Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 31 de maio de 2014

Chega de saudade: Bregueiros invadem Quixaba











Depois de dois anos impossibilitado de acontecer devido a forte estiagem que castigou o Sertão, a cidade de Quixaba volta a receber milhares de bregueiros de diversas localidades da região, todos num único objetivo, festejar o Quixabrega, na sua quarta edição.

A noite de clima agradável, infraestrutura que satisfez as necessidades dos visitantes, com cinco estacionamentos, praça da alimentação, baterias de banheiros químicos e shows que levantaram o público, que pode dançar e cantar ao som da Banda The Rossi, formada por músicos que acompanharam o rei do brega Reginaldo Rossi por muitos anos. A banda homenageou Rossi em vários momentos, como também o cantor da terra, Paulo Rossi, subiu ao placo e relembrou alguns sucessos marcantes do pernambucano falecido ano passado.

A segunda atração da noite foi o pistoleiro do amor, José Orlando, e para finalizar a programação da primeira noite de festa, Vicente Nery e Banda, show que foi até às 4h da manha de hoje. Uma apresentação que chamou atenção pela interatividade com os bregueiros.

Durante todo o período da festa a PRF esteve controlando o tráfego de veículos que passava pelo entroncamento da BR 230 com a PB 228. Equipes do policiamento da PPTram do II BPM estiveram a postos próximo à entrada da cidade de Quixaba. Cerca de dez viaturas, pessoal da Rotam, seguranças particulares garantiram a tranquilidade do evento nesta sexta para sábado. A Prefeitura vem orientando as pessoas para que evitem o álcool antes de dirigir.

Neste sábado 31 a expectativa é de um público superior ao de ontem, quando se apresentarão  nomes como Fernando Mendes, Gilliard e Paulo Rossi, além de Raphael Marrone. A programação tem início no período da tarde, a partir das 14h, com a Tenda Mix, que terá apresentação de Forró do Dono e Pagaboys.


O anfitrião da festa, prefeito Julio Cesar, disse que o Quixabrega é uma festa que vem se tornando tradição, referência para o turismo de eventos, mesmo que esta seja apenas sua quarta edição, mas que ganhou respaldo popular, uma prova é a multidão que literalmente invade a cidade para se divertir. “O Quixabrega ganhou grande dimensão despertando o interesse da mídia estadual e de estados vizinhos, de empresas interessadas em associar suas marcas ao evento, que traz à cidade importantes representantes da MPB. O público tem respondido à altura, uma demonstração que estamos fazendo a coisa certa e aprimorando cada vez mais”, destacou. 

Marcos Eugênio

Patoense morre em acidente após sair do Quixabrega



Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã deste sábado, na PB 228 que liga Quixaba a Salgadinho.

A vítima Eron Trindade Araújo Vasconcelos, de 33 anos, tombou o veículo na PB 228, que liga Quixaba à Salgadinho.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima tinha saído Quixabrega, evento popular que teve início nesta sexta-feira, (30) na cidade de Quixaba. Eron tinha saído da festa sozinho e resolveu voltar.

Bem próximo à entrada da cidade, por volta das 5h30 desta manhã, a vítima perdeu o controle do veículo, tombou o carro e desceu em uma vala no acostamento. 



A PM chegou a medir 36 metros de frenagem. Após sair da estrada, o veículo ainda andou cerca de 30 metros.

O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado e conduziu a vítima para o Hospital Regional de Patos, porém, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

maispatos

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Conferência saúde do trabalhador. Falta de notificação é preocupante










Instituída há dois anos, a política nacional de saúde do trabalhador ainda é algo desconhecido da maioria dos municípios brasileiros e que precisa ser implementada. Para isso muitas discussões estão acontecendo através das conferências. A cidade de Patos está recebendo hoje e amanhã (sábado 31) a 4ª Conferência Estadual de Saúde do trabalhador e da Trabalhadora, com a participação dos municípios que compõem a macrorregião (Patos, Piancó e Princesa Isabel), Ministério do Trabalho, Cerest Estadual, Municipal, conselhos de saúde, Giaasp, representando usuários, dentre outras representatividades da sociedade.

Uma ampla discussão está acontecendo durante o evento no Centro de treinamento da Igreja Santo Antônio. Na abertura o gerente da 6ª regional de saúde, José Leudo Farias, destacou a presença no encontro de pessoas que realmente possuem o perfil necessário para contribuir no fortalecimento da implementação da política de saúde que ora o Brasil está debruçado em amplos debates para trazer benefícios concretos aos trabalhadores.

