Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de junho de 2014

Lideranças políticas do estado prestigiam terceira noite do São João de Patos 2014


Helio Barbosa

A edição 2014 do São João de Patos-PB, vem comprovando a cada noite, que já se tornou uma marca registrada da cidade, tanto pela grandeza como pela organização do evento.

Nessa sexta-feira (20), terceira noite de shows no Terreiro do Forró, algumas lideranças políticas a nível estadual e regional, marcaram presença para prestigiar as apresentações e a parte folclórica na Morada do Sol. 

O senador Vital do Rego (PMDB), considerou que a cidade de Patos está assumindo a cada ano, um papel importante no calendário dos grandes eventos nacionais. 

“Venho acompanhando o modelo com que o ex prefeito Nabor e, agora a prefeita Francisca Motta, vêm conseguindo realizar esse grande evento com uma participação mínima da prefeitura, e com uma maior participação da iniciativa privada. Temos aí um São João extraordinário, onde a cidade está bonita, limpa, alegre e participativa, vivendo e energizando um estilo que é contagiante, ainda mais em ano de Copa do Mundo. Acredito muito que tudo continuará dando certo”, relatou o senador.

A prefeita de Patos, Francisca Motta, também marcou presença no Terreiro do Forró, e na oportunidade, externou a alegria em perceber como o novo modelo de realização do São João vem sendo satisfatório.

“Resolvemos poupar o município, está dando certo, e cada dia que passa eu me conscientizo que o certo é continuar assim. Além da grandeza dos nossos shows, temos ainda a parte cultural e folclórica no Terreirinho do Forró, a Feira de Calçados, enfim, tenho bons motivos para acreditar que este ano está sendo bem superior ao ano passado. E nossa meta é essa, melhorar cada vez mais o nosso São João”, relatou a prefeita.

Para o prefeito de Tavares-PB, Dr Ailton (PMDB), que participou pela segunda vez da festa na noite de ontem, a gestão municipal está de parabéns pela organização do São João, e também o deputado Hugo Motta pelo apoio que tem dado ao evento. 

Já o deputado federal Hugo Motta (PMDB), considerou que o São João de Patos pertence ao povo, e que a cidade de Patos está de portas abertas para receber visitantes. “Esse também é um momento de confraternização onde vários amigos de fora estão chegando, turistas estão lotando a cidade, e isso mostra o tamanho e força dos nossos festejos juninos”, explanou.

Nessa terceira noite, o público compareceu em massa para conferir as atrações, entre elas, o cantor Bell Marques, que com muito carisma realizou uma apresentação pra lá de animada, com direito a alguns forrozinhos no repertório.

Argentina vence e avança na Copa


Quem tem Messi tem tudo. Quem tem Messi tem que acreditar até o fim. Quem tem Messi tem uma vitória improvável, injusta e mágica. Esqueçam os 90 minutos anteriores. De nada valerá na história das Copas o fato de o Irã ter sido um adversário heroico, com uma defesa quase intransponível e ser merecedor de aplausos. O que vai ser lembrado da tarde de sábado, no Mineirão, é que a Argentina tinha Messi. E por isso, somente por isso, venceu. Já nos acréscimos, o craque recebeu com raro espaço, puxou para a canhota e chutou com estilo no ângulo: 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Grupo F do Mundial.

Pouco? Não diga isso para os muitos argentinos que invadiram o Mineirão, provocaram aos montes os brasileiros dizendo que Maradona é melhor que Pelé e terminaram o jogo profetizando: "Pelas mãos de Leo Messi uma volta vamos dar". Para eles, não importa se o quadrado mágico falhou, se o Irã assustou e muito menos se Sérgio Romero, com quatro boas intervenções, vinha sendo o melhor hermano em campo. A realidade é que a Argentina chegou aos seis pontos e está classificada para as oitavas de final.
A partida teve público de 57.698 torcedores, recorde desde a reabertura do Mineirão. Maradona, que reclamou de ter sido barrado no Maracanã, na vitória argentina sobre a Bósnia, esteve em um setor vip.
Ainda neste sábado, Bósnia e Nigéria se enfrentam em Cuiabá. Em caso de empate, o time de Sabella já garante o primeiro lugar. O próximo adversário será a seleção africana, na quarta-feira, às 13h (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. Aos iranianos resta se recuperar da pancada no minuto final e ainda buscar a vaga na próxima fase na mesma quarta, diante dos bósnios, na Fonte Nova.
globoesporte

Alunos do Gente Inocente celebram a festa da colheita








O Colégio Gente Inocente celebrou com muita alegria mais uma festa da colheita. O evento aconteceu na noite de ontem, sexta-feira 20 no Coliseum Hall. Alunos, familiares e amigos prestigiaram a festa, considerada uma das mais participativas pela direção.

