Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mais de 2200 educadores da rede estadual da Paraíba participam de formação inicial em educação emocional e social em todo estado.



JUNTOS PELA EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SOCIAL


Entre os dias 21 e 31 de julho de 2014, mais de 2200 educadores da rede estadual de educação da Paraíba participarão da Formação Inicial da metodologia Liga Pela Paz, iniciativa que prepara os educadores e alunos para reconhecer suas emoções e regulá-las, o que melhora a convivência e reduz a violência. Ao todo, estão envolvidas 400 escolas de 139 municípios paraibanos das 14 gerências regionais de educação do estado.

Como um processo educativo, regular e permanente, a educação emocional e social busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional entre os professores e alunos. Trata-se de uma forma de evitar ou diminuir situações desconfortáveis de estresse, ansiedade, consumo de álcool e drogas, depressão e violência no estado. Esta iniciativa parte da Secretaria Estadual de Educação e configura-se, também, como uma estratégia de mobilização social de amplo espectro para a criação de uma postura de paz na sociedade como um todo.

A Secretária Estadual de Educação, Márcia Lucena, está liderando o processo de mobilização para Educação Emocional e Social no Estado. “É de fundamental importância que todos nós gestores, educadores, alunos possamos ampliar nossa consciência para uma atitude não violenta e que sejamos agentes da construção da paz na escola, na família, na rua, no dia a dia” ressalta Lucena.


Os educadores dos anos iniciais da rede estadual passarão por todas as etapas para o desenvolvimento da metodologia Liga Pela Paz na escola neste ano de 2014: encontros de sensibilização, formação inicial, acompanhamento pedagógico, formação continuada e avaliação dos resultados. Além disto, o educador terá à sua disposição um material pedagógico adequado aos processos de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.


Segundo a professora Cida Uchoa, Gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado, outro aspecto relevante é o alinhamento da metodologia Liga Pela Paz com o Programa Primeiros Saberes da Infância, que estabelece diretrizes para uma educação de qualidade aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Trata-se do mesmo público de atuação da Liga Pela Paz, que, a partir das estratégias de educação emocional e social, será beneficiado diretamente com a melhoria da aprendizagem” compartilha Uchoa.


Juntos pela Educação Emocional e Social
Rodada de Formação Inicial com educadores pelo estado da Paraíba::


  • 21 de julho:
ü  Sousa (educadores da 10ª e 13ª GREs) das 8h00 às 17h00, na Escola de Demonstração
ü   
ü  Mamanguape (educadores da 14ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Luiz Gonzaga Burity.

  • 22 de julho:
ü  Cajazeiras (educadores da 9ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Cel. Joaquim Mattos (Escola do Rotary).
ü  Guarabira (educadores da 2ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Antenor Navarro.



  • 23 de julho:
ü  Itaporanga (educadores da 7ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Padre Diniz.
ü  Alagoa Grande (educadores da 3ª GRE dos municípios circunvizinhos) das 8h00 às 17h00, na Escola de Demonstração, Centro de Treinamento e Formação de Professores.

  • 24 de julho:
ü  Patos (educadores da 6ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Coriolando de Medeiros. 
ü  Princesa Isabel (educadores da 11ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Iracema Marques.
ü  Campina Grande (educadores da 3ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Nossa Senhora do Rosário.

  • 25 de julho:
ü  Catolé do Rocha (educadores da 8ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola João Suassuna.
ü  Soledade (educadores da 3ª GRE dos municípios circunvizinhos) das 8h00 às 17h00, na Escola Padre Ibiapina.
ü  Monteiro (educadores da 5ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Miguel Santa Cruz.  
ü  Itabaiana (educadores da 12ª GRE) das 8h00 às 17h00 , na Escola João Fagundes de Oliveira.
                                   
  • 28, 29 e 30 de julho:
ü  João Pessoa (educadores da 1ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Irmã Severina.

  • 31 de julho:
ü  Cuité (educadores da 4ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Maria das Neves Lira de Carvalho.



Vandreza Freiria
Comunicação Institucional- Liga Pela Paz
(16) 9 9775-2933
vandreza@inteligenciarelacional.com.br 




Morre no Rio de Janeiro o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e tinha quatro filhos. O corpo dele será velado a partir das 10h na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Ainda não há informações se o velório será aberto ao público ou restrito aos familiares e amigos.

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".
Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida, se estabelecer em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.

