Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de maio de 2015

POR QUE O CAMPEONATO BRASILEIRO NÃO É O MAIOR DO MUNDO?


No final de semana que marca o início do Campeonato Brasileiro de Futebol apresentamos um texto simplório e, demasiadamente, longo sobre problemas da organização deste esporte, com uma sugestão, entre muitas existentes, sobre como recuperarmos o sucesso da nossa competição. A ideia é suscitarmos nos amantes do futebol aquilo mais nos atrai: a discussão, a discordância e o debate.

Edileudo Lucena
             A atual realidade do futebol brasileiro tem sido motivo de preocupação, seja em termos de seleção (muito pela imagem fixada em nossas mentes pelo 7 x 1); seja quanto a situação dos clubes nas competições nacionais: suas condições financeiras e estruturais; suas instabilidades quanto ao desempenho nestas competições; e, principalmente, pela prática exercida por dirigentes destes clubes e das entidades que comandam o mais querido dos nossos esportes.

            Observamos que nas análises dos especialistas e na prática dos dirigentes há uma constante comparação entre nossa realidade e o que ocorre em outras partes do mundo, notadamente, nos países europeus. Embora não sejamos contra nos espelharmos nos bons exemplos, entendemos que o problema do futebol brasileiro tem que ser resolvido com ações oriundas de nossas próprias especificidades. Nunca, em nossa história, tivemos um extraordinário exemplo de organização para este futebol, no entanto, este mesmo esporte se tornou o maior vencedor de campeonatos mundiais de seleções, além de títulos, neste nível, conquistado por nossos clubes a exemplo do Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Internacional, Corinthians. Sem esquecermos, ainda, o fato de sermos, ao longo dos anos, os maiores exportadores de jogadores para dar nível elevado aos campeonatos europeus.

            Na tentativa de contribuir para encontrarmos uma saída para esta difícil situação, gostaríamos de expressar algumas reflexões sobre o que poderia está contribuindo para este quadro e sugerir ideias para serem adotadas como tentativa de recuperarmos o orgulho e o interesse pelo dia a dia desta prática esportiva. Neste sentido, avaliamos como inconcebível que num país com nossas dimensões, com uma população imensa como a que temos e com a comprovada capacidade de descobrirmos e formarmos novos talentos, adotarmos um campeonato com apenas vinte clubes, e mais, com a queda de quatro equipes para a segunda divisão.

            Temos percebido, então, que esta fórmula tem gerado crises constantes e cíclicas em tradicionais clubes do nosso futebol. Tanto é que, ao término da competição, as discussões são mais voltadas para as crises dos clubes que caem do que com relação ao mérito para a equipe campeã. Os principais focos de análises se voltam para as más gestões, chegando ao ponto de “comemorarmos” a queda do clube como se estivéssemos nos vingando do dirigente, quando, na verdade, a punição recai sobre milhões de apaixonados e sobre a imagem do futebol como um todo. Se é verdade que as ações irresponsáveis destes dirigentes não devem ser relevadas e que medidas de punição, inclusive, com exclusão destes do mundo do futebol devam ser adotadas, ao mesmo tempo, temos que encontrar meios para salvaguardar a vida dos nossos clubes.

            Com vinte clubes na primeira divisão e com esta regra de descenso, mesmo que todos os clubes fossem organizados e estruturados, fatalmente, quatro iriam passar pelo terror do rebaixamento e muitas equipes tradicionais teriam que enfrentar esta situação. Hoje, além das 20 equipes que disputarão a elite do campeonato em 2015, poderíamos citar mais quatorze clubes (Botafogo, Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza, Atlético (GO), América (MG), Paysandu, Paraná, Náutico, Santa Cruz, Juventude, Portuguesa, Guarani) todos com condições de disputar uma primeira divisão, isso porque, têm história, têm torcida, têm representatividade regional e, sobretudo, ofereceriam um maior campo de possibilidades para descobrimos novos talentos o que traria benefício para o engrandecimento do nosso futebol. Neste mesmo raciocínio, poderíamos listar mais outros vinte a vinte e cinco clubes brasileiros que já fizeram história em nosso futebol e que hoje se encontram à margem deste processo.

            Ainda, no mesmo sentido, nos questionamos: será que se tivéssemos mais clubes no Nordeste com oportunidades de participar de grandes competições nacionais, o Diego Costa teria deixado o Sergipe para ir brilhar diretamente na Europa? Será que Hulk, saído direto da Paraíba? Será que Firmino teria ido de Alagoas despontar no mundo para ser descoberto pela seleção?

            Certamente, e até pode ser verdade, alguém pode argumentar que a maioria destes clubes se apequenaram por seus próprios problemas internos. Mas reflitamos: nesta estrutura de disputa da competição oficial, como um clube pode projetar uma reestruturação mais lenta e a longo prazo, ou até mesmo promover investimentos mais audaciosos se a regra possibilita grandes riscos quanto a uma continuidade na divisão de elite? Neste quadro imaginemos: como uma equipe que acabou de subir da série A para B poderá ter segurança para investir na formação de um time de ponta, se a probabilidade ( pelo peso da camisa, pelas naturais dificuldades da própria competição) é de ela ser, no final do campeonato, uma das quatro da zona de rebaixamento? Numa outra situação: se uma equipe “grande” do futebol brasileiro disputa a série B, por razões lógicas, não poderá manter uma equipe de nível A, mas ao subir, no ano seguinte, tem um tempo curto para, obrigatoriamente, formar um grupo com outro nível. Tudo isso, prejudica a projeção de um trabalho de continuidade, a organização e o planejamento de qualquer equipe para se adequar e se manter dentro desta estrutura, hoje, adotada para o campeonato nacional.

