Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de outubro de 2016

Polícia prende mulher com 30 kg de drogas na Capital



A Polícia Militar da Paraíba desarticulou, na noite dessa sexta-feira (15), mais um ponto de venda drogas, desta vez no bairro Valentina Figueiredo. Na ação foram apreendidos com uma mulher de 29 anos cerca de 30 kg de drogas, entre maconha, crack e cocaína, uma balança de precisão e uma arma de fogo.

As equipes policiais da Força Tática do 5º Batalhão, coordenadas pelo tenente Bertuni Silva, realizavam rondas no bairro Valentina Figueiredo quando receberam informações sobre um ponto de venda de drogas na localidade.

Ao realizar rondas e diligências, os policiais encontraram, no Valentina I, a residência que servia como local de guarda e tráfico de drogas. No local, foram encontrados aproximadamente 30 quilogramas de drogas como maconha, crack e cocaína, uma balança de precisão e ainda uma arma de fogo de calibre indefinido.

A mulher que realizava a guarda da droga, Tatiana da Silva Borges, de 29 anos, e o material apreendido foram conduzidos à sede da Polícia Federal, na cidade de Cabedelo, onde ela foi autuada por porte ilegal de drogas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Prefeito eleito de Mãe d’Água diz que irá bater em todas as portas com pedidos para o município




O prefeito eleito da cidade de Mãe d’Água, Francisco Cirino, concedeu entrevista na tarde desta quinta-feira, 13, ao Programa Cidade em Debate, do Sistema Itatiunga de Comunicação, onde fez um balanço da campanha, agradeceu pelos votos recebidos e falou sobre perspectivas para seu governo.

Cirino destacou a união de forças no município e ressaltou o resultado positivo da campanha, que segundo ele, foi realizada com base em uma campanha sem discussões.

“Nossa candidatura este ano foi construída a partir da união entre as duas maiores forças políticas do município. Este acordo teve como principio a promoção de uma campanha sem desavenças, onde pudéssemos ter a certeza de que, ao final do pleito, todas as famílias de nosso município estariam em paz. A população aceitou e apoiou esta união e o resultado foi deflagrado nas urnas, onde obtivemos 2.374 votos, o que representa 74,28% dos votos válidos”, pontuou o prefeito eleito.

O candidato eleito também falou sobre o processo de transição de Governo, para o qual, de acordo com ele a equipe já está montada, aguardando apenas a homologação do resultado das Eleições por parte da Comarca de Teixeira.

Cirino disse que seu governo será de muito trabalho. Trabalho conjunto com a Câmara de Vereadores, com quem ele disse já manter um bom relacionamento mesmo nos períodos em que fazia oposição ao Governo Municipal e demonstrou interesse e vontade em buscar recursos e parcerias junto ao Governo Federal, através dos parlamentares, bem como junto ao Governo do Estado.

“A nossa maior preocupação é com o trabalho e, posso assegurar para todos os mãedaguenses, que eu já estou batendo a porta de todo mundo. Já estou com a bandeja de reivindicações nas mãos e não vou deixar ninguém sossegar. Vou atrás do possível e, quem sabe até o impossível, pois o meu interesse pelo meu município é maior do que as minhas convicções políticas. Já estamos batendo a porta dos nossos deputados, pedindo para que eles coloquem emendas, pois elas são de extrema necessidade para que possamos chegar ao nosso objetivo. E o povo de Mãe d’Água pode ter certeza de uma coisa: empenho e vontade de trabalhar não vai faltar a esta pessoa”, concluiu Cirino.


Cledilma Cordeiro

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Câncer de mama: “Falta orientação na atenção básica”, alerta mastologista









Em plena campanha do Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o médico mastologistas Thiago Pereira, tem sido um dos mais atuantes no trabalho educativo sobre a doença. Uma prova disso tem sido seu tempo destinado praticamente à palestras em Patos e municípios da regional.

Na manhã desta quinta-feira 13 o público alvo de suas conversas, como gosta de frisar, foi de profissionais de saúde, um público de extrema responsabilidade na acolhida das mulheres nas unidades básicas de saúde. O encontro ocorreu no auditório da 6ª Gerência regional de Saúde, com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, funcionários da GRS, dentre outros.

“Nessa palestra, bastante proveitosa, deu pra gente chamar atenção para o diagnóstico precoce, a mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Destacamos também algumas alterações mamárias, simples, que podem ser resolvidas no próprio PSF, o que ajuda a desafogar a referência em mama, que é o Frei Damião, e assim podermos otimizar aqueles que precisam ser atendidos, e por causa de uma fila longa, há muita demora”, falou Thiago da programação da palestra.

