Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de novembro de 2013

Profissionais do CAPSi são capacitados para atender novo perfil de usuários em Patos


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos promoveu nessa quinta-feira, 29 de novembro, na sede do CEREST, uma capacitação para os funcionários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), tendo por finalidade a qualificação desses profissionais que passarão a atender jovens usuários de álcool e outras drogas.


A capacitação foi ministrada pelo médico psiquiatra, Dr. Álisson Barreto, que repassou informações importantes referentes às formas de tratamento para dependentes químicos que tenham até 16 anos de idade, assim como a assistência que deve ser dada aos familiares desses pacientes.


De acordo com a Coordenadora do CAPSi, Josilene Araújo, o momento é de preparação das equipes para que o atendimento a essa nova clientela possa gerar bons resultados.


O médico Álisson Barreto lembrou que o tratamento de jovens envolvidos com o uso abusivo de álcool e outras drogas só consegue obter êxito se o paciente realmente quiser ser acompanhado.

Coordecom

Caminhada e Ato Público pela Revitalização do Rio Espinharas



            A cidade de Patos vivenciou mais uma atividade da Campanha “S.O.S. Rio Espinharas – Revitalização Já”, encabeçada pelos Clubes de Rotary, oportunidade em que os voluntários foram as ruas conduzindo as imagens das mazelas existentes no curso que deveria ser de água e que passou a constituir um grande depósito de lixo, lama e detritos, caracterizando um grande foco de contaminação.

            O concentração aconteceu na Praça Getúlio Vargas, onde teve início a caminhada que percorreu as ruas: Epitácio Pessoa, Pedro Firmino, Leôncio Wanderley, Prado, Praça Edivaldo Motta e Solon de Lucena, com chegada na Bossuet Wanderley onde foi apresentado um documentário em vídeo, com as imagens captadas na visita in loco realizada em 25 de agosto de 2013, na primeira atividade prática da Campanha.

            Em seguida, algumas autoridades fizeram uso da palavra, a exemplo do Capitão Hugo – Representante da SUDEMA, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, e vereador Maurício Alves, que na oportunidade representava a presidente da Câmara, Nadir Rodrigues, e a prefeita Francisca Motta.

            O evento culminou com a entrega de um relatório, com dez páginas, contendo imagens e informações sobre a situação atual do Rio Espinharas, as autoridades presentes, além de cópia do DVD, com o documentário exibido em telão. A próxima etapa da Campanha reserva a elaboração de um amplo abaixo assinado, percorrendo todas as comunidades de Patos.


            Para o evento de ontem, foram convidadas cerca de 350 autoridades, nas instâncias federal, estadual e municipal, sendo que as que não estiveram presentes receberão o relatório e cópia do DVD, com o reforço da reivindicação, através dos Correios. Em dezembro os clubes de Rotary vão promover a Campanha da Solidariedade, arrecadando alimentos e brinquedos para a realização do Natal das famílias carentes de Patos.

Damião Lucena

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Procurador da República pede cassação de Wilson Filho e mais 13 deputados

