Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de maio de 2010

Curso de Enfermagem das FIP realiza CONGREFIP



Será realizado, entre os dias 19 e 21 de maio, o 1º Congresso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos (CONGREFIP). O encontro terá como principal objetivo atentar os acadêmicos e profissionais da área para temas relevantes da atualidade na área de saúde, como também servir a comunidade de Patos e região.
Tendo em sua programação a realização de palestras, debates minicursos, doação sanguínea, apresentação de trabalhos em póster e oral, entre outras atividades, o evento contará com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional. Na ocasião, o professor da Universidade do Porto, de Portugal, explanará sobre “A Evolução do Cuidar e da Formação em Enfermagem”.
De acordo com a coordenadora de Atividades Complementares do curso, o evento faz parte da 9ª Semana de Enfermagem. “Até o ano passado, nós tínhamos essa comemoração interna, que beneficiava somente os professores e alunos das FIP. Para ter uma amplitude maior, realizaremos agora o 1º congresso aqui nas FIP”, explicou.

A coordenadora lembra ainda que o CONGREFIP será direcionado aos acadêmicos de nível superior em Enfermagem; técnicos da ECISA - FIP e de outras Instituições de Ensino do estado da Paraíba; e profissionais da área. Segundo ela, alguns estudantes dos municípios de Cajazeiras, Santa Luzia e Campina Grande já efetuaram a inscrição. “Esperamos, dessa forma, que consigamos o maior número de alunos inscritos”, concluiu.

Segue abaixo a programação completa do CONGREFIP:

Dia: 19/05
Horário: 8h – Abertura com Grupo Folclórico da Região.

Horário: 10h – Palestra com o Dr. Gerson, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN – PB).
Tema: “Jornada de Trabalho, Piso Salarial do Enfermeiro, Ato Médico”.

Horário: 14h – Palestra com o Dr. Luiz Carvalho, professor da Universidade do Porto – Portugal.
Tema: “A Evolução do Cuidar e da Formação em Enfermagem”.

Dia: 20/05

Horário: 8h – Palestra com a Dra. Mirian Nóbrega, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Tema: “Sistematização da Assistência de Enfermagem”.

Horário: 10h – Palestra com o Sargento Luiz Lima, do SOBRATI.
Tema: “Atendimento Emergencial em Cardiologia”.

Horário: 14h – Palestra com a Dra. Mara, médica da cidade do Rio de Janeiro.
Tema: “Cuidados Especiais em Feridas e Curativos”.


Horário: 16h – Palestra com a Dra. Dolores, médica do SOBRATI, da cidade do Rio de Janeiro.
Tema: “Morte Encefálica; Doação de Órgãos; Fila Única de Espera, Manutenção do Potencial Doador; e Células Tronco”.

Dia: 21/05

Horário: 08h
Apresentação de Minicursos, Trabalhos em Póster e Oral; e Doação Sanguínea.

Horário: 14h
Apresentação de Minicursos, Trabalhos em Póster e Oral; Doação Sanguínea; e Amostra de SAE.

Horário: 16h
Feira de Fitoterapia e Entrega de Certificados.
ASCOM - FIP

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ricardo Coutinho é o primeiro pré-candidato a ser sabatinado por Central Única das Favelas

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, participou de um debate com representantes da Central Única das Favelas (Cufa-PB), na noite desta quarta-feira(5), inaugurando o projeto “Favela de Responsa”. Ricardo foi o primeiro dos pré-candidatos ao Governo da Paraíba a participar da gravação de um vídeo organizado pela entidade, contendo as propostas daqueles que pretedem disputar o cargo no dia 03 de outubro.   
A  gravação aconteceu na Associação dos Moradores do Funcionários IV, em João Pessoa, e contou com participação de dirigentes da entidade das cidades de Campina Grande, Cabedelo e Santa Rita, além da própria Capital.
Ricardo respondeu às perguntas dos integrantes da Cufa sobre moradia, segurança pública, saúde, geração e emprego e renda, dentre outros temas. Um dos pontos defendendidos pelo pré-candidato, foi a mudança de postura adotada pelos governantes no tocante a habitação popular.
“A habitação não pode ficar apenas no campo da construção de casas. É preciso criar condições para que as pessoas se sintam bem onde moram, dotando o lugar de infraestrutura, de escolas, de creches, de área de lazer, de posto de saúde. Enfim, é preciso garantir habitabilidade para as pessoas, que em resumo significa que os moradores precisam se sentir bem onde vivem e ter suas necessidades básicas atendidas”, ressaltou.
O socialista apresentou como exemplo a criação do residencial Gervásio Maia, construído no período que foi prefeito da cidade de João Pessoa. Em parceria com o Governo Federal, o município construiu 5 mil casas para moradores que viviam em áreas de risco da cidade. O conjunto recebeu saneamento básico, drenagem, pavimentação de suas principais ruas, além de uma escola, um posto de saúde, uma creche e uma praça pública, com anfiteatro, playground, quadra de esporte, pista de caminhada e, mais recentemente, aparelhos para musculação. 
Assessoria

