paula Maia.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Demazinho diz ser pré-candidato a deputado estadual


O prefeito de Várzea-PB, Waldemar Marinho, Demazinho (DEM), que está concluindo seu segundo mandato, confirmou ao Garimpando Palavras que é mesmo pré-candidato a deputado estadual em 2010. Além da excelente administração, deixando Várzea com o quarto melhor IDH da Paraíba, contará com importantes apoios nas próximas eleições. Atual presidente da Famup - Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, disse que só em janeiro revelará os nomes dos líderes políticos que vão lhe dar força na corrida por uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa.
foto:garimpandopalavras

Dupla assalta casa lotérica em São Mamede-PB

Dois homens armados e usando capacetes escuros, assaltaram por volta do meio dia de hoje (segunda-feira), uma casa lotérica na cidade de São Mamede (Vale do Sabugi). Segundo as primeiras informações, os acusados, que estavam armados de pistola, chegaram em um moto Honda CG 150, de cor vermelha.
Um deles teria ficado na moto enquanto o outro entrou na lotérica, com uma arma em punho anunciou o assalto. Aos gritos ordenou que a funcionária colocasse o dinheiro em uma sacola, a qual obedeceu, temendo por sua vida. Em seguido o acusado fugiu com o comparsa na moto.
Ainda não foi divulgado o valor levado pelos assaltantes.
patosonline

200 mil soropositivos recebem tratamento gratuito no Brasil


O Brasil é reconhecido internacionalmente pela adoção da política de acesso universal ao tratamento gratuito de HIV/aids na rede pública de saúde. Um dos resultados positivos dessa política, que completou 11 anos, tem sido a ampliação do número de pessoas que recebem o tratamento com anti-retrovirais financiados pelo governo. Atualmente, o país tem 620 mil soropositivos, dos quais 200 mil estão em tratamento – o que representa uma cobertura de 95% daqueles que desenvolveram a aids.
O restante inclui pessoas que têm o vírus, mas ainda não desenvolveram a doença, portanto não precisam do tratamento, e também os portadores que sequer sabem que estão com o HIV. Em escala global, estima-se que hoje há 10 milhões de pessoas que necessitam de tratamento para a Aids em todo o mundo. Desse total, somente três milhões de pessoas têm acesso.
Há estudos que mostram que o acesso ao tratamento contribui para a diminuição da proliferação da doença. “Deter a propagação implica investir na prevenção. É o que o país vem fazendo ao universalizar o acesso ao tratamento. Podemos citar como exemplo o licenciamento compulsório do anti-retroviral Efavirenz”, comenta a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão.
O licenciamento compulsório permite que o Ministério da Saúde importe versões genéricas do Efavirenz de laboratórios pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A qualidade, a segurança e a eficácia do medicamento importado oferecido aos pacientes brasileiros estão asseguradas pelos testes de bioequivalência e biodisponibilidade exigidos. O anti-retroviral Efavirenz é o medicamento importado mais utilizado no tratamento da doença. Atualmente, 38% dos pacientes usam o remédio nos seus esquemas terapêuticos.

foto:www.stanford.edu

Patoenses expõem em João Pessoa

Os artistas plásticos patoenses, Murilo Santos e Fran Lima, continuam a representar com muita competência e talento o nome de Patos nas artes, além fronteiras. Pela primeira vez a dupla expõe em conjunto. Eles vão apresentar ao público pessoense e turistas que visitam a Capital a exposição denominada "2", com algumas de suas crias, telas e esculturas, no Casarão dos Ajulezos, localizado na Rua Conselheiro Henriques, 159, João Pessoa. A abertura do evento está prevista para às 19h desta quinta (20). A exposição ficará em cartaz até 4 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 12h às 18h e no sábado das 8h às 13h.

Prefeito de Catingueira corre risco de não ser diplomado


O prefeito reeleito de Catingueira-PB, Edivan Félix (PR), mesmo conseguindo êxito nas urnas, poderá sequer ser diplomado para assumir o segundo mandato. É que amanhã, terça-feira, a Câmara Municipal daquele município está julgando às 19h as contas de sua administração referentes ao primeiro ano de mandato, 2005, contas estas já rejeitadas pelo TCE.
A improbidade administrativa impede que os eleitos tomem posse. E é em cima desse argumento previsto em lei que aposta o candidato derrotado Petrônio Fausto (PDT), segundo colocado, que inclusive mantém recurso especial junto ao Superior Tribunal de Justiça contra o prefeito de Catingueira, com base em diversas irregularidades apontadas em sua gestão, mais de cem, pela Controladoria Geral da União.
Caso as contas de Edvan (foto) sejam rejeitadas pelos vereadores, o resultado também deverá ser anexado aos autos do recurso especial, segundo Petrônio. Hoje a oposição detém maioria na Camara Municipal. Edvan terá que mostrar muito jogo de cintura e habilidade política para driblar mais um baita problema de sua administração e convencer a todos que aplicou como deveria os recursos públicos.