Ele fez crítica à falta de orientação às mulheres sobre os cuidados com o corpo. Disse que, infelizmente, existe é real e precisa mudar. Enfatizou ser necessário haver essa atenção mais intensa na unidade de saúde sobre outros males, como câncer de colo de útero, tratar da educação alimentar, a prática de atividades física, cuidados com o coração. “Fazendo isso evitaremos doenças ou se detectarmos teremos como tratar”, acrescentou.

Thiago pereira destacou a importância da campanha do Outubro Rosa, mesmo com todas as dificuldades, pois não adianta apenas a conscientização da população, sem que haja uma rede por trás que ofereça tratamento digno a quem precisa. “Precisamos de mais centros especializados para tratamento de câncer, de diagnóstico para biópsias e não apenas exames de mamografia”, criticou.

Sobre o crescimento de novos casos de câncer no Brasil e no mundo, como atestam os estudos científicos, diz que talvez isso ocorra pelo melhor diagnóstico hoje possível, mas também pela maior exposição a fatores de risco, como poluição, sedentarismo, obesidade, alimentação desregrada.

A gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, avaliou positivamente essa ação educadora e comentou as dúvidas, comentários dos profissionais de saúde que mostram ser precisam ser sanadas, como acesso, acolhimento dessa população, fazendo-se necessário entender não apenas a técnica, mas que a detecção precoce do câncer, que pode ser feita pelo profissional na unidade de saúde, saber acolher e fazer encaminhamento para serviços especializados. “Muito importante esses encontros com os profissionais de saúde que realizam a atenção primária da população. Ainda não temos um acesso bacana dentro da unidade de saúde e conversar sobre esse e outros temas nunca é demais para podermos oferecer um atendimento cada vez melhor”, disse Liliane Sena. 

Sobre o exame mais preciso para detecção do câncer de mama, a mamografia, explicou que sempre há vaga na Maternidade Peregrino Filho, cuja oferta mensal é de 280 exames para os municípios da região, mas que em outubro e novembro o número aumenta para 380. Inclusive ainda existem vagas para este mês de outubro.

Gerúsia Delfino, que coordena o Grupo Amigas Viva a Vida, elogiou a participação da sociedade na campanha do Outubro Rosa, destacando a mobilização com os profissionais de saúde. “Foi muito importante eles atenderem ao chamado para discutirmos a rotina de atendimento ao público feminino no PSF. Se a mulher sai da unidade de saúde sem uma requisição na mão ela talvez não volte mais àquele posto. A semente foi plantada e acredito que muitos frutos vingarão para a melhoria da atenção à saúde da mulher”, enfatizou Gerúsia.



Marcos Eugênio

Alunos FERA doam presentes em creche Semana da Criança FERA


Alunos do Ensino Fundamental II do FERA Colégio e Curso, doaram vários presentes para as crianças da Creche Municipal Manoel Quinídio Sobral, como parte das comemorações da semana da criança.
Na última terça-feira, 11, data escolhida para a entrega dos presentes em mais um ano de realização deste maravilhoso projeto, nossos alunos foram recebidos com muita festa e com muito carinho pelas crianças que aguardavam com muita ansiedade receber os presentes doados pelos alunos.
As crianças da Creche além de animadas com a visita, ficaram contentes com os presentes, com as brincadeiras e do maravilhoso lanche preparado especialmente para comemorar esse belo dia.
Agradecemos a todos que abraçaram essa nossa campanha. Esperamos que nossos alunos, reflitam sobre a necessidade de ajudar e compartilhar com os mais carentes o amor e a solidariedade.

Confira as Imagens: Creche Manoel Quinídio Sobral
LINK
http://colegiogeopatos.com.br/index.php/fotosgeo/category/66-doacao-de-presentes-creche

FERA com

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Outubro Rosa:


Palestra alerta mulheres sobre riscos de câncer de mama









Aconteceu na noite desta terça-feira 11 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, uma palestra com o mastologista Thiago Pereira, que abordou o tema “Câncer de mama tem cura, procure e cure”, dentro da programação do Outubro Rosa. O evento, promovido pelo grupo Amigas Viva a Vida, de ajuda a portadores de câncer, contou com a presença de mulheres trabalhadoras de algumas empresas locais.

