Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de janeiro de 2011

Colégio Evo consegue redução no preço de Livros



Preocupados com o bem em comum de pais e alunos e ao mesmo tempo investindo maciçamente em uma educação de qualidade, o Colégio e Curso Evolução realizou na sexta-feira (14), uma reunião com a coordenação do COC, visando uma renegociação no preço dos livros para os nossos pais. A preocupação maior dessa reunião segundo o diretor José Bonifácio, era conseguir um ajuste no preço dos livros com o sistema de ensino, “Nós sempre nos procuramos em levar o bem em comum e oferecer uma educação de qualidade, amparados em um material didático de qualidade e com preço accessível.”
Já a diretora administrativa Francinete Vieira expôs as reivindicações dos pais com o que se diz respeito a questão dos  livros, “Em todos os momentos sempre pensamos no melhor para os nossos alunos e pais, e entramos nessa reunião para conseguir o melhor para os mesmos.”
Ao final da reunião o Sistema de Ensino COC, por meio de seu diretor, concedeu uma nova tabela de preços, sanando assim qualquer problema  na parte financeira com os pais, “O COC sempre buscou e sempre buscará parceiros comprometidos com uma educação de qualidade,e essa reunião foi muito importante para mantermos essa parceria que tenham certeza vai render grandes frutos no futuro.”
O resultado de todo esse esforço conjunto da direção, coordenação e setor financeiro da escola,foi o reajustamento de valores dos livros. A tesoureira Pertúlia Silva conta como será prosseguida a negociação com os pais que já efetuaram as compras dos livros “Devido o número de matrículas ter sido muito grande, os pais que efetuaram a compra dos livros do COC com os valores antigos deverão se dirigir a escola, para receber a diferença paga, ou deduzi-las em abatimento nas mensaldades ou seja a diferença paga ser quitadas nas mensalidades.”
Convidamos ainda a você pai que ainda não efetuou a sua matrícula se dirigir a escola, restam ainda poucas vagas, a os pais e alunos novatos da casa venham a escola e conheçam a nova tabelas de livros do Sistema de Ensino COC, que agora sim cabem no seu bolso e no orçamento de sua família.
Por fim mais uma vez agradecemos a todos que acreditam e investem no futuro de nossas crianças e jovens.

Assessoria

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prefeitura de Patos e Energisa cadastram famílias para o Baixa Renda

Diante de uma nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL que determina que os beneficiários da tarifa social Baixa Renda possuam registro no Cadastro Único (CadÚnico), utilizado nos programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família e dos Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Prefeitura Municipal firmou uma parceria com a Energisa para a realização do cadastramento na cidade de Patos.

A consolidação desta parceria se deu na tarde da última quarta-feira, 12, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social, quando o coordenador de Relacionamento e Gestão da Energisa de Patos, José Walfrânio B. Medeiros, se reuniu com a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, para definir a execução do cadastramento.

 “Através desta parceria entre a Prefeitura Municipal de Patos e a Energisa, nós realizaremos o cadastramento de todas as pessoas inseridas no CadÚnico em Patos, que é o Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para os programas sociais, dando direito a essas pessoas terem a tarifa de Baixa Renda, um desconto de até 65% na conta de energia. Antes, tinham direito, diante da lei, quem consumia até 80 kWh por mês, com a mudança, todas as pessoas que já eram beneficiadas com o Baixa Renda, bem como as que ainda não são beneficiárias e consomem até 220 kWh por mês, mas possuem inscrição no NIS, NIT ou BPC, terão que realizar o cadastramento, para ter acesso ao desconto na tarifa de energia elétrica”, explicou a secretária Helena Wanderley.

“Então nós queremos convidar todos os beneficiários do Bolsa Família e aquelas pessoas que possuem inscrição no CadÚnico, bem como as que não estão inseridas, mas, que estão na média de consumo e que tem direito a tarifa de Baixa Renda, para se dirigir a sede da Secretaria do Desenvolvimento Social ou a Casa da Cidadania, onde funciona o atendimento ao público da Energisa local, para que esse direito possa ser garantido às famílias em vulnerabilidade”, enfatizou a secretária.

