Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de abril de 2010

Janduhy Carneiro celebra Páscoa



Funcionários do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro se reuniram na tarde deste sábado de aleluia (exultação) da Semana Santa para celebrar a páscoa. O encontro aconteceu no pátio interno junto ao refeitório.
A diretora do Regional, Paula Maia, agradeceu a presença de todos e falou da importância deste momento pascal. “Que possamos refletir pontos de nossas vidas, buscar o equilíbrio de nossos atos, meditar e aprender a ouvir, respeitar nosso próximo”, disse em prece.
O pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Pe. Fábio, discorreu sobre o significado da páscoa, leu para os presentes o capítulo 20 do evangelista João, enfatizando as mudanças, em nosso interior, que devemos fazer para aceitar Deus, enxergarmos o real sentido dos ensinamentos de Cristo.
Em seguida houve momentos de louvor e na sequência Pastor Schoeps, da Igreja Ação Evangélica se prendeu ao capítulo 3 do apóstolo Paulo para falar do significado da morte e ressurreição de Jesus Cristo, nessa passagem de encontro ao Senhor redimindo os pecados do mundo.
Para finalizar a celebração houve bênção do alimento, todos rezaram o Pai Nosso e partilharam o pão. Foi oferecida a cada funcionário uma singela lembrança, de chocolate, um dos símbolos da páscoa.

Corpo de piloto da Esquadrilha da Fumaça é velado no interior paulista

O corpo do capitão Anderson Amaro Fernandes, de 33 anos, que morreu no final da tarde de ontem (2), após a queda e explosão do avião da Esquadrilha da Fumaça que pilotava, está sendo velado em Pirassununga, no interior de São Paulo.

O Tucano T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), participava de voo com outras aeronaves, em Lages, Santa Catarina. Dez mil pessoas assistiram à queda livre do aparelho, que se espatifou no solo.

Segundo informações da FAB, após o velório em Pirassununga, cidade em que fica a base da Esquadrilha da Fumaça, o corpo do piloto será levado hoje (3), em horário ainda não confirmado, para Fortaleza, onde ele residia.

De acordo com nota oficial divulgada pela FAB, o Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar as razões da queda. A Esquadrilha da Fumaça fazia voo em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages

Agência Brasil

Treze encerra preparação para tentar reencontrar caminho da vitória


Da Redação com Ascom
O feriado da sexta-feira foi marcado por muito trabalho para os jogadores do Treze. A equipe que se prepara para enfrentar o Auto Esporte na décima sexta rodada realizou um treino tático na tarde desta sexta-feira (02) no Estádio Presidente Vargas.

Neste sábado (03) pela manhã haverá um treino técnico no PV, local do jogo de domingo diante do time da capital, que tem 15 pontos e é o oitavo colocado. O Galo é o líder com 32 pontos.

Para a partida o Alvinegro não poderá contar com o atacante Vavá, o zagueiro André Lima e o meio-campista Diego Torres que receberam o terceiro cartão amarelo no jogo anterior.

Além deles, o volante Fernando, que foi expulso no jogo de quarta também fica de fora do confronto de domingo. No entanto, o técnico do clube, Marcelo Vilar terá de volta o volante Pio que cumpriu suspensão.

O Galo não vence há três rodadas, e por isso, vai entrar em campo em busca da vitória para consolidar de vez a sua classificação ao quadrangular final, pois soma 32 pontos ao lado do rival Campinense, faltando três jogos para o encerramento da fase classificatória.

Procon da Capital autua 57 agência bancárias este ano

O Procon de João Pessoa já autuou, este ano, 57 agências bancárias por descumprirem a Lei Municipal nº 8.744/98, que regulamenta o tempo de espera dos clientes em filas de banco. No mês de março foram 29 ocorrências. O Banco do Brasil é o campeão em reclamações no órgão. As fiscalizações são intensificadas no final de cada mês, quando acontece a maior ocorrência de filas nos bancos, segundo o órgão.

