Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cultura genuinamente regional invade Terreiro do Forró


Uma noite memorável para a cultura regional. Essa foi a tônica da primeira noite do São João de Patos, que prossegue até dia 28 deste mês. A programação foi dedicada exclusivamente a homenagens a Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeon dentre outros expoentes da música nordestina.
Dez quadrilhas, consideradas as melhores de Patos, antecederam a apresentação da Orquestra Sanfônica Luiz Gonzaga, que pelo terceiro ano consecutivo se apresentou no Terreiro do Forró. Composta por 27 sanfoneiros do município, tendo como um dos destaques o deficiente visual Inácio do Acordeon, além de seis percussionistas e vocal, a Sanfônica Luiz Gonzaga, sob regência do maestro Ronaldo Queiroz, tocou um repertório que arrancou aplausos do público presente. Ao som da orquestra, o grupo folclórico Filhos do Sertão mostrava sua coreografia no palco.
Depois do show oferecido pela Sanfônica, a dupla de violeiros Valdir Teles (PE) e Zé Viola (PI) fez repentes contentes com o São João de Patos, falando da estrutura e programação oferecidas pela Prefeitura Municipal, um evento que cresce a cada ano atraindo forrozeiros de todos os rincões brasileiros. A última atração da noite foi a Forrônica 26 de Julho, Filarmônica adaptada para o evento junino, com 57 músicos e 77 anos de existência, tocando forró, baião, maxixe. A final do II Festival de Forró Pé-de-serra, que deveria acontecer ontem, foi transferida para a próxima quarta-feira.
Hoje acontece a tradicional Corrida da Fogueira, com premiações em dinheiro e troféus para os primeiros colocados, saída prevista para as 16h da Praça Edivaldo Mota e chegada no Terreiro do Forró. No mesmo horário acontece também a abertura da programação de Terreirinho do Forró, na Praça Getúlio Vargas, local que chama atenção de quem passa por ali pela ornamentação junina montada. Nessa abertura haverá apresentação da Sanfônica, apresentação de grupos folclóricos e trios de forró pé-de-serra.
Para o terreiro do Forró estão reservadas as seguintes atrações: Aécio e Banda; Pinto do Acordeon, que faz a abertura oficial cantando a tradicional Olha pro Céu (Luiz Gonzaga), momento em que os céus de Patos serão iluminados por show pirotécnico; Magníficos, Genildo e Ginaldo e Bandoleiros do Forró. Cerca de 120 policiais militares estão diariamente de plantão no Terreiro do Forró, além de uma delegacia volante da Civil. As expectativas são de mais uma vez um São João de muita paz e alegria na Morada do Sol, como é conhecida esta cidade de 100 mil habitantes, distante 300 Km da Capital João Pessoa.
Ascom
foto:João Beleza

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Patos terá curso de Formação em Psicanálise


Dia 1º de agosto começam em Patos-PB as aulas do curso Formação em Psicanálise, com duração de três anos, que está sendo oferecido pelo Centro de Investigação em Psicanálise e Psicossómatica (CINPP), de São Paulo. O público alvo psicólogos, médicos eestudantes de nível superior de qualquer área que tenha interesse pelo curso de Psicanálise, segundo informou Luciana Gomes (foto), que está recebendo as incrições até dia 19 do próximo mês. As informações sobre o curso e inscrições podem ser conseguidas com ela através dos telefones 8889-3991/9984-6291, ou ainda pelo endereço eletrônico luciana.snt@ig.com.
Luciana, que é adniministradora de empresas, fazendo MBA (Mestrado em Negócios de Administração) em gestão de recursos humanos, diz que as aulas acontecerão no auditório do Guedes Shopping Center uma vez ao mês, o que corresponde a quatro aulas semanais. O valor da mensalidade R$ 250,00. Para aqueles que efetuarem a inscrição até 30 deste mês terão descontos de 20% neste valor. O programa e professor do curso pode ser conecido através do site do CINPP (http://www.cinpp.com.br/)

