Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 21 de junho de 2013

São João de Sousa é cancelado por falta de segurança


A Justiça acatou uma ação cautelar com pedido de liminar solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e cancelou o show de abertura do evento "São João de Todos", com a dupla César Menotti e Fabiano, promovido pela prefeitura de Sousa – no Alto Sertão da Paraíba –, que estava previsto para a noite desta quinta-feira (20). O evento, em alusão aos festejos juninos do município, entre os dias 20 e 23 de junho, programado para ocorrer na avenida principal da cidade, segundo laudo do Corpo de Bombeiros, descumpria as normas de segurança, colocando em risco a integridade física da população.
 
A ação cautelar foi requerida pelos promotores de Justiça Leonardo Quintans Coutinho e Mariana Neves Pedrosa Bezerra, respectivamente, das Promotorias da Cidadania e Patrimônio e do Meio Ambiente, da Promotoria de Justiça de Sousa. “Houve um descumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) e o evento deveria atrair um número inestimável de indivíduos e nossa atitude foi a de resguardar os bens jurídicos em apreço”, explicou o promotor Leonardo Quintans. “Visamos evitar a ocorrência de graves danos ambientais ao patrimônio público, objetivando impedir grande afluxo de pessoas com riscos de graves danos à sua integridade física saúde, bem como à vida”.
 
Na ação, os promotores requereram ainda que, para garantia do cumprimento da medida liminar, houvesse a advertência do crime de desobediência, previsto no artigo 330, do Código Penal, em caso de descumprimento, bem como cláusula penal no valor R$ 500 mil para o caso de descumprimento, a ser imputada tanto à prefeitura de Sousa quanto ao prefeito André Gadelha (PMDB).
 
O promotor Leonardo Quintans lembra que, na última sexta-feira (14), em reunião realizada na Promotoria de Justiça de Sousa, com a participação do secretário do Turismo de Sousa, Carlos Harlen da Silva Marques; do procurador-geral do município, Cleonerubens Lopes Nogueira; do tenente-coronel Carlos Jean Vieira de Sá, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade; e do representante da Sudema, Edson Hugo de Sousa, após inspeção in loco realizada com a participação do próprio prefeito André Gadelha, ficou celebrado um termo de ajustamento de conduta, para que a prefeitura adequasse o evento às normas de higiene, segurança e prevenção contra incêndios, para garantir que ocorresse a segurança necessária.
 
Entre as cláusulas do TAC, ressalta o promotor de Justiça, a prefeitura se obrigou a somente realizar o evento após vistoria técnica dos órgãos competentes, notadamente do Corpo de Bombeiros Militar, que observaria o cumprimento das exigências. Todavia, na tarde desta quinta-feira (20), o relatório de vistoria técnica emitido pelos Bombeiros apontava que o evento “não se encontrava em condições de segurança relacionadas à prevenção e combate a incêndios e ao controle de pânico”.
 
“O relatório apontou inúmeras irregularidades que comprovam não somente o descumprimento do TAC, como também a impossibilidade de realização do evento, sob pena de se por em risco concreto a vida de inúmeros cidadãos”, destaca o promotor Leonardo Quintans. A previsão era de um público estimado em 25 mil.
 
“Sempre adotando uma postura resolutiva e uma solução negociada, de forma a evitar a não realização dessa festa e eventual prejuízo ao erário e ao sentimento coletivo da população, a Promotoria ainda tentou insistentemente contato com a prefeitura para sanar os problemas, caso fosse fisicamente possível (...) Mas sequer fomos atendidos pelo procurador-geral do município”, revela o promotor.

Ascoom

Onde estava escondida essa raiva coletiva?

Por Thais Herédia

“Eu ligo a televisão não para ver só as manifestações, mas para ver se vai aparecer alguém para dizer o que vai acontecer com o país”, disse dona Aparecida, prestadora de serviços em São Paulo.
A falta de liderança impressiona mais do que a intensidade das manifestações. Desde o primeiro ato em São Paulo, no dia 6 de junho, a aparição dos governantes foi confusa e contraditória, mas principalmente insuficiente. A escalada dos protestos revelou que o oxigênio dos cidadãos é muito maior do que a competência emocional e política de quem governa o Brasil. E mais, que não há partidos políticos com poder ou moral capaz de unir tanta gente.
Pelas redes sociais fica claro que o movimento popular gerou dois tipos distintos de reação. Eu me identifico com os dois. A maioria das pessoas está emocionada com o engajamento, a volta do “povo para rua”, com o levante por todos os motivos que precisam e merecem atenção: a corrupção, os problemas na educação, na saúde, os gastos com a Copa do Mundo, a surdez do Congresso Nacional, e a lista segue.
A segunda reação é de perplexidade. O vandalismo choca. Onde estava escondida essa raiva coletiva? Atrás do “bem-estar” tão comemorado pelo governo com desemprego em baixa recorde e renda em alta? As cenas de quebradeira e tentativas de invasão de prédios públicos me deram tristeza. Não só pelo patrimônio, mas pela sensação de que estávamos todos um pouco cegos e surdos.
O gatilho do levante popular foi o aumento das tarifas de transporte público, em São Paulo, abaixo da inflação acumulada. A inflação em alta vem corroendo o bolso dos brasileiros há meses, o que provocou queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff.
Mesmo assim, estamos muito longe do que vivemos num passado não muito distante. Em 2002, o índice oficial de preços chegou a mais de 12%, o país passava por uma das piores crises de confiança de sua história, o desemprego era mais do que o dobro de hoje, havia uma insatisfação politica que foi corroborada com a vitória de Lula à presidência da República, colocando o PT à frente do país pela primeira vez.
Em 10 anos, o Brasil melhorou seus fundamentos econômicos, tirou a dívida pública do risco, a inflação ficou sob controle, o próprio governo não para de comemorar a ascensão de 40 milhões de brasileiros à classe média. Lula fez sua sucessora e deixou o país com a marca de um PIB “chinês” de 7,5%.
Era tudo fantasia? Há dois anos as cortinas vêm caindo e revelando um país sem liderança na condução da economia, da política e agora da sociedade. Eu, dona Aparecida e milhões de brasileiros estamos esperando aparecer alguém para dizer o que vai acontecer com o Brasil.

