Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bolsa Família: prazo para registro de dados de saúde vai até amanhã



Gestores municipais têm até amanhã (9) para registrar os resultados do acompanhamento das condicionalidades de saúde no sistema de gestão do Programa Bolsa Família (dados relacionados à segunda vigência de 2014). As informações devem ser incluídas no sistema DataSUS do Ministério da Saúde.
 
O registro mostra a situação do acesso de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza à rede de atenção básica e fornece informações relevantes para o aprimoramento da gestão municipal.
 
Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome indicam que, dos 14 milhões de famílias inscritas no programa, 11,6 milhões têm o perfil de acompanhamento da condicionalidade de saúde.
 
Isso significa que pais ou responsáveis beneficiários do programa têm o compromisso de manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos e levá-las para pesar, medir e fazer exames.
 
Mulheres na faixa de 14 anos a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento de sua saúde e do bebê, além de participar de atividades educativas sobre aleitamento e alimentação saudável.
 
As condicionalidades de saúde e educação, segundo a pasta, são compromissos assumidos tanto pelos beneficiários do Bolsa Família quanto pelo Poder Público para ampliar o acesso a direitos sociais básicos.
 
Agência Brasil

Polícia apreende armas e carro que seriam utilizados em crimes na Capital


A Polícia Militar, por meio do serviço de rádio patrulha do 5º Batalhão, apreendeu, na manhã desta quinta-feira (8), um veículo de placas frias com três armas dentro, na garagem de uma casa, no conjunto Cidade Verde, no bairro de Mangabeira – Zona Sul de João Pessoa. O carro tem as mesmas características do que vinha circulando em alguns bairros da Capital com suspeitos de homicídios e assaltos, inclusive uma das armas apreendidas - uma escopeta 12 - é de calibre idêntico ao dos últimos crimes ocorridos na cidade.

Os policiais chegaram até o local após uma denúncia anônima e prenderam Daniel Felipe Ferreira da Silva, de 18 anos. O suspeito disse aos militares que um amigo dele tinha pedido para guardar o carro e as armas, na noite dessa quarta-feira (7), e que durante a manhã desta quinta voltaria para buscar.

O acusado, o carro e as armas foram levados para Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, na Central da Polícia Civil, localizada no bairro do Varadouro, em João Pessoa.

O comandante do Policiamento Regional Metropolitana (CPRM), coronel Lívio Delgado, revelou que as armas e o veículo possivelmente estariam sendo utilizados em crimes de homicídios e assaltos que vem ocorrendo nos últimos dias na cidade. “É o que a Polícia Civil vai investigar, pois foram dois revólveres apreendidos e uma escopeta 12, mesmo calibre verificado em algumas mortes ocorridas nos últimos dias, como também o fato de um mesmo veículo, um Fiat Strada prata, ter sido visto circulando com suspeitos de homicídios e assaltos em alguns bairros da Capital”, disse.

O homem preso nessa quinta-feira já tinha passagens pela polícia quando era adolescente. Ele teria sido pego outras vezes na companhia de suspeitos de homicídios, mas não chegou a cumprir medida socioeducativa, pois as pessoas que estavam com ele nos casos foram apontadas como autoras.

secom

Mãe d’Água promove campeonato de xadrez entre alunos da rede municipal de ensino


Com o objetivo de estimular, incentivar e ampliar a prática do xadrez na cidade, a Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte e Cultura, promoveu no último sábado, 27 de dezembro de 2014, mais um campeonato de xadrez entre os alunos da rede municipal de ensino do município. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes o Totão e reuniu cerca de 150 participantes, divididos em 23 Categorias. De acordo com o organizador do evento, professor Severino Amancio, 48, conhecido por Biu do Xadrez, “A disputa pode ser considerada uma das maiores do país se levarmos em consideração o número de categorias.” Enfatizou.

