Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de novembro de 2009

Jovem morre ao empinar moto

Faleceu na noite de ontem, por volta das 23h2, na Rua Antônio Félix no bairro da Vila Cavalcante, o menor I.M.A, 17 anos, de queda de moto. Segundo testemunhas, o adolescente empinava a moto Honda pop 100 de cor azul, ano 2009, placa MOR 4134, quando se desequilibrou e caiu. O mesmo estava sem capacete e na queda bateu com a cabeça no meio fio, tendo, vindo a falecer no local.

Tentativa de homicídio em Tavares-PB

Às 3h30 da madrugada de hoje (21), na Rua Alto do Bom Jesus no centro da cidade de Tavares, a guarnição do DPM de Tavares foi informada através de uma testemunha, que a vítima Renato Ferreira Monteiro, 23 anos, havia sido agredido por dois elementos, os quais utilizaram pedaços de madeira com alguns parafusos e um capacete para cometer o delito. A Testemunha informou que houve uma discussão entre a vítima e os acusados Cícero Barbosa Sobrinho, 19 anos e João Barbosa Da Silva, 20 anos, que agrediram Renato até que inconsciente, em seguida fugiram do local pensando que a vítima havia morrido.


A Guarnição da Polícia Militar se deslocou ao local do ocorrido onde a vítima se encontrava caída, sangrando bastante e apresentava várias lesões na cabeça. Renato foi socorrido para o Hospital da referida cidade e logo encaminhado ao Hospital regional de Princesa Isabel onde foi atendido pelo médico de plantão e posteriormente transferido para a cidade de Campina Grande – PB. Após socorrer a vítima a guarnição saiu em diligência no intuito de prender os acusados. Por volta das 05h conseguiram localizar e efetuar a prisão dos acusados.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!




Inácio Andrade Torres – 21/11/09
 
JESUS E AS CRIANÇAS

Conforme um jornal italiano, naquele país o Menino Jesus é um poderoso concorrente do Papai Noel. Para conferir o bom relacionamento do Menino Jesus com a criançada italiana, esse noticioso resolveu realizar uma pesquisa, cuja metodologia consistiu em pedir aos leitores que escolhessem frases do livro “Querido Jesus, a girafa você queria assim mesmo ou foi um acidente?”, lançado recentemente pela editora Sonzogno.

Em síntese esse livro é uma amostra do que as crianças italianas costumam escrever em redações escolares, em aulas de catecismo e em troca de bilhetes. Leia a seguir algumas frases escolhidas pelos leitores do jornal e reflita a pureza, magia, beleza e sinceridade das crianças.

Querido Menino Jesus, todos os meus colegas da escola escrevem para o Papai Noel, mas eu não confio naquele lá. Prefiro você (Sara).

Querido Menino Jesus, obrigado pelo irmãozinho. Mas na  verdade eu tinha rezado pra ganhar um cachorro (Gianluca).

Querido Jesus, por que você não está inventando nenhum  animal novo nos últimos tempos? A gente vê sempre os mesmos (Laura).

Querido Jesus, por favor, ponha um pouco mais de férias entre o Natal e a Páscoa.
No meio, agora está sem nada (Marco).

Querido Jesus, o padre Mário é seu amigo ou você conhece ele só do trabalho? (Antonio).

Querido Menino Jesus, por gentileza, mande-me um  cachorrinho. Eu nunca pedi nada antes, pode conferir (Bruno).

Querido Jesus, eu gosto muito do padre-nosso.  Você  escreveu tudo de uma só vez, ou você teve que ficar apagando? Qualquer coisa que eu escrevo eu tenho que refazer um monte de vezes (Franco).

Querido Jesus, talvez Caim e Abel não se matassem  se tivessem um quarto pra cada um. Com o meu irmão funciona (Lorenzo).

Querido Jesus, nós estudamos na escola que Thomas Edison inventou a luz. Mas no catecismo dizem que foi você.  Pra mim ele  roubou a sua idéia (Daria).

