Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Crônica


MEIO PRESENTE


Fabrício Carpinejar
 
Não sou contra receber cuecas de presente. Que venha da namorada, da mãe, de amigas. Não ficarei decepcionado, não lamentarei os fantoches desajeitados da mão para satisfazer a ansiedade. Vale os pulos da respiração.
A cueca tem independência, sugere um momento especial de estreia, um cuidado, tem espaço próprio na gaveta.
Mas não tolero receber meia. Não é presente, é um insulto de pano.
Meia humilha o aniversário. Lembraremos do que faltou. Não é por nada que é categorizada como lembrança. Lembrança do tênis que não veio.
Dar meia é dizer que não tem dinheiro ou que o presenteado não merece seu dinheiro. Ambas afirmativas estão certas. Mas é insinuar algo mais grave: que ele não merece nem seu crédito.
É igual a considerar coxinha de frango como um almoço.
Meia é acompanhamento, deveria vir como brinde. Sou favorável a proibir sua venda em separado.
Meia é acessório. Uma falsa expectativa. Ai de quem pedir para embrulhar. Teremos mais trabalho em resolver a decepção do que em desfazer as dobras do papel. Meia é o cartão de visita do terapeuta.
Durante cinco aniversários, dos sete aos doze anos, meu avô paterno unicamente me oferecia meias. O papel-presente de palhaço justificava a escolha. Nem segurava direito, ainda recordo do pacote gelatinoso, informe, com o barulho irritante do plástico. Preferia que seu amor por mim fosse descalço.
- Acho que vai gostar, ele me apontava.
Como alguém pode afirmar que vou gostar de meia. Meia não se gosta, se perde. A meia some para testar nossa memória. Seus pares são uma indústria de divórcio. Não sei o que acontece na máquina de lavar. Mas nunca as meias voltam completas. Terminam solitárias. Casais são dissolvidos no Omo.
Coitadas, então, das brancas, condenadas a um swing interminável até surgir os primeiros furos.
Meia não se aposenta, morre subitamente no lixo.
A meia é uma luva no verão. Estranha, esquisita, é o que a gente já deveria ter antes de nascer.
Estava me acomodando com a teoria e desligando o computador, quando minha filha Mariana me telefona e pede pares de meia.
- Meias?
- Sim, pai, eu adoro meias, é meu presente predileto.
- Por quê?
- Com uniforme escolar obrigatório de cima para baixo, posso me diferenciar apenas pelas meias.
Meu avô deveria ter aguardado os bisnetos. Era muito evoluído para seu tempo.



Noite da viola na Funes








A Fundação Ernani Sátyro realizou na noite desta quinta 22 uma noite de viola, com direito a auditório lotado de um público fiel a uma das mais antigas manifestações culturais nordestinas, a cantoria de viola. Oito repentistas, dentre eles grandes expressões da poesia popular, Ivanildo Vila Nova, João Furiba, Moacir Laurentino, deram um banho de conhecimento bem rimado ao som do baião de viola.

A Funes fez uma homenagem especial ao poeta de bancada, o cordelista Antônio Américo, um dos maiores símbolos e representantes da poesia no município de Patos, apesar deste não ser filho natural desta terra, mas que por décadas, além de escrever, foi divulgador dessa literatura, mantendo inclusive loja de cordéis no Mercado Velho desta cidade.

Prefeitos de Patos e região marcaram presença à cantoria. O prefeito Nabor Wanderley fez elogios aos poetas e à nova estrutura da Funes. Falou sobre o apoio que a Prefeitura Municipal sempre dispensa aos congressos de violeiros em Patos e que se torna importante levar a cantoria aos mais jovens. “Cada vez mais o público da cantoria de viola se torna mais velho. Temos que fazer as crianças e jovens aprendam a gostar e apreciar nossa cantoria”, enfatizou Nabor. Nomes como o do empresário João Claudino, patrono dos poetas populares e o do deputado federal Wilson Leite Braga foram homenageados com troféus, uma forma de reconhecimento pela luta de valorização dos artistas populares.

