Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Secretários de saúde discutem PGASS



O Planejamento Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS) foi um dos vários temas discutidos ontem, quinta-feira 14, durante a primeira reunião ordinária da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, no auditório da 6ª Gerência de Saúde, em Patos.

O PGASS, que está sendo construído, chega para substituir a PPI – Programação Pactuada Integrada, identificando as reais necessidades da população, os serviços prioritários dos usuários do SUS. Para isso os municípios estão catalogando toda sua estrutura, elaborando um diagnóstico do que pode referenciar para si e para outras localidades de sua região, como também apontando quais suas maiores deficiências e necessidades dos habitantes.

Oferecer acesso a serviços de qualidade, com igualdade, em tempo hábil, seja na atenção básica, na rede de serviços especializados, é uma das diretrizes desse planejamento que vem ocorrendo no Brasil, sendo a Paraíba um dos Estados pioneiros nessa transição de modelo que visa dar celeridade e qualidade aos serviços de saúde pública.

 O planejamento prevê ações direcionadas de forma consistente para atender as necessidades da saúde do homem, mulher, criança, idoso, enfim de toda a comunidade. Na 6ª Regional de Saúde há necessidade de construção de mais 34 unidades básicas de saúde; implantação de 13 equipes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Garantia de 90% do exame de mamografia em mulheres de 50 a 69 em todos os municípios da 6ª região; Promoção em média de 70 % de atenção integral às mulheres em situação de violência doméstica e sexual; implantar a Política Nacional da Atenção Integral do Homem (PANAISH) em 100% dos municípios da 6ª região de saúde, dentre inúmeras outras ações que estão sendo delineadas pelos municípios.

José Leudo destacou avanços com o PGASS
“O que está em discussão, sendo planejado, construído por todos os municípios é a melhoria da qualidade dos serviços à sociedade e isso acontece se consolidarmos, de maneira integral, todas as redes regionalizadas de saúde, identificando nossas necessidades, aproveitando potencialidades, serviços que a regional consegue oferecer”, comentou José Leudo, gerente regional de saúde. Davi Nunes, apoiador institucional da 6ª Gerência, também destacou a importância do PGASS, enfatizando que o processo é longo e que há muito trabalho pela frente.

O PGASS também tem como metas a qualificação dos profissionais, gestores de saúde. Na reunião desta quinta três cursos já forma anunciados, oferecidos pelo CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde, num total de 350 vagas, nas áreas de urgência e emergência, materno-infantil e psico-social.                                                                         


Gerência de Saúde pede maior comprometimento dos municípios no combate ao Aedes

Marivalda Xavier, coordenadora regional de Epidemiologia, apresentou estatísticas sobre microcefalia
  
Técnicos de epidemiologia e da Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional de Saúde estiveram reunidos na última quarta-feira 13 com coordenadores de epidemiologia de toda a regional Patos para discutir ações de combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o foco da Campanha Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, onde na Paraíba, até o dia 9 deste mês, já haviam sido notificados 569 casos suspeitos da doença relacionados ao vírus zika, que tem como hospedeiro o Aedes, o mesmo que transmite dengue e a febre chikungunya, distribuídos por 104 municípios.
 
Na reunião muitas cobranças foram feitas aos municípios par que se empenhem mais com ações concretas junto às comunidades.  O Ministério da Saúde possui uma meta para a Paraíba, para que visite até 31 deste mês os cerca de 830 mil domicílios urbanos, levando orientação e eliminando os focos do mosquito. Até o presente já houve visitas a aproximadamente a 75 mil domicílios. Soldados do Corpo de Bombeiros, que receberam devido treinamento recentemente, também fazem parte dessas ações. Nesta sexta-feira 15 esses soldados receberam em Patos seu material de trabalho de campo, entregue pela Vigilância Ambiental.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Procon Patos realiza reunião para esclarecer dúvidas de proprietários de salões de beleza




A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Patos) a Vigilância Sanitária Municipal e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-SAE) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 11 de janeiro, na Associação Comercial e Industrial de Patos – ACIAP, com proprietários de salões de beleza para passar algumas orientações fiscais e de saúde.

As determinações legais e o esclarecimento de dúvidas foram o que mais despertou a atenção dos participantes. Entre as orientações dadas estavam a obrigatoriedade de expor uma tabela com o preço de produtos e serviços, ter o Código de Defesa do Consumidor para consulta, usar produtos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), saber a diferença entre o que deve ser esterilizados e descartado, entre outros aspectos.

De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Edjane Araújo, esta ação em parceria com a Vigilância Sanitária e o CTA-SAE está baseada na iniciativa de consumidores que procuraram o Procon para tirar dúvidas sobre os procedimentos em salões de beleza da cidade.

“Estivemos reunidos com os proprietários com o objetivo de informá-los alguns cuidados específicos que eles devem ter no momento da prestação de serviço aos consumidores, como também trouxemos informações específicas dos cuidados que estes profissionais devem ter ao manusear seus instrumentos de trabalho”, explicou.

