Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Governo inicia entrega de sementes para 83 mil agricultores na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho iniciou na manhã deste sábado (11), em Emas, a distribuição de sementes dentro do Programa Estadual de Bancos de Sementes Comunitárias. Nessa primeira fase estão sendo entregues 275 toneladas de sementes de milho e feijão para 25 mil agricultores do Sertão.
 
Este ano o Governo do Estado está investindo R$ 6,5 milhões no Programa Garantia Safra 2010/2011, que beneficiará mais de 83 mil famílias. Ricardo Coutinho entregou simbolicamente as primeiras sementes de milho ao agricultor Francisco Manoel Alves, conhecido na região como Tiquinho. Ele se surpreendeu ao ver o governador ouvindo as demandas dos agricultores e entregando as sementes.

Associação – O governador também participou da inauguração da Associação Unir para Crescer formada por agricultores dos municípios de Emas, Catingueira e Olho D’água. Na ocasião, o governador visitou a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar onde conversou e conheceu os itens produzidos sem agrotóxico.

Participaram da solenidade de entrega das sementes o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, o ex-deputado Dinaldo Wandreley, o presidente da Fetag, Antônio Liberalino,  o presidente da  Associação Unir para Crescer, Eduardo Loureiro, a prefeita de Emas, Fernanda Loureiro, e os prefeitos Djaci Brasileiro (Itaporanga), Edvan Felix (Catingueira), Chico Carvalho (Olho d´água), José Ivaldo (Várzea) e David Cordeiro (Santa Terezinha).

O governador Ricardo Coutinho destacou que, como garantiu no discurso de posse, está colocando a agricultura familiar na pauta política e econômica do Estado e os resultados começam a ser sentidos com os investimentos do Empreender, do Cooperar e com a distribuição de sementes diversificadas para todos, sem olhar a quem: “A agricultura familiar é o grande instrumento de inclusão social e aumento do poder econômico na Paraíba. Ela tem um papel fundamental e com práticas como a compra dos produtos para a merenda escolar e distribuição desses produtos em supermercados o dinheiro cada vez mais  circula nos municípios. O povo paraibano que trabalha, hoje, tem uma perspectiva muito grande de avançar”, disse.

Ricardo apontou a irrigação como grande desafio, mas disse que o Estado trabalha com o BNB para a abertura de uma linha de financiamento para pequenos projetos de irrigação. Ele destacou que 171 municípios assinaram o seguro Garantia Safra, que socorre o produtor familiar em caso de adversidades como a falta de chuva.

O secretário de Agropecuária e Pesca afirmou que a semente é a base da produção agrícola e o Estado está voltado para a inclusão produtiva com a distribuição de milho, feijão e algodão, e também sorgo, milheto, e batatinha em outras áreas, sempre pensando em fortalecer esses arranjos produtivos e desenvolver a economia de baixo para cima. Ele explicou que as sementes serão distribuídas para mais de 83 mil agricultores incluídos no Garantia Safra.

Batatinha e algodão – Segundo o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, este ano, a novidade no Programa Estadual de Sementes Comunitárias é a distribuição de 1.600 caixas de batatinhas sementes e de sementes de algodão. Alexandre lembrou que desde o ano passado o Estado vem recuperando, nas regiões do Brejo e Agreste, o plantio de batatinhas. Já o algodão será distribuído no Sertão.

A prefeita de Emas, Fernanda Loureiro, agradeceu a escolha da cidade para dar início ao programa, e também pelas parcerias do Pacto pelo Desenvolvimento Social, que está possibilitando a reforma de duas escolas e a aquisição de equipamentos para o hospital. Ela também lembrou a entrega do ônibus escolar, já que o município ficou de fora da distribuição em 2010 por questões políticas.

Ela disse que no ano passado a prefeitura adquiriu 30% da merenda escolar dos agricultores familiares e este ano, com o aumento na distribuição de sementes, pretende ampliar. “Ricardo é um governador que respeita os municípios, não apenas pelos prefeitos, mas pelo povo que necessita de ações e políticas públicas”, afirmou.

O agricultor José Carlos Pereira disse que está animado por receber as sementes antes das chuvas e que este ano a esperança é que a colheita seja muito boa: “Sempre fui agricultor e com muito esforço consegui criar meus 10 filhos a partir de um pedaço de terra. Nesses 40 anos como agricultor nunca perdi as esperanças e acredito que com este governo, junto com a união dos municípios e produtores de Emas, Catingueira e Olho D´água, teremos um ano de muita fartura”, estimou.

Cronograma de distribuição – Após o Sertão até o dia 25 deste mês, as sementes começarão a ser distribuídas no Cariri, Curimataú e Seridó, de 27 deste mês a 16 de merco, e nas demais regiões de 19 de março a 20 de abril.

Secom PB

Raniere reassume cadeira na Câmara no próximo mês


O secretário de Serviços Públicos de Patos, Raniere Ramalho (PMDB), dá como certa sua volta ao Legislativo patoense no próximo mês, como já se esperava. Ele reassume a vaga, ora ocupada por Jefferson Melquíades, após um ano a frente da referida secretaria municipal, na qual desenvolve importante trabalho, reconhecido por todos.

Na última reunião com o secretariado o prefeito Nabor Wanderley pediu para aqueles que iriam se desincompatibilizar do cargo para se candidatarem nas eleições deste ano anotassem o nome e o entregassem. Raniere diz não saber se algum outro secretário tem em mente pleitear uma cadeira na Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Com relação ao seu substituto na secretaria de Serviços Públicos, também comentou que não há ainda um nome em evidência. Somente o prefeito Nabor fará o anuncio, na hora certa. 

Raniere explicou que acredita estar fazendo um bom trabalho como secretário, uma área já ocupada por ele em outras ocasiões e que sempre correspondeu às expectativas dos patoenses.
Considera a função de vereador também de suma importância para o desenvolvimento da cidade, pois é, a partir dos projetos, requerimentos, das audiências públicas, ouvindo a sociedade que a cidade pode dar saltos de qualidade.

Arquivo do blog