Fraude no Vestibular: Grupo é preso com pontos eletrônicos

Nove pessoas foram presas na tarde de ontem, domingo, 16, acusadas de fraudar o vestibular que estava sendo realizado na Faculdade Facene/Famene, no Conjunto Valentina Figueiredo, em JOão Pessoa-PB. Os estudantes presos foram Jorge Halley da Silva Leite, Expedito Afonso Macedo, José Vieira de Oliveira Almeida, Ataanda Ohara Linhares de Medeiros, Manoel Teotônio dos Santos Neto, Elenilson Paulo Santos, Alan Lincon Santos Silva, Camila Hialley da Silva Pontes e Eriberto Esdra de Oliveira. A descoberta da tentativa de estelionato aconteceu foi feita pelos fiscais do vestibular. O grupo portava documentos falsos, pontos eletrônicos e celulares. O grupo foi levado para a 9ª Delegacia Distrital, no Conjunto Mangabeira, onde foi autuado pelo delegado José Anselmo de Lucena. Todos estão recolhidos na Central de Polícia.
wscom

domingo, 16 de novembro de 2008

Levantamento revela que prefeitos contratam mais em período eleitoral

Por Adja Brito
Um levantamento feito pela Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE-PB), com base em dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), de janeiro de 2005 a julho deste ano, aponta elevação nos gastos de prefeituras paraibanas com contratação de pessoal por tempo determinado e serviços de terceiros no período que antecede as eleições. O levantamento foi repassado para os promotores eleitorais, visando a apurar os casos que extrapolam os limites da lei e, se for o caso, oferecer denúncias contra prefeitos que abusam deste mecanismo.
Ao observar o levantamento, se verifica que em alguns casos as duas modalidades de contratação de pessoal: contratos para prestação de serviços de terceirizados e com tempo determinado, firmados pelas prefeituras, elevam-se nos primeiros e últimos anos do mandato do prefeito. Em período pré-eleitoral, estas duas modalidades de contratação, sem a obrigação do concurso público, disparam.
Já em alguns casos os números são maiores no primeiro ano da administração municipal.Os dados são apresentados proporcionalmente com arrecadação de cada cidade. A variação é dada em porcentagem e é feita do ano 2005 para o ano 2006, do ano 2006 para 2007, depois traz a porcentagem de quanto foi gasto entre janeiro e julho de 2008 em relação ao ano de 2007.
Foram separados os gastos com contratação por tempo determinado, dos gastos com contratação serviços de terceiro (pessoa física). É preciso observar bem que a variação apontada nesta matéria é calculada com base nos 12 meses em 2007, ou seja, gastos de um ano inteiro, em relação aos seis meses em 2008, representando os gastos em seis meses. Por isso, pode acontecer do número absoluto, em 2007, ser maior do que o número absoluto, em 2008, e a variação estar positiva.
São João do Tigre é quem mais contrata
Considerando, apenas, o período que compreende o ano de 2007 e de janeiro a julho de 2008, e elencando os municípios que tiveram variação acima de 80%, tem-se que, no elemento contratação por tempo determinado, a cidade de São João do Tigre, que de acordo com dados do IBGE, possui 4.578 habitantes, é campeã. Sua variação foi de 269%, chegando a gastar com este tipo de contratação, de janeiro a julho de 2008, mais de R$ 82 mil. Em seguida vem São José de Princesa que passou, em 2007, de R$ 29 mil os gastos com contratação de pessoal por tempo determinado para mais de R$ 60 mil, no primeiro semestre de 2008.
A variação de Santa Cruz, município que ocupa a terceira colocação, é de 184%, significando que nos 12 meses de 2007 foram gastos com contratação por tempo determinado R$ 106.464,02. Já nos primeiros seis meses de 2008 este valor é de R$ 195.553,99. Patos vem em quarto lugar, com quase R$ 2,5 milhões em 2007 para mais de R$ 4 milhões em 2008. Gurinhém está em quinto lugar, seguido de São Vicente do Seridó e Esperança. Na oitava colocação, está Sapé que teve uma variação de 104%, com gastos de R$ 616 mil, em 2007, e R$ 639 mil, nos seis primeiros meses de 2008. Depois aparecem os municípios de Areial, Cacimbas, Santa Luzia e Pedra Lavrada.
O prefeito reeleito de Areial, Adelson Benjamin (PTB), se limitou a dizer que a administração tem cerca de 30 prestadores de serviço e que sua vitória foi por mais de mil votos nas eleições de 5 de outubro, em relação ao adversário. Ele disse que o quadro de pessoal da Prefeitura de Areial é enxuto e que as contas estão equilibradas. Por conta disso, ele deve pagar, na próxima quinta-feira, a segunda parcela do 13º salário e a folha de novembro. Disse ainda que o salário de dezembro será pago antes do Natal.
Jornal da Paraíba