            Ao mesmo tempo percebemos que nos miramos tanto na organização dos campeonatos europeus e não observamos que, enquanto o Brasil tem um território mais de 16 vezes maior que a Espanha, lá a primeira divisão é disputada também por 20 equipes e só caem 3; enquanto o Brasil tem um território de aproximadamente 15 vezes maior que a França, lá a primeira divisão é disputada também por 20 equipes e só caem 3; enquanto o Brasil tem um território de aproximadamente 23 vezes maior que a Alemanha, lá a primeira divisão é disputada por 18 equipes e só caem 3; enquanto o Brasil tem um território mais de 28 vezes maior que a Itália, lá a primeira divisão é disputada também por 20 equipes e só caem 3; enquanto o Brasil tem um território de aproximadamente 65 vezes maior que a Inglaterra, lá a primeira divisão é disputada também por 20 equipes e só caem 3. Nunca é demais reafirmar que neste Brasil imenso, temos 20 equipes na primeira divisão e 4 caindo.

            Diante da imensidão do nosso Brasil e do seu histórico futebolístico, chegamos a reflexão de que uma das possibilidades de saída para amenizar esta crise seria a realização de um campeonato brasileiro com 28 a 30 equipes e com a queda de dois ou três para a divisão de acesso. Na nossa visão, desta forma, estaríamos oferecendo mais condições, tranquilidade e maior tempo para planejamento e estruturação de nossos clubes; estaríamos oferecendo mais motivação para o torcedor, inclusive de outras regiões que, hoje, dispõem de Arenas moderníssimas; e um maior tempo de competição nacional (com facilidade é possível promover uma adequação no calendário, inclusive, com nova roupagem aos estaduais), além de outras consequências positivas já analisadas.

            É obvio que para cada proposta ou sugestão, para cada tese aqui levantada, vai ter sempre um contra-argumento. Porém, como amante do nosso futebol, mesmo correndo o risco de termos externado utopias e expressado ideias impraticáveis, entendemos que reflexões como estas se não simbolizam um gol marcado em favor de nosso futebol, deixa-nos com a sensação de termos dado, ao menos, “uma assistência” para quem tem a competência e a prerrogativa, marcar o tento que tanto necessitamos para a vitória do nosso futebol e, porque não dizer, para alegria do povo brasileiro.

Edileudo de Lucena Medeiros – Professor de História da Rede Pública (Patos-Paraíba), Bacharelado em Comunicação Social ( Jornalismo) – Ex-Presidente de Clube de Futebol Profissional da Cidade.




Câmara de Patos homenageia Mães de Pietá e entrega Título de Cidadã Patoense a Gerúsia Delfino

Gerúsia, nova cidadã patoense




A Câmara Municipal de Patos viveu um momento de muitas emoções e homenagens durante a Sessão Especial em comemoração ao Dia das Mães realizada na noite desta sexta-feira, dia 08 de maio. A Sessão foi marcada pela homenagem prestada ao Grupo Religioso Mães de Pietá e pela entrega do Título Honorífico de Cidadã Patoense a sãomamedense Gerúsia Delfino.

A solenidade foi aberta com a formação da Mesa, a qual contou com presença da presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes, da vereadora Claudia Leitão, da secretária Merycles D’Medeiros, que representou a prefeita Francisca Motta, da coordenadora do Grupo Mães de Pietá, Marcia Mota, do gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo e da grande homenageada da noite, a professora e agora filha oficial de Patos, Gerúsia Delfino.

Também fizeram parte da mesa presidentes de associações de bairros, o senhor Osvaldo Mota, representando a Associação Comercial de Patos, Madalena Goes, representando a Fazenda da Esperança, a senhora Maria Nazaré Rodrigues, mãe da presidente Nadir, representando as mães dos parlamentares, a senhora Maria de Fatima, representando as servidoras da Câmara Municipal e a pastora Joana Darc.

Após este momento, tiveram início as homenagens, que foram abertas com a participação da cantora Isabela Fernandes, que fez um tributo musical a todas as mães; em seguida, a vereadora Claudia Leitão abriu os pronunciamentos da noite, onde falou sobre as Mães de Pietá, um grupo que é formado por mães que devolveram seus filhos para Deus e que se uniram para ajudar umas as outras em nome da fé e do amor; e também, sobre a trajetória de Gerúsia, que há muito tomou Patos como sua cidade mãe e foi reconhecida como filha com a entrega do título.

A noite de homenagens ainda contou com a entrega de 40 comendas às Mães de Pietá, a exibição de um vídeo preparado pela Câmara Municipal para todas as mães e, com o momento mais festejado da noite, que foi a entrega do Título Honorífico de Cidadã Patoense a professora Gerúsia Delfino.

