Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de dezembro de 2014

6ª Gerência de Saúde é referência em prevenção à dengue e chikungunya


Desde março deste ano, a partir dos relatórios divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado sobre os índices de infestação da dengue nos 223 municípios paraibanos, a 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, com suporte dos coordenadores de Vigilância Ambiental, passou a planejar ações mais intensas nas localidades sob sua jurisdição.

Segundo Eugênio Pacceli, um dos coordenadores de Vigilância Ambiental, foi montado com os apoiadores da 6ª GRS um calendário permanente de acompanhamento aos municípios. “Trata-se de um trabalho persistente para que os municípios estejam sempre atentos à problemática da dengue”, explica Pacceli.

No mês passado o gerente José Leudo Farias esteve reunido com os apoiadores e coordenadores da Vigilância Ambiental analisando os boletins referentes aos índices de infestação. Foi montada uma agenda com os municípios que compõem essa gerência e todos os dias uma equipe se dirige a cada um deles, previamente avisados, para discutir com a sociedade organizada, órgãos de saúde, escolas, igrejas e comunidade em geral os cuidados que devem ser tomados para evitar a dengue.

Nesses encontros ocorre também o trabalho de campo, com busca ativa de focos do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, febre essa transmitida também pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Eugênio explica que o vírus provoca sintomas bem parecidos com a dengue só que o doente sente dores muito fortes. A palavra chikungunya significa justamente “aqueles que se dobram”, isso pela postura do paciente causada pelas fortes dores nas articulações. Há notificações de casos de chikungunya no vizinho estado de Pernambuco e os cuidados têm que ser redobrados.

Três municípios necessitaram de maior atenção e uma programação mais intensificada, Malta, Desterro e Cacimbas, que apresentaram índices bastante elevados em relação aos demais. “Temos que ter muito cuidado, fazer um trabalho preventivo bem feito, especialmente nesse período que antecede as chuvas para quando o inverno chegar não corra o risco de epidemia de dengue”, comentou Eugênio.



 Marcos Eugênio

Vereadoras debatem políticas públicas para ampliar rede de atenção à mulher vítima de violência em Patos


Em Audiência Pública realizada na noite da sexta-feira, 05, no Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a presidente Nadigerlane Rodrigues Guedes e as vereadoras Cláudia Leitão, Isis Karla e Lucinha Peixoto, debateram junto com representantes de alguns órgãos de atenção à mulher e com a secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Patos, Delma Bezerra, temas relacionados à Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, possíveis estratégias para este fim e as ações de proteção a mulher que são desenvolvidas no município.

A secretária Delma Bezerra avaliou como bastante proveitoso o debate e destacou a participação feminina na Câmara e no Executivo Municipal como importante para estas lutas. “Aconteceram depoimentos maravilhosos nesta noite. Falamos dos interesses da mulher num todo, mas sempre voltado para os 16 Dias de Ativismo, o que foi um momento muito interessante e mais audiências iguais a esta, teriam que acontecer, porque a mulher em si, a cada dia sobe um degrau e nós estamos trabalhando de todas as formas para que cada dia melhore o atendimento à mulher patoense. E esse debate aqui, junto com as nossas vereadoras, que hoje são quatro, com a nossa prefeita Francisca Motta, que também é mulher, só contribui para engrandecer os movimentos feministas”, comemorou Delma.

A presidente da Câmara e propositora do Requerimento Nº 255/2014, que convocou esta Audiência Pública, ponderou sobre o público presente, reafirmando que, a quantidade, especialmente se tratando de movimentos de luta pela não violência contra a mulher, nunca foi um fator preponderante.

“Todo movimento que diz respeito à violência contra a mulher, ele não dispõe de um público tão grande, porém o nosso objetivo não é quantidade e sim qualidade. É importante que as pessoas que estão aqui, que são multiplicadoras de opinião, que são pessoas que estão diuturnamente voltadas para a prevenção, para o fim da violência contra a mulher, saibam que esta Casa está atuante e, principalmente, foi muito importante para nós vereadoras ouvirmos o que elas tinham a dizer”, enfatizou.

Nadir também comentou sobre a ausência da delegada Tâmara Lenina Xavier de Lucena, responsável da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, que não pôde comparecer, justamente, por estar atendendo um caso de violência naquele momento.

“Na noite de hoje, quando debatemos as principais formas de violência às quais as mulheres são submetidas, infelizmente, não pudemos contar com a presença da Drª. Tâmara, pois a mesma estava em atendimento à mulher, e esse atendimento nesse horário é um fator resultante do trabalho desta Casa, que conseguiu por meio de requerimento viabilizar o funcionamento da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher em tempo integral, incluindo finais de semana e feriados, pois se esta Casa não tivesse lutado por este atendimento à noite, com certeza a delegada estaria aqui, mas a mulher não estaria recebendo o atendimento devido”, ressaltou.