Querido Jesus, em vez de você fazer as pessoas morrerem e aí criar novas pessoas, por que você não fica com as que já tem? (Marcello).

Querido Jesus, você é invisível mesmo ou é só um truque? (Giovanni).

Um forte abraço e viva as crianças do mundo inteiro. Que Jesus esteja sempre conosco.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Disputa pelo diretório municipal do PT de Patos promete ser acirrada




Cerca de 255 filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) de Patos estão sendo convidados a comparecerem à Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa neste domingo, quando têm o papel de escolher a nova diretoria que comandará a legenda no Município. As eleições, que também acontecem em nível nacional e estadual, começam às 8h e seguirá até às 17h.
Em Patos duas chapas estão na disputa, uma encabeça pelo vereador Edileudo Lucena, que em nível estadual apóia o deputado Rodrigo, e no outro lado Everaldo Nunes, a favor de Luiz Couto para o comando do PT no Estado. A promessa, segundo alguns dos filiados mais destacados é que não será fácil para nenhum dos candidatos. Vamos esperar para ver.
pbnoticias.com

Negros têm o que comemorar, apesar da desigualdade, diz ministro


O ministro Edson Santos (foto), da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), disse há pouco, em cadeia nacional de rádio, que a população negra continua em situação de desigualdade, quando comparada ao resto da sociedade brasileira, ocupando os postos de trabalho de menor qualificação e sendo a maior vítima da violência no campo e na cidade.

Em seguida, já em tom mais otimista, o ministro afirmou que há o que comemorar neste Dia da Consciência Negra e destacou alguns aspectos que considera como importantes conquistas, como a assinatura de 30 novos títulos de propriedade para comunidades quilombolas; os avanços na tramitação do Estatuto da Igualdade Racial no Congresso; e a instituição de políticas de cotas raciais em mais de 60 universidades públicas.
O ministro também destacou a “melhoria do acesso da população negra à educação”, atribuindo essa melhora ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo ele, o ProUni destinou metade de suas quase 600 mil bolsas de estudo em universidades particulares para os alunos negros.
“Outra conquista é a gradual implantação da lei que torna obrigatório o ensino de história e cultura da África e dos negros brasileiros em todas as escolas do país. Uma medida para combater o racismo em suas raízes, elevar a autoestima da população negra,e fazer com que todos e todas, de qualquer raça ou origem, tenham orgulho da sua identidade”, afirmou o ministro.
Ao falar sobre o período escravagista, o ministro enfatizou que a celebração  da morte do líder escravo Zumbi dos Palmares (morto e exposto em praça pública em novembro de 1695) serve para despertar a consciência sobre a necessidade de os brasileiros lutarem contra as desigualdades e superarem a discriminação racial.
“Com cada um fazendo sua parte, é possível enxergar no futuro um país livre da discriminação racial, em que as oportunidades sejam iguais para qualquer brasileiro. Afinal, um país sem desigualdades, é um país melhor para todos”, disse o ministro.
Agência Brasil
Foto:www.tribunadomaranhao.com.br

PSS 2010 começa domingo


A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começa, neste domingo (22), a realizar o Processo Seletivo Seriado – PSS 2010.

Os candidatos devem observar as seguintes normas: as provas serão aplicadas no horário de 8h às 12h; após as 8h, a entrada não é permitida; o documento de identidade a ser levado é o mesmo que foi indicado no ato de inscrição; só poderá deixar a sala após as 10h; é proibido o porte de qualquer aparelho eletrônico (celular etc.) no prédio em que se faz prova.

A Coperve aplica as provas em 89 unidades escolares, assim distribuídas: 56 em João Pessoa; 05 em Mamanguape; 01 em Rio Tinto; 06 em Campina Grande; 09 em Patos; 05 em Sousa; 01 em Areia e 06 em Bananeiras.