Aumenta número de atendimentos do Janduhy Carneiro


As melhorias ocorridas nos últimos meses no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, seja na parte física, com reformas, ampliações e adaptações, associada à nova política adotada no pronto socorro com a classificação de risco provocaram aumento da demanda nos serviços do SUS, tendo os pacientes experimentado um retorno melhor e mais rápido, com resolutividade de suas necessidades clínicas. Novos profissionais foram contratados, a exemplo de neurocirurgião, reduzindo drasticamente a ida de doentes para outras localidades, tipo Campina Grande e João Pessoa.
Só para se ter uma idéia, em janeiro do ano passado foram realizados 6.028 atendimentos ambulatoriais. Já no mesmo período de 2010 o número subiu para 10.310. Houve mês que o pico chegou a mais de 15 mil atendimentos, a exemplo de março de 2009. Hoje a média gira em torno de 9 mil a 10 mil ao mês.
Também de janeiro de 2009 a janeiro 2010 foram realizadas 1.618 cirurgias, uma média de mais de quatro por dia. Aconteceram 191 cirurgias de catarata, distribuídas pelos meses de abril, outubro e novembro do ano passado e janeiro, fevereiro e março deste. Outra estatística levantada pela equipe técnica do Janduhy é com relação ao número de Autorização de Internamento Hospitalar (AIH). No mesmo período acima citado foram 4.480 internações.
Com o crescimento significativo de internações, pacientes de dezenas de municípios polarizados por Patos, a saída encontrada pela Secretaria Estadual de Saúde tem sido a ampliação no número de leitos, com a construção de novas enfermarias, em execução, e recuperação das existentes. 

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mulher é presa com maconha e cocaína nas partes íntimas

Uma mulher foi presa nesta quinta-feira (06) quando tentava entrar na cadeia pública do município de Cajazeiras, portando drogas nas partes intimas.

Conforme informações do cabo Filho, a própria guarda da cadeia realizou à primeira revisão na jovem, mas não obteve sucesso.

A moça foi levada à maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras onde uma enfermeira fez o exame do toque vaginal e ainda de acordo com o cabo, foi encontrado nas partes intimas da acusada 50 gramas de maconha e cinco gramas de cocaína.
paraibaonline

Prefeito de Catingueira e dono de livraria de Patos envolvidos em fraudes



Esquema contava com participação de prefeito, servidores públicos, advogado, comerciante e empresa privada. Recursos foram repassados pelo Ministério da Educação.

   A Justiça recebeu mais uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal em Sousa (MPF) contra o prefeito de Catingueira (PB) José Edvan Félix, outras seis pessoas e uma empresa privada. Todos estão envolvidos em desvio de recursos públicos repassados pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

   Em 2005, a prefeitura de Catingueira (PB) firmou o Convênio nº 811156/2005, para implantação de ações educativas complementares que promovessem a redução da exposição das crianças e adolescentes a situações de risco e vulnerabilidade, reduzindo os índices de repetência e evasão escolar na rede pública de ensino. Para tanto, firmou-se convênio no valor de R$ 35.628,64, sendo R$ 35.272,36 repassados pelo governo federal e o restante a título de contrapartida do município.

   Além do prefeito José Edvan Félix, a ação é em contra o ex-secretário municipal de Finanças José Hamilton Remígio de Assis Marques; o advogado José de Arimatéia Rodrigues Lacerda; os ex-membros da Comissão Permanente de Licitação Marcones Gomes Alencar, Erasmo Félix de Sousa e Teóclito Gomes de Caldas; o comerciante José Florentino de Melo e a empresa Livraria Patoense Ltda.

   Na ação, o MPF descreve com detalhes a conduta de cada envolvido. Para o MPF, o prefeito, José Edvan Félix, ordenador de despesas e responsável pela correta aplicação dos recursos repassados, fraudou procedimento licitatório, desviou recursos do Convênio nº 811156/2005 e utilizou documentos falsos nos processos de despesas. Além disso, deixou transcorrer o prazo legal e não apresentou a prestação de contas ao órgão concedente.