A coordenadora do CTA-SAE, Maria de Fátima Salomão Leitão, destacou a importância deste encontro onde está levando informações e orientações para esses profissionais. “Muito importante esta iniciativa onde mostramos um pouco do trabalho realizado pelo CTA-SAE como também passamos algumas orientações principalmente às manicures. Então, aconselhamos a todos que tenham seu kit de manicure evitando assim infecções de doenças”, disse.

Desabastecimento de vacinas em nível de Brasil preocupa órgãos de saúde



A falta de repasse de várias vacinas pelo Ministério da Saúde para todos os estados brasileiros, como exemplo a Paraíba, preocupa e causa transtornos na oferta do imunizantes na rede hospitalar, nas unidades básicas de saúde. A burocracia tem sido um dos obstáculos para o reabastecimento da medicação para a prevenção de determinadas doenças. Desde fevereiro do ano passado que que esse problema vem ocorrendo. Mensalmente o MS lança uma nota informativa sobre a distribuição de imunobiológicos.

Faz dois meses que o Estado não recebe a vacina contra as hepatites A, de rotina pediátrica, e a B. O Ministério alega não possuir estoque das mesmas. Com relação à vacina de hepatite A diz que o Brasil recebeu uma carga no final de novembro, mas falta concluir o processo alfandegário e em seguida ainda passará por análise do INCQS -  Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, para que seja distribuída. Com relação a hepatite B, informa que desde agosto aguarda do Instituto Butantã o envio de 17 milhões de doses.

Outra vacina que não está chegando aos municípios paraibanos e brasileiros é a tetraviral e a varicela monovalente, a primeira por não existir em estoque e a segunda por não ter passado por análise do INQS e Anvisa.

A coordenadora de imunização da 6ª Regional de Saúde, com sede em Patos, Socorro Guedes Xavier, diz que há muitas reclamações da população pela falta de vacinas. Como exemplo cita a BCG, bastante usada na maternidade, antes do recém-nascido receber alta, para prevenir contra tuberculose. “A 6ª Gerência recebia entre 2 mil a 2.500 doses mensalmente e a última remessa, agora em janeiro, vieram apenas 800 doses”, explicou.

Para não deixar os municípios desabastecidos de tudo, ela distribuiu 350 com a Maternidade Peregrino Filho, onde há mês que nascem até 600 crianças; 150 doses com a Unidade de Saúde Maria Marques, localizada no Bairro Jatobá, em Patos, que atende os nascidos no Hospital São Francisco, e 300 para outros 12 municípios: Cacimbas, catingueira, Desterro, Junco, Matureia, Passagem, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José do Sabugi, São José de Espinharas e Teixeira.

Outra vacina, esta existente em número bastante reduzido na rede pública de saúde, mas que o país desde novembro recebeu do exterior, mas enfrenta a burocracia brasileira, é a Dupla Adulto (dt), que previne contra tétano e difteria. O Brasil recebeu 20 milhões de doses, que ainda não foram liberadas pela alfândega para análise do INQS e Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A 6ª Gerência recebeu apenas 500 doses na última remessa. “O Brasil é muito burocrático na liberação da medicação. Enquanto isso a população fica desassistida de vacina”, comenta Socorro Guedes.

Polícia prende 52 suspeitos e apreende 17 armas de fogo durante as ações do fim de semana na Paraíba



A Polícia Militar concluiu as ações desse segundo fim de semana do ano com a prisão e apreensão de 52 suspeitos de roubos, porte ilegal de arma, tráfico de drogas, homicídios e outros crimes na Paraíba. No período, que vai das 18h da última sexta-feira (8) até às 23h59 desse domingo (10), foram retiradas das ruas 17 armas de fogo e recuperados 16 veículos com queixas de roubos ou furtos.

As apreensões de armas aconteceram nas cidades de João Pessoa, Patos, Tavares, Serra Redonda, Itaporanga, São Bento, Sousa, Esperança, Conde, Pitimbu, Mamanguape, Santa Cecília, Bananeiras, Coremas e Alagoa Grande.

Dos 52 detidos no fim de semana, 15 deles foram por porte ilegal de arma. Os demais foram por roubo (18), com drogas (14), por homicídio (3),um1 por ser considerado foragido de um dos presídios da Capital e outro por ter mandado de prisão em aberto no Rio de Janeiro.
Durante as abordagens a pessoas, foram apreendidas 122 pedras de crack, 47 trouxas e 60 gramas de maconha e dois papelotes de cocaína. As blitzen e abordagens a veículos recuperaram 11 motos e cinco carros roubados.

Ações intensificadas – O Comando do Policiamento da Região Metropolitana reforçou a segurança em João Pessoa por causa do aumento do fluxo de pessoas. Em toda a Capital, foram realizadas diversas blitzen e a orla recebeu um incremento do policiamento a pé nos principais pontos de interesse turístico. As ações devem continuar durante todo o mês de janeiro.   

domingo, 10 de janeiro de 2016

O ano de 2016 marcará a consolidação de investimentos importantes para impulsionar a economia paraibana. O novo Terminal de Múltiplos Usos (TMU), em Cabedelo, e o maior estaleiro de reparos de navios do Hemisfério Sul, em Lucena, são exemplos de empreendimentos que apontam para um futuro mais promissor e menos pessimista, um contraponto ao cenário presenciado pelo Brasil diante das crises econômica e política.

