Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de janeiro de 2012

Prouni recebe inscrições a partir deste sábado

canal190.blogspot.com

O processo de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começou neste sábado (14) e vai até o dia 19. O acesso ao sistema no site que permite a inscrição foi liberado pouco depois das 9h. O Prouni é indicado aos estudantes que querem fazer uma faculdade particular, mas precisam de auxílio para as despesas.

A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada no site do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do Prouni o sistema de pesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa.

O Prouni oferece para o primeiro semestre de 2012 um total de 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

Participam 1.321 instituições privadas de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior estará disponível para consulta no portal do Prouni nos próximos dias.

No processo do Prouni, haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.

Calendário
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino, apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Critérios
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Criado em 2004, o Prouni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
  
G1

UAC fará manifestação pública contra a CAGEPA


A UAC- União das Associações Comunitárias de Patos e Região, que representa as associações urbanas e rurais de Patos, está convocando uma reunião extraordinária para o dia 25 de janeiro de 2012, às 19h, no auditório do Círculo Operário de Patos, onde será discutido o problema relacionado com a falta de água nos bairros da cidade, causando prejuízos para a população.

A UAC pretende acionar o Ministério Público Estadual, como também realizar uma manifestação pública no dia 31 de janeiro de 2012, com o lema: QUEM PAGA QUER ÁGUA, para demonstrar a insatisfação da população com a falta de água nas comunidades.

Para a presidente da UAC, Elizabete de Oliveira Batista, não se pode aceitar a falta de água nos bairros, quando todos os mananciais estão praticamente cheios, a adutora que foi construída depois de muita luta pela população, trazendo água de Coremas para Patos, e a CAGEPA com tudo pronto, apenas para vender o líquido não satisfaz a população. “Não podemos permitir uma situação dessas, pois quem sofre mais são as mães de famílias que não têm sequer uma caixa d’água ou depósito para armazenar água, além do mais,  há um complicador, que é a alta temperatura no município”, desabafou.

Na avaliação de Elizabete não é responsabilidade dos consumidores problema e sim da empresa, que recebe os valores das contas pagas mensalmente. “Nós pagamos e quando não fazemos isso a empresa corta o nosso fornecimento e agora devemos acionar o Ministério Público para suspender o pagamento das contas onde não tem chegado água”, frisou.

A UAC alega que as explicações dadas pelo Gerente Regional de Patos não convence e não resolve o problema e toda a Paraíba deve tomar conhecimento da situação que passa uma população superior a 100 mil habitantes.

Todos os presidentes de associações urbanas, rurais e do Distrito de Santa Gertrudes estão sendo convocados para participarem da reunião, além de outras entidades dos movimentos sociais da cidade de Patos. 

Os presidentes irão recolher junto à população prejudicada um abaixo-assinado que servirá para entrar com as ações no Ministério Público Estadual, caso a empresa não resolva de imediato o problema.

Assessoria

SINFEMP defende convocação de aprovados em concurso público de Patos



O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, defende a convocação de todos os aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Patos, até o mês de fevereiro de 2012, no sentido de garantir o início do ano letivo no mês de fevereiro, como previsto anteriormente.

Para Gonçalves, a necessidade de realização de outro concurso só será possível depois da convocação de todos os aprovados nos dois últimos concursos realizados pela atual administração.

O SINFEMP solicitará audiência ao prefeito Nabor Wanderley na próxima segunda-feira para discutir a demissão dos contratados, como também saber o que o gestor está pensando sobre a convocação dos aprovados. “Entendo que essa é uma decisão que cabe ao gestor, mas vamos solicitar a audiência e aproveitaremos para discutir a demissão dos contratados, conforme determinação da justiça, como também o que a Prefeitura está pensando na convocação dos aprovados nos dois últimos concursos públicos”, comentou.

Uma preocupação do sindicalista diz respeito à Secretaria de Educação, pois com o fechamento de escolas do Estado, o município receberá muitos alunos para o ensino fundamental I e II e nesse caso teria que contratar novos professores ou dobrar a carga horária dos profissionais do magistério que aceitarem a proposta, que tenham condições de lecionar.

Estado de Chico Anysio é grave, diz boletim divulgado neste sábado

Foto: Alexandre Durão/G1
É grave o estado de saúde de Chico Anysio, de acordo com boletim médico divulgado na manhã deste sábado (14) pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde o humorista permanece internado desde o dia 22 de dezembro, quando foi diagnosticado com pneumonia.

Chico Anysio é tratado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital e segundo seu médico, Luiz Alfredo Lamy, seu quadro é grave e inspira cuidados. O comediante respira com a ajuda de aparelhos e sua pressão arterial é mantida com medicamentos. Anysio também faz uso de antibióticos.