Ao se dirigir a sede da Secretaria do Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Bossuet Wanderley, 503, Centro, ou a sede da Casa da Cidadania em Patos, que funciona no Guedes Shopping Center; os interessados devem preencher o formulário de cadastramento, levar o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC) ou ainda o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), juntamente com cópia de conta de luz recente, CPF e identidade.

De acordo com Cleyson Jacomine, gerente de Faturamento e Arrecadação da Energisa Paraíba, em todo o Estado mais de 629 mil clientes estão enquadrados no perfil de Baixa Renda, mas só uma parte deles (195 mil) têm o Número de Identificação Social (NIS). Desta maneira, pelo menos 433 mil clientes precisarão ser cadastrados para receberem o benefício da Tarifa Social. Para tanto, a Energisa vai contar com a colaboração das prefeituras para orientar a população sobre o benefício, disponibilizando materiais informativos e formulários de inscrição e ajudando no processo de cadastramento dos clientes. O cadastro também poderá ser feito por telefone (0800 083 0196) ou nas agências de atendimento da Energisa.

Nayane Rodrigues - Coordecom e assessoria Energisa Paraíba



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Hospital reativa cirurgias eletivas em 15 dias


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro está reativando as cirurgias eletivas nos próximos quinze dias. Segundo seu diretor, o médico urologista Eliseu de Melo, haverá uma programação na realização das cirurgias que seguirá uma agenda única, obedecendo-se a ordem de espera. “Vamos dar celeridade às cirurgias eletivas que se encontram paradas”, afirmou.
São mais de 100 cirurgias na lista de espera. A porta de entrada para o benefício da cirurgia é o PSF. Depois o paciente passa por triagem com especialistas, que dizem se da necessidade ou não dela acontecer. Além das cirurgias de períneo, hérnias, próstata, histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), nefrolitotomia (retirada de cálculos renais, pequenas cirurgias, vão ser reativas a de mama e catarata.
O diretor do Janduhy Carneiro explicou que haverá toda uma programação, com a definição prévia de médico, reserva de leito para que não haja transtorno para o paciente.
Com relação ao atendimento de consultas simples no Janduhy Carneiro, informou que convidará o secretário municipal de saúde de Patos, Eisenhower Brito Segundo, os diretores da Maternidade Peregrino Filho, Egilmário Bezerra, do Hospital Infantil Noaldo leite, Érico Alencar e o diretor da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes para discutir o problema. O objetivo é tornar mais rápido o atendimento das pessoas que precisam de socorro urgente.
“O atendimento primário, conforme determina as normas do SUS, deve ser feito em postos de saúde do município. Não podemos protelar. Temos que discutir esse problema  e encontrar uma rápida solução para que a população possa receber a atenção que necessita”, argumentou o diretor do Regional, ressaltando da importância da parceria com os municípios que buscam os serviços do Janduhy Carneiro.

 Ascom

Naça de patos fecha com Quintino Barbosa.

Finalmente o Nacional de Patos começa a movimentar-se em relação à temporada 2011. A diretoria do “Verdão” acertou a contratação do treinador Quintino Barbosa. O namoro entre o técnico e o “Naça” vinha ganhando ares de final feliz e como em uma novela que se preza, terminou tudo bem.
O treinador estava no comando do Colo-Colo no futebol baiano, e depois de ser cogitado para vir trabalhar em Patos, ficou a dúvida em qual das equipes da cidade? Isso porque enquanto o Nacional negociava com Quintino, o nome do treinador chegou a ser cogitado no Esporte. Mas o técnico terminou mesmo indo para o “Verdão Maravilha”, time o qual iniciou as negociações antes de ser focado no "Patinho".
Como todos os clubes da primeira divisão já iniciaram seus trabalhos de pré-temporada, e o Nacional ainda está voltando da disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior,  é incerta a data da apresentação do novo treinador. Quintino Barbosa também terá a missão de trazer alguns jogadores para compor o elenco que disputará o campeonato paraibano 2011.
Com passagens pelo futebol sergipano, baiano e pernambucano, Quintino Barbosa já treinou aqui na Paraíba a Queimadense e o Treze. Ele chega para tentar fazer com que o Nacional alcance o G4 do certame estadual. Segundo o presidente José Ivan dos Santos a torcida conhecerá o novo elenco nacionalino na próxima semana, o dia não está definido, porém a intenção da diretoria do clube, é fazer a apresentação na próxima segunda-feira dia 17.