Alunos da Infantil, Fundamental I e II apresentaram várias danças regionais. Usando  indumentária características das tradições juninas nordestinas, arrancaram aplausos os pais corujas, que não perderam a chance de registrar cada movimento. Também houve a escolha do rei e da rainha do milho, que foram devidamente coroados e desfilaram para o público.


A sanfona, eternizada pelo rei Gonzagão, foi um apetrecho obrigatório nas danças. A diretora do Gente Inocente, Francinete Viera, parabenizou a determinação do alunado em fazer o melhor para representar a festa da colheita e a todos os funcionários pela entrega para o sucesso de mais um evento junino da escola.

Marcos Eugênio

São João de Patos: Terreiro do Forró lota para show de Bell






Uma noite de saudosismo para o fã clube de carteira do Chiclete com Banana, que lotou o Terreiro do Forró para o show de seu ex-vocalista, Bell Marques, que tocou grandes sucessos de mais de 30 anos de carreira musical. Até a lua apareceu fazendo graça e participando do cenário da música que dia “Lua, venha só pra me ver”. Nem mesmo o vazamento de água que inundou parte do Terreiro tirou o brilho da noite.

A alegria contagiante sacudiu os forrozeiros de diversas localidades que aproveitaram bastante a noite. Outra grande atração da noite foi a rainha do forró, Eliane, que esbanjou energia e o palco parecia pequeno para sua performance. Amor e paixão, brilho da lua, Sem você não dá, e muitos outros sucessos que marcaram sua trajetória foram cantados pelo público.

Hoje mais um encontro está marcado para o Terreiro do Forró, quarta noite do São João de Patos, que terá como atrações: Pegado do Barão, Tiete Timbaleiro, Isabela Fernandes e Forró da Macambira, Bonde do Brasil e Gabriel Diniz. Grandes noves do axé da Bahia participam do evento junino de Patos este ano e amanhã, domingo 22, também sobe ao palco Durval Lellis e Asa de Águia, noite que terá também Sirano e Sirino, os cabras mais desmantelados do Brasil. A atração principal da noite de encerramento, segunda 23, noite de fogueira de São João, será o cantor sertanejo Daniel.

Marcos Eugênio

sexta-feira, 20 de junho de 2014

STTrans faz alerta aos condutores de veículos no São João de Patos




A Superintendência de Trânsito de Transportes de Patos (STTrans) está realizando durante o São João mais uma campanha educativa visando a paz no trânsito. Com o slogan “No jogo da vida, se beber não dirija”, a ação busca conscientizar os condutores de veículos sobre os riscos de se associar álcool e direção.

Ao mesmo tempo que faz o trabalho preventivo, abordando os condutores e entregando-lhes panfletos com o alerta para que evitem bebidas alcoólicas, a STTrans entrega um mapa informações sobre trechos de mão única, mudança de tráfego, trechos interditados e como chegar ao Terreiro do Forró, onde acontece o evento junino de Patos, além dos acessos às saídas da cidade.

“A educação no trânsito é um trabalho continuo e necessário. Temos que fazer o alerta constantemente, fazer essa prevenção importante para evitarmos acidentes, que são muitos em nossa cidade por falta de atenção e respeito às leis de trânsito”, enfatizou o superintendente da STTrans Marcos Eduardo.

Marcos Eugênio


Três são presos com cocaína avaliada em R$ 500 mil, na Zona Leste de João Pessoa


Três pessoas foram presas na tarde desta quinta-feira(19) com 8 kg de cocaína avaliada em R$ 500 mil, no bairro do Jardim Luna, na Zona Leste de João Pessoa. Essa é a segunda apreensão de droga em grande quantidade na região metropolitana, poucas horas depois que o dono do Bar do Surfista também foi flagrado com outras quatro pessoas recebendo 10 kg de crack em Cabedelo.
A Polícia Civil chegou até eles depois de seguir um rapaz que estava de moto. Após apreenderem parte da droga com esse homem, os agentes chegaram até uma residência onde encontraram o resto da cocaína e mais duas pessoas envolvidas no tráfico. 




