Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de agosto de 2009

Jovens são presos na Serra de Teixeira por tentativa de rouba

Por volta das 18h30min. da noite de ontem (sexta-feira 31/07), dois jovens, Rafael Torres de Lima, 20 anos, residente a rua Alto da Tubiba, Patos – PB e um menor de 17 anos, também da cidade de Patos são acusados de tentativa de roubo contra Antônio Carlos Araújo Mamede de 39 anos, casado e Sebastião Natalino, casado, 32 anos, ambos residente no Sítio Cachoeira Município de Matureia.

Segundo informações da Polícia Militar da cidade de Teixeira, Antônio Carlos Araújo Mamede e Sebastião Natalino vinham da cidade de Patos com destino à Matureia em uma moto Honda CG 125 Fan, cor preta, placa MNW 2374-PB, quando na Serra do Teixeira, precisamente na curva do “apertar da hora” foram abordados pelos dois jovens, Rafael Torres Lima e o menor de 17 anos, não parando na abordagem os acusados dispararam contra as vítimas chegando a atingir gravemente Sebastião Natalino, os acusados fugiram do local.

Logo após a tentativa de roubo, a Polícia Militar de Teixeira com o apoio do Choque e os policias de transito da cidade de Patos, conseguiram prender os acusados, que foram encaminhados para delegacia de Policia da cidade de Patos.

Com os acusados a policia encontrou um revolver Tauros Calibre 38, sem nenhuma munição, uma Beretta (arma de fogo), com carregador e 6 munições intactas.

Antônio Carlos Araújo Mamede e Sebastião Natalino foram socorridos por uma ambulância do SAMU e conduzidos para o Hospital Regional da cidade de Patos.

A operação foi comandada pelo Sargento Alvino da PM de Teixeira.

Edney Lisboa

Novo piso salarial do comercio de Patos começará a ser pago esta semana


Os trabalhadores do comércio e serviços de Patos começarão no mês de agosto a receber o novo piso salarial da categoria reajustado no mês de julho para R$ 510,00. O aumento concedido a categoria foi de 9, 68%, para os servidores que ganham o piso, como também para os que recebem acima.
Como o pagamento geralmente é efetuado nos primeiros dias úteis do mês, a expectativa do presidente Everaldo Lima é de que esta semana haja o início do pagamento em grande parte das empresas do setor.

Impacto financeiro

De acordo com estimativas do Sindicato dos Comerciários de Patos, o impacto do novo salário na economia da cidade deve ultrapassar a casa de 200 mil reais mensais, levando em conta que mais de 2 mil servidores sobrevivem diretamente do comércio e serviços, e parte deles recebem acima do valor mínimo de R$ 510,00.

Genival Júnior

Rádio Espinharas: 59 anos de história


A Rádio Espinharas de Patos está completando hoje (1º de agosto) 59 anos de existência. Durante todo o dia uma programação especial está sendo levado ao ar, comemorando a data.

O ponto alto das comemorações foi no horário de 12h00m (meio dia) às 13h00m (uma da tarde), onde os jornalistas Marcos Oliveira, Damião Lucena e Genival Júnior, comandaram um programa especial, trazendo a história, fatos, depoimentos, e a participação de vários ouvintes parabenizando a emissora.

O que chamou a atenção foi a quantidade de ouvintes que ligaram de outros estados para o programa, pois todos estavam acompanhando ao vivo pela internet. Participaram patoenses do Acre, Bahia, São Paulo, Amazonas dentre outros.

Durante o programa fora anunciadas novidades para a emissora, como o aumento da potência, com qualidade digital, e a possibilidade do Grupo Espinharas ganhar em breve uma nova emissora que será operada em freqüência modulada FM.

HISTÓRICO

Primeira emissora de Rádio da Capital do Sertão, a exemplo das demais existentes na atualidade, chegou pelas mãos de políticos e objetivava propiciar espaços eleitorais em meio à comunidade, levando-se em consideração o poder da radiofonia.

A Rádio Espinharas, ZYZ-6, operando em 1470KHz, foi instalada no ano de 1950, trazida pelas mãos de Pereira Lira, homem bastante influente no Governo Federal, que disputava a eleição de senador concorrendo com Ruy Carneiro.