Essa política instituída em agosto de 2012 através da portaria do Ministério da Saúde, busca justamente definir toda uma base de diretrizes, estratégias de forma tripartite, por município, estado e governo federal, integralizando ações que cuidem, que promovam a saúde do trabalhador, reduzindo acidentes, mortes ocorridos nos processos produtivos.

Porém muitos municípios ainda não conhecem o teor da Portaria, não atingiram um nível de discussão nessa direção e as conferências, que reúnem representantes de vários segmentos, especialmente do usuário do SUS, sistema que universaliza atenção a todos os trabalhadores e que tem o papel de promover essa qualidade de vida almejada na Política Nacional.

A falta de notificação na rede hospitalar de casos envolvendo trabalhadores vitimados em seu ambiente de trabalho, até mesmo quando vão ou voltam deles, dificultam no processo de identificação, da real situação no ambiente produtivo, que ações podem ser realizadas para que não ocorram determinados acidentes, mortes que são em número altíssimo no Brasil, uma a cada 3 minutos, segundo apontou Celeida Barros, diretora estadual do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

“A notificação compulsória é obrigatória a qualquer trabalhador de saúde. Aquele que não a fizer pode ser considerado negligente. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todas as unidades de saúde tenham esse olhar para o trabalhador e comecem a notificar, pois precisamos avançar na Paraíba com essa política de saúde do trabalhador, da trabalhadora”, explicou.

Este ano o Governo do Estado oferecerá capacitação a toda rede de saúde, seja para nível superior, para ACS, que entra diariamente nos domicílios e conhecem bem o cotidiano, o processo produtivo informal das pessoas, às vigilâncias, para que possam fazer inspeção dos ambientes de trabalho e fazer notificação do que for preciso.

Todos os trabalhadores brasileiros, sejam formais, informais, do campo, da cidade, estagiários, do lar estão inseridos nessa política nacional de saúde do trabalhador. O presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Sindicato dos ACS e Agentes de Endemias, João Bosco Valares, enfatizou que essas conferências, macrorregionais, estaduais e nacionais representam um arcabouço de propostas que irão contribuir de forma significativa para a saúde do trabalhador. “Precisamos fortalecer essa política através do Cerest, verificando onde nosso trabalhador está adoecendo, mas nosso grande gargalo é falta de notificação que não vendo sendo feita da rede de saúde, o que dificulta ações preventivas”, opinou.

A coordenadora do Cerest de Patos, Cláudia Miranda explicou que o Centro vem trabalhando com a prevenção e orienta que todo trabalhador que sentir que seu ambiente de trabalho pode está causando algum tipo de doença para procurar o setor para que seja notificação para que ele receba suporte tanto na parte do adoecimento como no acompanhamento para que seja acobertado como está previsto em lei.

A notificação de trabalhadores vítimas de acidentes ou outros agravos de saúde em municípios da região é feita na própria localidade através do Sinan – Sistema de Informações de Agravos de Notificação, mas caso ela não ocorra na cidade de origem do paciente, o Cerest Patos pode fazer isso. Ela se queixa do número baixo de notificação no Hospital Regional, que recebe a grande demanda.


Disse que logo após a conferência irá se reunir com a gerente regional de saúde para programar uma capacitação com os profissionais de saúde para melhorar essa notificação. Informou que dos 49 municípios da macrorregião Patos somente doze estão fazendo notificações, e os números não condizem com a realidade vivida pelo trabalhador. 

Cássio anuncia que Ruy deve ser vice do PSDB


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) praticamente anunciou que o presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro deve ser seu companheiro de chapa, disputando a vice nas eleições de outubro. A declaração foi dada durante o encontro regional do PSDB realizado hoje de manhã em Princesa Isabel. "Tudo caminha para Ruy ser o nosso candidato a vice. É um companheiro leal, deputado competente e trabalhador, preocupado com os problemas da Paraíba, e além disso, representa João Pessoa", disse o senador.
 
A divulgação de uma decisão do Tribunal superior Eleitoral (TSE), que, na visão dos tucanos, garante a elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima para as eleições deste ano, promoveu efeito direto no encontro. “O evento foi um dos mais entusiasmados da série que estamos realizando com a militância do partido e aliados”, observou o deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual da legenda.
 
Para Ruy, a decisão do TSE deu alívio à militância e aos eleitores diante da “onda de boatos e do terrorismo” que vinha sendo espalhada pela oposição. “Foi possível perceber a alegria nas ruas de Princesa Isabel e constatar que os paraibanos desejam mudanças na forma de governar o Estado”, afirmou.
 