   José Hamilton Marques (ex-secretário municipal de Finanças) e José de Arimatéia Lacerda (advogado - assessor técnico em licitações) são, para o MPF, os responsáveis pela fraude ao processo licitatório nº 005/2006, mediante a utilização de documentos falsos e/ou pertencentes à empresa ‘fantasma’. Ainda, o ex-secretário e o prefeito José Edvan Felix desviaram recursos do Convênio nº 811156/2005, utilizando documentos falsos para instruir processo de despesas e ocultar o desvio.

   Além disso, os ex-membros da Comissão Permanente de Licitação Marcones Gomes Alencar, Erasmo Félix de Sousa e Teóclito Gomes de Caldas, concorreram para fraude ao convite nº 005/2006, ao assinar documentos falsos utilizados pelo assessor técnico da prefeitura de Catingueira para montar processos licitatórios. Já o comerciante José Florentino de Melo, representante legal Livraria Patoense, concorreu para a fraude licitatória ao fornecer documentos de habilitação da referida empresa para fraudar o procedimento licitatório e adjudicar o objeto à empresa MS Comércio e Serviços.

   A ação, assinada pela procuradora da República Lívia Maria de Sousa, foi autuada em 16 de março de 2010, recebeu o número 0000856-68.2010.4.05.8202 e tramita na 8ª Vara Federal. O município paraibano de Catingueira está localizado a 346 km da capital.

Pedidos

   Pede-se a condenação José Edvan Félix e de José Hamilton Remígio de Assis Marques, nas sanções do artigo 12, incisos I, II e III, da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa),, quais sejam o ressarcimento integral do dano (no caso R$ 35.628,64, valor atualizado até 24 de janeiro de 2006), a perda dos bens de valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 8 a dez anos, e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 10 anos.

   Para Marcones Gomes Alencar, Erasmo Félix de Sousa, Teóclito Gomes de Caldas, José de Arimatéia Rodrigues Lacerda, José Florentino de Melo e Livraria Patoense Ltda, requer-se condenação nas sanções do artigo 12, inciso II, da Lei nº 8.429/1992, quais sejam o ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

   Além disso, subsidiariamente pede-se a condenação dos promovidos nos termos do artigo 12, inciso III, da referida lei.

Outro caso

   Em 10 de fevereiro deste ano, o MPF ajuizou a Ação de Improbidade Administrativa nº 0000422-79.2010.4.05.8202, contra o prefeito de Catingueira (PB) José Edvan Félix, outras seis pessoas e uma empresa privada. Mas, neste caso, houve desvio de recursos públicos repassados pelo Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

   O acompanhamento dessas duas ações de improbidade pode ser realizado através da página da Justiça Federal, em http://www.jfpb.gov.br/consproc/resconsproc.asp, bastando, para tanto, colocar o número do processo ou nome da parte.

Ação de Improbidade Administrativa nº 0000856-68.2010.4.05.8202
MPF-PB
Foto:rpscom.blogspot.com
Foto

Momento cultural: Reginaldo Poeta

IFPB convoca mais 13 aprovados para ensino superior


O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) convocou mais 13 aprovados no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencherem as vagas remanescentes nos cursos superiores. O edital n.37 de convocação com os nomes e as normas de matrícula pode ser acessado no site www.ifpb.edu.br, no link Ensino, Editais 2010, mês de maio.
Os candidatos contemplados nesta nova convocação são para os campi em João Pessoa, Monteiro e Picuí. Eles devem efetuar a matrícula até sexta-feira, 7 de maio, no Campus para o qual se inscreveram. O horário de matrícula em cada cidade está discriminado no edital.
A documentação exigida inclui: duas fotos 3x4; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, da carteira de identidade, do CPF, do título de eleitor e prova de quitação com a justiça eleitoral (maiores de 18 anos), do certificado de reservista (sexo masculino), e do certificado de conclusão do ensino médio acompanhado do histórico escolar.
Em João Pessoa, há um convocado para Licenciatura em Química. Em Picuí, há sete convocados para Agroecologia. Em Monteiro, estão sendo convocados cinco aprovados para Tecnologia em Construção de Edifícios. Os convocados são para preencher vagas do segundo período cujas aulas estão previstas para iniciar em 2 de agosto.

Ascom do IFPB

A Candidatura de Bonifácio Rocha a deputado federal!


