Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de fevereiro de 2011

José Alencar continua na UTI no Sírio Libanês

O ex-vice-presidente da República José Alencar continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o oncologista Paulo Hoff, um dos médicos que atendem Alencar, o ex-vice-presidente está bem, ao lado da mulher, Mariza Gomes da Silva, mas sem “modificação significativa no quadro desde ontem”.
“A saúde do ex-vice-presidente está estável. Ele continua na UTI, continua realizando tratamentos com antibióticos. Fez hemodiálise hoje e, na realidade, temos muito pouco de modificação no quadro desde ontem”, afirmou o médico no início da tarde de hoje (12), em frente ao hospital.
Alencar está internado na UTI do Sírio-Libanês desde a última quarta-feira (9) por causa de um quadro de peritonite, uma inflamação na região intestinal.
De acordo com o médico, chegou-se a considerar a possibilidade de transferir Alencar da UTI para um quarto do hospital, mas, no momento, isso está descartado. “O quadro dele é bastante delicado. Ele continua com os sintomas da perfuração e esse quadro não desaparece de um momento para outro. Mas o quadro dele é estável e é possível que em algum momento ele seja transferido para o quarto”, afirmou.
Hoje, o ex-vice-presidente deve fazer alguns exames de sangue. Hoff também afirmou que a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica está descartada e que estão suspensas as sessões de quimioterapia, sem previsão de reinício. O médico também afirmou que Alencar ainda não está se alimentando (somente à base de soro), mas “isso vai ser reiniciado aos poucos”.
“Ele está completamente lúcido e preocupado com o jogo do Brasil”, afirmou Hoff. Nesta madrugada, a seleção brasileira sub20 enfrenta o Uruguai pelo Campeonato Sul-Americano.

Agência Brasil

Presidente nacional do PMDB confirma indicação do Senador Vital do Rego para presidir Comissão de Orçamento

O presidente nacional em exercício do PMDB, Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), confirmou nesta sexta-feira (11), durante entrevista, que o Senador Vital do Rego (PMDB-PB) foi indicado pelo partido para presidir a importante Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização – CMO do Senado Federal.

A CMO é considerada a mais importante comissão do Congresso Nacional. Ela é composta de 84 membros titulares, sendo 63 Deputados e 21 Senadores, com igual número de suplentes. A CMO tem por competência examinar e emitir parecer sobre:

- planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição Federal;
- contas prestadas pelos poderes da República, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal;
- projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais (suplementar e especial);
- créditos extraordinários (créditos adicionais) encaminhados ao Congresso Nacional através de medidas provisórias;
- avisos do Congresso Nacional que tratam de subtítulos relativos a obras e serviços com indícios de irregularidades graves informados pelo Tribunal de Contas da União;
- relatórios pertinentes ao acompanhamento e à fiscalização da execução orçamentária e financeira, segundo a Constituição Federal;
- relatórios de gestão fiscal previstos no art. 54 da Lei Complementar nº 101, de 2000 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias;
- relatórios referentes aos atos de limitação de empenho e movimentação financeira previstos na Lei Complementar nº 101, de 2000;
- informações prestadas pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional previstos na Lei Complementar nº 101, de 2000; e
- demais atribuições constitucionais e legais.

Valdir Raupp também confirmou que a indicação do ex-governador José Maranhão para a vice-presidência da Caixa Econômica Federal está praticamente sacramentada e tem sido tratada diretamente com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Ele considerou o ex-governador José Maranhão como “um grande quadro do partido”.

Ãssessoria

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Operação Rede de Arrasto: Polícia Civil prende traficante em São Bento



Policiais civis da 8ª Delegacia Regional, sediada Catolé do Rocha, prenderam na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de São Bento, Antônio Lúcio da Silva, conhecido como “Toinho da sorveteria”. Ele é acusado de tráfico de drogas.

De acordo com o delegado regional André Rabello, a operação Rede de Arrasto teve início ainda durante a madrugada, quando a polícia conseguiu deter um usuário de drogas que estava recebendo entorpecentes na saída da cidade de Pombal. Ele resistiu à prisão e houve troca de tiros.

“De posse de um mandado de busca e apreensão, demos continuidade à operação no bairro de Esperança, São Bento, onde foram apreendidos mais de cinco quilos de pasta base de cocaína, crack, uma balança de precisão, um revólver calibre 38 e um veículo”, descreveu a autoridade policial.