Cantor Netinho deixa UTI de hospital em São Paulo

O cantor Netinho deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Sirio Libanês, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira (20). Segundo a assessoria de imprensa do artista, ele foi transferido para a unidade semi-intensiva e agora vai passar por fase de reabilitação.
Por meio de nota, a assessoria disse que Netinho apresentou melhora progressiva, tanto clínica, quanto laboratorial, nas últimas duas semanas. Ele está internado desde o dia 24 de abril e não há previsão de alta, ainda de acordo com a assessoria.

G1

Dilma Rousseff convoca reunião de emergência



Depois de acompanhar boa parte dos protestos do dia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu convocar uma reunião de emergência para as 9h30 desta sexta-feira com seus principais ministros para discutir os efeitos das manifestações por todo o Brasil.
 
Na reunião, Dilma irá avaliar relatos da extensão dos atos nas cidades brasileiras. A partir daí será decidida uma conduta de governo, como por exemplo medidas ao alcance do Ministério da Justiça ou até um pronunciamento oficial da presidente.
 
Até aqui, Dilma só fez uma referência pública aos protestos, na terça-feira, durante o lançamento da proposta do Código de Mineração. Nela, a presidente apoiava as manifestações de cunho pacífico.
 
Na hora em que Dilma deixava o Planalto, o Itamaraty era atacado pelos manifestantes. O palácio presidencial está protegido fortemente por policiais e militares.

Brasília
 
Brasília teve o protesto mais tenso e violento de sua história, quando a manifestação que reuniu 30 mil pessoas descambou para uma batalha campal na Esplanada dos Ministérios.
 
Houve ameaça de invasão do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, e depredação de órgãos como o Itamaraty e o Banco Central, além de três ministérios e a Catedral de Brasília.
 
A presidente Dilma Rousseff, alvo dos manifestantes pela primeira vez, não se pronunciou, assim como o governador Agnelo Queiroz (PT) -que estava em um evento na Embaixada da França.
 
O saldo de vítimas, até a conclusão desta edição, era de 55 feridos, nenhum com gravidade, segundo o Samu (serviço de emergências).
 
Houve três detidos, segundo a Polícia Militar, que calculou a multidão.
 
O protesto começou por volta das 16h, e havia uma combinação prévia com a polícia de que os manifestantes não iriam ultrapassar o espelho d´água do Congresso -cujo teto havia sido ocupado no protesto de segunda-feira.
 
PM, cavalaria e o Batalhão de Operações, com cães, armaram um forte esquema de segurança para conter os manifestantes. Eles formaram um cordão de isolamento para impedir a passagem da multidão às proximidades do Palácio do Planalto e do Congresso.
 
O ato começou pacífico. Um pequeno grupo chegou a ser recebido para falar com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), mas o encontro fracassou pois não ficou claro quem eles representavam.
 
Isso até às 18h30, quando cerca de mil manifestantes tentaram marchar para o Palácio do Planalto, que fica atrás do Parlamento, na praça dos Três Poderes.
 
Policiais e militares, que já reforçavam a segurança do palácio em que Dilma trabalha, contiveram os manifestantes com sprays de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.
 
Em seguida, outro grupo forçou a barreira no Congresso. Os manifestantes atiraram artefatos explosivos contra os PMs, que responderam com ao menos dez bombas de gás.
 
A partir daí, a situação saiu de controle. Um grande grupo marchou à direita, visando o Palácio do Itamaraty, que estava apenas com o contingente normal de segurança feita por fuzileiros navais.
 
Um dos principais monumentos de Brasília, o ministério teve várias paredes envidraçadas quebradas e um princípio de incêndio na sua entrada, controlado por PMs.
 
Alguns manifestantes entraram rapidamente no prédio, mas foram expulsos. Antes picharam "corrupção" numa parede interna.
 