Acesso a São Mamede pode ser duplicado


O prefeito eleito de São Mamede-PB, Francisco das Chagas, informou ao Garimpando que nessa sua recente ida à Brasília, conseguiu emplacar o projeto de duplicação do acesso, ligando a BR 230 à cidade, um percurso de aproximadamente um quilômetro. Essa é uma antiga reivindicação sua, desde seu governo anterior. "É uma obra cara, mas essencial para a segurança e conforto da população", enfatizou. No referido trecho já aconteceram vários acidades. A expectativa é de que a obra seja realizada no próximo ano. Nada mal se no entrocamento da BR com a via de acesso à cidade fosse feito um giradouro. Vamor rezar e torcer muito para que realmente a obra aconteça.
foto:garimpandopalavras

Fusca pega fogo e jovem que ia de carona morre


Por volta das 18h de ontem (sábado,15), um fusca azul capotou na divisa entre os municípios de Água Branca-PB eTabira-PE, no sítio Cajá. Cícero Damião Gomes Barros, de 22 anos, morreu carbonizado. O motorista, ainda não identificado, evadiu-se do local.
A vítima fatal é filho de João Gomes da Silva e Cleide Maria Gomes de Barros. Damião era agricultor solteiro e residia no sítio Cajá de Cima, pertencente ao município de Tabira.
De acordo com as informações de vizinhos, ele esperava um transporte para ir até a cidade pernambucana, quando pegou uma carona no fusca que capotou e pegou fogo logo em seguida.
O motorista até o momento, identificado apenas como Itinha, conseguiu sair do carro. Ele gritou por ajuda e chegou a tentar apagar o fogo. Algumas pessoas chegaram e usaram um extintor. Os vizinhos traziam água, mas não conseguiram conter as chamas a tempo.
O comerciante Reginaldo Marcelino foi um dos primeiros a chegar ao local. “Escutei um gemido e pensei que fosse alguém dentro do carro”, disse ele. Na verdade, Cícero Damião ainda conseguiu sair do Fusca, mas o fogo era intenso e lhe atingiu. Ele caiu em uma valeta. Sofreu queimaduras em várias partes do corpo, o que provocou sua morte.
Uma ambulância do hospital de Água Branca compareceu ao local, mas nada pôde ser feito. Uma equipe da polícia militar comandada pelo cabo Bartolomeu também esteve presente e fez os levantamentos de praxe.
patosonline.com

Vista Serrana realiza Mostra de Artes


O Município de Vista Serrana realiza de terça a sexta-feira desta semana o evento "Vista Serrana Mostra Artes". Com uma realização da Prefeitura Municipal, através do PAIF - Programa de Atenção Integral à Família, serão apresentados nesses quatro dias diversas ações desenvolvidas com a comunidade.
Ao longo de 2008 foram oferecidas diversas atividades com intuito de gerar renda para os habitantes mais carentes, a exemplo dos cursos de culinária, artes, bordado, maquiagem, doces e salgados, corte e costura, dentre outros, cujo material ficará exposto aos visitantes da Mostra.
No dia doi encerramento acontece apresentações de danças e teatro. O prefeito Monaci Marques Dantas, proponente a uma cadeira na Casa Epitácio pessoa (Assembléia Legislativa) em 2010, está presente, juntamente com demais secretários municipais.
foto:garimpandopalavras

PM recupera veículo que poderia ser usado para fuga de assaltantes

Por volta das 02h30 de hoje, domingo 16, o policiamento da cidade de Catolé do Rocha foi acionado em virtude de um furto ocorrido na Rua Pedro de Freitas s/n, no Bairro do Batalhão na citada cidade, onde foi furtada uma camioneta marca GM D20 de luxo de cor branca, ano 1990, placas MNG 5800 – PB.
Guarnições saíram em diligências e com apoio de policiais de Alexandria-RN, localizaram o veículo, pouco tempo depois, na cidade de Bom Sucesso. Ao perceber a aproximação da Polícia, o acusado José Valter Brito Junior, de 28 anos, empreendeu fuga, mas foi detido e o veículo recuperado. Brito ao ser abordado, informou que outros três comparsas lhe davam apoio em um Corsa de cor verde, veículo este ainda não localizado.
A maioria desses veículos que estão sendo roubados no interior do Estado, quase que diariamente, são usados em assaltos em pequenas cidades, rodovias e sítios pelos criminosos, que depois os abandonam e fogem em outros que servem de apoio.
garimpando com III BPM

Arquivo do blog