Sindicato vê irregularidades em hospitais paraibanos



Nesta quarta-feira, dia 21, o Simed/PB (Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba) deu início a uma série de visitas aos hospitais municipais e estaduais, atividade que fez parte do Dia Nacional de Mobilização promovido pelas entidades médicas em defesa da valorização do trabalho médico e por um SUS com mais qualidade.

Cabedelo

A primeira visita foi ao município de Cabedelo, onde os médicos do PSF já estão em greve há 30 dias, não tendo, até o momento, surgido qualquer contraproposta por parte do gestor municipal. Os médicos tentaram contato com o prefeito e com o secretario de saúde, mas, no momento, nenhum deles se encontrava na cidade.


Tarcisio Campos, presidente do Simed/PB, considera inadmissível que Cabedelo, um município com renda per capita três vezes maior do que Campina Grande, pague cerca de 30% a menos para os médicos do PSF.

Diversos problemas foram detectados durante a visita, como paredes com mofo, falta de área de circulação, consultórios sem climatização, insumos hiposuficientes, falta de contra-referência para encaminhamento de pacientes e falta de plano de carreira especifico para o médico.

Instituto Cândida Vargas

Em visita ao Instituto Cândida Vargas, na capital, o sindicato detectou melhorias na infraestrutura, mas ainda existem muitas demandas a serem sanadas, como relata Tarcisio Campos: “o grande problema do Cândida Vargas ainda é a superlotação. Recentemente a Secretaria de Saúde não renovou o contrato com o Hospital Monte Sinal que fazia retaguarda para os casos menos complexos, o que provocou um aumento da demanda nesta unidade, apesar de ter sido feita uma pactuação com um município vizinho, localizado a aproximadamente 18 km, que irá receber os pacientes antes encaminhados para o Monte Sinai”.

Os médicos que atuam na referida instituição hospitalar reclamam da carga horária e os que trabalham no ambulatório estão insatisfeitos, pois tiveram redução de remuneração. O Simed/PB está entrando com uma demanda judicial para exigir isonomia.

Ortotrauma

No Ortotrauma, em Mangabeira, vários problemas foram verificados e o que mais chamou a atenção foram as condições de insalubridade dos repousos nas áreas de urgência, no centro cirúrgico médico e dos demais trabalhadores. No repouso dos anestesistas, utilizado por profissionais de ambos os sexos, só existe um banheiro e estava sem lençóis, o que também foi detectado no repouso dos demais plantonistas.

No ambiente da urgência, havia três pacientes entubados sendo atendidos pelo mesmo médico incumbido das urgências e numa segunda sala vários pacientes encontravam-se sentados e outros em macas sem lençóis, recebendo medicação.

“No centro cirúrgico do Ortotrauma vimos um atentado à saúde de todos. São realizadas cerca de dez cirurgias com uso de aparelhos que emitem radiação e não existe dosimetto para medir a quantidade de radiação, nem dosímetros individuais para médicos e técnicos de raio X e enfermagem”, denunciou Tarcisio Campos.


Arlinda Marques


Melhorias de infraestrutura também foram verificadas no Hospital Arlinda Marques, bem como no fluxo do atendimento, com o oferecimento de novos serviços, contudo o problema da superlotação também foi verificado, havendo casos em que o médico é obrigado a atender até 80 crianças em um único plantão. Na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 8h, o sindicato irá realizar novas visitas, desta vez indo ao Hospital de Trauma, Maternidade Frei Damião e Hospital São Vicente de Paula.



Este mês o Simed/PB esteve com a secretária de saúde, ocasião em que se discutiu uma possibilidade de pagamento da insalubridade já a partir deste mês de novembro, embora os valores não tenham sido revelados pela administração da Secretaria de Saúde. A posição do Simed/PB é de só assinar qualquer acordo com o pagamento previsto em lei, que define o valor de 20% do vencimento básico.



O sindicato vem também participando de mesa de negociação sobre a revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), onde exige que a carga horária dos médicos seja de 20 horas, de acordo com a lei, baseada, inclusive, em jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal).



Ainda enquanto atividade da Semana do Médico, será realizado, na próxima sexta-feira, dia 23, um evento no CRM (Conselho Regional de Medicina), a partir das 9h. A programação terá início com a palestra “O médico e o risco profissional: como se proteger”, ocasião em que haverá o sorteio entre os presentes de um final de semana, com acompanhantes, na Pousada Aruanã – Conde/PB.