Em Princesa Isabel, o senador Cássio Cunha Lima chegou acompanhado pelo deputado Ruy Carneiro e o filho Pedro Cunha Lima, pré-candidato a deputado federal. 
 
Acerto da candidatura própria - Depois do encontro, o deputado Ruy Carneiro avaliou que a decisão do PSDB de apresentar candidato próprio a govenador foi um dos “grandes acertos” da estratégia da legenda. “Vimos que toda a militância e a sociedade aprovam a tese da candidatura própria e o nome do senador Cássio Cunha Lima como o candidato a governador. Não podíamos deixar de ouvir os apelos do povo”, destacou.
 
Diálogo e segurança - O acerto se faz ainda mais forte, segundo Ruy Carneiro, quando se escuta a população pedindo mais segurança, mais saúde, melhor educação e, sobretudo, um governo que converse com a sociedade.
 
“O senador Cássio Cunha Lima tem pregado a necessidade de se construir um governo de paz na Paraíba e um Estado com menos violência e mais saúde. Esse é o compromisso do PSDB e a população tem manifestado total apoio nos nossos encontros regionais e nas ruas”, declarou o parlamentar.
 
Conversas com outros partidos - O presidente estadual do PSDB, deputado Ruy Carneiro, revelou que o partido terá dois focos nos próximos dias: manter os encontros com a militância no interior, através dos encontros regionais, e aprofundar as conversas com outras legendas na tentativa de construir a unidade das oposições.
 
“Estamos não apenas montando uma grande coligação em torno do nome do senador Cássio Cunha Lima, mas buscando, sobretudo, construir a unidade das oposições. A Paraíba precisa dessa unidade para encontrar o seu caminho de desenvolvimento”, explicou.
 
O PSDB estaria credenciado para propor e defender a unidade das oposições, de acordo com Ruy Carneiro, devido à capacidade de diálogo do senador Cássio Cunha Lima e sua experiência como político e gestor. “Cássio está preparado para promover e paz e unidade política e conduzir um grande projeto de desenvolvimento do Estado”, assegurou.

Secretaria seleciona bolsistas para o Programa Telecentros.BR em Patos



A Secretaria de Educação de Patos (PB), realizou nesta terça-feira, 27, a seleção de monitores bolsistas que irão atuar no Programa Telecentros.BR, nas sete unidades de Telecentros mantidas pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério das Comunicações e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A seleção ocorreu em três etapas, onde a 1ª etapa era o preenchimento da ficha e entrega da documentação (RG, CPF e comprovante de residência) e idade entre 16 e 29 anos, ser morador da comunidade onde está localizado o telecentro e estar cursando ou ter concluído o ensino médio, prioritariamente; a 2ª etapa levou em consideração se o candidato concluiu o ou está cursando o ensino médio em escola pública, possui curso de informática, de preferência na unidade do Telecentro, ter outros cursos complementares, participar de movimentos sociais, ou, estar associado a alguma entidade não governamental; e a 3ª que consistiu numa entrevista com os candidatos que obtiveram pontuação igual ou superior a 7,0 na etapa 2.

De acordo com a comissão responsável pela seleção dos candidatos, formada por psicólogo, letrista e um técnico em informática, foram levados em consideração na entrevista, o desempenho dos concorrentes nas áreas de inclusão digital, projetos comunitários, liderança, capacidade de comunicação e diálogo e escrita.

Os candidatos selecionados serão comunicados pela Secretária Municipal de Educação, através de e-mail e telefones por eles informados no ato da inscrição.

Kamyla Lopes

Prefeito anuncia mais uma atração para o Quixabrega, que começa nesta sexta-feira 30




O prefeito de Quixaba, Julio Cesar, anunciou mais uma atração para o maior evento bregueiro do Sertão paraibano, o Quixabrega, que vem se solidificando a cada, agora na sua quarta edição.

O jovem Raphael Marrone, com seu estilo romântico sertanejo e o arrocha, se apresenta neste sábado, dia cuja programação consta shows de Fernando Mendes, Gilliard, Adilson Ramos e Paulo Rossi.

Na abertura, logo mais à noite, se apresentam no palco em praça pública a Banda The Rossi, que acompanhou por longas datas, até sua morte, o cantor Reginaldo Rossi; Vicente Nery e José Orlando.