A menos de um mês das convenções, podemos avaliar a pré- candidatura do Ex-Vereador de Patos por dois mandatos, e o atual primeiro suplente de deputado federal pelo PSB, da coligação passada com o PMDB, o Contabilista, o Economista Bonifácio Rocha, como uma grande promessa caso seja eleito deputado Federal desta vez. Na campanha passada ele obteve quase 27 mil votos no estado.
Bonifácio eu conheço de perto ele foi Vereador junto comigo, e eu sei e tenho a certeza absoluta que será um grande Deputado Federal caso Patos e a Paraíba elejam desta vez.
Ele terá nesta campanha algo diferente da outra, ele terá um palanque oficial com um candidato a Governador do seu partido PSB e toda estrutura  para sua campanha rumo a Brasília.
Ele tem todos os pré-requisitos para assumir um mandato de Deputado Federal, só depende de Patos e a região, e sua legenda não será tão alta como a dos outros partidos tidos como grandes e somente poderemos avaliar melhor após as convenções para se ter uma idéia se vai haver coligações proporcionais e com quem.
Haverá vários candidatos, acredito é mais opção para o povo de Patos escolherem o melhor que pode representar na Câmara Federal.
Bonifácio está preparado a meu ver, para ser um dos representantes de Patos no Congresso Nacional, o Brasil precisa urgentemente de uma reforma tributária, e ninguém neste momento para superar o conhecimento que Bonifácio tem sobre este assunto em nossa cidade de Patos, falando dos pré-candidatos atuais de Patos.
Sabemos que cada um dos pré-candidatos a Deputado Federal tem sua experiência em sua área de trabalho que milita no dia a dia, estou especificando este assunto da reforma tributária, porque é hoje um clamor de toda sociedade Brasileira.
Patos e a grande Patos têm mais de 120 mil votos, e Bonifácio está trabalhando em toda a Paraíba, em busca do seu mandato, e não será surpresa que obtenha desta vez o mandato de Deputado Federal.
Como seria muito bom se nós tivéssemos mais de dois Deputados Federais de Patos, já tivemos muito mais no passado e poderemos ter uma grande novidade nesta eleição.
Sabemos que o dinheiro não é tudo em uma eleição, ele ajuda, mas pode também atrapalhar. Bonifácio não dispõe desses recursos financeiros, mas tem uma conduta ilibada, respeitada por todos nós.
Deus possa iluminar nesta jornada que não é nada fácil, rogo a Deus para protegê-lo e conceder a sua vitória.
Madiel Conserva - Analista Político

Empresários estrangeiros visitam Sebrae nesta quinta-feira



O gerente regional do Sebrae Patos, Aldo Nunes, recepciona na manhã desta quinta-feira 06, empresários do México, Chile e Espanha. O intercâmbio comercial será marcado às 13h da manhã com uma reunião, no auditório do Sebrae, na Rua do Prado, quando industriários de Patos vão apresentar aos estrangeiros alguns produtos. A idéia é levar a países europeus artigos confeccionados em Patos, numa tentativa de ampliar cada vez mais o mercado consumidor dos produtos fabricados na Morada do Sol. 

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 06 de maio de 2010

AOS PAIS E  MÃES  DE  HOJE  E DO  AMANHÃ...

Recebemos como sendo de Affonso Romano de Sant'Anna, esse grande escritor brasileiro da atualidade. Pela reflexão nele contida, sugerimos a leitura e discussão desse texto por todos os membros da família.

“Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos seus próprios filhos. É que as crianças crescem independentes de nós, como aves tagarelas e pássaros estabanados. Crescem sem pedir licença à vida. Crescem com uma estridência alegre, e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias de igual maneira.Crescem de repente.

Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu?Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal?A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil...

E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça! Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos, soltos. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros. Ali estamos, com os cabelos esbranquiçados. Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas.

E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros. Principalmente com os erros que esperamos que não repitam. Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos. Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e do judô. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas.

Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, pôsteres, agendas coloridas e discos ensurdecedores.

Não os levamos suficientemente ao Playcenter, ao Shopping, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado. Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.

No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscina e amiguinhos. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim. Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados. Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas "pestes".

Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora, se a gente tinha desaprendido, reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca de felicidade. E que a conquistem do modo mais completo possível.

O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado,  não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco.
Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de re-editar o nosso afeto. Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam.

Aprendemos a ser filhos depois que somos pais...Só  aprendemos a ser pai depois que somos avós...”

Que Deus esteja conosco e com nossos filhos sempre.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Zé Lesin neste sábado em Patos, "não perda"


Um dos espetáculos de humor mais assistidos dos últimos tempo, “A saga de um matuto”, com o humorista Nairon Barreto, incorporado no personagem Zé Lesin, aporta em Patos neste sábado, com show programado para começar às 22h no Patos Tênis Clube.
É grande a expectativa do público que aguarda ansioso pela apresentação de Zé Lesin para extravasar sua alegria, com as piadas e causos bem narrados pelo mestre em fazer rir.