A vereadora Cláudia Leitão disse que a Casa está de parabéns por não ter deixado passar despercebida esta data tão importante e lembrou as mulheres patoenses que aqui na cidade elas têm uma gama de serviços a que podem procurar em casos de violência.

“Esta Casa está de parabéns por não ter deixado passar em branco esta data tão importante dos 16 Dias de Ativismo, que aborda a violência contra a mulher. Aqui tomamos conhecimento que, no ano passado, tivemos um indicativo de 352 mulheres que foram vitimadas e que buscaram os serviços do CRAM e da Delegacia da Mulher para fazer a sua denúncia, mas, a gente entende que ainda é pouco para Patos. A gente sabe que esse número é bem mais amplo e esse momento de hoje é um convite e um alerta que fazemos à mulher, dizendo que ela precisa dizer basta a violência e procurar os equipamentos que estão disponíveis em nossa cidade, quer seja o CRAM, a Delegacia da Mulher, os CRAS, ou os CREAS e que não tenham vergonha de fazê-lo, pois em Patos elas encontram condições de serem atendidas e de receber um atendimento de qualidade”, conclamou a vereadora.

A partir do debate surgiram propostas que serão encaminhadas para apreciação da Câmara Municipal e também outras demandas que já terão início nesta semana, quando na próxima quarta-feira, as vereadoras, acompanhadas pela representante da UBM, Elizabete Barreto, pela presidente da Associação de Mulheres dos Bairros, Terezinha de Jesus, pela assessora jurídica do CRAM, Maria do Carmo França e pela representante da Secretaria de Educação de Patos, Marlieide Rodrigues, que também participaram da audiência, irão fazer uma visita ao CRAM e, posteriormente, visitarão os demais órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher vítima de violência em Patos.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Presidente do Nacional de Patos entra com liminar para ter direito a voto

Afranildo Pereira
"O Nacional Atlético Clube de Patos não tem culpa se a ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol, a senhora Rosilene Gomes, extraviou a documentação do clube". Este é o argumento do presidente do Nacional de Patos, Afranildo Pereira, que prometeu na próxima segunda-feira entrar com uma liminar na Justiça Desportiva para que o clube possa votar nas eleições para a nova diretoria da FPF.

Ele, cujo mandato a frente do Nacional termina este mês, explica que o clube está impossibilitado, juntamente com o Esporte, também de Patos, de participar do pleito, tudo por culta da administração Rosilene Gomes. O Nacional, que desistiu de participar do Campeonato Paraibano 1ª divisão 2014 por falta de condições financeiras, disputará a segunda divisão. 

Marcos Eugênio

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governo do Estado paga Abono Natalino a partir deste sábado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em conjunto com os Correios e com o apoio da Secretaria de Segurança e Defesa Social e a Polícia Militar, começa neste sábado (6) o pagamento do Abono Natalino para 526.195 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Para isso, foi elaborado um cronograma a fim de garantir a tranquilidade da ação.


Neste sábado (6), o pagamento ocorrerá nos 25 municípios sem agência de Correios, mais o município de Barra de São Miguel, localidade em que a agência passa por reparos, contemplando 18 mil famílias.


Os demais municípios seguirão o calendário definido pela Sedh, que vai de 9 a 22 de dezembro (de segunda à sexta) e será organizado de acordo com o último Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família. No dia 23, o pagamento ocorrerá para todos os retardatários.


Cronograma – Nas 26 cidades em que haverá pagamento neste sábado (6), a ação será feita em escolas da rede estadual, ginásios esportivos e ainda em associações. Os municípios são: Algodão de Jandaíra, Amparo, Baraúnas, Barra de São Miguel, Capim, Casserengue, Caturité, Coxixola,Gado Bravo, Logradouro, Matinhas, Mato Grosso, Quixaba, Riachão Bacamarte, Riachão do Poço, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Santa Inês, São Domingos de Pombal, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São José dos Ramos,Sertãozinho, Sossego, Tenório, Zabelê. O horário de atendimento será das 8h às 12h.  


Já a partir do dia 9 de dezembro, o pagamento será feito em todos os demais municípios paraibanos que têm Agência dos Correios obedecendo ao cronograma definido pela Sedh, exceto em João Pessoa e Campina Grande, onde foram montados Postos Avançados no Estádio Almeidão e no Centro de Artes da UEPB, respectivamente.


Para receber o abono, o beneficiário deverá apresentar CPF e documento de identidade com foto (RG, CNH ou CTPS). O pagamento do abono será feito por meio do Vale Postal Nacional Eletrônico (VPNE), com recursos do Governo do Estado.


Serviço:Bolsa Família

Os beneficiários devem ficar atentos para o último Número de Identificação Social (NIS), que tem no cartão do Bolsa Família. 