Às 10h, haverá debate sobre o tema “ESF em João Pessoa. Por que faltam médicos?”, com a participação de representantes do CRM/PB, AMPB, médicos do ESF, Secretaria de Saúde de João Pessoa e o presidente da Frente Parlamentar dos Trabalhadores de Saúde no Congresso Nacional.

A atividade final, com início às 11h, será a palestra “Como recuperar seu INSS retido pelos diversos planos de saúde”, quando haverá sorteio de um netbook para os médicos e médicas sócios do Sindicato dos Médicos.


Ascom


IFPB: isenção da taxa de inscrição só pode ser pedida até essa sexta-feira



Os candidatos interessados em requerer isenção da taxa de inscrição no processo seletivo dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) só têm até essa sexta-feira, 23 de outubro, para protocolar o pedido. O edital descreve o perfil de quem tem direito à isenção. Entre os critérios, ter cursado escola pública e renda familiar inferior ou igual a R$1395 mensais. No dia 30 de outubro, o IFPB deve divulgar o resultado da solicitação de isenção no site e nos murais dos campi.

Essa sexta-feira, 23 de outubro, também é a última data para os candidatos que pretendem concorrer à vaga na cota destinada a alunos da escola pública. Para o ensino médio integrado ao técnico, há reserva de 50% das vagas para quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública.

As inscrições para as 2.505 vagas disponíveis terminam no dia 13 de novembro e são feitas através do site www.ifpb.edu.br/concurso. O Processo Seletivo é destinado para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (quem conclui o 9º ano, antiga 8ª série) e para os cursos Técnicos Subseqüentes (para quem já concluiu o Ensino Médio). Há vagas nas cidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Aparecida.

As provas serão realizadas no dia 10 de janeiro, sendo das 8h às 11h para o Curso Técnico Subseqüente e das 8h às 12h para o Curso Técnico Integrado. A taxa de inscrição é de R$ 50 para o Técnico Integrado e R$ 40 para o Subseqüente. As cotas para candidatos com alguma deficiência física são admitidas no ato da inscrição, mediante comprovação nos termos do edital, disponível no link da inscrição. Pela lei, 5% das vagas são reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.

São 1126 vagas nos cursos integrados ao Ensino Médio e 1379 vagas nos cursos técnicos subseqüentes, totalizando 2505 vagas em 10 cidades. Há cursos de Edificações, Eletrônica, Informática, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Equipamentos Biomédicos, Eletromecânica, Agropecuária, Meio Ambiente, Pesca, Controle Ambiental, Agroindústria e Petróleo e Gás (pioneiro).

O Processo Seletivo é organizado pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). O edital disponibiliza o conteúdo programático, com bibliografia. A prova dos cursos subseqüentes é de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, em nível de Ensino Médio (2º grau). Já para as vagas do Técnico Integrado ao Ensino Médio, as provas são dessas duas matérias junto com História e Geografia, mas em nível de ensino fundamental.

Nos cursos técnicos subseqüentes ou concomitantes, são 240 vagas em Cabedelo, 229 na Capital; 160 em Cajazeiras, 160 em Picuí, 160 em Patos, 160 em Princesa Isabel, 100 em Campina; 80 em Monteiro, 60 em Sousa (30 em São Gonçalo) e 30 em Aparecida.

Nos cursos integrados ao Ensino Médio, são 320 vagas em Campina Grande, 216 vagas na Capital, 150 em Sousa, 120 em Cajazeiras, 80 em Picuí, 80 em Princesa Isabel, 80 em Patos, 40 em Monteiro e 40 em Cabedelo. Nessas últimas cinco cidades, os cursos são oferecidos pela primeira vez.

Até o dia 24 de novembro deve ser divulgada a listagem dos inscritos. O candidato poderá solicitar a correção de dados até às 17h do dia 27 de novembro, através de documento a ser entregue no Protocolo. Os candidatos inscritos no Curso Técnico Subseqüente em Música serão submetidos a três etapas. O local das provas deve ser divulgado até 18 de dezembro.