Câmara inicia recesso de junho


Ontem os vereadores da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, cidade de Patos-PB, deram uma pausa nos trabalhos para curtirem o recesso parlamentar de meio de ano. Após uma rápida sessão, em que a maioria que fez uso da palavra pediu desculpas pelas ofensas eventualmente dirigidas aos companheiros, mesmo assim lembrando a atitude fazer parte do debate deocrático, a mesa diretora ofereceu um momento de confraternização, ao som do autêntico forró pé-de-serra. O vereador Marcos Eduardo, presidente do Legislativo, enfatizou que houve grande melhorias este ano no trabalho desenvolvido pelos vereadores junto à comunidade, com muitos debates e projetos interessantes. "Acredito que neste segundo semestre iremos avançar ainda mais com nossas ações em prol da coletividade", comentou antes de posar com os demais colegas para foto oficial.

foto:garimpandopalavras

Vice-procurador eleitoral emite parecer contra diplomação de Cássio Cunha Lima


O vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho, apresentou parecer favorável no Recurso Contra Diplomação (RCD) nº 736, ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral na Paraíba, contra o governador Cássio Cunha Lima e do vice-governador José Lacerda Neto.
O procurador entendeu amplamente comprovados o abuso de poder político e econômico com potencialidade para comprometer a legitimidade e o equilíbrio da disputa no pleito 2006 na Paraíba. De acordo com o parecer, o assistencialismo e a publicidade estatais foram utilizado de modo combinado, fato que amplificou os seus efeitos e por isso requer uma atuação mais severa e exemplar da Justiça Eleitoral.
O recurso em questão abrange a distribuição irregular de cheques pela Fundação de Ação Comunitária (FAC) a pessoas carentes e o uso do Jornal A União para promoção pessoal e eleitoral do governador, fatos que foram objetos de apreciação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) nas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) nº 215 e nº 251 (o recurso está instruído com cópias de ambas as representações).
O procurador Francisco Xavier apenas discordou do pedido do Ministério Público Eleitoral no sentido de realização de novas eleições, por entender que os precedentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam para a posse do segundo colocado em caso de cassação do candidato eleito em dois turnos.
Vice-governador
Embora a jurisprudência do TSE não exigisse, até recentemente, a citação do vice-governador em recurso contra diplomação, o Ministério Público Eleitoral na Paraíba, por cautela, e visando garantir uma oportunidade de defesa mais ampla para a chapa majoritária, requereu desde o início do processo (janeiro de 2007) a citação do vice-governador do estado.
Contudo, de acordo com o parecer do vice-procurador geral eleitoral, a defesa de José Lacerda Neto foi apresentada fora do prazo legal. De qualquer forma, segundo Francisco Xavier, tal defesa apenas repete as razões apresentadas pelo governador. Por outro lado, o parecer aponta que na Aije nº 215, já houve ampla produção de provas, tornando-se desnecessárias as novas diligências requeridas por ambos os recorridos.

Ascom
foto:diariodonordeste.globo.com

Violência contra a mulher em Patos

Damião Francisco dos Santos, 40 anos, auxiliar de serviços, deverá ser enquadrado na Lei Maria da Penha, lei esta que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Damião foi preso às duas da madrugada de hoje em flagrante quando espancava sua ex-companheira Luzinete Maria, fato ocorrido na residência desta, na Rua Severina Dantas, Vila Mariana, Patos-PB.
A PM recebeu a informação pelo 190, alguém informando da agressão, foi ao local e antes de chegar à cas indicada pode ouvir os gritos da vítima. O agressor, que ao perceber a chegada dos policiais tentou se esconder no quintal, apresentava sinais de embriaguês. A vítima estava com o surpecílio direito inchado e uma pequena escoriação na face. Vítima e acusado foram conduzidos para a Delegacia.

