Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 16 de abril de 2011

“ÊTA, ÊTA, A MULHERADA BÊBA”

por Misael Nóbrega de Sousa
 
O secretário de Cultura do Estado, Francisco César Gonçalves, conhecido nacionalmente por Chico César, deu uma declaração à imprensa, esta semana, que acabou causando polêmica junto à classe artística paraibana.
 
“O Governo do Estado só vai liberar recursos para contratação de bandas que toquem o puro forró”. Chico César, dono do hit “Mama África”, ficou famoso por meio de suas composições bem trabalhadas linguisticamente.
 
Um alerta: em 2009, a Fundação de Cultura de Caruaru, inventou de cortar da programação do São João, as bandas de forró estilizado. Só que no ano passado, a prefeitura resolveu recuar da intenção, para recuperar o fôlego da festa, e atingir a marca de 2 milhões de visitantes.
 
Disse um blog de caruaru:
 
“A rendição se deu pelo fiasco da festa em termos de público jovem. Diante da revoada da garotada, Queiroz aceitou incluir na programação deste ano até Calcinha Preta e um tal de Forró do Muído”.
 
Aqui em Patos, por exemplo, não tem mais como retroceder: A festa já está consolidada - com essas atrações estilizadas... ou alguém duvida?  E, também, não há mais nenhum Luiz Gonzaga dando sopa por aí. Tá tudo muito “parelho”. Tem quem diga que se a banda não anunciar o nome dela, fica difícil identificar quem está no palco: 
 
“É o forró... fulano de tal”
 
No meu tempo, o São João, era animado por Jorge de Altinho, Nando Cordel, Alcimar Monteiro, Assisão, Os Três do Nordeste... E isso nos bastava. Mas, foi no meu tempo, repito. Há de se respeitar o São João de meus filhos. Essa é a época deles. E eles preferem o forró de plástico, como diria o meu amigo Biliu de Campina, com suas letras pornográficas e, muitas vezes, sem sentido... Até preconceituosas...
 
Êta, êta, a mulherada Bêba. Descendo até o chão rodando o copo na cabeça”. Fazer o quê?
 
As bandas de pífanos, trios de zabumba-sanfona-triângulo, quadrilhas juninas e festival de sanfoneiros, devem continuar existindo. Mas, apenas, como forma de valorização das manifestações culturais populares através do resgate dos costumes e tradições regionalistas. Não, sendo as únicas atrações da festa... – Seria contrariar o também nordestino, e não menos famoso, Antonio Carlos Belchior:
 
“É você Que ama o passado E que não vê Que o novo sempre vem...”
 
Jornalista

Maravilha Motos é primeira loja a receber selo da campanha “Comércio legal respeita o consumidor”


Com o intuito de auxiliar o consumidor no momento da compra e ainda reconhecer quais estabelecimentos comerciais trabalham de acordo com as normas do código de proteção e defesa do consumidor, o Procon Municipal de Patos lançou nesta sexta-feira, dia 15 de abril, a campanha “Comércio legal respeita o consumidor”, que consta da afixação de um selo, identificando quais estabelecimentos respeitam as relações de consumo.

A campanha teve início pelo segmento de revenda de automóveis e motos na cidade, e a loja Maravilha Motos, revendora da Honda em Patos, foi a primeira contemplada com o selo de identificação. 

O secretário executivo do Procon Municipal, Maurício Alves, disse que a campanha trata-se de uma parceria onde todos saem ganhando, consumidor e o comércio da cidade como um todo.

Para o gerente da Maravilha Motos, Naldo Costa, o fato da empresa ter sido contemplada com o selo, confirma o êxito conseguido pelo respeito e bom atendimento ao consumidor. 

na próxima terça-feira, dia 19 de abril, o procon municipal se reúne com representantes de concessionárias da cidade de patos para dar continuidade e prestar maiores esclarecimentos a cerca da campanha, que vai durar até que todos os segmentos do comércio participem.


 Coordecom

Louvor e arte: Sinal de Paz atraiu milhares de pessoas para o centro de Patos

Teatro, dança, adoração, louvar e muita música católica. Assim foi realizado na noite de ontem, sexta-feira(15), o evento  de evangelização, Sinal de Paz, promovido pela Comunidade Católica Shalom. Um grande número de pessoas se fizeram presentes ao lado da Praça Getúlio Vargas, no centro de Patos, para prestigiarem o evento que contou com espaço recreativo para crianças, aconselhamento, adoração,apresentação de teatro, show musicais e muito louvar à Deus.