João Ubaldo também se formou bacharel em Direito, em 1962, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas nunca chegou a advogar. Entre 1990 e 1991, o escritor morou em Berlim, na Alemanha, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst).

Ele era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) .
O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.
Ribeiro trabalhou como colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha, e foi colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde e muitos outros.
A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou ainda nos primeiros anos de estudante. Foi um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.Trabalhando na imprensa, pôde também escrever seus livros de ficção e construir uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor.
Obras
Os primeiros trabalhos literários de João Ubaldo Ribeiro foram publicados em diversas coletâneas, como “Reunião”, “Panorama do Conto Baiano”. Aos 21 anos de idade, escreveu o seu primeiro livro, “Setembro não tem sentido”, que ele desejava batizar como “A Semana da Pátria”, contra a opinião do editor. O segundo foi “Sargento Getúlio”, de 1971. Em 1974, publicou “Vencecavalo e o Outro Povo”, que por sua vontade se chamaria “A Guerra dos Paranaguás”.
Consagrado como um marco do romance brasileiro moderno, "Sargento Getúlio" filiou o seu autor, segundo a crítica, a uma vertente literária que sintetiza o melhor dos escritores Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. A história é temperada com a cultura e os costumes do Nordeste brasileiro e, em particular, dos sergipanos. Esse regionalismo extremamente rico e fiel dificultou a versão do romance para o inglês, obrigando o próprio autor a fazer esse trabalho. A seu respeito pronunciaram-se, nos Estados Unidos e na França, as colunas literárias de todos os grandes jornais e revistas.
Em 1999, foi um dos escritores escolhidos em todo o mundo para dar depoimento, ao jornal francês Libération, sobre o Terceiro Milênio. E Viva o Povo Brasileiro foi o tema do exame de Agrégation, concurso para detentores de diploma de graduação na universidade francesa. Este romance e "Sargento Getúlio" constaram da maior parte das listas dos cem melhores romances brasileiros do século.
Prêmios
- Prêmio Golfinho de Ouro, do Estado do Rio de Janeiro, conferido, em 1971, pelo romance Sargento Getúlio;
- Dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, pelo romances Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro;
- Prêmio Altamente Recomendável - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil,1983, para Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel ;
- Prêmio Anna Seghers, em 1996 (Mogúncia, Alemanha);
- Prêmio Die Blaue Brillenschlange (Zurique, Suíça);
- Detém a cátedra de Poetik Dozentur na Universidade de Tubigem, Alemanha (1996).
- Prêmio Lifetime Achievement Award, em 2006;
- Prêmio Camões, em 2008.

Globo.com

Procuradoria emite parecer em 254 processos de registro de candidatura


A Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB) emitiu parecer em 254 processos de registro de candidatura, número contabilizado até a quinta-feira, 17 de julho. Os novos trabalhos de análise nos 543 pedidos de registro de candidatura foram iniciados na última terça-feira, logo após a apresentação das 14 ações de impugnação de registro de candidatura, protocoladas perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
 
Segundo o procurador regional eleitoral Rodolfo Alves Silva, esse novo momento de análise é referente às condições de elegibilidade e desincompatibilização. Portanto, as 14 ações de impugnação de registro de candidatura, apresentadas na segunda-feira, 14 de julho, dizem respeito apenas às situações de inelegibilidade.
 
A PRE/PB optou por usar a estratégia de analisar as situações de inelegibilidade, dentro dos cinco dias para impugnação, porque elas só podiam ser indicadas pelo Ministério Público dentro desse prazo. “Por isso, num primeiro momento, fizemos uma análise focada e, agora, continuamos a apreciação das condições de elegibilidade e desincompatibilização, dados meramente documentais, isto é, aspectos que podem ser verificados dentro dos processos de registro de candidatura, na condição de fiscal da lei do Ministério Público, não necessariamente dentro do prazo de cinco dias para impugnação”, explicou.
 
Os trabalhos de análise do Ministério Público serão concluídos antes que ocorra o julgamento dos processos de registro de candidatura pelo TRE-PB (prazo limite até o dia 5 de agosto, conforme o artigo 54, da Resolução do TSE nº 23.405/2014). Para alguns casos estão sendo emitidos pareceres por escrito e, nos outros, a opinião da PRE/PB será apresentada oralmente, durante a sessão do Pleno Eleitoral.
 