Emocionada pelas muitas mensagens que ouviu ao longo da solenidade, tanto vindas das parlamentares e de todos que se pronunciaram, como de suas “Amigas Viva a Vida”, que estavam todas sentadas nas primeiras fileiras do Auditório Dona Milindra, Gerúsia recebeu seu mais novo título e falou aos presentes, onde agradeceu a Câmara, na pessoa da presidente Nadir Rodrigues, que foi autora do Projeto de Lei, e falou um pouco sobre a sua trajetória de vida e, especialmente, sobre o imenso amor que traz em seu coração pela cidade de Patos.

Ao final da Sessão Especial, todas as mães e demais presentes foram convidados a participar de um coquetel, que foi servido no pátio da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, onde todas foram mais uma vez acolhidas e reverenciadas.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Ação integrada das polícias prende sete pessoas e apreende armas e drogas na região metropolitana de João Pessoa



As Polícias Civil e Militar prenderam sete pessoas e apreenderam armas, drogas e munições durante a madrugada desta quinta-feira (7), nas cidades de Bayeux e Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. A Operação Resgate II foi executada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, em parceria com a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar e a 4ª Delegacia Seccional, com sede em Bayeux.

Foram presos: John Henrique Cruz da Costa, de 27 anos; Cleudo Vieira da Silva Filho, de 21 anos; Anderson Espindola dos Santos, de 22 anos; Ednaldo José dos Santos, de 24 anos; Alexsandra da Silva Santos, de 28 anos; Elisandra Vitor Vieira, de 30 anos; e Débora dos Santos França, de 29 anos.

Durante a Operação, a Polícia Militar e o GOE conseguiram abordar o veículo que pertence a John Henrique, onde foram encontrados oito quilos de maconha. Após a prisão em flagrante, John indicou que na casa dele na cidade de Santa Rita estariam escondidos outros materiais, como armas e drogas. Ao todo foram apreendidos 16 quilos de maconha, nove quilos de crack, 227 gramas de cocaína e 75 comprimidos de artame.

Além disso, também foram recolhidos pelos policiais durante as prisões: armas (três revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380 e duas escopetas calibre 12), munições, três carregadores, uma grande quantia de dinheiro em espécie, dois carros e duas motocicletas, balanças de precisão, aparelhos de telefone celular, tablets, computadores, relógios e correntes de prata.

De acordo com o titular do GOE, Allan Terruel, os sete presos estão envolvidos em crimes de homicídios, tráfico de drogas, receptação de produtos roubados e eram chefiados pelo detento Joseilton Pereira dos Santos, de 36 anos. “Nas nossas investigações identificamos que o ‘Parati’ era responsável por articular a quadrilha para a compra, venda e distribuição de drogas. Ele se encontra em uma Unidade Prisional de João Pessoa. Essas pessoas que foram presas são todas perigosas e pelo material que foi apreendido encontramos um alto poder de fogo, com armas e munições de grosso calibre”, disse Terruel.

A ação foi realizada principalmente na cidade de Bayeux, no bairro Mutirão e também no bairro de Tibiri, em Santa Rita. “O nosso trabalho investigativo indicava que essa quadrilha agia principalmente nas cidades de Bayeux e Santa Rita e essa Operação já é um desdobramento das prisões realizadas no mês de fevereiro, na ‘Resgate I’. Conseguimos abordar o John Henrique e a partir dele identificamos os outros integrantes do bando e traçamos o perfil de cada um dentro do grupo criminoso. Inclusive, entre os presos está Alexsandra Silva, que é companheira do presidiário que articulava todos os delitos”, frisou Terruel.

Para o comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Túlio Ramalho, a Operação Resgate II demonstra a importância do trabalho integrado das forças de segurança da Paraíba. “Em vários momentos contribuímos com a investigação do GOE, trocamos informações e todo o sucesso dessa ação, com materiais apreendidos e uma quadrilha presa mostra que a Segurança Pública da Paraíba está preparada e atenta para enfrentar o crime”, relatou o capitão.

Já o titular da 4ª Delegacia Seccional, Magno Toledo, disse que o trabalho das Polícias deu uma resposta à população e ações integradas como esta ajudam na repressão ao crime. “O grupo preso vai responder pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios, receptação de produtos roubados, associação para o tráfico, associação criminosa, porte ilegal de arma e munição. Todos serão ouvidos e logo após serão encaminhados para Unidades Prisionais do Estado, onde ficarão à disposição da Justiça”, finalizou.

Secom

Vigilantes epidemiológicos discutem síndrome ainda desconhecida no Nordeste


O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira 7 em Patos, no auditório da 6ª Gerência de Saúde, encontro com o setor de vigilância epidemiológica da 3ª Macro (Patos, Princesa Isabel e Piancó). O objeto do encontro, do qual participaram 34 municípios de um total de 48, foi discutir alguns pontos da Síndrome Exantemática de Etiologia desconhecida na Região Nordeste, que vem causando casos em vários municípios da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A referida síndrome exantemática (erupções avermelhadas na pele) tem sintomatologia com ou sem febre, em alguns casos com mal-estar nas articulações, edema, cefaleia e coceira. Nesses encontros que a SES vem realizando em todas as macrorregiões, os municípios são orientados a como proceder na notificação e testagens das amostras. A maioria dos resultados laboratoriais está sendo positiva para dengue e as que não positivam pra dengue estão sendo testadas para outras etiologias.