Cansado de esperar em filas de bancos, o aposentado Lúcio Teles procurou o Procon de João Pessoa para abrir uma reclamação e denunciar a espera por atendimento em uma agência da Caixa Econômica. O aposentado chegou a passar mais de 40 minutos na espera para ser atendido. "Acho essa forma de tratar um cliente um desrespeito", reclama.

Assim como o aposentado, a situação se repete com vários correntistas em agências bancárias todos os dias. Para o presidente do Sindicatos do Bancários, Marcus Henriques, esta é a consequência da falta de novas contratações e o aumento no número de correntistas. "Somente no Banco do Brasil tivemos um acréscimo de 70 mil novos correntistas com a folha de pagamento do Estado. No entanto, as contratações não aconteceram. Com essa defasagem é difícil trabalhar", explica.

A legislação define que em dias normais o tempo máximo de espera na fila dos bancos não pode ultrapassar 20 minutos. Nos dias de pagamento de salários do funcionalismo público o tempo máximo deve ser de 30 minutos e, em véspera ou depois de feriados prolongados, a espera não deve ultrapassar 35 minutos.

O secretário geral do Procon-JP, Watteau Rodrigues, disse que o órgão manterá as fiscalizações ostensivas nas agências para cumprir o que determina a Lei Municipal nº 8.744/98. "A lei é clara no que diz respeito à manutenção dos direitos do consumidor, nosso trabalho é trabalhar para garantí - lo", afirma. Quem se sentir lesado, pode procurar o Procon de João Pessoa, localizado na avenida Dom Pedro I, 331, no Centro. 
Ascom

População pede segurança

É fato! Catingueira não tem viatura policial
É fato! Catingueira não TERÁ viatura policial nem tão cedo
É fato! Policiais sofrem com a falta de estrutura
É fato! A segurança pública na Paraíba está um caos.

Pois bem! Que a Paraíba está passando por um caos na segurança pública, isto não é novidade para ninguém. Prova disto é a falta de estrutura que o policiamento local de Catingueira vem passando.

A segurança pública na cidade de Catingueira é uma penúria total. Tirando o fato que os policiais estão dando “nó em pingo D’ água” para TENTAREM fazer um brilhante trabalho, o resto é uma desordem.

O problema é: Falta de uma simples viatura na cidade.

A falta de uma viatura na cidade vem deixando a sociedade preocupada e indignada pelo fato do policiamento local não ter condições nenhuma de fazer SE QUER uma ronda noturna na cidade. Imagina ter que sair as 23 horas para um sítio com mais de 15km em busca de um suspeito de homicídio.

A falta de viatura dificulta diariamente o trabalho da polícia para realizar suas rondas e principalmente em atender ocorrências, deixa sem dúvida a sociedade local preocupada devido aos “meliantes estrangeiros” que comparecem frequentemente na cidade.

Policiais que usam veículos próprios (que não são lá grandes coisas) para realizar rondas e atender ocorrências precisam tirar um pouco do que já recebem, para pagarem despesas com combustíveis e manutenção de seus veículos, que por sinal.

Neste período chuvoso o problema ainda é mais agravante. Enquanto os policiais trabalham a pé e sem chuva, ainda conseguem ATRASADOS chegarem às ocorrências, o fato é quando São Pedro começa derramar a boa e velha chuva, ai sim os PM’s precisam sair no meio tempestade para realizar alguma diligência, muitas vezes chegando um bom tempo depois ao local do ocorrido, e deixando os suspeitos escaparem.

Os profissionais afirmam que já estão se acostumados com a falta de viaturas, mas citam o prejuízo para a sociedade. Disposição para trabalhar eles tem, mas sem uma viatura policial fica difícil. E a sociedade é quem perde com isso.

A ineficiência no trabalho resulta na falta de um transporte digno para a categoria. “A presença dos policiais nas ruas, é a única forma que temos de viver em paz sem nenhuma violência, mas fica difícil para eles saírem a pé para fazerem rondas” disse uma moradora da cidade.

Um fato ainda mais constrangedor para os policiais, é quando eles têm que atender uma ocorrência um pouco mais distante da cidade, e precisam se humilhar pedindo carros emprestados e as vezes tendo até que usar veículos da secretária de saúde para chegarem a tempo ao local.

A solução é: Uma viatura policial para Catingueira.