Opinião favorável – Foram emitidos 200 pareceres favoráveis ao prosseguimento das candidaturas. Nesses casos, não foi identificada nenhuma ausência de condição de elegibilidade ou incidência de causa de inelegibilidade, portanto não foi proposta ação de impugnação e, materialmente, a documentação que o candidato juntou já é suficiente para dizer que ele atendeu às condições de elegibilidade e não apresentou qualquer problema com desincompatibilização.
 
Prova da desincompatibilização – Em vários casos (41), o Ministério Público visualizou duas situações. A primeira, quando o candidato declarou que exerce um cargo ou função pública, mas não trouxe aos autos o comprovante de desincompatibilização. E a segunda, quando a PRE/PB constatou, após pesquisa, que o candidato ocupa ou ocupou algum cargo ou função, mas não declarou. Nos dois casos, o Ministério Público solicitou que o relator notifique o candidato a comprovar nos autos que se desincompatibilizou, pois o prazo para realizar o procedimento já encerrou.
 
Requerimentos individuais – Concomitantemente, a PRE/PB está analisando 35 requerimentos de registro individual de candidatos que pediram seu registro após o prazo de 5 de julho de 2014, uma vez que os partidos ou coligações não os incluíram no momento oportuno. O Edital nº 59/2014 do TRE/PB, com os nomes, foi disponibilizado em 14 de julho no Diário da Justiça Eletrônico, considerando-se publicado em 15 de julho. O prazo da PRE/PB para impugnação desses casos também é de cinco dias (iniciou em 16 de julho e finaliza no domingo, 20 de julho). Na próxima segunda-feira serão apresentados os dados referentes à análise dos requerimentos individuais. 

Ascom

Prefeitura de Patos prepara programação de aniversário de 83 anos da Filarmônica 26 de Julho



A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes preparou para a próxima semana uma programação festiva alusiva ao 83° aniversário da Filarmônica 26 de Julho. As comemorações se iniciam na segunda-feira, dia 21 e se estendem até o sábado, dia 26.

Para abrir as homenagens à Filarmônica haverá a retomada do projeto “Pra ver a Banda tocar” que tem como finalidade levar bandas de músicas da cidade para se apresentarem em praça pública.

O projeto seguirá o seguinte cronograma, com apresentações sempre às 19h: na segunda-feira, 21, se apresenta na Praça Alcides Carneiro (Belo Horizonte) a Banda do 3° Batalhão de Polícia Militar; na terça-feira, dia 22, será a vez da Filarmônica 26 de Julho se apresentar na Praça Coração do Jatobá; e na quarta-feira, dia 23, o projeto segue com a Banda 24 de Outubro, na Praça São Sebastião.

Já na quinta-feira, dia 24, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, será aberta uma exposição fotográfica sobre a trajetória da Filarmônica 26 de Julho, na oportunidade será feito um breve relato sobre a história e curiosidades referentes à banda.

Para a sexta-feira, dia 25, a partir das 20h, ficaram reservadas apresentações culturais e shows musicais na Concha Acústica Nilson Batista. A Filarmônica 26 de Julho estará recepcionando a população e os demais artistas que passarão pela concha a exemplo da violinista Ana Júlia, o Sexteto de Metais Lá do Sol e o Coral Municipal. Durante o festejo será entregue o “Troféu Mário Soares” à Prefeita Francisca Motta e aos maestros em atividade da banda aniversariante.

Para finalizar a programação durante o sábado, dia 26, a partir das 9h, no Recreio Maçônico, será um momento de confraternização entre os músicos e maestros que compõem a Filarmônica.

Kamylla Lopes

DGAs II e VI: Núcleos de Apoio à Saúde da Família atendem aproximadamente 29 mil pessoas em Patos



Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF II e VI), que atuam como estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família) da cidade de Patos-PB, estão realizando uma série de atividades envolvendo o trabalho de matriciamento sobre diversos temas de interesse das equipes de saúde das unidades dos bairros Bivar Olinto, Morro, Maternidade e Assentamento Campo Comprido. A população atendida gira em torno de 29 mil pessoas.

De acordo com a coordenadora dos NASF II e VI, Edite Porfírio de Medeiros, o cronograma dos NASF prevê visitas domiciliares, atividades do programa Saúde na Escola, matriciamento com equipes de saúde, atividades com grupos das unidades de saúde e educadores físicos que realizam atividades em praça pública.

Dentro das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), os enfermeiros do PROVAB estão dando continuidade ao projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano).