A síndrome surgiu na Paraíba primeiramente em Monteiro e Itabaiana, locais em que se intensificou a investigação da vigilância epidemiológica, com apoio do Ministério da Saúde, que mantém técnicos no Estado para esse suporte, e pelas gerências regionais.

No boletim apresentado no encontro de ontem em Patos por Fernanda Vieira, da Vigilância em Saúde do Estado, das 1.808 amostras sorológicas coletadas, 712 positivaram para dengue. Os sintomas não parecem apenas com a dengue, mas também sarampo, rubéola e chikungunya, apesar de não se enquadrarem nesses casos, segundo Fernanda.

“A dengue tem, impreterivelmente, a febre e geralmente a coceira vêm mais no final no seu ciclo de sintomas. No caso dessa síndrome que está aparecendo, vem com exantema e febre baixa ou sem o estado febril. Então não se configura com o tipo clássico de dengue. No caso da chikungunya temos de início febre alta e o mal-estar nas articulações perdura por muito mais tempo. Na ocorrência de sarampo e rubéola temos também a questão da febre e nesses casos que estão surgindo essa febre não vem aparecendo e quando aparece é muito baixa”, explicou Fernanda.

Sobre a prevenção, ela informa que ainda não existe. Apenas esclarece que, “como há suspeita que essa síndrome possa ser um tipo mais brando de dengue ou alguma nova patologia que seja transmitida também pelo Aedes aegypti, a gente pede que se tente debelar os focos do mosquito, já que agora há suspeita que ele esteja transmitindo uma nova doença, além da dengue e chikungunya”, enfatizou.

Dos casos que estão sendo registrados o curso da doença acontece de sete a dez dias, no máximo quinze, e em todos há evolução benigna, sem gravidade. A Secretaria de Estado da Saúde vem acompanhando casos em idosos, crianças, gestantes e até o momento sem gravidade. O tratamento é sintomatológico, ficando a critério do médico.


Marcos Eugênio
Fotos:Apoiadora Isabela

Vereadores de Patos pedem reabertura de Laboratório Clínico e serviços de infraestrutura em ruas dos Bairros Jatobá e Novo Horizonte


Durante Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira, 07 de maio, foram apresentados e encaminhados para as Comissões Temáticas da Câmara Municipal de Patos, dois Projetos de Lei do Poder Legislativo. Também foram apresentados, votados e aprovados, por unanimidade, seis Requerimentos.

Os Projetos de Lei apresentados foram os de Nº 28/2015 e 29/2015. O Projeto de Lei 28 foi encaminhado pelo vereador Maurício Alves (PMDB), com pedido de concessão de Título Honorífico de Cidadão Patoense ao Coronel PM Paulo Almeida da Silva Martins, comandante da BPTran desde julho de 2013. O Projeto de Lei 29, de autoria do vereador Toinho Nascimento (PV), também requer da Casa Juvenal Lúcio de Sousa a concessão de um Título Honorífico de Cidadão Patoense, sendo este para o Tenente Coronel Ambrosio Agricula, ex-comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.

Por meio de requerimentos os parlamentares da Casa solicitaram ao Governo Municipal a realização de ações e serviços de infraestrutura que venham beneficiar os moradores duas ruas localizadas nos Bairros Jatobá e Novo Horizonte.

Por meio de Requerimento 113/2015, o vereador Jardelson Pereira (PV) solicitou do secretário de Saúde de Patos, Anderson Sóstenes a reabertura do Laboratório Clínico do Bairro Jatobá, o que segundo o líder do Governo, vereador Maurício Alves, já houve uma determinação por parte do Município e que dentre em breve o laboratório será reaberto.

Já o vereador Diogo Medeiros (PSB), através do Requerimento 115/2015, solicitou da prefeita Francisca Motta o patrolamento, a limpeza e a implantação de galerias na Rua Manoel M. de Oliveira, no Bairro Novo Horizonte; e, com o Requerimento 116/2015, o patrolamento e a pavimentação da Rua São Cristovão, no Bairro Jatobá.

Outros pedidos encaminhados por requerimentos foram a solicitação de duas Moções de Aplauso e um pedido de Votos de Pesar.

O Requerimento 114, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), solicitou da Mesa Diretora da Casa que fosse consignado a Ata da Sessão uma Moção de Aplauso a Casa de Apoio Sagrada Família, que completou 15 anos de atuação na cidade de Patos.

O vereador Fernando Jucá (PT), também apresentou um pedido de Moção de Aplauso, sendo este, através do Requerimento 117/2015, que concede a homenagem ao senhor José Airton dos Santos, pelos relevantes serviços prestados ao povo patoense e do Vale do Piancó no Hospital Regional Janduhy Carneiro.
E, de forma verbal, o vereador Mauricio Alves (PMDB), apresentou o Requerimento 118/2015, que solicitou da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos um Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da senhora Maria de Lourdes, mãe do colunista social Carlos Estevam, ocorrido na quarta-feira, dia 06.