O processo para retirada dos aparelhos para respirar foi suspenso na véspera, quando o quadro de saúde de Chico Anysio piorou. Ele já estava respirando sozinho em alguns momentos do dia, após uma traqueostomia (cirurgia na traqueia) para ajudar em sua reabilitação respiratória.
Desde dezembro, o estado clínico de Chico Anysio tem sofrido diversas alterações, entre um agravamento causado por uma hemorragia no sistema digestivo, controlado após alguns dias.
No ano passado, Chico Anysio, que tem 80 anos, chegou a passar três meses internado com problemas cardiorrespiratórios.

G1
O patrono dos juízes criminosos viveu na Roma dos Césares por volta do ano 60 depois de Cristo. Era um cidadão chamado Lucius Amarus Rufillus Appius, juiz e corrupto, que mercadejava suas sentenças e as assinava como L.A.R. APPIUS. É daí que deriva a palavra LARAPIUS , em latim, e LARÁPIO, em português  - 

Elizabeto Ribeiro Gonçalves, médico, BH, Cartas à Redação Veja, 14 Jul 1993

Reginaldo Poeta



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

orionimundi.blogspot.com
Inácio A. Torres

 
Há quarenta e oito anos a igreja católica realiza no Brasil a Campanha da Fraternidade/CF. Durante esse tempo, vários temas foram abordados e, em todos eles, a  valorização da vida foi destaque. Lembro bem da CF de 1981, que teve como lema “Saúde para todos”, assunto que provocou uma boa e imprescindível reflexão naquele momento em que no Brasil, fervilhava um bom combate em favor da reforma sanitária. O texto-base daquela época ainda hoje é citado como referência relevante para a construção de projetos em favor da promoção da saúde pública brasileira.

A CF/2012 promete uma saudável discussão. Tendo como tema “Fraternidade e saúde pública" e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra!" -  um versículo do livro do Eclesiástico (38,8) – certamente, a exemplo das campanhas anteriores, a deste ano terá uma grande repercussão e um resultado promissor.

O objetivo geral da CF/2012 é promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população. Será iniciada no dia 22 de fevereiro - a quarta feira de cinzas – estendendo-se por toda a quaresma.  

Ao debater a situação da saúde do povo brasileiro, a igreja  instiga uma reflexão sobre a qualidade de vida dos humanos e uma preocupação nada nova. Recorramos ao Eclesiástico (30, 15-17) onde se lê: “A saúde da alma na santidade e na justiça vale mais que o ouro e a prata; um corpo robusto vale mais que imensas riquezas. Não há maior riqueza que a saúde do corpo, não há prazer que se iguale a alegria do coração.” Como se vê, a revelação bíblica coloca a saúde humana como uma riqueza inigualável, portanto tenhamos bons cuidados para com ela.

Na verdade, o momento é propicio para esse grande debate. Para isso há inúmeras razões de cunho científico, tecnológico, humanístico, social e ético. O nosso país atravessa um momento de grandes dificuldades envolvendo o nosso Sistema Único de Saúde, abrangendo desde a escolha de gestores e a formação dos trabalhadores do setor; até a precarização dos serviços e a manipulação do controle social.

Diante desse quadro, sobretudo quando implica em questões éticas (tivemos recentemente fatos antiéticos envolvendo trabalhadores da saúde como, estupro de mais cinqüenta mulheres em uma clínica de saúde privada, mutilação de pacientes com necessidades especiais, maus tratos contra idosos e crianças em serviços de saúde públicos, erros absurdos nos procedimentos e cuidados e outros) não devemos enquanto cidadãos e cidadãs brasileiros silenciar e nem permanecer no imobilismo e na submissão que só atrapalham e aceleram o sofrimento físico, emocional, e social das pessoas. É preciso que atendamos a essa conclamação saudável da Igreja Católica. Faz-se necessário que acordemos a nação exortando-a para enxergar as necessidades e os direitos inerentes a ela.

O “Direito não socorre aos que dormem” diz antigo provérbio, por isso a sociedade deve ficar alerta buscando provocar o Estado para que entenda e atenda as pessoas possibilitando-lhes um atendimento digno de saúde sem discriminação, fundamentado na Constituição e nos princípios do SUS, notadamente os da universalidade e da equidade.

O texto-base da CF/2012, construído, organizado e publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB deve ser discutido em todos os segmentos da sociedade – realce-se escolas, universidades e pastorais. Em seu conteúdo, pode-se notar orientações e advertências sobre conceitos relevantes como o cuidar/o cuidado com doentes, a prática de hábitos para uma vida saudável e formas correta de politização para exigências de melhoria do Sistema Único de Saúde e Estratégia Saúde da Família.