Para a secretária de Esporte e Cultura do município, Rosana Leão, 38, a prática do xadrez dentro da esfera escolar possibilita a concentração, o aumento da capacidade de memorização, raciocínio lógico e estímulo da capacidade intelectual dos alunos. ”O xadrez é considerado a ginástica da mente e contribui diretamente para um resultado positivo em todas as disciplinas escolares. É um jogo que requer paciência, concentração e comprovadamente isso reflete num melhor desempenho do alunado em sala de aula. Exemplo disso é a aluna Milena Cabral, que tanto é destaque no xadrez, ganhadora de títulos em disputas nacionais, como em sala de aula onde sempre teve notas boas.” Ressaltou Leão.

Outro ponto positivo apontado pela secretária é o fato do xadrez conseguir retirar as crianças do ócio, e consequentemente, das drogas e de pequenos delitos. ”Também por isso a agente tem incentivado essa prática no nosso município. Temos ainda a sorte de ter um professor competente, dedicado e de reputação nacional, como o professor Biu, que foi quem plantou essa semente aqui no nosso município e que nós vimos crescer ao longo dos últimos anos. Nossa intenção é dar uma dimensão ainda maior a esse evento e torná-lo regional. Em 2015 pretendemos atrair participantes de alunos de outros municípios.” Revelou Leão.

A faixa etária dos participantes (masculino e feminino) foi de 06 a 17 anos. Ao fim da competição houve premiação por categoria, do 1º ao 3º lugar, com entrega de medalhas ouro, prata e bronze, respectivamente. “O xadrez é um esporte que proporciona vários benefícios, principalmente na concentração, no desenvolvimento da criatividade e no rendimento escolar dos jogadores. Um esporte muito importante e que é bastante incentivado aqui em Mãe d’Água”, afirmou o professor Biu do Xadrez, que iniciou esse trabalho no município no ano de 2001.” Aqui descobrimos talentosos desportistas que os levaram a participar de campeonatos nas 5 Regiões do País, sempre com conquistas obtidas na Paraíba, no Nordeste e até em nível nacional com 9 participações em Olimpíadas onde obtiveram excelentes resultados, ficando inclusive 5 vezes entre os 10 melhores do Brasil.” Comemorou Biu.

Entre esses destaques o professor citou o bicampeonato estadual absoluto obtido por Rebeca Barros em 2013, o de Myllena Cabral em 2014 e mais 7 títulos paraibanos dos Jogos Escolares da Paraíba conquistados por alunos da rede municipal de ensino do município.


Conheça agora os vencedores do campeonato.