Raphael Marrone, natural de Guarabira, desde criança já demonstrava amor à música. Filho e neto de músicos, aos 10 já acompanhava o pai em aberturas de shows de grandes bandas. Passou a fazer aulas, ganhando de aniversário de 14 anos um instrumento musical. Seu talento despertou atenção de Edson Lima, de Gatinha Manhosa, que o apadrinhou e produziu seu primeiro CD, tendo como música carro-chefe a regravação de Tô beijando outra.


Aos 20 anos, Raphael Marrone vai mostrar seu trabalho, enveredando pelo romântico sertanejo e o arrocha, no palco do Quixabrega, neste sábado. 

Sttrans instala novos semáforos e garante mais segurança em cruzamento da cidade





Buscando promover um trânsito mais seguro para a população da cidade, é que a Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos-Sttrans vem realizando diversas ações. Na manhã desta sexta-feira(30) entrou em funcionamento os novos semáforos, estes localizados no cruzamento das ruas 18 do Forte e Porfirio da Costa, no centro de Patos. No local foram instalados quatro novos semáforos como também feita a pintura das faixas de pedestres.


De acordo com o Superintendente da Sttrans, Marcos Eduardo, o novo semáforo vai trazer mais segurança para os moradores da localidade e motoristas que trafegam por lá. “Era um sonho de muitos moradores dessa localidade. Aqui o tráfego de veículos aumentou bastante, pois a rua 18 do forte dá acesso a Alça Sudoeste. Pretendemos com isso evitar mais acidentes. A prefeita Francisca Motta tem cobrado bastante para melhorar cada vez mais o trânsito da cidade e é isso que estamos fazendo”, disse Marcos.


A senhora Maria Dalvanira Pereira, moradora da localidade, parabenizou a iniciativa. “Aqui estava precisando demais desse sinal, fazia muito tempo que queríamos isso aqui. É um sonho realizado. Aqui já teve muitos acidentes. Graças à Deus foi instalado”, disse a senhora entusiasmada.
“Aqui estava precisando desse sinal. Agora vai diminuir os acidentes. Foi muito bom. Parabéns pelo trabalho”, disse Glória Maria, também moradora da localidade.


O Superintendente Marcos Eduardo destacou que os recursos financeiros arrecadados pelo órgão vêm retornando para a população em forma de obras e ações importantes. “Os recursos dos nossos contribuintes estão retornando como forma de ações e trabalho. Estamos buscando a cada dia trazer melhorias para o trânsito de Patos que cresce a cada dia”, enfatizou.


Marcos agradeceu também a prefeita Francisca Motta pelo apoio que vem dando ao órgão. “A prefeita Francisca Motta vem ajudando e muito na minha gestão a frente da Sttrans. Ela vem nos dando total apoio e cobrando sempre trabalho e ações que tragam benefícios para a população”, finalizou Marcos.


Daniel Almeida

Sindicato define proposta de reajuste salarial para servidores do comércio de Patos e Região





O Sindicato dos Comerciários de Patos e Região-SINTRACS-PR, definiu na noite desta quinta-feira, 29, a nova proposta de reajuste salarial para os servidores do comércio de Patos, que entrará em vigor a partir de primeiro de julho.

A assembleia aconteceu na sede da entidade, situada a Rua Rui Barbosa, 53, e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos, Everaldo Lima, do presidente do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa e Região-Sinecom, Rogério Braz oliveira, além de representantes da categoria e trabalhadores associados à entidade.

Na oportunidade foi definida a proposta de R$ 860,00(oitocentos e sessenta reais), para reajuste salarial da classe a partir do mês de julho, o equivalente a 14,66% em relação ao atual piso salarial que é de R$ 750,00(setecentos e cinquenta reais).

Na oportunidade, foram discutidos assuntos relacionados às cláusulas socioeconômicas, como o pagamento de vale alimentação, com Proposta de R$ 10,00 o dia trabalhado, implantação do plano de saúde para os trabalhadores do comércio, e benefícios já existentes como o seguro de vida contra acidentes pessoais provenientes do trabalho exercido pelos funcionários do setor.

Outros pontos bastante debatidos foram questões sociais nas relações de trabalho, como assédio moral no ambiente de trabalho, desvio de função, descanso em horário de expediente e descontos indevidos para alimentação, a exemplo da compra de água mineral com recursos do trabalhador.