O material foi apreendido e o grupo levado para a Delegacia de Repressão a Entorpecentes no bairro do Varadouro, na Capital, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

portalcorreio

André Gadelha anuncia apoio a Cássio Cunha Lima


O prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB), recebeu hoje à noite o deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB da Paraíba e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PEN), para a abertura do são joão do município. Mas, a festividade ficou em segundo plano diante do anúncio feito pelo prefeito. Em entrevistas concedidas no Campo de Aviação, local escolhido para o evento, ele confirmou sua decisão de apoiar a pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado. O tucano era esperado, mas acabou não comparecendo porque tinha outro compromisso. Mesmo assim, foi representado pelo dirigente tucano.
 
"Já estávamos conversando fazia tempo e essa aliança foi costurada mais pelo deputado Ruy Carneiro, em sintonia com Cássio Cunha Lima. Chegou a hora da definição e eu fiz isso", explicou André.
 
Apesar de muita especulação a respeito da aliança ser celebrada com a participação de outros parentes, a exemplo de Marcondes e Leonardo Gadelha, do PSC, o prefeito disse que estava externando seu entendimento pessoal e que os demais políticos da família falariam sobre seus próprios posicionamentos.
 
"Leonardo será nosso candidato a federal e Renato Gadelha a estadual. Não quero falar por eles, mas Leonardo chegará amanhã a Sousa e poderá se pronunciar também sobre esse assunto. Ele não vai disputar outro cargo que não seja o de federal porque Sousa precisa dessa representação na Câmara dos Deputados", disse o prefeito ao Parlamentopb.
 
A abertura do são joão de Sousa tem como atrações principais a dupla Victor e Léo, além de Netinho Lins e Forró da Canxa.

Parlamentopb

Prefeito e lideranças políticas de Lucena declaram apoio a Ricardo Coutinho



As principais lideranças políticas do município de Lucena declararam apoio ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro (PSB), os ex-prefeitos Bolão (PR) e Paulo Morais, a vice prefeita Leomar Azevedo e os vereadores Antônio Avelan, Josefa dos Santos, Janduy Dornelas, Sandro Toscano e Maciel foram recebidos pelo governador e colocaram a posição do grupo para preservar e ampliar as conquistas obtidas pelo município. 
 
O prefeito de Lucena, Marcelo Morais, falou em nome do grupo, e destacou que diante das obras e realizações do governo do Estado em Lucena não dá para tomar outra decisão que não seja trabalhar pela vitória de Ricardo. "O meu apoio é incondicional, não apenas por ser filiado ao PSB, mas por ver um governo que trabalha em parceria com as prefeituras e focado na melhoria da qualidade de vida da população". 
 
Marcelo destacou obras como o saneamento básico e abastecimento do município num investimento de mais de R$ 34 milhões, a instalação de um estaleiro que vai gerar 4 mil empregos e receitas para o município e a doação de ônibus escolares e uma ambulância. "Vamos lutar para preservar esse projeto porque ainda há muito por fazer em Lucena", completou o prefeito. 
 
O ex-prefeito de Lucena, Antônio Monteiro, o Bolão, destacou que as principais lideranças do município estão unidas em torno do projeto do governador Ricardo Coutinho porque demonstra que é realizador e cumpridor dos compromissos. "Os desafios do município são grandes e os gestores precisam de um governador com a postura republicana de Ricardo".    
 
O município de Lucena possui uma população de mais de 12 mil habitantes e se destaca pelas belas praias e patrimônio histórico como a Igreja da Guia. 