CATEGORIA 6 ANOS FEMININO
1º lugar - Mônica Morais
2º lugar - Ana Zélia
3º lugar - Mariane de Oliveira
CATEGORIA 6 ANOS MASCULINO
1º lugar - Ruan Lucas
2º lugar - Felipe Torres
3º lugar - Fábio Pereira
CATEGORIA 7 ANOS MASCULINO
1º lugar - Mateus Soares
2º lugar - Mateus Oliveira
CATEGORIA 7 ANOS FEMININO
1º lugar - Clarisse Ameida
2º lugar - Ana Luíza
CATEGORIA 8 ANOS MASCULINO
1º lugar - Lucas Santos
2º lugar - Murilo Ferreira
3º lugar - José Eduardo
CATEGORIA 8 ANOS FEMININO
1º lugar - Althina Mayra
2º lugar - Nicole Gomes
3º lugar Karem Mirella
CATEGORIA 9 ANOS MASCULINO
1º lugar - Ruan Felipe
2º lugar - Douglas Alves
3º lugar - Raí Cabral
CATEGORIA 9 ANOS FEMININO
1º lugar - Giovanna Morais
2º lugar - Malhane Ramos
3º lugar - Jeisa Davi
CATEGORIA 10 ANOS MASCULINO
1º lugar - Tadeu Júnior
2º lugar - Júlio Cesar
3º lugar - Jonas Alves
CATEGORIA 10 ANOS FEMININO
1º lugar - Júlia Soares
2º lugar - Eduarda Mendes
3º lugar - Ana Clara
CATEGORIA 11 ANOS MASCULINO
1º lugar - Lucas Paulo
2º lugar - Davi Campos
3º lugar - Evandro Lucena
CATEGORIA 11 ANOS FEMININO
1º lugar - Clarissa Lucena
2º lugar - Jacquellyne Lima
3º lugar - Letícia Ferreira
CATEGORIA 12 ANOS MASCULINO
1º lugar - Renan Simões
2º lugar - Victor Campos
3 lugar - Vítor Costa
CATEGORIA 12 ANOS FEMININO
1º lugar - Claudiana Rodrigues
2º lugar - Viviane Hipólito
3º lugar - Verônica Campos
CATEGORIA 13 ANOS MASCULINO
1º lugar - Gutemberg Júnior
2º lugar - Mateus Alves
3º lugar - Wellington Pereira
CATEGORIA 13 ANOS FEMININO
1º lugar - Vitória Mendes
2º lugar - Williane Ferreira
CATEGORIA 14 ANOS MASCULINO
1º lugar - Anthony Romero
2º lugar - Luís Júnior
3º lugar - Wiilliam Paulo
CATEGORIA 14 ANOS FEMININO
1º lugar - Neidilânya Neves
2º lugar - Fabrícia Alves
CATEGORIA 15 ANOS MASCULINO
1º lugar - Valderi Costa
2º lugar - Ramon Gabriel
3º lugar - José Laylton
CATEGORIA 15 ANOS FEMININO
1º lugar - Maysa Almeida
2º lugar - Maria Eduarda
CATEGORIA 16 ANOS MASCULINO
1º lugar - Elias Silva
2º lugar - Heitor Ribeiro
3º lugar - Francisco Lustosa
CATEGORIA 16 ANOS FEMININO
1º lugar - Myllena Cabral
2º lugar - Beatriz Silva
CATEGORIA ABSOLUTO MASCULINO
01º lugar - Gutemberg Jr.
02º lugar - Mário Lima
03º lugar - Heitor Ribeiro
04º lugar - Anthony Romero
05º lugar - Robélio Mendes
06º lugar - Wecley Hipolito
07º lugar - Henrique Araújo
08º lugar - Renan Simões
09º lugar - Rafael Lucena
10º lugar - Edvaldo Rocha
11º lugar - Robeilton Alves
12º lugar - Rildo Osman
13º lugar - Vandilson Alves

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Óbitos por dengue têm redução de 52,95% na Paraíba em 2014


As mortes relacionadas à dengue na Paraíba tiveram uma redução de 52,95% no ano passado em relação a 2013. De 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2014 (52ª semana epidemiológica), foram registrados oito óbitos, sendo dois em João Pessoa, dois em Campina Grande, um em Patos, um em Cruz do Espírito Santo, um em Cuité e um em Itapororoca, enquanto que, no mesmo período do ano anterior, foram 17 óbitos confirmados pelo agravo.  No Brasil, também houve queda em comparação a 2013. Foram 398 mortes contra 652 confirmadas no ano passado, uma redução de 39%.

Apesar da redução do número de óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda às secretarias municipais manter a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que as mortes sejam evitadas. “É importante o olhar de vigilância de todos os profissionais da assistência para que seja identificada a suspeita da doença e iniciado o tratamento adequado”, alertou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega. 

Em 2014, foram notificados 7.366 casos suspeitos de dengue na Paraíba. Destes, 1.831 foram descartados e 3.442 confirmados por dengue. Dentre os casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Dengue online, foram identificados 201 casos da doença com sinais de alarme, sendo 92 já confirmados e 12 como dengue grave, sendo dez confirmados. Os demais (1.880) seguem em investigação, aguardando o encerramento por parte das secretarias municipais de saúde.

Em relação ao número de notificações de 2014 e 2013, no mesmo período, foram 18.078 notificações, o que corresponde a uma redução de 59,26%. Levando em consideração o cenário nacional, a Paraíba encontra-se em conformidade, visto que, o número de casos registrados de dengue no Brasil caiu 61% entre janeiro e 15 de novembro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013.