O médico apresentou estatísticas assustadoras sobre a doença, que matou em 2013, no mundo, segundo estudos da Universidade de Washington, cerca de 471 mil pessoas e fez surgir 1,8 milhão de novos casos. No Brasil a previsão do INCA – Instituto Nacional do Câncer é que surjam este ano 57.960 novos casos desse tipo específico de câncer. O câncer de mama não está restrito à mulher. Isso também foi alertado pelo mastologista. Em 2013 o número de homens que foram óbito por câncer de mama foi de 181 em nosso país. Já a quantidade de mulheres foi de 14.206.

“Não é para se temer o câncer e sim ter os devidos cuidados, como fazer o autoexame da mama, tanto a mulher, a partir dos 20 anos, quanto o homem, uma vez por mês. É importante que a mulher faça anualmente a mamografia após os 40 anos, isso por que 25% de casos notificados de câncer de mama ocorrem em mulheres com menos de 50 anos”, orienta Thiago.

Mamografia

Sobre o exame da mamografia, oferecido às mulheres pelo SUS na Maternidade Peregrino Filho de Patos, diz que o desconforto do exame às vezes assusta às mulheres, porém isso ocorre muitas vezes por falta de informação. O exame é rápido e o mais seguro para detectar o câncer, que descoberto precocemente sua cura chega a 98%.

A orientação para uma vida mais saudável é não ser sedentário, fazendo exercícios diariamente, evitar alimentos inadequados, a exemplo dos industrializados, não fumar e nem abusar do álcool.

Ao final da palestra do mastologista houve depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer. O Grupo Amigas Viva a Vida, que já conseguiu importantes conquistas, como fazer o mamógrafo da Maternidade Peregrino Filho funcionar, agora luta para que a Unacon – unidade de Oncologia de Patos seja aberta. Tenta mobilizar, não apenas a classe política para pressionar o Governo Federal a liberar recursos de custeio, já que o prédio já foi concluído, mas também a sociedade como um todo.

Nesta quinta-feira também haverá programação do Outubro Rosa, durante toda a manhã, na sede da 6ª Gerência de Saúde. Funcionários da Gerência, profissionais de saúde devem marcar presença.

Marcos Eugênio


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

‘Outubro Rosa’ é aberto em Patos e oferece palestras, orientação e exames de prevenção ao câncer de mama


A campanha ‘Outubro Rosa’ foi aberta na manhã desta segunda-feira  (10) pelo prefeito interino Lenildo Morais em solenidade em frente a Prefeitura de Patos com a divulgação da programação da campanha.


O prefeito Lenildo Morais informou que manterá contato com o governador Ricardo Coutinho para discutir sobre a abertura do Hospital de Oncologia de Patos. Na opinião de Lenildo, além de trabalhar para a abertura do hospital, é importante intensificar o trabalho de prevenção através do apoio a entidades de luta pela saúde da mulher.

O prefeito acredita que é necessário também proporcionar as condições para que os órgãos de saúde pública possam oferecer à mulher a orientação e os exames preventivos a que elas têm direito.

A secretária de Saúde, Rayanne Dantas, informou que durante este mês, além de palestras e cursos de formação para os profissionais das unidades de saúde, as mulheres patoenses receberão orientações preventivas e os casos com atenção especial ou suspeitas da doença serão encaminhados para a realização  de exemes, como ultrassonografia e mamografia.

“No calendário de eventos, teremos palestras com mastologistas que vão ajudar e orientar as mulheres, principalmente sobre o autoexame, porque a mulher se conhecendo melhor vai poder procurar atendimento o mais rápido possível”, esclareceu.

As palestras acontecem nas unidades de saúde, e em outras instituições como Forum Miguel Sátyro, Presídio Feminino, 3º Batalhão da PM e Faculdades Integradas de Patos.

Delma Bezerra, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, disse que a campanha Outubro Rosa em Patos começou a se intensificar com a instituição Viva a Vida há cerca de 9 anos e se intensificou com o apoio de órgãos governamentais tanto em nível de município como do Estado.

“É uma luta constante, buscando o melhor para a saúde da mulher de Patos”, reforçou. Delma acredita que a conscientização é muito importante para evitar mortes de mulheres por conta do câncer de mama e a união de forças vem ajudando na intensificação desse trabalho de luta pela saúde e vida para as mulheres.