Há um total de 60.890 candidatos inscritos. Distribuídos pelas cidades de João Pessoa, Areia, Bananeiras, Campina Grande, Patos, Sousa, Mamanguape e Rio Tinto, 51.484 farão provas do PSS 1 no dia 22 de novembro e 43.508 farão provas do PSS 2 no dia 23 de novembro. Os demais candidatos inscritos farão provas apenas do PSS 3 nos dias 20 e 21 de dezembro.

Outras informações pelo telefone: (83) 3244-1580; ou na página: www.coperve.ufpb.br. 
Ascom

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Projeto Cinema no Bairro estará na Comunidade do Juá Doce

 

Nesta quinta-feira, dia 19, o Projeto Cinema no Bairro vai estar na Comunidade do Juá Doce. A estrutura para a realização do Projeto vai ficar montada vizinho a Praça do Bairro com a exibição do filme acontecendo ás 19:30 h.

A Associação de Moradores do Bairro do Juá Doce, através do seu presidente Dinarte Bezerra, está se mobilizando para garantir que a comunidade compareça no local de exibição. “Fazia tempo que nós esperávamos a vinda do Projeto Cinema no Bairro aqui. Tenho certeza que será muito bom para todos do Bairro”. Disse Dinarte.

Os moradores do bairro, e também pessoas dos demais bairros vizinhos, terão a oportunidade de assistir ao filme “Vozes Inocentes”.   

Sobre o filme: Vozes Inocentes conta a comovente história de Chava (Carlos Padilla), um rapaz de onze anos que apanhado pelas circunstâncias é obrigado a tornar-se “o homem da casa”, depois do pai abandonar a família em plena guerra civil em El Salvador.

A vida de Chava transforma-se num jogo de sobrevivência, não apenas devido às balas da guerra, mas também pelos efeitos desoladores da violência diária. À medida que luta por encontrar trabalho para ajudar a mãe solteira a pagar as contas e vive o primeiro amor por uma bela colega de escola, a pequena vila de Chava torna-se simultaneamente num campo de jogo e num campo de guerra.
Com o amor da sua mãe (Leonor Varela) como única arma, uma pequena rádio que transmite um hino proibido de amor e paz, e com a decisão impossível de ter que se unir ao exército ou aos rebeldes, Chava encontra coragem para manter o coração aberto e o espírito vivo, na sua corrida contra o tempo.
O Projeto Cinema no Bairro tem se transformado num encontro de crianças, jovens e adultos nas ruas dos bairros da cidade. A cada exibição há uma transformação nos ambientes das comunidades. O Projeto é realizado com o apoio de empresas da cidade e da Secretaria de Educação.

Jozivan Antero

Contador elogia administração de ex-prefeito de Condado

O contador Radson dos Santos elogiou a administração do ex-prefeito de Condado-PB, Valdenilson Pereira dos Santos (Som), que teve suas contas referentes ao 2º semestre de 2007 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, período em que assumiu a administração daquele município. O julgamento das contas aconteceu na última quarta 11.
Para Radson, o pouco tempo que Som esteve à frente da Prefeitura, soube zelar pelo erário público e seguiu todas as recomendações do TCE. “Presenciamos um governo atendo às necessidades da população. Colocou os salários em dia e investiu o que pôde na infraestrutura da cidade”, comentou Radson.  

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!




Inácio Andrade Torres – 19/11/09

ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

O texto de hoje, retirei de meu livro Coisas de criança, escrito em 1987 e composto de muitas frases e tiradas de meu filho Bruno e de minha filha Ankilma. Também tem, a exemplo do texto abaixo, algumas reflexões arrancadas da criança que vive dentro de mim, a qual de quando em vez me surpreende com palavras tão sábias e belas, como as que seguem.

A feliciade está em olhar uma nuvem  que se forma no céu, tomando a forma de um carneirinho, de um boinho, de um anjo, de um castelo, de um navio ou de um Deus!