A Sessão Ordinária desta quinta-feira foi presidida pelo vereador Inácio de Gelo (DEM) e contou com a presença dos parlamentares Cláudia Leitão (PR), Diogo Medeiros (PSB), Fernando Jucá (PT), Maurício Alves (PMDB), Sales Junior (PRB) e Toinho Nascimento (PV).

Ascom | Câmara Municipal de Patos

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Polícia prende dois homens acusados de praticarem assaltos e homicídios em João Pessoa



A Delegacia de Crimes contra a Pessoa da Capital prendeu, nesta quinta-feira (7), dois homens suspeitos de assassinatos e assaltos praticados nos bairros de Mangabeira e Colinas do Sul desde o início deste ano. Foram presos Ledo Ivo Soares da Silva, 21 anos, e Anderson Bernardo de Sena, 22 anos. No último dia 17, Ledo Ivo foi acusado de praticar homicídio contra um dos seus comparsas conhecido como Léo, no bairro de Mangabeira.

Segundo o delegado Luiz Cotrim, Ledo Ivo é acusado de ter praticado dois homicídios e uma tentativa de homicídio na área de Mangabeira IV e Anderson Bernardo é acusado de homicídio no Colinas do Sul e atuar praticando assaltos no Conjunto Gervásio Maia. “Eles vinham sendo investigados por tráfico de drogas e, após troca de tiros e do assassinato de um jovem em Mangabeira IV em março deste ano, as investigações levaram ao fato de que havia uma briga pelo controle do tráfico tanto em Mangabeira, quanto no Colinas do Sul”, revelou.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, os acusados fazem parte de uma mesma facção criminosa conhecida como “Okaida”, mas desde o final do ano passado houve um racha entre os componentes, fazendo com que as vítimas passassem a ser os ex-integrantes da facção. “Eles começaram a brigar pelos pontos de controle do tráfico e começaram a praticar homicídios contra os ex-companheiros de facção. Em janeiro deste ano foi assassinado um jovem conhecido como João Pedro, depois houve o homicídio de outro jovem conhecido como Romilson e depois foi morto Tiago, que também fazia parte do grupo”, detalhou a delegada Maria das Dores Coutinho, que participou das investigações.

Para o delegado Luiz Cotrim, que coordena uma das equipes de investigação de bairros da Zona Sul da Capital, a prisão de Ledo Ivo e Anderson Bernardo é importante porque eles vinham praticando assaltos tanto em Mangabeira, quanto no Colinas do Sul. “O acusado Ledo Ivo foi preso portando uma arma e munição. Ele já vinha sendo investigado por prática de assaltos nesses bairros e também homicídios. Com a prisão deles, outras vítimas poderão aparecer e aumentar ainda mais os crimes que foram praticados por eles, principalmente na Zona Sul”, concluiu.

secom

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (09)



Unidades de saúde de Patos já dispõem das doses 

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015, que acontece de 04 a 22 de maio, será neste sábado, dia 09 de maio, em todo o país. Em Patos/PB, a meta geral a ser alcançada é de 23.925 pessoas. A nível de Brasil são mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a vacinação de cerca de 49,7 milhões de pessoas.
Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença. Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.
De acordo com a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Socorro Guedes, as unidades básicas de saúde estarão abertas no próximo sábado dia 09, das 08h às 17h, para receber as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para tomar a vacina.
A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe tem como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, que reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação.
HPV
A coordenadora Socorro Guedes ainda lembrou que a vacinação contra o vírus HPV (papilomavírus humano), doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, está acontecendo normalmente nas unidades básicas de saúde. Aproveitando o ensejo do Dia D de Vacinação contra a gripe, as meninas de 11 a 13 anos podem se dirigir às unidades neste próximo sábado (09), e receber a primeira ou segunda dose da referida vacina.

Nesta sexta-feira: Patos sedia abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da 6ª Região


A cidade de Patos realiza, nesta sexta feira (8), a abertura oficial dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba da 6ª Região. Os jogos terão 10 dias de duração e a solenidade de abertura vai acontecer a partir das 10h, na praça Edivaldo Mota, no Centro da cidade e contará com o desfile de escolas públicas e privadas das cidades de Catingueira, Desterro, Junco do Seridó, Malta, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São Mamede, Teixeira, além de Patos, sede regional. 

O coordenador dos Jogos, professor José Hugo, destacou que, em Patos, a solenidade realizada em praça aberta já faz parte do calendário da cidade. “Há dois anos, a equipe que realiza os Jogos resolveu fazer algo diferente com a abertura dos Jogos em praça pública e foi um sucesso. Agora, mais uma vez, repetiremos o protocolo porque o público do desporto escolar de Patos aprovou a inovação”, disse. 

Para o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, a etapa de Patos, é uma das mais importantes porque reúne muitos municípios envolvidos. “A região de Patos tem muitos municípios que sempre participam com um grande número de escolas dos Jogos Escolares. Por esse fato, a etapa é sempre considerada uma das mais atrativas do evento”, frisou. 

Os Jogos Escolares e Paraescolares 2015 são realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

secom

São José de Espinharas se mobiliza contra a dengue e chikungunya




A cidade de São José de Espinharas desenvolveu importante atividade de prevenção à dengue e à chikungunya, na última segunda-feira 4, uma realização da Secretaria de Saúde local em parceria com a pasta da Educação e 6ª Gerência Regional de Saúde.