Segundo a organização do evento cultural, para melhor acomodar o público, pelos menos 300 mesas serão colocadas na quadra do clube, o que garantirá 1.200 pessoas sentadas. Um palco também foi contratado com o objetivo de oferecer melhor visibilidade ao artista, que costuma representar as personagens das piadas e fazer coreografias.

Nascido em João Pessoa-PB, Nairon é formado em Comunicação Social e Direito pela UFPB . Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro. Após apresentar-se em barzinhos e teatros, participou da Escolinha do Professor Raimundo a partir de 1998 (quando o programa foi transformado em um quadro do Zorra Total), da  Globo. Na ocasião, alterou o nome de seu personagem, de Zé Paraíba para Zé Lezin. Nairon atuou na "Escolinha" durante seis anos.
Em 2004, Nairon Barreto apresentou um programa de televisão aos domingos, na TV Guararapes de Recife, chamado "A Bodega do Zé", além de um programa matutino na Rádio Clube do Recife. No ano seguinte, lançou seu primeiro DVD, intitulado Ze Lezin Com Platéia Vip, onde conta piadas. Ainda em 2005 criou o espetáculo "O Peru do Zé Lezin".
Em 2006 realizou, durante a Copa do Mundo o show "Zé Lezin na Copa e na Cozinha", com piadas e textos adaptados sobre futebol. No teatro, atuou na peça "Em Briga de Marido e Mulé Ninguém Mete", juntamente com o ator pernambucano Jeison Wallace (Cinderela). No espetáculo, Nairon e Jeison vivem um casal que resolve discutir a relação.
Em 2008, lançou seu segundo DVD, intitulado Zé Lezin da Paraíba. O DVD foi gravado em Recife, no Teatro Guararapes]. No mesmo ano, lançou os shows "O Fim da CPMF - Contribuição Para Minha Família", "A Fuleragem de Zé Lezin" e "A Volta para os que Não Foram".
Nairon Barreto também já fez participações no programa Show do Tom.

Ricardo Coutinho defende diálogo entre sindicatos e poder público, mas diz que entidades precisam manter autonomia

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, e o pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), participaram de um debate com representantes de entidades sindicais, na noite desta terça-feira (4). Ricardo Coutinho defendeu a autonomia das entidades e o diálogo permanente com o poder público, para a implantações de ações conjuntas que tragam benefícios aos trabalhadores.
O socialista lembrou que é a partir do diálogo com os sindicatos e com as entidades representativas de classe, que a administração pública pode garantir políticas que possibilitem melhoria de vida aos trabalhadores.
Ele citou como exemplo, a criação  de conjuntos habitacionais, ou mesmo a reserva de casas dentro desses conjutos, para categorias profissionais, como aconteceu no Gervásio Maia, em João Pessoa, com os ambulantes; ou mesmo a liberação de linhas de créditos especiais, a exemplo do ‘Cinturão Verde’, dentro do Empreender-JP, também na Capital.
“Os trabalhadores têm que ser vistos como parceiros da administração e não como adversários, como deixou transparecer, recentemente, o atual governador do Estado, que atribuiu os problemas de gestão da Cagepa, aos servidores que lá atuam. Isso é lamentável, mas é o que podemos esperar de um governo que tem como moeda reinante o apoio político, incompatível com os nossos dias”, afirmou.   
Respeito – O pré-candidato ao Senado e ex-goverador, Cássio Cunha Lima, disse que a Paraíba está prestes a viver um momento importante na busca por uma sociedade mais democrática. “Será possível virar a página da perseguição, da intolerância, da tentativa de imposição de um pensamento único e do desrepeito ao contraditório”, comentou.
Cássio criticou a gestão que não consegue lidar com as críticas e com a oposição e lembrou que na época em que foi governador manteve o diálogo com os sindicalistas e até com gestores que estavam em partidos que faziam oposição ao seu governo, a exemplo do próprio Ricardo Coutinho. “É este pensamento de respeito mútuo que nos possibilita respeitarmos as diferenças e estarmos hoje do mesmo lado”, frisou.
A reunião com os representantes de entidades sindicais aconteceu no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan-PB).
PSB - Assessoria de imprensa

terça-feira, 4 de maio de 2010

Faturamento médio com o mercado de eventos cresce 140% e exige mais profissionalização

Referência em planejamento, o consultor Paulo Bruin faz palestra nesta terça-feira, 4 de maio, em João Pessoa sobre a perspectiva do mercado de eventos  

O faturamento médio com o mercado de eventos em João Pessoa mostra sinais de crescimento expressivo. No período de 2005 a 2009, a movimentação média/anual saltou de R$ 10,5 milhões (entre 2005-2007) para R$ 25,3 milhões (2008-1009), alta de 140%, de acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba e o Convention Bureau.