A feliciade está em sentir a água do rio na força da cachoeira, no esticar das ligas da baladeira, no tilintar das bolas de gude, no banho da sangria do açude, no matar a sede à beira da cacimba, na pelada de futebol no campo de poeira; em de manhãzinha, poder puxar um carrinho artesanal por um caminho lamacento, feito pela chuva da noite anterior.

A feliciade está na mesa farta de alimentos, numa palavra da professora primária, no pueril pensamento, na algazarra de um recreio, no embalo de uma rede, na primeira matinê assistida no cinema, na primeira conversa com a primeira namorada.

A felicidade está em ter uma família saudável, um lar onde o respeito, a solidariedade e o amor estejam sempre presentes. Enfim, onde haja fé, sabedoria e aconchego fundamentados numa crença sempre constante em Deus.

(Como o tempo passa rápido! Logo, logo esse livro fará bodas de prata e como mudaram costumes e gestos dos humanos!!!). Até sábado e que Deus esteja conosco. Um forte abraço para alunos e alunas da turma de especialização em Saúde Coletiva, FIP- Patos.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Esquadrilha da Fuma dá show em Patos-PB





Um show de acrobacias aéreas bastante arriscadas tomou conta dos céus de Patos-PB. Um excelente público, apesar do sol causticante, compareceu ao Terreiro do Forró para acompanhar as perigosas manobras dos pilotos da FAB na tarde desta quarta-feira, 18. Às 15h30 pontualmente começou a apresentação que durou mais de meia hora. A Esquadrilha da Fumaça encantou e arrancou aplausos de crianças, jovens e adultos. Muitos também preferiram improvisar camarotes, observando o espetáculo aéreo da cobertura das residências e edifícios. Todo mundo queria uma recordação de mais uma apresentação dessa que é considerada a melhor quadrilha da fumaça do mundo, que recentemente se apresentou nos Estados Unidos.


As aeronaves (modelo Tucano) e seu arrojados pilotos chegaram em Patos às 11h da manhã. Com apoio da Prefeitura Municipal, tiveram sua história, manobras contadas em uma bela revista, com designer de Glauber Alves, a qual foi distribuída com o público presente ao Terreiro do Forró. Pilotos e os “Anjos da Guarda” (assim chamados os competentes mecânicos), distribuíram autógrafos e simpatias com os patoenses.


História


A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras.


A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano.Participou dos eventos aéronáuticos de Dayton, nos Estado Unidos, talvez o mais importante da categoria.Os membros da esquadrilha permanecem 4 anos em atividade e depois são transferidos para outra unidade.Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP.Outros grupos de acrobacias aéreas pelo mundo:
Halcones (Chile) 
Frecce Tricolori (Itália) 
Thunderbirds (EUA) 
Red Arrows (Reino Unido)
Asas de Portugal (Portugal)
pbnoticias.com


Cada brasileiro emite por ano 10 toneladas de gás carbônico, informa Inpe



Cada brasileiro é responsável pela emissão de 10 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, em média. O número é duas vezes maior do que a média mundial. Os dados são da Rede-Clima, ligada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Somos o país em desenvolvimento com a maior média mundial”, disse Carlos Nobre, um dos coordenadores da Rede-Clima, ao participar de comissão geral na Câmara para discutir a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15). O encontro será realizado em dezembro, em Copenhague (Dinamarca).

A meta é de que a média mundial de emissão de CO2 seja de 1,2 tonelada por ano até 2050, para que a temperatura global não aumente 2 graus Celsius (°C). “Ela já subiu 0,8°C nos últimos 100 anos. Falta 1,2°C. Já chegamos muito próximo do limite”, disse Carlos Nobre.

Na avaliação do diretor executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Coelho Fernandes, a estratégia brasileira para reduzir a emissão de gases de efeito estufa deve partir de dois pontos básicos: do uso de uma matriz energética limpa e da redução do desmatamento, principal fonte de emissão de CO2 no país.