A igreja, através da Campanha da Fraternidade, tem buscado cumprir o seu papel de mediadora, educadora e evangelizadora em favor da promoção da vida. Neste ano, desperta-nos para a nossa responsabilidade perante a saúde – repito riqueza inigualável – de todos e, essencialmente dos menos favorecidos.

O trabalho desenvolvido pela Igreja católica no setor saúde através de mais de oitenta mil agentes voluntários atuando na atenção primária, na emancipação de conselhos e nos serviços de saúde é a prova inconteste de um trabalho evangelizador e, ao mesmo tempo humanitário e dignificante para a evolução da vida humana. Façamos a nossa parte.

TRANSNORDESTINA AMEAÇA DESPEJAR FAMÍLIAS EM AFOGADOS DA INGAZEIRA


Foto:Celso Malheiros
Aproximadamente 29 famílias dos sítios Gangorra, Macambira e bairro Borges, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Estado, que estão sendo ameaçadas de despejo pela Transnordestina Logística S. A. (essa é a nova denominação da Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN ), temem serem expulsas de suas residências.  

Cerca de 50 famílias que moram às margens da linha férrea em Afogados da Ingazeira, serão impactadas pela a ação da Transnordestina.  A empresa Transnordestina Logística S/A moveu uma ação de reintegração de posse (14 de dezembro de 2011) contra as famílias que vivem no local e a Juiza da Comarca de Serra Talhada já concedeu a liminar à Empresa. De acordo com a decisão, as famílias deverão ser expulsas e todas as casas destruídas.

José Nerys Sobrinho diz que “nós temos gente que mora há vinte anos e hoje não sabe o que fazer. Não houve nenhuma conversa, apenas chegaram com a notificação e depois o mandato de reintegração de posse”.

Nenhum órgão público procurou as famílias para conversasr, apenas no ano passado, uma Comissão de Trabalhadores se reuniram e conversaram com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadres, o qual falou para as famílias que fizessem um pedido de prazo maior até ver se ele conseguia alguma vaga em um dos conjuntos habitacionais da prefeitura. Essa mesma Comissão foi até o Forum de Serra Talhada para tentar maiores esclarecimentos, mas estavam de férias.



DENIS VENCESLAU – CPT PAJEÚ
87 3838 1964

NOME DAS FAMÍLIAS AMEAÇADAS DE DESPEJOS:

1.     ANTONIO RICARDO SIQUEIRA – RG 8316323 SSP PE
2.     ANTONIO VALENÇA DE FARIAS – 2905528 SSP PE
3.     RISTIANE DA SILVA NASCIMENTO – 7648579 – SSP PE
4.     DAMIÃO ANTONIO DE OLIVEIRA 5841502 SSP PE
5.     EVANDRO GONÇALVES DA SILVA – 6236614 SSPPE
6.     IOLANDA DE SOUZA FERRAZ – 8502070 SSP PE
7.     IRENILDO RAMOS DA SILVA – 2106342 SSP PE
8.     IVANETE RITA DA SILVA – 4481771 SSP PE
9.     JOSÉ ISANDRO DEE OLIVEIRA
10.   JOSÉ JOÃO DA SILVA – 3403949 SSP PE
11.   JOSÉ NERYS SOBRINHO – 4415463SSP PE
12.   JOSE VALENÇA DAS NEVES – 2616464 SSP PE
13.   JUVENAL BARBOSA DA SILVA – 6696749SSP PE
14.   LEYDSON HENRY VIANA BATISTA
15.   LUCIENE  ALVES DA SILVA
16.   MARIA BARBOSA DA CONCEIÇÃO – 4734835 SSP PE
17.   NARIA BARBOSA DA SILVA – 6696752 SSP PE
18.   MARIA CLEIDE DA SILVA SANTOS – 6939904 SSP PE
19.   MARIA CLESIANE S DA CILVA – 8369567 SSP AL
20.   MARIA DE LOURDES SILVA VERAS – 8278122 SSP PE
21.   MARIA NUNES GONÇALVES
22.   MARIA ROSSANA XAVIER MARTINS ALVES
23.   MARIA SILENE DA SILVA NASCIMENTO
24.   PETRONILA MARIA DA SILVA
25.   RITA LIMA DA SOLIDADE
26.   ROSANGELA VIRGINO DA SILVA
27.   ROGERIO CHAVES DA SILVA
28.   SEBATIAO LOURIVAL DANTAS
29.   ROGERIO CHAVES DA SILVA

Veterinário não acredita que cão possa ter estuprado menor na cidade de Patos

O veterinário Francisco de Assis Azevedo disse que ficou surpreso  quando soube da notícia veiculada nos meios de comunicação da Paraíba  de que uma criança teria sido  possivelmente violentada sexualmente por  um cachorro. 
 