Segundo Everaldo Lima, o novo piso salarial do comércio de Patos, de R$ 750,00, é próximo ao piso salarial da Grande João Pessoa, que envolve além da capital, os municípios de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, que pagam hoje R$ 790,00 (setecentos e noventa reais), e se assemelha a outros 23 cidades no entorno de João Pessoa, que pagam salários de R$ 745,00 (setecentos e quarenta e cinco reais), aos trabalhadores das empresas.

A proposta de reajuste salarial deverá ser apresentada nos próximos dias, e segundo Everaldo, a expectativa é de uma boa negociação para este mês de junho, quando a classe patronal deverá se reunir para discutir o assunto.

Genival Junior

Mulheres são homenageadas com título de cidadania patoense em noite de intensas emoções













Marcos Eugênio

Três mulheres, três histórias que passeiam em diversos setores da sociedade patoense e da região.  Elas se destacam por encararem problemas de nosso cotidiano com dinamismo, conhecimento, doação e determinação na sua resolução, cada uma em sua área específica de atuação.

E foi dessa história de comprometimento com a cidade de Patos que a Câmara Municipal concedeu na noite desta quinta-feira 29, em sessão solene, o título de cidadania à médica obstetra Iak Sodara Carneiro; à promotora de justiça Edivane Saraiva de Sousa e a Michele Mayara Sila Lira, assistente social.

A autora da propositura concedendo tal honraria foi a presidente do Legislativo, Nadigerlane Rodrigues, com co-autoria dos vereadores Ivanes Lacerda, Maurício Alves e Fernando Jucá. Nadi usou da tribuna para falar sobre as qualidades das novas cidadãs patoenses. Sobre Iak Sodara frisou seu papel na saúde, sua contribuição no cuidar da mulher, do pré-natal ao pós-parto. Iak vem se destacando no acompanhamento de mulheres com gestação de alto risco, seja no PSF, na Maternidade Dr. Peregrino Filho, seja no Centro de Saúde Frei Damião.

Iak Sodara, natural de Catolé do Rocha-PB, formou-se em Medicina pela UFPB em 2005, especializando-se em ginecologia e obstetrícia em 2007, fazendo residência médica no Hospital Lauro Wanderley (HU) de João Pessoa.

A promotora de justiça, Edivane Saraiva, natural de Guarabira, que assumiu o posto em 2008 na cidade de Patos, ficando a cargo da curadoria do meio ambiente, da saúde, patrimônio social, cidadão, consumidor, educação, fundações e da mulher, atualmente com as atribuições de promotora da saúde, consumidor, execuções penais, tendo atuação exemplar, prestando relevantes serviços à comunidade.

A mineira Michelle Mayara, nova cidadã patoense, é fundadora, em 2013, de projeto direcionado às mulheres, atendendo cerca de 80 de diferentes denominações evangélicas e de outras religiões, onde se discute nessa agremiação o perfil da mulher na ótica das escrituras sagradas, bem como desenvolvendo trabalhos de cunho social.

As emoções se intensificaram na Casa Juvenal Lúcio de Sousa a partir da apresentação de vídeos produzidos pela Câmara com depoimentos de familiares e amigos direcionados às mulheres homenageadas da noite, como também da tribuna, com declarações de gratidão pelos serviços que elas, que receberam muitas flores e reconhecimento do público presente, realizam na cidade de Patos.

Edivani Saraiva retribuiu com uma placa entregue aos vereadores Nadigerlane e Ivanes Lacerda, pela propositura de concessão da honraria. Em seu discurso, bastante emotivo, narrou um pouco da sua trajetória, desde mesmo antes de sair de Guarabira, se formar em Direito, o percurso percorrida até chega a Patos, cidade que lhe acolheu e valorizou sua atuação. Destacou sua paixão por esta cidade e pelos patoenses. Enalteceu sua família, especialmente sua genitora, 83 anos, presente à solenidade. Por fim pediu graças à Nossa Senhora da Guia para que continue abençoado, dando sabedoria nessa sua caminhada, para que seus atos contribuam para uma sociedade mais justa.

O vereador Maurício Alves também usou a tribuna para destacar a importância das três homenageadas, na justiça, saúde e na assistência social. Fez referência mais direcionada a Michele, em cujo título de cidadania patoense ele é co-autor, pelo trabalho solidário no campo social e teológico. Ela agradeceu todas as homenagens a ela atribuídas e citou versos do Hino de Patos, de autoria do saudoso Amaury de carvalho e concluiu dizendo: “Este título sela de vez minha história com Patos, que sempre hei de amar”.