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) protocolou, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), petições contra 13 deputados pela perda de mandato por desfiliação partidária sem justa causa. Na lista, aparece o nome do paraibano Wilson Filho, que trocou o PMDB pelo PTB. 
Segundo os pedidos, os parlamentares não comprovaram o cumprimento de nenhuma das hipóteses que autorizam o procedimento de desfiliação, previstas na Resolução nº 22.610/2007 do TSE.
De acordo com o parágrafo 2º do art. 1º da norma, os partidos podem pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação de perda de cargo eletivo em decorrência da desfiliação partidária sem justa causa, conhecida como infidelidade partidária. No entanto, caso a legenda não o faça no prazo de 30 dias, contados da data da desfiliação do parlamentar, o Ministério Público pode fazê-lo, nos 30 dias subsequentes.
Nas petições, a PGE argumenta que “não houve qualquer comprovação”, por parte dos parlamentares, de que as desfiliações ocorreram “por justa causa ou que estavam presentes qualquer das hipóteses legais que autorizam a desfiliação partidária”. O parágrafo 1º do artigo 1º da Resolução 22.610 aponta as hipóteses de desligamento do partido por justa causa, quais sejam: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal.
Segundo as petições da PGE, “a perda do mandato é consequência não só do fato de que ele pertence ao partido, mas também do seu caráter representativo, como expressão da vontade popular”.
“Com efeito, antes de pertencer ao partido, o mandato pertence ao povo (parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal), que escolhe as diretrizes e ideais que deverão nortear a condução do Estado – daí dizer-se que a retirada injustificada do candidato de determinada agremiação enseja a manutenção do mandato com esta última (...)”, destaca a Procuradoria nos documentos.
Ressalta ainda que "o cargo não pode ser objeto de acordos, anuências (expressas ou tácitas) ou qualquer forma de negociação que retire da soberania popular o poder/direito de escolha que lhe é inerente".
As petições pedem a decretação dos mandatos dos seguintes deputados federais: Luiz Nishimori, José Humberto Soares, Walter Feldman, Paulo Henrique Lustosa da Costa, Stefano Aguiar, Dr. Paulo César, César Halum, Wilson Filho, Beto Mansur, Deley, Alfredo Syrkis, Sílvio Costa e Francisco Araújo.
Os processos foram distribuídos para relatoria de seis ministros do TSE: Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves e Luciana Lóssio. Veja a seguir as petições por relator:
Ministro Dias Toffoli
O ministro Dias Toffoli é o relator da petição que pede o mandato de Luiz Nishimori, que se desfiliou do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pelo qual foi eleito, em 2 de outubro de 2013 e entrou para o Partido da República (PR) em 4 de outubro de 2013.
Ministro Gilmar Mendes
O ministro Gilmar Mendes recebeu três petições propondo a perda de mandato dos deputados federais José Humberto Soares, Walter Feldman e Paulo Henrique Lustosa da Costa.
Humberto Soares, de Minas Gerais, saiu do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o Partido Social Democrático (PSD). Walter Feldman, de São Paulo, foi do PSDB para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), e Paulo Henrique, do Ceará, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para o Partido Progressista (PP).
De acordo com as petições enviadas pela Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), Humberto Soares foi eleito pelo PHS em 27 de setembro de 2013 e filiou-se ao PSD no dia 4 de outubro de 2013. Walter Feldman desfiliou-se do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em 2 de outubro de 2013 e se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 5 de outubro de 2013. Já Paulo Henrique Lustosa da Costa saiu do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 30 de setembro de 2013 e entrou para o Partido Progressista (PP) em e de outubro de 2013.
Ministra Laurita Vaz
A ministra Laurita Vaz relata duas petições. Uma foi ajuizada contra o deputado federal Stefano Aguiar, que, no dia 27 de setembro deste ano, desfiliou-se do Partido Social Cristão (PSC), e, no dia 4 de outubro de 2013, filiou-se ao PSB.
A outra petição questiona a desfiliação do deputado Dr. Paulo César, do PSC, também no dia 27 de setembro, e posterior filiação ao PR, no dia 2 de outubro de 2013.
Ministro João Otávio de Noronha
O ministro João Otávio de Noronha é o relator de três petições. Uma é contra o deputado federal César Halum. O MPE informa que, em 2011, o parlamentar desfiliou-se do PSC para filiar-se ao PSD, que, à época, era uma agremiação recém-criada. Segundo o MPE, essa “desfiliação ocorreu de forma legal, eis que, naquela época, o parlamentar ingressou em novo partido político”.
“Fato completamente diferente aconteceu no segundo momento, quando houve a migração para partido que já havia sido constituído desde 25 de agosto de 2005”, continua o MPE. Essa nova desfiliação ocorreu no dia 30 de setembro de 2013, quando César Halum saiu do PSD para se filiar ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), no dia 3 de outubro de 2013.
A segunda petição do ministro foi ajuizada contra o deputado federal Wilson Filho, que se desfiliou do PMDB, no dia 2 de outubro de 2013, para se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no dia 4 de outubro de 2013.
Por fim, o ministro João Otávio Noronha relata a petição contra o deputado Beto Mansur, que se desfiliou do PP, no dia 4 de outubro de 2013, para se filiar ao PRB, no dia 5 de outubro de 2013.
Ministro Henrique Neves
O ministro Henrique Neves é relator de três das 13 petições encaminhadas pelo Ministério Público Eleitoral, sendo duas contra deputados federais pelo Rio de Janeiro e outra contra um deputado federal por Pernambuco.
A PGE acusa o deputado federal Wanderley Alves de Oliveira, do Rio de Janeiro, conhecido como Deley, de se desligar do PSC no dia 27 de setembro de 2013 e se filiar ao PTB no dia 4 de outubro de 2013, sem apresentar a devida justa causa exigida.
Afirma também que o deputado federal Alfredo Syrkis, do Rio de Janeiro, se desfiliou do Partido Verde (PV) em 4 de outubro de 2013 e entrou no PSB no dia 5 de outubro deste ano, sem apresentar motivo justo para saída do partido pelo qual foi eleito.
A PGE pede também a perda do mandato do deputado federal Sílvio Costa, de Pernambuco, por infidelidade partidária, porque o parlamentar não apresentou justa causa para o seu desligamento do PTB. O deputado deixou o PTB em 2 de outubro de 2013 e filiou-se ao PSC no dia 5 de outubro deste ano.
Ministra Luciana Lóssio
Já a ministra Luciana Lóssio é a relatora do pedido de perda de mandato de Francisco Araújo, que saiu do Partido Social Liberal (PSL) para o recém criado PSD, em 22 de outubro de 2013 e trocou novamente de partido, em 5 de outubro de 2013, para o Partido Ecológico Nacional (PEN).
Nesta caso, a PGE afirma que a primeira desfiliação ocorreu de forma legal porque o parlamentar ingressou em novo partido político. Mas, na segunda troca, essa hipótese não ocorreu, porque o PEN está constituído desde 19 de junho de 2012, o que gera a existência de causa legítima para a impugnação e a consequente perda do mandato eletivo.
Com Assessoria