Contudo, a expansão desse novo mercado vai exigir cada vez qualificação na gestão das micro e pequenas empresas do setor e também dos profissionais de João Pessoa como forma de não perder competitividade com as empresas dos estados vizinhos. Com o intuito de preparar os profissionais que apostam no crescimento  desse setor, o consultor Paulo Celso Bruin ministra palestra:  ‘Prospecção de Negócios & Clientes no Mercado de Eventos’, nesta terça-feira, às 19h, que marca a aula inaugural do curso de formação em ‘Empreendedores de Eventos’. A palestra acontece no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, na Capital.

“O objetivo dessa aula é abordar o perfil do profissional de eventos, bem como a parte de captação de recursos financeiros para os eventos. Muitas vezes falta conhecimento por parte das empresas do setor para buscar o patrocínio. Outros desconhecem  linha de financiamento do governo para a organização do evento”, avalia o consultor Paulo Celso Bruin.         

Apesar dos números apontarem para um mercado favorável, a formação profissional será indispensável com o aumento da competitividade. Para Regina Amorim, gestora estadual de turismo do Sebrae Paraíba, “ingressar em um curso ‘Empreendedores de Eventos’ tem sido uma oportunidade estratégica, pois o profissional sai habilitado para fazer um bom planejamento, qualifica a gestão e a organização da empresa para  realizar eventos dos mais diversos tipos e finalidades”, revelou.

O diretor executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, considera fundamental a realização de mais um curso com foco no turismo de evento na capital. “Com a construção do Centro de Convenções na Capital, a estimativa é que o faturamento receba um incremento de mais R$ 100 milhões a cada ano devido à demanda por novos serviços. Precisamos estimular esse segmento diante da demanda de mercado por novos serviços”, conta o executivo

Serviço -  O curso de formação em ‘Empreendedores de Eventos’ são 200 horas/aulas com conteúdo teórico e prático. Ele será encerrado em setembro deste ano com a realização de eventos produzidos pelos alunos. O curso formou a primeira turma em 2006 e já contabiliza resultados surpreendentes como a realização do ‘Salão das Noivas’ e o show diário de Jurandir do Sax, na Praia do Jacaré, local que foi transformado em um dos pôr-do-sol mais famoso do país.
 

FGTS libera R$ 1 bi para vítimas das chuvas no Brasil


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) liberou nesta terça-feira (4) R$ 1 bilhão para o programa Pró-Moradia, que financia a construção de conjuntos habitacionais e outros projetos de infraestrutura nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Com a liberação, o orçamento do programa este ano passa a ser de R$ 2 bilhões.

A ideia do Ministério do Trabalho é utilizar o recurso adicional em uma linha de crédito emergencial para ajudar pessoas que tiveram casas destruídas pelas chuvas, principalmente no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi quem apresentou a proposta ao Conselho Curador do FGTS. Segundo ele, “o importante é garantir que os recursos sejam utilizados no socorro e restabelecimento das condições de vida das vítimas”.

As prefeituras e os estados que queiram utilizar as linhas de crédito deverão apresentar projetos de aplicação dos recursos.

O FGTS financiará até 95% do valor do investimento em urbanização e regularização de assentamentos precários. Para a construção de conjuntos habitacionais e projetos de desenvolvimento social, o limite é de 92,5%. Cada família pode receber valores que variam entre R$20 mil e R$30 mil.
Agência Brasil

Concursados da Polícia Civil promoverão protesto e carreata no próximo sábado

Os concursados da Polícia Civil decidiram promover mais um protesto para cobrar o andamento do concurso da Polícia Civil que já se arrasta por quase dois anos sem conclusão. O protesto será realizado no próximo sábado e o presidente da Aspol e pré-candidato a Deputado Federal pelo PSB Flávio Moreira participará da atividade.

“Este é o governo da ilha da fantasia. É o governo da mídia e da propaganda enganosa que entrega viaturas, mas esquece dos concursados da Polícia Civil e ainda os chama de herança maldita. Estaremos sempre engajados nesta luta justa e que deve ser de toda a sociedade. Os que passarem lá e forem amigos, conhecidos ou nos reconhecerem, terão seu carro adesivado!”. Dispatou Flávio Moreira.