Porém, os poderosos “lá de cima” não se preocupam com as pequenas cidades, apenas com os grandes centros, pois muitos deles têm uma, duas, ou mais RANGER’s passando em sua porta de hora em hora.


Uma fonte que preferiu não se identificar, disse com toda certeza que Catingueira neste governo nunca teve uma viatura policial e que, de toda certeza, Catingueira não receberá uma nem tão cedo.

Já uma segunda pessoa que também preferiu não se identificar disse: “A viatura usada, e sucateada que VIRIA para Catingueira, não virá mais, isto é fato, pois a mesma agora foi encaminhada para a cidade de Quixaba”.


CatingueiraOnline.com

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!

03 de abril de 2010
AVALIAR O SERVIÇO PRESTADO É SEMPRE ÚTIL E PROVEITOSO
Inácio A. Andrade

    Conta-se uma história de um jardineiro, que passando por um casa com lindo jardim perguntou se poderia numa oportunidade aparar a grama e deixar o jardim bem arrumado. O proprietário aceitou a proposta  e dias depois o jardineiro apareceu e fez um ótimo trabalho no jardim, limpando-o, e deixando-o mais lindo ainda. Ao concluir seu trabalho, ele perguntou ao proprietário daquela residência se poderia fazer uma ligação, ao que foi prontamente atendido.
    Ligando para o destino, perguntou se naquela casa precisavam de um jardineiro, tendo como resposta um não, justificando o interlocutor que já dispunha de um que o atendia perfeitamente. Insistindo, argumentou: - "Além de roçar a grama, aparar as folhagens e limpar todas as ferramentas, eu ainda transporto o lixo para o local adequado". Mesmo assim, a resposta foi não, acrescida de que o jovem que trabalhava na casa fazia a mesma coisa.
    Inconformado, o jardineiro persistiu dizendo ser o  seu preço muito  bom, mas não obteve êxito. A pessoa simplesmente respondeu-lhe que pagava para o seu funcionário um preço justo e que estava muito satisfeita com ele. O jardineiro agradeceu  e desligou o telefone.
    O dono da residência que estava ouvindo a conversa, disse: -"Lamento por não ter conseguido aquele local para o seu  serviço!" o jovem   sorriu e falou calmamente: -"Na  verdade meu senhor, eu trabalho na casa da pessoa com quem estava falando, eu só queria  mesmo era saber  se os meus serviços estão sendo prestados satisfatoriamente". Despediu-se e seguiu o seu caminho.

 Que Deus esteja conosco hoje e sempre!
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Espaço Sindical


PROFESSORES DE SÃO JOSÉ DO SABUGI TEM AUMENTO SALARIAL
     O SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos conseguiu mais um aumento salarial para os professores municipais de São José do Sabugi, retroativo a janeiro de 2010.
    O sindicato fez reunião com a categoria que decidiu paralisar as atividades no último dia 26 de março de 2010, tendo em seguida constituída uma comissão para discutir com a Prefeita e também participar da sessão na Câmara Municipal, onde pediram apoio de todos os vereadores para o aumento salarial e não mexer no plano de cargos e salários do magistério, como era a intenção do representante da FAMUP na região, o senhor Renan.
     Os vereadores se comprometeram em não fazer nenhuma alteração no plano de cargos e salários que prejudicassem os professores e demais servidores municipais e em seguida, todos os professores, acompanhados pelo presidente do sindicato José Gonçalves, se dirigiram a prefeitura onde tiveram uma audiência com a Prefeita Iracema Nelis de Araujo Dantas e o Secretário de administração Manoel Domiciano Dantas ( Manelzinho).
Os professores com especialização chegaram ao um salário de R$ 1.087,45. O aumento foi dado no salário base, como também atualizada a tabela com triênio para todos os professores, mantida a carga horária de 25 horas semanais.
Todos os professores aprovaram a proposta e irão receber o salário do mês de março de 2010 com o referido aumento salarial.
Fotos: Professores se reuniram inicialmente na Câmara Municipal com todos os vereadores e em seguida com a Prefeita e o Secretário de Administração do Município. 
Assessoria