“Temos de buscar o abatimento das emissões que seja o mais barato. O Brasil tem condições de implantar mitigação de baixo custo. O combate ao desmatamento deve ser a decisão número um”, defendeu.

O embaixador extraordinário para Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Serra, disse que a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa foram recebidas com tranquilidade na reunião que antecedeu a COP-15. “Acho que daqui até Copenhague vamos ter de fazer muitas consultas para saber o que se espera, mas o Brasil está muito tranquilo. O anúncio dos números foi muito bem recebido”, afirmou.

A meta brasileira de redução dos gases é de 36,1% a 38,9%, até 2020.
Agência Brasil
wiki.bemsimples.com

PM apreende carga de feião em Patos

Na madrugada de hoje (18), à 01h20 na PB 262, no Alto da Tubiba, saída para Teixeira, a Guarnição da Polícia Militar fez de iniciativa própria a apreensão de aproximadamente 5.000 kg  de feijão, que estavam sendo transportados em um veículo Ford F 4.000, placas KLP 3467, cor predominante prata, com a documentação em nome de Manoel Silvestre de Lima. A mercadoria foi apreendida pelo fato de não constar de nota fiscal obrigatória para transporte e comercialização no estado da Paraíba.  
A ocorrência foi repassada para o agente fiscal da receita estadual que assinou o relatório de ocorrência policial para as medidas legais.
III BPM

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O suíngue de Regina Brown em palcos sertanejos


O suíngue da cantora Regina Brown pode ser apreciado pelos sertenejos, a partir desta quarta-feira (18), no teatro Ica, de Cajazeiras, onde a artista inicia uma série de três shows pelo interior do Estado, no contexto do projeto Sindicultura Sertão, do Sindifisco-PB. A concepção do projeto é a formação de platéias para a produção cultural dos artistas paraibanos. 
Na quinta-feira, Regina Brown (e banda) prossegue com a mini turnê e se apresenta para o público sousense, no CCBN. Na sexta-feira (20), a cantora mostra o seu talento na cidade de Patos. Na morada do sol, o show vai acontecer no auditório do Fórum. Todas as apresentações têm inicio às 20h, com entradas aberta ao público, que deve adquirir as senhas, gratuitamente, uma hora antes de cada show.
Regina Brown é uma velha conhecida das platéias de João Pessoa, que acompanham a artista desde os tempos da banda "Absurdus", que, por sete anos, destacou-se na cena musical pessoense. O sucesso das meninas rendeu convites para apresentações em cidade do Norte, Nordeste e Sul do país.
Ainda no cenário nacional, a cantora teve o privilégio de abrir shows de renomados astros da mủsica brasileira como Rita Lee, Marisa Gata Mansa, Elba Ramalho, Flavio Venturini, Skank, Grupo 100%, Soweto, entre outros.
            No Rio de Janeiro, cidade que adotou por 5 anos, Integrou a banda "Batuk d´Saya", onde cantou ao lado de Elba Ramalho, Joana e Elymar Santos. No ano de 2001 iniciou  carreira na Europa, tendo a Alemanha como porta de entrada. Seu canto, seu rítmo, sua musicalidade e simpatia, conquistou a todos.
Atualmente, Regina Brown desenvolve uma proposta de um repertớrio eclético, com arranjos e músicas, que incluem desde Jackson do Pandeiro, Chico Cesar até o soul de Ed Mota e o jazz de Billy Hollyday, além de músicas de sua propria autoria.
Edmilson Bandeira dos Santos  (Assessoria)

STTrans cadastra idosos e deficientes



A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos está cadastrando portadores de deficiência física e idosos. O cadastro é para garantir as vagas reservadas previstas em Lei.
 
A decisão do superintendente, Alexandre Nóbrega é atender as resoluções 303/08 e 304/08 do Código de trânsito Brasileiro em reservar 5% das vagas de estacionamento para idosos e 2% para portadores de deficiência.
 