"Foi um ato de vandalismo que não pode se repetir. Eu conclamaria a todos os manifestantes que observassem a calma e que respeitassem o patrimônio da nação", disse o chanceler Antonio Patriota à rádio CBN. "Fiquei muito indignado com o que ocorreu."
 
Banco Central 
 
Um grupo menor ainda caminhou em direção ao Banco Central, distante 2 km dali. Uma vidraça do prédio foi quebrada, mas a polícia conteve a tentativa de invasão.
 
No final da noite, o cenário na Esplanada era de destruição. Fogueiras se espalharam ao longo da avenida.
 
Três outros ministérios foram pichados. A Catedral de Brasília teve vitrais quebrados e a inscrição "666, o número da besta" pichada em inglês.
 
No final da tarde, quando a manifestação ganhava corpo, a Câmara dos Deputados divulgou uma nota de apoio ao movimento. "Esse movimento da cidadania é legítimo e gera esperanças de um revigoramento republicano".
 
A nota foi costurada pelo presidente interino da Câmara, André Vargas (PT-PR), e líderes partidários. Mais à noite, o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de volta da Rússia, passou pelo local e chamou de "minorias" os violentos.
 
 
 
 
Folha Online

I Feira de Exposição Calçadista aquece comércio em Patos


Teve início na tarde dessa última quarta-feira, dia 19, no Coreto I da Praça Getúlio Vargas, a I Feira Calçadista de Patos, que reúne 14 empresas expositoras com produtos do setor calçadista patoense. 

De acordo com o consultor em gestão estratégica da Prefeitura de Patos, Francisco Nunes, os resultados dos investimentos já começam a ser correspondidos. “Esse incentivo às indústrias do município, especificamente o setor calçadista fortalece de maneira objetiva o aquecimento da economia”, comentou. 

A I Feira de Exposição Calçadista é uma realização da Prefeitura de Patos em parceira com a Central de Negócios das Indústrias de Calçados de Patos (CENIC), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. “Essa primeira exposição é um marco importante para a indústria calçadista. A expectativa é que durante estes cinco dias de festa as vendas aumentem de forma considerável”, disse Rogério Rodrigues, presidente da CENIC. 

Segundo o gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Patos (SEBRAE), Aldo Nunes, a oportunidade é de promover a comercialização e divulgação dos produtos. “Temos em nossa cidade uma indústria que produz com qualidade, contudo é necessário que isso seja mostrado ao público”, afirmou. 

Durante a exposição o gerente do Banco do Nordeste, Reginaldo Silva enfatizou o evento como uma referência para a região. “Nossa participação é de incentivo as indústrias, sendo válido destacar a valorização deste produto”, frisou.

A I Feira de Exposição Calçadista segue em paralelo com as festividades do São João de Patos até o dia 23 de junho, nos horários das 15h às 21h.

coordecom

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Patos realiza manifestação “Acorda Brasil” de maneira pacífica









Marcos Eugênio

Um movimento pacífico invadiu as ruas centrais de Patos no final de tarde desta quinta-feira 20. O evento saiu da Praça Edivaldo Mota e só terminou no Terreiro do Forró. Com muitas faixas e cartazes, os manifestantes, exercendo seu exercício de cidadania, gritavam palavras de ordem pedindo melhor saúde, educação, transporte coletivo de qualidade, fim da corrupção, não á privatização do São João de Patos, não à privatização da Maternidade Peregrino Filho, dentre inúmeras outras reivindicações.


De forma ordeira e sempre os líderes enfatizando não à violência, o trajeto foi acompanhado de perto pela Polícia Militar, que evitar qualquer tipo de vandalismo, algo que não necessário até a dispersão dos manifestantes, que devem voltar às ruas novamente. A maioria dos participantes da mobilização foi formada de estudantes secundaristas e universitários. No Terreiro do Forró, ponto de encerramento, já que houve mudança no itinerário, deveria ser o largo da Telemar, todos cantaram o Hino Nacional e formaram um grande círculo. 

“Acorda Patos” acontece hoje no centro da cidade



A exemplo de inúmeras cidades brasileiras que aderiram ao movimento iniciado em São Paulo, quando inicialmente a reivindicação era redução nos valores das passagens, despertando para inúmeras outras cobranças, Patos também celebra nesta quinta-feira sua mobilização, levando seus reclames para praça pública.


Várias entidades estão aderindo ao movimento, a exemplo da OAB, que considera um ato justo. O fim da corrupção, mais investimentos na saúde, educação estão na pauta do movimento, cuja concentração acontece a partir das 16h na Praça Edivaldo Mota. A caminhada, segundo Josivan Antero, um dos coordenadores, segue pela Solon de Lucena até a Prefeitura Municipal, onde acontecerá um ato. Depois todos são convidados a seguirem pela Pedro Firmino até o Mercado voltando pela Bossuet com encerramento na  Telemar, para continuidade dos discursos e encerramento dos protestos.  