Nessa terceira semana do mês de julho será feito o trabalho de matriciamento com os técnicos de saúde bucal com o tema da Biossegurança, onde serão abordados as formas de prevenção de acidentes de trabalho nos estabelecimentos de saúde. Durante o matriciamento são compartilhadas informações importantes sobre temas que são elencados pelas próprias equipes participantes. Os técnicos em enfermagem já foram submetidos ao matriciamento sobre Bissegurança.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), são formados por equipes multiprofissionais compostas por nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, educador físico, assistente social, psicólogo e pediatra.

Hélio Barbosa

Polícia desarticula quadrilha suspeita de furtar gado na Paraíba



A Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (18), três pessoas suspeitas de fazer parte de uma quadrilha responsável por furtar gado na zona rural das cidades de Cruz do Espírito Santo, Sapé e Mari.

João Paulo Bento Bezerra, de 30 anos, Reginaldo Mendonça, de 38 anos, e Dorivan da Silva, de 31, foram presos em casa, na cidade de Cruz do Espírito Santo, através de uma operação realizada por policiais do 7º Batalhão que cumpriram três dos quatro mandados de prisão expedidos na tarde dessa quinta-feira (17), pela Comarca do município.

De acordo com o comandante do 7º Batalhão, tenente-coronel Júlio César, a quadrilha atuava há vários meses na região. “Vínhamos recebendo cobranças das pessoas da região a respeito desses furtos e prometemos uma resposta. Começamos a realizar os levantamentos sobre o caso, recebendo informações de vítimas e testemunhas, e chegamos até os suspeitos”, destacou.

O oficial disse ainda que Ciel Marques da Silva, que conseguiu fugir, seria o líder da quadrilha. “Ele quem tinha o caminhão para transportar os animais após o furto e também para a vendê-los em outras regiões”, completou.

Outros crimes – A quadrilha ainda é suspeita de tentar extorquir as vítimas que os identificaram como autores do crime, onde cobravam valores para devolver o gado roubado. Aos bandidos também é atribuída a autoria de uma tentativa de homicídio ocorrida nesse fim de semana, em Cruz do Espírito Santo. A vítima teria testemunhado vários furtos e reconhecido os criminosos.

Os três suspeitos presos foram apresentados na 6ª Delegacia Distrital, na cidade de Santa Rita. Eles serão encaminhados ainda nesta sexta-feira para o presídio da cidade.

Secom

Superintendente Marcos Eduardo entrega cheques a entidades beneficiadas com o Estacionamento Solidário




O Superintendente da Sttrans, Marcos Eduardo esteve reunido na tarde desta quarta-feira, dia 16, com representantes das 7 entidades beneficiadas com a apuração do Estacionamento Solidário durante os festejos juninos de Patos.

Estiveram presentes representantes de diversos segmentos beneficiados: Gilvan e Conceição Campelo representando a APAE, Nilma Pereira (Operação Resgate), Madalena Maria(Fazenda Esperança), Gerúzia Delfino (Grupo de Apoio ao portador de Câncer “Viva a Vida”), Maria das Graças (Casa da Divina Misericórdia), Marinalva Xavier ( AAPPC- Associação de Atendimento a Pessoas portadoras de Câncer) e ASPATOS- Associação de Surdos de Patos que não enviou seu representante mas também foi beneficiada.

“São entidades que prestam um importante serviço a sociedade de Patos e a Sttrans cumpre a Lei elaborada pela prefeita Francisca Motta e aprovada pela Câmara de Vereadores em que destina todos os recursos apurados no Estacionamento Solidário durante as 6 noites de São João em nossa cidade para 7 entidades pré-definidas. A Sttrans deu total apoio logístico aos trabalhos do  Estacionamento Solidário e esperamos no próximo ano poder colaborar ainda mais”, disse Marcos Eduardo.

Na oportunidade o superintendente Marcos Eduardo entregou a cada uma dessas entidades um cheque no valor de R$ 1.847,00 num total de R$ 12.929,00 arrecadados com o Estacionamento Solidário durante as 6 noites de festa do São João de Patos.

De acordo com Gerúzia Delfino que esteve representando o Grupo “Viva a Vida” esse dinheiro vai ajudar na documentação da nova casa da entidade. “Esse dinheiro chegou em boa hora, pois nossa entidade estava precisando. Essa quantia já vai servir para emissão da documentação da nossa casa que esta em fase de conclusão. Parabéns ao superintendente Marcos Eduardo pela parceria e pela organização, nota 10 para o Estacionamento Solidário”, enfatizou.