Em João Pessoa, o pagamento será feito no Almeidão, das 8h às 17h. (obedecendo o cronograma de numeração do NIS) 

Em Campina Grande, o pagamento será feito no Centro de Artes da Universidade Estadual da Paraíba, das 8h às 17h

Nos demais municípios o atendimento segue o horário de cada Agência:
DATA
NÚMERO DO NIS
06.12.14
Recebem todos os beneficiários das 25 cidades que não têm Agência dos Correios e mais uma cidade, cuja Agência está em manutenção;
09.12.14 (terça-feira)
NIS final 1
10.12.14 (quarta-feira)
NIS final 2
11.12.14 (quinta-feira)
NIS final 3
12.12.14 (sexta-feira)
NIS final 4
Sábado
Não haverá pagamento
Domingo
Não haverá pagamento
15.12.14
NIS final 5
16.12.14
NIS final 6
17.12.14
NIS final 7
18.12.14
NIS final 8
19.12.14
NIS final 9
Sábado
Não haverá pagamento
Domingo
Não haverá pagamento
22.12.14
NIS final 0
23.12.14
Retardatários

Locais de pagamento no dia 6 de dezembro
MUNICÍPIO DO PAGAMENTO

NOME DA ESCOLA
ENDEREÇO DAS ESCOLAS
ALGODÃO DE JANDAIRA
EEEFM EUCLIDES MOUZINHO DOS SANTOS
R. VICENTE FERREIRA DE LIMA S/N
AMPARO
EEEFM DE AMPARO


R. VEREADOR CICERO SOARES - CENTRO
BARAÚNAS
EEEFM PREFEITO SEVERINO PEREIRA GOMES
RUA GETÚLIO VARGAS, CENTRO –S/N
CAPIM
EEEF DO DISTRITO DE CAPIM
R JOÃO MAURÍCIO, S/N, CENTRO
CASSERENGUE
EEEFM PROFESSORA BEATRIZ MARIA DE ABREU
R AIRTON SENA, 515, CENTRO
CATURITE
EEEFM FELIX ARAÚJO
R JOÃO QUEIROGA, S/N, CENTRO
COXIXOLA
EEEIEFM MANOEL HONORATO SOBRINHO
R MANUEL JOSE DAS NEVES, S/N, CENTRO
GADO BRAVO
EEEFM JOÃO DA SILVA MONTEIRO
RPROJETADA, S/N, BAIRRO CENTRO
LOGRADOURO
EEEFM PREFEITO JOSÉ ANTONIO NEVES
R FRANCISCO XAVIER DE OLIVEIRA, S/N, CENTRO
MATINHAS
EEEFM DOUTOR ARTUR VIRGINIO DE MOURA
R MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, S/N, CENTRO
MATO GROSSO
EEEFM JOSE SERAFIM DE LIMA
R ANTONIO SERAFIM DE LIMA, S/N, CENTRO
QUIXABA
EEEFM HERCULANO PEREIRA
R JANUNCIO CANDEIA, S/N, CENTRO
RIACHÃO DO BACAMARTE
EEEFM ADAUTO CABRAL DE VASCONCELOS

R. SEN CABRAL
RIACHÃO DO POÇO
ESCOLA JOÃO FERREIRA ALVES
Rua João Ferreira Alves s/n – Centro
RIACHO DE SANTO ANTONIO
 MUNICIPAL JOSEFA LÍDIA DA SILVA
Rua Joaquim Santana –Em frente à Câmara de Vereadores
SANTA CECILIA
EEEFM ANTONIO FRANCISCO GOMES
PRAÇA DA MATRIZ, S/N, CENTRO
SANTA INÊS
GINÁSIO POLIESPORTIVO
R JOAO RODRIGUES DO NASCIMENTO, VIZINHO A ESCOLA FELIX PEREIRA DOS REIS
SÃO DOMINGOS DE POMBAL
EEEFM SÃO DOMINGOS
DISTRITO DE SÃO DOMINGOS, S/N
CENTRO
SÃO JOSÉ DE PRINCESA
ESCOLA MUNICIPAL ALZIRA MOURA DE MAGALHÃES
Rua Ornézia Nogueira s/n
SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ
EEEFM OLÍVIA SARAIVA MAIA
RUA CÔNEGO SANDOVAL, S/N
CENTRO
SÃO JOSÉ DOS RAMOS
EEEFM JOCELYN VELLOSO BORGES
AV. PIO GONÇALVES CHAVES, S/N
CENTRO
SERTÃOZINHO

EEEF JOÃO DE FREITAS MOUZINHO

AV. JOÃO DE FREITAS MOUZINHO, S/N CENTRO
SOSSEGO
EEEEFM JOSÉ VITORINO DE MEDEIROS
R. ELIEZER FRANCISCO DOS SANTOS, S/N - CENTRO
TENÓRIO
EEEIIEFM MARIA LIDIA RANGEL
R. ANA DIVA MOTA DE AZEVEDO, S/N - CENTRO
ZABELÊ
ASSOCIAÇÃO ZABELÊ BAMBINO
Chegar na Praça – perto da antiga Igreja
BARRA DE SÃO MIGUEL
EEEFEM MELQUÍADES TEJO
TENENTE PEDROSA, S/N AO LADO DA IGREJA MATRIZ

Arquivo do blog