SINFEMP DIVULGA VALORES RECEBIDOS PELAS PREFEITURAS MÊS DE MARÇO 2010
     O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, divulgou a tabela abaixo dos valores recebidos pelas Prefeituras que compreende a base territorial de representatividade do sindicato, referente ao FUNDEB, como também ao FPM, demonstrando que todos os gestores municipais têm condições de conceder aumento digno para os servidores municipais, especialmente pagando o piso dos professores como determina a lei 11.7382008.
MUNICÍPIO
FUNDEB
FPM

Areia de Baraúnas
62.508,54
491.456,92

acimba de Areia
82.012,30
514.754,49

Condado
134.275,90
580.340,36

Catingueira
102.924,59
541.424,04

Emas
76.699,06
510.552,78

Junco do Seridó
107.084,33
617.028,40

Malta
109.505,18
554.775,07

Mãe D'água
102.435,91
537.464,41

Olho D'água
160.708,69
545.765,79

Passagem
60.679,60
499.923,22

Patos
1.294.706,42
4.297.741,47


MUNICÍPIO
FUNDEB
FPM
Quixaba
54.934,42
482.884,32
Salgadinho
95.986,07
528.288,12
São J.  de Espinharas
105.544,31
545.719,00
São José do Sabugi
80.904,19
519.856,29
São José do Bonfim
87.655,27
464.943,58
São Mamede
162.223,27
560.118,72
Santa Luzia
203.144,24
974.002,21
Santa Teresinha
112.886,36
559.884,19
Várzea
62.634,44
503.845,33
Vista Serrana
60.622,74
494.346,48




   “Não podemos admitir que gestores municipais ainda atrasem salários dos servidores, como os municípios de Catingueira e Olho D’água, pois os recursos chegam religiosamente nos dias 10, 20 e 30 de cada mês e os salários continuam atrasados”. Enfatizou.
     Gonçalves ressaltou que o SINFEMP tem entrado com todas as denúncias de irregularidades praticadas pelos gestores municipais no Ministério Público Estadual, na Procuradoria Regional do Trabalho, como também com ações de cobrança nas mais diversas comarcas da região. “Para se ter uma idéia, temos mais de 100 ações contra a Prefeitura de Olho D’água e umas 80 contra a Prefeitura de Catingueira, que esperamos ser julgado o mais rápido possível, assegurando assim os direitos dos servidores municipais”. Disse.