O evento teve inicio por volta das 21h, com um grande momento de adoração ao santíssimo sacramento que proporcionou ao público uma maior aproximação com o Deus. Em seguida foi realizada a apresentação do espetáculo “Canto das Íris”, onde figuraram os próprios participantes do Shalom, que mostraram, através do teatro e da dança, o processo de desfiguração do homem contemporâneo, que perdeu o sentido de sua vida e o significado do outro, tornando-se uma fera desfigurada de sua identidade. O homem é interpelado por Jesus, que o leva de volta à verdade, devolvendo-lhe a beleza da vida.

Para a estudante Catarine Medeiros, que mora em Patos, esse momento vem trazer realmente paz, diante de tanta violência e um país tão cheio de injustiças. “ Nossa cidade, nosso país precisa de paz e momentos como este nos traz a verdadeira paz que é Jesus”, comentou Catarine.

Para encerrar a noite, logo após a apresentação do espetáculo foi a vez dos Padres Jorge e Evandro subirem ao palco para levarem muito louvor e adoração através de canções que tocaram e encantaram as crianças, jovens, adultos e idosos presentes. 

Daniel Almeida

Artista patoense lançará DVD de Pintura com apoio do MinC

Acontecerá na próxima terça-feira, dia 19 de abril de 2011, ás 19h30min, no teatro da Fundação Ernani Sátyro (FUNES), o lançamento do DVD videoaula, “A Arte da Pintura a Dedos”, um produto audiovisual, que revela os principais macetes, utilizados por os artistas de ruas, para a realização dessa técnica, idealizado artista visual e jornalista Júnior Vieira, conhecido como Jr. Misaki. 

Segundo Jr. Misaki, a idéia iniciou através de uma brincadeira que surgiu de um vídeo realizado no seu celular, com pequenos vídeos tutorais que foram expostos na internet. “Eu nunca imaginei que esses vídeos fossem tomar tamanha dimensão. Depois, com apoio de amiga produtora, Fátima Dantas, e outros amigos que colaboraram nesse trabalho, fizemos um produto, que nos deu o mérito de ser o segundo trabalho a nível nacional, nesse segmento”, destacou. 

Essa edição, contemplada pelo Programa Mais Cultura, foi apoiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e da Subsecretaria Executiva de Cultura da Paraíba. “Foi graças o apoio que tivemos com o microprojeto, que reeditamos o video anterior, inserindo novas imagens extras, que valorizou esse trabalho, possibilitando uma melhor aprendizagem para os artistas iniciantes, dessa arte milenar, da pintura em azulejos e cerâmicas”, explicou Jr. Misaki.

O DVD ainda contará com a participação e depoimentos de outros artistas locais como; Marlene Nunes, Cléo Artes, Rosália Marques, Murilo Santos entre outros. Jr. Misaki é um patoense, estudante da pós-graduação especialização, em Artes Visuais: Cultura e Criação, pelo SENAC-CETEC, em João Pessoa. Para outras informações sobre “A Arte da Pintura a Dedos”, no site do artista (http://www.jrmisaki. com) ou pelo o telefone (83) 9113-5078.

Quixaba adere à campanha nacional do registro de nascimento

A certidão de nascimento é um documento fundamental para todo brasileiro, e só com ela é possível ter a carteira de identidade (RG), o cadastro da pessoa física (CPF), e a carteira de trabalho (CTPS).

Com isso, o Governo Federal criou a Campanha Nacional de Erradicação do Sub-Registro, para que junto com os governos estaduais e municipais possam contribuir para que todos os cidadãos sejam registrados.

Para a execução dessa mobilização uma capacitação para técnicos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Programa Bolsa Família, Agentes de Saúde e profissionais da educação foi iniciada no município para que posteriormente aconteça uma ação oferecendo emissão de registros e documentos a população.

O evento aconteceu em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e contou com a presença de funcionários da cidade de Cacimba de Areia que também estão engajados na campanha.