Com informações do futebolsertanejo.com
Eduardo Rabêlo

UFCG abrirá 13 novos cursos

Os campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vão ganhar mais 13 novos cursos a partir desse ano. Além disso, será criado um novo campus na cidade que vai oferecer curso de Cinema, abrigando ainda um estúdio cinematográfico e um auditório com capacidade para 600 pessoas, dando continuidade a expansão da instituição.

Os 13 cursos serão distribuídos entre cinco campi da Universidade. O de Campina Grande vai receber o de Cinema, Fisioterapia e Direito. Em Cajazeiras serão implantados os cursos de Educação Física e Fisioterapia. Já o de Pombal, o de Engenharia Civil. Em Patos a instituição pretende disponibilizar os cursos de Ecologia, Psicologia e Ciências Sociais. Em Sousa oferecerá os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo. “Queremos uma expansão ainda maior da Universidade para que todas as regiões do Estado possam contar com o ensino superior, e assim diminuir as desigualdades”, declarou o reitor, Thompson Mariz. Com os novos cursos seriam criados mais 3,6 mil vagas anuais.

Ele revelou ainda que Campina Grande deverá ter mais um campus, que será construído no bairro das Malvinas, oferecendo cursos como o de Cinema. “Também vamos transferir para lá, Arte e Mídia, Música, Desenho Industrial e Comunicação. Nesse campus está previsto a construção de um bom estúdio cinematográfico, auditórios e um centro de convenções que possa abrigar grandes eventos. Queremos partir para o investimento no audiovisual”, detalhou.
A ampliação dos cursos e o campus estão no Plano de Expansão 2 da instituição que será entregue ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) em fevereiro. O projeto está orçado em cerca de R$ 200 milhões.

Na expansão novo campus também irá abrigar o Centro de Educação a Distância. “Passaríamos a ter um único local para oferecer formação a distância aos que optarem por essa modalidade”, complementou.

Pólos em 23 cidades

O Plano também prevê a implantação de 23 pólos universitários em cidades adjacentes aos campi já existentes, onde seriam instalados dois cursos em cada uma. Os municípios beneficiadas seriam Teixeira, Santa Luzia, Catolé do Rocha, São Bento, Coremas, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Triunfo, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Monteiro, Serra Branca, Taperoá, Boqueirão, Picuí, Barra de Santa Rosa, Piancó, Conceição, Princesa Isabel, Juripiranga, Pedras de Fogo, Queimadas e Esperança.

O Plano de Expansão 2 da UFCG será apresentado em uma solenidade, marcada para o final de fevereiro, quando serão convidados a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Campina Grande, setor turístico, Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. “Pela sua importância queremos compartilhar com a sociedade civil organizada de Campina Grande, e mostrar a sua importância para a cidade”, sentenciou.