Para Maria Madalena que esteve representando a Fazendo Esperança esse dinheiro chegou em boa hora. “Esse valor que estamos recebendo é de suma importância, pois estamos concluindo a construção da nossa terceira casa e esse dinheiro vai nos ajudar nisso. Chegou em boa hora”,disse. 

Daniel Almeida

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Brasil espanta desconfiança, passa pela Rússia e já se garante na semi da Liga Mundial


Foi suado, sofrido e chorado. O Brasil quase deu o maior vexame da história recente e quase foi eliminado ainda na primeira fase. Mas tudo isso ficou para trás. Nesta quinta-feira, a seleção brasileira espantou toda a desconfiança e estreou na fase final da Liga Mundial com uma vitória convincente diante da Rússia por 3 sets a 1, parciais de 26-24, 22-25, 25-23 e 25-22.
O resultado não só dá uma nova moral ao time como já coloca o Brasil na semifinal da Liga Mundial. O time de Bernardinho chega a três pontos e já não pode mais ser alcançado pela Rússia, que tem dois e já não entra mais em quadra pela fase final. A seleção agora enfrenta o Irã (um ponto) nesta sexta-feira apenas na briga para garantir a primeira colocação.
O destaque da vitória brasileira mais uma vez foi Wallace, maior pontuador da equipe com 23 bolas cravadas na quadra rival. "O time realmente mostrou todo o sofrimento que a gente teve para chegar até aqui. Todos que estão ali dentro sabem da pressão que a gente sofreu. Fazia tempo que a gente não ganhava deles, então é bom. Ganhar é sempre bom. Tem que seguir nesse patamar que teremos só a crescer", comentou o destaque ao final do jogo.
Na primeira fase o Brasil começou com apenas duas vitórias em seis jogos em casa, mas depois se recuperou, contou com uma grande combinação de resultados e conseguiu se classificar.
A fase final é disputada em Florença. Os seis times classificados são divididos em dois grupos de três, e os dois primeiros passam para as semifinais. No outro grupo estão Estados Unidos, Austrália e a anfitriã Itália.
ESPN Brasil

Mudanças no Estatuto da Microempresa irão beneficiar quase seis mil empreendimentos paraibanos


Projeto, que universaliza a adesão ao Supersimples, foi aprovado pelo Senado, nesta quarta-feira (16) e segue para sanção da Presidência da República

O Senado provou nesta quarta-feira (16), por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar n° 60 de 2014 que universaliza o Supersimples, o sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas, que unifica oito impostos em um único boleto e reduz, em média, em 40% a carga tributária. Agora, o projeto seguirá para análise da Presidência da República, que tem até 15 dias para sancionar a proposta.

Com a universalização do Supersimples, cerca de 6 mil empresas paraibanas, que faturam até R$3,6 milhões por ano, poderão se enquadrar neste sistema. Com isso, a partir do próximo ano, a adesão a esse modelo será apenas o teto do faturamento da empresa (R$3,6 milhões anuais) e não mais a natureza de atividade do empreendimento. Com a aprovação do projeto, mais de 200 atividades que hoje estão enquadradas no regime de lucro presumido passarão a ter o direito a aderir ao Supersimples. Atualmente, diversas empresas do setor de Serviços, como profissionais da saúde, advogados, consultores e engenheiros, por exemplo, não podem se enquadrar no sistema simplificado.

“Com a universalização do Supersimples esperamos reduzir o número de empreendimentos informais e aumentar o volume de empregos nas micro e pequenas empresas. Os pequenos negócios representam cerca de 98% das empresas paraibanas e empregam 57% da mão de obra da iniciativa privada do Estado. Precisamos garantir este avanço aos micro e pequenos empresários”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

Em janeiro de 2014, a Paraíba possuía 80.032 empresas incluídas no Supersimples. Com a inclusão das novas atividades, mais 5.864 poderão aderir ao sistema simplificado de tributação, um acréscimo de 4%. Dentre essas empresas paraibanas que poderão aderir, as da área de medicina representam a maior quantidade (2.016), seguidas de odontologia (697) e administração ou locação de imóveis (583).