Assessoria de Comunicação Social do IFPB

Tentativa de roubo em Tavares


Durante a noite de ontem (21), por volta das 19h, a Guarnição de Radiopatrulha da cidade de Tavares realizava rondas quando foi informada que no Sítio Extrema, localizado naquele município, havia ocorrido uma tentativa de roubo.




Ao chegar ao local, os Policiais Militares constataram a veracidade do fato, onde duas pessoas não identificadas efetuaram dois disparos de uma espingarda calibre 12 na fechadura da residência da agricultora Maria Aparecida da Silva, 48 anos. A vítima ainda sofreu um corte no braço causado pelos estilhaços de vidro. Após os disparos, Maria Aparecida percebeu que os dois infratores fugiram em uma moto sem levar nada. A Polícia Militar iniciou diligências nas proximidades do local, no sentido de identificar e prender os autores do crime mas até o momento não foi obtido êxito na ação policial.
III BPM

Drogas no Presídio de Patos


Na manhã de ontem (21), às 10h20, o Comandante da Penitenciária de Segurança Máxima Romero Nóbrega foi solicitado pelos agentes penitenciários, pois segundo eles a acusada Maria Aparecida de Sousa, 42 anos, tentou entrar no presídio com um pacote de vitamilho alegando que tinha que entregá-lo para Gilvan Amaro, que está cumprindo pena no presídio.


Ao ser feita uma revista no produto alimentício foi encontrado aproximadamente 30 (trinta) gramas de “maconha”. A guarnição da polícia militar conduziu a acusada juntamente com a maconha apreendida até a 5ª SRPC, para os procedimentos cabíveis.
III BPM

Notícias do Sertão



Coluna Osvaldo Medeiros

 
Estrumou

Me chegam notícias dando contas de que em recente sessão em nosso Legislativo, o vereador Marcos Eduardo, presidente desta Casa, na presença de todos os vereadores e da platéia, estrumou os cachorros em cima do jornalista Mário Frade, simplesmente porque este fazia o registro fotográfico de uma votação secreta, para ilustrar matéria de seu site. Eduardo não gostou. Achando pouco, depois da reunião, ainda repreendeu Mário pessoalmente e tudo isso na presença de outros “jornalistas” que em nenhum momento foram em defesa do colega. Isso mostra claramente a fraqueza e a fragilidade da classe em nossa cidade, que em momentos como esse, ao invés de saírem em defesa do colega, preferem ignorar para assim não comprar uma briga com quem está agredindo um colega de profissão no exercício de sua profissão.

Ultimamente aqui jornalistas em plena atividade vêm sendo agredidos, processados, demitidos, tendo salários rebaixados em câmara e prefeitura e até lendo carta de repúdio contra eles próprios e nada dos órgãos de defesa da classe de lutar pela classe. Finalmente, qual o papel da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano), que tem a frente o jornalista Cláudio Paschoal? Isso não acontece em Cajazeiras, porque lá a classe é unida e mexeu com um pode ter certeza que todo vem em seu socorro. O que não acontece aqui, onde muitos, para não perder suas míseras assessorias, dão as costas aos colegas nos momentos em que estes estão mais precisando.

Se nós jornalistas não defendermos os colegas quando estão no direito do exercício de sua profissão, finalmente vamos defender quem? Prefeitos, vereadores, presidente de câmaras, empresários, administradores e demais. O que estes têm feito pelos jornalistas? Pelo que sei, sempre usam a categoria para promoções pessoais sem o mínimo agradecimento e quando são criticados simplesmente se acham no direito de estrumar os cachorros justamente naquele(s) que somente são lembrados quando criticam e nunca quando elogiam.

Não estou aqui como jornalista e diretor de base do Sindicato da Categoria para defender quem não presta. Porque seja jornalista, empresários, políticos e demais se errar que pague pelos seus erros e de minha parte não recebe nenhum tipo de solidariedade, mas se estiver no exercício da profissão como assim Mario Frade e tantos outros colegas e venha ser agredidos ou processado, terá meu apoio e total repúdio para quem assim o agrediu ou processou. A ética tem que estar em primeiro lugar, mas para que essa ética seja levada à risca, o jornalista tem que ser respeitado e não servir de saco de pancada ou de desabafo por parte de muitas pessoas descontroladas e frustradas. Está na hora de nós jornalistas se unirem e não virar as costas para os colegas nos momentos de agressões sofridas, porque justamente estes que viram as costas hoje, podem ser as próximas vitimas amanhã. Quem vai na defesa destes?