Giovannia Brito

Nonato rebate secretária de Saúde de Campina Grande

O secretário de Comunicação Institucional do Governo da Paraíba, Nonato Bandeira (PPS), esteve ontem em Campina Grande para uma série de entrevistas em veículos de comunicação locais. Várias vezes, foi indagado sobre o recente mal estar causado pela troca de farpas iniciada pela queixa do governador Ricardo Coutinho (PSB) a respeito da superlotação do Hospital Regional de Campina Grande. Ao atribuir a alta demanda a falhas no atendimento do PSF, o socialista foi chamado de "desinformado" pelo prefeito campinense, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e ontem também foi alvo de alfinetada pela recém-empossada secretária de Saúde do município, Tatiana Medeiros, que aconselhou Ricardo a cuidar de "seu quintal", referindo-se a João Pessoa, onde o governador foi prefeito.
No mesmo tom provocativo, Bandeira explicou o motivo da declaração de Ricardo Coutinho e retribuiu o conselho à secretária de Saúde de Campina Grande:
- O governador falou sobre a saúde e foi incompreendido e deu exemplos. Em seis anos, ele construiu dois hospitais e reformou toda a rede de atendimento de João Pessoa. Quando se atira pedra no quintal do outro, é preciso olhar pra sua casa. Você vê a situação da saúde de João Pessoa e vê um avanço muito grande. Ricardo queria a colaboração dos municípios porque não se pode deixar tudo para o Governo fazer. Quando prefeito, Ricardo Coutinho fez reforma no Hospital do Valentina, mesmo com o hospital funcionando. Isso demorou um pouco mais. Ele ampliou a Cândida Vargas, assim como fez no Hospital Santa Isabel. Ele fala porque ele fez. Ruim é quando se fala sem fazer. O povo sabe o que é lero e o que é fato.
Outra farpa - Ainda em Campina Grande, Nonato Bandeira lamentou as declarações do senador eleito Vital Filho, que defendeu a legalidade dos projetos sancionados pelo ex-governador José Maranhão (PMDB) e conhecidos popularmente como "PEC 300 da Paraíba":
- Lamentei o deputado Vital Filho ter falado sobre a PEC. Me surpreendeu porque ele é advogado e sabe que no período eleitoral não se pode dar aumento salairal. O deputado e futuro senador é um homem que faz leis. Ele deveria sair em defesa da legalidade e não da ilegalidade.

parlamentopb

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ingressos para Treze x São Paulo estão vendidos em João Pessoa


Ascom

Os ingressos para o jogo entre Treze x São Paulo, que acontece no dia 16 de fevereiro pela Copa do Brasil poderá ser adquirido em João Pessoa. Uma carga dos passaportes está sendo vendida na sede da Federação Paraibana de Futebol, em Tambiá. O primeiro lote será vendido até 31 de janeiro, na Loja do Treze e na FPF, com preços promocionais. Na arquibancada geral o valor cobrado será R$ 25,00 e na arquibancada principal R$ 40,00.
O segundo lote será vendido de 1º a 11 de fevereiro e os valores terão acréscimo em relação ao primeiro lote. Já o terceiro e último lote será vendido do dia 12 até 16 de fevereiro, dia do jogo. Os valores para este lotado também terão acréscimo.
Ao comprar os ingressos, o torcedor receberá uma senha e a troca pelo ingresso definitivo será feita de 13 a 16 de fevereiro. Será utilizado o sistema de catracas eletrônicas no Amigão e as senhas somente serão trocadas nesse período no Estádio Presidente Vargas.

Cargos da saúde não devem ser negociados

Os cargos do Ministério da Saúde não devem entrar na cota das composições políticas, afirmou há pouco o futuro líder do PT no Senado e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PE). Para ele, há espaços em outros ministérios para abrigar as indicações partidárias das siglas que fazem parte do governo, como o PMDB.

“No caso do Ministério da Saúde, desde o primeiro momento e ao longo da campanha, a presidenta [Dilma Rousseff] disse claramente que faria uma indicação que fosse dela. O Ministério da Saúde, na visão dela, com o que concordo integralmente, não entra no debate das composições políticas”, disse Costa, ao deixar o Palácio do Planalto, onde teve encontro com assessores da Secretaria de Relações Institucionais.

“O problema da saúde é hoje o mais importante que temos no Brasil. É preciso que o ministro tenha ampla liberdade de montar a melhor equipe possível”, acrescentou o futuro líder petista.

Nos últimos dias, a possibilidade de troca no comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), atualmente ocupada por um peemedebista, provocou troca de farpas entre o ministro Alexandre Padilha e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Ontem (11), em encontro com o vice-presidente, Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e o líder do PMDB, ficou definido que haverá trégua na disputa por cargos no segundo escalão.

Ao falar sobre a recente disputa entre PT e PMDB pelo comanda da Funasa, Costa ponderou que poderá haver “composições políticas” na distribuições dos cargos do segundo escalão na área da saúde. “Uma coisa é o ministro [da Saúde] ter autonomia para fazer as composições que ele entender que são relevantes do ponto de vista técnico e político. Outra coisa é se entrar em negociação em que esses aspectos não sejam levados em consideração”, disse.