Assessoria

Cirurgias ortopédicas lideram procedimentos no Regional de Patos






As cirurgias ortopédicas continuam a liderar as estatísticas do bloco cirúrgico do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que atende a pacientes de aproximadamente 90 municípios do interior paraibano, além dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Das 1.386 cirurgias realizadas no primeiro semestre deste ano, 779 foram ortopédicas, uma média de 132 por mês. “A grande maioria dessas cirurgias ortopédicas tem como principal causa acidentes de trânsito. Os jovens são estão entre as maiores vítimas”, explica a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Jaqueline Fernandes.

No Janduhy Carneiro são 27 cirurgiões, quinze desses, médicos ortopedistas, sendo três plantonistas por dia. Além das cirurgias ortopédicas, são realizados procedimentos de urologia, vascular, otorrino, oftalmológica, buco-maxilo e gerais. De todas as cirurgias realizadas no Regional 30% são de pacientes de Patos.

Na ortopedia não existe preocupação apenas com vítimas de acidentes de trânsito, mas também com os que ocorrem no lar envolvendo idosos. Por toda a fragilidade peculiar da idade avançada, é preciso que a família desperte para alguns cuidados importantes para evitar acidentes envolvendo idosos. Estudos mostram que 75% dos acidentes envolvendo a terceira idade ocorrem dentro de casa. Algumas dicas são: manter os cômodos bem iluminados, fixar os fios nas paredes, evitar pisos escorregadios e tapetes soltos, fazer uso de sapato com sola antiderrapante, dentre outras.


A educação, com campanhas consistentes podem diminuir as estatísticas de acidentes no trânsito. O superintendente da STTrans de Patos, Marcos Eduardo, explica que está formando uma equipe para intensificar essa ação nas ruas da cidade, levando orientação sobre a necessidade de respeito às leis. Ele aponta que hoje um dos maiores causadores de acidentes nas principais cidades paraibanos tem sido os condutores das motocicletas de 50 cc, denominadas cinquentinhas. “São veículos que não precisam de emplacamento, seus condutores, grande parte menor de idade e que não respeita a sinalização, a legislação vigente”, enfatizou Eduardo.

Marcos Eugênio

Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto em homenagem a Dominguinhos


A Orquestra Sinfônica da Paraíba está de volta. Após um período sem a realização de concertos, o grupo se apresenta em João Pessoa, nesta quinta-feira (17), às 20h30, no palco da Praça do Povo do Espaço Cultural, com entrada gratuita. No espetáculo inaugural, a OSPB apresenta também os novos músicos contratados via concurso público e o novo maestro titular, Luiz Carlos Durier. Este primeiro concerto de 2014 é especial também por homenagear um dos grandes nomes da música brasileira, o mestre Dominguinhos. Para interpretar os acordes de sanfona em suas composições, o sanfoneiro Cezzinha do Acordeon assume o solo da noite festiva.

Dominguinhos teve uma relação muito especial com a OSPB. Por duas vezes, ele tocou com a Orquestra Jovem, no Fenart de 2010, e no concerto em homenagem aos 30 anos da OSJPB, em 2012, na Praça do Povo”, justifica o maestro Luiz Carlos Durier, que em ambas as apresentações, regeu Dominguinhos.

Para ser novamente apreciada pelo público paraibano, a OSPB promete um espetáculo impecável. Ensaiando desde o início deste mês, o maestro conta que os novos integrantes já estão em sintonia com os artistas veteranos. “Estou muito feliz com a chegada dos novos músicos, eles vieram para somar, estão muito comprometidos e encarando a OSPB realmente como prioridade. Com os novos integrantes, já posso afirmar que conquistamos uma sonoridade, uma identidade musical. Estamos nos entendendo muito bem, sobre o palco e fora dele”, comemora o maestro que está ansioso também por estrear como maestro titular do conjunto. “A expectativa para minha estreia oficial é a melhor possível, estamos construindo esse repertório com alegria, com a emoção que a música pede. Eu espero que o Espaço Cultural tenha muitos ouvintes, pois a OSPB tem um público fiel”, finaliza Durier.

Repertório - A programação começa com a “Marcha Solene em Ré Maior”, de P.I. Tchaikovsky. Em seguida, outra obra de Tchaikovsky, “Valsa do Ballet A Bela Adormecida, Op. 66”. A peça temática do clássico Les Miserables, de C. M. Schonberg, também será ouvida na Praça do Povo. O repertório clássico finaliza com “Danzon No 2”, de Arturo Marques.