Campanha contra exploração sexual é realizada durante o São João



O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou na tarde dessa quarta-feira, 19, na área do Terreiro do Forró uma panfletagem em referência a campanha contra exploração sexual durante o período junino.

De acordo com a coordenadora do CREAS de Patos, Késia Naara, o objetivo principal é a conscientização da sociedade em colaborar com a campanha. “Neste momento é importante que se destaque a garantia dos direitos da criança, não somente no sentido de acesso a educação, mas de respeito a sua integridade de desenvolvimento”, comentou.

Durante toda a tarde uma equipe de quatro técnicas da assistência social mais uma psicóloga estiveram na área do Terreiro do Forró colando panfletos em torno do espaço e orientando as pessoas sobre a campanha durante o período do evento. “Manteremos o trabalho de fiscalização de atenção a campanha durante os cinco dias de festa do São João de Patos”, disse Késia Naara.

A ação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), faz parte do trabalho integral realizado pela Rede Sócio Assistencial promovida em parceria com diversos órgãos e instituições.  

coordecom

Aviões faz a festa da multidão na abertura do São João de Patos




Marcos Eugênio

Na noite desta quarta-feira 19 Patos deu por aberta mais uma edição de sua festa maior, o São João, que este ano acontece por um período de apenas cinco dias. Aviões do Forró foi a atração principal da noite, com Pinto do Acordeon, cantando Olha pro céu, dando aquele clima bem interior à festa. Muitos políticos, sob vaias e poucos aplausos, servidores públicos e imprensa se exprimiam no palco para o anúncio da prefeita Francisca Motta, que em duas frases abriu o evento e desejou paz a todos. Não aconteceram os tradicionais discursos de abertura, apenas show pirotécnico e muito forró com o filho de Conceição.

Muita alegria tomou conta do Terreiro do Forró, que deve se despedir do São João de Patos. No próximo ano a festa acontecerá em local próximo ao Aeroporto Brigadeiro Firmino Aires, segundo Francisca Motta, com área já reservada, aguardando recursos federais para alojar a nova infraestrutura de eventos da cidade.

O São João de Patos tem continuidade nesta quinta-feira com a promessa do show de Chiclete com Banana iniciar às 21h. Isso deve contribuir para maior número de forrozeiros participando da festa, já que muita gente precisa acordar no dia seguinte para enfrentar o batente.

Até o dia 23 a cidade deverá receber muitos forrozeiros de diversos estados brasileiros, em busca de muita diversão. Cerca de 160 PMs, além de policiais civis, segurança particular estão a postos para garantir tranquilidade ao evento. Uma delegacia itinerante, equipe do Samu, Corpo de Bombeiros dão suporte ao evento. Uma das preocupações visíveis durante o evento é com o consumo de álcool associado à direção. A STTrans vem batendo na tecla, através de campanha de conscientização nas ruas para que as pessoas evitem beber e dirigir.
Hoje a banda baiana deve atrair um grande público, o que está exigindo mais atenção dos órgãos de segurança pública para que a festa prossiga na maior paz possível.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil 2x0 Méxco

Foto:EFE
De Neymar para José. De José para Fred. De Fred para Antônio. De Antônio para Oscar. De Oscar para João... O Brasil apelou. Burlou as regras. Usou mais de 50 mil pessoas para vencer apenas 11 mexicanos. Uma vitória garantida antes de a bola rolar, quando o povo ignorou o protocolo que só toca 50 segundos do Hino Nacional, e, na garganta, de peito aberto e orgulhoso, entoou palavra por palavra até o “Pátria amada, Brasil”. Um golaço inesquecível.
A Seleção derrotou o México por 2 a 0 numa interação poucas vezes vista, principalmente na história recente. Uma manifestação. Por um ataque mais rápido, por uma defesa mais segura, por um time mais apaixonado. Uma manifestação de amor que encantou e fez brilhar os olhos dos jogadores.
O gol de Neymar, aos nove minutos, assim como o passeio do começo do jogo, foi embalado pela torcida. Ricos, pobres, turistas, cearenses, apaixonados ou os famosos “coxinhas”, termo bem atual. Não importa. Eles apoiaram, tabelaram, deram o gás necessário a uma equipe que ainda comete falhas. No fim, ainda festejaram com o gol de Jô, aos 48 do segundo tempo, em nova jogada genial do camisa 10 da Seleção, que, exultante após a partida, correu para abraçar a mãe, que estava presente na arquibancada.

globoesporte

Interiorização das Ações: Fetag reúne Conselho em Patos


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 19, uma reunião do seu Conselho Deliberativo, na sede Patos (foto).

O presidente da Fetag, Liberalino Lucena, explica que a realização do encontro, atende uma das principais metas da entidade para este ano. “Em nosso planejamento, no início do ano, colocamos a interiorização das ações da Fetag, como uma prioridade. Isso deverá acontecer sempre que possível, considerando a demanda real das regiões”, afirmou.