Parlamentopb

César Menotti & Fabiano encantam público na segunda noite do São João de Patos 2014


A segunda noite do São João de Patos 2014, mostrou que a cada ano, o evento vem conquistando a credibilidade dos patoenses e visitantes. Na noite dessa quinta-feira (19), o Terreiro do Forró ficou completamente lotado de forrozeiros que vibraram do início ao fim da festa embalados pelas grandes atrações da noite.
Para dar início, as bandas da casa, Balanço de Mulher, e na sequência a banda Forró do Dono, animaram as pessoas que chegavam no Terreiro. Em seguida, o artista Luan Estilizado, animou a plateia que já vibrava e não parava de dançar. Durante o show de Luan, o cantor paraibano, Yegor Gomes, fez uma belíssima participação, e animou ainda mais o público.
Mas a terceira e quarta atração da noite foi a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, que deram um show de simpatia, tocando um repertório variado entre músicas de autoria própria e de outros artistas. O público cedeu aos encantos do show e cantava em coro durante quase todas as músicas. Yegor Gomes também aproveitou para fazer uma ponta na apresentação da dupla.
Para o visitante Yordan Gomes, que reside em João Pessoa, o São João de Patos sempre foi muito bem visto na capital, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que vêm participar das festividades. Além disso, ele destacou como pontos positivos a organização do evento, segurança e a divulgação da programação nas redes sociais.
A jovem Natassia, também residente em João Pessoa, falou que a expectativa para os próximos dias de festa é a melhor possível. Segundo ela, a cidade está “bombando” com tantas atrações durante o dia e principalmente durante a noite.
Quem encerrou a noite foi a banda Espora de Ouro, que com muita competência manteve os forrozeiros dançando ao som dos grandes embalos das vaquejadas.
Nesta sexta-feira (20), a festa continua, tendo como principal atração o cantor Bell Marques, ex integrante da banda Chiclete Com Banana.
Confira a programação para os próximos dias:
Sexta-feira (20)

Bell Marques
Dejobson e Forró do Dam
Gê Maria
Netinho Lins e Forró da Canxa
Eliane
Sábado (21)

Gabriel Diniz
Pegada de Barão
Tiete Timbaleiro
Isabela Fernandes e Forró da Macambira
Bonde do Brasil
Durval Lelis, do Asa de Águia (Foto: Maurício Vieira)


Domingo (22)

Durval Lelis e Asa de Águia
Sela Dourada
Forró do Vale
Zé Nilton do Acordeon
Sirano e Sirino
Segunda-feira (23)

Daniel
Forrózão DCybez
Matéria do Forró
Uz Frajolaz
Pedro Carpelli


Helio Barbosa

Amistoso entre Botafogo-PB e Botafogo-RJ marca reinauguração do Almeidão


Um amistoso entre o Botafogo da Paraíba e o Botafogo do Rio de Janeiro, no dia 3 de julho, vai marcar a reinauguração do estádio 'O Almeidão', em João Pessoa. O jogo foi anunciado, nesta sexta-feira (20), pelo governador Ricardo Coutinho. A partida vai fazer a torcida paraibana reviver o encontro entre as equipes que jogaram pela primeira vez em 1975 na inauguração do estádio, que leva o nome do ex-ministro José Américo de Almeida Filho.

Com um investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Almeidão, que é administrado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ganhou um novo gramado padrão Fifa. Foi recuperada toda a estrutura de concreto armado, além dos banheiros, vestiários, cabines de imprensa, bares, marquise, revestimento das arquibancadas, reimplantação das cadeiras, como também a pavimentação da área externa.

“É grande a expectativa para o resgate de um duelo entre o clube paraibano e o carioca na reinauguração do Almeidão, um dos principais cartões postais do Estado que há 39 anos não passava por uma grande reforma. Depois desse investimento, a torcida paraibana terá à sua disposição um estádio pronto para sediar qualquer competição oficial”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.

Tibério ainda lembrou que o futebol paraibano vive um dos seus melhores momentos com os times sendo campeões de competições em nível nacional. “O Botafogo de João Pessoa é o atual campeão brasileiro da série D e está entre os melhores da série C e ainda tivemos o Campinense campeão do Nordeste em 2013. O futebol paraibano provou que está bem, e agora, com os estádios de cara nova, a tendência é avançar cada vez mais”, completou.

Outras reformas – No final do mês de julho será a vez do estádio O Amigão, em Campina Grande, concluir a sua reforma. Ainda passam por reformas os estádios Perpetão, em Cajazeiras, e Marizão, em Sousa, além da Vila Olímpica Ronaldo Marinho e do ginásio Ronaldão, na Capital.

Secom

Apresentações culturais lotam “Terreirinho do Forró” em Patos



A Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria de Educação realizou na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, apresentações culturais e de quadrilhas juninas realizadas pelas escolas municipais. O evento aconteceu no Terreirinho do Forró, localizado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos, tendo as Escolas Rotary Norte e Tobias Medeiros como as primeiras a se apresentar com a quadrilha junina, retratando o tema “Se Encanta o Sertão”.