Notícias do Sertão

Patos, 02.04.10
Coluna Osvaldo Medeiros
Jornalista


Os bandidos estão migrando
         Com o programa da polícia pacificadora nos bairros cariocas, os bandidos, sem muitas alternativas, estão migrando para o nordeste. Várias ondas de assaltos e sequestros vêm ocorrendo, principalmente nas capitais. Em João Pessoa uma família ficou refém de dois bandidos do Rio de Janeiro no último dia 30 por quase toda a madrugada no seu apartamento em Cabo Branco. A polícia agiu rápido e num excelente trabalho conseguiu no final um desfecho feliz. A mesma sorte que na teve um militar que foi alvejado com um tiro por um dos bandidos e corre o risco de ficar para sempre numa cadeira de rodas. Ficar atento não custa nada.
Ofereceu
         Num clima de descontração, o ex-vereador patoense Bonifácio Rocha (PSB) oficializou sua candidatura para deputado federal em um jantar oferecido a imprensa em sua residência na última terça (30). Muitos profissionais se fizeram presentes e após o jantar Bonifácio concedeu uma coletiva aos jornalistas onde não só anunciou sua candidatura como o apoio que vem recebendo do candidato ao governo do estado Ricardo Coutinho e demais membros do alto escalão do PSB. De minha parte quero agradecer pelo o convite e dizer que com certeza todos saíram satisfeitos com a recepção de Bonifácio e de toda sua família.
Erótica
         Em muitas cidades do sul do país recheados currículos estão perdendo para o capital erótico. As mulheres, por exemplo, que assim estão se portando, estão tendo mais oportunidade no mercado de trabalho do que aquelas competentes, mas que tem uma apresentação tímida e se vestem compostamente. Se essa moda pega... A que ponto chegamos. O erotismo acima da competência.
No mesmo caminho
         No governo Dinaldo Wanderley, na época seu coordenador de comunicação Valdemir Saraiva era criticado por muitos colegas, inclusive por minha pessoa, porque esquecia que era coordenador e fazia a parte de locutor oficial do município de Patos.
         Na última coletiva do prefeito Nabor Wanderley para anunciar as festividades juninas locais, por ironia do destino, o atual coordenador jornalista Misael Nóbrega, também esqueceu sua posição e estava na linha de frente com um microfone na cara do prefeito. Aquele velho ditado: Faça o que digo, mas não faça o que faço. Finalmente, aqui, qual é o papel do coordenador de comunicação? Pode-se agradar de outra forma. Isso é e sempre foi papel para os assessores.
Que compre o seu
         Por uma fonte da coordenação das festividades juninas de Patos fui informado que alguns jornalistas já foram bem avisados pela coordenação do evento que a imprensa vai ter seu espaço. Todos irão de dividir, se assim quiserem, o mesmo território. Aqueles que quiserem mais espaço, conforto e comodidade, a única solução é comprar seu camarote. Começou cedo. Sempre assim. Temos que aceitar as imposições, transmitir gratuitamente, nos mostrar satisfeitos e aplaudir. Ainda falam que nossa imprensa não é pacata. E se não fosse?
Concurso
         O prefeito Nabor Wanderley, com relação a polemica envolvendo a empresa que ganhou a licitação para a realização do concurso público local, disse que apesar do mesmo ter sido cancelado, desconhece qualquer ato de irregularidade da mesma. Disse que o Instituto de Desenvolvimento e Apoio Social do Brasil é uma empresa idônea e que dentro de 30 dias estará sendo divulgado um novo edital com data para realização do mesmo. Justiça seja feita. O concurso dos médicos foi de uma total transparência e lisura. Foram aprovados na época mais da oposição do que da situação. Quem estudou passou. Acredito que este em nada seria diferente. Fazer pré-julgamento é complicado.
Pegou mal
         Por participar de uma manifestação na última passagem do governador Maranhão por Patos, a jovem Elizângela Silva Borges, que trabalhava no setor de compras do Hospital Regional de Patos, teve sua cabeça a prêmio. Foi demitida segundo a mesma do seu cargo pelo médico Jucélio P. Moura, diretor do Complexo de Saúde a mando da atual diretora do referido Hospital médica Paula Chistinna Souto Maia. Revoltada, a mesma botou a boca no trombone e fez denúncias gravíssimas. A imprensa explorou por demais o assunto. E aí, onde fica a liberdade de expressão? Vamos torcer para que o fantasma da ditadura não acorde com assim muito torcem.
O desmancha     
         Se existem alguma divergência entre os jornalistas Misael Nóbrega e Célio Martinez não sei e pouco me interessa. O certo é não existir. Mas o que chama mais atenção diariamente é vê um desmanchar quase tudo que o outro fala no programa anterior, com versões totalmente diferentes.