O principal ponto de pauta foi a discussão a cerca das principais políticas públicas existentes hoje para o campo. Entre outros assuntos, também foram debatidas a questão da Certificação Digital para os Sindicatos (exigência do Ministério do Trabalho) e a programação das comemorações pelo dia do Trabalhador Rural, dos 50 anos da Fetag, e inauguração do eu novo anexo.

Participaram do evento, representantes de secretarias e órgãos do Estado da Paraíba vinculados a pauta, como: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretarias de Recurso Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Cooperar e Emater.

Airton Alves

Casamento coletivo no São João de Patos


Aconteceu na manhã desta quarta-feira 19, na Praça Getúlio Vargas, o casamento coletivo organizado pela Prefeitura Municipal de Patos, através de sua Secretaria de Assistência Social. Trinta casais assinaram o documento de união civil.



A solenidade foi realizada pelo magistrado Milton Barros. A secretária de Assistência Social, Helena Wanderley, ao final da cerimônia, desejou felicidade aos casais em nome da prefeita Francisca Motta, que não pode comparecer por motivos de agenda. 


Seminário em Brasília discute Sistema de Alerta para a Seca e Desertificação

Será realizado nesta quarta-feira (19/06), de 9 às 16 horas, o Seminário de Sistema de Alerta para a Seca e Desertificação, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com Inmet, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), integra as atividades comemorativas da Semana Nacional de Combate à Desertificação, Mitigação dos Efeitos da Seca e Convivência com a Semiaridez.

O diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA e secretário-executivo da CNCD, Francisco Campello, explica que “diferente das secas, que são fenômenos naturais, a desertificação pode ser evitada, por isso a importância de ações de convivência sustentável com a semiaridez para combater a desertificação”, afirma.

Segundo ele, a partir de estratégicas e métodos específicos, muitas vezes já utilizados por pequenos agricultores, é possível enfrentar e conviver, de forma sustentável, em regiões semiáridas. “Como exemplo temos a construção de cisternas de baixo custo para armazenamento de água por maiores períodos e adoção de práticas corretas de irrigação (água em excesso causa o acúmulo de sais mineiras que também em excesso fazem mal ao solo e causam a degradação do solo) como práticas de convívio com a semiaridez.

O diretor do Ministério do Meio Ambiente mostra que, no Brasil, o processo de desertificação é consequência do uso inadequado dos recursos florestais da Caatinga e do Cerrado principalmente para fornecimento de biomassa florestal para o atendimento de 30% da matriz energética do Nordeste e de outras regiões, por meio de desmatamentos. Além de práticas agropecuárias sem manejo adequado dos solos, provocando os processo erosivos e esgotando os solos, superpastejo (sobre carga) animal na pecuária extensiva comprometendo a regeneração de espécies e pelo manejo inadequado dos sistemas de irrigação, salinizando os solos.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do seminário será às 9 horas com palestra do diretor do Inmet, Antônio Divino Moura, sobre aprofundamento metodológico para sistemas de alerta. Em seguida, os pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Alvalá e Javier Tomasela, falarão sobre a construção e os resultados do Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação. O diretor do MMA, Francisco Camepello, abordará, ainda, a convivência com a desertificação no semiárido.

No período da tarde, a analista ambiental do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Luciana Valadares, fará um breve relato do Guia de Boas práticas para o Combate da Degradação de Terras e Desertificação e o coordenador de pesquisas do Insa, Aldrin Martin Perez Marin, falará sobre o “Projeto Desertwatch: Uma alternativa metodológica para um sistema de informação para avaliação e monitoramento da degradação do solo nos espaços semiáridos”. O seminário será realizado no Auditório Maurílio Sampaio, na sede do Inmet, em Brasília, localizada no Eixo Monumental Sul Via S1, Setor Sudoeste.


Texto: Ascom do MMA

Monitoramento da STTrans ajudará no trabalho policial


Marcos Eugênio 

O monitoramento eletrônico, através de circuito de câmeras espalhadas pelo centro de Patos, servirá como suporte para o trabalho do policiamento durante o São João de Patos e após o evento. O superintendente do órgão, Maurício Alves, explicou que o sistema já vem contribuindo para melhor organização do trânsito da cidade e que no pração de táxi e mototáxi que funcionará próximo ao Terreiro do Forró, o sistema de vídeo da STTrans ajudará na identificação de passageiros que forem embarcar. “São imagens que vão ajudar a evitar momentos depredantes e até mesmos assaltos. Sabemos que nesse período de festas meliantes tentam se aproveitar para praticar delitos contras os cidadãos de bem e todas as imagens poderão ser usadas quando necessário para identificá-los, caso isso ocorra”, explicou Alves.

Outra ação da STTrans é com relação à prevenção de acidentes causados por ingestão de bebidas alcoólicas. A Superintendência está levando às ruas uma campanha de conscientização à população para que os condutores evitem dirigir após a ingestão de álcool. “Orientamos que as pessoas que forem beber procurem carona ou peguem um taxi ou mototáxi e assim teremos maior segurança no trânsito”, afirmou.