Cantor Reginaldo Rossi é internado em UTI de hospital do Recife


O cantor e compositor Reginaldo Rossi foi internado no Hospital Memorial São José, no centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o cantor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, apesar de seu quadro ser estável, não há previsão de alta. A família não informou o motivo de Rossi ter sido levado ao hospital.

Nascido na capital pernambucana em 1944, o cantor e compositor é conhecido como o Rei do Brega. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele tentou se eleger deputado estadual de Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito e continua fazendo shows pelo Brasil. Nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, Rossi se apresentou no Manhattan Café Teatro. (G1)

Prefeitura inicia ornamentação para o Natal


A Prefeitura de Patos iniciou nesta última quinta-feira, 28 de novembro, os trabalhos de instalação da iluminação e símbolos que irão ornamentar as ruas e praças da cidade durante o período do Natal 2013.

De acordo com a Prefeita Francisca Motta os preparativos para decoração dos locais públicos teve início em outubro, tendo em vista o trabalho delicado realizado pelos profissionais envolvidos. 

“Tudo que envolve as famílias, bem como as próprias crianças me deixa muito sensível. E precisamente durante estes dois meses participei e acompanhei diariamente o trabalho dos profissionais que prepararam a decoração natalina. Então, tenham toda a certeza, a cidade ficará linda”, comentou. 

Sobre a programação para o período de festejos do Natal, a prefeita informou que o cronograma elaborado proporcionará um momento único para as famílias. “Estamos preparando este momento com muito carinho. Além da ornamentação que enriquecerá a beleza da cidade, em breve vamos divulgar a programação com todos os detalhes para que as famílias tenham conhecimento e assistam as apresentações ao lado de seus filhos”, disse Francisca Motta. 

Coordecom

Palestra com Falcão abre encontro dos ACS da Macro Patos


















Falcão debateu com os ACS










Foi aberto na noite desta quinta-feira no ginásio de esporte O Gelão, no bairro Jatobá, em Patos, o I Encontro de ACS - Agentes Comunitários de Saúde da III Macro, que compreende as regiões de Patos, Princesa Isabel e Piancó.

Cerca de 400 ACS participaram da abertura, além de secretários municipais de saúde de parte dos 49 municípios envolvidos; os gerentes da 6ª Região de Saúde, José Leudo Farias e da 11ª, Joelma Muniz, além dos apoiadores da 6ª GRS. Uma palestra inaugural foi proferida por Emmanuel Fernandes Falcão, assessor da PRAC – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, pós-graduação em Educação Popular e Movimentos Sociais, escrito premiado internacionalmente, que falou de forma simples e discutiu o papel do ACS no cotidiano da sociedade.