Na mesma época ele conseguiu as emissoras Arapuan de João Pessoa e Caturité de Campina Grande. A primeira pessoa a se pronunciar nos microfones da Rádio Espinharas, montada por Teófilo de Vasconcelos, foi o então deputado Ernani Sátyro, momento em que criava o seu slogan: “Patos falando mais alto e para mais longe”. Tal registro se deu às 16:15 horas, do dia primeiro de agosto.

A direção foi confiada ao Dr. Manuel Quinídio Sobral, enquanto a gerência administrativa e financeira ficou a cargo do Dr. Chico Soares. Os primeiros locutores foram: Zé Rodrigues, Gilberto da Estatística, Professor Rosalvo e a jovem Celina.


patosonline.com Foto:patosemrevista


20 anos sem Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”



A Praça Alcides Carneiro em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, foi palco do Tributo a Luiz Gonzaga. Esse ano completa-se 20 anos que “O Rei do Baião” nos deixou, mas suas músicas estão eternizadas para sempre pelo legado cultural que elas representam não só para o povo Nordestino, mas para todo o Brasil.
Como já acontece há Cinco anos, o radialista e músico Aécio Flávio colocou o gibão, o chapéu de couro e o óculos escuros para cantar com amigos em homenagem a Luiz Gonzaga. Ao seu lado estavam Zé Nilton do Acordeom, Goró na Sanfona, Carrapêta no zabumba e Miguel Félix (Miguelão) na segunda voz e triangulo. A Fundação Ernany Sátiro trouxe sob a regência de Joaquim do Clarinete um grupo de meninos que com flautas doces encantaram aos presentes com músicas do homenageado. A FUNES através do seu presidente Romildo Sousa entregou uma comenda a Aécio Flávio pela realização do evento que já se tornou tradição.
O Gerente de Cultura, Jamerson Ferreira, Zé Nilton do Acordeom, Joaquim do Clarinete também foram homenageados pelo trabalho que desenvolvem junto às atividades culturais. Aécio Flávio entre uma música e outra esclarecia aos presentes um pouco da história das músicas de Luiz Gonzaga e alfinetou aos que deixaram de apoiar o evento. Lembrou o apoio recebido dos Deputados: Francisca Mota, Socorro Marques, Dinaldo Wanderley e Antônio Mineral.
Luiz Gonzaga “O Rei do Baião” representa a própria cultura nordestina através de suas canções que viraram hinos do nosso povo. Lembrar suas músicas, a resistência e a força do seu forró, é contribuir para que as gerações de ontem e de hoje não o deixem de ouvir e reproduzir esse rico legado cultural que ele nos oferece.

Jozivan Antero

Estréia de Padre Francisco


Quem chega para assinar coluna no www.pbnoticias.com, ampliando o seleto leque de comentaristas, é Francisco Almeida de Lucena, ferrenho defensor das igualdades e diretos humanos. Provocar o debate de idéias construtivas para um mundo melhor tem sido a tônica dos belos textos de Almeida, para qual o pbnoticias e seu co-irmão, garimpandopalavras, desejam boas vindas. Acompanhe a coluna de Francisco Almeida no www.pbnoticias.com.

Veneziano consultará população para saber se concorre ao governo do Estado



A dúvida parece persistir na cabeça de Veneziano Vital Filho (PMDB), prefeito de Campina Grande, em relação ao pleito de 2010. Sendo um dos principais nomes em evidência para concorrer ao cargo de governador, ele terá outros concorrentes bastante fortes e que não abrem mão de postular o mesmo cargo, pelo menos isso tem sido demonstrado pelo atual governador José Maranhão, líder estadual do PMDB, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cícero Lucena (PSDB).

Veneziano vai colocar para os campinenses sua decisão. Está encomendando pesquisa, que será realizada nas próximas semanas, a qual fará consulta popular. Os eleitores vão dizer decidir por ele seu futuro político. A estratégia pode parecer um ato democrático, mas também denotar um pouco de receio por parte do prefeito campinense, com relação à pedreira que virá pela frente, as eleições 2010. Fica no ar a interpretação de cada.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 01/08/09

FASCINAÇÃO

Timbu é o apelido de um seresteiro cajazeirense que atualmente reside em João Pessoa. Hoje, mesmo sendo portador de deficiência física, sequela do diabetes melito, permanece como bom cantor e declamador; um artista sempre esperançoso e animado. Um dia desses, em conversa com ele, disse-me que a música Fascinação, da qual gosto muito, tem sido interpretada e gravada na atualidade omitindo-se a segunda parte, o que prejudica o sentido da letra composta originalmente em inglês por Fermo F.D. Marchetti e Maurice Dominique de Feraudy, bem como a versão em português feita por Armando Louzada. Para reparar essa injustiça, publicamos abaixo, na íntegra, a letra dessa belíssima canção, que nos foi enviada pelo seresteiro cajazeirense.