O monitoramento eletrônico da STTrans vem contribuindo para a melhoria do tráfego na cidade. Da base o trânsito de Patos é acompanhado e qualquer problema, a exemplo de batida, veículo estacionado irregularmente causando problemas ao fluxo, de imediato os agentes de trânsito são informados e comparecem ao local para resolver o problema. Maurício explica que, com o grande volume de veículos que chega a Patos no São João, o monitoramento será bastante útil.

Vaia justa


Foto:Uol

Marcos Eugênio

A boa educação é o principal cartão de visita de uma pessoa, de uma sociedade. Mas às vezes a falta desta pode vir carregada de significados, como na atitude de torcedores no Mané Garrincha, na abertura da Copa das Federações, com uma sonora vaia à presidente do Brasil, Dilma Roussef, quando esta foi anunciada pelo serviço de som do Estádio. De “saia justa”, sem jeito, a expressão facial de insatisfação de Dilma mostrou que seu governo passa por momentos de insatisfação popular, de certa turbulência. Nem mesmo o presidente da poderosa Fifa, Joseph Blatter, entidade que possui mais de 20 grandes empresas patrocinadoras enchendo os bolsos de seus diretores, foi poupado das vaias, no momento em que ele pediu respeito à Dilma.

Os brasileiros conscientes dos problemas que o País atravessa, a exemplo da saúde pública, que vive um caos, a violência que assusta e gera cada vez mais insegurança, uma educação que avança a passos de tartaruga em busca da modernização e conscientização para um mundo mais justo e cidadão, com certeza têm presa na garganta a vontade de soltar essa vaia, não à nossa representante maior, mas ao estágio de inoperância do governo, a tantos problemas que impedem avanços sociais, à corrupção, que causa enorme prejuízo aos cofres públicos. Os altíssimos investimentos em estádios, a exemplo do Mané (R$ 1,3 bi), com a justificativa de que isso irá gerar emprego e renda, desenvolver cidades e movimentar o turismo interno não convence a todos.

Ao se priorizar o futebol em detrimento de algo mais imediato e necessário, como maior resolutividade do SUS, mobilidade com transporte coletivo de qualidade, a exemplo do metrô, ações que contenham a crescente violência, a conclusão da Transposição do São Francisco, que para os nordestinos representa a redenção regional, os bilhões com o futebol, deixa no ar certa frustração de que sabemos que há recursos suficientes para produzirmos profundas transformações em nosso país, mas que são canalizados de forma equivocada.

Muitos podem afirmar que as cidades estão sendo desenvolvidas com a Copa. As que servem como sede dos jogos, com certeza recebem altos investimentos, mas e resto do País fica ao Deus dará. Investimentos dos tributos da sociedade brasileira nos estádios foram empregados na construção das arenas esportivas, que devem ser administradas pela iniciativa privada, como já foi anunciado. Enquanto isso não temos uma base de formação esportiva no País. Não existem centros de treinamento, um planejamento de educação física na rede escolar que possam contribuir, inclusive, para revelar talentos nos esportes, como é feito na miserável Cuba.


Enquanto isso os movimentos populares ganham as ruas do Brasil, movimentos estes que surgiram em São Paulo no protesto contra aumento das passagens de ônibus, um serviço de péssima qualidade, e que depois ganharam contornos de uma série de problemas vividos pela população brasileira. O livre exercício democrático dos brasileiros, que está nas ruas, ganhou a mídia nacional, internacional e atenção da classe política, que deve refletir bastante em torno de seus atos. No próximo ano teremos novas eleições e cada representante do povo deve refletir muito bem seus atos, que são vigiados de perto. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Vereadores de Jericó terão seis meses de férias

Os nove vereadores do município de Jericó (localizado no Sertão da Paraíba, A 422 km da capital João Pessoa) aprovaram uma resolução que prevê a realização de apenas duas sessões ordinárias por ano. O projeto foi assinado por todos os vereadores da cidade. O município tem 6.326 eleitores e o vereador mais votado nas eleições do ano passado foi Antonio Marciones de Sousa e Silva, eleito com 536 votos.
Com a assinatura do projeto, as férias dos parlamentares se prolongarão por seis meses. O documento assinado pelos vereadores deixa agendado reuniões somente para os períodos compreendidos entre 1° de março a 31 de maio e 1° de setembro a 30 de novembro. Assim, os parlamentares de Jericó ficarão de férias em junho, julho, agosto, dezembro, janeiro e fevereiro.
A matéria foi submetida à apreciação e aprovada no dia 14 de junho, apesar de apresentar uma clara contradição textual. Ao mesmo tempo em que diz que haverá apenas duas sessões ordinárias por ano, a resolução prevê que o trabalho, em metade dos meses do ano, se dará uma vez por semana, às sextas-feiras.
O município de Jericó fica encravado na microregião de Catolé do rocha e tem uma população estimada em 7.538 habitantes.  

portalcorreio

Passeio de Carroças atrai multidão as ruas de Patos


São João de Patos 2013



Expectativa, animação e muito forró. Este foi o clima da multidão que compareceu na tarde dessa terça-feira, 18 de junho, durante a realização do tradicional “Passeio de Carroças,” abrindo oficialmente os festejos juninos do São João de Patos 2013. 