Falcão, cuja palestra “Ser Agente Comunitário de Saúde” prendeu a atenção dos participantes, disse que o encontro, o primeiro da III Macro, sob coordenação da 6ª Gerência, trata-se de um momento ímpar para fortalecer a organização dos trabalhadores em saúde a partir dos próprios agentes, que são discriminados. “É importante que se olhe para o ACS, o qualifique para que ele também possa se sentir cuidado. Todo mundo diz que o agente comunitário de saúde é importante, mas ninguém o olha como trabalhador de qualidade. Esse evento torna-se importante acontecer no resto do Estado”, comentou.

Teceu críticas ao estágio em que se encontra a atenção à saúde do brasileiro, mesmo reconhecendo os avanços na saúde pública. Disse ser preciso realizar muito mais, especialmente na atenção primária e na prevenção.

Antes da fala de Falcão, o apoiador Paulo Sérgio, que tem uma história muito íntima com a profissão do ACS, tendo em vista o mesmo já ter desempenhado essa função, fez uma explanação calorosa, entusiasmo de defesa do agente comunitário de saúde, que são a base dos avanços do SUS pelo seu contato diário com a comunidade, por conhecer os problemas da população e suas pesquisas contribuírem diretamente na construção de políticas públicas mais eficazes, apesar de receberem o devido reconhecimento.

Os trabalhos desta noite de quinta-feira 28 foram concluídos com um coquetel, acompanhado de atração cultural de Santa Luzia. Nesta sexta o I Encontro de ACS da III Macro deve receber a visita dos secretários estaduais de saúde, Waldson de Souza e da Comunicação, Estela Bezerra. Provavelmente o governador Ricardo também compareça ao evento. Durante a programação, que terá palestras, sorteio de brindes, apresentações culturais, os municípios irão expor suas experiências com a atuação dos ACS.

Para o gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, o encontro é um reconhecimento, uma valorização do ACS, um profissional crucial para as diretrizes que buscam a oferta de melhores serviços à sociedade.

Às 7h30 desta sexta será oferecido o café da manhã aos participantes. Em seguida começam as palestras com os debates.



Marcos Eugênio

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Serviço possibilita que Maternidade de Patos faça cirurgia de retirada de mama



As mulheres que moram em Patos e cidades circunvizinhas que precisam fazer mastectomia (retirada da mama) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não vão mais ter que viajar para Campina Grande ou João Pessoa para ter acesso à cirurgia. O serviço acaba de ser implantado na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. O primeiro procedimento foi realizado nesta terça-feira (26). A novidade foi fruto de uma ação pioneira da equipe da administração da Maternidade que, junto à 6ª Gerência Regional de Saúde, contratou o mastologista Dr. Thiago Alencar para realizar as cirurgias.

Segundo o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo Farias, o encaminhamento das pacientes para a cirurgia será feito através dos médicos da rede pública de saúde que atuam nos Postos de Saúde da Família (PSF).  Para ele, essa é mais uma conquista da rede de saúde do sertão paraibano a ser comemorada pela população, visto que agora o atendimento será feito em Patos, evitando, desta forma, o deslocamento para João Pessoa ou Campina Grande. “É um pioneirismo que vai beneficiar todas as famílias que não tem condições de desembolsar os recursos necessários para fazer uma cirurgia na rede particular ou se deslocar para outra cidade. Além disso, a ação também desconcentra a realização de cirurgias e isso fará com que as filas de espera diminuam. Todos sairão ganhando com essa conquista”, disse Leudo Farias.

 O superintendente executivo do Instituto Gerir, que administra a maternidade, Edsamuel Araújo, frisa que o projeto não para por aí. “Também queremos, no futuro, incorporar o serviço de implantação de próteses para essas mulheres que fizeram a retirada da mama, além de outros serviços”, diz ele, reforçando uma das diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde que está melhorando gradativamente os serviços na rede pública do Estado no governo Ricardo Coutinho.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho é um local que dispõe de toda a infraestrutura necessária para atender não apenas a partos, mas a outros procedimentos ligados à saúde da mulher. Além da Maternidade dispor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos modernos e uma excelente infraestrutura, tem uma equipe multidisciplinar de profissionais e é referência para muitos municípios paraibanos. em função dos serviços que oferece. A Maternidade de Patos fica na Rua Elias Asfora, S/N, no Jardim Guanabara.