“É difícil acreditar em tal fato por razões obvias e que não precisa ser um profissional em saúde para discernir tamanha brutalidade ou acidentes que só a sábia natureza poderia desvendá-la” comentou o veterinário.

Francisco de Assis explicou que o cão ou outro animal macho só desperta o seu interesse sexual quando da presença de uma fêmea no cio (período único em que elas aceitam a cópula), “aí sim, ele é atraído para o sexo pelo odor que esta fêmea no cio exala. Nos seres humanos isto não ocorre”, afirma.

O veterinário lembra que na matéria fica claro que a criança não gritou, fato comum quando se é atacado por algo estranho, e também não comunicou nada aos seus genitores que se encontravam dormindo na ocasião. O fato, segundo a matéria, ocorreu na madrugada. 

 “A posição em um ato sexual desta natureza (segundo a matéria, a criança teria ido urinar) entre um bípede e um quadrúpede é muito diferente”, garantiu Francisco de Assis.

Paulo Cosme

SINFEMP afirma que Prefeitura de Patos terá que realizar novo concurso público


O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, afirmou que diante da demissão de todos os contratados por excepcional interesse público, determinado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, a Prefeitura terá que realizar imediatamente mais um concurso público, para organizar o seu quadro de funcionários.

O sindicalista afirmou que de acordo com dados da Prefeitura do mês de outubro de 2011, que está disponível no SAGRES, existem 40 servidores inativos/pensionistas, 1.829 efetivos, 15 eletivos, 430 comissionados e 1.548 contratados por excepcional interesse público, a STTRANS com 6 comissionados e 40 contratados também por excepcional interesse público, ultrapassando em 195 servidores em relação ao número de efetivos.

Dentre as categorias com maior número de contratados existem: auxiliares de serviços, 286. Professores, 261. Vigias, 196. Técnicos de Enfermagem, 97. Técnicos Administrativos, 44. Recepcionistas, 34. Psicólogos, 15. Orientador Educacional, 17. Músicos, 13. Motoristas, 31. Monitores, 21. Médicos, 30. Fisioterapeutas, 17. Enfermeiros, 50. Digitadores, 11. Dentistas, 22. Condutores Socorristas, 37. Auxiliar Administrativo, 70. Atendentes de Farmácias, 16. Assistentes Sociais, 22. ASG, 44 e ACD, 11.

Na avaliação de José Gonçalves, mesmo convocando todos os aprovados no penúltimo concurso que ofereceu 737 vagas e último concurso com 554 vagas, não tem como completar o número de servidores, se for levado em consideração o número atual de contratados, além de muitas categorias não terem sido aprovados o número de vagas existentes, como também as desistências de muitos aprovados, em virtude dos salários oferecidos. “Se usássemos a matemática, teríamos de cara uma carência de 687 novos servidores.” Frisou o mesmo.

Outra preocupação do sindicalista diz respeito ao fechamento de escolas do estado e a entrada dos alunos na rede pública municipal de ensino. “Com o fechamento das escolas estaduais e a entrada desses alunos na rede municipal de ensino, vai demandar a contratação de mais profissionais para o magistério público municipal.” Afirmou o mesmo.

O presidente do SINFEMP vai solicitar uma audiência ao prefeito Nabor Wanderley e aos secretários de Educação e Administração para discutir a situação e propor até o adiamento do início do ano letivo, caso não se tenha condições de trabalhar com o atual número de profissionais do quadro efetivo do município.
Sinfemp

AMIZADE É COMUNHÃO

 
por Misael Nóbrega de Sousa

A amizade é uma relação de interesse mútuo. Não há afetividade no termo circunstanciado. O que chamamos de bem-querer, dentro do quesito da passionalidade é, na verdade, uma troca de favores, - aviltado pela condição do urgente-servir. Utilizamo-nos da seleção, sob critérios próprios, e nunca aleatórios, para promover cada nova amizade - O que acaba se configurando uma defesa, feito armadura. Antecipamo-nos, portanto, ao que pode dar certo. Aquilatar... Não, sentir! Por isso, as escolhas são quase sempre preconceituosas. Nunca ofertamos a outra face, como prerrogativa divina. Quando muito, ignoramos. Ouvir aquilo que nos convier se torna a ilusão do apuro. Autenticidade é carater! Ou a vida nao é autoral, pergunto. Amizade é o contraditório; respeitar às diferenças como exercício das relações humanas... Que o banal se baste no que é banal. Não somos obrigados a cultuar o novo. Há de se buscar inspiração no que é puro. Amizade é solidão. É sofrimento. É perdão. É culpa. É nos amarmos primeiro. Amizade é comunhão. Corro avesso ao que de mim se parte; e alcanço as cinzas da admoestação - Não paro para ouvir, sigo sempre a luz que reflete à minha própria imagem e que me sorri dizendo que aquele é o melhor caminho - Enquanto o outro de mim, ainda parado, à porta do vale, mestiço conquistador de coisa alguma, é holográfico. A reunião dos valores terrenos é atribuida apenas aos poetas. E eles nunca foram Santos. 