Com a participação de trinta e cinco escolas da Rede Municipal de Ensino, divididas em cinco áreas da cidade, as carroças saíram da Praça Edivaldo Motta ao som de Markito do Forró percorrendo a avenida Solon de Lucena e Epitácio Pessoa, até o “Terreirinho do Forró”, localizado na Praça Getúlio Vargas. O tema da decoração das carroças foi “Sustentabilidade”. 

Dentre os critérios avaliados pela comissão julgadora do evento, estava à fidelidade ao tema, carroça mais animada, caracterização ao momento junino e utilização de materiais sustentáveis. 

Segundo a prefeita Francisca Motta, o desfile de carroças trata-se de um evento já tradicional. “Esse momento cultural é muito importante para a nossa cidade, principalmente pelo ambiente aconchegante que se cria para reunir as famílias e participar dos festejos”, destacou. 

Após o encerramento do desfile, a prefeita Francisca Motta juntamente com a secretária de Educação Adalmira Marques e o consultor de Planejamento Estratégico da Prefeitura Francisco Nunes, hastearam os estandartes dos santos juninos, abrindo oficialmente a programação cultural do São João de Patos 2013.

Para Cristina Santos, 60 anos, a expectativa para o São João de Patos é de muita festa. “Sempre participo dos festejos juninos nessa época do ano, e Patos como sempre tem mantido esse evento de maneira muito bem organizada”, destacou. 

A entrega de trofeus as escolas vencedoras aconteceu no palco do Terreirinho do Forró. “Ficamos felizes pela grandiosidade deste evento, e agradecemos de coração a todos que participaram e contribuíram para que o mesmo aconteça. Quanto à programação do Terreirinho do Forró a expectativa positiva é de grande visitação do público”, disse Adalmira Marques, secretária de Educação. 



RESULTADO DAS ESCOLAS VENCEDORAS 

ÁREA I 
ProJovem 480 pontos

ÁREA II – JATOBÁ
Tema: Água e Sustentabilidade
E.M.E.F. João Rodrigues 425 pontos

ÁREA III – FREI DAMIÃO 
Tema: Terra e Sustentabilidade
E.M.E.F. Anaíza Calixto 435 pontos 

ÁREA IV – SÃO SEBASTIÃO
Tema: Ar e Sustentabilidade
E.M.E.F. Dom Expedito E. de Oliveira 410 pontos 

ÁREA V – BELO HORIZONTE 
Tema: Fogo e Sustentabilidade 
E.M.E.F. José Permínio Wanderley 430 pontos

Abertura de empresas será simplificada na Paraíba


Nesta quarta (19) será   lançada no Estado a RedeSim, que irá desburocratizar a abertura de empresas e diminuir o tempo de formalização

            O processo de abertura de empresas será facilitado na Paraíba em atendimento à legislação que  tem como o objetivo desburocratizar o processo do registro empresarial no Brasil, a  Lei 11.598/07. A burocracia, o tempo de espera e os custos para a formalização de uma empresa serão reduzidos com a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que irá integrar órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, funcionamento e baixa de empresas. Nesta quarta-feira (19), às 19h, o Sistema Integrador  será apresentado  na Paraíba  através do Portal da REDESIM PB, durante o 2º ENAJ - Encontro Nacional das Juntas Comerciais.

            Atualmente, dependendo do município e do tipo de empresa, a sua abertura pode demorar até 180 dias. Com o novo sistema, esse procedimento levará em torno de 48 horas e poderá ser realizado pela internet. No Estado, dois municípios já iniciaram o processo de implantação do sistema Pedras de Fogo e Cabedelo, com integração dos processos da Junta Comercial e Prefeituras. Além destes, João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Guarabira também estão começando a integração dos dados.

            “Para abrir o próprio negócio, o empresário precisa da licença de diversos órgãos licenciadores e fiscais. Com a RedeSim, esses órgãos irão integrar seus processos, o que facilitará a vida do empresário. Com essa agilidade, desburocratização e redução de custos deveremos ter um crescimento no número de empresas e empregos em nosso estado”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

            A gestora de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, acrescentou que o novo sistema também trará outras facilidades, como a informatização das obrigações e pagamento de taxas em meio eletrônico. "O sistema ainda traz para as prefeituras melhorias no processo de gestão, com o módulo de emissão de nota fiscal para o Microempreendedor Individual e informações atualizadas sobre as empresas registradas e localizadas no município. Muitas vezes o município não tem o conhecimento de quantas empresas estão registradas com CNPJ e não sabem onde elas estão”, exlicou Bera Wilson. O Sebrae, a Famup e a Junta Comercial assinarão um termo de cooperação técnica  para apoiarem o processo de simplificação nas cidades.