Quem anda pelas ruas do centro de Patos, já pode perceber as mudanças significativas na sinalização do trânsito, e uma delas é estacionamento prioritário, alguns motoristas ainda resistem e insistem em desobedecer a norma, e acabam violando o direito conquistado por lei, por isso, quem infringir o código de trânsito deve tomar cuidado ao estacionar em locais preferenciais.
 
O cadastro está sendo realizado na sede da STTRANS em Patos no horário manhã das 7 horas às 13horas, até o dia 30 de novembro, os interessados devem providenciar a documentação exigida pelo órgão como a cópia de identidade, certificado de registro e licenciamento do veículo (CRVL), foto 3x4, já o portador de deficiência é preciso ainda o atestado médico com data de pelo menos 90 dias no qual deve constar o nome, classificação da deficiência com permanência além da assinatura do médico e inscrição do Conselho Regional de Medicina.
 
A STTRANS adianta que só poderá ser cadastrado um único veículo, no caso de entidades filantrópicas, o registro no Conselho Municipal de Assistência Social poderá cadastrar o veículo destinado ao transporte de pessoas com deficiência, desde que exceda o PTB de 3.5 kg e tenha licenciamento para no mínimo oito passageiros.
 
Após o cadastro os inscritos no beneficio receberão adesivos para identificar os veículos e Carteira de Identificação, além disso, a STTRANS não vai cobrar a taxa de estacionamento que é cobrada em todo país, segundo o superintendente, Alexandre Nóbrega o objetivo é contribuir ainda mais para o bem estar do idoso e do portador que enfrentam preconceitos diariamente.
 
Da assessoria

Show da Esquadrilha da Fumaça em Patos


Mais uma vez a Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Patos. Será nesta quarta-feira 18 ÀS 15h30. O local de maior visibilidade será o Terreiro do Forró, onde acontece a maioria das manobras arriscadas. Chegam à cidade dez aeronaves, sendo que uma será de apoio. Toda a equipe é composta por aproximadamente 30 pessoas, sendo a maioria de mecânicos, os chamados "Anjos da Guarda", que cuidam com muito zelo para que as máquinas tenham desempenho perfeito. A primeira vez que a Esquadrilha fez seu show em Patos foi em 21 de novembro de 2007.
Foto:vilhena

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Banda do III BPM existe desde 1993


A Banda de Música do 3ºBPM , como a conhecemos atualmente, foi idealizada pelos soldados Francisco Rubens de Andrade Campos (hoje Capitão Campos) , Israel Araújo Fernandes (in memória) e Jair Soares. Em 1993 , no início de agosto, eles se reuniram, por iniciativa própria, e falaram com o Comandante do Batalhão, o Tenente Coronel Manoel Cordeiro de Araújo, que mandou que fizessem uma relação dos militares que tocavam instrumentos de sopro.

Todos os PMs foram convocados e a primeira reunião aconteceu cerca de dez dias depois, na sede da Banda da Prefeitura de Patos, a Filarmônica 26 de julho, localizada na Praça João Pessoa - que tinha à frente o maestro Francisco Norberto da Silva, conhecido por Assis Casca de Bala .

No dia seguinte, o Capitão PM José Francisco Xavier ( hoje Tenente Coronel) juntamente com os soldados Jorge, Campos e Israel , deslocaram –se até a cidade de Diamante, com o objetivo de tentar conseguir alguns instrumentos que haviam sido encostados na prefeitura da daquela cidade. Foram conseguidos os instrumentos, que foram somados aos da antiga fanfarra , e para complementar os instrumentos para Banda de Música foram trazidos do Quartel do Comando Geral, uma bateria, um par de tumba dora, um contra- baixo em Si bemol , um contra – baixo em Mi bemol, um sax – alto, um sax – tenor, um Bombardino e duas trompas.