Justiça não permitirá candidato com contas rejeitadas


A ordem na Justiça Eleitoral é impedir que qualquer candidato que teve contas rejeitadas se candidate nas eleições deste ano. O promotor regional eleitoral, Guilherme ferraz, espera maior envolvimento do TCE - Tribunal de Contas do Estado no repasse de informações ao Ministério Público nos processos abertos por esta instituição para evitar que maus gestores possam concorrer aos cargos previstos nas eleições 2008.

foto:TRE

Piancó luta por campus da UEPB


O Município de Piancó protocolou sua intenção junto à UEPB de ter um campus da instituição, aproveitando o processo de expansão da Universidade Estadual da Paraíba. A reitora da UEPB, Marlene Alves, disse estar impressionada com as propostas apresentadas por Piancó, que cumpre os três reqauisitos básicos para que venha a ser escolhido: interesse público, não haver na cidade campus da UFCG e UEPB e dotação orçamentária, este dependente do governo estadual. Itaporanga é o outro município do Vale do Piancó na luta pela implantação de um campus da UEPB.

foto:www.afonteenoticia.com

Reforma agrária em discussão na Fetag


Acontece durante o dia de hoje em João Pessoa, o I Encontro Estadual de Reforma Agrária, realização da Fetag - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba. O evento, que tem como local o auditório da Fetag, reúne cerca de 60 lideranças sindicais de associações de assentamentos da Reforma Agrária, coordenados pelo Incra e Interpa.
Nesse encontro estão sendo analisadas, debatidas e apresentadas propostas para o desenvolvimento sustentável nas áreas de assentamento do Estado.

quarta-feira, 18 de junho de 2008


O Restaurante Pirão de Queijo, Coreto II, já no clima junino, fará a apresentação nesta quinta das atrações que tocarão no palco ali montado durante o São Joaõ de Patos 2008. Amanhã Trio Maçã do Amor; Edilson do Acordeon e Forrozão Jeito Manhoso e Matéia do Forró e Tempero Bom serão apresentados ao público do principal point dos turistas que ajudam a fazer o evento de Patos um dos mais animados do Brasil. Mas somente Lúcia do Acordeon fará a animação amanhã com muito forró pé-de-serra, dia da abertura oficial do São João de Patos. "Tivemos que nos preparar com bastante antecedência para que possamos oferecer uma atendimento de qualidade aos milhares de turistas que vão passam por aqui", comentou o gerente do Pirão de Queijo - Coreto II, José Dias.


Vereador pede ônibus adaptado para atender portadores de deficiência física


Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, o vereador-presidente Marcos Eduardo fez apelo ao prefeito Nabor Wanderley, no sentido deste adquirir um ônibus escolar adaptado para transportar alunos especiais, portadores de deficiência física. Marcos justificou seu pedido alegando existir dificuldades de locomoção desses estudantes no seu trajeto de casa para as unidades de ensino. Disse que esse ônibus seria grande conquista para esse referido público, que ampliaria e facilitaria ainda mais sua inclusão social através do acesso facilitado às salas de aula. O transporte escolar foi a tônica de ontem de Eduardo, que pediu também outro ônibus para atender a comunidade estudantil da zona rural, onde as condições são bem mais precárias para o transporte dos alunos.
Recesso
Hoje acontece a última sessão da Câmara neste semestre. Os vereadores saem em recesso, voltando a suas atividades apenas no dia 21 do próximo mês. Sobre esse primeiro semestre de 2008 Marcos Eduardo considerou que houve importantes avanços do Legislativo patoense, a começar pela conquista da população, com a inauguração das novas, amplas e modernas instalações da Câmara Municipal. "Essa legislatura demonstrou ter maior comprometimento com as causas sociais", enfatizou Eduardo, acrescentando que a tendência é que a sociedade participe mais das sessões e assim possa cobrar e fiscalizar de perto o desempenho de seus representantes na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
Devido a grande quantidade de computadores, ar-condicionados, dentre outros equipamentos instalados na Câmara, a carga de energia da rede não vinha atendendo a necessidade de uso destes. A Enegisa, por esse motivo, irá trocar a rede da Horácio Nóbrega e instalar transformador na no prédio da Câmara.
foto:garimpandopalavras