A médica obstetra Iak Sodara, assistiu ao vídeo em sua homenagem, com depoimentos de colegas médicos da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Paulo Athayde, diretor técnico, Vandilma Cavalcanti e da pediatra Daniela Morais, além de colegas da UDI, clínica em que oferece seus serviços também.

O vereador e médico Fernando Jucá, co-autor de sua honraria, não poupou nos elogios a Iak e enfatizou a qualidade de atendimento oriundo dela com a população, da conversa, da investigação para descobrir com fidedignidade o histórico clínico do paciente, algo que precisa ser resgatado pelo profissional de saúde no mundo moderno. Não só por isso, mas pelo zelo, dedicação e amor pelo exercício da medicina.

Na tribuna as palavras de Iak demoraram a sair pela dificuldade do momento de intensa emoção que lhe invadiu. Pausas prolongadas, respiração profunda para agradecer a todos, à Câmara Municipal, colegas de batente, família. O último discurso da noite foi da prefeita Francisca Motta, que falou da missão de cada uma das homenageadas, por seguirem os preceitos da justiça, da vida e da fé, bem como pela satisfação de tê-las agora como filhas de Patos, algo que honra a todos os patoenses.




quinta-feira, 29 de maio de 2014

Polícia detém dupla suspeita de planejar assaltos no Cariri paraibano




Dois suspeitos foram detidos, na manhã desta quinta-feira (29), na cidade de Sumé, no Cariri paraibano, com duas armas e uma moto roubada. Romilson dos Santos Bezerra, de 23 anos, e um adolescente de 17 anos foram interceptados na entrada do município. Eles são suspeitos de planejar um assalto a agência dos Correios de Cordeiros.

Os dois já tinham tentando assaltar um posto de combustíveis na cidade de Serra Branca, onde a polícia foi avisada da presença da dupla no local, conforme informou o comandante do 2º Pelotão do 11º Batalhão, aspirante Moisés Willians.

“Um policial militar foi avisado da presença dos dois em Serra Branca e nos avisou. Cercamos a entrada da cidade de Sumé e uma de nossas viaturas conseguiu deter a dupla”, contou.

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12, além da moto, que foi roubada de um vereador, em abril, na cidade de Sertânia - no Estado de Pernambuco. Romilson dos Santos já cumpriu pena por tráfico no Serrotão e é suspeito de um homicídio registrado este ano em Monteiro. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Sumé. O adolescente foi levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, já que foi ferido após atirar contra os policiais. 

Secom

Joaquim Barbosa diz que deixará o Supremo em junho


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse hoje (29) que vai deixar o cargo no próximo mês. A decisão foi anunciada aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, em uma visita rápida ao Congresso.
 
Segundo Renan Calheiros, o ministro não explicou os motivos de sua decisão, apenas informou que irá se aposentar. “Foi surpreendente e triste. O ministro veio se despedir”, disse Renan ao atribuir a Barbosa a marca de uma das melhores referências do Brasil. “Sempre tivemos relacionamento muito bom e sempre o tivemos como uma das melhores referências”, completou.
 
A conversa entre os representantes dos dois Poderes durou menos de 30 minutos e Barbosa seguiu para a Câmara dos Deputados sem falar com a imprensa. À pergunta sobre a data da aposentadoria, Barbosa limitou-se a sorrir e afirmou: “Aguardem, aguardem”.
 
Renan Calheiros disse que tratou com Barbosa de alguns projetos que esbarram em procedimentos do Judiciário, como o novo Código de Processo Civil que será concluído ainda neste semestre. “Isso é uma oportunidade para reduzir à metade o tempo dos processos”. Renan negou que tenha conversado sobre a decisão da Corte de transferir para as turmas do STF os julgamentos de políticos, mas disse que é favorável às medidas que agilizam os processos judiciais.
 
O presidente do Senado também negou que tenha tratado da decisão do do Tribunal Superior Eleitoral que manteve a mudança na distribuição das 513 cadeiras da Câmara, afetando bancadas de 13 estados. Alves e Calheiros consideraram que a medida criou um mal-estar e afirmaram que o tribunal não tem competência para fixar esses números. No fim do dia , a Mesa do Senado decidiu ajuizar no STF uma Ação Declaratória de Constitucionalidade para garantir a posição do Congresso sobre o tema.
 
No caso da Proposta de Emenda à Constituição 63/2013 que prevê pagamento adicional por tempo de serviço a juízes e membros do Ministério Público da União, dos estados e do Distrito Federal, remunerados por subsídio, Barbosa apenas ouviu o apoio declarado por Renan à medida.
 