Costa atenuou ainda a disputa por cargos na Esplanada dos Ministérios. “Isso é normal dentro de uma ampla aliança política. Crescemos em número de apoiadores sem que o governo tivesse o crescimento do número de espaços. Essa disputa é normal e natural.”

Em relação à possibilidade do Congresso Nacional elevar o valor do salário mínimo acima dos R$ 540 propostos pelo Executivo, o futuro líder do PT disse que o governo apenas não concordará em aumentar a proposta se não houver possibilidade. “A política que temos desenvolvido para o reajuste do salário mínimo tem sido a que resgatou o seu valor real.” 

Redação com Agência Brasil

A realidade da internet


* Valério Cruz Brittos e Éderson Pinheiro da Silva

A internet revolucionou a comunicação no mundo inteiro. As pessoas encontram-se na rede, em tempo real, trocando milhões de informações, gerando conhecimento (e negócios). Tudo é encontrado de forma fácil e ágil por meio de um clique. Há uma projeção da casa do usuário ao planeta inteiro através de uma rede eficiente, o ponto de conexão global. Contudo, não se pode esquecer que esta plataforma é, acima de tudo, uma expressão do sistema, e como tal deve ser encarada, o que de longe representa rejeição, mas incorporação crítica, buscando sua subversão.

Inseridas neste contexto de reconfigurações surgem ferramentas úteis para a vida das pessoas, no trabalho ou em casa. A internet é fonte inesgotável de diversão, lazer e conhecimento. Na sequência surgiram as redes sociais, verdadeiras febres, utilizadas para as mais variadas intenções, da autopromoção de pessoas em busca de fama a comunidades divulgando ideias, passando por soluções corporativas. Neste espaço social há liberdade sobre o que dizer (e, no caso, agir), desde que acessível uma conexão de banda larga, que segmenta seu cliente conforme suas possibilidades de pagamento ao meio digital.

Toda uma gama de possibilidades
Apesar de existirem as lan houses, locais de disponibilização de internet utilizados principalmente por setores de baixa renda, elas também excluem, por requererem pagamento. O público é dividido entre aqueles que podem realmente utilizar a rede de maneira plena, no horário que melhor lhes convier, e os que não podem usufruir destes benefícios. Trata-se de um problema social que se constitui em um desafio a ser ultrapassado para o país democratizar o acesso aos meios digitais. Usar plenamente a internet é poder dispô-la a qualquer momento, em casa, com uma conexão de rede capaz de trafegar dados com rapidez.

Outro obstáculo sério é a educação, faltando não raro capital cultural para o uso da internet com melhores resultados em termos de formação do indivíduo, sua inserção social e mesmo busca de rentabilidade, consequentemente. Em sites, comunidades e blogs, vários usuários puderam realizar seu sonho de aparecer para o mundo, mas com que objetivo? A educação é fundamental para utilizar a internet de forma responsável e cidadã. Pouco adianta bradar por revolução comunicacional se a rede é utilizada não só para consumir produtos das mesmas indústrias culturais dos meios tradicionais, mas para toda sorte de uso irresponsável.

A rede tornou-se um território onde tudo é aceito, transformando-se também em uma arma poderosa para cometer atos ilícitos contra os diversos segmentos da sociedade, incitando o ódio e ratificando preconceitos de raça, religião e classe social. Comunidades usam tom mais agressivo a fim de atingirem com maior efetividade seus objetivos. Nas ferramentas de interação social muitas vezes aflora uma espécie de patologia social, com indivíduos agredindo outros ou defendendo o neonazismo, enquanto torcidas incitam à violência e combinam brigas. Na internet há toda uma gama de possibilidades, em termos de informação e conhecimento, ao mesmo tempo em que se fica refém de variados modos de atos ilícitos.