“Este programa surgiu em 2009, e vem oferecendo resultados satisfatórios, diminuindo os índices de pessoas que não tem registro. Quixaba por exemplo, não dispõe de maternidade, por isso que são detectadas pessoas não registradas; já que as crianças tem o documento emitido na cidade onde nascem. São situações como esta que vamos trabalhar para combater.”; explicou a Secretária Estadual Executiva de Desenvolvimento Humano, Edna Wanderley.

Para a primeira dama e secretária municipal de Ação Social a situação deve ser revertida.

“Abraçamos essa campanha e estaremos juntos lutando para que as possíveis pessoas que aqui vivem, e não tenham registro passem a portar esse documento. É de extrema importância para que todos possam ser inclusos em programas sociais e além de tudo exercer a cidadania, que é um direito de todos.”; disse Anna Christina.

Assessoria

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Barbárie na Saúde Pública


*HELOÍSA HELENA

          Qualquer pessoa de bom senso, independentemente de filiação partidária ou convicção ideológica, fica definitivamente estarrecida e indignada com a situação de completa irresponsabilidade, incompetência e insensibilidade na prestação dos Serviços Públicos de Saúde.
          A angústia é intensa para quem conhece o Arcabouço Jurídico do Sistema Único de Saúde, o Perfil Epidemiológico, a Rede instalada, o conjunto de Normas Técnicas e Operacionais, os Convênios, os Programas de Saúde, os Manuais, os Parâmetros para Programação das Ações de Saúde – da Atenção Básica à Média e Alta Complexidade e etc, etc... e torna-se mais dolorosa para quem trabalha diretamente com o desespero de milhares de pobres implorando por Assistência e ainda tendo que ouvir a desprezível cantilena cínica e mentirosa dos Governantes para justificar a ausência de eficácia e resolutividade no Setor Saúde, seja nas cidades do interior ou na capital.
          Nada mais doloroso há do que a certeza de que nenhuma proposta precisa ser criada, nenhum projeto novo inventado, nenhuma lei a ser aprovada... necessitamos apenas do cumprimento da Legislação em vigor;  do respeito à tão discursada Legalidade; do Financiamento conforme manda os Princípios Doutrinários do SUS e os Princípios Administrativos que deles derivam; da Execução de Reformas e Construções de Projetos já prontos; e portanto da preservação de Dignidade no atendimento ao ser humano, no momento mais fragilizado da sua existência, conforme é esperado em qualquer sociedade que se proclame civilizada.
           Para melhor analisar a prestação desses Serviços – sem a hipocrisia fria de alguns políticos ladrões e “calminhos” - tentemos o delicado e precioso exercício imaginário da verdadeira Solidariedade... Imagine um corredor hospitalar com um amontoado de macas, cadeiras, gemidos, gritos, odores, feridas apodrecidas... e no meio dessa infinita indigência humana visualize a sua Mãe, idosa, doente, jogada num colchonete no chão, suja de fezes e urina, num calor insuportável, semi-nua sem um trapo de pano sequer para cobrir e preservar sua intimidade... O que você faria??
          Vejamos mais... visualize a sua Esposa amada, mãe dos seus filhos pequenos, que detectando um tumor na mama, perambula mais de um ano tentando consultas e exames, e mesmo depois de identificar - em intensa tristeza e desespero – que tem uma neoplasia maligna e existe a necessidade de uma cirurgia mutiladora como a mastectomia,  ela não consegue nenhum leito público para ao menos arrancar um tumor cancerígeno a cada dia invadindo mais o seu corpo... O que você faria??
          Imagine mais... a sua Filha - que você acalentou nos braços pequenina – grávida, gemendo de contrações, humilhada nas portas das maternidades, precisando ao menos de um lugar seguro para realização de um parto e não conseguindo o atendimento, começa a sangrar e perde seu pequeno bebezinho... O que você faria??  
          Ah! Se fosse com seus entes queridos e amados você dava escândalo, gritava, exigia dignidade, faria o impossível para garantir a realização dos procedimentos necessários... Porque o mesmo não pode ser feito pelos nossos irmãos, filhos (as) do mesmo Deus Pai que nas Igrejas louvamos e no cotidiano muitos negam pela omissão da oferta de Amor e Caridade tão discursada nas Religiões e tão distanciada por tantos que se intitulam “ungidos e fiéis”...
          É exatamente pela omissão e cumplicidade de muitos eleitores, que as necessárias mudanças estruturais – a curto, médio e longo prazo – demoram tanto a acontecer... porque para muitos agentes públicos, na política especialmente, o caos na Saúde Pública constitui o melhor dos mundos para eles... por um lado garante a preservação dos seus Reinados de Podres Poderes através das indignas condições dos pobres rastejando nos comitês eleitorais mendigando por consultas, remédios, exames... e por outro lado preservam os intocáveis amigos de certos políticos, verdadeiros Comerciantes de Saúde que a cada dia, pela ausência de Gestão Pública,  são impulsionados a construir Castelos de Riquezas na Mercantilização da Saúde em novas e ao mesmo tempo arcaicas modalidades de Privatização do Setor. Temos que dizer BASTA! BASTA!
           Ao menos, lembremos o que lindamente dizia Casaldáliga “É preciso saber esperar... sabendo ao mesmo tempo forçar... as horas de extrema urgência... que não nos permite esperar...”