Além disso, o Governo aprovou em 2015 a concessão de incentivos a empresas que investirão R$ 4,5 bilhões e devem gerar mais de 7 mil empregos a partir deste ano. A estimativa é baseada nos incentivos fiscais, locacionais e protocolos de intenções firmados entre as empresas e a Cinep - Companhia de Desenvolvimento da Paraíba. Em 2015, foram incentivados 41 empreendimentos.

Estaleiro terá capital norte-americano

Outro investimento importante em andamento é a construção do estaleiro do grupo norte-americano McQuilling Services Company, em Lucena, no Litoral Norte. As obras devem começar até o final deste ano. A licença ambiental para a construção já foi expedida, marcando o primeiro passo para a implantação de um dos maiores investimentos privados instalados no estado.

Através de uma parceria público-privada (PPP), o Porto de Cabedelo terá sua capacidade operacional duplicada com a construção do Terminal de Múltiplos Usos (TMU). O investimento é fruto de uma joint venture (empreendimento conjunto) entre a empresa paraibana Marlog Logística e o grupo português Mota-Engil.

Atualmente, o projeto aguarda a liberação das licenças ambientais e da área junto à Secretaria dos Portos, em Brasília. Após a concessão das autorizações, os investidores esperam iniciar a construção do empreendimento este ano e as obras devem ser concluídas em aproximadamente 18 meses. 

Os investidores completarão ainda projetos da dragagem de aprofundamento do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Cabedelo para 11 metros de profundidade. Serão realizados também programas de qualificação profissional para que o empreendimento absorva a mão de obra local.

Rumo ao interior

A maior parte dos investimentos atraídos pela Paraíba em 2015 está concentrada na Grande João Pessoa, Zona da Mata Sul e Campina Grande. Entretanto, no ano passado, também foram incentivados negócios em Cajazeiras, Patos, Catolé do Rocha, Guarabira, Gurinhém, Itaporanga, Itabaiana e Pocinhos.

De acordo com a presidente da Cinep, uma das metas para seguir impulsionando a economia do estado é consolidar ações importantes para o desenvolvimento de municípios do interior. Em Itaporanga, por exemplo, o Governo do Estado restaurará o Centro de Comercialização. Em um espaço de 720 metros quadrados, as empresas poderão expor seus produtos ao público da região e elevar o faturamento. A obra está em fase de licitação e será entregue no segundo semestre deste ano.

“Nossos projetos incluem a revitalização dos distritos industriais e outros equipamentos em importantes polos do interior para garantir a infraestrutura adequada para a instalação de novos empreendimentos que gerem emprego e renda à população”, destacou.

Logística do NE é favorável

Parte dos investimentos está sendo realizada por empresas de outros estados que optaram por abrir uma unidade fabril no Nordeste para favorecer a logística. A gaúcha Dream Fitness escolheu a Paraíba para construir uma fábrica onde produzirá esteiras, bicicletas ergométricas, anilhas, halteres e outros equipamentos de ginástica, devendo gerar 100 empregos diretos no Conde, na Zona da Mata Sul. 

Apesar do momento desfavorável da economia nacional, os empresários acreditam que a Paraíba e o Nordeste oferecem boas perspectivas a longo prazo. “Decidimos ir para o Nordeste em virtude das oportunidades de negócios. Entre os estados escolhemos a Paraíba por entender que é o estado mais estruturado e propenso a trabalhar com as empresas em um crescimento de longo prazo”, afirma a diretora administrativa e financeira da Dream Fitness, Vanessa Ferrari.

A presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, ressalta que o Governo tem como prioridade garantir segurança jurídica aos empresários nas negociações.



Turismo em Foco

Novos conselheiros tutelares são empossados em Patos




Em solenidade realizada durante a noite desta sexta-feira, 8 de janeiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou os novos conselheiros tutelares referentes aos setores Norte e Sul de Patos.

O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos – ACIAP. Estiveram participando da solenidade o Presidente do CMDCA, José Ilton, o Secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas, como também representantes de outras instituições e da gestão municipal.

Segundo o secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas, a posse dos conselheiros tutelares é o encerramento do processo eleitoral. “Primamos para que o estatuto seja revigorado, seja difundido, seja localizado e que possamos ter as nossas crianças e os nossos adolescentes revigorados para um Brasil melhor”, disse.

O presidente CMDCA, José Ilton, parabenizou os novos conselheiros e destacou o momento como importante, e que todos os conselheiros empossados possam defender os direitos da criança e do adolescente. “Estaremos trabalhando em parceria em busca de melhorias e lutando para que os direitos da criança e do adolescente sejam cumpridos”, comentou.

Além da entrega das portarias, também foram empossados a nova diretoria do CMDCA.

Arquivo do blog