Escravos da tecnologia
Na internet, há liberdade para a expressão de opiniões, mas o preço é caro. Os sujeitos são controlados, com seus dados sendo armazenados pelas empresas que realizam o serviço, por meio de algoritmos que exercem a função de vigias da rotina diária do usuário, em computadores tradicionais, cartões de banco e outras formas de registro de informações. Um problema que toma dimensões gigantescas, pois o controle faz do espaço proposto como democrático uma prisão, onde o usuário está confinado, com seus dados para possível utilização empresarial e mesmo política. Ele é atacado com a violação de e-mails, controle de navegação, oferta de produtos em espaços pessoais e outras imposições da tecnologia.

Com a simples presença de um chip no cartão, a pessoa é monitorada pelo banco, acerca de seus saques e pagamentos realizados, gerando o controle do cidadão. A vida passa vigiada a cada passo. Uma escravidão que aprisiona o internauta sem ele próprio saber que, desta forma, cai em uma verdadeira rede, estando sem ação frente às regras de jogo. Um jogo em que o usuário vai ao encontro do universal, numa sensação de liberdade total em frente a um computador, sem saber que os dados digitados e suas preferências estão sendo armazenados, seja pelo provedor de acesso, o navegador ou todo tipo de sítio de conteúdo.

A internet, a ferramenta que revolucionou a comunicação e a forma de entrar em contato com as pessoas dos locais mais remotos do planeta, converteu-se em um instrumento cujas consequências ainda não são inteiramente conhecidas. O ser humano torna-se frágil e pequeno em meio a todo este aparato tecnológico que armazena sua vida, desde dados preferenciais de consumo a endereço, passando por números de todo tipo de cartão de compra e identificação. É um caminho de difícil volta: o ser humano virou escravo de toda esta tecnologia, tornando-se dependente de um sistema que manipula, controla e ainda é pago.

* Respectivamente, professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e graduando do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da mesma instituição

Publicado no Observatório da Imprensa em 11/01/2011

Menor é baleado em frente de casa na Vila Cavalcante



A Polícia Militar está em diligência para tentar prender um homem de nome Cássio, para o qual existe a acusação de tentativa de homicídio, praticada na noite de ontem (terça-feira 11) contra um menor de 17 anos.   

O fato ocorreu por volta das 20h30 na Rua Francisco Justino, bairro Vila Cavalcanti em Patos-PB. Segundo testemunhas, o jovem estava em frente de casa quando o acusado se aproximou e efetuou seis disparos, alguns atingindo o menor nas costas, o qual foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional de Patos.

Bandidos explodem agência bancária de Cacimbas-PB

Bandidos fortemente armados usaram dinamite e explodiram mais um banco na madrugada desta quarta-feira (12), por volta das 2h. O alvo desta vez foi a agência do Banco Bradesco de Cacimbas, cidade localizada no Sertão da Paraíba, nas proximidades do Município de Patos.

De acordo com informações da polícia, a ação foi praticada por cinco homens que estavam em um veículo da marca Fiat Strada de cor preta. A explosão destruiu o caixa eletrônico e também provocou danos ao prédio da agência.

Desde a madrugada desta quarta-feira que os policiais estão em diligência com o objetivo de localizar e prender os bandidos que fugiram em direção ao Município de Taperoá, levando todo o dinheiro do caixa eletrônico. Na hora da fuga os cinco homens ainda trocaram tiros com a polícia. Está é a quinta agência bancária explodida este ano.

Emmanuel Noronha, com informações de Hyldo Pereira, da Correio Sat

Trio armado assalta na zona rural de Lagoa

Por volta das 11:40h de ontem (11), Três elementos armados, um deles de espingarda, fizeram uma barreira no Sítio Logradouto, Municpipio de Lagoa/PB, região do Catolé do Rocha, e lá roubavam todas as pessoas que passavam pelo local.

O Senhor Francisco José da Costa, 44 anos, solteiro, agricultor, residente na Rua Caetano Tavares, em Lagoa, e o agricultor Braz da Costa, 58 anos, casado, morador da Rua Margarida Cardoso, em Lagoa, foram vítimas dos acusados, que roubaram da primeira vítima uma quantia em dinheiro de R$ 140 e da segunda vítima R$ 40.