(Arquivo do Sargento Solano)
III BPM

Estudantes da UEPB são assaltados quando voltavam de congresso

Quatorze estudantes de Ciências da Computação, na UEPB, viveram momentos de medo e apreensão na noite desse domingo (15), por volta das 23h. Eles foram assaltados por quatro homens armados, na BR-104, perto de Barra de Santana.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, os universitários voltavam de um congresso no Estado de Alagoas, quando o motorista foi obrigado, pelos assaltantes, a parar a Van onde estavam. Quando o motorista parou o veículo, os bandidos efetuaram vários disparos, um dos tiros atingiu um dos pneus.

Seis estudantes conseguiram fugir, mas os outros oito e o motoristas foram assaltados. Deles foram levados celulares, máquinas digitais e dinheiro. Depois de uma hora, os que conseguiram escapar foram resgatados pela polícia.

Na fuga, alguns universitários ficaram feridos por causa dos galhos das árvores. Assustados, eles deixaram notebooks, mochilas e outros objetos jogados, que só foram recuperados pela polícia na manha de hoje. 
paraibaonline

Briga também no PT de Campina Grande

Secretário do PT formaliza denúncia junto ao MP
 
O secretário geral do PT de Campina Grande, Pedro Luiz Freire (foto), solicitou a abertura de inquérito civil para apurar a possível existência de crimes contra a administração pública e contra o erário municipal em benefício da candidatura do secretário de planejamento, Alexandre Almeida, à presidência do PT do município.

O pedido foi encaminhado nesta segunda-feira à promotoria de Justiça da Comarca de Campina Grande.
A solicitação é baseada em denúncias do vereador e candidato a presidente municipal do PT, Peron Japiassu, assim como de filiados do PT e funcionários da PMCG, que afirmaram a existência de “compra de votos a dinheiro e promessa de empregos dentro da estrutura municipal, além da utilização da estrutura da administração para beneficiar a candidatura de Alexandre Almeida, na tentativa de obter vitória no Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores”.
“A possibilidade de que essas denúncias se confirmem torna obrigatório, para mim, recorrer a este órgão, como cidadão campinense que sou, mesmo sabendo que a confirmação trará desgaste para a legenda partidária da qual sou dirigente. Não posso admitir que alguns membros da administração municipal sujem o nome do nosso partido e da administração pública com prática antiéticas, desonestas e que prejudicam a prestação de serviços pelo poder público municipal”, alega o secretário geral.
Ascom

Aprovado Mestrado em Artes Visuais na UFPB


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), na última sexta-feira, seu Mestrado em Artes Visuais, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), devendo ter sua primeira entrada de alunos em 2010 na capital paraibana.

A comunicação foi feita por e-mail à Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPG) da UFPB contendo a avaliação técnica do Conselho Técnico Cientifico (CTC) da Capes.

A proposta do mestrado foi aprovada com sua área de concentração em ensino das artes visuais e linhas de pesquisa em ensino das artes visuais no Brasil, história, teoria e processos de criação em artes visuais.

Pioneirismo institucional

A proposta de um mestrado em artes visuais é pioneira no Nordeste, na área de concentração em ensino das Artes Visuais, e tem no seu corpo permanente os docentes da UFPB - Lívia Marques, Erinaldo Alves, José Rufino, João de Lima e Annelsina Trigueiro; Madalena Zaccara, Sebastião Pedrosa e Vicente Vitoriano (RN); e Maria do Carmo, da UFPE.

A UFPB é a segunda instituição do Nordeste a implantar o mestrado em artes, e a primeira a ter a sua área de concentração pautada no ensino das Artes Visuais. O ingresso dos alunos deve ser feito mediante edital a ser publicado brevemente pelas instituições envolvidas.

Nesta segunda-feira (16) reuniu-se o grupo do corpo permanente e ficou estabelecida a implementação de um site para tornar conhecidas as informações do processo de seleção para ingresso no mestrado, além de um blog específico para o mestrado.