         Misael, Cristóvão Pinheiro e Fabrícia apresentam o Jornal da Manhã na Morada do Sol. Em seguida, na mesma emissora, Célio e Valdemir Silva entram com Cidade em Notícias. Vantagem muito grande para a segunda dupla que escuta atentamente o programa da primeira equipe e o que não concordam, detonam logo em seguida, principalmente quando Misael está enchendo muito a bola de alguns diretores órgão da administração municipal local. Salvo engano, Célio já fez parte do primeiro time e por alguma razão pulou fora e criou o Cidade em Noticias. Ou não? Pior que a turma do insuflar está chamando o programa de Célio de O Desmancha. De exagero, não perdoa nada do primeiro.
Recebeu
         O DML de Patos foi contemplado com uma nova viatura. Um novo Rabecão. Para quem não sabe é aquele temeroso veículo que transporta cadáveres. Na verdade, este órgão para funcionar bem precisa de quase tudo principalmente de uma boa mão de obra qualificada, principalmente de médicos legistas. Os poucos que tem uns estão de atestados e os demais só Deus sabe. Para se enviar cadáveres para Campina, não precisa de prédio de DML. O Rabecão e um motorista resolve.
De pior a pior
         O caos continua nas agências dos Correios de Patos. Os poucos funcionários que não estão dando conta do recado e com isso a população está pagando alto o preço da fatura. Tudo chega com atraso até mesmo os serviços de Sedex não têm mais aquela eficácia de antes. A gerência local nada explica e quando é procurado pela imprensa se nega a falar, porque não é de sua competência. E é da competência de quem?
         A cidade cresceu e o órgão atrofiou. Apenas dez (10) carteiros para cobrir toda cidade. O que significa, mais de dez mil pessoas para cada carteiro. Será que esse mesmo tratamento a alta cúpula dos Correios dá aos grandes centros?
Nova Caixa
         Por uma fonte fui informado que a alta cúpula da Caixa Econômica e o empresário patoense Luiz Guedes Sobrinho já oficializaram mesmo o que se vinha cogitando. A nova agência da Caixa Econômica Federal vai ser no primeiro andar no novo anexo do Shopping Guedes. Vai ocupar uma área de 1.500 metros quadrados que, vai por um fim em todos os problemas hora apresentado pela atual agência. Principalmente de espaço. Até que enfim.
Passou
         A deputada estadual Francisca Motta (PMDB) como sempre passa os dois principais dias da Semana Santa na cidade de Patos. Só que pelo visto não encontrou muito tempo para rezar, não. A casa estava sempre cheia e ainda teve que cumprir uma agenda em algumas cidades da região. Quem abraçou a vida pública com seriedade tem que ser assim.
Crise
         O Nacional de Patos, que já não vinha bem das pernas, piorou muito mais ainda com as divergências entre o presidente José Ivan e o principal patrocinador do clube, Diassis Marques, da Agytus Produções. Em conversa com alguns jornalistas Diassis afirmou que desde domingo (28) mão responde mais pela parte financeira do clube. Para alguns Diassis deixou Zé Ivan em maus lençóis. Será? Diassis não dá murro em ponta-de-faca.
Questionado
         A oposição questionou tanto que a opinião publica ficou naquela em busca de uma resposta. Finalmente, o antigo Instituto dos Cegos, agora Instituto do Idoso, passou por uma rigorosa reforma ou foi reconstruído? O questionamento da oposição se deu porque no site oficial estava que foi construído e custou aos cofres públicos a cifra de R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais).  Muitos acreditam que o mesmo foi reconstruído porque a administração local não ia anunciar aquilo que não fez. Com Severino da Coroa no pé, pense um osso duro de roer.
STTRANS
         Em entrevista à imprensa local, o chefe da STTRANS local, Alaxandre Nóbrega, que vem realizando excelente trabalho na frente deste órgão, vai começar com todo sua equipe a partir desta segunda (05), um importante trabalho de orientação com os condutores de veículos que transportam cargas prejudicando, danificando e dificultando o tráfego da cidade. Os proprietários de veículos principalmente aqueles que transportam pela cidade pedras, areia, ferragens e outras cargas pesadas, terão um prazo de trinta (30) dias para deixar os mesmos dentro dos padrões exigido por lei, caso contrário vão amargar multas pesadas. Correta tal decisão.
Aliados
         Para os aliados do governador José Maranhão, mesmo sem o prefeito Veneziano Vital como seu vice para governador, sua campanha está de vento em polpa. A cada dia vem recebendo importantes adesões e o seu trabalho, principalmente na área social e saneamento básico, vem fortalecendo cada vez mais suas bases em todo o Estado.
Dinaldo
         O deputado estadual Dinaldo Wanderley, questionado porque seu filho, o médico Dinaldo filho não vai concorrer a uma vaga para a câmara federal, respondeu que o mesmo está no momento prestando muito mais serviços à população, como médico. Gosta de sua profissão e a política agora não seria nada bom para um jovem que está começando profissionalmente naquilo que não só abraçou como gosta acima de tudo. Quanto à política só ele pode decidir. Mas tenho certeza que no momento, a medicina está acima de qualquer coisa. Concluiu.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Arquivo do blog