Eleita

 deputada estadual Francisca Motta continua com seu prestigio em alta não só junto a alta cúpula do PMDB em nível de estado, como muito mais a nível local. No último final de semana foi reeleita por unanimidade para a presidência do diretório com total carta branca. Aclamada por tudo e por todos.

Comando

PC do B em Patos, agora está sob o comando do jornalista Wandecy Medeiros. O mesmo tem seu jeito polêmico, mas, diga-se de passagem, por onde passou, sempre gostou das coisas certas. Com certeza vai dar cara nova ao partido. Gente fina.

Jovens e a morte

Em Patos, da forma que vai, em nossa periferia poucos são os jovens que vão atingir a fase adulta. A proliferação das drogas, principalmente do crack, tem levados muitos à loucura, cadeia e cemitério. O pior que cada dia cresce esse número e muito mais o de traficante e não se coloca em pratica uma política séria para coibir de uma vez por toda drogas e traficantes. Ambos dizimados não deixam saudades.

Distância

A distância que está existindo atualmente entre o atual prefeito de Várzea, Galego, e o ex Demazinho, tudo leva a crer que até o pleito para deputado estadual fica duvidoso Galego apoiar Demazinho, como assim foi firmado esse acordo antes da campanha de prefeito. O numero de pessoas demitidas pelo atual prefeito, principalmente muitos ligadas ao ex-prefeito, deixa bem claro que Galego está administrando como assim pensa e não como os outros acham.

Culpa de quem?

O vereador Ranieri Ramalho em recente sessão na Câmara Municipal de Patos rasgou elogios ao governador José Maranhão e detonou o ex-governador Cássio Cunha Lima, inclusive responsabilizando-o pelas recentes falta de água em toda cidade. Bom, para algumas pessoas, esse é o papel da oposição, que para agradar seus aliados joga qualquer um no inferno, principalmente quando se trata de inimigos políticos.

Alegam também que o problema de abastecimento da cidade de Patos sempre foi deficitário desde sua implantação entre as décadas e 50 e 60. De lá para cá nenhum melhoramento foi feito pelos governos que até hoje passaram pelo Palácio da Redenção e se alguém de culpa então essa culpa recai sobre todos eles. A cidade de Patos sempre teve problema com seu abastecimento e com o passar dos anos, vem piorando cada vez mais, tendo em vista grande aceleramento no seu crescimento e a empresa (CAGEPA) nada investiu para acompanhar.

Esse problema não é de agora, alegam. Várias empresas de grande porte já deixaram de se instalar aqui justamente pela falta de água, exemplo da Coca-Cola, na administração Rivaldo Medeiros. A companhia do Exercito aqui se instalou ao lado da estação ferroviária e foi embora para Caicó justamente por falta de água. Então, essa culpa já vem de longos anos até mesmo de Wilson Braga, que foi o governador da águas. Finalmente, culpa de quem?

Assume

O jornalista Airton Alves foi convidado pelo atual secretário de Educação local José Francisco de Sousa, Zeca, para prestar assessoria de imprensa junto aquele órgão. O mesmo terá a missão de repassar para os companheiros de rádios e jornais, sites e os demais órgãos de comunicação todos os informativos desta pasta, que atualmente não vem recebendo nada da coordenação de comunicação da administração. Aliás, nada de nenhuma secretaria. Isso não vem sendo nada bom para o prefeito Nabor Wanderley. Não se pode misturar assessor com bajulador.

Centro de Zoonose

Fui informado que está para ser criado em nossa cidade um Centro de Zoonose. Acho que é desejo que toda comunidade que o mesmo venha funcionar como um centro de recuperação de animais e não de ZOOMORTE, como assim cruelmente funciona em muitas outras cidades.

Centro assim deveria ser administrado por quem gosta e tem amor pelos os animais e não por carniceiros que ao invés de tratar o animal e colocar para adoção, acham mais fácil friamente sacrificá-los. Vamos esperar que aqui funcione com humanidade e não com crueldade.