Confira o calendário completo da mobilização aqui: http://concursadospcpb2008.wordpress.com/2010/05/03/acao-carreata-0805-%e2%80%93-joao-pessoa/

Da Redação com Ascom

Corinthians x Flamengo: ingressos esgotados


Da Redação com Gazeta Press
Nesta segunda-feira, todos os ingressos disponíveis para o confronto de volta entre Corinthians e Flamengo, válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores, foram esgotados. Dessa forma, as bilheterias não serão reabertas nos próximos dias.

Grande parte da carga destinada aos corintianos foi adquirida pelos torcedores alvinegros cadastrados no programa Fiel Torcedor, que tiveram prioridade na compra, realizada via internet. Tal iniciativa, além de facilitar a compra por parte da torcida, evita confusões e filas quilométricas. Até domingo à noite, 32.400 entradas já haviam sido comercializadas.

Assim como o Maracanã na última quarta-feira, que foi lotado por 62.247 pagantes, o Pacaembu, cuja capacidade é próxima de 35 mil pessoas, terá casa cheia e festa nas arquibancadas. O Flamengo, que venceu por 1 a 0 no primeiro jogo, se classifica à próxima fase com um empate. A partida terá início às 21h50.

Espaço Sindical


SERVIDORES DE MALTA E CONDADO PARALISARAM ATIVIDADES


     Os servidores públicos municipais de Malta e Condado, paralisaram as suas atividades desde a última segunda-feira, por estarem com dois meses de salários atrasados.
    O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves,afirmou que a revolta é generalizada pois os gestores municipais recebem os recursos do FUNDEB e do FPM, e ignoram o pagamento de salários desses trabalhadores, desviando o dinheiro para outros pagamentos.
    Gonçalves citou o exemplo de Malta, onde o próprio chefe de gabinete, airmou que comprou kit para os estudantes com o dinheiro do FUNDEB. “ Isto é uma demonstração de que o salário dos servidores não está sendo prioridade do gestor municipal, pois você comprar kit para aluno e deixar de pagar a um pai de família, a uma mãe que só tem um salário mínimo para sobreviver, pagar feira, água, luz, aluguel, farmácia, é uma tristeza”. Disse Gonçalves.
    O Município de Malta pagou apenas aos professores o mês de março e os demais servidores estão com salários atrasados de março e abril, onde o Município já recebeu mais de 1 milhão de FUNDFEB E FPM, referente a esses dois meses.
   Os vereadores e vereadores devem se pronunciar sobre essa situação, pois se apresentam como defensores do povo e numa situação dessas, ninguém defende o servidor público. Reclamou o sindicalista.
    Foi firmado um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta no Ministério Público da Comarca de Malta, o prefeito se comprometendo a pagar no dia 30 de abril o mês de março a todos os servidores, mas pagou apenas aos professores. O sindicato já comunicou esse fato a Promotoria e a prefeitura terá que pagar além dos salários,mais um salário mínimo por dia de descumprimento do acordo. Disse Gonçalves.
    No Município de Condado, os servidores também paralisaram as atividades por tempo indeterminado, pois apenas os professores e alguns servidores da saúde receberam o mês de março e os demais servidores continuam sem receber março e abril.
     O sindicato já formulou denuncia junto ao Ministério Público em Malta, onde o prefeito deve ser convocado imediatamente para resolver esse pagamento dos servidores municipais.
    O SINFEMP na manhã da segunda-feira, solicitou do Ministério Público que entre com uma Ação Civil Pública bloqueando os recursos desses municípios para assegurar o pagamento em dias de todos os servidores públicos municipais.
    “A única maneira de resolver a situação é justamente através do bloqueio desses recursos, pois os gestores municipais ficam brincando com os servidores, atrasando seus salários, como se fosse uma coisa normal. Disse Gonçalves.
     “ Procure saber quantos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, estão com salários atrasados nessas cidades?” Nenhum. Respondeu José Gonçalves.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Violência doméstica contra a mulher: eficiência e efetividade à aplicação da Lei Maria da Penha


Por Shirley Costa
A violência vem crescendo absurdamente, mas um caso que vem sendo muito assustador é a violência gerada no âmbito onde deveríamos estar mais protegidos, em nosso próprio lar. Os dados são alarmantes, entre eles estão: Um em cada 5 dias de falta ao trabalho no mundo é causado pela violência sofrida pelas mulheres dentro de suas casas; a cada 5 anos, a mulher perde 1 ano de vida saudável se ela sofre violência doméstica; na América Latina, a violência doméstica atinge entre 25% a 50% das mulheres; o espancamento atinge quatro mulheres por minuto no Brasil. 
  