Em seguida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nabor Wanderley, do Belo Horizonte, fez a apresentação de dança com o tema “Em Nossa Festa é Só Animação”, com coreografias que retrataram o casamento matuto em ritmo de quadrilha.
Com o Terreirinho repleto de turistas, o Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa deu seguimento com apresentação “Penoerô Xerém”, que homenageou o saudoso Luiz Gonzaga, trazendo uma mensagem de que no nosso País o que se planta dá.
Com danças do folclore brasileiro que visam o resgate das raízes nordestinas a EMEF Zefinha Mota realizou uma bela apresentação no Terreirinho. O Professor de dança, Flavio Lucena, destacou a importância do resgate da nossa cultura e disse que a coreografia demonstra varias manifestações folclóricas. “Essa é uma dança tipicamente nossa. Então é de grande importância que a criança dance o nosso folclore nordestino”, finalizou.
Com uma manifestação milenar de origem Européia que se instalou no Brasil através dos imigrantes na região Sul no século passado o CIEP V – Maria Eudócia Terezinha, do São Sebastião, realizou uma linda apresentação com a dança “Pau de Fitas” que é uma referência ao renascimento da árvore.
Também estive dentro do cronograma de apresentação, a EMEF Professor Manoel de Sousa Oliveira, do São Sebastião, que realizou sua apresentação “Com Cultura e Diversão, Nosso Forró é Campeão” tema do São João de Patos 2014. Durante a dança foi realizado um pout-pourri de diversos ritmos brasileiros e que fazem parte da Copa do Mundo.
Dando seqüência a programação cultural, a EMEF Dom Expedito Eduardo de Oliveira, os alunos se apresentaram com o tema “Samba, Forró e Futebol” reunindo a multidão rumo às conquistas da nossa seleção.
Para o Secretário de Cultura, Romildo de Sousa, as apresentações culturais do Terreirinho do Forró são de grande importância para a população assim como para todos que visitam a cidade neste período junino. “É um momento muito importante. Patos se transforma em um grande arraial”, disse.

Palloma Pires

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pinto abre o São João de Patos 2014




Mais uma vez o compositor, cantor e músico, Pinto do Acordeon fez a abertura do São João de Patos. Durante sua apresentação um show pirotécnico anunciava a chegada da mais importante festa popular nordestina.

Nesta primeira noite de festa, em que a prefeita Francisca Motta preferiu não subir ao palco para discursar, acontecem shows com Markito dos Teclados, Teinha do Forró, Roberto Vaneirão e Banda Garota Safada.

O São João de Patos prossegue até o dia 23. Ainda passarão pelos palcos montados no Terreiro do Forró: Durval Lelis e Asa de Águia, Daniel, Luan Estilizado, Cear Menoti e Fabiana, Eliane, Bel Marques, Espora de Ouro, Balanço de Mulher, Forró do Dono, Dejobson e Forró do Dam, Gê Maria, Netinho Lins e Forró da Canxa, Pegada de Barão, Tiete Timbaleiro, Isabela Fernandes e o Forró da Macambira,Sirano e Sirino, Zé Nilton do Acordeon, Forró do Vale, Sela Dourada, Forrozão DCybez, Matéia do Forró, Uz Frajolaz, Pedro Campelli e Forró Pegado.

Na programação follclórica os festejos juninos tiveram corrida da fogueira, o ônibus do Forró, concurso São João de Minha Rua e São João no meu comércio, tendo como premiação um camarote no Terreiro do Forró para cada categoria vencedora, passeio de carroças, queima de fogos nas ruas Espinharas e 18 do Forte.

Um dos destaques do São João de Patos este ano é o camarote com elevador para os portadores de necessidades especiais, que está completando 10 anos, sob coordenação do cadeirante Taciano Wanderley.

Marcos Eugênio


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Casamento comunitário é realizado durante o São João de Patos 2014



Com o objetivo de unir casais de forma oficial e gratuita, a Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria do Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta quarta-feira, 18 de junho, dentro da Programação Cultural do São João 2014, mais um casamento comunitário. A cerimônia que oficializou a união civil de 45 casais aconteceu na Concha Acústica, localizada na Praça Edivaldo Motta, que estava repleta de testemunhas.
  