Ficam calados

Basta cair um centavo nas cotas do FPM os prefeito já estão gritando e com isso muitos se aproveitam para deixar funcionários e fornecedores a ver navios. Mas quando as cotas vêm gordas ou o presidente repassa verbas para repor cortes, como repassou só agora 27 milhões de reais para o estado da Paraíba, todos ficam bem caladinhos. Porque cada um não divulga quanto recebeu e não cumpre com seus compromissos? Só tem artista.

Passa

O Hospital Regional local passa por alguma reforma no seu espaço físico. A atual direção pretende deixá-lo funcionando no mesmo padrão dos hospitais em nível do trauma e outros. Para galgar esse sonho vai ter que lavar o mesmo muitas vezes com sal groso e jogar água benta por todos os lugares. Ali até hoje, nenhum diretor fez sucesso.

Roland

Quem anda feliz da vida e com toda razão é o ex-vereador Roland Torres, com a aprovação de seu filho Ronald Ramos Tôrres para os quadros de engenharia química da Marinha do Brasil. A mesma função que o arquiteto Artur Medeiros, filho da professora Geralda Medeiros, acaba de assumir na mesma corporação. Parabéns.

Confortável

Na opinião de muitos, de todos os prefeitos do Vale do Sabugy o que se encontra hoje numa situação mais confortável é do de Santa Luzia, Ademir Morais. Recebeu a prefeitura totalmente sem débitos e como sempre foi equilibrado, vem conseguindo administrar sem sufoco, com mais condições de ajudar o povo sofrido daquela hospitaleira cidade. Em prefeitura, dinheiro não falta. O problema são os maus gestores.

Informal

Num bate-papo informal de jornalistas, alguns teceram um comentário interessante. Assim disseram. “Por ter vindo da área de comunicação, todos esperavam que classe fosse bastante prestigiada na administração Nabor Wanderley, quando isso até o presente não aconteceu. A pasta de comunicação já foi ocupada por três jornalistas. Dois saíram queimadíssimo com a classe e o terceiro caminha para o mesmo abismo. Será? Trabalhar só com boa vontade e sem apoio não se chega a lugar nenhum.

Semana Universitária

O prefeito Nabor Wanderley, que estar dando total apoio a Semana Universitária de Patos, que tem a frente o petista Alexandre Nóbrega, anunciou na última quarta (21) a programação oficial da mesma. A abertura será sexta (23) com as seguintes atrações: Biquíni Cavadão, Forró Sacudido e Banda Feras. No sábado aniversário de Patos, se apresentam Magníficos, Mexe Ville e Flor da Pele. Fechando toda programação no domingo com Babado Novo e Uz Frajolas. Ótima opção.

Prepotência


Fui informado por uma fonte que na Convenção do PNMDB de Teixeira, realizada no último final de semana, o estudante de comunicação Thardélio, que fazia a cobertura do evento, foi proibido de exercer seu trabalho pelo então presidente do partido, o ex-petista Elenido Queiroz, que inclusive chegou a expulsá-lo do local na presença de várias pessoas. Se isso aconteceu, esse cidadão que já teve uma passagem medíocre pela administração municipal desse município deveria estar tentando conquistar as pessoas e não colecionando mais inimizades. Dessa forma em Teixeira, o PMDB não vai chegar a lugar nenhum.

Colunista do pbnoticias.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Raniere responde reivindicações da vereadora Peteca



O vereador Raniere Ramalho (PMDB), líder do governo da Câmara Municipal, após ouvir pronunciamento da vereadora Maria José Venâncio (Peteca), que cobrou na sessão de ontem, terça 20, da administração Nabor Wanderley uma série de ações para atender reivindicações populares, como reforma da lavanderia do Juá Doce, recuperação de cemitérios, limpeza do Canal do Morro e passagens para acompanhantes de portadores de câncer que precisam se deslocar para outros centros.


Raniere explicou à vereadora e demais parlamentares que todas as equipes da Seinfra estão empenhadas em resolver os problemas da cidade. Disse que algumas delas tiveram que ser deslocadas para ações mais urgentes, mas que o trabalho de melhorias nos cemitérios já começou com o cemitério São Miguel. Sobre as lavanderias, afirmou que o prefeito Nabor Wanderley está ciente dessa necessidade e que sua meta é reformar todas elas. Com relação ao Canal do Morro enfatizou que tem no seu cronograma de ações a referida limpeza, mas que este problema precisa de apoio da população, que em vez de colocar o lixo em locais que o caminhão passa recolhendo, alguns moradores acabam depositando os resíduos sólidos no leito do canal.