Para o evento foi mobilizada a classe estudantil que, junta com os agentes comunitários de saúde e de endemias saíram em caminhada pelas ruas da cidade portando cartazes e distribuindo panfletos e adesivos enfocando o tema em discussão, visando conscientizar a população sobre as doenças, mostrando os cuidados necessários para evita-las.

Após esse trabalho de campo todos se concentraram na quadra de esportes, onde aconteceu palestra por técnicos de saúde e uma encenação sobre dengue pelos alunos.

Os alunos foram o alvo desse trabalho preventivo por serem naturalmente multiplicadores de informação, para que levem essa conscientização para seus lares, possam discutir o tema em família e mostrar os hábitos simples para evitar a presença do Aedes aegypti.  


Os apoiadores, vigilantes ambientais da 6ª Gerência estão em constante visita aos municípios de sua base, apoiando no trabalho de conscientização da população. 

Governo realiza reunião técnica com municípios sobre leishmaniose


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste mês, uma série de reuniões técnicas com os municípios de cada Gerência Regional de Saúde (GRS) com o objetivo de assessorar os municípios na vigilância e controle da leishmaniose. As reuniões serão realizadas nos dias 12 (com municípios da 2ª GRS – Guarabira), 13 (municípios da 1ª GRS – João Pessoa), 26 (municípios da 6ª GRS – Patos), 27 (municípios da 3ª GRS – Campina Grande) e 28 (com municípios da 12ª GRS – Itabaiana).

Segundo o veterinário da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES, Francisco de Assis, estarão presentes nas reuniões, além dos técnicos da SES-PB (Zoonoses, Entomologia e Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba – Lacen/PB), os técnicos da Vigilância Ambiental e veterinários dos municípios.

“A realização dessas reuniões técnicas foi definida desde quando foi implantado o Teste Rápido para Diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina, no final de 2013. Nestas reuniões, vamos ver como os municípios estão trabalhando o agravo, avanços e dificuldades encontrados, enfim, tudo sobre o assunto, principalmente depois da implantação do Teste Rápido”, disse Francisco de Assis.

O veterinário da SES acrescentou que durante as reuniões será avaliada toda metodologia aplicada no Plano de Contingência, Vigilância e Controle da Leishmaniose.

Sobre a doença – Popularmente conhecida como calazar, é uma doença causada pelo protozoário tripanossomatídeo Leishmania chagasi. É transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis e L. cruzi; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico. Suas fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos.

Os animais com calazar apresentam sinais como emagrecimento, perda de pelos, lesões na pele e, na fase final da doença, crescimento desordenado das unhas. Já no ser humano, os principais sintomas da doença são manchas no corpo, febre, anemia, palidez acentuada e inchaço abdominal. O tratamento é de 20 dias de medicamentos e vacinas.

secom

Câmara Municipal ouviu reivindicações dos usuários do transporte público de Patos em audiência realizada nesta quarta




A Câmara de Vereadores de Patos em Audiência Pública realizada na manhã desta quarta-feira (06), ouviu as reivindicações de estudantes universitários, presidentes de associações de bairro e vários outros segmentos da sociedade que aguardam ansiosos o retorno do transporte público coletivo à cidade, que foi interrompido há cerca de seis meses, quando a empresa que prestava o serviço deixou a cidade.

A presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa e propositora da audiência, vereadora Nadir Rodrigues Guedes, juntamente com a vereadora Isis Medeiros, os vereadores Inácio de Gelo e Diogo Medeiros, recepcionaram as autoridades convidadas para ampliar o debate e todos os usuários.

Como interessados diretos no retorno da prestação de serviço do transporte público na cidade, uma vez que alunos e servidores foram diretamente atingidos pela ausência do mesmo, compareceram ao encontro a diretora da UFCG Ana Célia Athayde, a diretora da UEPB Cheyenne Ribeiro e o diretor do IFPB Hélio Rodrigues. Também participaram do debate o advogado Jackson Lucena, representando a prefeita Francisca Motta, o coordenador de Transito da STTrans Damião Oliveira e o coordenador de Educação para o Trânsito Fernando Palmeira, que representaram o superintendente Marcos Eduardo, além de presidentes das associações de diversos bairros do município e representantes de outras categorias ligadas ao transporte público.

Após os pronunciamentos iniciais, Fernando Palmeira fez uma explanação sobre as principais rotas montadas como proposta inicial para a circulação dos coletivos, as quais receberam sugestões dos presentes e poderão ser alteradas mediante a apresentação de Emendas ao Projeto de Lei do Executivo 05/2015, que normatiza o transporte público de Patos e está na Câmara para ser votado.

Todas as sugestões foram anotadas e serão debatidas entre o Executivo, o Legislativo e a STTrans, de modo que todas possam ser atendidas, assegurando que todos os bairros listados e, principalmente, os usuários sejam contemplados.