Para a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, o momento está sendo único para os casais que estão oficializando a união. “É um momento muito importante que a Prefeitura de Patos já vem realizando há vários anos. A gente fica feliz em ver nesse momento, tantos casais oficializando a união”, falou.

 Para Ederuza dos Santos, noiva, o dia tão esperado chegou. Ela falou com alegria do momento vivido na tarde desta quarta-feira e aproveitou a oportunidade para agradecer a Prefeitura Municipal de Patos por proporcionar esse momento a tantos casais. “Para mim é muito importante esse momento que eu esperei há 15 anos. E que a prefeitura continue gratificando com momentos especiais como esse”, finalizou.

O casamento comunitário é realizado desde o ano de 2005 e já faz parte do calendário junino do município de Patos.

Palloma Pires

Governo inaugura trecho da PB 228 entre Cacimba de Areia/entroncamento da BR 230


O Governo do Estado inaugura, neste sábado (21), a pavimentação de mais duas estradas que fazem parte da Rodovia da Reintegração (PB-228). Às 10 h, será inaugurada a estrada Cacimba de Areia/entroncamento da PB-228, numa extensão de 9 km, e às 12 h, a que interliga a BR-230/Quixaba, com uma extensão de 7,3 km. 

Na estrada Cacimba de Areia/entroncamento da PB-228 foram investidos R$ 6.470.301,57, enquanto na interligação BR-230/Quixaba os investimentos foram da ordem de R$ 4.198.506,80. Foram executados serviços de terraplenagem em cortes e aterros, pavimentação asfáltica em CBUQ, pontes em concreto armado, drenagem profunda e superficial, cercas delimitadoras com estacas de concreto, serviços de recuperação de áreas degradadas, paisagismo e sinalização horizontal e vertical. 

A Rodovia da Reintegração beneficia diretamente os municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúna, Passagem, Quixaba, Cacimba de Areia e Patos, contemplando uma população de 117.141 habitantes, tendo uma circulação diária em média de 1.091 veículos entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos. 

A rodovia, no Lote I, é composta pela interligação da BR-230/Assunção/Salgadinho/Areia de Baraúna/Entroncamento do acesso a Passagem, e o Lote II Passagem/Quixaba/Entroncamento da BR-230 e acesso a Cacimba de Areia, com uma extensão total de 92,3 km e investimento de R$ 69.737.680,40.

Secom

Unacon de Patos deve ser concluída até dezembro







A Unidade de Assistência de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon) de Patos-PB deverá concluída até dezembro deste ano, segundo o secretário estadual de saúde, Waldson Dias de Souza, o qual fez visitas recentes ao canteiro de obras.

Hoje o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, acompanhado da diretora do Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, Hígia Lucena, percorreram as futuras instalações daquele que será um dos mais importantes centros de tratamento de vítimas de câncer do Sertão nordestino, sendo referência para dezenas de municípios, tanto da PB quanto para PE e RN.

As obras da Unacon estão ultimando a parte de implantação dos perfis de aço galvanizado. São peças que metálicas que vão servir de suporte para receber as paredes da Unidade.


Para José Leudo, a Unacon facilitará bastante a vida dos pacientes que são obrigados a buscar o tratamento fora domicílio. “É muito desgastante. Além do sofrimento de todo o tratamento as pessoas têm que percorrer longas distâncias, aumentando ainda mais o desgaste físico e emocional”, comentou.

Banco de Leite da Maternidade de Patos está com estoque muito baixo e com poucas doadoras



Coordenação do Banco de Leite Humano de Patos  faz apelo às mães para doarem seu leite excedente ajudando, assim, a salvar a vida de muitos bebês.

O Banco de Leite Humano Dr. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, oferece alimento apropriado para os  bebês  hospitalizados que necessitam  de complemento alimentar, e orienta centenas de mães sobre a importância da amamentação exclusiva do  seu filho ate os seis meses de idade. Todos os meses, o Banco de Leite auxilia cerca de 100 crianças nascidas na Maternidade, proporcionando a primeira e a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que eles se tornem aptos a sugar o seio da  mãe. Contudo, essa ajuda está seriamente comprometida, uma vez que o estoque de leite da unidade encontra-se bastante baixo e o número de doadoras fixas também está bem reduzido.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Joana Sabino de Almeida, hoje o estoque de leite humano está comprometido, com risco de  não suprir toda a demanda. “Estamos com um estoque critico, de apenas um freezer, o que é muito pouco para atender os recém-nascidos, e com apenas quatro doaras fixas, um número bem aquém do que necessitaríamos para suprir as necessidades de leite humano para os bebês”, afirma Joana, fazendo um apelo para que as mães que tenham leite excedente doem o alimento para o banco. “Até as coletas nos postos de Santa Luzia e Pombal, ultimamente, estão escassas, tendo dias que ela vem zerada”, argumenta Joana.