Os sonhos mais lindos sonhei

De quimeras mil

Um castelo ergui

E no teu olhar, tonto de emoção

Com sofreguidão mil ventura previ.

O teu corpo é luz, sedução

Poema divino cheio de esplendor

Teu sorriso prende, inebria, entontece

É fascinação, amor.

Declamação

A sorrir, a cantar e a beijar, nossas bocas se uniam então.

E os campos sorrindo viviam;

E nós vendo, as flores se abriam.

Mas o destino mal, certo dia chegou.

E sem o teu, o meu coração ficou!

Hoje sombra sou do que fui

Minhas ilusões o destino levou

Nada mais existe

Desde que partiste

E em meu coração só saudade ficou.

Vivo com o passado a sonhar

Tenho-te ainda em meu coração

Mas tudo promessas, quimeras mentiras

Da tua fascinação.

Com fé em Deus, até segunda-feira. E Muita luz, harmonia e esperança!


Esta coluna é publicada simultaneamente com o site pbnoticias.com

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sebrae Paraíba se prepara para a realização da 5° RuralTur



Evento deve atrair cerca de 4 mil visitantes e interessados já podem adquirir stands

O turismo rural tem se apresentado como uma alternativa viável para a Região Nordeste, contribuindo para a preservação do meio ambiente, do patrimônio rural e da distribuição de renda familiar local. Com o intuito de promover e desenvolver oportunidades de negócios e conhecimentos técnicos que venham ampliar essas ações, o Sebrae Paraíba realiza de 2 à 4 de setembro, a 5ª Feira Regional de Turismo Rural (RuralTur), juntamente com o 7º Congresso Paraibano de Turismo e a 5ª Rodada de Negócios do Turismo.

Em sua quinta edição, a RuralTur vem se consolidando a cada ano no mercado regional de turismo, garantindo aos expositores o retorno do investimento realizado, principalmente quando se consideram os negócios realizados na rodada de negócios. “Por ter se tornando um evento conhecido, cada ano fica mais fácil de comercializar e o retorno é cada vez maior. Este ano contaremos com a presença de empresários que já expuseram antes e com novos expositores, inclusive de outras regiões do país”, declarou Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae.

Considerando a conjuntura atual da economia brasileira, e sobretudo da economia internacional, a 5ª Rodada de Negócios do Turismo Rural do Nordeste reunirá os empresários nordestinos do setor turístico com receptivos e agências de turismo para firmar parcerias e fechar negócios, criando novas oportunidades para o turismo interno. Durante a rodada, empresas âncoras (compradoras) mantêm negociações comerciais com as empresas flutuantes (vendedoras). Na última rodada, em 2008, participaram oito empresas âncoras e trinta e oito flutuantes, que realizaram 160 encontros, fazendo surgir negociações que perduram até hoje, tornando o setor mais dinâmico e lucrativo.

Já o 7º Congresso Paraibano de Turismo terá como tema central ‘Empreendedorismo e Inovação no Turismo’, trazendo palestras de empresários como Paulo Gaba, Presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos do Estado de São Paulo, que falará sobre ‘Hospitalidade – Inovar e surpreender’. Ele e outros virão debater os mais diversos temas, contribuindo com seus conhecimentos, habilidades e propostas para o desenvolvimento do turismo rural. “Serão palestras sobre inovação, gastronomia, cruzeiros marítimos, empreendedorismo, entre outros temas, todos voltados para o turismo”, destacou Regina.

As agências de viagens; hotéis-fazenda; empresas de equipamentos rurais, como pousadas, hotéis, restaurantes e empresas que comercializem equipamentos e operem com turismo de aventura podem adquirir o stand medindo 3x3m por apenas R$ 700,00. Os interessados devem entrar em contato com Cristina no 2108-1272, ou Regina no 2108-1256.


Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Paraíba
Foto:cidadeaventura.com.br

Hospital de Patos deve ser referenciado para receber pacientes com gripe A


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou mais um caso suspeito de influenza A-H1N1 no Estado. A paciente, uma dona-de-casa de 74 anos, mora em Santa Rita e foi internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Desde o surgimento do novo vírus, 31 casos de gripe A foram notificados na Paraíba, sendo oito confirmados (com um óbito), 18 descartados e cinco estão em investigação. O secretário da Saúde, José Maria de França, afirmou que a SES poderá referenciar mais cinco hospitais (hoje são dois) para avaliar e tratar a doença no Estado.

Diana Pinto, gerente de Resposta Rápida da SES, informou que a dona-de-casa apresentou os primeiros sintomas no dia 25 de julho, com um quadro de febre, tosse, dispnéia (falta de ar) e mialgia (dor muscular). “Ela é cardiopata e está com pneumonia. Por isso, teve que ser internada, mas o estado de saúde dela é estável”, disse. Além dessa paciente, a SES aguarda os resultados dos exames de uma estudante de 18 anos, uma dona-de-casa de 39 anos, uma professora universitária de 31 e um estivador de 49 anos.

Rede hospitalar – O secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, se reuniu nesta sexta-feira (31), em João Pessoa, com os diretores técnicos dos hospitais regionais do Estado para tratar de medidas de prevenção e controle da gripe no Estado e sobre a reestruturação da rede hospitalar para tratar pacientes com a doença. Atualmente, os pacientes com indicação de isolamento hospitalar são tratados nos hospitais universitários Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, e Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.

O secretário revelou que poderão ser referenciados para receber pacientes os hospitais regionais de Sousa, Guarabira, Monteiro, Patos e Cajazeiras. “Na próxima semana, equipes da SES vão se deslocar até essas cidades para se reunir com os secretários de saúde e médicos da rede hospitalar e das unidades básicas de saúde e discutir esse assunto”, disse o secretário.
Atendimento – José Maria de França aproveitou a reunião para reforçar a orientação do Ministério da Saúde de enviar aos hospitais referenciados somente os pacientes com doença respiratória aguda grave (DRAG) e os que apresentam fatores de risco para complicação (a exemplo de doentes crônicos, imunodeprimidos, grávidas, crianças menores de 2 anos e idosos com mais de 60).

“Os pacientes com sintomas de gripe leve devem continuar sendo tratados nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Não há motivo para pânico, porque temos medicamentos e leitos suficientes para tratar os casos graves, além de pessoas capacitadas para lidar com a doença”, disse.

Além do secretário e diretores dos hospitais regionais, participaram da reunião João Flávio Paiva (diretor do HULW), Alana Abrantes (diretora do HUAC), Diana Pinto, Cleane Toscano (gerente-executiva de Vigilância em Saúde da SES), Helena Germóglio (médica infectologista e chefe da Comissão de Infecção Hospitalar da SES) e Nadja Rocha, gerente operacional de Vigilância em Epidemiologia da SES.
Ascom

Raniere solicita 0800 para a gripe suína


O vereador patoense Raniere Ramalho (PMDB) se disse preocupado com a falta de informações da população sobre a gripe A H1N1, a famosa gripe suína, que já matou mais de 800 pessoas no mundo, segundo a OMS. Ele apresentou ontem na Câmara dois requerimentos, ambos aprovados pelos pares daquela Casa, solicitando do secretário municipal de saúde, Eisenhower Segundo Brito, a implantação de um 0800 para que a população possa ficar a par dos sintomas, precauções e tratamento da doença.

Raniere também pediu um trabalho conjunto envolvendo as secretarias de Saúde e Educação com todas as escolas do município. Ele justificou ser crucial a conscientização de todos, enfatizando que os alunos têm papel importante nesse trabalho. “Quanto mais gente souber como lidar, prevenir a doença mais fácil será evitá-la. Os estudantes são cruciais na multiplicação dessas informações, levando para seus lares, discutindo a gripe A H1N1 com a família”, explicou o vereador.

pbnoticias.com

Arquivo do blog