HELOÍSA HELENA, é vereadora pelo PSOL em Maceió.

Twitter: @_Heloisa_Helena

Espaço Sindical

SINFEMP faz reunião com servidores da Saúde de Patos

Foi realizada na noite de ontem, dia 14 de abril de 2011, no Auditório da Associação Comercial de Patos, uma reunião do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região com todos os profissionais da saúde de Patos, onde foi discutida a situação da categoria, como também as reivindicações, passando por um plano de cargos, carreira e salários, aumento salarial, pagamento de insalubridade, periculosidade, folgas semanais, adicional noturno, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, dentre outros.

O presidente do SINFEMP José Gonçalves fez uma exposição do papel do sindicato, das lutas desenvolvidas em Patos e demais municípios da base territorial da entidade e ressaltou a importância de se filiarem a entidade para lutar por suas reivindicações, mas desde que participem das lutas desenvolvidas no dia-a-dia. “Não quero aqui criar nenhuma expectativa de que vocês se filiando ao sindicato, contribuindo com 1% do salário base e ficando em casa, vamos conseguir alguma coisa, pois precisamos nos organizar, procurar o gestor municipal e apresentar as nossas reivindicações e ir construindo a nossa história dos servidores da saúde de Patos.” Disse Gonçalves.

No final foi escolhida uma comissão composta por três representantes por categoria, representando os técnicos em enfermagem, motoristas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de serviços, recepcionistas, assistente de saúde bucal plantonista, técnico administrativo que irão se juntar a comissão de enfermeiros já existente para elaborar a proposta de plano de cargos e salários, como também participar da audiência com o prefeito Nabor e o Secretário de Saúde, Segundo.

Ficou marcada uma reunião com todos os membros da Comissão da Saúde, composta por 26 servidores municipais, para o dia 19 de abril de 2011, as 19:00 horas na sede do sindicato, localizada na Rua Paulo Mendes, 16 Centro, ao lado do Hotel JK.

No dia 20 de abril de 2011 as 08:00 horas da manhã têm uma audiência com o Prefeito Nabor e o Secretário de Saúde, Segundo, para apresentar a pauta completa de reivindicações da categoria e discutir a proposta apresentada pelo sindicato de aumento salarial de R$ 500,00 para todos os enfermeiros, inicialmente, além de pagamento de insalubridade para todos os profissionais da saúde. “ Vamos garantir a participação de um representante por categoria nesta audiência do dia 20”. Afirmou Gonçalves.

No dia 25 de maio de 2011, quarta-feira, será realizada uma assembléia geral para apresentar e entregar a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Salários para todos os profissionais da Saúde do Município de Patos ao Prefeito Nabor Wanderley e ao Secretário de Saúde, Segundo, que deve seguir para aprovação pela Câmara Municipal.

Diocese celebra Missa dos Santos Óleos.