“Sempre precisamos de mais doadoras e, consequentemente, de mais leite, uma vez que existe uma rotatividade grande de credenciamento na Maternidade”, destaca  a coordenadora do Banco, que tem uma equipe de vários profissionais, entre coordenador-enfermeiro;  bioquímico; técnicos de enfermagem e  auxiliares de enfermagem;  porteiro;  recepcionistas;  vigias noturnos e  auxiliares de serviços gerais. Joana Sabino explica que o leite humano coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses.

Além da coleta e oferta de leite para todas as crianças prematuras hospitalizadas e incapacitadas de sugar no seio da mãe, a equipe do BLH faz palestra diariamente com as parturientes hospitalizadas na Maternidade Peregrino Filho, nas unidades de saúde do município e ainda quando a equipe é solicitada para participação em eventos municipais e nos eventos do próprio BLH. O Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle da Maternidade de Patos foi credenciado, em 2013, pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, funcionários e nos serviços prestados à população, com pontuação de nível de qualidade entre 90 e 100 pontos.

Para ser doadora é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e  3421-5252, que a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e  da ordenha mamaria, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite fornece contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja ordenhado com qualidade  Além disso, a equipe do BLH passa três vezes na semana pegando o leite ordenhado em domicilio.

Qualquer puérpera que tiver problema na mama em relação à amamentação de seu filho pode se dirigir ao BLH. A paciente - sendo a pessoa doadora ou não - será atendida pelos profissionais especializados do BLH, que fará massagem de alívio, ordenha mamária, e a verificação de problemas mais sérios como abscessos. Este último caso, a paciente já é encaminhada para o atendimento médico especializado na própria Maternidade que é administrada, há um ano, pelo Instituto Gerir, uma Organização Social contratada pelo Governo do Estado.

O Leite Materno

É um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lípase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.

Assessoria

Feira de calçados de Patos deve superar vendas do ano passado


Aldo Nunes e Everaldo Lima

Acontece hoje a abertura da Feira de Calçados de Patos, uma realização da CENIC/PB – Central de Negócios das Indústrias de Calçados da Paraíba, com apoio do Sebrae e Prefeitura Municipal. Segundo Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o evento deste ano tem tudo para superar em vendas às de 2013.

Algumas mudanças aconteceram. Houve um acordo e o Banco do Nordeste, Associação Comercial e Prefeitura não terão mais seus estandes. “Essas instituições entenderam que o espaço é destinado à comercialização de calçados e estamos com 20 estandes realmente comercializando”, explicou Nunes. Este ano também foi instalada uma lanchonete, o que ajuda a manter os visitantes por mais tempo no local.

O período junino é visto pelo Sebrae como momento propício, uma oportunidade para os empreendedores aumentarem seu volume de vendas, apresentar as potencialidades econômicas de sua localidade e ampliar mercados. Além de Patos, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, realiza mais uma feira de artesanato naquela cidade, aproveitando a chegada dos turistas, que sempre levam um pouco da cultura local através de inúmeras peças produzidas pelos artesãos.

Patos tem tradição no segmento calçadista, um setor em plena expansão, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Patos, Everaldo Lima. Grande parte desse impulso, para ele, deve-se à abertura da CENIC. “Patos hoje tem um calçado de qualidade que não deve nada a nenhum outro polo produtor. Antes os patoenses não conheciam os produtos aqui produzidos. Com a implantação da CENIC e  abertura de sua loja de varejo, também com a realização da primeira feira de calçados no ano passado, esta visão começou a mudar”, enfatizou Everado.

Sobre a expectativa nas vendas disse acreditar que, além do evento junino, há também o clima de Copa do Mundo e tudo isso favorece as vendas, que devem gerar mais lucros para o setor calçadista, um dos grandes pilares da economia patoense, que no ano passado.

Marcos Eugênio


Arquivo do blog