Secom-PB

Polícia prende 18 pessoas por assalto, homicídio e tráfico de drogas na Paraíba


Uma operação desencadeada em todo o país pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (27), denominada de ‘PC-27’, cumpriu 15 mandados de apreensão e realizou três prisões na Paraíba. De acordo com o delegado geral adjunto, Isaías Gualberto, entre os detidos estão homicidas, assaltantes e traficantes.
As ações foram realizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, São Bento, Souza, Alhandra e Patos. As pessoas detidas foram levadas para unidades prisionais nas respectivas cidades onde foram localizadas.
A 'PC-27' é um movimento nacional e tem como objetivo reprimir as ações da criminalidade em todos os estados. Ainda segundo Isaías Gualberto, apenas em 2013, 3,2 toneladas de entorpecentes foram apreendidas pela Polícia Civil na Paraíba.
Um levantamento realizado pela polícia paraibana aponta que apenas no mês de novembro, 53 mandados de prisão foram cumpridos em João Pessoa. Já em Campina Grande, em 2013, 74 homicidas foram presos. Na Delegacia de Roubos e Furtos, também na Rainha da Borborema, mais de 200 acusados de participação em assaltos a agências bancárias foram pegos.
A operação deve continuar até a 0h desta quinta-feira (28), em todo o país. “A polícia está trabalhando, desfazendo quadrilhas e trazendo segurança à população. Apesar da equipe ser reduzida, estamos trabalhando de forma intensa e mostrando ótimos resultados para a sociedade paraibana. Somos uma das que mais tem ações no Nordeste”, ressaltou o delegado Isaías.
As autoridades garantem que a participação da população, por meio do Disk-Denúncia: 197, é de extrema importância para as investigações policiais do estado.

portalcorreio

Flamengo é tricampeão da Copa do Brasil


Diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fecha com capricho, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785) comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã.

Com o 1 a 1 na última quarta-feira, em Curitiba, o Rubro-Negro carioca jogava por um empate por 0 a 0 ou por qualquer vitória. E a vitória chegou nos minutos finais, primeiro com Elias e depois com Hernane, artilheiro da Copa do Brasil com oito gols - e do novo Maracanã, com 17. Foi sofrido, brigado, o que só aumentou o sabor da comemoração da torcida. E os jogadores foram junto, correndo em direção às arquibancadas em total comunhão. De lá, vieram os gritos de "fica, Elias", pois o volante tem o contrato encerrado no fim do ano.
- Não tem palavras, não consigo nem falar direito. Nosso time sofreu muito neste ano e batalhou para caramba para conquistar um título para essa torcida. Foi um ano inteiro de críticas, mas a gente nunca se abateu. A gente se fechou de tal jeito que ia ser duro perder aqui hoje. Eu já falei que se depender de mim eu vou ficar, mas é muita coisa envolvida. Não é só o Sporting, tem empresários também. Nem queria falar sobre isso antes dos jogos, focar só em vencer, mas agora, praticamente de férias, vamos pensar nisso com Walim, meu pai e o Sporting - disse o volante.

globoesporte

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Colégio Santo Expedito parabeniza formatura da primeira turma do Técnico de Enfermagem






O Colégio Santo Expedito, antigo Colégio CA-CCI, parabeniza todos os alunos que fizeram parte da primeira turma concluinte do curso Técnico de Enfermagem, cuja festa de formatura aconteceu recentemente na Área de Lazer Montenegro.

A primeira turma de Técnico em Enfermagem do Colégio Santo Expedito teve sua colação de Grau realizada no dia 31 de Setembro deste ano. Em uma noite de festividade, o diretor do Colégio, Martinho Daniel, ressaltou a importância dos Cursos Técnicos para a sociedade de Patos e região, sendo uma via de acesso mais rápido ao primeiro emprego.

O baile de formatura foi realizado no dia primeiro deste mês, contando com a presença dos familiares dos formandos, professores e funcionários do Colégio.

O Curso Técnico em Enfermagem é reconhecido pala Resolução 274/2013-CEE-PB, tendo um grande diferencial em sua grande curricular ao contemplar teoria e prática em menos de um ano de curso, tornando mais atrativo para os alunos.