A música brasileira chega ao concerto pelos arranjos de Rogério Duprat, em “Baianos de Outrora”, com canções de um dos tempos de efervescência da música brasileira, a Tropicália. Neste momento serão executadas “Baby”(Caetano Veloso), “Domingo no Parque”(Gilberto Gil), “Alegria, Alegria”(Caetano Veloso) e “Tropicália”(Caetano Veloso). O xote entra em cena sob os acordes do maestro Duda, em “O Melhor dos Xotes”.

A homenagem a Dominguinhos será feita na etapa final do concerto. Oito sucessos do forró, entre as quais, cinco músicas do compositor pernambucano homenageado serão executadas pela OSPB, sete delas com arranjo de Rogério Borges e uma do maestro Chiquito. As canções que terão solo e voz do sanfoneiro Cezzinha do Acordeon são as seguintes: “Eu só Quero um Xodó” (Dominguinhos); Gostoso Demais (Dominguinhos); “Quando Bate o Coração”(Dominguinhos); “Pedras que Cantam”(Dominguinhos); “Olha pro Céu”(Luiz Gonzaga); “ Isso Aqui tá Bom Demais (Dominguinhos); “Espumas ao Vento” (Flávio José) e “Natureza das Coisas” (Flávio José).

Cezzinha - O jovem instrumentista tem um bom currículo como músico (de palco e de estúdio) ao lado de diversos cantores: Elba Ramalho, Nando Cordel, Marinês, Genival Lacerda, Antônio Nóbrega, Daniela Mercury, o próprio Dominguinhos, entre vários outros.

O primeiro trabalho, graças ao conselho do mestre e “padrinho”, veio com a voz e as composições próprias de Cezzinha, que passou a escrever quase ao mesmo tempo em que descobriu o canto. O CD de estreia (Independente), foi gravado em fevereiro de 2007, em São Paulo. O disco foi produzido por Dominguinhos, Guadalupe e Sandro Haik.

Cezzinha também foi um dos alunos da oficina de sanfona do mestre Camarão, com quem aprendeu muito, mas é autodidata. Começou a tocar depois que o pai comprou a sanfona de um amigo que precisava de dinheiro para viajar. “Foi o destino mesmo”, lembra Cezzinha.

Em Janeiro deste ano, Cezzinha lançou o CD e DVD Cezzinha e Convidados ao vivo pela Som Livre, com a participação de Alcione, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Nando Cordel entre outros grandes artistas.

Luiz Carlos Durier - Natural de João Pessoa – PB, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB realiza o Curso de Especialização em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas em grandes concertos, entre eles: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Serviço
Concerto de abertura da temporada 2014 da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Data: 17 de julho
Horário: 20h30
Local: Praça do Povo
Solista: Cezzinha do Acordeon
Maestro: Luiz Carlos Durier
Entrada: Gratuita

Secom

Flamengo perde e é lanterna do Brasileiro

O Atlético-PR, mais objetivo e atento que seu adversário, venceu o Flamengo por 2 a 1 em Macaé, nesta quarta-feira, na retomada do Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo. O resultado fez o Furacão subir seis degraus na tabela e ir para o sexto lugar, com os mesmos 16 pontos do Fluminense, último integrante do G-4. Os cariocas estacionaram nos sete pontos e seguram a lanterna do Brasileirão. Douglas Coutinho e Cleberson marcaram os gols dos paranaenses. Samir descontou para os cariocas.
A torcida no Moacyrzão se irritou com o resultado e gritou "time sem vergonha" e "queremos jogador" - o Fla não teve Canteros, ainda dependendo de regularização, e aguarda Eduardo da Silva, que deve realizar exames médicos nesta quinta.
Flamengo e Atlético-PR voltam a campo no domingo. Às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, os cariocas encaram o Internacional. Às 18h30, na Arena da Baixada, o Furacão recebe o Criciúma.
globoesporte

Acidente grave mata casal de comerciantes de Patos e filha

Um grave acidente foi registrado na noite desta quarta-feira (16/07) no KM 225 da BR-230, entre as cidades de Juazeirinho e Soledade envolvendo um caminhão e uma caminhonete, modelo Ford Ranger XL 12F, cor prata, placas KLD 2952 – Patos/PB, deixou duas vítimas.

O comerciante Manuel Messias de Oliveira Monteiro (52 anos), sua esposa Daniele (40 anos) e sua filha Emanuele (14 anos) viajavam de Patos com destino a João Pessoa em uma caminhonete quando colidiram na traseira de um caminhão caminhão carregado de lenha. O comerciante e sua esposa morreram no local, já a filha do casal foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu.