As vítimas informaram que outras pessoas estariam sendo abordadas pelos bandidos que realizavam o roubo e mandavam as vítimas embora.
A PM foi informada do ocorrido e compareceu no local constatando o fato, sendo que os três acusados já estavam roubando outra vítima. A viatura da PM se aproximou, no entanto, os acusados empreenderam fuga entrando no matagal.

Diligências foram efetuadas, mas, sem êxito.

folhadosertão

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nacional volta da Copa São Paulo com três derrotas

O Nacional de Patos encerrou sua melancólica participação na Copa São Paulo de Juniores na tarde desta terça 11, perdendo sua terceira partida pelo placar de 4x2 para o Rio Preto-SP, pelo Grupo U. A equipe patoense, que fez sua estréia na competição, teve fraco desempenho e acumulou um saldo negativo de 10 gols. Fez apenas dois gols na derrota de 6x2 para o Botafogo do Rio e mais dois hoje, diante do Rio Preto. Resta aos canarinhos retornarem para a Morada do Sol e trabalhar bastante, já que alguns desses atletas deverão ser aproveitados na equipe principal que disputará o Campeonato Paraibano de 2011.

Esporte inicia os trabalhos da pré-temporada 2011

Os atletas que já se incorporaram ao elenco do Esporte de Patos,  realizaram sob o comando do professor Marcos Nascimento na manhã desta terça-feira(11), os exames biométricos de rotina necessários no inicio da temporada.  Eles passaram por uma avaliação antropométrica de composição corporal e ainda realizaram um treino físico, fazendo corrida em torno do gramado do Estádio José Cavalcanti, já que o campo de jogo está interditado.

No período da tarde deram continuidade as atividades no Ginásio da AABB, realizando treino e avaliação física e de  acordo com a programação traçada pelo professor Marcos, a partir desta quarta-feira (12), até o próximo domingo dia 16, o elenco irá trabalhar nos períodos da manhã e da tarde, realizando treinamentos físicos e técnicos.

A programação para esta quarta-feira é a seguinte: No período da manhã os atletas farão uma caminhada e tarde treino técnico no campo da UFCG na saída para Teixeira.


Futebol Sertanejo
Com Ascom

AUTOESTIMA


Inácio A. Torres

NÃO JULGUE AS PESSOAS PELA APARÊNCIA

Extraído do livro "histórias para aquecer o coração", o texto a seguir, adaptado de Paul Karrer, descreve um gesto que, costumeiramente, os humanos praticam: o julgamento pela aparência.
A cansada ex-professora se aproximou do balcão do supermercado. Sua perna esquerda doía e ela esperava ter tomado todos os comprimidos do dia: para pressão alta, tonteira e outras enfermidades próprias da velhice.
Graças a Deus eu me aposentei há anos, pensou ela. Não tenho energia para ensinar hoje em dia.
Imediatamente antes de se formar a fila para o balcão, ela viu um rapaz com quatro crianças e a esposa, ou namorada, grávida. A mestra não pode deixar de notar a tatuagem em seu pescoço.
“Ele esteve preso”, pensou ela. E continuou a observá-lo. Sua camiseta branca, o cabelo raspado e as calças largas levaram-na a supor:
“Ele é membro de gangues”.
A velha professora tentou deixar o rapaz passar na sua frente.
- “Você pode ir primeiro” – disse, dirigindo um olhar vesgo para o rapaz.
- “Não – insistiu ele – a senhora primeiro.
- "Não, você está com mais gente" – retrucou a mestra.
- “Devemos respeitar os mais velhos” – rebateu o rapaz.
E com isso fez um gesto largo indicando o caminho para a professora e um breve sorriso aflorou em seus lábios enquanto ela marchava na frente dele. A velha mestra que ainda existia dentro dela não pôde desperdiçar o momento e, virando-se para ele, indagou:
- “Quem lhe ensinou boas maneiras?”
- “A senhora, professora Simpson, na terceira série”.

Inácio A. Torres escreve para o pbnoticias.com e garimpandopalavras

Arquivo do blog