Servente de pedreiro é vítima de tentativa de homícidio em Patos

O servente de pedreiro Jucieldo Oliveira Pimental, 24 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na noite de ontem em frente ao Colégio Professor Oliveira, na Rua Pedro Benedito, bairro da Vitória em Patos. O fato aconteceu por volta das 21h, segundo a PM, que foi acionada através de ligação telefônica. Quando os policiais chegaram ao local indicado encontraram a vítima caída ao chão, ainda consciente, atingida por dois tiros, um que o atingiu nas costelas e outro nas nádegas.
Jucieldo informou que não sabe quem é o autor dos disparos. O acusado fugiu deixando sua bicicleta no local, que foi recolhida para a 5ª Superintendência de Polícia Civil. Jucieldo foi socorrido por uma viatura do Samu, que o levou para o Hospital Regional de Patos, onde se encontra internado.

PV realiza convenção domingo em Patos


No proximo domingo acontece a convenção municipal do Partido Verde (PV), juntamente com os partidos PRP e PDT. O evento acontecerá na Assciação Comercial de Patos, localizada a rua Antenor Navarro, s/n, Centro, no horário das 08h às 17h. Para o encontro foram convidados líderes políticos a exemplo dos presidentes estaduais de cada partido, os senadores Carlos Dunga, Efraim Morais e Cicero Lucena, governador Cássio, o Dep. Arthur Cunha Lima, Dep. Rômulo Gouveira, Damião Feliciano, Efraim Filho entre outros. "Já é uma decissão de todos nós, que só iremos nos coligar proporcionamente, ou seja, somente para vereador", disse Madiel Conserva, integrante do Chapão.

Confira a relação dos pré-candidatos do CHAPÃO.

PV -Ex-Vereadores; Madiel Conserva (presidente do PV), Luiz da Barra, Dito, Roland Torres, SUPLENTES: Toinho Nascimento, Pacatá, Chica Pantera, Geane Tagi e Fofa. PRP: Ex-veradores Tião, Raumonilson, SUPLENTES: Paulinho Lacerda (presidente do PRP), Edmilson, Honorio, Damião Gomes, Donatinho. NOVATOS: Peteca, Zefinha do Muitirão, Dinha e Loló do Morro. PDT: Sávio (presidente do PDT) e Del. Totalizando 22 candidatos.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pharmapele é inaugurada em Patos


População dispõe de medicamentos
a preços mais acessíveis

A cidade de Patos ganhou hoje mais um importante empreendimento no mercado fármaco. Trata-se da Pharmapele, empresa criada há 20 anos em Recife-PE pela bioquímica Luisa Saldanha, possuindo hoje mais de 50 lojas em vários estados brasileiros, sendo quatro delas na Paraíba. A grande novidade da farmácia de manipulação Pharmapele em Patos é a possibilidade de economia que ela permitirá aos consumidores adquirir medicamentos com preços que podem chegar a 80% abaixo do encontrado nas drogarias da cidade.
Construída atendendo todas as recomendações da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Vigilância Sanitária Estadual, a franquia da Pharmapele em Patos, uma das mais modernas do País, que funciona como mini-indústria farmacêutica, tem capacidade de elaborar milhares de produtos, desde cosméticos, como cremes faciais, hidratantes, xampus, a medicamentos prescritos pelos médicos.