‘’É como óleo perfumado, gostosa é nossa união’’
A Diocese de Patos celebrou na noite desta quinta-feira (14/04), na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia a Solene Eucaristia dos Santos Óleos do Batismo, Unção dos Enfermos e da Crisma.
Esta celebração como de costume é antecipada por motivos pastorais e marca o início da programação da Semana Santa.
Servir ao Senhor pelo ministério sacerdotal é a vocação de todo o clero da Diocese que renova nesta eucaristia o próprio sacramento da ordem, que os faz partícipe do seio dessa igreja particular, doando-se por amor ao Evangelho.
O bispo da Diocese de Patos, Dom. Manoel dos Reis de Farias, enfatizou em sua homilia a beleza do sacerdócio lembrando que o rosto da imagem da Virgem Senhora da Guia, rainha e padroeira da Diocese estava descoberto (visto que na quaresma todas as imagens ficam cobertas) como a dizer que ela  os guia, os orienta no caminho de  sua missão.
Lembrou ainda o bispo diocesano que todo sacerdócio só tem sentido se estiver ligado a Cristo, sacerdote do Pai, e que o padre tem o múnus de ensinar, de apascentar o seu rebanho e conduzi-lo a perfeição, a santidade.
Foram então segundo o rito litúrgico abençoados os Santos Óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrado com perfume o Santo Óleo da Crisma, estes Santos Óleos são utilizados sempre na administração ou celebração dos sacramentos da igreja.
Pascom

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Marcos reclama do descaso político para com Patos


O presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo, fez um pronunciamento bastante eloquente nesta quinta-feira na tribuna. Ele criticou duramente a falta de compromisso, segundo ele, dos representantes municipais, estaduais e federais quando o assunto é benefício para a cidade. Bateu forte na saúde pública oferecida aos usuários do SUS, dizendo que muitos estão sofrendo com o péssimo atendimento na rede hospitalar. 

“As pessoas estão sofrendo, morrendo sem ter direito a uma assistência digna. É inaceitável o que estamos presenciando. Temos que cobrar dos responsáveis, seja na esfera municipal, estadual e federal. Os hospitais, os PSFs precisam funcionar bem para atender às necessidades da população”, reclamou.

Ele também fez duras críticas aos secretários municipais, dizendo que muitos precisam sair de seus gabinetes e irem a busca de resolver os anseios da população. Criticou a postura comodista de alguns secretários que não saem de suas salas para ir de encontro ao povo, ouvir suas queixas, suas necessidades. Enfatizou que o prefeito Nabor deve mudar essa postura de sua equipe.

Marcos Eduardo não poupou, além da administração Nabor Wanderley, o governo Ricardo Coutinho, citando a questão da saúde, segurança pública; os representantes de Patos na Assembléia Legislativa, no Senado e na Câmara Federal, enfatizando que estes devem lutar mais pela qualidade de vida dos patoenses. Disse também que é papel da Câmara manter a postura crítica sobre os poderes constituídos, sempre atuando como porta-voz das carências da população, especialmente a mais necessitada. 

Já o recém empossado vereador Jefferson Melquíades, informou que na próxima semana, na sexta-feira da Paixão de Cristo, o deputado federal Hugo Mota manterá reunião com a Asmepa – Associação dos Mecânicos de Patos, quando discutirá a criação do pólo mecânico, um assunto antigo que é retomado com chances de concretização do Distrito Mecânico desta cidade, tendo em vista a vontade do Estado de se tornar parceiro no empreendimento. “Semana passada aconteceu uma reunião de várias categorias empreendedoras, Sebrae e representantes do governo estadual para se discutir justamente as potencialidades econômicas de Patos e de que forma pode haver essa parceria”, comentou Melquíades. 

A vereadora Maria Venâncio, Peteca, lembrou do acidente ocorrido na última terça-feira no horário em que ocorrida a sessão da Câmara, levando uma criança a óbito, garoto de 14 anos, que ia com sua irmã de 12 em uma carroça de tração animal quando uma viatura da Civil colidiu na traseira, num setor da cidade que merece uma boa iluminação e sinalização. “A gente está pedindo providências do DNIT para aquele trecho da BR 230, perímetro urbano. Se em 60 dias não for colocada iluminação e lombadas naquela área, a comunidade das Sete Casas, Vitória, Cangote do Urubu vai interditar a BR em protesto pela falta de segurança. Várias pessoas já morreram naquela localidade e ninguém toma providência”, desabafou a vereadora.

Arquivo do blog