Ainda segundo o delegado, o material estava sob posse de Toinho, em cujo estabelecimento funcionava um ponto de venda de crack. Uma parte da droga também estava guardada em um depósito na zona rural de São Bento.

Ambos os homens foram presos e neste momento estão sendo autuados: o usuário de drogas por resistir à prisão e Antônio Lúcio por tráfico de drogas e posse ilegal de arma e munição. A origem do dinheiro também será investigada.
 
Parlamentopb.

CSPB condena corte no oraçamento pela União

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) condenou o corte de R$ 50 bilhões no orçamento anunciado pelo Governo Federal nesta quarta-feira, 9. Para o Secretário Geral da CSPB, Sebastião Soares, a medida penaliza os servidores públicos que já tinham reajustes salariais aprovados para este ano, impede a renovação do quadro de funcionários e prejudica os serviços públicos prestados à população.
 
Quando se fala em corte do orçamento nacional atinge união, estados e municípios, por isso todos os servidores e serviços públicos do Brasil vão ficar precários, afirma. Para atingir a meta de corte, o governo anunciou a suspensão de todos os concursos públicos e nomeações de candidatos aprovados, além do congelamento de reajuste salariais e contenção de gastos com materiais dos serviços públicos.

Para este ano, era previsto o preenchimento de quase 29 mil vagas de concursos públicos e previstos e já realizados. Seleções como a dos Correios, Polícia Federal e Senado, que já estavam autorizadas, também foram suspensas. Sebastião Soares afirma que existem setores como o de saúde e educação, que precisam de uma renovação imediata. - A suspensão dos concursos públicos vai barrar a reposição nas áreas de educação e saúde, que mais afetam a população. O quadro atual dessas áreas é deficiente.

REAJUSTE SALARIAL

Outra medida anunciada foi o congelamento dos reajustes de salários. Pelo menos trinta categorias do Executivo pedem reajuste para correção de tabelas e planos de reestruturação. O judiciário também pede reajuste de 55% para 100 mil servidores. As negociações acontecem desde o ano passado, mas o governo afirma que não existe orçamento para as reposições.

O Secretário da CSPB, Sebastião Soares, afirma que categorias como da saúde e do fisco já tinham reajustes aprovados para este ano e vão ser prejudicados pelo corte do orçamento enquanto deputados, senadores e membros do Executivo e Judiciário tiveram reajustes que chegam a 133%. - Isso é uma contradição, enquanto aumenta o salário deles, corta o reajuste dos servidores.

O governo também vai contingenciar materiais, passagens e diárias dos servidores públicos. Sebastião Soares denuncia que a situação pode ficar insustentável em determinados setores públicos. - Existem postos do INSS onde funcionários levam materiais de trabalho por que o fornecimento é deficiente. Agora vão ter de pagar para trabalhar, concluiu.

CSPB - SECOM

Efigênio lança Ciço de Luzia em Patos

Foi lançado na noite desta quinta-feira (11), no Centro de Cultura Amaury de Carvalho em Patos, O livro lançado pela editora Latus, da Eduepb, intitulado Ciço de Luzia, segundo trabalho literário do Monteirense, radialista, profissional de marketing e escritor, Efigênio Moura, neto de Efigênio Teixeira Moura, poeta alagoano, de quem o mesmo herdou o gosto pela escrita.

O livro conta a estória da paixão de Ciço Romão por Luzia, numa ficção que se passa nos anos 70, ambientada no Cariri paraibano, especificamente em Monteiro, Zabelê e Camalau. Os diálogos são quase todos no ‘matutês’, reproduzindo uma característica de alguns nativos do Cariri e Sertão paraibano.

“Acho que temos que escrever aquilo que sentimos, e eu sinto alegria em escrever. Meus personagens são alegres, como alegre é Ciço, na sua aventura para conseguir o amor de Luzia. A estória acontece em 36 contos rápidos, como rápidos são os momentos felizes que passamos junto da pessoa amada. Por décadas que sejam, sempre serão rápidos”, relatou Efigênio.