“Hoje a Prefeitura mantém uma série de obras, seja de pavimentação, tapa-buraco, construção de creche, de pontilhão, drenagem, de casas populares, levando infraestrutura para praticamente todos os bairros da cidade”, argumentou Raniere.

Polícia Civil em greve


Todas as delegacias do Estado amanheceram com as atividades paralisadas. O comando de greve anuncia que cerca de 85 por cento da categoria já aderiram ao movimento nessas primeiras horas desta quarta-feira, 21.

A greve deflagrada pelos policiais civis foi iniciada a meia-noite de hoje. Para esta quinta-feira, 22, está prevista a paralisação dos delegados de Polícia Civil. O movimento das duas categorias é por tempo indeterminado, segundo ficou decidido durante assembléias.
Para não prejudicar a população ficou decidido que 30% do efetivo prestarão atendimento, em cumprimento a determinação prevista em lei.
O presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Flávio Moreira, informou que a categoria exige apenas isonomia com as demais categorias da Corporação.
Diferente do pedido dos policiais civis, os delegados querem mais. Além da reivindicação de equiparação salarial com os procuradores ainda existem o pagamento total do Risco de Vida. As greves das duas categorias somente será suspensa quando de uma proposta por parte do governo do Estado.

Nova greve

Enquanto agentes, escrivãos e delegados da Polícia Civil da Paraíba entram em greve, os peritos oficiais do Estado e demais servidores de carreira do Instituto de Polícia Científica decidiram em assembléia paralisar as atividades por 24 horas na próxima sexta-feira, 23.

Na íntegra a nota dos peritos:

Os Peritos Oficiais do Estado da Paraíba e demais servidores de carreira do IPC - instituto de Policia Científica, conscientes da importância do papel que desempenham em favor do conjunto da sociedade no âmbito da segurança pública e sem considerar menos importante qualquer outra categoria, decidiram, em Assembléia Geral Extraordinária, paralisar suas atividades por 24 horas no dia 23.10.2009 e exigir um tratamento igualitário no que concerne a valorização salarial de todas as categorias que integram a Polícia Civil. Outrossim, informamos que somente a APO/PB - Associação dos Perito Oficiais do Estado da Paraíba e ASPOCEP – Associação dos Servidores da Polícia Científica do Estado da Paraíba, dispõe de legitimidade para falar em nome da categoria Polícia Científica do Estado da Paraíba.

WSCOM Online
Foto:pbnoticias.com

Autoestima



Inácio A. Torres - 21 de outubro de 2009

FILHOS PREFERIDOS


A palavra está em crise no âmbito familiar. As conversas das calçadas, que antes varavam a madrugada, hoje já não existem. Verifica-se uma verdadeira inversão de papéis entre os membros da família. Sobre esse assunto, repassamos este texto que nos foi encaminhado. É uma pena que não possamos citar o autor ou autora, mas pelo menos temos a certeza de que ele ou ela o produziu com o pensamento voltado para o bem comum e conscientização de pais e filhos. Leia com atenção e discuta em família.
 
Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido, aquele que ela mais amava. E ela, com um sorriso entreaberto respondeu:

-"Nada é mais volúvel do que um coração de mãe".

E, como mãe lhe respondo:- “o meu filho predileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma é meu filho doente, até que se cure.É o que tem fome, até que se alimente; o que está com sede, até que beba algo. É o que está estudando, até que aprenda. É o que está sem roupa, até que se vista. É o que não trabalha, até que esteja empregado. É o que se apaixona, até que se case. É o que se casa, até que conviva. É o que é pai, até que crie seus filhos. É o que prometeu, até que cumpra o prometido. É o que deve, até que pague sua dívida. É o que chora, até que se cale. E com o semblante bem distante daquele sorriso, completou: É o que já me deixou até que eu o encontre.