Jornalista

PM apreende menor acusado de tentativa de homicídio


Jovem de 19 anos sofre tentativa de homicídio no Município de Manaíra – PB.

Por volta das 15h dessa quinta-feira, 12, a PM foi solicitada a comparecer à rua Ademar Pereira Pinto, onde uma pessoa estaria ameaçando outra com uma faca.

De imediato uma viatura se deslocou para o local onde encontrou a vítima esfaqueada na axila e no abdômen e o acusado também estava no local. A vítima foi identificada como sendo Edilson Feitosa de Souza, de 19 anos, o mesmo foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital de Princesa Isabel – PB.

Já o menor acusado de praticar a tentativa de homicídio foi encaminhado juntamente com seu pai e um conselheiro tutelar à Delegacia de Princesa Isabel – PB,  para serem tomadas as providências cabíveis.

Assessoria

Candidato denuncia fraude no concurso de Várzea-PB


O candidato Francisco Segundo de Sousa, que participou do concurso realizado pela Prefeitura de Várzea, está fazendo sérias acusações em torno da aprovação de pessoas que teriam faltado às provas. Segue abaixo depoimento do candidato.

Meu nome é Francisco Segundo de Sousa, sou ourobranquense, candidato do concurso de Várzea e continuando as investigações do concurso de Várzea, com uma olhada minuciosa das inscrições, é notável que as posições das cadeiras nas salas foi ditada pela ordem alfabética dos nomes, entretanto alguns nomes eram posicionados isoladamente, ignorando as ordens de inscrições.

Alguns até em salas diversas de seus concorrentes, muitos dos quais sozinhos nessas salas. Esses candidatos sentavam-se curiosamente em cadeiras isoladas nos cantos das salas. A suspeita começa a aumentar quando me informei com outros candidatos que houve faltas visíveis de alguns e a coincidência notável é que essas cadeiras finais e isoladas dessas salas estavam vazias.

Pela minha sala eu posso afirmar com absoluta segurança que os candidatos de inscrição 50282, Maria Cristina Cruz (Fiscal de Vigilância Sanitária) e Wbiratan Teixeira da Costa (Operador de Sistemas de Informática), os dois lotados nas últimas cadeiras próximas à mesa do fiscal não compareceram à prova! Repito, eles não foram fazer suas provas, ao menos não estavam presentes na sala e foram contados pelos presentes como sendo candidatos faltosos. No entanto a candidata Maria Cristina Cruz consta como aprovada em segundo lugar para Fiscal de Vigilância Sanitária.

Ainda mais, associado a não requisição de documento comprobatório no ato da realização da prova, e a falta e depois imediata reposição do cartão de inscrição da candidata da minha sala, é no mínimo merecedor de uma investigação judicial por um órgão estatal competente sobre este concurso.


Aguardamos respostas da assessoria da Prefeitura de Várzea, que ficou de nos enviar uma nota rebatendo essas denúncias.

Redação com jeftenews.blogspot.com

Caminhão carregado de combustíveis tomba em Patos e pega fogo

Fotos:Marcos Eugênio
Adriano Araújo - Foto:diariodosertão

Marcos Eugênio

Aconteceu por volta das 8h da manhã desta sexta-feira 13, no Km 335 da BR 230, Rodovia Antônio Mariz, nas proximidades da Chevrolet, em Patos, um acidente envolvendo um caminhão carregado com combustíveis, que seguia sentido Campina Grande/Pombal-PB. O Corpo de Bombeiros foi acionado e teve muito trabalho para debelar o incêndio, cujo fogo envolveu todo o veículo. No local, além do SAMU, da PM, Polícia Rodoviária Federal, STTrans, organizando o trânsito, muitos curiosos que tentavam se aproximar o mais perto possível do caminhão, que ainda apresentava risco de explosão.


O caminhão de placas MOB-7255 – Cajazeiras-PB era conduzido por Adriano Nilson Araújo de Sousa, 33 natural de Cajazeiras, que morreu carbonizado. Segundo o M. Silva, da Polícia Rodoviária federal, duas testemunhas disseram que Adriano tentou desviar de uma carreta que fazia manobra na pista, perdeu o controle do caminhão, vindo a capotar em seguida. 


Ao sair da pista ainda tentou retornar, mas não consegui. Houve vazamento de combustível e o fogo se espalhou rapidamente. Quando os bombeiros chegaram não conseguiram apagar as chamas de imediato, levando longo período para debelá-las e assim retirar o corpo do motorista, que viajava só.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O que falta, conscientização ou punição?