Através do telefone do Departamento de Artes Visuais (083) 3216.7002, os interessados podem entrar em contato com a professora Lívia Marques - coordenadora.

Uma vez que o mestrado funciona em parceria institucional com a UFPE, o telefone (081) 2126. 8755 também pode ser acionado, com a professora Madalena Zaccara – vice coordenadora. 

Ascom
foto:undacaodecultura.ms.gov.br

Governo brasileiro compra primeiro lote de vacinas contra a gripe suína



O governo brasileiro comprou nesta segunda-feira (16) o primeiro lote de vacinas contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. O Ministério da Saúde negociou a compra de um lote inicial de 40 milhões de dose, a US$ 6,43 o preço unitário. Os medicamentos chegarão ao país no primeiro semestre de 2010 – possivelmente, em janeiro - e o ministério promete disponibilizá-lo antes do próximo inverno. O público-alvo que receberá gratuitamente a vacina ainda será definido.
O ministério disse que seis empresas apresentaram propostas de venda do medicamento, sendo escolhida a canadense GSK por ter oferecido o menor preço. Ainda de acordo com o ministério, a negociação gerou uma economia de R$ 39,4 milhões para os cofres públicos. O preço do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o valor referência para a compra do medicamento, segundo o ministério, era US$ 7 a dose.
Ao todo, o país investirá R$ 444,698 milhões na compra deste primeiro lote, utilizando os recursos do crédito suplementar para enfrentamento da influenza A (H1N1) - gripe suína, de R$ 2,1 bilhões liberados pelo governo brasileiro em outubro deste ano.
Além deste lote, o Ministério da Saúde também pretende adquirir as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan - único produtor na América Latina - e também por meio do Fundo Rotatório da OPAS. 
Agência Brasil

População participa do Praça da Gente




Instalado na Praça Cícero Supino, ao lado Guedes Supermercados, o projeto estadual Praça da Gente, ocorrido nesta segunda-feira 16 das 7h às 16h, contou com a participação de um grande público interessado nos diversos serviços oferecidos nas áreas de saúde, educação, cidadania, ação social, cultura e lazer. O evento contou com a presença do governador José Maranhão, secretários, a exemplo de José Maria de França (Saúde), deputada estadual Francisca Mota, prefeitos da região, que foram recepcionados pelo anfitrião, Nabor Wanderley, prefeito de Patos.
O evento, uma realização do governo estadual em parceria com o município, disponibilizou atendimentos de mastologia, dermatologia, PSA (próstata), classificação sanguínea, emissão de documentos, beleza, cinema, distribuição de alevinos, campanhas preventivas contra dengue, doenças de Chagas, doação de órgãos, sala de leitura, práticas desportivas, participação do Corpo de Bombeiros, Detran, Emater, Vigilância Epidemiológica, Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, dentre inúmeras outras entidades que levaram seus serviços e programas para a praça pública.
O governador assinou ordem de serviço para reforma da Maternidade e disse que voltaria na próxima segunda a Patos para novas inaugurações, como a reforma e ampliação da urgência e emergência do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, ampliação no número de máquinas do Centro de Hemodiálise. O prefeito Nabor Wanderley também enalteceu a importância do Praça da Gente e fez um pedido ao governador José Maranhão. Para Nabor, Patos precisa com urgência de um Centro de Diagnóstico e Tratamento de Câncer. O prefeito explicou a necessidade dos serviços de oncologia para Patos e região, enfatizando o desconforto dos pacientes obrigados a buscar outros centros para se tratarem.
Maranhão afirmou que o projeto para implantação desse centro está adiantado, orçado em mais de 1 milhão de reais. “Sabemos dessa carência na saúde de Patos. Em 2010 estaremos beneficiando Patos e todos os municípios do interior com os serviços de oncologia”, comentou o governador.    
pbnoticias.com

Arquivo do blog