Os corpos foram encaminhados para o Núcleo de Medicina Legal de Campina Grande.

Messias e sua esposa eram proprietários da Panificadora o Pão Quente, localizada no Centro de Patos.

De acordo com informações a família iria embarcar em um avião com destino a Buenos Aires na Argentina para visitar uma das filhas que mora lá.
Mais informações a qualquer momento.

Texto: Higo de Figueirêdo com Patosonline.com
Fotos: Redes sociais

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Prefeitura de Patos entrega Unidade Básica de Saúde ao bairro Matadouro nesta quinta (17)



A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira, 17 de julho, a partir das 17h00, a solenidade de implantação da Unidade Básica de Saúde do bairro Matadouro. São 1.659 famílias que já passaram a receber atendimento de uma equipe de saúde da família e dos profissionais do NASF.

Com esse equipamento a atual gestão já entregou oito unidades de saúde da família, entre construções, reformas e ampliações, e passa a contar com quarenta pontos de atendimentos em Atenção Básica distribuídos por várias áreas da cidade.

Desde o início de 2013 a gestão municipal vem intensificando obras e ações dentro do programa de reestruturação e ampliação da Atenção Básica. Ano passado, os números dos serviços básicos de saúde chegaram a quase 700 mil procedimentos. Em 2014, esses números vêm aumentando gradativamente a cada mês, tendo em vista a entrega das novas unidades construídas, ampliadas e reformadas.

Além disso, outras unidades de saúde estão sendo construídas, modernizadas e ampliadas para dar mais assistência às famílias e melhores condições de trabalho aos profissionais.

Outras melhorias já implantadas no bairro

Em dezembro do ano passado o bairro Matadouro ganhou a construção da Praça Jane Santana, assim como uma Quadra Poliesportiva e equipamentos de Academia de Saúde.

Polícia prende dois homens acusados de tráfico em Campina Grande


A Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos e Furtos, prendeu nesta quarta-feira (16) dois homens acusados de tráfico de drogas em Campina Grande. A dupla estava com 1 kg de crack, volume avaliado em R$ 15 mil, que seria comercializado nos bairros da Glória e Velame.

Wellington de Lima Fernandes, 32 anos, e José Ednaldo da Silva Júnior, 21 anos, estavam com duas balanças de precisão e uma quantia de R$ 1 mil, além da droga.  Aparelhos celulares e plásticos usados no embrulho do produto também foram apreendidos.

De acordo com o delegado Danilo Orengo, os dois acusados foram autuados por tráfico e associação ao tráfico. Eles serão encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde ficarão à disposição da Justiça.

“Além das investigações contra os roubos e furtos, especialidades da nossa delegacia, nós também articulamos ações para reprimir o tráfico de drogas na cidade, modalidade criminosa que resulta em muitos males para a população”, disse o delegado.  

Secom

Alça Sudeste começa a receber instalação de postes para iluminação em LED


O percurso da Alça Sudeste que liga os Bairros Santo Antônio e o Centro de Patos à BR-230 já começou a receber a instalação de postes para iluminação em LED.

Em visita ao local na manhã da última terça-feira, 15 de julho, a Prefeita de Patos Francisca Motta ressaltou o andamento dos serviços. “Jamais eu entregaria essa obra à população sem a sua iluminação, portanto, essa etapa faz parte do trabalho de conclusão da Alça Sudeste. Estou feliz por visitar o local e observar o número de postes já instalados”, comentou. 

Outro ponto destacado pela Prefeita foi à mobilidade urbana que o centro da cidade ganhará ao desviar o trânsito de carros pesados pela nova via trânsito. “O percurso da Alça Sudeste representa um avanço em mobilidade urbana muito importante para Patos, pois irá desafogar o trânsito do Centro da cidade e, claro, mudar a rota dos veículos pesados”, disse Francisca Motta. 
 
O projeto de iluminação da Alça Sudeste corresponde à instalação de 97 postes ornamentais, com 104 luminárias LED distribuídas no percurso de 2600m até a rotatória de acesso ao Aeroporto.

A iluminação em LED tem a durabilidade de cinquenta mil horas, o que equivale à duração de cinco anos de uso. Diferente das iluminações convencionais, a luminária LED é considerada uma tecnologia sustentável, uma vez que sua luz não transmite radiação ultravioleta.

Epitácio Germano

Arquivo do blog