Corpo encontrado na zona rural de Patos era de aluna do Dom Fernando Gomes. Corpo será liberado com 30 dias


Marcos Eugênio

O corpo encontrado em estado de putrefação esta semana na zona rural é da menor Raelma Gomes Monteiro, 15 anos, que estava desaparecida, segundo um primo da vítima, desde o dia 04 deste mês, quando havia saído e não mais retornado à residência de seu pai, com quem morava, o aposentado Raimundo Carlos Monteiro. Ela residia na Rua Severino Dutra, casa B, no bairro da Liberdade. 
Raelma, que foi encontra morta no Sítio Trapiá, entreos municípios de São José de Espinharas e São Mamede, cursava o 2º ano do ensino médio na Escola Dom Fernando Gomes. Familiares da jovem viajaram à Campina Grande na manhã desta sexta-feira a fim de fazer o reconhecimento do corpo, através da arcada dentária e outros laudos médicos. Provavelmente ela tenha sido assassinada. Após o laudo o delegado responsável pelo caso deve ouvir familiares da garota em busca de pistas.  
No IML os médicos constaram que ela foi morta com um tiro na cabeça e uma punhalada no pescoço. Porém ela não teria sido executada onde foi encontrada, apenas fora desovada (jargão policial), tendo sido assassinada em outro local e o corpo jogado na zona rural.


A menor tinha um namorado, que é o principal suspeito de sua execução. O mesmo está foragido desde o desaparecimento de Raelma. São informações que a Polícia irá checar com o desenrolar das investigações. O pbnoticias conseguiu contato com a família direto do IML de Campina Grande, a qual informou que a jovem foi reconhecida pelos trajes e sandália que usava. Mas a certeza de 100% sairia com a confirmação da arcada dentária hoje pela manhã. Como a garota foi bastante maltratada, teve os dentes quebrados ao ser espancada, o corpo só será liberado para sepultamento com trinta dias, após a realização de exame de DNA.

Polícia tira delinquentes das ruas


Em mais uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, três acusados de cometerem diversos delitos, tipo homicídios, tráfico de drogas, assustando a população, foram detidos na cidade de Patos. Josinaldo Gomes dos Santos, 22 anos, que responde pela alcunha de “Maxixe”, juntamente com dois menores, um de 17 e outro de 16 estão à disposição da Justiça. Com o trio foram apreendidas três armas, uma Cal. 12 com quatro munições intactas, um revólver Cal. 38 com seis munições intactas e uma espingarda, além disso, quatro pedras de crack e três papelotes de maconha.
É de suma  importância para o sucesso das operações a participação da população, denunciando, mesmo que anonimamente. A cidade precisa de maior sossego. 

Redação com III BPM

Sindicato realiza assembléia para aprovação de mudança no estatuto

Raimundo Nonato diz que reuniões vão acontecer nos canteiros de obras

Marcos Eugênio

O Sindicato dos Trabalhadores Intermunicipal nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Patos e Região realiza assembléia nesta sexta-feira 11 no Sindicato Rural para aprovação de uma mudança no estatuto, obedecendo à portaria do Ministério do Trabalho, o que provocará ampliação de funções a ser fiscalizadas com a nova nomenclatura. Ele passará se chamar Sindicato dos Trabalhadores Intermunicipal nas Indústrias da Construção Pesada, Montagem e da Construção Civil e do Mobiliário de Patos e Região, já aprovado pela diretoria e apresentado nesta noite aos associados dos 24 municípios cobertos pelo Sindicato.

O Sindicato da Construção Civil volta a realizar reuniões com os trabalhadores nos canteiros de obras. O Ministério Público do Trabalho e Ministério do trabalho já deram autorização. Nos encontros serão discutidos direitos e deveres trabalhistas de empregados e patrões, como também haverá fiscalização de normas de segurança, EPI – Equipamento de Proteção Individual e se os empregados estão usando a farda, que tem uso obrigatório e pode trazer prejuízos para o este caso não obedeça as normas.

Segundo o presidente do Sindicato, Raimundo Nonato, para 2011 existem algumas lutas prioritárias, a exemplo da ampliação de filiações; abertura de sub-sedes em outros municípios, hoje existe apenas a presença de um delegado sindical em Santa Luzia, Malta e Matureia, porém sem escritório para cumprir melhor suas funções. A federalização é uma bandeira que fortalecerá  a luta sindical. O Sindicato já está experimentando dessa conquista que dará maior proteção ao trabalhador da construção pesada e civil.