A instituição conta também com uma infraestrutura adequada de ótima qualidade para seus alunos, laboratórios devidamente equipados para as práticas de enfermagem, biblioteca com livros técnicos, internet sem fio, e o mais importante, professores qualificados e inseridos no mercado de trabalho, repassando aos alunos as necessidades da área em tempo real. É comum professores e coordenação indicarem alunos para empresas onde trabalham.

Todos os alunos do Curso Técnico em Enfermagem tiveram estágios nos Hospitais de Patos, no Regional Dep. Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite e Maternidade Peregrino Filho, além de outras unidades de saúde na cidade, parcerias estas indispensáveis para a boa formação técnica.

O Coordenador Geral dos Cursos Técnicos, Prof. Hellison Jales, destaca a importância de uma boa formação técnica: “O mercado de trabalho requer profissionais não só formados, mais sim, bem instruídos e éticos para assumirem um emprego e esse diferencial é o que temos em nossa instituição, ao acompanhar os alunos desde a teoria às práticas, como também através da nossa sala de emprego, onde os alunos recebem orientações para chegarem ao seu primeiro emprego”, comentou, destacando ainda que é comum empresas procurarem a instituição para indicarem alunos formados para assumirem vagas de trabalho ou estágio.


O Colégio Santo Expedito tornou-se uma referencia em Educação Técnica na cidade de Patos e região com os 7 Cursos Técnicos em Farmácia, Saúde Bucal, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Análises Clínicas, Transações Imobiliárias e Eletrotécnica. Sãos muitas as cidades vizinhas que têm alunos estudando em um desses cursos que a instituição oferece, com turmas de segunda a sexta a noite ou aos sábados de manhã e tarde. 

Patos ganha a mais moderna agência do Sebrae da Paraíba




Luiz Barretto, presidente nacional do Sebrae



Ana Adelaide


Diversas autoridades, a exemplo do governador Ricardo Coutinho, toda a cúpula do Sebrae, a exemplo de presidente nacional, Luiz Eduardo Barretto, superintendente  da Paraíba, Luiz Alberto Gonçalves, gerente regional, Aldo Nunes, prefeita Francisca Motta, prefeitos da região, secretários estaduais e municipais, representantes de associações comerciais e muitos empresários compareceram à solenidade de inauguração das novas e maias modernas instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas, na cidade de Patos.

O ponto alto do evento foi a inauguração do auditório Julio Rafael, uma homenagem póstuma ao superintendente falecido no início de junho deste ano. Sua esposa, Ana Adelaide, esteve presente e agradeceu ao Sebrae pela lembrança de seu falecido esposo. Os discursos, abordando um pouco da história de Rafael no comando da instituição na Paraíba foram marcados pela emoção.

Aldo Nunes falou do prazer de ver a nova sede funcionando, algo que deixou de ser sonho para tornar-se realidade. “Há mais de 40 anos o Sebrae está em Patos, e agora com sua sede própria. Tudo isso está sendo possível pela parceria com o governo do Estado e Prefeitura Municipal”. Dirigindo seu pronunciamento à classe empresarial e comunidade de Patos e região, enfatizou que a partir desta data as novas instalações serão utilizadas em prol do desenvolvimento regional.

Aldo Nunes e parte de sua equipe Patos

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto, lembrou da importância, não apenas das novas instalações da entidade, mas também da chegada da Casa da Cidadania, denominada Petrônio Lucena, e lojas, entregues pelo governador Ricardo nesta terça 26, que passam a funcionar no Rodoshopping, ampliando os serviços à sociedade. Fez referência ao esforço de Julio Rafael, que se vivo estaria completando 59 anos ontem, na concretização da abertura da agência sede de Patos. Estendeu seus agradecimentos à Prefeitura e sociedade de Patos, governo do Estado e conselho deliberativo do Sebrae pela concretização desse empreendimento que será uma ferramenta importante para a qualificação e suporte para o crescimento econômico do Sertão.