A indústria da construção civil tem crescido assustadoramente em nossa cidade, trazendo com isso o progresso e ao mesmo tempo problemas para a população.
As construções não seguem o que determina o código de postura, o que diz a planta que se encontra no CREA, dentre outras normas, determinadas por lei.
O que presenciamos na maioria das construções é a falta de uma área interna, um espaço para que sejam colocados os materiais e consequentemente prepará-los o que for necessário para ir tocando o trabalho.
Presenciamos no dia-a-dia as ruas e calçadas serem ocupadas por brita, areia, tijolo, pedra, cimento, betoneira, operários, esses últimos correndo sérios riscos de serem atropelados e os carros, motos e pedestres sem terem condições de trafegarem e andarem, livremente pelas ruas e calçadas, que conforme a lei é pública.
Ainda constatamos que a maioria dos operários não tem carteira assinada, não usa EPI- Equipamento de Proteção Individual, não recebe insalubridade e muitas vezes tem uma carga horária superior às 44 horas semanais, devido às horas extras e serões, especialmente quando se precisa completar uma laje.
Essa foto é de uma construção na Rua Juvenal Lúcio, precisamente por trás do Cemitério São Miguel no Bairro Belo Horizonte, em Patos, onde os materiais ocupam 90% da rua e os operários correndo sérios riscos de acidentes
Nesse sentido, o que falta? Conscientização dos construtores ou a fiscalização mais rigorosa por parte da Prefeitura, CREA, Ministério do Trabalho, dentre outros órgãos fiscalizadores? Ou as duas coisas?
Precisamos reverter essa situação. Patos é a capital do Sertão.

José Gonçalves
Sindicalista.

Regras do IR 2012 saem até início de fevereiro, diz Fisco

A coordenadora da área do Imposto de Renda da Secretaria da Receita Federal, Cláudia Lucia Pimentel, informou nesta quinta-feira (12) que as regras do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2012, ano-base 2011, deverão ser divulgadas no fim de janeiro ou no início de fevereiro.

"A gente gosta que [a norma] saia com antecedência para as pessoas físicas já saberem das alterações. [O normativo virá] sem muitas alterações neste ano", declarou Cláudia Pimentel a jornalistas.

Tradicionalmente, o prazo de declaração do Imposto de Renda tem início no começo de março de cada ano e vai até o fim de abril. Desde o ano passado, a declaração pode ser enviada somente pela internet. Em 2011, mais de 24 milhões de contribuintes enviaram a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.

Correção da tabela e deduções
Uma das novidades deste ano é a correção da tabela do IR em 4,5%. Em 2011, por exemplo, o limite de isenção do IR foi de R$ 1.566,61. Ja em 2012, o limite de isenção deverá avançar para R$ 1.637,11 e, em 2013, para R$ 1.710,78.

A correção da tabela do IR também implicará no reajuste dos valores das deduções do Imposto de Renda. Na declaração do IR de 2011, por exemplo, quem optar pela declaração simplificada, poderá fazer o abatimento de 20% da renda tributável, limitado a R$ 13.916,36. Em 2012, este valor deverá subir para R$ 14.542,60.

No caso da dedução por dependentes, possível apenas por meio da declaração completa, o valor, de R$ 1.808,28 no IR 2011 (ano-base 2010), deverá avançar para R$ 1.889,64 em 2012 - relativo ao ano-base 2011.

G1

Dirigentes sindicais de PE, PB e RN participam de Curso de Formação na Paraíba


Dirigentes sindicais dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte estão reunidos no município do Conde, na Paraíba, para o Curso de Formação de Formadores para Dirigentes Sindicais, realizado pela Escola Nordeste, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O evento tem como objetivo dar formação para que os sindicalistas formem novos dirigentes sindicais em todas as regiões dos três Estados participantes. Durante o curso, os sindicalistas devem conhecer mais sobre o Projeto Escola Móvel. Trata-se de um micro-ônibus da CUT, equipado com computadores, roteador, modem 3G, datashow e cabeamento de renda, que serve para ir até a base dos trabalhadores que vivem nas cidades e comunidades do Interior. O Projeto Escola Móvel tem como objetivo formar novos e atuais dirigentes sindicais de todo o Nordeste.

Ao longo do evento, os sindicalistas debatem temais, tais como: políticas de juventude, de combate ao racismo e de mulheres com foco na territorialidade, economia solidária e políticas públicas em geral. Além disso, eles irão planejar o início das ações nos territórios que foram indicados pelas CUT's Estaduais. Para contribuir nesta discussão, os Delegados do MDA de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba estarão presentes nesta quarta, apresentando as ações do governo federal nestas áreas.