Hospital Regional registra 53 atendimentos à vitimas de acidentes envolvendo moto

O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atendeu no primeiro mês deste ano 53 pessoas vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. O número, bastante alto, representa quase dois acidentes dia. A maioria dos casos, atendidos pelos Regional, aconteceu nos municípios vizinhos. Vale lembrar que em muitos casos, acidentes de pequenas proporções, as vítimas acabam não procurando o pronto-atendimento do Janduhy Carneiro, o que deixa de ser acrescentado nas estatísticas.
Um fator ligado diretamente a esta realidade é o da ortopedia, um dos mais movimentados do Hospital. A estatística de cirurgias ortopédicas tendo como origem batidas, quedas e atropelamentos com motos, se mantém em cerca de 70%. As causas geralmente estão relacionadas à imprudência no trânsito, como alertam os órgãos de segurança pública. Alta velocidade, condutor alcoolizado, desobediência à sinalização, como avanço do sinal luminoso, à faixa de pedestre, ultrapassagem pela direita, dentre outras.
A realização de blitzen pelo policiamento de trânsito da PM, que já conseguiu nos últimos meses tirar de circulação mais de 500 veículos, a maioria motos, que circulavam de maneira irregular na cidade de Patos contribuiu para uma redução de quase 50% no número de acidentes envolvendo motocicletas neste município. Dos 584 veículos apreendidos na fiscalização da polícia de trânsito, 408 já foram liberados após sua regularização e 176 continuam no pátio do III BPM.
Patos registrou ano passado 563 acidentes de trânsito, com quatro vítimas fatais, com idades de variaram de 18 a 40 anos. Do total, 63 tiveram ferimentos graves. Isso significa dor, sofrimento para a vítima e familiares, além de alto custo hospitalar, cirurgia, internamento, acompanhamento médico.
34 mil mortes por ano
De acordo com estatística da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), os gastos com acidentes de trânsito no Brasil são de R$ 28 bilhões. Esses gastos vão desde o atendimento à vítima do acidente, a entrada em hospitais até o afastamento do trabalho. Ainda de acordo com dados da ANTP, por ano são 34 mil mortes; 100 mil pessoas adquirem deficiências temporárias ou permanentes; 400 mil ficam feridas. 


Ascom

Financiamento para projetos de conservação da caatinga

Foto:Marcos Eugênio
O Ministério do Meio Ambiente assinou na última terça (08) com a Caixa Econômica Federal um acordo para financiamento de projetos para conservação da Caatinga. O dinheiro poderá ser investido em áreas críticas do bioma: regiões com risco de desertificação, municípios que mais desmataram e polos industriais ligados à construção civil, principalmente a produção de gesso e cerâmica.

“A ideia é desenvolvermos projetos nessas três áreas críticas com financiamento da Caixa para lidarmos com preservação e conservação da Caatinga e geração de emprego e renda”, disse a ministra Izabella Teixeira.

A Caixa ainda não definiu quanto será destinado para o projeto, mas os recursos virão do fundo socioambiental do banco, que já financia um programa semelhante para o Cerrado, com orçamento de R$ 2,6 milhões.

A Caatinga já perdeu 45% de vegetação nativa, segundo dados de 2008. Além da ameaça do desmatamento, o bioma é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, com áreas sob grave risco de desertificação.

Além de frear a derrubada da vegetação, os projetos poderão criar condições de inclusão social e melhorar indicadores da região, na avaliação da presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho. “O sertão sempre foi associado à seca, fome e miséria. Mas há ali muita riqueza, que com manejo sustentável pode ser bem aproveitada”.

A previsão do MMA é que os editais para seleção de projetos sejam lançados ainda no primeiro semestre. 

Agência Brasil 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hospitais são fechados no Sertão pelo CRM por falta de médicos


O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou três hospitais do interior do Estado por falta de médicos. Os hospitais interditados estão localizados nas cidades de Santana de Mangueira, Igaracy e Aguiar. A população das cidades está sendo orientada a buscar atendimento médico em outros locais, a parir desta quinta-feira (10).

A interdição das unidades aconteceu no dia de ontem (9). De acordo com o CRM os hospitais de Santana de Mangueira e Aguiar tem apenas dois médicos cada. Já o de Igaracy tem uma situação ainda mais complicada, pois possui apenas um profissional.

“Não há como as instituições funcionarem diariamente com um número tão reduzido de médicos. A partir de hoje a população está sendo orientada a buscar atendimento médico em outro local”, disse o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM, Eurípedes Mendonça.
Os hospitais de Santana de Mangueira e Igaracy funcionam como unidades filantrópicas e o da cidade de Aguiar é responsabilidade do Governo do Estado.

Assessoria

Arquivo do blog