Os participantes avaliaram como positiva e de grande relevância a realização desta audiência e parabenizaram a iniciativa da Câmara Municipal em abrir espaço para que todos fossem ouvidos e tivessem a oportunidade de discutir minuciosamente todos os pontos e aspectos referentes ao serviço que será prestado no município, em um debate que teve início às 9h, e se estendeu até as 14h.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Secretaria de Saúde de Patos e Ecisa realizam parceria para intensificar as vacinas contra Influenza e HPV

Socorro Guedes


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (06), na antiga Faculdade de Economia das FIP, localizada no Centro de Patos, um trabalho de nivelamento em sala de vacina, voltado para as vacinas contra HPV e contra Influenza (gripe), oferecido aos alunos pré-concluintes do Curso Técnico em Enfermagem da ECISA.

A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e FIP/ECISA.  O objetivo principal da ação foi favorecer e colaborar nas estratégias da Atenção Básica, sobretudo nas imunizações da saúde da criança.

A coordenadora de Imunização do município, Socorro Guedes, repassou algumas informações e orientações referentes as duas vacinas (HPV e Influenza).

“Iremos ter um apoio dos alunos do curso técnico de enfermagem no trabalho de mobilização e no registro de informações. Tivemos uma participação excelente e o aproveitamento do conteúdo repassado também foi bastante satisfatório. Esperamos alcançar um bom resultado com esse trabalho”, disse Socorro Guedes.

Rafaela Lucena, professora do Curso Técnico de Enfermagem (ECISA-FIP), ressaltou que os alunos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento já adquirido no centro acadêmico, para colocar em prática no dia D da Vacinação contra influenza, no próximo sábado, dia 09, e também nas ações dentro das unidades básicas de saúde.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Sandra de Lurdes, agradeceu a parceria das Faculdades Integradas de Patos, da Ecisa, através da pessoa de Tico, da equipe de professores e alunos.

Helio Barbosa

Polícia prende em João Pessoa dois empresários acusados de estelionato


Dois empresários foram presos no início da tarde desta quarta-feira (6) por policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa. O empresário da construção civil Guilherme Campelo Rabay Neto, 26 anos, e o empresário Agliberto Serra Peixoto de Vasconcelos, 73 anos, são acusados de estelionato.

As investigações começaram há cerca de quatro meses e, de acordo com o que foi apurado, o empresário Guilherme Campelo realizava várias contratações com uma empresa da construção civil de maneira fraudulenta, emitindo cheques e forjando transferências bancárias.

O empresário foi preso em virtude de mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de João Pessoa. Está não é a primeira vez que Guilherme Campelo tem prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele já foi preso antes acusado de fraudar a transferência de um veículo, mas estava aguardando julgamento em liberdade. Guilherme Campelo ainda responde a outros inquéritos policiais relacionados à negociação de veículos e cumprimento de contrato em geral, lesando várias vítimas em João Pessoa e em outras cidades da Paraíba.

Já a segunda pessoa presa pelos policiais civis, Agliberto Serra, foi denunciado por fraudes relacionadas á abertura de empresas de seguros fantasmas. O levantamento feito pela polícia mostrou que ele usava as empresas Aries Internacional do Brasil, Golden Corretora, Planeta Corretora e US CASH Corretora de Serviços Financeiros LTDA para realizar contratos com as vítimas, prometendo a abertura de contas correntes, facilidade de crédito e empréstimos consignados prometendo um ganho fácil e retorno garantido nos contratos de investimento. Para praticar estes golpes Agliberto Serra agia em parceria com o filho Wellington Ângelo e Edson Azevedo.

O delegado de Defraudações e Falsificações, Lucas Sá, pediu a prisão preventiva dos três suspeitos, que vão responder pela prática de diversos crimes de estelionato e associação criminosa. Agliberto Serra foi encaminhado para o presídio do Roger. Já os outros dois acusados, Wellington Ângelo e Edson Azevedo, continuam foragidos.

Secom

Agentes da PRF realizam parto dentro de um carro em Pombal




Policiais rodoviários federais realizaram um parto dentro de um carro na tarde de hoje (6), em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pombal, Sertão da Paraíba.

A gestante Iris Beatriz Custódio, de 24 anos, estava indo do município de Lagoa com destino à maternidade da cidade de Alexandria, Sertão paraibano, onde seria internada para dar a luz nesta próxima quinta-feira. Às 16h um Gol vermelho parou em frente à unidade da PRF de Pombal, localizado na BR 230, e o motorista desceu gritando: “ela está nascendo”. Surpresos, os três agentes da PRF que lá se encontravam correram até o carro e perceberam que a jovem estava entrando em trabalho de parto. De imediato, iniciaram os procedimentos dentro do próprio veículo. Três minutos depois a criança nasceu; uma menina, que será registrada como Taysa Iane Custódio.

Iris já é mãe de outras duas crianças, de 7 e 2 anos. A jovem mora no Sítio Barroquinha, que fica em Lagoa.

Após o parto uma equipe do SAMU chegou ao posto, onde cortaram o cordão umbilical e, em seguida, transportaram mãe e filha até o Hospital Regional de Pombal.


fotos são de autoria do PRF Thyago Batista


Assessoria de Comunicação Social/PRF

Câmara de Patos aprovou quatro Projetos de Lei e 12 Requerimentos na noite desta terça


Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 05 de maio, deram entrada para leitura três Projetos de Lei e 12 Requerimentos, dos quais, a presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), apresentou três, sendo um em conjunto com o vereador Maurício Alves; o vereador Diogo Medeiros (PSB), apresentou quatro; o vereador Jardelson Pereira (PV) apresentou três; o vereador Maurício Alves (PMDB) apresentou dois; e o vereador Toinho Nascimento (PV) apresentou um.