Luciana Rodrigues

domingo, 9 de outubro de 2016

Doze estados, entre eles a Paraíba, pagarão 13º

Embora a situação fiscal seja delicada para todos, 12 Estados (Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraná, Piauí, São Paulo, Santa Catarina,  Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Espírito Santo e Maranhão) afirmaram que vão pagar o 13.º dentro do prazo. “Estou perdendo todos os cabelos, mas vamos conseguir pagar o 13.º em dia até o dia 20 de dezembro”, brincou o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro. A folha tem custo de R$ 275 milhões para o pagamento de 70 mil servidores ativos e aposentados.
 
“A maioria dos Estados paga o 13.º. O salário de dezembro que é uma incógnita”, disse o secretário estadual da Fazenda do Rio Grande do Norte, André Horta. Coordenador do consórcio que reúne todos os secretários de Fazenda dos Estados, Horta disse que o governo estadual efetua o pagamento dos salários para os funcionários da ativa à medida em que entra dinheiro.
 
No Paraná, o secretário de Fazenda, Mauro Ricardo Costa, também garante o depósito conforme o cronograma. Por lá, o pagamento é feito em parcela única, em 20 de dezembro. “Consideramos até antecipar alguns dias para que as pessoas possam se programar, comprem a ceia, presentes ou se organizem”, disse.
Publicidade
 
Apesar disso, o secretário paranaense adiantou que o ritmo ainda fraco na arrecadação impedirá a concessão de aumento salarial no início de 2017. A reposição da inflação geraria impacto de R$ 2,1 bilhões. “No momento, não há nenhum índice previsto para correção dos salários”, afirmou Costa.
 
O Piauí pagará em dia, mas apenas porque realocou R$ 300 milhões que iriam para investimentos. O pagamento do benefício é dividido em duas parcelas, uma no aniversário do servidor e outra em dezembro, contemplando 58 mil servidores entre ativos e inativos. “A rigor, todos os Estados estão com dificuldade, seja pela queda da receita própria, seja pela queda das transferências”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias.
 
“Não está sendo fácil, o cobertor está curtíssimo”, disse o secretário de Fazenda do Espírito Santo, Paulo Roberto Ferreira. A folha de pagamento dos mais de 92 mil servidores custa R$ 340 milhões por mês. A arrecadação do Estado foi afetada não só pela crise, mas também pelo fechamento da Samarco, depois do rompimento da barragem de Mariana (MG), por uma seca prolongada e pela queda no preço do petróleo. Nos oito primeiros meses do ano, o Estado deixou de arrecadar R$ 383 milhões, segundo o secretário.
 
O secretário de Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, disse que os Estados que fizeram a “besteira” de quitar as dívidas com a União estão sendo injustiçados no socorro federal com a renegociação dos débitos.

“Estamos segurando a folha na unha”, disse a secretária de Goiás, Ana Carla Abrão. Segundo ela, os servidores do Executivo estão há dois anos sem reajuste nos salários. Em Goiás, 76% da receita líquida são usados para pagar o funcionalismo, ao custo de R$ 1 bilhão.
 
Cinco Estados foram procurados pela reportagem, mas não responderam aos questionamentos.
 
 
 
Estadão

‘Outubro Rosa’ será aberto nesta segunda-feira (10) com divulgação da programação da campanha em Patos


O calendário de eventos do ‘Outubro Rosa’ em Patos será divulgado na manhã desta segunda-feira (10) durante abertura da campanha no município, feita pelo prefeito em exercício, Lenildo Morais (PT). 

A solenidade acontece na sede da Prefeitura, a partir das 8h. Foram convidados representantes de entidades sociais e órgãos governamentais e em especial os de apoio aos pacientes portadores de câncer, como a APPC.

O evento contará, ainda, com a participação de todos os secretários municipais de Patos.  

De acordo com a secretária de Saúde, Rayane Dantas, a campanha, cujo tema deste ano é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?", é muito importante para conscientizar as mulheres sobre os exames preventivos.

“O câncer de mama é um problema que afeta mulheres no mundo inteiro e que vem preocupando especialistas, principalmente porque a maioria os casos de morte poderia ter sido evitada se fosse descoberta na fase inicial, portanto, trabalhar a prevenção ainda é a maneira mais eficaz de salvarmos vidas”, enfatiza.A Campanha Outubro Rosa, é um movimento que ocorre em diversos países do mundo e tem o objetivo de alertar as mulheres e toda a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu no início da década de 90 e tem o laço rosa como símbolo da campanha.No Brasil, ela se fortaleceu a partir de 2010, com a participação o Instituto Nacional de Câncer – INCA que passou a realizar eventos técnicos, debates e apresentações. 


Luciana Rodrigues

Arquivo do blog