A seguir uma reflexão para a nova geração de pais de família. Somos das primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os mesmos erros que puderam ser cometidos por nossos progenitores. E, no esforço para abolir os abusos do passado, agora somos os mais dedicados e compreensivos, porém, por outro lado, os mais frágeis e inseguros que a história já conheceu.O grave de tudo isso é que estamos lidando com crianças mais “igualitárias”, beligerantes e poderosas que nunca existiram.

Parece que na nossa tentativa por sermos pais, queremos ser os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos os últimos filhos repreendidos pelos pais e os primeiros pais repreendidos pelos nossos filhos.Os últimos que tivemos medo de nossos pais os primeiros que tememos a nossos filhos. Os últimos que crescemos sob o comando de nossos pais e os primeiros que vivemos sob o julgo dos filhos.

O que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos que nossos filhos não nos respeitem.À medida que o permissivismo substituiu o autoritarismo, os términos das relações familiares mudaram de forma radical, para bem e para mal. De fato, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E, bons filhos às crianças que eram educadas e veneravam seus pais. Entretanto, à medida que os limites hierárquicos entre nós e nossos filhos foram desvanecendo, hoje em dia os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, mesmo que poucos os respeitem. E, são os filhos que agora esperam o respeito de seus pais, entendendo por tal que respeitem suas idéias, seus gostos, suas necessidades, suas formas de atuar e de viver. E que além disso os patrocinem no que necessitam para tal fim. Como se diz, os papéis se inverteram, e agora são os pais quem têm que alegrar a seus filhos para conquistá-los, e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que hoje em dia fazem tantos pais e mães para serem os melhores amigos de seus filhos e parecer-lhes “muito legal “.

Já foi dito que os extremos se tocam, e se o autoritarismo do passado fez com que os filhos tivessem medo de seus pais, a fraqueza do presente os enche de medo e desprezo por ver-nos tão perdidos e fracos como eles. Os filhos necessitam perceber que durante sua infância estamos à frente de suas vidas como líderes capazes de segurá-los quando não se podem conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.

Se o autoritarismo esmaga, o permissivismo afoga. Apenas uma atitude firme e respeitosa permitir-lhes-á confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque seguiremos liderando-os e não atrás os carregando e submetidos a sua vontade. É desta maneira que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio em que está submergindo a sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros, nem destino.



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Consumidores estão pagando energia a mais



Os consumidores brasileiros estão pagando R$ 1 bilhão a mais por ano pela energia elétrica devido a um erro no cálculo das tarifas desde 2002, informa neste domingo o jornal O Estado de São Paulo.
O descompasso ocorre porque o cálculo anual do reajuste da tarifa é feito com base nos 12 meses anteriores. Mas, como a demanda por energia cresce – e a arrecadação supera a elevação dos custos -, há uma sobra que é desconsiderada.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pela regulação do setor e pela conta das tarifas, não considera essa sobra de caixa para calcular os reajustes seguintes, relata o citado jornal.
 
paraibaonline

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 19/10/09

O POLIGLOTA


Já dissemos que Humberto de Campos é um dos maiores escritores do Brasil. Quer na prosa, quer no verso ele sempre saiu-se bem. Os seus contos, ensaios, artigos dão gosto de se ler. Como anedotista, Humberto é também um grande mestre. Realce-se: refiro-me a boas anedotas. A seguir uma delas.

"Achava-se Emílio de Menezes em uma roda da páscoa quando chegou um amigo e apresentou-lhe um rapaz que vinha em sua companhia:
- Apresento-te F. é nosso patrício e tem corrido o mundo inteiro. Fala corretamente o inglês, o francês, o italiano, o espanhol, o alemão...
O rapaz sorria, modesto, ante os elogios e a palestra voltou ao que era. Ao fim de uma hora, durante a qual, apenas proferiu alguns monossílabos, o viajante despediu-se e se foi embora.
- Que tal este camarada! Perguntou a Emílio, um dos da roda.
- Inteligentíssimo é, sobretudo, muito criterioso, opinou o rei dos boêmios.
- Mas ele não disse palavra.
- Pois, por isso mesmo, tornou Emílio. E, rindo: “você não acha que é ter talento, ficar calado em seis língua diferentes!

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Arquivo do blog