Projeto piloto em Cabedelo e Pedras de Fogo

            O  tema da RedeSim na Paraíba  começou a ser tratado pelo Sebrae em 2007, quando foram iniciadas as primeiras articulações entre Junta Comercial, Sebrae e Famup. Em abril de 2013, foi instalado o sistema integrador, disponibilizado o ambiente computacional e criado o site (www.redesim.pb.gov.br) para que o sistema começassem a ser implantado no Estado. Cabedelo e Pedras de Fogo iniciaram o processo de integração em abril deste ano.

 “Essas cidades já fazem a consulta prévia no sistema integrado, mas ainda dependem da implantação dos demais órgãos do Estado, como Corpo de Bombeiros, Sudema, Receita Estadual e Vigilância Sanitária, para que o processo de registro via portal seja finalizado”, explicou Bera Wilson, acrescentando que Pedras de Fogo é o primeiro município a emitir o alvará eletrônico para as atividades de baixo risco na hora. Para a implantação nas demais cidades será seguido um cronograma, conforme adesão das prefeituras.
O projeto da RedeSim é uma parceria entre as Juntas Comerciais dos Estados, o Sebrae e o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Na Paraíba, o subcomitê estadual gestor da RedeSim foi oficializado em janeiro deste ano, com a posse dos 17 membros titulares e 17 suplentes.

250 mil protestam em cidades brasileiras

Os protestos se multpilicam pelo País.

Mais de 250 mil pessoas participaram de protestos em várias cidades de norte a sul do Brasil nesta segunda-feira (17). A onda de protestos, que nas últimas semanas tinha como foco principal a redução de tarifas do transporte coletivo, ganhou proporções maiores e passou a incluir gritos de descontentamento com várias causas diferentes. Houve registro de confrontos e violência em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Brasília, onde manifestantes invadiram o Congresso Nacional. É a maior mobilização popular do Brasil desde os protestos pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello (hoje senador), em 1992.
 
Além do Congresso Nacional, que foi desocupado após cinco horas, grupos também invadiram a sede do governo do Paraná e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
 
As manifestações começaram, em sua maioria, de forma pacífica, mas houve agravamento da tensão no final da noite, com grupos de manifestantes partindo para ações mais radicais.
 
No Rio de Janeiro, houve confronto com policiais. Mais de dez pessoas ficaram feridas nos confrontos nas ruas, duas delas a tiros. Manifestantes invadiram a Assembleia Legislativa do RJ e mantiveram 20 policiais militares como reféns. Eles também estavam feridos. A Tropa de Choque da PM retomou o prédio à força. Segundo estimativas da Coppe/UFRJ, 100 mil pessoas participaram dos protestos no Rio. Policiais tentaram dispersar manifestantes com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. Manifestantes fizeram barricadas com fogo. Houve depredação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Um carro foi incendiado por um grupo de manifestantes e explodiu.
 
Em São Paulo, manifestantes tentaram invadir a sede do governo, no Palácio dos Bandeirantes. Um portão chegou a ser quebrado no local por volta das 23h, mas a Tropa de Choque da PM impediu a entrada do grupo. Na manifestação de São Paulo, que reuniu 65 mil pessoas (segundo medição do instituto Datafolha) na zona oeste e na zona sul da cidade, por exemplo, ouviam-se gritos de ordem contra a presidente Dilma Rousseff (PT), contra o governador Geraldo Alckmin, faixas contra o uso de dinheiro público nas obras da Copa, protestos contra a PEC 37 (proposta de mudança de legislação que tira o poder de investigação do Ministério Público), contra corrupção e violência, por educação melhor e redução do custo de vida e pedindo melhores serviços públicos em geral. "O povo unido jamais será vencido", entoava um coro de milhares de manifestantes na avenida Faria Lima por volta das 20h.
 
Os protestos de São Paulo, em seu quinto dia, também mostraram que houve a adesão de outros setores da sociedade. Não mais apenas estudantes, ativistas e militantes políticos estavam nas ruas nesta terça, mas houve relatos de pessoas que resolveram participar do protesto atraídos pela divulgação e pelos comentários nas redes sociais. Por exemplo, houve gente que levou a família para participar dos atos em São Paulo. 
 
Em Maceió, um adolescente de 16 anos foi atingido por um tiro durante a manifestação.
 
O número de participantes em todas as manifestações, que ocorreram em mais de 20 cidades, pode ser bem maior, pois em nem todas foi oficialmente divulgado o total de público.
 
Multidão
 
Em algumas cidades, o protesto foi convocado "em solidariedade" às vítimas da violência nos atos de quinta-feira passada (13) em São Paulo, quando pessoas que não participavam dos protestos e até jornalistas foram atingidos e feridos por disparos de balas de borrachas da Tropa de Choque da PM.
 
Veja a estimativa de participantes em algumas das cidades em que houve protestos nesta segunda:
 
Rio de Janeiro – 100 mil
 
São Paulo – 65 mil
 
Belo Horizonte – 30 mil
 
Belém – 13.000
 
Curitiba – 10.000
 
Salvador – 10.000
 
Brasília – 5.000
 
Porto Alegre – 5.000
 
Maceió – 2.000
 
Santos (SP) – 1.500
 
 
 
 
UOL

Arquivo do blog