Entre os três Projetos de Lei apresentados para leitura e encaminhados para a sala das Comissões Temáticas, o Projeto de Lei Nº 25/2015, de autoria da vereadora Nadir Rodrigues Guedes, que institui o mês de maio como o mês de prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, designado como “Maio”, a pedido da autora, recebeu o parecer verbal da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e foi votado em 1ª e 2ª votação, sendo aprovado por unanimidade pelos pares.

Também foram votados e aprovados durante a sessão o Projeto de Lei 06/2015, do Poder Executivo Municipal, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 3.541, de 23 de dezembro de 2006; o Projeto de Lei Nº 16/2015, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), que denomina a Travessa Antônio Gomes e Projeto de Lei 63/2015, do vereador Diogo Medeiros, que denomina a Travessa Professora Maria de Fátima Lacerda Ramalho.

Na Tribuna

Cinco vereadores se inscreveram para utilizar o espaço da Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na noite desta terça-feira. Pronunciaram-se, pela ordem, a presidente Nadir Rodrigues Guedes, o vereador Diogo Medeiros, a vereadora Lucinha Peixoto, a vereadora Cláudia Leitão (PR) e o vereador Maurício Alves.

Em seu pronunciamento a presidente Nadir Rodrigues destacou os Requerimentos e Projetos de Lei por ela apresentados, com ênfase para o Requerimento Nº 109/2015, com pedido para realização de uma Audiência Pública, no dia 18, para debater sobre o Dia Nacional de Luta Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O vereador Diogo Medeiros foi o segundo orador da noite e também falou sobre os requerimentos e o projeto apresentado, além disso, reforçou a solicitação para reabertura dos postos artesianos existentes na cidade de Patos, que segundo ele, seriam uma alternativa viável a utilização pela Construção Civil.

A vereadora Lucinha Peixoto, em seu tempo regulamentar, congratulou a Prefeitura de Patos pelas inaugurações do Centro de Comercialização Batista Leitão e o Ginásio de Esportes de Santa Gertrudes, e, ao mesmo tempo, cobrou uma visita da prefeita Francisca Motta ao bairro Novo Horizonte, justificando que é cobrada pela população pelos resultados de suas solicitações encaminhadas ao Executivo Municipal.

A vereadora Claudia Leitão também fez uso da tribuna, onde destacou a sua participação no XVII Encontro Nacional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), que aconteceu de 28 a 30 de abril em Fortaleza a. A vereadora falou sobre os temas debatidos e como estes afetam alguns serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A parlamentar anda comentou que o CONGEMAS está convocando todos os profissionais da assistência social para um dia de paralisação a ser realizado no dia 15 de maio, que é o dia do assistente social.

O ultimo orador da noite foi o vereador Maurício Alves, que iniciou seu discurso parabenizando a prefeita Francisca Motta pela inauguração do Ginásio de Esportes de Santa Gertrudes e pela realização da audiência do orçamento participativo, neste final de semana. Maurício também destacou a Audiência Pública que será realizada em conjunto com a Comissão Especial da Câmara Federal que está discutindo a pauta da Zona Franca do Semiárido e parabenizou a Casa Juvenal Lúcio de Sousa pelo debate realizado na noite da última segunda, em conjunto com a Frente Parlamentar da Água, Assembleia Legislativa da Paraíba.

 Ascom | Câmara Municipal de Patos

Secretária de Infraestrutura e prefeita visitam obras e serviços em vários bairros de Patos

A secretária de Infraestrutura de Patos, juntamente com a prefeita Francisca Motta, visitou nessa terça-feira (05), serviços de drenagem e terraplanagem em vários bairros da cidade. A primeira visita realizada pela prefeita foi às obras de drenagem do bairro São Sebastião, onde estão sendo concluídos cerca de 200m de drenagem com tubos de concreto.

Em seguida, a prefeita visitou a área onde está prestes a ser iniciada uma praça de grande amplitude no bairro Noé Trajano. A praça contará com quadra de areia, pista de skate, playground, etc.

Já no bairro Salgadinho, a prefeita e a secretária inspecionaram o serviço de terraplanagem e esgotamento sanitário. No bairro Sete Casas, a gestora e secretária conferiram a continuidade do serviço de conserto de um fossão, que logo será concluído após ser realizado o serviço de esgotamento sanitário.  Além disso, a secretária adiantou que a prefeita Francisca Motta quer fazer o melhoramento de algumas ruas, bem como construir um campo de futebol para crianças, naquela localidade.

“Foi um dia muito produtivo, tendo em vista que tomamos decisões importantes em relação às melhorias que estão sendo feitas e que ainda terão início em alguns bairros da cidade. A presença da gestora torna as decisões mais céleres e com certeza as melhorias chegam mais rápido às comunidades”, explicou a secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade.  

coordecom

Arquivo do blog