Há muitos anos a sociedade brasileira vem buscando mecanismos para coibir a violência doméstica, principalmente quando contra as mulheres esta busca incansável e imprescindível promoveu vários manifestos públicos do tipo passeatas, campanhas, publicidade na mídia, eventos jurídicos, dentre outros artifícios, todos utilizados como forma de tentativa para que o Estado tomasse uma atitude utilizando sua competência para assegurar a integridade física, psíquica e moral das mulheres.  Este descaso foi por longas décadas acobertado pelo adágio popular que diz “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, dito popular que promovia o mascaramento da tomada de atitudes por parte de todos e não apenas do Estado.
Com a evolução dos tempos, o caso foi se agravando e se tornando cada vez mais assustador, assumindo proporções estatísticas consideráveis e preocupantes, tornando-se cada vez mais necessário a efetivação de normas acolhedoras que pudessem coibir o problema e promover a punição dos agressores, de maneira a proteger a mulher das violências praticadas dentro do seu ambiente familiar.

Em 07 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei de nome Maria da Penha de nº 11.340, cujo objetivo principal é defender a mulher da violência doméstica e familiar, promovendo meios de segurança à sua integridade física e as penalidades passíveis para os infratores. Antes dessa lei, não só a mulher, mas também o homem já recebia proteção advinda da Lei n º 10.886/04 que tipificou pela primeira vez o crime de violência doméstica no Brasil, no entanto, vinculou-o à lesão corporal como figura qualificada. Esta lei acrescentou ao artigo 129 do nosso Código Penal os parágrafos 9º e 10º disciplinando assim a violência doméstica.
Segundo o dispositivo legal, lesão praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjugue ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade constitui lesão corporal na modalidade violência doméstica.
Porém com o advento da Lei Maria da Penha, a mulher, ser mais frágil da relação recebe uma maior proteção, o que não significa que o homem, que também é vítima da violência doméstica, porém em número bem menor de casos, não receba a devida proteção, esta continua sendo regulada pelo Código Penal, caracterizando lesão corporal qualificada.
 A Lei Maria da Penha foi preconizada com o intuito de preservar, assegurar, e proteger a mulher da violência doméstica e familiar, atentando a perversa realidade em que vivemos, onde as mulheres são submetidas aos maus tratos no lugar em que deveriam sentir-se mais protegidas, “ em seu lar”. Vale salientarmos que seu intuito principal é a prevenção deste crime e não a punição do infrator.
No que se refere à atualidade, evidencia-se no cotidiano que os casos de violência são crescentes, incidentes, reveladores e presentes em todos os meios sociais e que apesar da existência da Lei e da sua aplicabilidade as estatísticas ainda são assustadoras embora com ações rígidas de punição.
Na prática, a referida lei pode não ser perfeita, como todos gostaríamos que fosse, mas a despeito de algumas imprecisões e quiçá, erros, ela constitui um passo significativo no sentido de assegurar às mulheres um dos seus mais elementares direitos humanos fundamentais, qual seja, direito à integridade física, psíquica, sexual e moral.
 Quantas Marias, quantas Anas, entre outras, terão que dar sua vida para que a justiça crie mecanismos mais severos e efetivos na busca de atenuar ainda mais esse crime da esfera social?
A Paraíba vem construindo um histórico assustador referente a esse tipo de violência. Casos e mais casos são relatados diariamente, a população se assusta mais a cada dia mas nossa justiça vem reagindo a estes estímulos. Porém, diante da falta de recursos e problemas enfretados pelo nosso Poder Judiciário, nosso estado está situado entre os três estados ausentes de Juizado Especialiazado em Violência Doméstica. Nesses estados, o atendimento é realizado em Juizados Criminais. A instalação de uma vara especializada consome recursos porque precisa de diversos profissionais a exemplo de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
Na busca de mais eficiência e efetividade à aplicação da Lei Maria da Penha, o Conselho Nacional de Justiça tem como meta que até 2011 todos os estados do país tenham um Juizado Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher. O Tribunal de Justiça da Paraíba inseriu no texto do anteprojeto da nova Lei de Organização e Divisão Judiciárias do estado da Paraíba (Loje), a criação do Juizado Especial da Violência Doméstica. Este, segundo a proposta, com a respectiva equipe multidisciplinar, constituída por psicólogos, médicos, assistentes sociais e outros profissionais que serão responsáveis pelo apoio às vítimas. A Comissão de Organização e Divisão Judiciárias, responsável pela elaboração da nova Lei, encontra-se analisando as emendas propostas pelos membros do Tribunal.

Shirley Costa da Silva
Advogada e Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e colunista do pbnoticias.com

Arquivo do blog