A mudança poderá permitir que essas categorias passem a receber acima do teto constitucional. O presidente do STF já tinha declarado ser favorável à medidaa. A matéria está no plenário da Casa, onde precisa ser aprovada em dois turnos de votação. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadores favoráveis e contrários ao adicional reconheceram a defasagem salarial e a existência de distorções nas diversas carreiras da magistratura brasileira. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que foi relator da matéria na CCJ, disse que o impacto da medida será 1,65% na folha de pagamento do Poder Judiciário.
 
O temor de alguns parlamentares, principalmente da base governista, é que outras categorias que são remuneradas por subsídio exijam o mesmo benefício. O governo tentou negociar com as categorias e chegou a pedir que a discussão seja adiada, em busca de uma alternativa que tenha impacto menor nas contas públicas, com efeito dominó.
 
A matéria, que será analisada pela Câmara, ainda tem de passar por oito sessões de discussão, divididas em dois turnos no plenário do Senado. A primeira delas ocorreu ontem (28). Para ser aprovada, são necessários 49 votos favoráveis em cada votação.
 
Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 59 anos, nascido em Paracatu (MG), foi o primeiro negro a ser ministro do STF e teve notoriedade por ter presidido o Supremo e ter sido o relator do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Devido à condução do processo, ele foi o responsável pela execução de diversas penas e pela determinação de prisão dos réus condenados pelos crimes.
 
Barbosa ocupa a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Antes de sua nomeação para o Supremo, o ministro Joaquim Barbosa foi membro do Ministério Público Federal, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados, oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores e compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado.
 
Ele é mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) e mestre em direito e Estado pela Universidade de Brasília.
 
Agência Brasil

Jogos da Seleção na Copa alteram expediente nas repartições públicas



Nos dias 12 e 17 de junho, o horário de expediente das repartições públicas estaduais será até as 13h devido aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Essas e outras alterações de funcionamento, a exemplo dos feriados de Corpus Christi e festejos juninos, estão na portaria de nº 322. O documento foi expedido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29).

O expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, que acontecem em 12 e 17 de junho, será das 7h às 13h. Enquanto isso, em 19 de junho, quando se comemora o Corpus Christi, será feriado. O mesmo acontece com o São João, em 24 de junho, que é uma terça-feira. Já na véspera dos festejos juninos, dia 23, foi decretado ponto facultativo. Durante os feriados, apenas os serviços essenciais funcionam normalmente.

Pagamento – A folha de pessoal do Governo do Estado, referente ao mês de maio, já começou a ser paga nesta quinta-feira (29) para aposentados e pensionistas. Os ativos da administração direta e indireta recebem na sexta-feira (30). 

Harrison nega inelegibilidade de Cássio e diz que assunto é factóide


O advogado Harrison Targino, que compõe a banca de advogados do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), desmentiu hoje (29) a informação de que o tucano possa estar inelegível nas próximas eleições. Segundo matéria divulgada em um portal, Cássio estaria inelegível a partir da data do julgamento do último recurso, que o Supremo Tribunal Federal recusou, condenando o tucano a 8 anos de inelegibilidade a partir de 2011. No entanto, Harrison classificou a informação como um factóide, e que serve para atender interesses de grupos políticos.
 
- Não há fato jurídico novo. O eleitor pode ficar tranquilo. A matéria só quer confundir. Isso é boato de grupos políticos. Cássio Cunha Lima é elegível e o povo da Paraíba terá o direito de escolher ele ou votar em qualquer outro candidato.
 
O advogado informou que, nesta quarta-feira (28), foi julgado o último recurso do tucano, cassado do cargo de governador da Paraíba em 2007 mas que só deixou o Palácio da Redenção em fevereiro de 2009, após decisão do próprio STF.
 
A entrevista foi concedida a rádio Arapuan FM.