Dos 223 municípios paraibanos, 197 registraram a ocorrência de casos no sistema. Os outros 26 não fizeram nenhuma notificação durante todo o ano de 2014. “É importante evidenciar que sinalizar a possibilidade de casos suspeitos é uma forma de manter todas as equipes de vigilância e assistência atentas para o agravo, o que contribui para desencadear as demais ações de vigilância epidemiológica e ambiental necessárias para o controle da doença em seu território”, disse a técnica responsável pela dengue, da SES, Izabel Sarmento.      

Febre chikungunya – Referente à febre chikungunya, a Paraíba notificou, em 2014, oito casos suspeitos: um em Bom Jesus, um em Cajazeiras, um em Campina Grande, um em Esperança e quatro em João Pessoa. Destes, cinco foram descartados e três estão em investigação.

A SES alerta que todo caso suspeito de chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal.

Para a notificação, os contatos da Secretaria de Estado da Saúde são: 0800-281-0023/ 3218-7331/ 8828-2522.

Vigilância Ambiental – Para o controle vetorial, a Gerência de Vigilância Ambiental ressalta que todos os municípios deverão realizar, anualmente, quatro ciclos de Levantamento de Infestação Predial (LIRAa e LIA), com periodicidade trimestral (janeiro, março, julho e outubro). Os resultados do LIRAa e LIA são de fundamental importância para o planejamento das ações de combate da dengue e da febre chikungunya.

Ações estratégicas nas férias e no verão – Tem sido observado um padrão sazonal de incidência coincidente com o verão, devido à ocorrência esporádica de chuvas e aumento da temperatura nessa estação. É mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais ou resultantes da ação do ser humano. Entretanto, a doença pode ocorrer em qualquer localidade, desde que exista população humana susceptível e a presença do vetor.

A limpeza e verificação das áreas domiciliares, com a retirada de possíveis criadouros, deve ser atividade prioritária nas ações de controle da doença.

DIA D+1 – A Secretaria de Estado Saúde recomenda a todos os municípios que realizem ações do Dia D+1, proposta pelo Ministério da Saúde, para a intensificação da mobilização social, que acontecerá no dia 7 de fevereiro de 2015. Recomenda-se uma intensa mobilização da população, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais do Estado para o diagnóstico correto das doenças, identificação dos principais criadouros e orientação sobre as ações de prevenção e controle de dengue e chikungunya.

Secom

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Centro de Saúde da STTrans de Patos já atende clientela





A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTrans) já mantém em funcionamento seu centro de Saúde Dr. Edmilson Fernandes Mota, inaugurado no dia 22 do mês passado pela prefeita Francisca Motta.

O referido Centro de Saúde oferece vários serviços, como de odontologia, fisioterapia, psicologia a todos que possuem vínculo com a Superintendência, a exemplo de funcionários, agentes de trânsito, taxistas, mototaxistas, trabalhadores de alternativos e mototaxistas, que circulam com frequência pelo local, e, pela rotina de trabalho, acabam não dispondo de tempo para ir a uma unidade de saúde.

“É uma maneira de facilitar a vida dessas pessoas importantes para o dia a dia de nossa cidade. Como lembrou a secretária Illana mota, o acolhimento nesse centro de saúde ajudará a desafogar o atendimento de algumas unidades de saúde”, comentou o superintendente da STTrans, Marcos Eduardo.

Outra informação da STTrans é em relação à sua frota, toda renovada, graças ao apoio da Prefeitura Municipal. Além dos automóveis, quatro motos vão ser entregues. Elas estão recebendo a devida sinalização para poderem circular a serviço do trânsito.

Eduardo falou que em breve a cidade ganhará novos semáforos, sendo dois na Pedro Firmino, um no acesso à UEPB e outro no Sesi. O outro será instalado no cruzamento do Prado com a São José.

COMUNICADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Arquivo

Em reunião no início da tarde desta terça-feira (06), com representantes do SINFEMP e do SINDACSE, a secretária de Saúde de Patos, Ilanna Motta, informou que o Fundo Nacional de Saúde ainda não repassou ao Município os recursos destinados para o pagamento dos servidores efetivos.

A Secretaria de Saúde comunica ainda, que, mesmo tendo assegurado por lei o pagamento dos salários até o quinto dia útil, continuará antecipando os pagamentos aos servidores, e executando-os sempre que o extrato bancário acusar a entrada dos recursos nas contas do Município, mesmo sendo antes do quinto dia útil do mês subsequente, como sempre tem procedido.

Em virtude do sistema de saúde ser co-financiado pelo governo federal, o município não tem como pagar com recursos próprios, tendo em vista que já pagou uma folha anterior se utilizando desses recursos. 

Sindicatos

Bosco Valadares, presidente do SINDACSE, e a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, se posicionaram de forma compreensiva sobre a questão do atraso no repasse, mas garantem que vão manter a cobrança para que a situação seja regularizada, inclusive fazendo com que a reclamação chegue até Brasília, pois é de onde vem o repasse para que o município efetue o referido pagamento.

Hospital Regional de Patos atende 6.641 pacientes de 81 municípios em dezembro




O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atendeu no mês passado (dezembro) 6.641 pessoas de 81 municípios paraibano, do RN, PE e do CE. Desse total, 6.074 foram atendimentos de urgência. O número de vítimas de acidentes no trânsito permanece bastante alto, com o registro de entrada de 315, mantendo assim a média mensal.

O maior número de usuários é de Patos, com 4.136. A grande maioria busca serviço ambulatorial, apesar do Janduhy Carneiro ser de média e alta complexidade. Problemas de saúde como dor de cabeça, aferição de pressão, curativos, que poderiam ser realizados nas unidades de saúde dos municípios contribuem para congestionar a urgência do Regional, sobrecarregar as equipes médicas e atrapalhar o atendimento dos casos mais urgentes.

Hígia Lucena, diretora do Regional, diz que fica complicado oferecer um bom serviço, apesar de todo o esforço que vem sendo feito, devido tantos atendimentos ambulatoriais, que não são de responsabilidade do Hospital. Ela explica que os municípios precisam cumprir seu papel, que é trabalhar a atenção primária. “Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, das nossas deficiências, as pesquisas de satisfação com os pacientes internos têm sido sempre satisfatórias”, acrescentou.

Nesse período de 1 a 31 de dezembro aconteceram 621 internações. Dessas, 51 pacientes foram vítimas de acidentes, na sua maioria envolvendo motocicletas. Mais de 80% das cirurgias ortopédicas que ocorrem no bloco cirúrgico do Janduhy Carneiro são de pessoas que se envolveram em acidentes com moto.

A diretora do HRP pede intensificação de campanhas educativas no trânsito, dirigidas especialmente aos motociclistas. “É muito preocupante essa situação. A gente vê todo dia jovem perdendo a vida, ficando com graves sequelas decorrentes desses acidentes. É preciso um choque de conscientização para que as pessoas percebam a gravidade do que está ocorrendo”, comentou Higia.

Dicas aos motociclistas

1. Ande sempre equipado. 
Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.

Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar. 

2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.

Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.

3. Concentração é fundamental. 

A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.

Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz "na dúvida, acelere", só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.

4. Pilote de forma defensiva. 

A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.

5. Conheça as ameaças mais comuns. 

Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.

Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio). 

6. Desenvolva o autocontrole. 

Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certo. De preferência, num circuito próprio para alta velocidade. 

7. Identifique as armadilhas do solo. 

Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.

Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem). 

8. Viajar à noite, melhor não. 

Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite. 

9. Olhe para a frente. 

De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, "filmar" uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.

10. Assaltos, um perigo a mais. 

Como se não bastassem todos esses cuidados e os "abusos" que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.

Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto. 

Pensamento positivo 

Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: "se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!" 

De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco, mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.

O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado. (Fonte: http://www.motondamotos.com.br)

Arquivo do blog