Economia para o consumidor
De acordo com o empresário Allyson Abrantes, dono das franquias de Patos e Sousa, sendo que esta funciona a três anos, já tendo manipulado mais de três mil fórmulas, a vantagem da farmácia de manipulação para o paciente é que este compra apenas o que prevê o período de tratamento recomendado pelo profissional de saúde. Ou seja, ele não leva excedente de remédios para casa, que na maioria das vezes acaba vencendo, causando prejuízos financeiros para seu usuário.
O prédio da Pharmapele, localizado na Pedro Firmino, ao lado da Livraria Dom Bosco, possui diversas salas, a exemplo de laboratório de sólidos, de sólidos e líquidos, controle de qualidade, lavagem de material, fracionamento, dentre outras. Para entrar em cada dessas salas se exige alto controle de higiene dos funcionários, que usam roupas adequadas.

Sobre o mercado de farmácia de manipulação, Allyson diz que cresce a cada dia e de forma bastante acessível aos consumidores. Enfatizou também que o período de manipulação artesanal foi substituído pela modernidade. “Só para se ter uma idéia, de mais de três mil fórmulas manipuladas na Pharmapele de Sousa, não houve uma reclamação sequer”, enfatizou ao Garimpando Palavras, reforçando a qualidade no preparo dos medicamentos e produtos de beleza.

Fotos:garimpandopalavras

Dinaldo apresenta sua pré-candidata a vice


O deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) participou na manhã de hoje do programa Participação Popular, apresentado pelo radialista Sílvio Romero, na Morada do Sol FM, ocasião em que esteve acompanhado de Moema Melo (DEM), deputado estadual Antônio Mineral e várias pessoas de seu grupo que fazem oposição ao governo municipal Nabor Wanderley. A entrevista serviu mais para que Dinaldo, que tentará voltar à cadeira de prefeito, função em que ficou durante oito anos (1997-2004) apresentasse oficialmente Moema como sua vice de chapa. Filha do ex-prefeito de Patos, Bivar Olinto, Moema quer ser representante do público feminino no munícipio, como deixou claro na entrevista a Sílvio.
foto:izaiasnobrega.com

Eleição 2008: PT divulga relação de candidatos a vereador de Patos


Em encontro municipal ocorrido no último sábado, o PT patoense definiu a relação dos catorze candidatos a vereador, homens e duas mulheres, que vão buscar uma aliança politica com os demais partidos que formam o campo das esquerdas, como PHS, PT doB, PCB, PSL, PR.. De acordo com o presidente do diretório municipal do PT, Vital Henrique (foto), estes partidos possuem um numero de vereadores suficiente para completar a chapa com o Partido dos Trabalhadores. “Nesse encontro o que prevaleceu foi o espírito petista e a decisão sobre a relação dos candidatos foi tomada por unanimidade, sem qualquer divergência política”, comentou Vital ao Garimpando Palavras.
Relação dos vereadores:
Suelio Caetano; Valmir Benício; Charley; Edileudo Lucena; Claudio Pascoal; Genival Junior; Cicero; Ribamar; Silvano; Salomao Garcia; Nilson Mototacista; Seu Paulo; Geni Lucia; Ivanilda do Mutirao.

Pedreiro perde controle de veículo e morre afogado em açude

A vítima Paulo César Dutra de Sousa, 35 anos, pedreiro, seguia na PB 321 que liga Belém do Brejo à Brejo do Cruz, em seu veículo tipo Corsa de cor Vinho, ano 96/97, placa MXX 7725 RN, quando, por volta das 05h30min de ontem, perdeu o controle do mesmo vindo a capotar e cair dentro de um açude nas margens da PB.
A guarnição local isolou a área e solicitou a ajuda de uma guarnição dos Bombeiros da cidade de Patos. Após algumas horas de busca o corpo da vítima foi localizado pelos bombeiros. Ao capotar a vitima foi arremessada para fora do veículo, tendo os bombeiros um pouco de dificuldade para resgatá-lo. Já o veículo foi retirado da água com apoio de um trator. O delegado foi acionado para que tomasse as providencias cabíveis.
III BPM