O curso teve início na manhã desta quarta-feira com a mesa de abertura composta pelo presidente da CUT Paraíba Luis Silva, o coordenador geral da Escola Nordeste Admirson Medeiros Ferro Junior (Greg), o secretário das Relações do Trabalho da CUT Nacional Manuel Messias e a secretária de Políticas para as Mulheres de Pernambuco Madalena Margarida da Silva.

O evento acontece nestes dias 12 (quinta), 13 (sexta) e 14 (sábado), no Hotel Fazenda Water Park, no Conde, e em sua programação estão painéis, debates e trabalhos em grupo.



Desafios para 2012 e formação de novos dirigentes sindicais


O coordenador da Escola Nordeste, Admirson Medeiros, destacou que a cada passo que a luta pelos direitos dos trabalhadores avança, surgem novos desafios para os sindicalistas. Além disso, ele falou sobre a responsabilidade de cada dirigente presente em formar novos sindicalistas, em especial no cenário recente de disputas políticas.

Para o secretário de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Manuel Messias, há uma disputa selvagem que está acontecendo entre as centrais sindicais pelas bases de trabalhadores e que o sindicalista tem que estar preparado para um ano desafiante, em especial por conta das eleições municipais.  “Estas novas centrais sindicais não querem organizar os trabalhadores. Querem apenas o valor do imposto sindical. A CUT possui as melhores propostas para os trabalhadores”, destacou ele.

Manuel Messias explicou que a CUT Nacional deve começar em breve com uma campanha na mídia de massa pelo fim do imposto sindical. 

Assessoria

TJPB determina a demissão de contratados da Prefeitura Municipal de Patos

Ainda segundo o procurador Geral do Município, o prefeito tem que cumprir essa determinação. “Se caso a Prefeitura não cumprisse essa determinação judicial, o seu gestor, o Prefeito Nabor Wanderley seria responsabilizado por ato de improbidade, por crime de desobediência e haveria, ainda, uma intervenção judicial no Município para cumprir essa decisão. Mesmo que o Prefeito se recusasse a demitir os contratados, um interventor judicial seria designado para cumprir a decisão,” finalizou Walber Mota.
O Poder Judiciário do Estado da Paraíba, através do Tribunal de Justiça do Estado e do Ministério Público Estadual julgou procedente uma ação que declara inconstitucional a Lei Municipal Nº 3.808/2009, que dispõe sobre a contratação temporária de servidores exceção a regra de Concurso Público na Prefeitura Municipal de Patos. 
“O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba provocado pelo Ministério Público Estadual julgou procedente uma ação declaratória de inconstitucionalidade, uma vez que foi questionada a constitucionalidade de uma lei municipal que autorizava a contratação temporária de pessoal para atender as necessidades do Município. Com o julgamento procedente dessa Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIM, não resta outra opção a Prefeitura, se não, em demitir esses contratados, pois decisão judicial não cabe descumprimento, só obediência. Essa decisão deixa o Município em uma situação difícil porque se faz necessária essa mão de obra, outras ações também estão sendo propostas a outros Municípios do Estado, inclusive com julgamento no mesmo sentido” ressaltou o procurador Geral do Município de Patos, Walber Mota.
Segundo o secretário Municipal de Administração de Patos, José Corsino Peixoto Neto, essa determinação judicial vem atingindo diversos municípios da Paraíba. “Essa atitude do Município é decorrente de uma ação judicial promovida pelo Ministério Público e vem afetando todos os municípios da Paraíba. Chegou o momento de atingir Patos, nós fomos notificados e o prazo para que possamos executar a medida, que foi dado pelo próprio Tribunal de Justiça da Paraíba já está decorrendo, e para que não haja um prejuízo maior para o Município, estamos protelando algumas medidas. A notificação determinou que a Prefeitura de Patos demitisse todos os contratados e na medida do possível, supriremos as lacunas com os efetivos e os novos concursados para que possamos dar andamento ao serviço público,” antecipou.
Ainda segundo o secretário de Administração, o trabalho dos contratados vinha sendo realizado com excelência em Patos, todavia, a manutenção da qualidade dos serviços públicos municipais deverá ficar a cargo dos funcionários já efetivos, e dos novos concursados. “Não é uma medida que nos agrada, dói na nossa alma, mas é uma medida judicial. Tivemos o interesse de protelar até quando pudemos para não prejudicar a descontinuidade do serviço, enquanto o concurso estava em andamento. Repito mais uma vez, que é uma decisão judicial e o Município tem que cumprir, pois decisão judicial não se discute, se cumpre. Dessa forma, nós teremos que cumprir essa determinação e trabalharemos para continuar cumprindo os serviços da Prefeitura com excelência, uma vez que o trabalho dos contratados vinha sendo realizado com maestria, mas estamos tendo que respeitar e cumprir essa determinação judicial,” esclareceu.
 Gilclécio Lucena (Assessoria)

Cratera causa transtornos na Bossuet Wanderley


Para piorar ainda mais o trânsito já caótico da Bossuet Wanderley, centro de Patos, devido o estacionamento em fila dupla, uma cratera em frente à Delegacia Regional há dias causa transtornos no local.