parlamentopb

Operação conjunta intercepta entrega de 10 kg de maconha na cidade de Sapé


Uma operação conjunta realizada por policiais militares da 3ª Companhia do 7º Batalhão e policiais civis da Delegacia de Sapé interceptou a entrega de 10 kg de maconha prensada, na noite dessa quarta-feira (28), na cidade. A droga estava com o motorista Adriano Martins da Silva, de 37 anos, que foi preso no momento em que aguardava os receptores do produto.
De acordo com o comandante da 3ª Companhia do 7º Batalhão, capitão Davi Batista, a polícia chegou até o suspeito através de uma denúncia anônima. “Fizeram uma ligação para a delegacia da cidade e as equipes das duas polícias conseguiram localizar o veículo, no distrito de Renascença”, contou.
O oficial disse ainda que o carro estava parado em um lugar escuro e a droga escondida dentro do canavial, ao lado do veículo. “A carga veio de João Pessoa para abastecer os pontos de venda de Sapé e ele estava no local esperando uma pessoa, que ainda não foi identificada, para resgatar os entorpecentes”, completou.
O suspeito foi levado para a Delegacia da Polícia Civil, em Sapé, e autuado por tráfico de entorpecentes. Ele deve ser encaminhado ainda nesta quinta-feira (29) para a Cadeia Pública da cidade. No veículo foram encontrados os documentos pessoais de uma mulher que estaria com ele na cidade para realizar a entrega da droga. A polícia está à procura dela.

Secom

Acidente envolvendo Van deixa feridos na BR-230 próximo a Cruz da Menina, em Patos


Um acidente envolvendo um veículo modelo Van foi registrado no final da tarde desta quarta-feira, dia 28, na BR-230 nas proximidades do Parque Religioso Cruz da Menina, saída para Pombal, em Patos. O acidente aconteceu precisamente no contorno de acesso ao Bairro Vila Mariana.
Segundo informações, sete pessoas estavam no veículo quando ocorreu o acidente que foi registrado por volta das 17:00h. A Van realizava transportes de passageiros e estava chegando a cidade de Patos.
O motorista identificado como sendo Pedro Monteiro da Silva, 46 anos, residente na Rua Kelfânio Brito, Bairro Jardim Guanabara, em Patos, ficou preso às ferragens e teve que ser socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros. Pedro Monteiro, que também é comerciante na cidade de Patos, teve fratura exposta na perna esquerda e precisou passar por intervenção cirúrgica no Hospital Regional de Patos.
Os demais passageiros tiveram escoriações pelo corpo e passam bem.
O acidente pode ter sido causado devido à rodovia estar molhada e por velocidade acima da permitida na localidade. Devido a esses fatores, o motorista perdeu o controle e veio a capotar saindo da pista.

Josivan Antero - patosonline

Alternativos cobram votação de projeto que regulamenta atividade


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), os representantes dos transportes alternativos do Estado para debater sobre a apreciação do projeto de lei 1.847/2013.
 
A proposta, que já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, tem como objetivo instituir o transporte público complementar dentro do sistema de transporte intermunicipal de passageiros. A categoria tem se reunido com os parlamentares e durante estes encontros construíram juntos emendas que de forma consensual vão beneficiar a classe.
 
Durante a reunião, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN), assegurou que o projeto será votado em plenário no mês de junho, antes do recesso parlamentar. 
 
"Estamos sensíveis à situação. Queremos até o dia 11 de junho, no máximo, colocar em votação no plenário e resolver de forma definitiva esse processo que se arrasta ao longo dos anos. Pretendemos contribuir para que mais uma classe venha a contribuir com a sociedade oferecendo um serviço de qualidade”, explicou Ricardo Marcelo.
 
O deputado Arnaldo Monteiro (PSC) foi um dos deputados que apresentou emendas ao projeto. "A nossa emenda está dando o direito aos trabalhadores de seis anos para se adequarem a nova lei, o que vai dar condições de adquirir novos veículos. Outra é o fato de que será necessária a comprovação de três anos de atividade, para que depois de aprovada não haja uma enxurrada de alvarás”, ressaltou o parlamentar.
 
O deputado Trócolli Júnior (PMDB) garantiu a apreciação da matéria. “Há décadas eles estão lutando por um projeto do Executivo que não desempregue pessoas de empresas que já são legalizadas, mas que ofereça condições para os alternativos sustentarem suas famílias”, disse o deputado.
 
O presidente da Cooperativa dos Transportes Públicos Alternativos da Paraíba (Cootranspat-PB), Carlos Lima, destacou a confiança da categoria no processo de tramitação da proposta. “Confiamos nos nossos deputados, que representam o povo. O projeto que queremos a aprovação foi elaborado em consenso pela categoria. É uma luta de 20 anos e nós queremos nossos direitos com a regulamentação dos alternativos”.
 
A matéria determina que o transporte alternativo deva atender áreas não servidas pelo serviço convencional ou onde este se mostre inadequado para atender a demandar. Também afirma que cabe ao Departamento de Estradas de Rodagem disciplinar, organizar e fiscalizar a qualidade dos serviços.

Arquivo do blog