Jovens presos acusados de fraude no Concurso da PM

Seguindo orientações do Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Policiais Militares do serviço de inteligência intensificaram ações no sentido de coibir possíveis fraudes no concurso público para Soldado da Polícia Militar e Bombeiro Militar da Paraíba.
Por volta das 11h30min, o jovem Jéferson Rafael Pereira, de 19 anos de idade, balconista, natural da cidade de Carnaíba – PE, foi preso por policiais militares da P/2, que notaram a atitude suspeita do referido candidato, quando este se deslocava dentro da Escola Monsenhor Manoel Vieira, em Patos, com destino ao banheiro, mesmo tendo passado por detectores de metais. Os policiais insistiram em seguí-lo e ao adentrarem ao banheiro, perceberam que Jéferson Rafael jogou para a parte externa do recinto um aparelho celular contrariando a norma do concurso público que proíbe a presença deste aparelho no interior das escolas onde se realizava o certame, o referido aparelho recebia toques intercalados, como uma espécie de códigos.
Jéferson Rafael foi desligado de imediato do concurso e conduzido até a Delegacia de Polícia onde foi devidamente autuado por Tentativa de Estelionato, agravado por se tratar de ser contra a Administração Pública. O curioso é que mesmo na delegacia, o telefone de Jéferson continuava a vibrar, ficando claro para todos os policiais e para o delegado, que o mesmo recebia toques que se traduziam em respostas para as questões da prova.
Já na escola Rio Branco, foi preso Damião Eder Pereira de Souza, 21 anos, feirante, também natural de Carnaíba – PE, que na saída da referida escola, em atitude suspeita, tentou esconder um Palm Top e Celular que portava no braço, apto a receber e enviar mensagens, tendo inclusive algumas mensagens recebidas. O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia e também foi autuado por tentativa de estelionato, agravado por se tratar de ser contra a Administração Pública.
Os aparelhos apreendidos serão periciados para identificação de outros possíveis envolvidos na tentativa de fraude. “Todos os nossos esforços são uma tentativa de dar cada vez mais lisura ao concurso público da Polícia Militar, para que aqueles que realmente estudaram e se esforçaram não sejam prejudicados por pessoas que tentam usar desses expedientes para fraudar nossos concursos”, declarou o Tenente Coronel Dutra, Comandante do 3º BPM.
fonte:3blogspot.com

domingo, 15 de junho de 2008

Grupo bate o martelo: Moema Melo será mesmo vice de Dinaldo Wanderley


O grupo de apoio ao deputado Dinaldo Wanderley (foto), pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano em Patos, esteve reunido hoje e decidiu que Moema Melo será sua vice. Cerca de dez partidos estão juntos para tentar colocar Dinaldo na cadeira que ocupou de 1997 a 2004, primeiro prefeito a ser eleito em dois mandatos consecutivos na história de Patos. O atual prefeito Nabor Wanderley seguirá com Ivânio Ramalho como vice e a deputada Socorro Marques, primeira a se lançar pré-candidata à prefeita para o pleito deste ano, pode ter como vice o empresário Dineudes Possidônio.

Patoense Flávio Sátiro lança obras na Casa de José Américo


O ensaísta, compositor musical, romancista, jurista, poeta, historiador, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, patoense Flávio Sátiro, na próxima terça-feira estará lançando mais duas obras, O Passarinho e a Flauta (poesias) e Subsídios para a história do Ginásio Diocesano de Patos (relatos históricos). O evento está marcado para a Casa de José Américo, na Praia Cabo Branco, capital João Pessoa, às 18h30. A realização é da Academia Paríbana de Letras (APL) em parceria com a Casa de José Américo e Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba.
Na obra sobre o Diocesano de Patos, Flávio Sátiro Fernandes, autor de livros como Cruz da Menina e Na Rota do Tempo, fala sobre fatos que marcaram a trajetória desse educandário, que por mais de 50 anos foi um dos mais importantes do Estado, de onde saíram estudantes que se destacaram em diversas profissões.

Arquivo do blog