Ela apareceu quando uma moto afundou num pequeno buraco que ali existia, o qual se transformou num buraco de mais de um metro e meio de diâmetro. A Cagepa foi acionada, trocou parte de uma antiga manilha, mas não conseguiu resolver o problema.

O certo é que uma chuva forte pode engolir boa parte do asfalto, caso ninguém tome providências. Se o risco de novos acidentes é gritante, com chuvas as coisas se complicam muito.
Marcos Eugênio

STTrans recolhe para garagem da Prefeitura veículos apreendidos pela Polícia

Dineudes Possidônio

Fotos:Marcos Eugênio


Disciplinar o trânsito da Bossuet Wanderley, abrir novas vagas para o estacionamento rotativo, são alguns dos objetivos da ação desenvolvida na manhã desta quinta-feira 12 pela STTrans de Patos, ao retirar veículos apreendidos pela Polícia, que estavam a um longo período parado próximo à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, como também outros recuperados de roubos ocorridos em outros estados nos últimos dias, totalizando doze carros.

O problema vinha se arrastando sem solução, já que, segundo o delegado regional, Cristiano Jaques, a descentralização de delegacias para o São Sebastião e Jatobá não foi concretizada porque não se conseguiu imóveis, o que permitiriam espaços para guardar os carros.

O superintendente da STTrans, Dineudes Possidônio, explicou que os veículos estavam parados em local de zona azul e por dia o governo do Estado poderia pagar até R$ 85,00. “Mas não queremos medir forças e sim resolver esse problema junto com a Delegacia. Com a retirada desses veículos para o pátio da garagem da Prefeitura, haverá mais espaços inclusive para as viaturas, que também não tinham espaço para estacionar e minimizaremos o problema nessa rua”, comentou Dineudes.

Ele também falou sobre o problema de estacionamento que ocorre em Patos e que a engenharia de tráfego está fazendo um planejamento macro pensando a cidade para daqui a 50 anos. Patos cresceu muito nos últimos na última década. Explicou que há dez anos havia dez mil veículos licenciados na cidade e hoje são 35 mil. “O acesso a um veículo, seja automóvel ou moto só aumenta o problema de estacionamento. A cidade cresceu sem planejamento, as ruas não podem ser alargados, há canteiros centrais, então temos que pensar medidas daqui pra frente que dê fluidez ao trânsito. Hoje o maior problema no centro de Patos é a falta de estacionamento e esses veículos apreendidos acabam diminuindo ainda mais esses espaços durante o dia”, comentou Dineudes.

O superintende da STTrans informou que haverá disciplinamento do trânsito na Bossuet, com o estacionamento passando para forma diagonal (45°), até para oferecer mais vagas as viaturas da Polícia, apesar deste argumentar que hoje o centro da cidade não comporta mais o funcionamento da Delegacia Regional, já que em toda ocorrência de destaque a rua tem que ser interditada, atrapalhando o tráfego. 

“Está na hora de conclamarmos ao secretário de Segurança Pública, ao governador, que pensem de forma permanente em retirar a Superintendência da Civil do centro da cidade. Não há a menor estrutura para a Polícia trabalhar, algo que acontece também com o Corpo de Bombeiros, que já era para ter um Batalhão e funciona na BR 361, em jurisdição federal, tendo que muitas vezes bloquear uma das faixas para que não batam nas viaturas. Faço um apelo para que as autoridades resolvam isso o quanto para dar respostas a essas demandas que existem no setor público”, comentou.

Sobre as ações desenvolvidas em 2011 pela STTrans Dineudes considerou-as positivas. Disse que a autarquia encontrou o ponto de equilíbrio de sua gestão, não gastando mais do que se arrecada, o resgate da credibilidade do órgão, e que tudo que foi planejado em 2011 foi executado. Citou a implementação de dois semáforos, várias intervenções de mudança de tráfego, melhorando cada vez mais o trânsito da cidade, investimento em sinalização e principalmente as campanhas persistentes de educação, algo que para ele é crucial para mudar o comportamento, oferecer maior conscientização ao condutor de veículo, do pedestre.

Nessas campanhas frisou o trabalho lúdico, pedagógico desenvolvido com as crianças para que possam sensibilizar mais seus pais para que não cometam erros como estacionamento em fila dupla, avance o sinal, não faça conversões proibidas e tudo isso vem sendo intensificada, a cada dia, nas escolas para tornar o trânsito mais seguro, disciplinado.

Arquivo do blog