Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de outubro de 2007


Esta exposição, Clicks do Cotidiano, faz parte de um projeto em que busco ampliar a interação das pessoas com os movimentos culturais por meio da Internet, uma ferramenta hoje de fácil acesso. O registro iconográfico, refiro-me aqui especificamente à fotografia, com toda sua enorme importância na história da sociedade moderna. Ela revela toda e qualquer situação, seja física, emocional, a ação do homem sobre seu meio, a natureza, enfim, o que há de real em nós e em torno de nós. Clicks do Cotidiano são temas diversos que passam pela fé, diversão, social, natureza, paixões, etc. Sinta-se à vontade para opinar!
Marcos Eugênio

Clicks do Cotidiano











































Toinho Almeida faz críticas a Marcos Eduardo e Pipi


No programa Radar, comandado pelo jornalista Virgílio Trindade, transmitido pela Rádio Espinharas de Patos neste sábado, o candidato a vereador pelo PV, Toinho Almeida, irmão do saudoso locutor dessa emissora, Aluísio Araújo, fez duras críticas aos vereadores que não respeitam a decisão dos eleitores que os escolheram para representá-los no Legislativo e vivem mudando de partido. Sem citar os nomes de Marcos Eduardo e Espedito Simões - Pipi - (foto), que eram de partidos de oposição ao governo Nabor Wanderley e aderiram ao PMDB, mas ficando claro nas entrelinhas, Toinho disse que a população é esclarecida e não tolera esse tipo de atitude. Tanto Marcos Eduardo quanto Pipi correm sérios riscos de perderem o mandato, já que, por 8x3, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que aqueles que trocaram de partido de 27 de março pra cá podem receber tal pena. Resta esperar pelas novas decisões que virão por aí para saber o futuro político dos dois vereadores.

Araponga em Cacimba de Areia


O Projeto Araponga, coordenado pelo agente cultural Antônio Vieira, controlista da Rádio Espinharas de Patos, estará no dia de hoje no município de Cacimba de Areia, mais precisamente no Cirandeiro Clube. Além do concurso para eleger o melhor calouro, haverá festa com a banda do Rio Grande do Norte, Cipó de Boi. Com objetivo de revelar talentos musicais, dando vez aos calouros de Patos e região de mostrarem seus dons artísticos, o projeto é uma grande inciativa do guerreiro Toinho para a cultura regional, mas que precisa de maiores incentivos financeiros para que se torne mais abrangente e ganhe o destaque que merece no cenário cultural.

"Compromisso com o povo"


A festa promovida no último domingo pelo PMDB de Patos criou grande celeuma devido membros do diretório criticarem o vereador Bonifácio Rocha - PSB - (foto) de não ter comparecido ao evento de filiações aos partidos que dão sustentação ao prefeito Nabor Wanderley. Bonifácio e seu partido chiaram que não receberam convite para tal encontro. Rocha disse em bom tom que seu partido é independente e não se vê na obrigação de fazer o que o PMDB manda. O presidente do PSB foi mais longe e lançou nota à imprensa, a qual diz que o poder é do povo, o partido está aberto para apoiar quem ele bem entender e que desde junho deste ano o partido desfez sua aliança com o PMDB local. "Podemos não ter dinheiro, mas temos estrutura moral e não tememos a ninguém. Inclusive poderemos sair com candidato próprio para prefeito no próximo ano", disse Aluísio Queiroz, presidente do PSB de Patos.

Cotidiano

Já circula em Patos a edição especial do jornal (tablóide) Cotidiano, do jornalista Murilo Santos. O destaque da edição é uma entrevista exclusiva com o escritor José Mota Victor, que fala sobre suas duas novas crias: Ani Ohetv Otach e 1912 - A Invasão de Patos. Há também no periódico uma página sobre crítica literária, com a participação do graduado em Letras J. Márcio e do historiador pela UFCG, Mário Diniz. Apesar de ter saído às pressas, Cotidiano possui um bom conteúdo para reflexão e debate. Vale a pena o deleite dessa leitura.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Patos dia 20 de novembro

Por volta das 7h30 de hoje uma aeronave da FAB sobrevoou Patos, dando razantes que chamaram atenção de todos. O motivo dessa ação sobre os céus da cidade foi para reconhecimento e elaboração do plano de vôo para a apresenteção da Esquadrilha da Fumaça, previsto para o dia 20 do próximo mês, faltando definir o horário, segundo informou o vereador José Mota Victor, que fez oficialmente a solicitação ao Esquadrão de Apresentação Aérea.
A Esquadrilha da Fumaça realizou sua primeira exibição em 14 de maio de 1952.
Desde então, milhares de pessoas têm tido a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a perícia dos pilotos e com a competente equipe de mecânicos que os assessora, os chamados "Anjos da Guarda", e despertam, por isso, o reconhecimento, a admiração e o respeito pela Força Aérea Brasileira.
Atualmente, com mais de 3.000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, cruza os céus a “Esquadrilha da Fumaça”. Dentre as várias manobras que as aeronaves desenharão sobre Patos, uma delas é exclusiva da nossa Esquadrilha. Trata-se da Tonneau Barril e retorno no dorso com seis aeronaves, que fazem um meio looping e retornam em vôo invertido. Para o mês de novembro a Esquadrilha já tem agendadas 18 apresentações. Para a Paraíba só em Patos e Soledade.



sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Paraíba realiza VI Simpósio Internacional do Abacaxi




O Estado da Paraíba será sede de 18 e 23 do próximo mês, no Hotel Tambaú, do VI Simpósio Internacional do Abacaxi. O evento reunirá pesquisadores, produtores e empresários ligados aos setores industriais e de exportação. Representantes de 26 paises e 18 estados brasileiros já confirmaram presença. Os objetivos do simpósio são de promover o intercâmbio de informações atualizadas e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico dos diversos segmentos da cadeia produtiva do abacaxi, no plano nacional e internacional, com ênfase nas fases produtivas, pós-colheita, mercado e comercialização.
O VI Simpósio Internacional do Abacaxi é uma promoção da Embrapa, com a participação do Governo do Estado. É realizado a cada três anos em um país diferente, o último ocorreu na África do Sul (2005). O primeiro encontro foi no Havaí (1992), continuou em Martinica (1995), Tailândia (1998) e no México, em 2002). “Tornou-se um evento técnico–científico dos mais importantes para a discussão da produção de abacaxi, reunindo especialistas em pesquisa, extensão e ensino, além de empresários, produtores, estudantes e demais agentes da cadela produtiva do abacaxi”, afirmou Domingo Haroldo Reinhardt, diretor de Pesquisa da Embrapa, coordenador geral do simpósio.
Ainda participam da organização do simpósio os pesquisadores Leôncio Vilar, da Emater da Paraíba e Getúlio Augusto da Cunha, da Embrapa. “Uma das expectativas do evento é a divulgação do abacaxi brasileiro, principalmente a variedade Pérola, que só existe no Brasil, e tem peculiaridades de sabores, doçura e acidez, aroma, é mais suculento e menos fibroso”, comentou Haroldo.
Mesmo tendo ainda um pequeno percentual de 3% da produção nacional destinado às exportações, o restante fica para o consumo nacional, a proposta dos organizadores é fazer com que, a partir da troca de experiência com os técnicos dos outros paises, melhore a qualidade do abacaxi, principalmente o Pérola.
Segundo dados da FAO, a produção do abacaxi no Brasil foi de aproximadamente 2,3 milhões de toneladas, para uma área colhida de 61.790 hectares, e um rendimento de 37,10 toneladas por hectares. Esse rendimento poderia ser maior se o abacaxi fosse cultivado em sistema industrial de grande porte, como acontece na Nigéria, Tailândia, Indonésia, por exemplo. Mas é uma cultura realizada, na sua maioria, por pequenos e médios produtores rurais.
A Paraíba ocupa o segundo lugar de Estado que mais produz abacaxi no Brasil, com 343.291 milhões de frutos colhidos numa área de 11.466 hectares, e uma produtividade de 29.940 por hectare. O Pará, com 354.244 milhões de frutos e uma área de 14.052 frutos, mesmo com um rendimento menor, ocupa o primeiro lugar.
Com relação aos municípios maiores produtores na Paraíba, Santa Rita ocupa o primeiro lugar, com 90 milhões de frutos e uma área de 3.000 hectares, seguindo de Itapororoca, Araçagi e Pedras de Fogo. Sapé, onde existe a Estação Experimental da Emepa e se destacava com maior produtor, se encontra na sétima colocação.


Da ASCOM

Nacional fará jogos do octogonal em casa


A passagem do Nacional de Patos para o octogonal da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol trouxe uma preocupação, especialmente para sua torcida, de não poder ver seu clube jogar dentro de casa. É que na avaliação feita pelo Corpo de Bombeiros, só há lugar para oito mil pessoas sentadas no Estádio José Cavalcante, enquanto o regulamento da competição exige no mínimo dez mil lugares. José Ivan, presidente do Nacional, disse que os torcedores podem ficar sossegados que serão montadas arquibancadas que permitirão se chegar ao número de lugares exigidos. O Verdão maravilha disputará, a partir do dia 14 deste mês, uma das quatro vagas de acesso à Série B do Brasileirão. A equipe vai ao Piauí para enfrentar o Barras, tentando terminar essa fase em primeiro lugar, o que lhe garante a vantagem de iniciar o octogonal jogando fora de casa.

Arquivo do blog