Mário Antônio Borba, presidente do Conselho Deliberativo Estadual falou da personalidade inquieta do homenageado da noite, Julio Rafael, uma das s mais importantes para a viabilização da instalação da sede própria do Sebrae. Enalteceu a finalidade da entidade na qualificação e apoio à abertura de novas empresas. E sobre qualificação disse que o mundo está cada vez mais exigente e quem não se capacitar ficará de fora do processo e desenvolvimento que vem ocorrendo em nosso País. “Através desta casa vamos preparar as pessoas para o futuro, pessoas que querem ser empreendedoras e crescerem no mercado”, comentou.


A prefeita de Patos, Francisca Motta, fez um retrospecto do que foi a luta para a concretização da obra do Rodoshopping Edivaldo Mota, desde a concessão do terreno pela Prefeitura em 1996, na gestão do então prefeito Ivânio Ramalho, o longo período com as obras paralisadas até a conclusão pelo Governo do Estado e Sebrae. Lembrou da importância do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e se referiu ao desempenho do gerente regional Aldo Nunes, pelo trabalho empreendido em toda a região sob sua jurisdição. Parabenizou o governo de Ricardo Coutinho de levar adiante a conclusão da obra.

O presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, que conhecia Julio Rafael há 32 anos, não escondeu sua emoção ao lembrar do amigo e chegou a interromper sua fala para o choro. Ao destacar a política do Sebrae, enfatizou que pode haver pessoas felizes como ele, porém não mais que ele, por presidir uma entidade que cria oportunidades, gera empregos e renda. Elogiou a força, energia de Aldo Nunes à frente da agência Patos.

Após a entrega de cheques pelo programa empreender, totalizando 220 mil reais, a empreendedores de Patos e região, bem como assinar autorização para outros explorarem os boxs do centro comercial do Rodoshopping, Ricardo Coutinho fez longo discurso.


Destacou a parceria do Estado com o Sebrae e lamentou a ausência na mesa de Julio Rafael, que foi, para o governador, um dos grandes responsáveis pela concretização de um sonho reclamado por longo período pela sociedade. Elogiou o papel do Sebrae e falou da abertura de novas empresas, dos investimentos do Estado com o Empreender, com mais de 41 milhões de reais já aplicados na economia paraibana  ao longo dos últimos dois anos e onze meses. Disse que o momento é propício para o desenvolvimento econômico da Paraíba e que o Sebrae tem sido crucial na capacitação, na orientação aos novos empreendedores. 

Marcos Eugênio

Em Matureia homens recebem atendimento especial no dia D da Campanha Novembro Azul



A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia através das equipes de saúde Drª Esdras Guedes e Maria Batista Marques, realizou nesta terça-feira (26/11) o Dia D da Campanha Novembro Azul, uma ação desenvolvida em prol do combate ao Diabetes e ao Câncer de Próstata. Durante todo o dia, homens matureenses com idade a partir dos 40 anos receberam atendimento prioritário na Unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do município.

Ao todo 152 homens compareceram a Unidade de Saúde, onde foram realizados: testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial (PA), medição da altura e peso, teste de IMC, testes de PSA Livre e PSA Total. Em seguida os pacientes eram encaminhados para os atendimentos nas salas de enfermagem, odontologia e por fim à consulta ao médico. Além dos testes simples, foram realizados encaminhamentos, quando necessário, a um médico urologista, e também marcações para exames de Ultra Som.

Aos 64 anos, Expedito Barbosa nunca realizou o exame de prevenção contra o Câncer de Próstata, mas ao saber da campanha realizada no município, se motivou a buscar mais informações sobre sua saúde. “Fiquei sabendo da campanha através do anúncio no carro de som e resolvi vir, pois temos que correr atrás da nossa saúde”, relatou.

De acordo com o secretário de Saúde de Matureia, João Paulo Resende, o dia D foi realizado como forma de alerta para que a população masculina busque cuidar mais de sua saúde. “Os serviços que oferecemos servem de triagem para que os pacientes possam ser encaminhados a serviços mais especializados, como o urologista e o ultrassom de próstata. Na medida das queixas dos pacientes, os médicos realizam encaminhamentos para outros exames que com certeza auxiliarão no diagnóstico. A campanha alerta a população masculina para a prevenção contra o câncer de próstata, e doenças como o Diabetes e problemas cardiovasculares, que causam muitas mortes. É preciso que os homens, assim como as mulheres, possam tratar de sua saúde no dia-a-dia e de forma constante”, comentou.

Jéssica Freitas/Ascom Matureia 


Arquivo do blog